• Nenhum resultado encontrado

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM O USO DAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PRÁTICA DO PROFESSOR COM O USO DAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM O USO DAS Mídias: O QUE PODE MUDAR? “O Uso das Mídias TV/DVD no Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos 'Tecendo o

Saber'”

Antônia Cristina Silva Mendes antoniacristinamendes@yahoo.com.br Sandra Serralva Rodrigues de Macedo srmsandra17@gmail.com Vânia de Moura Campos vanucadmoura@yahoo.com

Orientadora: Julia Duque Estrada Pontes

Coordenação Central de Educação a Distância – PUC-Rio

Introdução

O presente trabalho parte da certeza de que o uso da tecnologia nas escolas precisa estar a serviço da educação cidadã, o que inclui o despertar para a consciência ambiental. Tomando por base referenciais teóricos de Fritjof Capra, Edgar Morin e Jacques Delors, analisa o uso das mídias TV/DVD no projeto Tecendo o Saber, de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, nas turmas de educação de jovens e adultos em uma escola pública de Recife.

Estruturada como um estudo de caso, esta pesquisa se propõe a investigar se a integração de mídias no projeto em questão contribui para uma alfabetização que seja, também, ecológica, desenvolvendo nos sujeitos a percepção da inter-relação entre todas as áreas do conhecimento. Busca, em última instância, avaliar se o projeto atende às atuais demandas educacionais, capacitando o sujeito a ler o mundo em toda a sua complexidade, por meio de uma aprendizagem verdadeiramente interdisciplinar.

De autoria da Fundação Roberto Marinho, da Companhia Vale do Rio Doce e do Instituto Paulo Freire1, o Projeto utiliza as mídias TV/DVD na alfabetização de jovens e adultos, focando temas de relevância social em torno dos seguintes eixos: Relações interpessoais e interculturais; Questões de gênero; Trabalho e lazer; Saúde, sexualidade e qualidade de vida; O nosso meio ambiente: conhecer, apreciar e cuidar; Contrastes no campo e na cidade: mudanças nas paisagens; Possibilidades de consumo e demandas desejantes; Arte, imaginário

1

O Instituto Paulo Freire se situa na cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 12/abril/1991 com a finalidade de dar continuidade ao legado do educador Paulo Freire, promovendo estudos, eventos, consultorias, produções, formulação de planos, etc.

(2)

social e meios de comunicação.

Nossa motivação para pesquisar este projeto deve-se a dois fatores: a forma pela qual ela concebe a função da escola, de maneira interdisciplinar e ancorada na realidade da comunidade na qual se insere e a receptividade de alunos e professores em relação ao projeto.

Referencial Teórico

Numa perspectiva interdisciplinar e por consideramos importante a formação plena do cidadão, verificaremos se o Projeto Tecendo o Saber contempla as atuais demandas da educação, estando em consonância com:

− Os 4 pilares mencionados por Jacques Delors (1999): Aprender a Conhecer, Aprender a

Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser;

− Os 7 saberes de que fala Edgar Morin: O Conhecimento, o Conhecimento Pertinente, a

Identidade Humana, a Compreensão Humana, a Incerteza, a Condição Planetária, e a Antropo-Ética. De acordo com o autor, seu objetivo é promover reflexões a respeito do que chama de os “sete buracos negros” existentes na educação.

− O conceito de pensamento sistêmico de Fritjof Capra que aponta a necessidade de uma

profunda reforma curricular. Nos fala sobre a interdependência das partes com o todo, sendo esse “todo” o planeta Terra. Trata-se de uma nova maneira de ver o mundo e uma nova forma de pensar.

− Os princípios da teoria psicogenética do conhecimento da escrita e da leitura de Paulo

freire.

Refletindo sobre a prática do professor com uso de mídias em um projeto de cunho interdisciplinar, com temas transversais que visa o desenvolvimento da consciência crítica para ação social responsável, acreditamos, com Capra (2005), que:

“O novo entendimento do processo de aprendizagem sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas. Em particular, torna evidente a necessidade de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam

(3)

vistas como recursos a serviço de um objetivo central. Uma boa forma de conseguir esse tipo de integração é a abordagem conhecida como ‘aprendizagem por projetos.’” (p. 32)

Metodologia

A pesquisa aconteceu no turno da noite, horário em que funcionam as turmas do Tecendo o

Saber. Coletamos os dados com os alunos, professores e demais funcionários por meio de

entrevistas, questionários, conversa informal e observação. Vivenciar um pouco do dia-a-dia escolar, observando a prática dos professores e sentindo o entusiasmo, a concentração e o interesse dos alunos.

A partir dos depoimentos coletados, obtivemos respostas significativas, que nos falam de experiências marcantes e de muita paixão pelo processo ensino-aprendizagem.

Nossas análises basearam-se em leituras do material do professor, dos livros dos alunos, dos programas assistidos e nas entrevistas feitas. Na fala dos alunos, identificamos bom vocabulário e desenvoltura no modo de se expressar, o que nos leva a considerar que o projeto contribuiu para desenvolver e enriquecer uma competência indispensável ao cidadão atual: a de ler o mundo. Segundo Paulo Freire a “leitura de mundo” precede sempre a “leitura da palavra” (FREIRE, 2007 p.81).

Resultados

A respeito do processo de ensino-aprendizagem representado pelo projeto, observamos:

 O uso das mídias é um fator motivacional no incentivo à busca pelo saber;

 Mais do que aprender a ler e escrever (alfabetização), há preocupação com o

letramento;

 O professor ajuda os educandos a refletir sobre a forma como estão escrevendo — chamando atenção quanto à concordância, redundância, coesão e coerência textual. Ao mesmo tempo, estimula a criatividade, autonomia e capacidade reflexiva dos alunos, para que, uma vez dominada a prática da escrita, seja possível produzir com fluência, associando informação e amplo vocabulário;

(4)

 A permanência de jovens e adultos no ensino regular continua sendo um desafio,

pois percebemos que, embora os alunos gostem da escola, da metodologia e das professoras, existem fatores externos, pessoais, que atrapalham a conclusão dos estudos. Identificamos, ainda, grande rotatividade na freqüência (cerca de 30% dos alunos não são assíduos).

Considerações Finais

Neste estudo buscamos identificar como o uso das mídias TV e DVD pode contribuir para a qualidade na alfabetização de jovens e adultos no projeto Tecendo o Saber. Verificamos que o projeto pesquisado foi elaborado como um programa curricular no qual há uma preocupação constante com a interdisciplinaridade e a formação do homem responsável e competente para lidar com as diversas situações do dia-a-dia.

Como um dos pontos positivos, destacamos a capacitação oferecida aos professores previamente; A utilização do vídeo se revelou como um dos pontos altos do projeto, uma vez que permite aos alunos se identificarem com os personagens, desenvolverem a sensação de pertencimento a um lugar, a uma comunidade, e ainda, aguçarem suas leituras de mundo, ampliando o senso crítico.

Neste processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido guarda relação direta com a experiência de vida de cada um, o que confere ao projeto um potencial transformador.

Agradecimentos

À Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife, pelo investimento em nossa formação; aos nossos familiares, pela compreensão do tempo que tivemos de dispensar a este estudo, pelo apoio e amizade; às nossas tutoras do curso de pós-graduação a distância da PUC-RIO, Keite Nepomuceno e Aldinéia Guedes, que atenciosamente nos guiaram para que chegássemos até aqui e à nossa orientadora da monografia Julia Duque Estrada Pontes, por tanta dedicação, confiança, e pelo incentivo dispensado.

(5)

Referências

ACCIOLY, Denise Cortês da Silva. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente – UFRN

CORTEZ, Denise, Evolutia/zipadas. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente. 2005. Disponível em: <http://www.aslahss.com.br>

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1987.

FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa São Paulo:Paz e Terra, 1996-2007.

Meio Ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento/coordenação de André Trigueiro; prefácio de Marina Silva – 4. ed. – Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados) 2005

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias/PGM 1. Disponível em: http://www.ccead.puc-rio.br/evolutia (pág. acervo/material de apoio _ curso: monografia 17).

SANCHO, J. M. Hernandez F. e colaboradores. Tecnologias para transformar a educação, 2006

SANTAELLA, 1996, p.1. CORTEZ, Denise, Evolutia/zipadas. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente. Disponível em: <http://www.aslahss.com.br>

VALENTE, José Armando. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídia/PGM 3 - Pesquisa, Comunicação e Aprendizagem com o Computador. Disponível em:

http://www.ccead.puc-rio.br/evolutia (pág. acervo/material de apoio _ curso: monografia 17).

WEB BLIOGRAFIA

DELORS, Jacques. Educação na Sociedade de Informação: O Relatório Delors. Disponível em http://www.eproinfo.mec.gov.br

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Disponível em

http://www.eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur92299/img_upload/morin_7_saberes.p df http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp

Referências

Documentos relacionados

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Foram consideradas como infecção relacionada ao CVC os pacientes que apresentavam sinais locais de infecção (secreção purulenta e/ou hiperemia) e/ou hemocultura

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi