• Nenhum resultado encontrado

CARGO 6166 ADMINISTRADOR ESCOLAR I PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO 6166 ADMINISTRADOR ESCOLAR I PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CARGO –6166–ADMINISTRADOR ESCOLAR I PROVA OBJETIVA –CONHECIMENTOS GERAIS

1. Segundo a Lei Complementar n° 170 – Lei do Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina, a educação escolar, no Estado de Santa Catarina, obedece aos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o

pensamento, a arte e o saber.

III. Respeito à individualidade, às diferenças pessoais, aos valores e capacidades coletivas, reforço às desigualdades e defesa do patrimônio público.

IV. Gestão democrática do ensino, valorização dos profissionais da educação e promoção da justiça social.

Estão corretas as assertivas: a) Somente I, III e IV. b) Somente II, III e IV. c) Somente II e III. d) Somente I, II e IV.

2. Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa “ensinar” a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

a) Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.

b) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.

c) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

d) Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.

(2)

3. As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

a) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

b) Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

c) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

d) Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em um dos seus artigos afirma: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, a em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado, assinale a alternativa correta.

I. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

IV. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente a I está correta. b) Somente I e IV estão corretas.

(3)

5. Quando temos a preocupação com a elaboração do Projeto Político Pedagógico, logo pensamos na concepção filosófico-pedagógica, na organização escolar e na organização do ensino. O artigo 3o da resolução 17/99 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina estabelece que a concepção filosófica, definida como norteadora do processo ensino-aprendizagem, deve:

I. Definir a concepção de mundo, sociedade, homem e escola que quer trabalhar e produzir.

II. Definir a função sócio-econômica e pública da escola, e ainda definir as inter-relações de poder dentro da escola.

III. Materializar as condições necessárias à garantia dos direitos e deveres dos segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, pais, professores e corpo diretivo-administrativo.

IV. Definir que as deliberações deverão seguir a seguinte ordem hierárquica de poder: diretor da escola, conselho deliberativo, APP’s, Grêmio Estudantil.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente I e III estão corretas. b) Somente a I está correta.

c) Somente I, II e IV estão corretas. d) Somente III e IV estão corretas.

6. Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:

a) As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.

b) A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.

c) A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.

d) A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de

(4)

7. Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70. 2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo-se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o “saber universal”, ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua-se quando acentua-se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é: a) 4, 2, 1, 3.

b) 3, 4, 1, 2. c) 3, 4, 2, 1. d) 1, 2, 4, 3.

8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais desenvolvidos para o ensino fundamental destinam-se a todos os/as brasileiros/as e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles: a) Respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais. b) Justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.

c) Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

(5)

9. Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe à escola transmitir saberes “públicos”, explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares.

( ) A aprendizagem em sala de aula é sempre individual, limitada às relações frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto é, de aluno para aluno.

( ) Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturação escolar é o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade básica de mudança, em função do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critérios de qualidade. ( ) O ensino é uma atividade teórica que se propõe a dirimir dúvidas

educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influências na constituição da escola e na forma de gestão.

( ) Na perspectiva heurística da prática escolar, com a consciência da importância e transformação de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem é resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno. A seqüência correta é: a) F, V, F, V e F. b) V, F, V, F e V. c) F, F, V, V e V. d) V, F, V, V e V.

(6)

10. Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudança educativa, constatamos que tanto a descentralização como a centralização são instrumentos para a gestão de problemas permanentes, cujas soluções se situam em tempos e contextos específicos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta:

Central B

a) O vetor principal da descentralização educativa é o da territorialização da decisão, isto é, o reconhecimento de que territórios são recursos instrumentais para a democratização e a eficiência.

b) A indefinição dos limites entre as dimensões de localização do poder (nível central ou nível local) e de assunção do poder (responsabilidade política e responsabilidade profissional) é uma das questões em permanente debate na concepção de política curricular de consenso entre os atores e que não merece relevância na discussão de descentralização educativa.

c) A política centralista tem papel predominante, nos territórios locais, na contextualização da política curricular mediante a concepção, implementação e avaliação de projetos curriculares que são recontextualizados em função de orientações políticas que assegurem a igualdade.

d) A crítica à heterogeneidade e à defesa de uma democracia próxima dos atores, com competência para interpretar localmente as decisões centrais, não são aspectos de maior relevância nas políticas centralizadas.

C Profissional

D

Políticas curriculares Política A

(7)

PROVA OBJETIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Quaglio (2003) destaca o caráter problematizador na discussão sobre questões da Administração, Supervisão e Funcionamento da Educação Brasileira. Para tornar a ação dos especialistas em assuntos educacionais uma ação de caráter problematizador, é necessário:

a) Controlar os recursos necessários e disponíveis na instituição.

b) Apenas transferir aos professores seus conhecimentos sobre educação.

c) Promover espaços para comunicação dialógica na escola, despertando “aptidões” para as mudanças por meio de uma ação conjunta, cooperativa, que envolva professor e demais profissionais da escola e da comunidade.

d) Desenvolver sua capacidade de trabalho focalizando uma perspectiva exclusivamente técnica e científica.

12. Uma das funções do administrador escolar, juntamente com o diretor e outros especialistas, é promover a discussão, com o coletivo da escola, da distribuição e aplicação dos recursos financeiros visando a um ensino de qualidade. Parte desses recursos são provenientes do FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, instituído pela Emenda Constitucional n°14/96. Sobre o referido Fundo é correto afirmar:

I. É formado por recursos provenientes de algumas transferências de impostos (ICMS, IPI, Lei Kandir, Fundo de Participação dos Estados e Municípios) e o montante acumulado em cada Estado é distribuído às Secretarias da Educação, conforme o número de alunos matriculados no ensino fundamental.

II. Trata-se de uma política pública formulada pelo Governo Federal que tem como objetivo garantir a universalização do ensino fundamental e a remuneração condigna do magistério.

III. Os recursos do Fundo são destinados somente ao ensino fundamental, não podendo ser aplicados em outros níveis de ensino. IV. Na rede pública de ensino fundamental, os recursos do FUNDEF

podem ser aplicados no ensino regular e nas modalidades de educação especial.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Apenas I, II, III.

b) Apenas a IV. c) Apenas I, III, IV. d) I, II, III, IV.

(8)

13. Investindo na consolidação de uma escola pública inclusiva, o Presidente da República sancionou a lei n.° 10.639/03, que altera a lei n° 9394/96 em seu artigo 26. Sobre essa lei é correto afirmar:

a) Estabelece a inclusão, no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, da obrigatoriedade da temática da Educação Ambiental.

b) Institui a década da educação e fixa metas para a habilitação do magistério do ensino fundamental.

c) Institui a criação do Programa Bolsa Família.

d) Estabelece a inclusão, no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

14. A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. Buscar sua autonomia e competência como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. Diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. Proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. Aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as assertivas: a) Apenas I e IV.

b) I, II, III, IV. c) Apenas I, II, III. d) Apenas II e III.

(9)

15. Ao elegermos o currículo das nossas escolas, a reflexão deve contemplar quais conhecimentos incluir/excluir, que grupos sociais considerar e de que forma estão sendo incluídos/excluídos e, conseqüentemente, que divisões sociais estão sendo produzidas ou reforçadas no interior desse currículo. Nesse processo, ao administrador escolar, enquanto especialista em assuntos educacionais, compete:

a) Com o orientador educacional e o supervisor escolar, refletir e encaminhar as discussões, junto à comunidade escolar, do processo de articulação das ações curriculares, mediando e interferindo para que o aluno e sua realidade sejam foco permanente de reflexão e do redirecionamento desta.

b) Coordenar somente o processo de discussão, elaboração e operacionalização do planejamento de ensino.

c) Responsabilizar-se apenas pela apresentação de dados da comunidade escolar, como suporte para as escolhas que farão parte do currículo.

d) Definir e elaborar, junto com os administradores das outras escolas da rede, somente os projetos que as escolas devem incluir no currículo e desenvolver durante o ano letivo.

16. O Art. 5° da Lei 9394/96 e o Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente asseguram à criança e ao adolescente o direito de acesso e permanência no ensino fundamental, como direito público subjetivo. Para cumprir esse dispositivo legal, é atribuição específica do administrador escolar:

a) Contribuir para o acesso e permanência de todos os alunos na escola, intervindo, com sua especificidade de mediador, na realidade do aluno no currículo.

b) Contribuir para o acesso e permanência de todos os alunos na escola, intervindo, com sua especificidade de mediador, nas condições necessárias à organização escolar, bem como nos desdobramentos desta.

c) Contribuir para o acesso e permanência de todos os alunos na escola, intervindo, com sua especificidade de mediador da ação docente, no currículo.

d) Contribuir para o acesso e permanência de todos os alunos na escola, intervindo, com sua especificidade de inspetor da educação, no controle dos recursos materiais.

(10)

17. Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:

a) A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.

b) Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.

c) Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.

d) Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.

18. A coordenação, atualização, organização e socialização da legislação do ensino e de administração de pessoal da unidade escolar são atribuições que competem:

a) Apenas ao(à) secretário(a) da escola. b) Ao administrador escolar e/ou ao diretor. c) Ao Conselho Municipal de Educação.

d) Apenas ao Sindicato que representa a categoria.

19. Para Mello (1985), a educação escolar democrática, no conjunto dos demais processos de transformação social, exerce um papel que é específico, mas não isolado, ou seja, que se articula, organicamente, às vezes contraditoriamente com a dinâmica de transformação da sociedade. Que papel é esse?

a) O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.

b) O de reproduzir e repassar, somente, os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade.

c) O de garantir, às camadas populares, a aquisição de conhecimentos que favoreçam sua inserção na dinâmica mais geral das mudanças que ocorrem na sociedade.

d) O de transmitir conhecimentos úteis e técnicos aos alunos, para garantir-lhes uma vaga no mercado de trabalho.

(11)

20. As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:

a) A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador. b) Vêm para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como

por exemplo o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.

c) A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

d) Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

21. Para cumprir com as funções sociais da escola pública contemporânea é necessário oferecer um ensino de qualidade. Neste aspecto, os especialistas em assuntos educacionais têm uma importante função a desempenhar, a qual inclui:

I. Articular o currículo e a proposta pedagógica da escola.

II. Coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar junto com os professores, visando a reduzir os índices de evasão e repetência, qualificando o processo ensino-aprendizagem.

III. Propor e acompanhar projetos que dinamizem e favoreçam a apropriação de conhecimentos significativos e que considerem a realidade do aluno.

IV. Coordenar e participar, junto com os professores, do processo de identificação, de análise das causas e acompanhamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, visando ao redimensionamento da ação pedagógica.

Estão corretas as assertivas: a) Apenas I e III.

b) Apenas I e II. c) Apenas III e IV. d) I, II, III, IV.

(12)

22. A Revista Pátio de fev./abr. 2003, apresenta como grande tema o Projeto Político Pedagógico, destacando os educadores como agentes curriculares. Quando tratamos de Projeto Político Pedagógico nas escolas, nos referimos:

I. A um projeto vinculado à melhoria da escola, e esta, por sua vez, à mudança educativa, incluindo toda a comunidade educativa no projeto de suas metas de melhoria.

II. A um projeto que vem definido por um decreto da Secretaria de Educação, contendo intenções elaboradas pelos responsáveis políticos do município.

III. A um projeto da escola que não seja um documento que reflete desejos e grandes palavras, mas um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade.

IV. A um projeto vinculado à melhoria da escola, ditado por instâncias políticas, no qual professores e direção apenas elencam desejos sobre por onde caminhar durante o ano letivo para melhorar os índices de aprendizagem dos alunos.

V. A um processo de mudança e de antecipação do futuro que estabeleça princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.

Estão corretas as assertivas: a) Apenas I, II, IV.

b) Apenas II e III. c) Apenas I, III, V. d) I, II, III, IV, V.

23. De acordo com a Lei 9394/96, quanto à organização dos sistemas de ensino é correto afirmar:

a) Os municípios poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino, ou compor com ele um sistema único de educação básica. b) Os Estados definirão a organização dos sistemas de ensino de seus

municípios.

c) Os municípios deverão criar seu próprio sistema de ensino para poder receber os recursos do Governo Federal.

d) Caberá à União determinar os sistemas de ensino de cada unidade federada.

(13)

24. Segundo Alves (2001), para a melhoria da qualidade do ensino público é imprescindível que a escola assuma novas características, dentre outras, com bons equipamentos e recursos didático-pedagógicos, bem como com recursos humanos qualificados. Nesse contexto, cabe ao administrador escolar:

a) Coordenar e articular, anualmente, a elaboração e a reelaboração de dados da comunidade escolar, informando ao Conselho Municipal da Educação a situação sócio-econômica e familiar dos alunos, como base para a aquisição e distribuição dos recursos didático-pedagógicos para as escolas.

b) Organizar um cronograma de uso dos equipamentos e materiais didático-pedagógicos disponíveis na escola, agendar aulas de internet e dar formação aos profissionais do quadro funcional da unidade escolar.

c) Juntamente com a direção e outros especialistas em assuntos educacionais, organizar, distribuir, socializar e disponibilizar os recursos materiais existentes, bem como intervir na viabilização do acesso às novas tecnologias, investir na aquisição de acervo, prover um espaço amplo e mobiliado para o trabalho pedagógico, além de oportunizar a formação e a valorização permanente de seus recursos humanos.

d) Promover eventos somente com o fim de arrecadar fundos para equipar as escolas com recursos tecnológicos para o uso de alunos cujas famílias não lhes possam disponibilizar o acesso a esses meios.

25. A Lei n.º 9394/96, em seu art. 32, estabelece que o ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá como objetivo a formação básica do cidadão, mediante, dentre outros:

I. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

II. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. a) Estão corretas as assertivas I e II.

b) As assertivas I e II não estão corretas. c) Está correta apenas a assertiva II. d) Está correta apenas a assertiva I.

(14)

26. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, conforme estabelece a Lei n.º 9394/96:

( ) A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho do aluno, seu aproveitamento nos estudos e o controle de sua freqüência.

( ) Na avaliação do desempenho do aluno, os aspectos quantitativos devem preponderar sobre os qualitativos.

( ) Os sistemas municipais de ensino compreendem apenas as instituições de ensino fundamental e de educação infantil, mantidas pelo poder público municipal.

( ) A proposta de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, deve estar disciplinada no regimento da instituição de ensino. ( ) As escolas públicas podem cobrar taxa de matrícula e

condicionar o acesso ao uso do uniforme, sem transgredir a legislação vigente.

( ) O ensino será ministrado tendo como uma das bases o princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

( ) As escolas de educação básica, nos níveis fundamental e médio, deverão organizar o seu calendário letivo com carga mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.

Assinale a seqüência correta: a) V, F, F, V, F, V, V. b) F, V, F, V, V, V, F. c) V, F, V, F, F, V, V. d) F, V, V, F, V, F, F.

27. A Constituição Federal determina a obrigatoriedade do ensino fundamental. Para cumprir esse dispositivo e para ter sucesso na sua função social, a escola necessita da parceria de outros órgãos públicos e da sociedade civil, com vistas à resolução de problemas que surgem em seu ambiente, tais como infreqüência e evasão. Estes podem ser enfrentados pela escola e, principalmente, pela ação do Conselho Tutelar, do Promotor e do Juiz da Infância, cujas iniciativas serão respaldadas pelos programas municipais de execução das medidas aplicadas aos pais (ECA) ou às crianças e adolescentes (ECA). Dentre essas iniciativas, em Santa Catarina, criou-se:

a) O Programa de Apoio Pedagógico.

(15)

28. Luckesi (1996) destaca que “o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)” (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:

a) Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede. b) Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento

escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.

c) Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.

d) Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.

29. Tomando os especialistas em assuntos educacionais como articuladores do Projeto Político Pedagógico, cabe especificamente ao administrador escolar atuar frente:

a) À consideração sobre em que medida os fatos e relações na escola concorrem para os fins da educação escolar, sem que, para isso, seja necessário considerar as condições existentes.

b) À utilização racional de recursos para a realização de práticas escolares, com o propósito de buscar o objetivo pedagógico da escola.

c) Ao planejamento, junto com o professor, do plano de ensino.

d) À sistematização e divulgação, junto à família, de informações sobre o aluno, especialmente sobre sua freqüência e rendimento escolar.

(16)

30. Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:

“(...) é o processo de reflexão, de tomada de decisão (...) enquanto processo ele é permanente” (Vasconcellos, in Padilha, 2002:30).

“(...) é o produto que como tal pode ser explicitado em forma de registro, de documento ou não (...) enquanto produto, é provisório” (Vasconcellos, in Padilha, 2002:37).

“(...) é um modelo capaz de conduzir a ação à consecução de seus objetivos” (Lamparelli , in Bierrenbach, in Padilha, 2002:42).

“(...) é constituído de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido” (Lamparelli, in Bierrenbach, in Padilha, 2002:42).

a) Planejamento, Plano, Projeto, Programa. b) Plano, Programa, Planejamento, Projeto. c) Projeto, Programa, Plano, Planejamento. d) Planejamento, Projeto, Programa e Plano.

(17)

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS GERAIS

1. Com relação aos elementos constitutivos ou norteadores do Projeto Político Pedagógico, podemos classificá-los em dois eixos, nomeando-os de elementos estáveis ou permanentes e elementos circunstanciais ou transitórios. Os pressupostos didático-metodológicos, ou seja, organização da escola, avaliação e planejamento anual, ações, calendário escolar, entre outros, constituem os elementos circunstanciais ou transitórios.

Escreva um texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 01 (um), descrevendo, caso sua escola tivesse optado por desenvolver, através de seu PPP, a interdisciplinaridade como elemento norteador das práticas pedagógicas, como você desenvolveria o planejamento anual de sua disciplina utilizando o processo interdisciplinar.

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2. Considerando a função social da escola pública contemporânea, desenvolva um texto sobre essa temática na perspectiva de um ensino público de qualidade, destacando a função do especialista em assuntos educacionais.

Escreva o texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 16 (dezesseis).

Referências

Documentos relacionados

Altri,SGPS Caixa - Banco de Investimento SA Altri,SGPS Banco Espirito Santo de Investimento SA Banco Popular Español Banco Português de Investimento SA Banif, SGPS Banif - Banco

Se o show da banda gospel Diante do Trono no Alemão suscita inúmeras questões sobre a relação entre religião e pacificação, e o Programa de TV Papo de Polícia abre outra

A pesquisadora afirma ser os elementos não verbais desempenhadores de variadas funções na interação e podem ser classificados como lexicais (quando funcionam como

FERRAGEAMENTO: Lady Grace e Mestre Faiscca, correrão de alumínio e ferro; Presidente, de alumínio com protetora navicular nos posteriores; os demais de ferro... Hurricane Wild, para

complementares sobre, dentre outros assuntos, Educação Superior, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino

(19) Os planos territoriais de transição justa deverão identificar os territórios mais afetados onde o apoio do FTJ deverá ser concentrado e descrever as ações específicas a

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Negativo no teste letal dominante em roedores (OECD 48). f) Carcinogenicidade: Por analogia com produtos similares, não é esperado que esta mistura seja cancerígena. g)