• Nenhum resultado encontrado

UMA META-REVISÃO DE LITERATURA DE CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL: A ANÁLISE DA BIBLIOMETRIA E DAS REDES SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UMA META-REVISÃO DE LITERATURA DE CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL: A ANÁLISE DA BIBLIOMETRIA E DAS REDES SOCIAIS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

SUSTENTÁVEL: A ANÁLISE DA

BIBLIOMETRIA E DAS REDES SOCIAIS

Marcela Marcal Alves Pinto (UTFPR)

mar_marcal@hotmail.com

Rui Tadashi Yoshino (UTFPR)

prof.rui.yoshino@gmail.com

Luis Antonio de Santa-Eulalia (USherbrooke)

l.santa-eulalia@usherbrooke.ca

Joao Luiz Kovaleski (UTFPR)

kovaleski@utfpr.edu.br

A Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável (Sustainable Supply Chain Management -SSCM) tem sido estudada desde a década de 1990, e o número de publicações tem aumentado consideravelmente desde a última década. Este estudo objetiva conduzir uma meta-revisão de literatura. Portanto, apenas artigos de revisão de literatura SSCM foram utilizados neste estudo. Duas principais contribuições são identificadas: uma análise bibliométrica e um mapeamento de redes sociais. A análise bibliométrica mostra a evolução da literatura sobre SSCM ao longo dos anos, as revistas que mais investiram neste campo, bem como os autores mais proeminentes. Os resultados da análise de redes sociais identificam os artigos mais citados e suas conexões.

(2)

2 Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável, Redes

(3)

3 1. Introdução

O interesse em cadeias de suprimento sustentáveis vem crescendo há mais de uma década e o tema está se tornando um objetivo primordial. Muitos danos são causados pelos fabricantes e

pelos distribuidores ao meio ambiente por todo o ciclo de vida dos produtos através da

geração de resíduos, de gases de efeito estufa e impactos negativos a biodiversidade, prejudicando assim o ecossistema e esgotando os recursos naturais. A complexidade de gerenciais aspectos ambientais ao logo das cadeias de suprimentos pode ser ainda maior quando se incorpora aspectos sociais, incluindo valores humanos como vida familiar, crescimento intelectual, expressão artística e desenvolvimento moral e espiritual.

Neste contexto, empresas e profissionais esperam por oportunidades que possam criar novas soluções que sejam capazes de conciliar prosperidade com a proteção ambiental e desenvolvimento social. Acredita-se que com a implementação de uma cadeia de suprimentos com uma visão sustentável, as empresas podem gerar mais valores e lucros, além dos fatores ecológicos, econômicos e sociais (KUMAR; MALEGEANT, 2006).

Visando lidar com tal situação, desde os anos 1990 o conceito de SSCM (Sustainable Supply Chain Management) tem sido adotado pelas empresas com o objetivo de reduzir os riscos ambientais, aumentar a responsabilidade ecológica e social, o que por consequência pode aumentar os lucros da empresa e sua participação no mercado. (XIE; BREEN, 2012). O termo sustentabilidade, começou a aparecer na literatura de disciplinas de negócios, tais como gestão e operações, nesta época.

A literatura científica internacional nesta área é ampla. Diversas são as definições de SSCM. Carter e Rogers (2008) afirmam que SSCM é a integração estratégica dos objetivos sociais, ambientais e econômicos de uma organização na coordenação sistêmica dos principais processos de negócio interorganizacionais para melhorar o desempenho econômico a longo prazo da empresa individual e suas cadeias de suprimentos. Para Seuring e Müller (2008),

(4)

4

Hassini, Surti e Searcy (2012) e outros autores, SSCM pode ser definida como a gestão de

material, informações e fluxos de capital, bem como a cooperação entre as empresas ao longo da cadeia de suprimentos, tendo objetivos de todas as três dimensões do desenvolvimento sustentável, ou seja, econômica, ambiental e social, em conta que são derivados de requisitos dos clientes e partes interessadas. SSCM é um esforço conjunto de toda a empresa e é mais do que simplesmente colocar algumas práticas sustentáveis no lugar, mas sim uma melhoria consistente e holística do desempenho ambiental, social e econômico de todos os níveis de gestão e no chão de fábrica (DAVIES; HOCHMAN, 2007).

Devido a importância deste assunto, a quantidade de trabalhos presentes na área de SSCM e GSCM (Green Supply Chain Management) vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. Na verdade, o presente estudo identificou quase 70 revisões de literatura relacionadas ao tema SSCM nos últimos 27 anos. Apesar das inúmeras contribuições importantes, identificou-se ainda diversos problemas de pesquisa ainda não endereçados. Entre eles, destaca-se: Quais são os principais trabalhos de revisão na área? Quem são os pesquisadores influentes?

Visando contribuir para reduzir esta lacuna de pesquisa, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma meta-revisão de literatura, ou seja, foram utilizados neste trabalho somente artigos de revisão de literatura de SSCM. Assim, este trabalho se diferencia das demais revisões sistemáticas da literatura em SSCM fornecendo um retrato global deste importante campo de estudo. A abordagem metodológica utilizada tem como base a teoria bibliométrica e a análise de redes sociais. Tal processo busca identificar os principais autores e obras e suas redes de relacionamento, as quais que tem tanto contribuído para avançar a área.

2. Metodologia

A base de dados eletrônica ISI Web of Knowledge (Web of Science) foi a escolhida para a busca dos artigos, pelo fato de ser amplamente suportada por ferramentas de software que

(5)

5 permitem recuperar maior variedade de dados de interesse da pesquisa, além disso, possui uma grande variedade de bases indexadas a ela. Assim sendo, a partir dessa base de dados, a amostra pôde se expandida, pelo método de bola de neve, para outras bases. Devido aos softwares e processo metodológicos utilizados nessa pesquisa, restringiu-se para a escolha da base ISI. A condução da análise de redes sociais a partir dos dados da base ISI em conjunto com outras bases é inviabilizada devido à incompatibilidade entre o formato e tipologia dos metadados exportados dessa base em relação a outras bases como a Scopus, por exemplo (WATANUKI et al., 2014).

As palavras-chaves utilizadas na pesquisa foram: “Sustainable Supply Chain”, juntamente com “literature review” e “state of the art”. Foi delimitado que essas palavras-chaves deveriam aparecer no título, no resumo e nas palavras-chaves dos artigos, em um período de 27 anos (1990-2017) para a busca dos artigos.

Após serem excluídos todos os artigos que não eram relevantes para o estudo, um total de 63 publicações foram selecionadas, as quais compõem a amostra desse trabalho. O critério utilizado para determinar sua relevância foi: O artigo deve ter como foco principal a Revisão de Literatura em SSCM. Os artigos de congressos e seminários também foram excluídos da amostra devido a escolha da bibliometria utilizada, que só se aplica para artigos em periódicos.

Com base nos metadados dessas publicações e com o auxílio do software Bibexcel (PERSSON; DANELL; SCHNEIDER, 2009) foi possível, pelo método de bola de neve, ter acesso às informações das 1584 referências utilizadas pelos artigos da amostra. A totalidade destas referencias foi utilizada na análise de redes sociais.

Uma vez definida a amostra, duas abordagens metodológicas foram empregadas:

i) Análise bibliométrica: os artigos foram tratados em primeiro lugar com estatística descritiva, apresentando a distribuição por ano, autor, o fator de impacto (JCR) dos periódicos, o número de citações dos artigos e o Índice Ordinatio (InOrdinatio) de cada

(6)

6 publicação. O Índice Ordinatio (InOrdinatio), proposto na metotodologia Methodi Ordinatio de Pagani, Kovaleski e Resende (2015), considera o número de citações do artigo e o fator de impacto do periódico e o ano de publicação, conforme a Equação 1. Ou seja, quanto maior o InOrdinatio do artigo, mais impacto na área ele possui. O grau de importância atribuído para o critério ano foi 6.

InOrdinato = (IF/1000) + α * [10 – (Research Year – Publish Year)] + (ΣCi) [1]

Onde: IF → Fator de impacto;

α → grau de importância para o critério ano;

Research Year → ano no qual a pesquisa está sendo desenvolvida; Publish Year → ano no qual o artigo foi publicado;

Ci → Número de citações do artigo.

ii) Mapeamento de redes sociais: Em seguida, foi feita a análise de citação e co-citação dos artigos da amostra e de suas referências. Esta análise inclui todos os artigos encontrados através do método bola de neve, ou seja, é uma análise dos artigos da amostra inicial e de suas 1584 referências utilizadas. Para condução dessas análises, foram elaboradas redes sociais e calculados os indicadores de centralidade da rede obtida. O grau de centralidade consiste no número de atores com os quais um ator está diretamente relacionado (ALEJANDRO;

NORMAN, 2005). Segundo Wasserman e Faust (1994), pode ser calculado utilizando a

Equação 2.

[2] Onde:

CDi → centralidade do autor i di → número de laços do autor i g → número de atores da rede total

(7)

7 A condução destas análises apoiou-se na utilização dos softwares BIBEXCEL (PERSSON; DANELL; SCHNEIDER, 2009), PAJEK (BATAGELJ; MRVAR, 2008) e UCINET (BORGATTI; EVERETT; FREEMAN, 2002). O software BIBEXCEL foi utilizado para extrair os dados da base ISI, selecionando neste caso, as referências de cada um dos artigos da amostra. Esses dados foram exportados para o software PAJEK, o qual tem como objetivo montar a rede de relacionamentos desejada. Por fim, o software UCINET foi utilizado para calcular os indicadores de toda a rede, como o grau de centralidade.

3. Resultados

3.1. Análise bibliométrica

Uma primeira análise descritiva das publicações procurou identificar tendências de crescimento ou decréscimo no interesse de desenvolvimento de estudos na área, classificando os artigos da amostra de acordo com o ano de publicação (Figura 1). Percebe-se que começaram a aparecer artigos de revisão de literatura de SSCM somente em 2007, sendo que foi pesquisado a partir de 1990. Isto mostra o quanto o tema a ser pesquisado é novo, e o quanto o mesmo tem crescido nos últimos anos, fato apresentado na linha de tendência do gráfico. Os artigos foram buscados até abril de 2017.

(8)

8 Fonte: Autoria própria

A segunda análise descritiva foi avaliar a dispersão dos trabalhos, a fim de identificar os principais autores das revisões de literatura e em quais periódicos os mesmos estão mais presentes. O autor que mais se destaca, apresentando uma maior quantidade de trabalhos de revisões de SSCM, é SEURING, Stefan, o qual apresenta 5 artigos na amostra estudada. Em segundo lugar encontra-se SARKIS, Joseph, com 3 artigos. Também se destacam os autores BESKE, Philip; CARTER, Craig R.; HALEEM, Abid; LUTHRA, Sunil e WALKER, Helen, os quais apresentam 2 artigos na amostra.

Os trabalhos de Seuring apresentam revisões de literatura de SSCM, enfatizando o Triple Bottom Line em todos os seus estudos. Para realizar a revisão, Seuring utiliza o modelo de referência de Mayring (2003), que contém quatro etapas: (1) Coleta de materiais, (2) Análise descritiva, (3) Seleção de categorias, e (4) Avaliação de materiais. Dois de seus trabalhos, entre os cinco, apresentam uma revisão de modelos quantitativos de SSCM na literatura. Três deles têm um quadro conceitual baseado na revisão da literatura. Outro fator que caracteriza o trabalho de Seuring é o estudo das relações empresariais, com situações win-win, trade-offs e desempenho mínimo. No entanto, duas dessas obras apresentam temas multidisciplinares,

(9)

9 uma estuda a relação entre SSCM e Recursos Inter-Organizacionais, e outra a relação de SSCM e Capacidades Dinâmicas.

Já, Sarkis tem na maior parte revisões da literatura de GSCM, somente um dos três estudos que é de SSCM. Uma característica marcante dos trabalhos de Sarkis é o grande uso de teorias e definições. Nenhum destes três trabalhos apresenta um framework, um é uma revisão de modelos quantitativos de SSCM, outro apresenta um estudo bibliométrico de GSCM juntamente com análise de rede, e o terceiro apresenta as teorias organizacionais para realizar a revisão.

Dentre os periódicos, o que apresenta uma maior quantidade de artigos na amostra estudada é International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, o qual apresenta 6 artigos. Seguindo, encontram-se os periódicos Supply Chain Management: an International Journal (5 artigos), International Journal of Production Economics (5 artigos), Journal of Cleaner Production (2 artigos) e Corporate Social Responsibility and Environmental Management (2 artigos).

Objetivando identificar os trabalhos de maior impacto da área, a Tabela 1 apresenta os 10 artigos melhores colocados através do Methodi Ordinatio.

(10)

10 Tabela 1 – Ranking dos 10 primeiros artigos da amostra de acordo com o Methodi Ordinatio

Fonte: Autoria própria

Os três trabalhos mais citados e com maior InOrdinatio são: Seuring; Mueller (2008) com 2420 citações e InOrdinatio 2426,004, Srivastava (2007) com 2395 citações e InOrdinatio 2395,004, e Carter; Rogers (2008) com citações 1736 e InOrdinatio 1742,0021.

(11)

11 O trabalho de Seuring; Mueller (2008) apresenta um duplo objetivo. Primeiramente, ele faz uma revisão da literatura sobre SSCM, tendo coberto 191 artigos publicados entre 1994-2007. Em segundo lugar, ele apresenta um framework conceitual para resumir a pesquisa deste campo, o qual compreende três partes. Como ponto de partida, pontos relacionados são identificados. Isto permite apresentar duas estratégias distintas: (1) gestão de fornecedores para riscos e desempenho e (2) de gestão da cadeia de suprimentos de produtos sustentáveis. A pesquisa é dominada pelos aspectos ambientais e econômicos, sendo que o aspecto social ainda é pouco pesquisado.

O trabalho de Srivastava (2007) faz uma análise na área de SSCM. A literatura sobre SSCM é apresentada exaustivamente desde a sua conceituação, tendo essencialmente um ângulo de logística reversa. Os artigos são classificados com base no contexto do problema nas principais áreas influentes da cadeia de suprimentos. O autor também classifica-os com base na metodologia e na abordagem adotada. Várias técnicas / ferramentas matemáticas utilizadas na literatura no contexto de SSCM são mapeadas. Uma linha do tempo indicando documentos relevantes também é fornecida.

No trabalho de Carter; Rogers (2008) também é apresentada uma revisão da literatura em grande escala. É feita a construção de uma teoria conceitual para introduzir o conceito de sustentabilidade para a área de gestão de cadeia de suprimentos e demonstrar as relações entre o desempenho ambiental, social e econômica dentro de um contexto de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Essa teoria é utilizada para desenvolver um framework.

3.2. Análise das redes sociais

Depois da análise bibliométrica das revisões, foi feita uma análise das redes sociais, com o intuito de entender os padrões de relacionamento dos estudos publicados na área de SSCM. Primeiramente, construiu-se uma rede de relacionamento entre as referências utilizadas nos artigos da amostra. O resultado dessa primeira análise está representada na Figura 2. A

(12)

12 espessura da linha significa a intensidade da correlação entre os artigos. Os círculos em preto significam que estes artigos estão presentes na amostra inicial deste trabalho, e também nas referências dos artigos desta amostra. Já os círculos cinzas estão presentes somente nas referências dos artigos da amostra. Quanto maior o seu diâmetro, maior número de citações este artigo possui. Somente o nome do primeiro autor de cada artigo aparece na rede, devido a maneira de funcionamento do software. Para a formação desta rede, foi delimitado que somente os pares de referências que aparecem em pelo menos 4 artigos da amostra estão presentes no mapa, pois se todos os pares estivessem presentes, seria inviável de enxergar a rede devido a grande quantidade.

Figura 2 – Rede de relacionamento das 1584 referências dos 63 artigos da amostra. Notas: Está presente o nome do primeiro autor somente, o ano de publicação, o volume, a página e o journal respectivamente em cada nó.

(13)

13 Fonte: Autoria própria

A Figura 2 indica, de forma semelhante à análise bibliométrica, que SEURING, S. é novamente um pesquisador líder e influente nessa área, uma vez que aparece como um nó central na rede social. Outros autores da análise blibliométrica também emergem aqui como pesquisadores relevantes, como SARKIS, J. e CARTER, C.R., que apareceram três vezes nesta rede. Alguns autores não têm uma grande quantidade de publicações, mas também são importantes para a rede, como SRIVASTAVA, S e VACHON, S, por exemplo.

A análise de cocitação foi conduzida com o objetivo de identificar os pares de referências mais utilizadas pelos trabalhos da amostra e também auxilia na consolidação da avaliação das bases teóricas das publicações.

A fim de explorar e compreender melhor as conexões diretas entre as publicações, foi calculado o grau de centralidade, que significa o número de atores aos quais um ator está diretamente ligado. A Tabela 2 apresenta os resultados do cálculo de centralidade, os quais foram calculados a partir do software UCINET. O grau de centralidade normalizado representa o percentual dos referidos graus:

Tabela 2 - Resultados de centralidade para cada publicação da rede de cocitação. Nota: Foram consideradas apenas as quinze publicações com os maiores graus de centralidade, por questões de limites de palavras do artigo

(14)

14 Fonte: Autoria própria

Nota-se que o que foi observado na rede de cocitações foi comprovado, cujo artigo de Seuring (2008) é o que apresenta um maior número de conexões com outras publicações, sendo ele o ator central desta rede.

A Tabela 3 apresenta os indicadores gerais de toda a rede, em que observa-se a média de todas as relações, o desvio padrão, a soma de todas as relações, mínimo e máximo, que indicam os graus máximos e mínimos de interações que que os atores têm dentro da rede. Nesta rede, a média apresentada é que um ator está ligado com outros 51,3 atores, com um desvio padrão de 14,248 e uma variância de 203,01. No total, foram 1584 atores (artigos) interligados na rede apresentada. O artigo que apresentou mais referências dentro desta rede, citou 85 dos trabalhos de toda a amostra. Esses dados comprovam que nesta rede social de SSCM há uma forte ligação entre diferentes artigos.

(15)

15 Tabela 3 - Resultados estatísticos do grau de centralidade de toda a

rede

Fonte: Autoria própria

Também foi possível identificar através dessa metodologia quais as palavras-chaves mais presentes nos 63 artigos da amostra. A rede a seguir (Figura 3) apresenta a interligação das palavras-chaves mais utilizadas para o referido assunto. Quanto maior o seu diâmetro, mais vezes essa palavra foi utilizada.

(16)

16 Fonte: Autoria própria

Para comprovar e compreender melhor as conexões diretas entre as palavras-chaves, também foi calculado o grau de centralidade, assim como para as publicações. A Tabela 4 apresenta os resultados do cálculo de centralidade, os quais foram calculados a partir do software UCINET. O grau de centralidade normalizado representa o percentual dos referidos graus:

(17)

17 Tabela 4 - Resultados de centralidade para as palavras-chaves da rede de cocitação. Nota: Foram consideradas apenas as quatorze palavras-chaves com os maiores graus de centralidade, por questões de limites de palavras do

artigo

Fonte: Autoria própria

Percebe-se tanto na rede como na Tabela 3, que Supply Chain Management, Literature Review e Sustainability são as palavras-chaves que aparecem mais vezes nos estudos, e também, possuem um maior grau de centralidade, ou seja, são as que possuem um maior relacionamento com as demais palavras-chaves.

4. Conclusão

O presente trabalho objetivou realizar uma meta-revisão sistemática de literatura, ou seja, um estudo de todas as revisões de literatura de SSCM.

A análise inicial das publicações evidenciou o quanto SSCM é um assunto atual tendo em vista que a pesquisa das revisões de literatura de SSCM iniciou-se em 1990 e somente em 2007 começaram a aparecer os trabalhos de revisão da literatura. Além disso, observa-se também que o número de publicações cresceu de maneira considerável, o que mostra que o assunto está cada vez mais em destaque.

(18)

18 Com relação a análise da rede de relacionamentos, através do método bola de neve, foi possível ter acesso às referências que foram utilizadas nos artigos de revisão de literatura. Com a rede elaborada, pode-se observar uma concentração nos trabalhos de Seuring (2008), Srivastava (2007) e Carter (2008), indicando que os anos de 2007-2008 são um marco na área. Esses três trabalhos representam 68,1% do total de citações e 73% do InOrdinatio.

Percebe-se que os três trabalhos que mais possuem conexões na rede de relacionamento são artigos de revisões de literatura, os quais além de estarem presentes nesta rede de referências, estão presentes na amostra inicial da presente pesquisa (artigos de revisão de literatura). A análise das palavras-chaves foi realizada para identificar quais são as mais utilizadas e seus pares de relacionamentos. Foi possível perceber que Supply Chain Management, Literature Review e Sustainability são as mais presentes e com maior grau de centralidade. Isso significa que para trabalhos desse perfil, essas palavras-chaves são de suma importância serem utilizadas na busca. Também fica como sugestão, utilizar palavras-chaves diferentes das presentes na rede, a fim de identificar novas vertentes nos estudos de SSCM.

Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para futuras pesquisas.

REFERÊNCIAS

Alejandro, V. A., Norman, A. G. Manual introdutório à análise de redes sociais. UAEM–Universidad

Autonoma Del Estado de Mexico. 2005

Batagelj, V., Mrvar, A. Pajek Wiki. Disponível em: <http://pajek.imfm.si/doku.php>. 2008.

Borgatti, S., Everett, M., Freeman, L. Ucinet for Windows: software for social network analysis. Boston: Analytic Technologies. 2002.

Bowen, F. E., Cousins, P. D., Lamming, R. C., & Farukt, A. C. The role of supply management capabilities in green supply. Production and operations management, v.10, n.2, p.174-189, 2001.

Brandenburg, M., Govindan, K., Sarkis, J., Seuring, S. Quantitative models for sustainable supply chain management: Developments and directions. European Journal of Operational Research, v.233, n.2, p.299-312, 2014.

Carter, C. R., Carter, J. R. Interorganizational determinants of environmental purchasing: initial evidence from the consumer products industries. Decision Sciences, v.29, n.3, p.659-684, 1998.

(19)

19 Carter, C. R., Liane Easton, P. Sustainable supply chain management: evolution and future

directions. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v.41, n.1, p.46-62. 2011. Carter, C. R., Rogers, D. S. A framework of sustainable supply chain management: moving toward new

theory. International journal of physical distribution & logistics management, v.38, n.5, p.360-387. 2008 Gold, S., Seuring, S., Beske, P. Sustainable supply chain management and inter‐organizational resources: a literature review. Corporate social responsibility and environmental management, v.17, n.4, p.230-245. 2010.

Gold, S., Seuring, S., Beske, P. Sustainable supply chain management and inter‐organizational resources: a literature review. Corporate social responsibility and environmental management, v.17, n.4, p.230-245.2010. Hassini, E., Surti, C., Searcy, C. A literature review and a case study of sustainable supply chains with a focus on metrics. International Journal of Production Economics, v.140, n.1, p.69-82. 2012.

Kainuma, Y., & Tawara, N. A multiple attribute utility theory approach to lean and green supply chain management. International Journal of Production Economics, v.101, n.1, p.99-108. 2006.

Linton, J. D., Klassen, R., Jayaraman, V. Sustainable supply chains: An introduction. Journal of operations

management, v.25, n.6, p.1075-1082. 2007.

MIEMCZYK, Joe; JOHNSEN, Thomas E.; MACQUET, Monica. Sustainable purchasing and supply management: a structured literature review of definitions and measures at the dyad, chain and network levels. Supply Chain Management: An International Journal, v.17, n.5, p.478-496, 2012.

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, p.1-27. 2015.

Persson, O., Danell, R., Schneider, J. W. How to use Bibexcel for various types of bibliometric analysis. In: Celebrating scholarly communication studies: A Festschrift for Olle Persson at his 60th Birthday, ed. F. 2009. Sarkis, J., Zhu, Q., Lai, K. H. An organizational theoretic review of green supply chain management literature.” International Journal of Production Economics, v.130, n.1, p.1-15. 2011.

Seuring, S., & Müller, M. From a literature review to a conceptual framework for sustainable supply chain management. Journal of cleaner production, v.16, n.15, p.1699-1710. 2008.

Seuring, S., & Müller, M. Core issues in sustainable supply chain management–a Delphi study. Business

strategy and the environment, v.17, n.8, p.455-466. 2008.

Seuring, S. A review of modeling approaches for sustainable supply chain management. Decision support

systems, v.54, n.4, p.1513-1520. 2013.

Sheu, J. B., Chou, Y. H., & Hu, C. C. An integrated logistics operational model for green-supply chain

management. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v.41, n.4, p.287-313. 2005.

(20)

20 Srivastava, S. K. Green supply‐chain management: a state‐of‐the‐art literature review. International journal of

management reviews, v.9, n.1, p.53-80. 2007.

Vachon, S., & Klassen, R. D. Extending green practices across the supply chain: the impact of upstream and downstream integration. International Journal of Operations & Production Management, v.26, n.7, p.795-821. 2006.

Watanuki, H. M., de Nadae, J., de Carvalho, M. M., de Oliveira Moraes, R. Gestão de projetos internacionais: um estudo bibliométrico. Gestão e Produção. V. 21, n. 3, p.660-675. 2014.

Wasserman, S., Faust, K. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press. 1994.

Xie, Y., Breen, L. Greening community pharmaceutical supply chain in UK: a cross boundary approach. Supply Chain Management: An International Journal, v.17, n.1, p.40–53. 2012

Zhu, Q., & Sarkis, J. Relationships between operational practices and performance among early adopters of green supply chain management practices in Chinese manufacturing enterprises. Journal of operations

management, v. 22, n.2, p.265-289. 2004.

Zsidisin, G. A., & Siferd, S. P. Environmental purchasing: a framework for theory development. European

Referências

Documentos relacionados

Esse fato corrobora com as conclusões anteriores do presente trabalho, indicando que o modelo CAPM ainda está vivo para o mercado brasileiro, ou seja, o beta sozinho continua sendo

É contraproducente colocar médicos nos quais se investiu tanto para desempenhar tarefas menos complexas para as quais outros profissionais podem ser treinados.. É mais do que

O cadastro de Matrícula será composto de nome, registro de matrícula, categoria e classificação; foto atualizada, sexo, estado civil, escolaridade,

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (Supply Chain Management and Competitive Intelligence)... GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

As Despesas Gerais e Administrativas (G&amp;A) foram reduzidas em 50 bps como percentual da receita líquida no 3T12, na comparação com o 3T11, em virtude de alavancagem

No entanto, Searle (2006) considera que nem todos os estados conscientes são intencionais (por exemplo: o estado de ansiedade difusa ou o humor depressivo podem

O termo caixa refere-se aos valores que poderão ser utilizados a qualquer momento para pagamentos, cuja gestão visa manter uma liquidez imediata necessária para