• Nenhum resultado encontrado

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA 2º ANO EM TURMA 222 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA 2º ANO EM TURMA 222 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

89 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO

DATA: ___/___/___ NOTA:______

NOME:_______________________________________________________N°__

CADERNO DE REC. PARALELA DE BIOLOGIA – 2º ANO – EM – TURMA 222 – PROFª FERNANDA – 2º BIMESTRE 1. Para responder à questão, analise o texto e os diagramas a seguir.

Entomologia, carcinologia e aracnologia são ramos da Biologia que estudam os insetos, os crustáceos e os aracnídeos, respectivamente. Dois desses grupos incluem organismos mais aparentados evolutivamente um com o outro do que com o terceiro, por compartilharem a condição de possuírem antenas e mandíbulas.

Os diagramas que representam corretamente a relação de parentesco mencionada no texto são apenas a) I e II.

b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) II, III e IV.

2. Mosquitos psicodídeos são bastante comuns nos banheiros das residências, sendo geralmente inofensivos ao ser humano, exceto quando ocorre o transporte de patógenos em suas pernas, ao pousarem em diferentes locais.

As figuras ilustram o adulto e a larva do inseto conhecido popularmente como “mosca de banheiro”.

Tanto os adultos como as larvas alimentam-se de matéria orgânica, originada pela proliferação de micro-organismos existentes no ambiente doméstico.

A utilização de produtos de limpeza contendo cloro, como a água sanitária, é uma medida indicada para a higiene domiciliar, pois atua

a) reduzindo o tamanho populacional, tanto dos insetos como dos micro-organismos patógenos. b) interrompendo a metamorfose dos insetos e dos micro-organismos patógenos, impedindo-os de chegarem à fase reprodutiva.

c) esterilizando as formas larvais e impossibilitando a contaminação dos adultos pelos micro-organismos patógenos.

(2)

d) impedindo o contágio pelos micro-organismos patógenos, através da picada dos insetos adultos em humanos.

e) descontaminando os insetos adultos, com relação à presença dos micro-organismos patógenos.

3. O “escargot”, Achatina fulica, originário do leste da África, foi introduzido no Brasil e tornou-se uma praga na agricultura, além de atuar como hospedeiro intermediário no ciclo da angiostrongilíase, grave doença que afeta o sistema nervoso central humano. Com base nos conhecimentos sobre a introdução de espécies exóticas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A espécie Achatina fulica teve sua disseminação facilitada por apresentar elevada plasticidade fenotípica.

02) A melhor forma de controlar a disseminação de Achatina fulica é a catação manual das fêmeas, as quais poderiam ser consumidas pela população de baixa renda, que teriam, assim, uma fonte proteica sem custos.

04) A introdução de espécies exóticas pode levar à extinção de espécies nativas.

08) A ausência de predadores e a alta taxa reprodutiva das espécies exóticas contribuem para o seu sucesso nos ambientes invadidos.

16) Controle biológico se refere ao controle de pragas na agricultura pela introdução de insetos estéreis.

4. Um dos grupos mais numerosos de artrópodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vários espaços do planeta, passando a ter importância ecológica e influência na economia.

a) Indique duas estruturas que possibilitaram a conquista do meio terrestre e explique por que elas foram importantes.

b) De que forma os insetos exercem influência ecológica e econômica?

5. Os invertebrados se diferenciam a partir de diversas características morfológicas, incluindo a presença e número de patas.

Considerando uma barata, uma aranha, um escorpião e um ácaro, pode-se afirmar que o número de pares de patas desses animais é, respectivamente,

a) 3, 4, 3 e 3. b) 3, 4, 3 e 4. c) 3, 4, 4 e 4. d) 4, 3, 4 e 4. e) 4, 4, 3 e 3.

6. A aranha marrom (gênero Loxosceles) é pequena e seu veneno pode provocar anemia e até levar o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito com soro antiloxoscélico – uma solução de anticorpos específicos contra o veneno desta aranha. Na cabeça da aranha há um primeiro par de apêndices, as(os) ______________, por meio das(os) quais a aranha injeta o veneno na presa. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

a) aguihões b) pedipalpos c) fiandeiras d) quelas e) quelíceras

7. “Os artrópodes constituem o grupo animal com maior número de espécies conhecidas: de cada quatro espécies animais, três são artrópodes”.

(Lopes, Sônia; Rosso, Sérgio. Bio. Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 356). Assinale a alternativa que apresenta corretamente um animal pertencente a esse grupo seguido de sua característica.

a) As borboletas são artrópodes pertencentes à classe dos insetos, marcadas por possuírem dois pares de patas torácicas e um par de antenas.

b) As cigarras são representantes da classe dos insetos, possuem respiração traqueal e realizam excreção pelos denominados Túbulos de Malpighi.

(3)

c) Os caranguejos são artrópodes caracterizados por possuírem um par de antenas e realizarem respiração filotraqueal.

d) Pertencentes à classe dos aracnídeos, as aranhas possuem respiração traqueal e não apresentam antenas, sendo denominadas indivíduos ápteros.

8. Considere as afirmativas abaixo. I - Animal que excreta por células-flama

II - Animal com corpo metamerizado e com simetria bilateral III - Animal de corpo mole com concha interna

É correto afirmar que os animais acima são, respectivamente: a) planária, lula e minhoca

b) minhoca, planária e polvo c) planária, minhoca e lula d) polvo, minhoca e planária

9. Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto. Vou dizer todas as coisas

que desde já posso ver na vida desse menino acabado de nascer: aprenderá a engatinhar por aí, com aratus*, aprenderá a caminhar na lama, com goiamuns*, e a correr o ensinarão os anfíbios caranguejos, pelo que será anfíbio

como a gente daqui mesmo.

* aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128. Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01) Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.

02) Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes espécies.

04) No hábitat relacionado ao texto acima encontramos aratus e goiamuns, e também plantas com raízes respiratórias.

08) Os crustáceos são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos, sejam marinhos ou de água doce.

16) O exoesqueleto de alguns crustáceos pode ser impregnado de substâncias calcárias. 32) O berçário dos goiamuns e aratus é rico em nutrientes trazidos pelos rios.

64) Quando o autor fala dos anfíbios caranguejos quer dizer que anfíbios e caranguejos têm respiração branquial na fase larval da vida e pulmonar quando adultos.

10. Sobre a reprodução e o desenvolvimento dos artrópodes, assinale o que for correto. 01) Zoea e Misis são fases de vida de aracnídeos.

02) A maioria dos crustáceos é monoica, sempre com desenvolvimento direto.

04) Os aracnídeos são dioicos, a fecundação é interna e a fêmea deposita os ovos dentro de um casulo de seda tecido por ela, chamado de ovissaco.

08) Insetos são dioicos. Ocorre cópula e os espermatozoides passam para um reservatório denominado espermateca.

16) Em alguns insetos, a porção terminal do abdome da fêmea forma uma projeção denominada de ovopositor, que lhe permite perfurar o solo, frutas ou mesmo o corpo de outros animais para a postura dos ovos.

(4)

11. As cidades têm crescido de forma aleatória e sem planejamento. Consequentemente, ocorrem alterações nas populações de animais presentes nesses espaços, visto que o homem continua avançando sobre áreas até então consideradas habitats de outras espécies. A presença excessiva de escorpiões das espécies Tityus serrulatus e Tityus bahiensis em áreas verdes, de lazer e no perímetro das residências em certas regiões brasileiras como, por exemplo, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Bahia é um exemplo dos desajustes ambientais urbanos.

a) Apresente, pelo menos, duas condições ambientais que justifiquem a dispersão de escorpiões em espaços internos ou no perímetro das residências.

b) Explique com que finalidade e de que forma os escorpiões utilizam o aguilhão, destacando onde essa estrutura está localizada.

12. (Upe)

A cigarra e a formiga

Era uma vez uma cigarra que vivia cantando, sem se preocupar com o futuro. Encontrando uma formiga que carregava uma folha pesada, falou:

- Para que todo esse trabalho? O verão é para a gente aproveitar!

- Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso guardar comida para o inverno. - Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir.

- Se não mudar, você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. - O inverno ainda está longe, querida!

O inverno chegou, e a cigarra começou a passar frio e fome. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e alimentou-a. Porém disse à cigarra:

- No mundo das formigas, todos trabalham e, se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.

Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Adaptado de Contos tradicionais do Brasil

A cigarra e a formiga já foram tema de lendas, músicas e de contos. Analisando as proposições abaixo sobre esses artrópodes, pode-se concluir que

a) a divisão do corpo desses exemplares de Chilopoda restringe-se à cabeça e ao tronco. b) a formiga e a cigarra são hexápodes e díceros.

c) a respiração desses insetos é do tipo traqueal.

d) a alimentação desses exemplares de crustáceos ocorre por filtração.

e) aranhas e embuás são representantes da mesma classe de artrópodes que a cigarra e a formiga.

13. Os artrópodes compõem o grupo com maior número de espécies (cerca de 1.100.000) do reino animal, o que corresponde aproximadamente a 70% de toda a biodiversidade conhecida. Esse grupo possui grande plasticidade fenotípica e ampla distribuição, sendo encontrado desde profundidades com cerca de dez mil metros até altitudes de aproximadamente sete mil metros. Entre os representantes desse grupo, encontram-se os quelicerados (ex.: aranhas, escorpiões e carrapatos), os insetos (ex.: gafanhotos, joaninhas e abelhas) e os crustáceos (ex.: caranguejos, lagostas e camarões).

(5)

Considerando as características gerais dos artrópodes, é correto afirmar: a) Aranhas e escorpiões possuem um par de antenas.

b) Caranguejos e lagostas apresentam respiração branquial. c) Abelhas e joaninhas apresentam sistema circulatório fechado. d) Lagostas e camarões possuem corpo dividido em cabeça e tórax.

e) Gafanhotos e camarões possuem túbulos de Malpigh como estruturas excretoras.

14. Leia a tira abaixo.

Invertebrados como os citados na tira têm em comum a) exoesqueleto de quitina.

b) circulação fechada. c) respiração traqueal.

d) excreção por meio de nefrídeos. e) corpo metamerizado.

15. Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a professora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, preservados e montados para a exposição.

Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de aranhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espécie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é a) 24. b) 19. c) 18. d) 14. e) 12.

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento

Nada na presente Carta prejudicará o direito inerente de legítima defesa individual ou coletiva no caso de ocorrer um ataque armado contra um Membro das Nações

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

Os animais foram atendidos no Hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 2016, e as amostras foram coletadas diariamente de 35 animais