• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GESTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GESTAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA NAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GESTAÇÃO

Marili Cicharcz1, Silvia Patricia de Oliveira2.

1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Fisioterapeuta Dermato Funcional Professora Adjunto Da Universidade Tuiuti do Paraná Endereço para correspondência: Marili Cichacz, marily-cichacz@hotmail.com

RESUMO: Durante a gestação inúmeras alterações fisiológicas ocorrem no corpo

materno. Estas modificações podem aumentar o risco de formação de estrias, edema e melasma. Embora consideradas fisiológicas estas modificações, além de serem desagradáveis no ponto de vista estético, acarretam alterações comportamentais e emocionais, além de levar a uma baixa auto-estima, impedindo assim a completa harmonia entre o corpo e mente. O tecnólogo em estética, em conjunto com outros profissionais da saúde, podem dar o suporte à gestante, pois a orientação sobre o cuidado com a pele, através da hidratação e uso do protetor solar, possibilita a futura mãe vivenciar este momento de intensas modificações físicas e emocionais, em harmonia com seu corpo, sem conferir risco a sua saúde e a do seu bebê. Este artigo tem por objetivo analisar, através de revisão de literatura, as alterações fisiológicas da gestação, responsáveis pelas modificações estéticas e divulgar os recursos disponibilizados pelo tecnólogo em estética para a prevenção das principais alterações estéticas ocorridas durante o período gestacional.

Palavras-chave: Gestação, Alterações, Cuidados.

___________________________________________________________________

ABSTRACT: During pregnancy numerous physiological changes occur in

the maternal body. These changes may increase the risk of formation of stretch marks, edema, and melasma. Although these changes are considered physiological, in addition to being unpleasant from a aesthetic point of view, lead to behavioral and emotional changes and also lead to low self-esteem, thus preventing the complete harmony between body and mind. The aesthetic technologist in conjunction with other health professionals can provide support for pregnant women, because the guidance on the care of the skin by moisturizing, using sunscreen, allow the expectant mother to experience this moment of intense physical and emotional changes in harmony with her body, without conferring risk to her health and to her baby. This article aims to verify through a literature review, the physiologic pregnancy changes, responsible for the aesthetic changes and disseminate the resources provided by the technologist in aesthetics for the prevention of major changes that occur during pregnancy.

Keywords: Pregnancy, Changes, Care

(2)

2

1 INTRODUÇÃO

Durante a gestação ocorrem várias alterações fisiológicas que acarretam uma série de modificações envolvendo diferentes sistemas. Tais mudanças ocorrem em resposta ao aumento da carga fisiológica iniciando nas primeiras semanas de gestação e continuam até o término da mesma. Além das alterações fisiológicas também ocorrem transformações psicológicas e emocionais que sofrem influência de vários fatores, entre eles a relação da mulher com o seu corpo em intensa modificação 1.

A maioria dessas modificações decorre de alterações hormonais e/ou mecânicas. Sendo que as primeiras se caracterizam por grande elevação de estrogênio, progesterona, betaHCG, prolactina e muito hormônios mediadores que alteram totalmente as funções organismo1;2;3.

São observadas também alterações pigmentares durante a gestação em graus variados, podendo ocorrer em 90% das mulheres, especialmente em pele escura. O melasma consiste na hiperpigmentação simétrica e borrada, surge no segundo trimestre da gestação 3.

O surgimento das estrias se deve a combinação de fatores, como estiramento da pele, hereditariedade e influência hormonal 4. Além das estrias é observado que cerca de 50% das gestantes apresentam edema, as áreas mais afetadas são as pálpebras, a face, as mãos, os tornozelos e os pés 5.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar através de uma revisão de literatura as principais alterações fisiológicas da gravidez, e divulgar os recursos disponibilizados pelo tecnólogo em estética para a prevenção das principais alterações estéticas ocorridas no período gestacional.

1.1 Alterações Estéticas na Gestação

As principais alterações que acomete as mulheres no período gestacional são as discromias, alterações vasculares e estrias 6.

(3)

3 1.2 Estrias

As estrias cutâneas são definidas como rupturas das fibras elásticas e colágenas, localizadas na derme e classificada como uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear7. Sua constituição na gravidez é um fenômeno multifatorial decorrente de alguma predisposição como o ganho de peso e elasticidade da pele 8.

O aspecto das estrias apresenta-se como linear, sinuosa, tegumentar adquirida e de início avermelhadas as quais logo depois são esbranquiçadas e abrilhantadas ou nacaradas dispostas paralelamente uma às outras e perpendicularmente voltadas as alinhas das fendas da pele apresentando assim o chamado desequilíbrio elástico localizado, mais freqüentes nas gestantes 9. As estrias podem ser denominadas como estriações atróficas ou striae distensae defenidas a partir do processo degenerativo e cutâneo com aspecto enrugado de forma transversal às quais desaparecem a tração. Havendo um grande predomínio de estrias no terceiro trimestre da gestação relacionado, portanto à distensão mecânica10.

As colorações das estrias se apresentam de forma variada, pois depende de sua fase evolutiva sendo considerado, portanto como uma fase de evolução e natureza estética gerando a incapacitação da alteração quanto à função cutânea. Há maior incidência de estrias nas gestações em primíparas com ganho de peso acima de 15 kg e que têm filhos de maior peso ao nascimento. Há relatos de surgimento de estrias em 90% de todas as gestantes, em abdome e/ou mamas. Porém tem-se observado as estrias gestacionais com predomínio da região abdominal em relação ás coxas e aos quadris 11.

A elasticidade da pele é composta por água no estrato córneo, o que tende a diminuir na gravidez justamente pela distensão da pele. A gestante precisa, no entanto fazer a utilização de cremes hidratantes para que auxiliem na prevenção da formação das indesejadas estrias12.

Por outro lado, o surgimento de estrias gestacionais ocorrem de diversos fatores dentre eles fatores hormonais, envolvendo hormônios adrenocorticais estrógeno e relaxina5.Frequentemente são observadas em casos de obesidade em

(4)

4 gestantes, em uso de medicamentos esteróides, em casos de hipertrofia muscular rápida, em estresse, nos tumores da supra-renal, nas infecções agudas e debilitantes e nas síndromes de Cushing e Marfan4. Esses problemas além de serem desagradáveis aos olhos no ponto de vista estético, acarretam alterações comportamentais e emocionais, além de levar a uma baixa auto-estima, impedindo assim a completa harmonia entre corpo e mente 9.

1.3 Alterações Pigmentares

As mudanças na pele das gestantes são resultados de fatores pigmentares os quais estão suscetíveis ao estímulo hormonal MSH (hormônio melano estimulante) além do estrógeno e progesterona. Por outro lado, o nível sérico do MSH apresenta, neste sentido, uma elevação tardia na gestação o qual não vem a sofrer redução no pós-parto. Os níveis de estrógeno e progesterona em muitos momentos estão relacionados ao quadro clínico da paciente o qual tende a aumentar a partir da oitava semana de gestação variando então com a evolução da hiperpigmentação caracterizadas por:

- escurecimento de áreas que já são normalmente pigmentadas (aréolas, mamilos, genitália, axilas, região periumbilical e interior das coxas); hiperpigmentação branda generalizada;

- escurecimento da linha alba: formação de uma faixa linear acastanhada ao longo da linha média do abdome. É comumente conhecida como linha nigra 2.

1.4 Melasma

O melasma é uma melanodermia que ocorre na face das mulheres grávidas. A hiperpigmentação resulta do excesso da deposição de melanina na epiderme. São considerados fatores etiológicos as alterações hormonais, predisposição constitucional, exposição solares e cosméticos. Admitem-se possíveis influências de estrógenos, progesterona ou mesmo do hormônio melano- estimulante não existindo nenhum mecanismo hormonal cabalmente demonstrado. Na gravidez o melasma é mais frequente nas mulheres de pele mais escura

(5)

5 existindo, portanto um fator constitucional. A exposição solar é o fator desencadeante mais importante, pelo estímulo das radiações ultravioletas representam para a melanogênese. Produtos cosméticos derivados de petróleo, psoralênicos e outros fotossensibilizantes podem agravar o melasma 13.

O Melasma consiste na hiperpigmentação simétrica e borrada aparecendo

na segunda metade da gestação geralmente acometendo de 45 a 75% das mulheres caracterizado como padrão, mandibular ou malar 3.

O melasma pode ser classificado como centrofacial, malar e mandibular de acordo com as áreas envolvidas. No caso do centrofacial a hiperpigmentação predomina no centro da face, áreas frontal, zigomática, masseteriana, nasal, supralabial e mentoniana sendo o caso mais prevalente. Durante o período gestacional,se faz necessário dar ênfase à prevenção do melasma. Portanto torna-se importante uma boa anamnetorna-se para torna-se conhecer os antecedentes pessoais e familiares que justifiquem atenção e cuidados ainda maiores ,além disso é necessário as visitas constantes ao dermatologista 14.

1.5 Edema

Vários fatores influenciam no desenvolvimento do edema gestacional, entre eles estão o aumento da permeabilidade capilar, hipoproteinemia, compressão da válvulas venosas , além de alterações hormonais que, segundo estrogênio , a progesterona, o cortizol e a relaxina, mediam um estado de maior flexibilidade e extensibilidade15.

Também está relacionado ao aumento da retenção de água e pela diminuição da osmolaridade do plasma ocasionando o extravasamento de líquido para o espaço extravascular apresentando aproximadamente 1,7L no final da

gestação somente quando ocorre o edema clinicamente evidente. O edema

também está disposto nos tornozelos e pernas mais presentes no final do dia justamente pela compressão da veia cava pelo útero gravídico e nos dias mais quentes que podem ser amenizados com o uso de meias elásticas e repouso decúbito lateral 3.

(6)

6

2 TRATAMENTO E PREVENÇÂO DAS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS NA GESTAÇÃO

2.1 Tratamento e prevenção do edema: drenagem linfática manual

Representada por um conjunto de manobras que tem por objetivo drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos, removendo, o excesso de proteína plasmática do interstício celular, restaurando o equilíbrio entre a carga protéica e a capacidade de transporte do sistema linfático 1.

O tratamento estético mais indicado na gestação é a drenagem linfática. É uma massagem suave e lenta, que age na redução de retenção de liquido no corpo e diminui os inchaços tão comuns da gravidez, auxiliando na redução da celulite, e também no aparecimento das varicosidades. Além das particularidades da gestação e seus cuidados, deve-se lembrar que a drenagem e massagens são contra indicados no caso de:tumores; distúrbios circulatórios,como por exemplo, flebite, tromboflebite; inflamação aguda; doença de pele, por exemplo, eczema, furúnculos; hiperestesia da pele e processos infecciosos 1.

2.2 Tratamento e prevenção de estrias

Durante a gestação ocorre aumento do fluxo sanguíneo em diferentes regiões da pele, principalmente nas mãos e pés, levando ao aumento da absorção das substâncias aplicadas na pele.

Também na gestação ocorre o aumento da água no compartimento extracelular este fato aumenta a hidratação a pele, incluindo a camada córnea, que por sua vez diminui a absorção de substâncias lipossolúveis e aumenta a absorção de drogas hidrossolúveis, por isso os hidratantes podem e devem ser utilizados 12.

As estrias são consideradas uma condição dermatológica inestésica, não causa risco á saúde da gestante ou do bebê. Por esse motivo, o tratamento das estrias durante a gestação ou lactação obedece aos princípios gerais da terapêutica da gestação. Por maior que seja o estresse emocional e o impacto psicossocial que

(7)

7 as estrias causem, somente devem ser indicados princípios ativos e procedimentos totalmente livres de efeitos nocivos a gestante e ao seu bebê16.

Sabe-se que parte da elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no extrato córneo, é de fundamental importância o uso de hidratantes durante a gestação devido ao aumento da distensão da pele nesse período, ajudando na prevenção da formação de estrias 1 A hidratação da pele é descrita como a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de estrias na gravidez. É indicado que a mulher aplique o creme pelo menos duas vezes ao dia, a gestante deve usar formulações que contenham uréia, vitamina E, lanolina e óleos, sendo que apenas os óleos não previnem de forma eficaz. É contra-indicada a hidratação dos mamilos, pois a pele dessa região deve estar mais endurecida para suportar a sucção do bebê na amamentação 1

Associado a hidratação, é importante ressaltar a paciente quanto ao uso excessivo de sabonetes durante o banho e a temperatura elevada, visto que são fatores agravantes para uma pele seca. Podendo usar óleos no banho em vez de sabonetes, fazendo um enxágue rápido e depois secando levemente com uma toalha macia 12.

As formulações mais utilizadas para a prevenção de estrias gestacionais são a base a ácido glicólico até 12% vitamina F ou óleos emolientes em concentrações elevadas como, por exemplo, óleos de cereja, maracujá, amêndoas doces, gergelim, gérmen de trigo, semente de uva, castanha do Pará, rosa mosqueta, macadãmia, prímula, abricó e kalaya 17.

Sendo importante lembrar que os ativos hidratantes liberados na gestação são: alfa-hidrixiácidos, lactato de amônio a 12%, silícios orgânicos, fator natural de hidratação, uréia, ácido hialurônico, PCA-Na, lipídeos como as cerâmidas, fosfolipídeos, colesterol e ácidos graxos: glicerina; sorbitol e propilenoglicol 16. Na legislação brasileira existe uma ressalva com relação ao uso tópico da uréia na gestação, com objetivo hidratante. Segundo ANVISA, de acordo com que se aplica na agência reguladora norte-americana, a concentração de uréia em produtos cosméticos não deve exceder a 10% a absorção percutânea da uréia e de 9,5% (+- 2,3%) na pele sã e 67,9% (+-5,6%) na pele lesada. O alerta dado ao seu uso não só referente á sua absorção propriamente dita, mas também relacionado a sua

(8)

8 capacidade de aumentar a absorção de outras substâncias ativas, com base nisso, por se tratar de um risco potencial teratôgenico, produtos que contenham a base de uréia na concentração de uso tópico acima de 3%,até máximo de 10%, estão totalmente proscritos para o uso durante a gestação 18.

3. TRATAMENTOS E PREVENÇÃO DO MELASMA

No término da gravidez observa-se regressão parcial ou total do cloasma que acontece de uma maneira lenta e gradual, portanto, para aguardar a normalidade dos tecidos durante a evolução do ciclo gravídico-puerperal, deve-se orientar a paciente quanto aos cuidados a seguir 12:

3.1 Fotoprotetores

O uso de fotoprotetores é indispensável durante a gravidez, devendo ser usados como grande auxílio na prevenção da hiperpigmentação facial (melasma) sendo um dos cuidados essenciais com a pele neste período 12.

A fotoproteção é a medida central e primordial para a sua prevenção e seu tratamento. Ainda mais quando se fala em tratamento com segurança, em especial a segurança do concepto, as opções ficam ainda mais restritas e muitas vezes o filtro solar pode ser uma das únicas possibilidades para tal fim 14.

Como medida de proteção, não basta apenas o uso de protetores solares, mas também e necessário um conjunto de medidas que ajudam na diminuição a ação da radiação ultravioleta na pele, e isso não se consegue com mudanças de hábitos de vidas e valores socioculturais 14.

O uso de proteção mecânica, como roupas e acessórios (bonés chapéus, óculos) também são fundamentais 14.

É importante recomendar a gestante quanto a aplicação do protetor solar, sendo meia hora antes de se expor ao sol, para que o filtro tenha tempo suficiente de contato com a pele para que assim proporcione uma proteção adequada. Sendo

(9)

9 também importante que evite a exposição solar entre 10 e 16 horas, pois nesse horário queima-se mais rápido e a gestante que já tem melasma, mesmo com todo o cuidado do filtro, pode manchar ainda mais a sua pele 14.

Durante o período gestacional, esse tratamento é recomendado a utilização de protetor solar, as quais devem conter substancia contra UVA e UVB além do fator de proteção solar (FPS) 15 em pelo menos duas aplicações diariamente, maiores que 30 representam, na gravidez, exposição desnecessária e imprudente por possuírem maior quantidade de substâncias químicas, sem aumento proporcional da proteção solar 12.

O tratamento do melasma obedece aos princípios gerais da terapêutica na gestação. O bom senso deve permanecer, principalmente por se tratar de uma dermatose inestética sem riscos a saúde. Por mais que se conheça o impacto psicossocial do melasma, somente devem ser utilizados os princípios ativos totalmente isentos de efeitos nocivos à mãe e ao concepto, sendo quem muitas medicações não possuem descrições que comprovem na literatura sua segurança14.

Por ser uma condição crônica, necessitando de tratamento contínuo, durante a gestação, seu tratamento é limitado e devem ser tomadas todas as medidas necessárias pra que não ocorra uma piora das manchas 14.

4 METODOLOGIA

O presente trabalho constitui-se de uma revisão de literatura, realizada

entre março de 2011 a maio de 2012 no qual se realizou uma consulta a livros e artigos entre 1999 a 2011 que abordaram alterações fisiológicas da gestação, alterações estéticas da gestação seus tratamentos e prevenções.

(10)

10

5 DISCUSSÃO

As principais alterações que acometem as gestantes, são as alterações pigmentares,(melasma) alterações vasculares e estrias.As alterações pigmentares, podem ocorrer em 90% das mulheres, especialmente em pele escura 3.O melasma aparece no segundo trimestre da gestação acometendo de 45 a 75% das gestantes

3

. Sendo considerados fatores etiológicos as alterações hormonais, predisposição constitucional, cosméticos e exposição solar. A exposição solar é o fator desencadeante mais importante, pelo estímulo das radiações ultravioletas 13.

O uso de fotoprotetores é indispensável durante a gestação, sendo a medida central e primordial para sua prevenção e seu tratamento proporcionado segurança onde durante este período as opções ficam mais restritas e a maioria das vezes o filtro solar pode ser uma das únicas maneiras para tal fim. Protetores com (FPS) maiores que 30 não são recomendados durante o período gestacional, pois representam na gravidez, exposição desnecessária e imprudente por possuírem maior quantidade de substância químicas, sem aumento proporcional da proteção solar 12.

No terceiro trimestre de gestação há um grande predomínio das estrias, relacionado á distensão mecânica O surgimento das estrias advém de diversos fatores dentre elas a hereditariedade e a influência hormonal. Havendo maior incidência de estrias nas gestações em prímiparas com ganho de peso acima de 15 kg e que tem filhos de maior peso ao nascimento e em mulheres mais jovens. Tendo maior predomínio da região abdominal em relação as coxas e quadris 11.

A hidratação da pele é descrita como forma mais eficaz de evitar o surgimento de estrias gestacionais 1. Na gestação ocorre o aumento da água no compartimento extracelular aumentando a hidratação da pele, até mesmo a camada córnea, que por sua vez diminui a absorção de substâncias lipossolúveis e aumenta a absorção de drogas hidrossolúveis, por isso o uso de hidratantes é recomendado durante esse período, sabendo-se que a elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no extrato córneo é de fundamental importância o uso de

(11)

11 hidratantes durante a gestação devido ao aumento da distensão da pele, ajudando na prevenção de estrias 12.

Cerca de 50% das gestantes apresentam edema em intensidade variável, sendo mais acentuado nos últimos meses de gestação. Está relacionado ao aumento da permeabilidade capilar, retenção de sódio e água, pela pressão exercida pelo útero gravídico sobre os grandes vasos abdominais 5.

O tratamento estético mais indicado na gestação na prevenção do edema é a drenagem linfática manual, utilizando movimentos suaves, aumenta o volume e a velocidade de transporte da linfa, removendo o excesso de líquido e de proteína plasmático do interstício celular, diminuindo os inchaços tão comuns da gravidez 1.

6 CONCLUSÃO

O Tecnólogo em estética e Imagem Pessoal exerce papel fundamental para que de forma segura e saudável a gestante tenha cuidados com a sua beleza e saúde, visto que inúmeras modificações fisiológicas ocorrem no corpo da mulher no período gestacional. Cabe ao tecnólogo, exercer de forma técnica e científica procedimentos não invasivos e que proporcionam bem estar, mais que, para tanto o profissional esteja atento as recomendações médicas quanto ao iniciar o tratamento de drenagem linfática onde normalmente é indicado a partir do terceiro mês de gestação para que não haja riscos e danos a saúde do bebê.

Quanto às terapias para discromias e estrias, recomenda-se o uso de fotoprotetores para não acentuar as manchas e uso de hidratantes específicos para prevenção de estrias gestacionais.

(12)

12

REFERÊNCIAS

1. ZAMPRONIO; Franciele Pereira Castro; DREHER, Daniela Zeni. Atuação da

fisioterapia dermato-funcional nas disfunções estéticas decorrentes da gravidez. Disponível em:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/498/ARTIGO-pos-fisioterapia-dematofuncional.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 abr. 2012.

2. ALVES, Gilvan F. et all. Dermatologia e gestação. Anais brasileiros de dermatologia. Distrito Federal, v. 80, n. 2, p. 179-186, mar. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abd/v80n2/a09v80n02.pdf. Acesso em: 28 set. 2011.

3. ARMELIN, Joice Helena. Pele e gestação. In: MAIO, Maurício de. Tratado de

medicina estética. 2. ed. São Paulo: Roca, 2004.

4. COSTA, Adilson; et al. Dermatología e Gravidez. cap. 18. Elsevier, São Paulo, 2009.

5. SAMPAIO. Rivitti. Dermatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

6. URASAKI, Maristela Belleti Mutt. Alterações fisiológicas da pele percebidas

por gestantes assistidas em serviços públicos de saúde. Acta Paulista

Enfermagem. São Paulo, v. 23, n. 4,p. 519-525, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/12.pdf. Acesso em: 10 jan. 2012.

7. BRAVIM, Alya Reis Mota; KIMURA, Eduardo Matias. O uso da eletroacupuntura

nas estrias atróficas: uma revisão bibliográfica. 2007. 22 f. Monografia

(Especialização em Acupuntura) - Faculdade de Educação. Ciência e Tecnologia – UNISAÚDE, Brasília, 2007.

8. ADDOR, Flavia Alvim Sant’Anna et al. Gestação e predisposição ao

aparecimento de estrias: correlação com as propriedades biomecânicas da pele. Surgical e Cosmetic Dermatology, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 253-256, nov. 2010.

Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=91. Acesso em: 21 out. 2011.

9. GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional. 3. ed. São Paulo: Manole, 2004.

10. AZULAY RD; AZULAY, DR. Dermatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

11. TOSCHI, Aldo. Estrias e cicatrizes. In: MAIO, Maurício de. Tratado de

medicina estética. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

12. KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004.

(13)

13 13. SAMPAIO. Rivitti. Dermatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

14. COSTA, Adilson; ALVES, Gilvan; AZULAY, Luna. Dermatologia e gravidez. cap. 12. São Paulo: ELsevier, 2009.

15. SILVA, MORGANA D; BRONGHOLI, Karina. Drenagem linfática corporal no

edema gestacional. Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina

UNISUL. 2005, p. 09. Trabalho de conclusão apresentado ao curso Fisioterapia. Disponível em:

http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/04b/morgana/artigomorganaduarte.pdf. Acesso em: 15 abril. 20012

16. COSTA, Adilson; ALVES, Gilvan; AZULAY, Luna. Dermatologia e gravidez. cap. 18. São Paulo: ELsevier, 2009.

17. FIGUEIRÓ, Tamara Lemos maia; FIGUEIRÓ-FILHO, Ernesto Antonio; COELHO, Lilian Rezende. Pele e gestação: aspectos atuais dos tratamentos e drogas

comumente utilizados – Parte I. Femina. v. 36, n. 8, p. 45-55, ago. 2008.

18. COSTA, Adilson; ALVES, Gilvan; AZULAY, Luna. Dermatologia e gravidez. cap. 45. São Paulo: ELsevier, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Nesse sentido, o fisioterapeuta se apresenta como um profissional da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

Várias dúvidas surgem acerca deste tema, trazendo, de um lado, insegurança jurídica para quem contrata e, para o contratado, risco de sanção disciplinar. Nesse sentido, o

Este trabalho tem a finalidade de apresentar momentos da história da saúde pública no Brasil, ocorridos especialmente entre o período imperial e a Cons- tituição republicana de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs