• Nenhum resultado encontrado

Aula 00. Legislação para AGEPEN/AL Prof.Vinício Ferreira Vinício Ferreira. Lei Estadual nº 7.993/ de 45

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00. Legislação para AGEPEN/AL Prof.Vinício Ferreira Vinício Ferreira. Lei Estadual nº 7.993/ de 45"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Lei Estadual nº 7.993/2018

(2)

Sumário

APRESENTAÇÃO ... 3

LEI ESTADUAL Nº 7.993/2018 ... 6

Objetivos ... 7

Dos Conceitos Fundamentais ... 8

Do Ingresso na Carreira ... 9

Da Estrutura do Cargo ... 10

Das Classes e dos Níveis ... 12

Da Movimentação e Distribuição de Pessoal ... 12

Do Desenvolvimento na Carreira ... 13

Da Avaliação de Desempenho ... 13

Da Progressão Horizontal ... 15

Da Progressão por Nova Titulação/Habilitação ... 17

Da Estruturação do Sistema de Remuneração ... 19

Das Disposições Finais e Transitórias ... 19

QUESTÕES COMENTADAS ... 21

LISTA DE QUESTÕES ... 35

GABARITO ... 40

(3)

Apresentação

Olá, guerreiro(a), tudo bem com você?

Espero que você esteja ótimo(a)!

É com enorme satisfação que faço parte da equipe Direção Concursos, curso preparatório para concursos públicos da maior qualidade e credibilidade, e que estou aqui, diante de você, para estudarmos para o concurso de

AGEPEN/ALAGOAS.

Sou o Professor Vinício Ferreira. Irei ministrar esse curso sobre Legislação Específica.

Antes de iniciar o seu estudo, irei contá-lo(a) um pouco sobre minha trajetória para que eu chegasse até aqui, diante de você, para contribuir com a sua futura aprovação.

Sou integrante da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF. Ocupo o cargo de Agente de Polícia Civil há 06 (seis) anos. Fui aprovado no último concurso, aplicado no ano de 2013. Há 05 (cinco) anos, iniciei minha jornada como professor de cursos preparatórios para concursos públicos.

Minha jornada como concurseiro tem a seguinte trajetória: tive uma sorte diferente dos demais candidatos aprovados em certames públicos, fui aprovado no primeiro concurso em que me inscrevi.

Em meados de 2009/2010, inscrevi-me e fui aprovado no concurso para o cargo de Educador Social da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado de Goiás. Eu trabalhava com o trato direto com os adolescentes em conflito com a lei, numa unidade destinada ao cumprimento da medida socioeducativa de internação. Lembra da FEBEM, atual Fundação Casa? Pois, é, foi em um ambiente semelhante que eu iniciei minha jornada como servidor público. Na época, como exercia minhas funções em regime de plantão, por escala, no período noturno, continuei com o meu emprego na iniciativa privada.

Meus horários eram os seguintes: na iniciativa privada, trabalhava em horário comercial, de 08:00 as 17:30, de segunda a sexta; no sábado, de 08:00 as 12:00; no serviço público, trabalhava no período noturno, numa escala de 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso.

Por que estou lhe contando esse período de minha vida e falando, inclusive, dos meus horários? Quero mostrar a você, caro(a) concurseiro(a), que é possível ser aprovado em concursos públicos mesmo dispondo de pouco tempo para estudar.

Minha história como concurseiro prosseguiu. Em 2012, resolvi estudar para outros certames. Já me encontrava cansado da rotina de trabalhar em 02 (dois) lugares. Acredite, eu ainda fazia ”bico” em um terceiro trabalho. Ainda em 2012, fui aprovado em diversos concursos públicos, como CORREIOS, Caixa Econômica Federal, entre outros. Embora em alguns desses concursos em que fui aprovado, a remuneração fosse melhor, até mesmo maior da que eu dispunha nos 02 (dois) trabalhos, uma vontade maior tomou conta de mim: queria ser policial.

No final de 2012, comecei a estudar para os concursos das carreiras policias. Em 2013, consegui ser aprovado em vários concursos públicos, principalmente na área de segurança pública. Fui aprovado, por exemplo, nos concursos da PRF e da PCDF (agente e escrivão), 02 (duas) das maiores instituições policiais deste país.

No ano de 2014, tive umas das principais experiências de minha vida: cursos de formação. Caro aluno(a), tive a satisfação de ser um dos aprovados na PRF que tiveram a honra de integrar os candidatos que inauguraram

(4)

a ANPRF – Academia Nacional de Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis/SC. Em seguida, fiz o curso de formação da Polícia Civil do Distrito Federal, na Academia da PCDF, optando, após análise de uma série de variáveis, por este cargo, que ocupo até o presente momento.

Hoje, tenho orgulho em ser Agente de Polícia da PCDF.

Como você pôde observar, eu tinha pouca disponibilidade de tempo para me preparar para as provas, mas, ainda assim, consegui ser aprovado em muitos concursos.

Como eu consegui?

Eu priorizava a qualidade. Além disso, eu sempre tive muita disciplina para estudar: hora de estudar era hora de estudar, sem nenhuma distração ou algo que pudesse atrapalhar minha jornada de estudos.

Por isso, recomendo os seguintes pilares para embasar os seus estudos: qualidade e disciplina.

Acredito fielmente que você possa obter êxito em sua jornada como candidato a vagas em concursos públicos, tornando-se AGEPEN/AL, independentemente da trajetória pela qual você passou para chegar até aqui, diante deste material.

Irei fazer o possível para trazer o conteúdo pertinente da maneira que é mais cobrado em prova. Meu objetivo é fazer com que você gabarite as questões desta disciplina.

Nosso curso terá a seguinte sequência de aulas:

Aula Conteúdo

00 Lei Estadual nº 7.993/2018

01

Decreto nº 49.051- de 22.06.2016 –

Parte

01

02

Decreto nº 49.051- de 22.06.2016 –

Parte

02

03

Decreto nº 49.051- de 22.06.2016 –

Parte

03

04

Decreto Estadual nº 38.295/2000 – Parte 01

05

Decreto Estadual nº 38.295/2000 – Parte 02

06

Decreto Estadual nº 38.295/2000 – Parte 03

Todos os tópicos abordados em seu curso são muito importantes e têm chances de serem cobrados em sua prova.

(5)

É fundamental que você leia o texto das normas propriamente ditas, para ficar atento(a) à literalidade dos dispositivos.

Utilizarei, em seu curso, sempre que possível e disponível, questões de concursos anteriores.

Para complementar seu material, caso seja necessário, irei fazer uso de questões “inéditas”, confeccionadas por mim mesmo, para que você tenha uma quantidade considerável de itens para resolver.

Os itens serão do estilo “CERTO” ou “ERRADO”. Vamos começar nossa aula?

(6)

Lei Estadual nº 7.993/2018

Guerreiro(a), em breve, não teremos em nosso ordenamento jurídico e em nosso sistema de segurança pública os agentes penitenciários, que passaram a fazer parte do rol de órgãos integrantes da segurança pública previstos no Artigo 144 da Constituição Federal.

Os agentes penitenciários foram transformados em policiais penais.

Cabe a cada unidade da federação a regulamentação dos novos policiais, que irá acontecer muito em breve. Observe as disposições referentes à Polícia Penal na Constituição Federal:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.

§ 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.

§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Lei Estadual nº 7.993/2018

Dispõe sobre a reestruturação da

Carreira de Agente Penitenciário do

Serviço Civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas e dá outras

(7)

Atenção:

Objetivos

Professor, qual é a finalidade da Lei nº 7.993/2018?

Amigo(a), a Lei nº 7.993/2018 visa reestruturar, disciplinar e dinamizar a carreira dos Agentes Penitenciários do Serviço Civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas destacando sua profissionalização, valorização, qualificação, além do aperfeiçoamento de suas prerrogativas funcionais, dentro do Poder Executivo Estadual.

Polícias Penais na Constituição Federal

É órgão integrante da segurança pública

São vinculadasao órgão administrador do sistema

penal da unidade federativa a que pertencem

São responsáveis pela segurança

dos estabelecimentos penais

Subordinam-se aos Governadores

A reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas contempla os seguintes

objetivos específicos

Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo mecanismos e instrumentos

que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário

Regular a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento de que

trata a Lei nº 7.993/2018, obedecendo às diretrizes previstas no inciso II do art. 37 e nos 88 1º e 2º do art. 39 da Constituição Federal

Manter corpo técnico-profissional dotado de conhecimentos, valores e habilidades compatíveis com as responsabilidades

técnica e político-institucional

Integrar o desenvolvimento profissional de seus

(8)

Dos Conceitos Fundamentais

Guerreiro(a), o assunto “conceitos”, quando previsto em uma norma, geralmente, é bastante explorado pelos(as) examinadores(as).

Portanto, preste bastante atenção aos conceitos que você verá logo a seguir: Para os efeitos da Lei nº 7.993/2018 considera-se

Instituto Significado

Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio

Instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional entre profissionais e o Poder Executivo Estadual

Cargo de Agente Penitenciário

Conjunto de atribuições e responsabilidades privativas de Estado preconizadas no art. 4º, III, da Lei Federal nº 11.079/2004, e na Lei Federal nº 7.210/1984 (LEP), especificamente cometidas a servidor legalmente investido segundo o art. 37, II, da Constituição Federal, em conformidade com os preceitos de que tratam esta Lei

Servidor Pessoa física legalmente investida em cargo público, com direitos,

deveres, responsabilidades e remuneração previstos em lei

Classe

Posição funcional do servidor dentro das carreiras em que seu cargo se estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão, conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada cargo

Nível

Posição funcional do servidor dentro de determinada classe, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou promoção, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada classe

Carreira

Organização estruturada do cargo em série de classes e níveis remuneratórios correspondentes, que definem a evolução funcional e remuneratória do servidor

Matriz de Progressão Conjunto de classes sequenciais e níveis, segundo a titulação,

(9)

Parte Permanente Quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso

após a publicação desta Lei

Parte Especial Quadro de servidores com ingresso anterior à data da publicação desta

Lei

Do Ingresso na Carreira

Guerreiro(a), ressalta-se, mais uma vez, que os agentes penitenciários foram transformados em policiais penais, entretanto, no Estado de Alagoas, a modificação de nomenclatura dos cargos ainda não foi processada. Por isso, em nossa aula, ainda estamos falando em “agentes penitenciários” e, por isso, você está se preparando para o certame do “AGEPEN/AL”.

Professor, como se dará o ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário? Caro(a) aluno(a), o ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, sendo exigido o curso superior completo.

Lembre-se:

Atenção:

Parte Permanente

Quadro de servidores com formação em nível

superior, com ingresso após a publicação da

Lei nº 7.993/2018

Parte Especial

Quadro de servidores com ingresso anterior à data da publicação desta Lei

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente

Penitenciáriode ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos,

na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superiorcom formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação

(10)

É importante destacar o seguinte: a idade mínima, como requisito para ingresso, deve ser comprovada na posse;

As condições para a realização do concurso serão estabelecidas pela Administração Pública em edital e publicadas no Diário Oficial do Estado.

O ingresso na carreira dar-se-á no Nível I da Classe A.

Da Estrutura do Cargo

Observe os cargos da Parte Permanente e Especial da Carreira de Agente Penitenciário e os seus respectivos quantitativos:

Parte Permanente + Parte Especial

Cargo Quantitativo Classes Níveis

Agente Penitenciário – Parte Permanente 452 A B C D E F G I II III IV Agente Penitenciário – Parte Especial 748 A B C D E F G I II III IV Total 1200

O cargo de Agente Penitenciário é composto de 07 (sete) Classes: A, B, C, D, E, F, G; e de 04 (quatro) Níveis:

(11)

Lembre-se:

Professor, o que vai ser feito com os cargos da Parte Especial a medida que vagarem?

Guerreiro(a), os cargos da Parte Especial comporão a Parte Permanente, quando de sua vacância. A seguir, observe as suas futuras atribuições, ou seja, as atribuições do agente penitenciário.

Atribuições do Cargo de Agente Penitenciário

Descrição sintética das atribuições

Zelar pela disciplina e segurança dos reeducandos, evitando fugas e conflitos; fiscalizar o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas em vigor

Descrição analítica das atribuições

- Chefiar a equipe de serviço, em consonância com o art. 83-B da Lei Federal nº 13.190/2015 - Providenciar a necessária assistência aos reeducandos, em casos de emergências

- Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos nas Unidades Prisionais - Verificar as condições de segurança da Unidade em que trabalha

- Elaborar relatório das condições da Unidade

- Fazer triagem de reeducandos de acordo com a Lei de Execução Penal

- Conduzir e acompanhar, em custódia, os reeducandos entre as Unidades Prisionais Integradas do Complexo Penitenciário do Estado de Alagoas e nos deslocamentos para fora do referido Complexo Penitenciário - Encaminhar solicitações de assistência médica, jurídica, social e material ao reeducando

- Articular-se com a autoridade competente, objetivando melhor cumprimento das normas e rotinas de segurança

- Garantir atividades que visem à ressocialização do reeducando

Garantir atividades de formação cívica, ética, social, religiosa, cultural e profissional do reeducando

- Garantir ações com vistas a despertar no reeducando o senso de responsabilidade, dedicação no cumprimento dos deveres sociais, profissionais e familiares

- Garantir outras atividades correlatas

Classe

Posição funcional do servidor dentro das

carreiras em que seu cargo se estrutura,

sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão, conforme o

caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada

cargo

Nível

Posição funcional do servidor dentro de

determinada classe, sendo resultante de

provimento efetivo, enquadramento ou promoção, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio

(12)

Das Classes e dos Níveis

Como dito logo acima:

A Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal, por 07 (sete) Classesdesignadas pelas letras A, B, C, D, E, F e G, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão.

A Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha vertical, por 4 (quatro) Níveis, identificados pelos algarismos romanos I, II, II e IV, conforme matriz de progressão, com percentual de dispersão entre Níveis correspondente a 05% (cinco por cento) do menor valor da remuneração devida na Classe inicial do cargo em que se encontra o servidor.

Da Movimentação e Distribuição de Pessoal

Professor, o que será feito quando o Agente Penitenciário estiver afastado do Sistema Penitenciário para exercer cargo comissionado?

Amigo(a), durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, salvo no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

Classes 07 A, B, C, D, E, F, G Níveis 04 I, II, III, IV

Servidores da Carreira de Agente Penitenciário

Deverão ser lotados exclusivamente nas

unidades do Sistema Penitenciáriodo

Estado de Alagoas, salvopara o exercício de cargo comissionado

(13)

Do Desenvolvimento na Carreira

Da Avaliação de Desempenho

Professor, quem realizará a avaliação de desempenho?

Guerreiro(a), as Unidades e Setores que compõem o Sistema Prisional realizarão avaliações de Desempenho dos seus servidores as quais serão encaminhadas ao setor de Gestão de Recursos Humanos para fins de registro, atribuindo-lhes conceito que será considerado nas concessões de Progressão Horizontal, observados os critérios e pesos estabelecidos na Lei nº 7.993/2018.

O desenvolvimento do

servidor na Carreira dos

Agentes Penitenciários ocorrerá mediante

Progressão Horizontal:

passagem do servidor de uma Classe para a imediatamente superior,

dentro do mesmo Nível, desde que cumpridos

cumulativamente os seguintes requisitos

Interstício mínimo

Aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho realizada a partir de indicadores

qualitativos e quantitativos

Participação nos cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, elaborado pela Instituição

Progressão por Nova Habilitação/Titulação:

passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe, mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional,

de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim

Ciclo de Avaliação de Desempenho

É de 12 meses para todas as atividades, inclusive

para aqueles servidores que estejam em exercício de cargo em comissão, no Executivo Estadual ou fora dele, devendo a apuração e a homologação

dos resultados ocorrerem dentro dos 60 dias

posteriores ao término do correspondente período

(14)

Professor, o que será feito se o servidor não atingir o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho? Caro(a) aluno(a), caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 05 (cinco) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 12 (doze) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

Atenção: cabe recurso, com efeito suspensivo, da avaliação de desempenho. Professor, qual o prazo e para quem será dirigido este recurso?

Caro(a) aluno(a), o prazo de recurso da avaliação de desempenho será de 30 (trinta) dias, contados a partir da ciência da decisão, e o recurso será interposto perante o Gestor do Sistema Prisional.

Professor, e se for provido o recurso?

Guerreiro(a), provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

Atenção:

Art. 14. O Sistema de Avaliação de Desempenho dos servidores da Carreira de Agentes Penitenciários poderá ser regulamentado, complementarmente, mediante Portaria do Gestor do Sistema Prisional.

Avaliação de Desempenho

Será realizada por comissão composta por 03 superiores hierárquicos diretos do servidor

avaliado, observando os critérios dispostos na

Lei nº 7.993/2018, assegurado o direito de recurso à autoridade hierarquicamente superior, dotado de efeito suspensivo, a ser

interposto perante o Gestor do Sistema Prisional no prazo de 30 dias contados a partir

(15)

Importante:

Professor, qual o percentual para aprovação na avaliação de desempenho? Resposta: 70% (setenta por cento).

Da Progressão Horizontal

O assunto “requisitos” é sempre muito explorado em provas. Fique atento(a) aos requisitos para a Progressão Horizontal.

A progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos

Classe A Habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte

Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo

Classe B

05 anos de interstício na Classe A, mais 120 horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

Classe C

05 anos de interstício na Classe B, mais 240 horas de cursos de capacitação integrantes da grade curricular do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

Classe D

05 anos de interstício na Classe C, mais 360 horas de cursos de capacitação integrantes da grade curricular do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

O servidor terá direito

Ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a

Avaliação de Desempenho não tenha sido

efetivada por omissão da Instituição, desde

que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para tal

(16)

Classe E

05 anos de interstício na Classe D, mais 240 horas de cursos de capacitação integrantes da grade curricular do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

Classe F

05 anos de interstício na Classe E, mais 160 horas de cursos de capacitação integrantes da grade curricular do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

Classe G

05 anos de interstício na Classe F, mais 80 horas de cursos de capacitação integrantes da grade curricular do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação de Desempenho

Atenção:

Professor, e se o curso de capacitação tiver cargo horária que exceda a de cada classe?

Amigo(a), os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe terão suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente.

Atenção:

A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 05 anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal

Considerar-se-ão, para efeito de somatório e aproveitamento para a progressão

horizontal

Os cursos que possuam carga horária

mínima de 20 horas

Caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional

A elaboração da grade curricular e

coordenação do Programa de

Qualificação Profissional dos

servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários

(17)

Da Progressão por Nova Titulação/Habilitação

Fique ligado(a) nos requisitos para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários:

A Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos

O Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II

O Agente Penitenciário, Nível I ou II, que adquiriu titulação de nível de Pós-Graduação/Especialização, nas áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Serviço Social, Sociologia, Pedagogia, Gestão em Saúde, Gestão em RH, Estatística, Logística, Engenharia, Arquitetura, Comunicação Social ou Educação ou apresentar segundo Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível III

O Agente Penitenciário, Nível I, II ou III, que adquiriu ou vier segunda titulação de nível de Pós-Graduação/Especialização, ou titulação de nível de Mestrado, nas áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Serviço Social, Sociologia, Pedagogia, Gestão em Saúde, Gestão em RH, Estatística, Logística, Engenharia, Arquitetura, Comunicação Social ou Educação ou apresentar terceiro Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível IV

A Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos

O Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível Superior, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II

O Agente Penitenciário, Nível I ou II, que, já possuindo titulação de Nível Superior, adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar segundo Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível III

O Agente Penitenciário, Nível I, II ou III, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Pós-Graduação/Especialização, nas áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Serviço Social, Sociologia, Pedagogia, Gestão em Saúde, Gestão em RH, Estatística, Logística, Engenharia, Arquitetura, Comunicação Social ou Educação ou apresentar terceiro Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível IV

(18)

Professor, como serão definidos os critérios de participação e requisitos de aproveitamento do Projeto de Desenvolvimento INOVA SISTEMA PRISIONAL?

Guerreiro(a), os critérios de participação e requisitos de aproveitamento do Projeto de Desenvolvimento INOVA SISTEMA PRISIONAL serão definidos por Decreto Governamental.

Professor, os cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, poderão ser considerados para fins de progressão funcional?

Caro(a) aluno(a), os cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, somente serão considerados para fins de progressão funcional quando ministrados por instituição autorizada ou reconhecida por órgãos competentes e, quando realizados no exterior, se forem revalidados por instituição brasileira, credenciada para este fim.

Como será feita a comprovação de conclusão de cursos realizados para fins de progressão funcional? Resposta: a comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional poderá ser feita por certificado ou diploma, sendo que, para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA

PRISIONAL

Deverá, obrigatoriamente, fundamentar-se em temas que objetivem a implantação de

práticas inovadoras e aplicáveis à modernização das atividades meio e fim do

Órgão

Progressão por Nova Habilitação/Titulação

Ocorrerá a qualquer tempo de forma automática

e será efetivada mediante requerimento do servidor, desde que comprovada a sua aprovação

nos cursos realizados ou aceitação do projeto INOVA SISTEMA PRISIONAL

(19)

Atenção:

Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação

entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas, serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados

vinculada à Escola de Governo de Alagoas

Da Estruturação do Sistema de Remuneração

Atenção:

Art. 25. O Sistema de Remuneração dos Servidores da Carreira de Agente Penitenciário é o estabelecido por meio de subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional de periculosidade ou insalubridade, abono, prêmio, verba de representação, ou qualquer outra espécie remuneratória, ressalvadas as verbas relativas à função de confiança e adicional noturno, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI, da Constituição Federal.

Professor, o que é subsídio?

Amigo(a), entenda o subsídio como a parcela única de remuneração.

Das Disposições Finais e Transitórias

Professor, os agentes penitenciários estão sujeitos a regime de dedicação exclusiva?

Guerreiro(a), sim. Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

Servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada,

legalmente autorizada

Só poderá progredir quando oficialmente

(20)

Amigo(a), conclui-se o seu estudo da Lei Estadual nº 7.993/2018. É hora de resolver os exercícios e de analisar o Resumo Direcionado. Arrebente!

Agentes Penitenciários de Alagoas

Estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva

O exercício do seu cargo é incompatível com o

(21)

Questões Comentadas

1) (INÉDITA) Caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional a elaboração da grade curricular e coordenação do Programa de Qualificação Profissional dos servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários.

Certo.

Conforme o Artigo 18 da Lei nº 7.993/2018, caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional a elaboração da grade curricular e coordenação do Programa de Qualificação Profissional dos servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários.

2) (INÉDITA) A comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional será feita exclusivamente por diploma.

Errado.

A comprovação também poderá ser feita através de certificado.

Conforme o Artigo 23, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018, a comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional poderá ser feita por certificado ou diploma.

3) (INÉDITA) Os Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas são remunerados através de subsídio. Certo.

É isso mesmo: o subsídio é a forma de remuneração dos Agentes Penitenciários de Alagoas. Observe:

Art. 25. O Sistema de Remuneração dos Servidores da Carreira de Agente Penitenciário é o estabelecido por meio de subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional de periculosidade ou insalubridade, abono, prêmio, verba de representação, ou qualquer outra espécie remuneratória, ressalvadas as verbas relativas à função de confiança e adicional noturno, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI, da Constituição Federal.

(22)

4) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

Certo.

5) (INÉDITA) Provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

Certo.

A questão está em consonância com o Artigo 13, § 4º, da Lei nº 7.993/2018.

Primeiro, saiba que cabe recurso contra a avaliação de desempenho, com efeito suspensivo, a ser interposto perante o Gestor do Sistema Prisional no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da ciência da decisão.

Caso seja provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

Agentes Penitenciários de Alagoas

Estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva

O exercício do seu cargo é incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública

(23)

6) (INÉDITA) O ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante processo seletivo simplificado, em conformidade com Decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo.

Errado.

Não há que se falar em processo seletivo simplificado, mas sim em concurso público.

Art. 6º O ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, sendo exigido o curso superior completo, nos termos do art. 37, II, da Constituição Federal.

7) (INÉDITA) O servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada, legalmente autorizada, só poderá progredir quando oficialmente reassumir o seu respectivo cargo.

Certo.

É isso mesmo. Conforme disposto no Artigo 26 da Lei nº 7.993/2018, o servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada, legalmente autorizada, só poderá progredir quando oficialmente reassumir o seu respectivo cargo.

8) (INÉDITA) Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas, serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados vinculada à Escola de Governo de Alagoas.

Certo.

A resposta da questão está no Artigo 24, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018.

Parágrafo único. Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas,

serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados vinculada à Escola de Governo de Alagoas.

(24)

9) (INÉDITA) A Carreira dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal, por 09 (nove) Classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H e I, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão.

Errado.

Não são 09 (nove) Classes, mas sim 07 (sete) Classes.

Observe:

Art. 9º A Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal,

por 7 (sete) Classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, Fe G, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão disposta no Anexo 1 desta Lei.

10) (INÉDITA) É a posição funcional do servidor dentro das carreiras em que seu cargo se estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão, conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada cargo.

A sentença acima apresenta o conceito de Nível. Errado.

A questão não apresenta o conceito de Nível, mas sim de Classe.

Classes 07 A, B, C, D, E, F, G Níveis 04 I, II, III, IV Classe

É a posição funcional do servidor dentro

das carreiras em que seu cargo se

estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão,

conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de

subsídio de cada cargo

Nível

É a posição funcional do servidor dentro de determinada classe, sendo resultante de

provimento efetivo, enquadramento ou promoção, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio

(25)

11) (INÉDITA) Progressão por Nova Habilitação/Titulação é a passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe, mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional, de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim. Certo.

12) (INÉDITA) Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio é o instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional entre profissionais e o Poder Executivo Estadual.

Certo.

Progressão por Nova Habilitação/Titulação

É a passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe,

mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional,

de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim.

Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio

É o instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos

integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos

profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional

(26)

13) (INÉDITA) Progressão Horizontal é a passagem do servidor de um Nível para o imediatamente superior, dentro da mesma Classe.

Errado.

A questão apresenta, de forma incorreta, o conceito de Progressão Horizontal.

14) (INÉDITA) O recurso da avaliação de desempenho deve ser interposto no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da ciência da decisão.

Errado.

O recurso da avaliação de desempenho deve ser interposto no prazo de 30 (trinta) diasúteis contados a partir da ciência da decisão.

Art. 13. §3º A Avaliação de Desempenho de que trata este artigo será realizada por comissão composta por 3 (três) superiores hierárquicos diretos do servidor avaliado, observando os critérios dispostos no Anexo III desta Lei, assegurado o direito de recurso à autoridade hierarquicamente superior, dotado de efeito suspensivo, a ser interposto perante o Gestor do Sistema Prisional no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da ciência da decisão.

15) (INÉDITA) O servidor terá direito ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a Avaliação de Desempenho não tenha sido efetivada por omissão da Instituição, desde que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para tal.

Certo.

De acordo com o Artigo 15 da Lei nº 7.993/2018, o item está correto. O servidor terá direito ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a Avaliação de Desempenho não tenha sido efetivada por omissão da Instituição, desde que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para

Progressão Horizontal

É a passagem do servidor de uma Classe para a imediatamente superior, dentro do mesmo Nível

(27)

16) (INÉDITA) Durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, inclusive no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

Errado.

Na verdade, segundo o Artigo 11, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018, durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, salvo no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

17) (INÉDITA) Caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 10 (dez) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 24 (vinte e quatro) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

Errado.

Os prazos apresentados pela questão estão incorretos. Observe:

Art. 13. § 2º Caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 5 (cinco) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 12 (doze) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

18) (INÉDITA) Julgue os itens seguintes.

I - idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse; e

II - certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

III - certificado de conclusão de curso de pós-graduação com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

De acordo com a Lei nº 7.993/2018, constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos apenas o que se afirma nos itens I e II.

(28)

Os itens I e II apresentam requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos; o item III, não.

19) (INÉDITA) A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 05 (cinco) anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal.

Certo.

O item reproduz, literalmente, o Artigo 18, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018. Observe:

Parágrafo único. A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 5 (cinco) anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal.

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário

de ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos, na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superiorcom formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação

(29)

20) (INÉDITA) O Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II.

A sentença acima apresenta requisito para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente.

Certo.

O item apresenta, corretamente, requisito para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente.

Observe:

Art. 19. A Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

I- o Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II;

21) (INÉDITA) Quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso após a publicação da Lei nº 7.993/2018.

A sentença acima apresenta o conceito de Parte Especial. Errado.

O item apresenta o conceito de Parte Permanente.

Parte Especial Parte Permanente

É o quadro de servidores com ingresso anterior à data da publicação da Lei nº 7.993/2018

É o quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso após a publicação da Lei nº 7.993/2018

(30)

22) (INÉDITA) Para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

Certo.

Conforme o Artigo 24 da Lei nº 7.993/2018, para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

23) (INÉDITA) Habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo.

A sentença acima apresenta um requisito para a progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, para a Classe A.

Certo.

A sentença apresenta, sim, um requisito para a progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, para a Classe A.

Observe:

Art. 16. A progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

I — Classe A: habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo;

(31)

24) (INÉDITA) Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário é um objetivo específico da reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas.

Certo.

A questão apresenta um objetivo específico da reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas.

A reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas contempla os seguintes objetivos específicos

Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo

mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário

Regular a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento

de que trata a Lei nº 7.993/2018, obedecendo às diretrizes previstas no inciso II do art. 37 e nos 88 1º e 2º do art. 39 da Constituição Federal

Manter corpo técnico-profissional dotado de conhecimentos, valores e habilidades compatíveis com as responsabilidades

técnica e político-institucional

Integrar o desenvolvimento profissional de seus

(32)

25) (INÉDITA) Sandro, agente penitenciário do Estado de Alagoas, progrediu para a Classe B de sua Carreira. De acordo com a Lei nº 7.993/2018, é correto afirmar que Sandro preencheu o requisito de 05 (cinco) anos de interstício na Classe A, mais 120 (cento e vinte) horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) na Avaliação de Desempenho. Certo.

Sandro preencheu, corretamente, requisito previsto na Lei nº 7.993/2018 para progredir para a Classe B. Observe:

Art. 16. A progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

II — Classe B: 5 (cinco) anos de interstício na Classe A, mais 120 (cento e vinte) horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) na Avaliação de Desempenho;

26) (INÉDITA) Os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe não poderão ter suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente.

Errado.

Os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe terão suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente, conforme disposto no Artigo 17, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018.

(33)

27) (INÉDITA) Servido público é a pessoa física legalmente investida em cargo público, com direitos, deveres, responsabilidades e remuneração previstos em lei.

Certo.

28) (INÉDITA) Idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse, é um requisito mínimo para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos.

Certo.

A idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse, é um requisito mínimo para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos.

Servidor

Pessoa física legalmente

investida em cargo público, com direitos, deveres,

responsabilidades e remuneração previstos em lei

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário

de ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos, na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superior

com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo

(34)

29) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho somente de atividades privadas.

Errado.

A incompatibilidade prevista na Lei nº 7.993/2018 se refere a atividades públicas. Observe:

Art. 28. Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

30) (INÉDITA) A altura mínima de 1,60 (um metro e sessenta centímetros) para candidatas do sexo feminino e de 1.65 (um metro e sessenta e cinco centímetros) para candidatos do sexo masculino é um requisito para provimento no cargo de Agente Penitenciário.

Errado.

O requisito apresentado pela questão não possui amparo na Lei nº 7.993/2018. Observe:

Art. 6º. §1º Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos:

I — idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse; e

II — certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

(35)

Lista de Questões

1) (INÉDITA) Caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional a elaboração da grade curricular e coordenação do Programa de Qualificação Profissional dos servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários.

2) (INÉDITA) A comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional será feita exclusivamente por diploma.

3) (INÉDITA) Os Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas são remunerados através de subsídio.

4) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

5) (INÉDITA) Provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

6) (INÉDITA) O ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante processo seletivo simplificado, em conformidade com Decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo.

7) (INÉDITA) O servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada, legalmente autorizada, só poderá progredir quando oficialmente reassumir o seu respectivo cargo.

(36)

8) (INÉDITA) Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas, serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados vinculada à Escola de Governo de Alagoas.

9) (INÉDITA) A Carreira dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal, por 09 (nove) Classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H e I, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão.

10) (INÉDITA) É a posição funcional do servidor dentro das carreiras em que seu cargo se estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão, conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada cargo.

A sentença acima apresenta o conceito de Nível.

11) (INÉDITA) Progressão por Nova Habilitação/Titulação é a passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe, mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional, de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim.

12) (INÉDITA) Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio é o instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional entre profissionais e o Poder Executivo Estadual.

13) (INÉDITA) Progressão Horizontal é a passagem do servidor de um Nível para o imediatamente superior, dentro da mesma Classe.

14) (INÉDITA) O recurso da avaliação de desempenho deve ser interposto no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da ciência da decisão.

(37)

15) (INÉDITA) O servidor terá direito ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a Avaliação de Desempenho não tenha sido efetivada por omissão da Instituição, desde que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para tal.

16) (INÉDITA) Durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, inclusive no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

17) (INÉDITA) Caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 10 (dez) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 24 (vinte e quatro) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

18) (INÉDITA) Julgue os itens seguintes.

I - idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse; e

II - certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

III - certificado de conclusão de curso de pós-graduação com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

De acordo com a Lei nº 7.993/2018, constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos apenas o que se afirma nos itens I e II.

19) (INÉDITA) A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 05 (cinco) anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal.

(38)

20) (INÉDITA) O Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II.

A sentença acima apresenta requisito para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente.

21) (INÉDITA) Quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso após a publicação da Lei nº 7.993/2018.

A sentença acima apresenta o conceito de Parte Especial.

22) (INÉDITA) Para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

23) (INÉDITA) Habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo.

A sentença acima apresenta um requisito para a progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, para a Classe A.

24) (INÉDITA) Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário é um objetivo específico da reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas.

25) (INÉDITA) Sandro, agente penitenciário do Estado de Alagoas, progrediu para a Classe B de sua Carreira. De acordo com a Lei nº 7.993/2018, é correto afirmar que Sandro preencheu o requisito de 05 (cinco) anos de interstício na Classe A, mais 120 (cento e vinte) horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) na Avaliação de Desempenho.

(39)

26) (INÉDITA) Os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe não poderão ter suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente.

27) (INÉDITA) Servido público é a pessoa física legalmente investida em cargo público, com direitos, deveres, responsabilidades e remuneração previstos em lei.

28) (INÉDITA) Idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse, é um requisito mínimo para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos.

29) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho somente de atividades privadas.

30) (INÉDITA) A altura mínima de 1,60 (um metro e sessenta centímetros) para candidatas do sexo feminino e de 1.65 (um metro e sessenta e cinco centímetros) para candidatos do sexo masculino é um requisito para provimento no cargo de Agente Penitenciário.

(40)

Gabarito

1. C

2. E

3. C

4. C

5. C

6. E

7. C

8. C

9. E

10. E

11. C

12. C

13. E

14. E

15. C

16. E

17. E

18. C

19. C

20. C

21. E

22. C

23. C

24. C

25. C

26. E

27. C

28. C

29. E

30. E

(41)

Resumo Direcionado

Lei Estadual nº 7.993/2018

Polícias Penais na Constituição Federal

Lei Estadual nº 7.993/2018

Dispõe sobre a reestruturação da

Carreira de Agente Penitenciário do

Serviço Civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas e dá outras

providências

Polícias Penais na

Constituição Federal

É órgão integrante da segurança pública

São vinculadasao órgão administrador do sistema

penal da unidade federativa a que pertencem

São responsáveis pela segurança

dos estabelecimentos penais

(42)

Reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário

Parte Permanente x Parte Especial

Requisitos mínimos para provimento

A reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas contempla os seguintes

objetivos específicos

Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo mecanismos e instrumentos

que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário

Regular a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento de que

trata a Lei nº 7.993/2018, obedecendo às diretrizes previstas no inciso II do art. 37 e nos 88 1º e 2º do art. 39 da Constituição Federal

Manter corpo técnico-profissional dotado de conhecimentos, valores e habilidades compatíveis com as responsabilidades

técnica e político-institucional

Integrar o desenvolvimento profissional de seus

servidores ao cumprimento da missão institucional

Parte Permanente

Quadro de servidores com formação em nível

superior, com ingresso após a publicação da

Lei nº 7.993/2018

Parte Especial

Quadro de servidores com ingresso anterior à data da publicação desta Lei

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente

Penitenciáriode ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos,

na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superiorcom formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de