• Nenhum resultado encontrado

1) (INÉDITA) Caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional a elaboração da grade curricular e coordenação do Programa de Qualificação Profissional dos servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários.

Certo.

Conforme o Artigo 18 da Lei nº 7.993/2018, caberá à Gestão de Pessoas da Secretaria a que se vincula o Sistema Prisional a elaboração da grade curricular e coordenação do Programa de Qualificação Profissional dos servidores da Carreira dos Agentes Penitenciários.

2) (INÉDITA) A comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional será feita exclusivamente por diploma.

Errado.

A comprovação também poderá ser feita através de certificado.

Conforme o Artigo 23, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018, a comprovação de conclusão dos cursos realizados para fins de progressão funcional poderá ser feita por certificado ou diploma.

3) (INÉDITA) Os Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas são remunerados através de subsídio. Certo.

É isso mesmo: o subsídio é a forma de remuneração dos Agentes Penitenciários de Alagoas. Observe:

Art. 25. O Sistema de Remuneração dos Servidores da Carreira de Agente Penitenciário é o estabelecido por meio de subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional de periculosidade ou insalubridade, abono, prêmio, verba de representação, ou qualquer outra espécie remuneratória, ressalvadas as verbas relativas à função de confiança e adicional noturno, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI, da Constituição Federal.

4) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

Certo.

5) (INÉDITA) Provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

Certo.

A questão está em consonância com o Artigo 13, § 4º, da Lei nº 7.993/2018.

Primeiro, saiba que cabe recurso contra a avaliação de desempenho, com efeito suspensivo, a ser interposto perante o Gestor do Sistema Prisional no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da ciência da decisão.

Caso seja provido o recurso do servidor, este será submetido à nova avaliação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, por comissão especial designada para este fim pelo Gestor do Sistema Prisional formada por 03 (três) Agentes Penitenciários lotados na mesma unidade de serviço do avaliado, independentemente de função.

Agentes Penitenciários de Alagoas

Estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva

O exercício do seu cargo é incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública

6) (INÉDITA) O ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante processo seletivo simplificado, em conformidade com Decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo.

Errado.

Não há que se falar em processo seletivo simplificado, mas sim em concurso público.

Art. 6º O ingresso na classe inicial dos cargos das Carreiras de Agente Penitenciário do Serviço Civil do Poder Executivo Estadual que integrarão a Parte Permanente, dar-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, sendo exigido o curso superior completo, nos termos do art. 37, II, da Constituição Federal.

7) (INÉDITA) O servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada, legalmente autorizada, só poderá progredir quando oficialmente reassumir o seu respectivo cargo.

Certo.

É isso mesmo. Conforme disposto no Artigo 26 da Lei nº 7.993/2018, o servidor que se encontrar afastado, cedido e/ou em licença não remunerada, legalmente autorizada, só poderá progredir quando oficialmente reassumir o seu respectivo cargo.

8) (INÉDITA) Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas, serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados vinculada à Escola de Governo de Alagoas.

Certo.

A resposta da questão está no Artigo 24, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018.

Parágrafo único. Os certificados/títulos apresentados pelos servidores da Carreira de Agente Penitenciário para fins de progressão, e os casos de cursos de aperfeiçoamento não oferecidos pela Administração, sua correlação entre o estudo realizado pelo servidor e as atividades do cargo ou aquelas que estejam sendo desempenhadas,

serão avaliados pela Comissão Permanente para Validação de Cursos e Certificados vinculada à Escola de Governo de Alagoas.

9) (INÉDITA) A Carreira dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal, por 09 (nove) Classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H e I, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão.

Errado.

Não são 09 (nove) Classes, mas sim 07 (sete) Classes.

Observe:

Art. 9º A Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, é composta, na linha horizontal,

por 7 (sete) Classes designadas pelas letras A, B, C, D, E, Fe G, com percentual de dispersão entre as classes de 15% (quinze por cento), conforme matriz de progressão disposta no Anexo 1 desta Lei.

10) (INÉDITA) É a posição funcional do servidor dentro das carreiras em que seu cargo se estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão, conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio de cada cargo.

A sentença acima apresenta o conceito de Nível. Errado.

A questão não apresenta o conceito de Nível, mas sim de Classe.

Classes 07 A, B, C, D, E, F, G Níveis 04 I, II, III, IV Classe

É a posição funcional do servidor dentro

das carreiras em que seu cargo se

estrutura, sendo resultante de provimento efetivo, enquadramento ou progressão,

conforme o caso, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de

subsídio de cada cargo

Nível

É a posição funcional do servidor dentro de determinada classe, sendo resultante de

provimento efetivo, enquadramento ou promoção, representando a amplitude entre o menor e o maior valor de subsídio

11) (INÉDITA) Progressão por Nova Habilitação/Titulação é a passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe, mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional, de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim. Certo.

12) (INÉDITA) Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio é o instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional entre profissionais e o Poder Executivo Estadual.

Certo.

Progressão por Nova Habilitação/Titulação

É a passagem automática do servidor de um Nível para outro, dentro da mesma Classe,

mediante exigência de nova habilitação, titulação ou aceitação, pelo Gestor das Unidades que compõem o Sistema Prisional,

de projeto que vise à melhoria da instituição nas áreas meio e fim.

Instituição e Estruturação do Cargo, Carreira e Subsídio

É o instrumento normativo jurídico que define e regulamenta as condições de movimentação dos

integrantes da carreira, estabelece linhas ascendentes no processo de valorização dos

profissionais, com estrutura, organização e definição clara, voltada para o exercício funcional

13) (INÉDITA) Progressão Horizontal é a passagem do servidor de um Nível para o imediatamente superior, dentro da mesma Classe.

Errado.

A questão apresenta, de forma incorreta, o conceito de Progressão Horizontal.

14) (INÉDITA) O recurso da avaliação de desempenho deve ser interposto no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da ciência da decisão.

Errado.

O recurso da avaliação de desempenho deve ser interposto no prazo de 30 (trinta) diasúteis contados a partir da ciência da decisão.

Art. 13. §3º A Avaliação de Desempenho de que trata este artigo será realizada por comissão composta por 3 (três) superiores hierárquicos diretos do servidor avaliado, observando os critérios dispostos no Anexo III desta Lei, assegurado o direito de recurso à autoridade hierarquicamente superior, dotado de efeito suspensivo, a ser interposto perante o Gestor do Sistema Prisional no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da ciência da decisão.

15) (INÉDITA) O servidor terá direito ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a Avaliação de Desempenho não tenha sido efetivada por omissão da Instituição, desde que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para tal.

Certo.

De acordo com o Artigo 15 da Lei nº 7.993/2018, o item está correto. O servidor terá direito ao desenvolvimento na sua carreira, por intermédio de Progressão Horizontal, caso a Avaliação de Desempenho não tenha sido efetivada por omissão da Instituição, desde que cumpridos os requisitos de tempo e qualificação exigidos para

Progressão Horizontal

É a passagem do servidor de uma Classe para a imediatamente superior, dentro do mesmo Nível

16) (INÉDITA) Durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, inclusive no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

Errado.

Na verdade, segundo o Artigo 11, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018, durante o período em que permanecer afastado para exercício de cargo comissionado, fora do Sistema Penitenciário Estadual, o servidor terá o seu estágio probatório suspenso, salvo no exercício de atribuições correlatas ao cargo integrante da Carreira de Agente Penitenciário.

17) (INÉDITA) Caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 10 (dez) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 24 (vinte e quatro) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

Errado.

Os prazos apresentados pela questão estão incorretos. Observe:

Art. 13. § 2º Caso o servidor não atinja o aproveitamento mínimo na avaliação de desempenho no interstício de 5 (cinco) anos, deverá ser submetido a novo ciclo de 12 (doze) meses, o qual poderá substituir o menor coeficiente obtido nos ciclos anteriores.

18) (INÉDITA) Julgue os itens seguintes.

I - idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse; e

II - certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

III - certificado de conclusão de curso de pós-graduação com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

De acordo com a Lei nº 7.993/2018, constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos apenas o que se afirma nos itens I e II.

Os itens I e II apresentam requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos; o item III, não.

19) (INÉDITA) A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 05 (cinco) anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal.

Certo.

O item reproduz, literalmente, o Artigo 18, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018. Observe:

Parágrafo único. A progressão horizontal, por Classe, dar-se-á automaticamente, se, decorridos 5 (cinco) anos de interstício temporal de uma Classe para a outra subsequente, a Administração Pública não elaborar o Programa de Qualificação Profissional e não oferecer/indicar os cursos aos integrantes da Carreira dos Agentes Penitenciários, desde que alcançado o aproveitamento na Avaliação de Desempenho exigido para tal.

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário

de ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos, na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superiorcom formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação

20) (INÉDITA) O Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II.

A sentença acima apresenta requisito para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente.

Certo.

O item apresenta, corretamente, requisito para a Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente.

Observe:

Art. 19. A Progressão por Nova Habilitação/Titulação na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

I- o Agente Penitenciário, Nível I, que adquiriu ou vier a adquirir titulação de nível de Extensão, com carga horária mínima de 120 (cento e vinte) horas, na área de atuação, ou apresentar Projeto de Desenvolvimento denominado INOVA SISTEMA PRISIONAL, passará para o Nível II;

21) (INÉDITA) Quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso após a publicação da Lei nº 7.993/2018.

A sentença acima apresenta o conceito de Parte Especial. Errado.

O item apresenta o conceito de Parte Permanente.

Parte Especial Parte Permanente

É o quadro de servidores com ingresso anterior à data da publicação da Lei nº 7.993/2018

É o quadro de servidores com formação em nível superior, com ingresso após a publicação da Lei nº 7.993/2018

22) (INÉDITA) Para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

Certo.

Conforme o Artigo 24 da Lei nº 7.993/2018, para efeito de progressão funcional, uma mesma qualificação, habilitação ou titulação não poderá ser utilizada em mais de uma forma de progressão.

23) (INÉDITA) Habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo.

A sentença acima apresenta um requisito para a progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, para a Classe A.

Certo.

A sentença apresenta, sim, um requisito para a progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, para a Classe A.

Observe:

Art. 16. A progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

I — Classe A: habilitação em nível de grau Médio, para a parte Especial, e grau Superior para a parte Permanente, de acordo com o perfil profissional exigido para ingresso no cargo;

24) (INÉDITA) Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário é um objetivo específico da reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas.

Certo.

A questão apresenta um objetivo específico da reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas.

A reestruturação da Carreira de Agente Penitenciário do Quadro Efetivo do Estado de Alagoas contempla os seguintes objetivos específicos

Dotar o Poder Executivo Estadual de cargo e carreira compatível com a sua estrutura organizacional, estabelecendo

mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório do servidor penitenciário

Regular a formação, a qualificação e o aperfeiçoamento

de que trata a Lei nº 7.993/2018, obedecendo às diretrizes previstas no inciso II do art. 37 e nos 88 1º e 2º do art. 39 da Constituição Federal

Manter corpo técnico-profissional dotado de conhecimentos, valores e habilidades compatíveis com as responsabilidades

técnica e político-institucional

Integrar o desenvolvimento profissional de seus

25) (INÉDITA) Sandro, agente penitenciário do Estado de Alagoas, progrediu para a Classe B de sua Carreira. De acordo com a Lei nº 7.993/2018, é correto afirmar que Sandro preencheu o requisito de 05 (cinco) anos de interstício na Classe A, mais 120 (cento e vinte) horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) na Avaliação de Desempenho. Certo.

Sandro preencheu, corretamente, requisito previsto na Lei nº 7.993/2018 para progredir para a Classe B. Observe:

Art. 16. A progressão por Classe na Carreira dos Agentes Penitenciários, Parte Permanente e Especial, ocorrerá por meio do preenchimento dos seguintes requisitos:

II — Classe B: 5 (cinco) anos de interstício na Classe A, mais 120 (cento e vinte) horas de cursos integrantes do Plano de Qualificação Profissional, ofertados pela Administração Pública ou Instituição Privada, desde que validados pela Gestão de Pessoas das Unidades que compõem o Sistema Prisional e aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) na Avaliação de Desempenho;

26) (INÉDITA) Os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe não poderão ter suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente.

Errado.

Os cursos de capacitação que excedam a carga horária prevista para cada classe terão suas horas excedentes aproveitadas para a progressão subsequente, conforme disposto no Artigo 17, Parágrafo único, da Lei nº 7.993/2018.

27) (INÉDITA) Servido público é a pessoa física legalmente investida em cargo público, com direitos, deveres, responsabilidades e remuneração previstos em lei.

Certo.

28) (INÉDITA) Idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse, é um requisito mínimo para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos.

Certo.

A idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse, é um requisito mínimo para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos.

Servidor

Pessoa física legalmente

investida em cargo público, com direitos, deveres,

responsabilidades e remuneração previstos em lei

Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário

de ambos os sexos

Idade mínima de 18 anos, na data da posse

Certificado de conclusão de ensino superior

com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo

29) (INÉDITA) Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho somente de atividades privadas.

Errado.

A incompatibilidade prevista na Lei nº 7.993/2018 se refere a atividades públicas. Observe:

Art. 28. Os servidores exercentes do cargo integrante da carreira de Agente Penitenciário, estão sujeitos ao regime de Dedicação Exclusiva — DE, sendo o exercício do seu cargo incompatível com o desempenho de qualquer outra atividade pública.

30) (INÉDITA) A altura mínima de 1,60 (um metro e sessenta centímetros) para candidatas do sexo feminino e de 1.65 (um metro e sessenta e cinco centímetros) para candidatos do sexo masculino é um requisito para provimento no cargo de Agente Penitenciário.

Errado.

O requisito apresentado pela questão não possui amparo na Lei nº 7.993/2018. Observe:

Art. 6º. §1º Constituem-se requisitos mínimos para provimento no cargo de Agente Penitenciário de ambos os sexos:

I — idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse; e

II — certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Documentos relacionados