• Nenhum resultado encontrado

Programa de Trabalho ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Trabalho ( )"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Programa de Trabalho (2021-2025)

Gestão Democrática e Humanizada

Vambora de Novo: A Mudança Não Pode Parar

Luis Fernando dos Santos Souza, matrícula SIAPE 1793437, servidor do Instituto Federal do Piauí Campus Parnaíba, em atendimento ao Art. 52 do Edital 01/2021, vem apresentar o plano de trabalho abaixo como requisito obrigatório para candidatar-se ao cargo de Diretor Geral do Campus Parnaíba para o quadriênio 2021-2025.

Caríssimos Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos.

Convidamos a comunidade IFPIANA para, juntos, fazermos um grande e democrático debate acerca dos rumos que o nosso IFPI Campus Parnaíba irá tomar nos próximos quatro anos. O momento atual de Pandemia da Covid-19 nos impôs desafios sociais e acadêmicos nunca antes experimentados. É o momento de somarmos todos os nossos esforços, corações e mentes para atravessarmos esse período na esperança e fé de que dias melhores nos aguardam logo ali. Apesar do necessário distanciamento físico, estaremos unidos virtualmente para discutirmos e apresentar nossas ideias, propostas e realizações. Vimos com convicção e respeito à nossa comunidade IFPIANA colocar nosso nome como candidato ao cargo de Diretor Geral do IFPI Campus Parnaíba, porque a mudança não pode parar. Vambora de Novo construir uma instituição ainda melhor para se viver.

Através deste documento queremos reforçar a importância da participação da comunidade acadêmica para a legitimidade do processo de escolha do seu gestor fortalecendo, deste modo, a imprescindível autonomia institucional. Há quatro anos, em 2017, fomos conduzidos à gestão com apoio muito grande, o que redobrou nossa responsabilidade perante a comunidade que depositou em nosso nome a esperança de ver uma instituição renovada. Nos últimos quatro anos temos nos dedicado diariamente a cumprir nossa missão institucional de “oferecer uma educação pública, gratuita e de excelência, direcionada às demandas sociais”. Foram inúmeros projetos de pesquisa, extensão, visitas técnicas, eventos científicos e culturais que fizeram do IFPI uma referência na região norte do Piauí. Os recursos financeiros foram investidos com a mais absoluta probidade e eficiência por nossa gestão para fazer

(2)

cumprir nosso compromisso com a aprendizagem e bem-estar do nosso estudante, que se manteve nos mais altos patamares. O estudante sempre foi e será nossa prioridade.

Nossa instituição, centenária em nosso estado, completará 14 anos de existência em 14/11/2021 na cidade de Parnaíba, se consolidando como um grande polo de desenvolvimento e formação profissional e de cidadania. Isto nos impõe uma agenda calcada em princípios e valores alinhados com os mais nobres anseios da nossa sociedade. É neste sentido que lhes apresentamos este Plano de Trabalho que enseja propostas nas mais diversificadas áreas, tais como: Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Assistência Estudantil e Infraestrutura. Nossa Campanha terá como mote: Uma Gestão Democrática e Humanizada. “Vambora de Novo: A Mudança Não Pode Parar”.

Princípios da Gestão

● Ética e Democracia.

● Transparência nos atos da gestão.

● Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. ● Planejamento participativo.

● Promoção da pesquisa, Extensão e Inovação. ● Respeito às decisões colegiadas.

● Valorização de servidores e alunos.

● Isonomia no trato com servidores e alunos.

● Primazia do Interesse Público e da Função Social do IFPI. ● Respeito às relações interpessoais.

Compromissos

● Fazer uma gestão democrática baseada no respeito e no diálogo. ● Guiar nossas ações pela missão, visão e valores do IFPI.

● Firmar parcerias com entidades públicas, privadas e entidades de classe.

● Buscar recursos interna e externamente para a realização de projetos Institucionais. ● Zelar pela segurança e conservação das instalações físicas do Campus.

(3)

● Envidar todos os esforços para a inclusão digital dos nossos estudantes. ● Consolidar o IFPI como a melhor instituição de ensino de Parnaíba.

● Zelar e aplicar com seriedade e transparência os recursos orçamentários do campus. ● Garantir que tenhamos o melhor ambiente possível para estudar e trabalhar.

● Fortalecer a pesquisa, extensão e inovação no Campus em harmonia com as demandas sociais e os arranjos produtivos locais e regionais.

● Investir cada vez mais em esporte e cultura como formas alternativas de educação.

Administração

● Melhorar a comunicação com a comunidade (interna e externa) através do projeto IFPI em Diálogo, que consistirá em uma programação semanal com informes através das nossas redes sociais.

● Fortalecer as relações institucionais entre os servidores e os diversos setores do campus, buscando atender com a maior brevidade possível as demandas apresentadas, mantendo a igualdade de tratamento para todos.

● Buscar a regularização fundiária do Campus.

● Realizar capacitação dos servidores para o uso dos sistemas administrativos do IFPI. ● Estabelecer novas parcerias com o setor público e privado.

● Criar o Plano Diretor do IFPI Campus Parnaíba.

● Implementar o Conselho Diretor do IFPI Campus Parnaíba.

● Providenciar um protocolo sanitário para o retorno seguro às atividades presenciais de ensino e administrativas.

● Fortalecer a sustentabilidade no campus.

Ensino

● Ofertar cursos profissionalizantes na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).

● Implementar Cursos na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos). ● Preparar a transição para um modelo de ensino híbrido no período pós-pandemia. ● Dar suporte integral à prática docente do Campus.

(4)

● Fortalecer a política de visitas técnicas como ferramenta de ensino/aprendizagem. ● Fortalecer a Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

● Consolidar a autonomia das Coordenações Administrativas e do Ensino. ● Criar novo curso superior no Eixo de Informação e Comunicação.

● Aprimorar os conselhos de classe através de ferramentas de tecnologia da informação. ● Fortalecer o caráter formativo dos Encontros Pedagógicos.

● Fortalecer e ampliar a interação com a rede pública municipal e estadual de Ensino. ● Estimular projetos que visem à redução da evasão e retenção de discentes em todos os

níveis de ensino.

● Promover ações educacionais junto aos discentes visando complementar de forma prática os conteúdos que foram realizados de forma remota.

● Promover e consolidar o incentivo à participação dos discentes em eventos científicos, esportivos e culturais, regionais e/ou nacionais.

● Fortalecer e ampliar bolsas de pesquisa e monitoria, para os discentes do Campus Parnaíba.

● Ampliar o apoio às olimpíadas de conhecimento, aumentando o número de alunos participantes e de competições contempladas.

Assistência Estudantil

● Manter e ampliar os benefícios aos estudantes do IFPI no âmbito da POLAE.

● Consolidar os programas exitosos que concorram para otimização da aprendizagem e permanência dos estudantes durante o período pandêmico: Auxílio Conectividade, Auxílio Tablet, Auxílio temporário, dentre outros.

● Fortalecer o diálogo entre a gestão e as entidades de representação estudantil do Campus.

● Incentivar, cada vez mais, a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, esportivos e culturais.

● Manter o setor de saúde atendendo plenamente os nossos estudantes.

● Criar, através de portaria, uma comenda que laureie os estudantes e servidores que alcançarem destaque acadêmico, esportivo, cultural ou de cidadania. O nome da honraria, bem como seus critérios, será estabelecido por uma comissão destinada para esta finalidade.

● Fortalecer o esporte no campus como ferramenta de cidadania, inclusão e aprendizagem.

(5)

● Construção de uma academia para servidores e alunos/atletas.

Extensão

● Fortalecer as práticas integrativas entre escola e empresas, com a criação do núcleo de empreendedorismo no campus, através de parcerias entre campus e empresas da comunidade.

● Dar continuidade aos projetos de Robótica oferecidos à comunidade, com incentivo à participação do campus em eventos científicos da área.

● Promover cursos de Extensão nas áreas de educação inclusiva, como as parcerias que já aconteceram em cursos com a APAE de Parnaíba e Buriti dos Lopes, com a AMA e outras instituições.

● Realizar eventos extensionistas que abordem a temática de formação de professores, promovendo o compartilhamento de experiências do ensino em contexto de pandemia. ● Dar continuidade ao Projeto “Astronomia e Comunidade”.

● Acelerar os projetos de acessibilidade e inclusão nos espaços físicos do campus. ● Projetos literários com promoção de publicação de coletâneas escritas por estudantes e

comunidade.

● Cursos preparatórios para o ENEM.

● Projeto de canto-coral, banda e outros projetos na área da música. ● Projetos de promoção da saúde mental no campus e na comunidade.

● Promoção de eventos sobre nossas matrizes culturais: diversidade étnica, religiosa, consciência afro e indígena.

● Estimular projetos que proponham discussão e intervenção em problemas de urgência social em parceria com instituições sobre temos como violência contra a mulher, violência doméstica, assédio sexual, vulnerabilidade social e outros.

● Fortalecer projetos com ênfase em educação ambiental.

● Estimular projetos que visem a eficiência energética e sustentabilidade.

● Criar o evento ExpoTAE para apresentar à comunidade a produção autoral dos nossos servidores administrativos.

● Fortalecer o Evento IFPI na Praça, realizado anualmente no Dia do IFPI (14/11) na cidade de Parnaíba.

● Implantação do projeto IFPI nas Escolas (projeto já está na Prefeitura e não foi implantado em 2020 em razão da pandemia).

(6)

● Incentivar a incubação de novas empresas Jrs.

● Dar suporte material e logístico para eventos de extensão no âmbito do Campus Parnaíba.

Pesquisa e Inovação

● Promover feiras científicas mostrando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos tanto do ensino médio quanto do ensino superior.

● Incentivar a participação de servidores na proposição de projetos de pesquisa.

● Divulgar os editais propostos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPI e por demais órgãos fomentadores da pesquisa como o CNPQ. ● Incentivar a formação de grupos de pesquisa no campus.

● Incentivar os servidores na participação de eventos de forma interna e externa para divulgação do resultado das pesquisas concluídas.

● Contribuir na implementação de Revista Científica para o campus.

● Acompanhar o desenvolvimento e finalização dos projetos de pesquisa no Suap. ● Realizar o acompanhamento e as prestações de conta dos projetos fomentados. ● Promover treinamentos para a submissão de projetos no Suap.

Infraestrutura

● Ampliação das áreas destinadas ao Paisagismo.

● Adequação dos espaços físicos existentes para promoção de novas áreas de convivência.

● Construção de um novo Laboratório de Química.

● Implementação de um Laboratório Maker para práticas inovadoras de ensino.

● Melhoria da infraestrutura dos laboratórios, através de um plano de manutenção setorizado.

(7)

● Construção de um estúdio para produção de conteúdos audiovisuais. ● Construção de uma sala de Cultura e Arte.

● Construção de Academia Anexa ao Ginásio poliesportivo. ● Retelhamento de Espaços acadêmicos e administrativos.

● Pintura dos Espaços Acadêmicos e Administrativos do Campus.

● Instalação de bloquetes pré-moldados intertravados de concreto no estacionamento do campus.

● Reforma da Platibanda do Pátio 01. ● Reforma da Caixa D’Água.

● Instalação de Letreiros de Metalon na Platibanda do pátio 01, para o fortalecimento da identidade visual do IFPI Campus Parnaíba.

● Manutenção da rede Elétrica do Campus, no âmbito do programa IFPI Boa Energia. ● Conclusão das obras do Novo Refeitório.

● Executar o projeto de sinalização e renovação da Comunicação Visual nas dependências do Campus.

Breve Currículo do candidato Prof. Dr. Luis Fernando

O professor Dr. Luis Fernando dos Santos Souza, candidato à Direção Geral do Campus Parnaíba, tem 37 anos e ingressou no IFPI no ano de 2010 no Campus São Raimundo Nonato. Já em 2011 veio transferido, a pedido, para a cidade de Parnaíba onde permanece até a presente data. No campus Parnaíba ministrou disciplinas em cursos da educação básica, graduação e atualmente é prof. do Mestrado ProfEPT. O professor é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Possui Mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Diretor Geral pro tempore do Campus Parnaíba no período de 09/01/2013 até 28/05/2013 (4 meses e 19 dias). Nesta curta passagem pela Direção Geral já sentimos que poderíamos fazer muito mais pelo nosso campus. Acumulamos conhecimento da gestão pública e montamos o projeto Renovação e Mudança que foi apresentado à comunidade Ifpiana nas eleições de 2017, da qual saímos eleitos com o voto de 19 técnicos administrativos, 35 Professores e 357 Estudantes. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela nossa gestão em prol da Educação Profissional e Tecnológica na Cidade de Parnaíba fomos laureados com a Medalha do Mérito Municipal (Decreto 117/2018) e com o Título de Cidadão Parnaibano (Lei 3547/2020). Nos últimos 4

(8)

(quatro) anos temos nos dedicado integralmente ao nosso Campus e apesar do cenário de crise financeira e sanitária quem vem assolando o Brasil, conseguimos fazer uma gestão focada em resultados e dispensamos todos os nossos esforços para conseguir recursos financeiros e firmar parcerias para viabilizar a excelência do IFPI Campus Parnaíba. Segue abaixo um resumo breve das principais ações desenvolvidas pela nossa gestão nos últimos 4 (quatro) anos.

Realizações

● Criação do grupo todos-phb que melhorou o fluxo de informação entre Docentes e TAEs em nosso Campus.

● Montagem de uma Sala exclusiva para Atendimento ao Aluno. ● Construção de um Laboratório de Física.

● Reforma completa do Setor de Saúde.

● Implantação do Serviço Odontológico através de parceria com a PM de Parnaíba ● Substituição de todas as 225 calhas e lâmpadas externas do IFPI por lâmpadas eco

eficientes.

● Implantação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT (O mais concorrido da história do Piauí com mais de 6.500 candidatos para 24 vagas).

● Aquisição de mais de 100 mil reais em serviços equipamentos para o Refeitório Institucional.

● Aumento da banda larga da internet em 1000%. Recebemos o campus com uma banda larga de 20Mbps e demos um Up grade no link para 200Mbps dedicado.

● Construção de um novo refeitório (já em andamento).

● Firmamos várias parcerias, dentre as quais estão: Sesc, Prefeitura de Parnaíba, TV Costa Norte, dentre outras.

● Aquisição de 3 Tendas e um Balão inflável Personalizados de 4m de altura que fortaleceu a marca IFPI na comunidade Parnaibana.

● Através do nosso requerimento foi estabelecido o dia 14/11 como o Dia do IFPI na Cidade de Parnaíba. Projeto de lei 3.455/2019.

● Oferta de vários projetos na área da Música (Coral IFPI Encantos, Camerata IFPI, Banda catarses).

(9)

● Projetos de paisagismo realizados com a madeira doada pelo Ibama e aplicação de 2000m² de grama.

● Construção de 700m lineares de muro (mais de 2000m²).

● Reforma completa dos banheiros para melhor atender aos alunos. ● Criação da sala do Grupo Observacional de Astronomia (GOA). ● Criação da Sala de Coordenação do Eixo Gestão e Negócios. ● Compra de 9 novos aparelhos de ar condicionado.

● Compra de 30 novas estantes para a biblioteca. ● Compra de 1 novo armário deslizante para o Arquivo. ● Compra de 30 No Breaks.

● Restauração dos nobreaks responsáveis pelo bom funcionamento da TI. ● Compra de 3 novos swicths para melhorar a rede wi fi do Campus. ● Fortalecimento do Esporte através de apoio logístico e financeiro. ● Campanha de identificação dos servidores “Cara Crachá”.

● Apoio integral aos eventos acadêmicos, culturais e esportivos no âmbito do Campus. ● Compra de 24 Totens dispensers de álcool gel para prevenção ao novo Corona Vírus. ● Fornecimento de insumos (máscaras, álcool gel e alimentos) a instituições que

combatem o COVID-19.

● Instalação de Internet (cabeada e wi fi) nos laboratórios de química, física e edificações).

● Empréstimo de 239 tablets e chips de dados aos estudantes durante a pandemia.

● Pagamento de auxílio conectividade e auxílio temporário que viabilizaram a permanência e o êxito dos estudantes no período do ensino remoto.

● Contratação de 1 professor de música, 1 professora de contabilidade, 1 professora de educação física e 1 arquiteto.

● Fortalecimento do evento IFPI na Praça.

● 29 Medalhas em Olimpíadas de Conhecimento.

● 37 Menções honrosas em olimpíadas de conhecimento e eventos. ● 6 Prêmios de destaque em eventos nacionais.

● Alcançamos o 3º Lugar, dentre os 20 campi do IFPI, em eficiência financeira (fonte: Relatório Analítico de Eficiência Orçamentária PROAD/IFPI 2020).

Prof. Dr. Luis Fernando dos Santos Souza Candidato a Diretor Geral do IFPI Parnaíba

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Contributions of Psychological Well-Being and Social Support to an Integrative Model of Subjective Health in Later Adulthood... Social support, life satisfaction and

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O estágio de Medicina Interna ficou ligeiramente aquém das minhas expectativas, na medida em que ao ter sido realizado num hospital privado, o grau de autonomia que me

The analysis of the expressive and instrumental gestures, from the perspective of the body as a transitory space of relations and instrument, as a multisensory space, showed that the

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

não veracidade de informações prestadas a Administração, poderá a CONTRATANTE aplicar à CONTRATADA, garantida a prévia e ampla defesa, as sanções administrativas previstas