• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DO

CONSELHO DE

ADMINISTRAÇÃO

(2)

2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO... 3

EVOLUÇÃO BOLSISTA ... 5

ACTIVIDADE DO GRUPO ... 7

ANÁLISE FINANCEIRA ... 11

PERSPECTIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 ... 14

GOVERNO DA SOCIEDADE ... 15

DISPOSIÇÕES LEGAIS ... 16

DECLARAÇÃO NOS TERMOS DO ART.º 246, 1, AL. C) DO CÓDIGO DE VALORES MOBILIÁRIOS .. 18

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE ... 18

(3)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

3

Senhores accionistas

O Conselho de Administração da Altri, SGPS, S.A., no cumprimento dos preceitos legais e estatutários instituídos, apresenta o Relatório de Gestão relativo ao primeiro semestre de 2014.

INTRODUÇÃO

A Altri foi constituída em Março de 2005, sendo o resultado do processo de cisão da Cofina. A Empresa é um produtor europeu de referência de pasta de papel de eucalipto e está cotada na NYSE Euronext Lisbon, integrando o seu índice de referência, o PSI-20. Para além da produção de pasta de papel a Altri está também presente no sector de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro e a biomassa. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: pasta, licor negro e resíduos florestais.

Nos últimos anos, a Altri investiu em Portugal aproximadamente 470 milhões de Euros, essencialmente, nas unidades industriais da Celbi e da Celtejo. Actualmente, a Altri detém três fábricas de pasta de papel em Portugal com uma capacidade instalada de produção de 970 mil toneladas/ano de pasta de papel branqueada de eucalipto em 2013. Estão em curso um conjunto de pequenos investimentos que visam aumentar a capacidade produtiva da Celbi e da Caima, cuja conclusão se prevê para entre o final deste ano e o início do próximo. Assim, a Caima, após a conclusão do projecto de conversão para pastas de sector de especialidades, produzirá cerca de 105 mil toneladas. Por seu turno, a Celbi passará a deter uma capacidade instalada de produção superior a 700 mil toneladas de pasta branqueada do tipo BEKP.

A Altri gere cerca de 84 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship

Council® (FSC®)1 e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), duas das mais

reconhecidas entidades certificadoras a nível mundial.

A prossecução da estratégia industrial da Altri assenta na gestão florestal integrada em Portugal, que visa a optimização da floresta, garantindo um aproveitamento integral de todos os seus componentes. Assim, o eucalipto é processado nas fábricas da Altri, produzindo pasta de papel e energia eléctrica (cogeração), sendo que a casca, os ramos e os desperdícios florestais são utilizados para produzir energia eléctrica através de biomassa.

Até Junho de 2008, a Altri possuía uma outra actividade industrial, através da F. Ramada, que se dedicava ao retalho de aços e ao desenvolvimento de soluções industriais de sistemas de armazenagem. Em Junho de 2008, efectivou-se a cisão da F. Ramada, que deixou de integrar a Altri. O racional estratégico desta operação prendeu-se com a focalização exclusiva da Altri no seu core business, a gestão florestal e a produção de pasta de papel. Desde a sua génese o Grupo tem adquirido diversas unidades operacionais (Celtejo em 2005 e Celbi em 2006), que permitiram à Altri reforçar a sua posição nos mercados onde opera pelo desenvolvimento de um conjunto de projectos de expansão da actividade.

Para uma melhor valorização dos recursos florestais, a Altri adquiriu, em 2005, 50% da EDP Produção – Bioeléctrica, S.A. para, em parceria com a EDP, produzir energia eléctrica a partir de biomassa florestal. Esta Empresa é líder no seu segmento de mercado, com uma quota de licenças de produção de energia eléctrica através de biomassa florestal de 50%.

(4)

4

Actualmente, a estrutura orgânica funcional do Grupo Altri pode ser representada como segue:

* Joint venture com EDP

EDP

Bioeléctrica

Biomassa 50%* 99,83%

Celbi

Pasta de papel 100%

Celtejo

Pasta de papel 100%

Caima

Pasta de papel Altri Florestal Gestão florestal 100%

(5)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

5

EVOLUÇÃO BOLSISTA

A cotação bolsista da Altri encerrou o primeiro semestre de 2014 nos 2,092 Euros por acção. A capitalização bolsista no final daquele período era de 429 milhões de Euros.

Durante a primeira metade de 2014, as acções da Altri foram transaccionadas a uma cotação máxima de 2,941 Euros por acção e a mínimos de 2,092 Euros por acção. No total, foram transaccionadas 43,5 milhões de acções da Altri naquele período, o que equivale a 21% do capital emitido.

Os principais eventos que marcaram a evolução dos títulos da Empresa durante o primeiro semestre de 2014 podem ser descritos cronologicamente do seguinte modo:

 Em 6 de Março, o Grupo anunciou a performance financeira relativamente ao exercício de 2013, fixando-se o resultado líquido consolidado em cerca de 55 milhões de Euros. As receitas totais consolidadas ascenderam a 573 milhões de Euros, o que representa um aumento de 6% face a 2012. O EBITDA consolidado cifrou-se em 141 milhões de Euros, tendo registado uma ligeira quebra de 1% em relação ao ano transacto. Naquela data as acções encerraram a cotar nos 2,941 Euros por acção;

0,50 0,60 0,70 0,80 0,90 1,00 1,10 1,20 1,30 1,40 1,50

dez-13 jan-14 fev-14 mar-14 abr-14 mai-14 jun-14

Evolução da rendibilidade do título ALTRI vs PSI-20

Altri PSI-20 2 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 2,8 2,9 3

dez-13 jan-14 fev-14 mar-14 abr-14 mai-14 jun-14

Evolução da cotação da Altri

ALTRI 6-Mar: Divulgação resultados 2013 7-Mai: Anúncio resultados 1T14 24-Abr: Divulgação deliberações AG 6-Mai: Anúncio empréstimo obrigacionista

(6)

6

 No comunicado efectuado a 24 de Abril de 2014, a Altri informou o mercado acerca das deliberações da Assembleia Geral realizada nessa data em que foi aprovada, entre outras, a proposta de distribuição de dividendos correspondentes a 0,042 Euros por acção;

 Em 6 de Maio de 2014, a Sociedade informou o mercado sobre a emissão de um empréstimo obrigacionista, por subscrição particular, no montante de Euro 70.000.000 (setenta milhões de euros), pelo prazo de quatro anos e seis meses, com a designação “ALTRI / NOVEMBRO 2018”;

 No dia 7 de Maio de 2014, a Altri anunciou que os dividendos relativos ao exercício de 2013 seriam pagos a partir de 22 de Maio;

 Através de comunicado efectuado a 7 de Maio, o Grupo publicou os resultados do primeiro trimestre de 2014. No decorrer deste período as receitas totais consolidadas atingiram 129 milhões de Euros. O EBITDA atingiu cerca de 26 milhões de Euros ao passo que o resultado líquido consolidado se fixou nos 7,7 milhões de Euros.

(7)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

7

ACTIVIDADE DO GRUPO

Tendo a sua génese sido o resultado de um processo de reestruturação do Grupo Cofina com o objectivo de agregar numa holding distinta as áreas de actividade industrial, a Altri foi até 1 de Junho de 2008 detentora de interesses nos sectores de Pasta e Papel, bem como nos Aços e Sistemas de armazenagem, data em que procedeu à cisão da actividade de Aços e Sistemas de armazenagem. Esta reestruturação inseriu-se numa lógica de focalização e transparência dos negócios da Altri, visando conferir a cada uma das áreas uma maior visibilidade e percepção de valor pelo mercado.

As principais participações financeiras em que a Altri é maioritária são as seguintes:

- Caima – Indústria de Celulose (Constância), produção e comercialização de pasta de papel;

- Celbi – Celulose da Beira Industrial (Figueira da Foz), produção e comercialização de pasta de papel; - Celtejo – Empresa de Celulose do Tejo (Vila Velha de Ródão), produção e comercialização de pasta de papel; - Altri Florestal (Constância), unidade gestora de recursos florestais do grupo.

Adicionalmente, com o objectivo de apoiar as suas necessidades energéticas e expandir a sua actividade para um sector considerado interessante do ponto de vista estratégico, o Grupo detém ainda uma participação de 50% no capital da EDP Bioeléctrica.

Localização das unidades industriais do grupo Altri Localização das centrais de produção de energia

Caima 12.8 MW Celtejo 12.8 MW Mortágua 8.6 MW Celbi 27.9 MW

(8)

8

Em 30 de Junho de 2014 a estrutura completa de participações do Grupo Altri é a seguinte:

Mercado da pasta de papel

De acordo com os dados do Pulp and Paper Products Council (PPPC), durante os primeiros seis meses de 2014 a procura total de pastas hardwood cresceu 1,1% face ao período homólogo de 2013, atingindo 14,2 milhões de toneladas. A procura de pasta de eucalipto registou um incremento de 4,8% face ao período homólogo de 2013. Em termos geográficos constata-se que o consumo de pastas hardwood na Europa Ocidental registou uma evolução negativa de cerca de 2,1%, enquanto a China registou um crescimento de 5,1%. Detalhando por tipos de papel, e de acordo com o PPPC, durante os primeiros seis meses do ano, a procura mundial de papéis de impressão e escrita registou uma queda de 0,6%. A produção de papéis tissue, por seu turno, registou um crescimento, a nível global, de 0,5%.

Em termos de oferta, registe-se que durante o primeiro trimestre de 2014 entrou em funcionamento uma nova fábrica de produção de pasta de eucalipto, com capacidade projectada anual de produção de cerca de 1,5 milhões de toneladas, dos quais se estima que cerca de 1 milhão de toneladas sejam produzidas no presente ano.

O 2º trimestre de 2014, em termos de evolução do preço da pasta BEKP, de acordo com o PIX, ficou caracterizado por uma queda de 2,3% do preço em EUR face ao trimestre anterior. Em termos semestrais, o preço médio do primeiro semestre de 2014 foi de 554 Euros (759 USD), o que corresponde a um decréscimo de 9,2% (ou de 5,2% em USD).

Evolução do preço da pasta BEKP na Europa desde 2003 até Jun 2014 Fonte: Hawkins Wright

Caima SGPS

Inflora

Invescaima

Altri Florestal Caima Indústria

Caima Energia 100% 100% 100% Celtejo 99,83% EDP Bioeléctrica 45% Altri, SL 100% 100% 100% Celbi

Viveiros do Furadouro Celbinave

100% 100% Operfoz 33% 100% Altri Sales 100% Altri – Energias Renováveis 5% 100% Captaraíz 100% Pedro Frutícola 99,59% 100% Altri SGPS 0,13% 0,13% 0,13%

(9)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

9

As vendas e a produção apresentaram comportamentos distintos nos 2 primeiros trimestres de 2014. O primeiro trimestre caracterizou-se, por um lado, por uma conjuntura adversa em termos de preço de venda que foi exacerbada pela valorização do Euro face ao dólar e, por outro lado, pela paragem de manutenção da Celbi, que não se realizou em 2013.

Por seu turno, o segundo trimestre de 2014 ficou caracterizado por um aumento da produção e das vendas de pasta num contexto de mercado de queda de preços de venda. Assim, embora a produção e as vendas do período em causa tenham crescido 17% e 7%, respectivamente, face ao primeiro trimestre do ano, o preço de venda líquido, em Euros, registou uma contracção de 4,7%.

Evolução da produção de pasta entre 1ºS 2013 e 1ºS 2014 por fábrica (milhares de toneladas)

Durante o primeiro semestre de 2014 as três unidades industriais da Altri produziram cerca de 474,6 mil toneladas de pasta, o que corresponde a uma ligeira quebra de 1,6% face ao período homólogo de 2013.

Detalhadamente verifica-se que a principal unidade industrial da Altri, a Celbi, produziu cerca de 320,4 mil toneladas de pasta (-3%); a Celtejo produziu cerca de 111,3 mil toneladas (+3%) e a Caima produziu cerca de 42,8 mil toneladas (-2%) – registe-se que na Caima está a decorrer um projecto de investimento que visa a produção de pastas de especialidade, projecto este cuja conclusão está prevista para 2015.

Evolução das vendas de pasta entre 1ºS 2013 e 1ºS 2014 por fábrica (milhares de toneladas) 330.348 108.365 43.501 320.437 111.342 42.814

Celbi Celtejo Caima

1S2013 1S2014 336.187 109.053 45.652 327.427 114.753 41.413

Celbi Celtejo Caima

(10)

10

Em termos de vendas de pasta, no primeiro trimestre, foram vendidas cerca de 233,4 mil toneladas, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 5% face às cerca de 245,9 mil toneladas de pasta vendidas durante o primeiro trimestre de 2013. Por outro lado, durante o segundo trimestre, foram vendidas cerca de 250,2 mil toneladas, o que corresponde a um crescimento de cerca de 2% face às cerca de 245,0 mil toneladas de pasta vendidas durante o segundo trimestre de 2013. No total do primeiro semestre foram vendidas 483,6 mil toneladas de pasta o que corresponde a uma ligeira redução de 1% face ao período homólogo de 2013 e que resulta, essencialmente, da paragem de manutenção da Celbi efectuada no primeiro trimestre de 2014 e do projecto de conversão da Caima.

As vendas de pasta de papel ascenderam a cerca de 216 milhões de Euros, representando cerca de 82% das receitas totais da Altri, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 12% face às vendas de pasta do primeiro semestre de 2013.

Durante o primeiro semestre de 2014, a Altri exportou cerca de 455 mil toneladas de pasta, o que se traduziu em 94% das vendas de pasta da empresa. O montante destas exportações atingiu os 204,4 milhões de Euros.

(11)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

11

ANÁLISE FINANCEIRA

A informação financeira consolidada da Altri foi preparada de acordo com os princípios de reconhecimento e mensuração das Normas Internacionais de Relato Financeiro, tal como adoptadas pela União Europeia. Os principais dados e indicadores da actividade consolidada do Grupo Altri podem ser resumidos como seguem:

milhares de Euros 1S 2013 1S 2014 1S14/1S13 Var% Vendas 285.838 254.924 -10,8% Prestações de serviços 4.300 4.370 1,6% Outros proveitos 5.351 4.407 -17,6% Receitas totais 295.489 263.702 -10,8%

Custo das vendas 123.832 124.445 0,5%

Fornecimento de serviços externos 74.588 71.520 -4,1%

Custos com o pessoal 13.504 13.921 3,1%

Outros custos 7.609 1.555 -79,6%

Provisões e perdas por imparidade 628 53 -91,6%

Custos totais (a) 220.160 211.494 -3,9%

EBITDA (b) 75.328 52.208 -30,7%

margem 25,5% 19,8% -5,7 pp

Amortizações e depreciações 24.639 25.156 2,1%

Outros impostos indirectos 2.723 0

-EBIT (c) 47.967 27.052 -43,6%

margem 16,2% 10,3% -6,0 pp

Resultados relativos a empresas associadas 1.109 1.253 13,0%

Custos financeiros -14.619 -17.799 21,8%

Proveitos financeiros 1.973 3.196 62,0%

Resultado financeiro -11.537 -13.351 15,7%

Resultado Antes de Imposto 36.431 13.701 -62,4%

Impostos sobre o rendimento -6.164 -1.002 ss

Interesses minoritários 10 0 ss

Resultado Líquido Consolidado atribuivel aos accionistas da

empresa mãe 30.256 12.699 -58,0%

(a) custos operacionais excluindo amortizações, custos financeiros e impostos

(b) EBITDA = resultado antes de resultados financeiros, impostos, amortizações e depreciações (c) EBIT = resultado antes de resultados financeiros e impostos

(12)

12

O primeiro semestre de 2014 registou vendas de cerca de 264 milhões de Euros (-11%), um EBITDA de cerca de 27 milhões de Euros (-31%) e um resultado líquido de cerca de 13 milhões de Euros (-57%).

As receitas totais registadas no primeiro semestre de 2014 foram de 263,7 milhões de Euros, o que corresponde a um decréscimo de 11% face ao período homólogo de 2013.

Os custos totais, excluindo amortizações, financeiros e impostos, ascenderam a cerca de 211,5 milhões de Euros, um montante cerca de 4% inferior ao registado no primeiro semestre de 2013.

O EBITDA obtido no primeiro semestre de 2014 atingiu cerca de 52,2 milhões de Euros, um decréscimo de cerca de 31% face ao período homólogo de 2013. A margem EBITDA atingiu os 19,8%.

O resultado operacional (EBIT) foi de cerca de 27,1 milhões de Euros, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 44% face ao EBIT do primeiro semestre de 2013.

(13)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

13

Principais indicadores de balanço

O investimento líquido total realizado pelas unidades industriais do Grupo durante o primeiro semestre foi de 18,5 milhões de Euros.

O endividamento nominal remunerado deduzido de disponibilidades e investimentos disponíveis para venda da Altri em 30 de Junho de 2014 ascendia a 550,0 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 8,1 milhões de euros face à dívida líquida registada no final de Março de 2014 e um decréscimo de 13,2 milhões de euros face ao final de 2013.

Registe-se que, durante o segundo trimestre, a Altri pagou 8,6 milhões de Euros referentes a dividendos. Durante o primeiro semestre de 2014, o Grupo realizou três emissões de obrigações no montante total de 200 milhões de Euros: uma de 70 milhões de Euros, com maturidade em 2018, outra de 80 milhões de Euros, com maturidade em 2019, e outra de 50 milhões de Euros, com maturidade em 2020. Todas as emissões são de taxa variável, com base na Euribor a seis meses, com um spread médio inferior a 4%.

A acumulação de caixa gerada e as operações de refinanciamento referidas no parágrafo anterior permitem à Altri deter disponibilidades superiores a 338 milhões de Euros no balanço, assegurando, desde já, a totalidade do empréstimo obrigacionista “Celbi 2007/2015”, no montante de 300 milhões de Euros, com maturidade em Fevereiro de 2015.

milhares de Euros 2013 1S 2014 Var%

Activos biológicos 107.123,0 107.383,1 0%

Activos fixos tangíveis 390.512,5 385.086,5 -1%

Goodw ill 265.531,4 265.531,4 0%

Investimentos disponíveis para venda 14.656,9 12.116,9 -17%

Outros 43.534,6 44.046,3 1%

Activos não correntes 821.358,4 814.164,2 -1%

Inventários 54.829,3 57.365,5 5%

Clientes 80.294,6 74.220,5 -8%

Caixa e equivalentes de caixa 232.450,5 338.257,4 46%

outros 32.445,0 37.144,9 14%

Activos correntes 400.019,4 506.988,3 27%

Activo total 1.221.377,8 1.321.152,5 8%

Capital próprio e int. sem controlo 241.809,8 247.050,9 2%

Empréstimos bancários 74.212,5 104.325,0 41%

Outros empréstimos 439.370,3 336.458,0 -23%

Incentivos reembolsáveis 11.228,4 15.744,4 40%

Outros 55.809,3 53.099,4 -5%

Passivos não correntes 580.620,5 509.626,7 -12%

Empréstimos bancários 78.693,4 1.328,2 -98%

Outros empréstimos - parcela de curto prazo 213.719,6 451.912,7 111%

Incentivos reembolsáveis 71,0 4.009,9 5547%

Fornecedores 60.034,6 57.231,4 -5%

outros 46.429,0 49.992,7 8%

(14)

14

PERSPECTIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

O segundo semestre do ano deverá ser marcado, ao nível operacional, pelo desenvolvimento do projecto de transformação da Caima num produtor de pastas de especialidade de maior valor acrescentado e pelo aprofundamento dos projectos de reforço da eficiência operativa, nomeadamente, no que concerne aos consumos específicos.

Em termos de mercado, as dinâmicas que se registaram no decorrer do primeiro semestre deverão, no seu essencial, manter-se.

(15)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

15

GOVERNO DA SOCIEDADE

Conforme disposições legais em vigor, a Empresa está dispensada de apresentar informação referente ao Governo da Sociedade, uma vez que esta apenas é obrigatória conjuntamente com o relatório anual de gestão. O relatório anual detalhado sobre o Governo das Sociedade constitui parte integrante do Relatório e Contas de 2013 da Altri e está disponível no site (www.altri.pt).

Neste ponto, é no entanto de referir que a Assembleia Geral de Accionistas realizada em 24 de Abril de 2014 elegeu os órgãos sociais para o triénio 2014/2016.

Assim, foram eleitos para o Conselho de Administração para o mandato 2014/2016: - Paulo Jorge dos Santos Fernandes - Presidente

- João Manuel Matos Borges de Oliveira – Vice-Presidente - Pedro Macedo Pinto de Mendonça – Vogal

- Domingos José Vieira de Matos – Vogal - Laurentina da Silva Martins – Vogal

- Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira – Vogal - Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça – Vogal Para o Conselho Fiscal foram eleitos os seguintes elementos:

- Pedro Nuno Fernandes de Sá Pessanha da Costa – Presidente - André Seabra Ferreira Pinto – Vogal

- José Guilherme Barros Silva – Vogal

- Luis Filipe Alves Baldaque de Marinho Fernandes – Suplente

A Sociedade de Revisores Oficiais de Contas eleita para o triénio 2014/2016 foi a Deloitte & Associados, SROC S.A., representada por Jorge Manuel Araújo de Beja Neves ou Miguel Nuno Machado Canavarro Fontes.

(16)

16

DISPOSIÇÕES LEGAIS

Acções próprias

Nos termos e para os efeitos do disposto no art.º 66 do Código das Sociedades Comerciais, informa-se que em 30 de Junho de 2014 a Altri não detinha acções próprias, não tendo adquirido ou alienado acções próprias durante o semestre.

Acções detidas pelos órgãos sociais da Altri

Nos termos e para os efeitos do disposto no art.º 447º do Código das Sociedades Comerciais informa-se que em 30 de Junho de 2014, os administradores da Altri detinham as seguintes acções:

Paulo Jorge dos Santos Fernandes (a) 24.043.168

Pedro Macedo Pinto de Mendonça 1.705.000

Domingos José Vieira de Matos (b) 22.603.496

João Manuel Matos Borges de Oliveira (c) 29.000.000

Laurentina da Silva Martins 0

Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira 12.905.000

Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça (d) 42.586.911

(a) – Consideram-se imputáveis a Paulo Jorge dos Santos Fernandes, para além de 21.643.168 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas a título pessoal, 2.400.000 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade ACTIUM CAPITAL – SGPS, S.A., de que é administrador e accionista dominante. Assim, nos termos legais, consideram-se imputáveis a Paulo Jorge dos Santos Fernandes um total de 24.043.168 acções, correspondentes a 11,72% do capital e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A.

(b) – Consideram-se imputáveis a Domingos José Vieira de Matos, para além de 13.939.432 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas a título pessoal, 8.664.064 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade LIVREFLUXO – SGPS, S.A., de que é administrador e accionista dominante. Assim, nos termos legais, consideram-se imputáveis a Domingos José Vieira de Matos um total de 22.603.496 acções, correspondentes a 11,02% do capital e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A.

(c) – As 29.000.000 acções correspondem ao total das acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade CADERNO AZUL – SGPS, S.A., da qual o administrador João Manuel Matos Borges de Oliveira é administrador e accionista.

(d) – As 42.586.911 acções correspondem ao total das acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade PROMENDO – SGPS, S.A., da qual a administradora Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça é administradora e accionista dominante.

Em 30 de Junho de 2014, o Revisor Oficial de Contas, os membros do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral não possuíam acções representativas do capital social da Altri.

Participação no Capital da Sociedade

Nos termos e para os efeitos do disposto nos Artigos 16º e 20º do Código de Valores Mobiliários e no Artigo 448º do Código das Sociedades Comerciais, informa-se que as sociedades e/ou pessoas singulares que têm uma participação social qualificada que ultrapasse os 2%, 5%, 10%, 20%, 33% e 50% dos direitos de voto, de acordo com as notificações recebidas, são como segue:

Superior a 2% dos direitos de voto

Nº de acções detidas

% directa de direitos de voto

LIVREFLUXO – SGPS, S.A. (a) 8.664.064 4,22%

Lazard Frères Gestion SAS (b) 4.157.000 2,03%

Norges Bank 4.149.572 2,02%

(a) As 8.664.064 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade LIVREFLUXO – SGPS, S.A. consideram-se imputáveis a Domingos José Vieira de Matos, seu administrador e accionista dominante.

(17)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

17

(b) As 4.157.000 acções são detidas pelo SICAV OBJECTIF SMALL CAPS EURO. Tendo o SICAV delegado o exercício dos direitos de

voto na Lazard Frères Gestion SAS, esta participação considera-se imputável à Lazard Frères Gestion SAS.

Superior a 5% dos direitos de voto

Nº de acções detidas

% directa de direitos de voto

Domingos José Vieira de Matos (a) 13.939.432 6,80%

Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira 12.905.000 6,29%

Bestinver Gestión S.A., SGIIC (b) 12.329.918 6,01%

(a) Consideram-se imputáveis a Domingos José Vieira de Matos, para além de 13.939.432 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas a título pessoal, 8.664.064 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade LIVREFLUXO – SGPS, S.A., de que é administrador e accionista dominante. Assim, nos termos legais, consideram-se imputáveis a Domingos José Vieira de Matos um total de 22.603.496 acções, correspondentes a 11,02% do capital e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A.

(b) Inclui 4.103.653 acções, correspondentes a 2% do capital e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A., detidas pela BESTINVER BOLSA, F.I.

Superior a 10% dos direitos de voto

Nº de acções detidas

% directa de direitos de voto

Caderno Azul, SGPS, S.A. (a) 29.000.000 14,14%

Paulo Jorge dos Santos Fernandes (b) 21.643.168 10,55%

(a) As 29.000.000 acções correspondem ao total das acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade Caderno Azul – SGPS, S.A., da qual o administrador João Manuel Matos Borges de Oliveira é administrador e accionista

(b) Consideram-se, igualmente, imputáveis a Paulo Jorge dos Santos Fernandes 2.400.000 acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade ACTIUM CAPITAL – SGPS, S.A., de que é administrador e accionista dominante. Assim, nos termos legais, consideram-se imputáveis a Paulo Jorge dos Santos Fernandes um total de 24.043.168 acções, correspondentes a 11,72% do capital e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A.

Superior a 20% dos direitos de voto

Nº de acções detidas

% directa de direitos de voto

PROMENDO – SGPS, S.A. (a) 42.586.911 20,76%

(a) As 42.586.911 acções correspondem ao total das acções da Altri, SGPS, S.A. detidas pela sociedade Promendo – SGPS, S.A., da qual a administradora Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça é administradora e accionista dominante

(18)

18

DECLARAÇÃO NOS TERMOS DO ART.º 246, 1, AL. C) DO CÓDIGO DE VALORES

MOBILIÁRIOS

Os signatários individualmente declaram que, tanto quanto é do seu conhecimento, as Demonstrações Financeiras condensadas foram elaboradas em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (“IFRS”) tal como adoptadas pela União Europeia, para efeitos de relato intercalar, dando uma imagem verdadeira e apropriada do activo e do passivo, da situação financeira e dos resultados consolidados da Altri, S.G.P.S., S.A. e das empresas incluídas no perímetro de consolidação, e que o Relatório de Gestão intercalar expõe fielmente a evolução dos negócios, do desempenho e da posição financeira da Altri, S.G.P.S., S.A. e das empresas incluídas no perímetro de consolidação, e contém uma descrição dos principais riscos e incertezas com que se defrontam.

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Os membros do Conselho de Administração da Altri, S.G.P.S., S.A. declaram assumir a responsabilidade pelo presente documento e asseguram que os elementos nele inscritos são verídicos e que não existem omissões que sejam do seu conhecimento.

Em cumprimento do n.º 3 do art.º 8º do Código dos Valores Mobiliários, os membros do Conselho de Administração da Altri, SGPS, S.A. declaram que as contas que integram este relatório intercalar não foram objecto de Exame Simplificado.

Nos termos do art.º 21º do Decreto-Lei 411/91, de 17 de Outubro informamos que não existem dívidas em mora perante o Estado, nomeadamente perante a Segurança Social.

(19)

RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

19

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostaríamos de concluir agradecendo aos nossos fornecedores, instituições financeiras e outros parceiros do grupo, pela confiança demonstrada na nossa organização. Por fim, gostaríamos de expressar o nosso reconhecimento a todos os nossos colaboradores pela dedicação e empenho.

Porto, 31 de Julho de 2014

O Conselho de Administração

_____________________________________ Paulo Jorge dos Santos Fernandes

_____________________________________ João Manuel Matos Borges de Oliveira _____________________________________ Pedro Macedo Pinto de Mendonça

_____________________________________ Domingos José Vieira de Matos

_____________________________________ Laurentina da Silva Martins

_____________________________________ Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira _____________________________________ Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça

(20)

Divulgação de acções e outros título detidos por membros do Conselho de Administração e por Dirigentes, bem como por pessoas com estes estreitamente relacionadas, nos termos do Artigo 248.º B do Código dos Valores Mobiliários, e de transacções sobre os mesmos efectuados no decurso do período

Membro do Conselho de Administração

Nº acções detidas

em 31-Dez-2013 Aquisições Alienações

Nº acções detidas em 30-Jun-2014

Paulo Jorge dos Santos Fernandes 21.643.168 - - 21.643.168

Paulo Jorge dos Santos Fernandes(imputação via ACTIUM CAPITAL - SGPS, S.A.) 2.400.000 - - 2.400.000

Pedro Macedo Pinto de Mendonça 1.705.000 - - 1.705.000

João Manuel Matos Borges de Oliveira (imputação via CADERNO AZUL - SGPS, S.A.) 29.000.000 - - 29.000.000

Domingos José Vieira de Matos 13.939.432 - - 13.939.432

Domingos José Vieira de Matos (imputação via LIVREFLUXO - SGPS, S.A.) 8.664.064 - - 8.664.064

Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira (1) 12.905.000 - - 12.905.000

Ana Rebelo Carvalho Menéres de Mendonça (imputação via PROMENDO - SGPS, S.A.) (1) 42.586.911 - - 42.586.911

(1)

(21)

(Montantes expressos em Euros)

ACTIVO Notas 30.06.2014 31.12.2013

ACTIVOS NÃO CORRENTES:

Activos biológicos 107.383.054 107.122.952

Activos fixos tangíveis 385.086.477 390.512.538

Propriedades de investimento 456.936 460.627

Goodwill 265.531.404 265.531.404

Activos intangíveis 140.180 194.285

Investimentos em empresas associadas e empreendimentos conjuntos 4.2 8.770.274 8.642.309

Investimentos disponíveis para venda 4.3 12.116.910 14.656.909

Outros activos não correntes 3.656.926 3.071.539

Activos por impostos diferidos 7 31.022.015 31.165.814

Total de activos não correntes 814.164.176 821.358.377

ACTIVOS CORRENTES:

Inventários 57.365.524 54.829.315

Clientes 74.220.545 80.294.638

Outras dívidas de terceiros 9.747.263 7.562.193

Estado e outros entes públicos 19.332.742 20.223.728

Outros activos correntes 7.220.779 3.454.873

Instrumentos financeiros derivados 11 844.070 1.204.184

Caixa e equivalentes de caixa 6 338.257.408 232.450.518

Total de activos correntes 506.988.331 400.019.449

Total do activo 1.321.152.507 1.221.377.826

CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 30.06.2014 31.12.2013

CAPITAL PRÓPRIO:

Capital social 8 25.641.459 25.641.459

Reserva legal 3.405.143 2.862.981

Outras reservas 205.158.113 157.811.081

Resultado líquido consolidado do período 12.699.416 55.347.961

Total do capital próprio atribuível aos accionistas da Empresa-Mãe 246.904.131 241.663.482

Interesses sem controlo 146.744 146.308

Total do capital próprio 247.050.875 241.809.790

PASSIVO:

PASSIVO NÃO CORRENTE:

Empréstimos bancários 9 104.325.000 74.212.500

Outros empréstimos 9 336.457.986 439.370.297

Incentivos reembolsáveis 9 15.744.356 11.228.419

Outros credores não correntes 404.350 404.350

Outros passivos não correntes 29.772.923 32.384.801

Passivos por impostos diferidos 7 17.745.293 17.896.214

Provisões 10 5.176.817 5.123.914

Total de passivos não correntes 509.626.725 580.620.495

PASSIVO CORRENTE:

Empréstimos bancários 9 1.328.181 78.693.353

Outros empréstimos 9 451.912.736 213.719.587

Incentivos reembolsáveis 9 4.009.904 71.008

Fornecedores 57.231.362 60.034.597

Outras dívidas a terceiros 7.222.007 6.395.461

Estado e outros entes públicos 1.759.791 1.914.156

Outros passivos correntes 37.009.872 31.630.830

Instrumentos financeiros derivados 11 4.001.054 6.488.549

Total de passivos correntes 564.474.907 398.947.541

Total do passivo e capital próprio 1.321.152.507 1.221.377.826

O anexo faz parte integrante das demonstrações financeiras consolidadas.

(22)

SEMESTRE FINDO EM TRIMESTRE FINDO EM

Notas 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013

Vendas 254.923.847 285.837.991 130.331.997 145.507.807

Prestações de serviços 4.370.377 4.299.950 2.184.232 2.143.020

Outros proveitos 14 4.407.320 5.350.918 2.409.490 2.651.215

Custo das vendas (124.444.620) (123.831.518) (62.023.674) (62.599.000)

Fornecimento de serviços externos (71.520.067) (74.588.161) (38.926.486) (36.659.094)

Custos com o pessoal (13.921.039) (13.504.254) (7.010.323) (6.763.765)

Amortizações e depreciações (25.155.810) (24.638.510) (12.576.794) (12.265.787)

Provisões e outras perdas por imparidade 10 (52.903) (627.755) (30.670) (627.755)

Outros custos 15 (1.555.154) (7.608.790) (814.289) (4.628.127)

Outros impostos indirectos 10 - (2.722.651) - (2.722.651)

Resultados relativos a empresas associadas e empreendimentos conjuntos 4.2 1.252.965 1.109.089 944.654 634.980

Custos financeiros 12 (17.799.483) (14.618.769) (10.533.345) (6.768.780)

Proveitos financeiros 12 3.195.938 1.973.006 1.664.431 691.158

Resultado antes de impostos 13.701.371 36.430.546 5.619.223 18.593.221

Impostos sobre o rendimento (1.001.519) (6.164.142) (586.535) (2.525.924)

Resultado líquido consolidado do período 12.699.852 30.266.404 5.032.688 16.067.297

Atribuível a:

Detentores de capital próprio da empresa-mãe 13 12.699.416 30.256.290 5.033.053 16.061.059

Interesses sem controlo 436 10.114 (365) 6.238

12.699.852 30.266.404 5.032.688 16.067.297

Resultados por acção

Básico 13 0,06 0,15 0,02 0,08

Diluído 13 0,06 0,15 0,02 0,08

O anexo faz parte integrante das demonstrações financeiras consolidadas. O Técnico Oficial de Contas

(23)

(Montantes expressos em Euros)

SEMESTRE FINDO EM TRIMESTRE FINDO EM 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013

Resultado líquido consolidado do período 12.699.852 30.266.404 5.032.688 16.067.297

Outro rendimento integral:

Itens que não serão reclassificados para o resultado líquido - - -

-- - -

-Itens que futuramente podem ser reclassificados para o resultado líquido

Variação no justo valor dos derivados de cobertura dos fluxos de caixa 1.166.706 1.642.400 135.179 3.758.288

Variação do justo valor de investimentos disponíveis para venda - (22.200) 186.122 7.800

1.166.706 1.620.200 321.301 3.766.088

Outro rendimento integral do período 1.166.706 1.620.200 321.301 3.766.088

Total do rendimento integral consolidado do período 13.866.558 31.886.604 5.353.989 19.833.385

Atribuível a:

Accionistas da Empresa-Mãe 13.866.122 31.876.490 5.354.354 19.827.147

Interesses sem controlo 436 10.114 (365) 6.238

O anexo faz parte integrante das demonstrações financeiras consolidadas.

(24)

Atribuível aos accionistas da Empresa-Mãe

Notas Capital social

Reserva

legal Outras reservas

Resultado líquido Total Interesses sem controlo Total do capital próprio Saldo em 1 de Janeiro de 2013 25.641.459 2.862.981 103.112.415 52.181.891 183.798.746 128.166 183.926.912

Aplicação do resultado consolidado de 2012 - - 52.181.891 (52.181.891) - -

-Distribuição de dividendos - - (5.128.292) - (5.128.292) - (5.128.292)

Outros - - (320) - (320) - (320)

Total do rendimento integral consolidado do período - - 1.620.200 30.256.290 31.876.490 10.114 31.886.604

Saldo em 30 de Junho de 2013 25.641.459 2.862.981 151.785.894 30.256.290 210.546.624 138.280 210.684.904

Saldo em 1 de Janeiro de 2014 25.641.459 2.862.981 157.811.081 55.347.961 241.663.482 146.308 241.809.790

Aplicação do resultado consolidado de 2013 - 542.162 54.805.799 (55.347.961) - -

-Distribuição de dividendos 18 - - (8.615.530) - (8.615.530) - (8.615.530)

Outros - - (9.943) - (9.943) - (9.943)

Total do rendimento integral consolidado do período - - 1.166.706 12.699.416 13.866.122 436 13.866.558

Saldo em 30 de Junho de 2014 8 25.641.459 3.405.143 205.158.113 12.699.416 246.904.131 146.744 247.050.875

O anexo faz parte integrante das demonstrações financeiras consolidadas.

(25)

(Montantes expressos em Euros)

SEMESTRE FINDO EM TRIMESTRE FINDO EM

Notas 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013

Actividades operacionais:

Fluxos gerados pelas actividades operacionais (1) 48.546.940 66.355.871 34.845.847 38.750.278

Actividades de investimento: Recebimentos provenientes de:

Investimentos financeiros 6 1.125.000 12.000 - 12.000

Activos fixos tangíveis 1.200 305.916 - 280.971

Activos intangíveis 30.192 - 30.192

-Juros e proveitos similares 2.062.555 1.735.257 1.295.609 1.640.035

Subsídios ao investimento 8.454.834 612.843 143.220 555.723

Pagamentos relativos a:

Investimentos financeiros 6 - (2.973.844) - (2.961.094)

Subsídios ao investimento (747.939) (4.035.948) (747.939)

-Activos fixos tangíveis (19.231.802) (6.902.495) (13.491.956) (3.521.285)

Fluxos gerados pelas actividades de investimento (2) (8.305.960) (11.246.271) (12.770.873) (3.993.650)

Actividades de financiamento: Recebimentos provenientes de:

Empréstimos obtidos 415.915.011 103.230.087 153.628.545 99.281.852

Pagamentos respeitantes a:

Empréstimos obtidos (325.106.564) (32.709.729) (131.836.071) (9.005.382)

Juros e custos similares (17.437.150) (19.838.216) (4.634.465) (5.401.680)

Distribuição de dividendos 18 (8.615.530) (5.128.292) (8.615.530) (5.128.292)

Fluxos gerados pelas actividades de financiamento (3) 64.755.767 45.553.850 8.542.479 79.746.498

Caixa e seus equivalentes no início do período 232.371.783 110.624.494 306.751.077 96.784.818

Variação de caixa e seus equivalentes: (1)+(2)+(3) 104.996.747 100.663.450 30.617.453 114.503.126

Caixa e seus equivalentes no fim do período 6 337.368.530 211.287.944 337.368.530 211.287.944

O Anexo faz parte integrante das demonstrações financeiras consolidadas.

(26)

(Montantes expressos em Euros)

- 1 -

1. NOTA INTRODUTÓRIA

A Altri, SGPS, S.A. (“Altri” ou “Empresa”) é uma sociedade anónima constituída em 1 de Março de 2005, com sede na Rua General Norton de Matos, 68, r/c no Porto e que tem como actividade principal a gestão de participações sociais, sendo as suas acções cotadas na NYSE Euronext Lisbon.

A Altri dedica-se à gestão de participações sociais essencialmente na área industrial, sendo a empresa-mãe do grupo de empresas indicado na Nota 4 e designado por Grupo Altri. A actividade actual do Grupo Altri centra-se na produção de pasta de papel branqueada de eucalipto através de três unidades produtivas (a Celbi na Figueira da Foz, a Caima em Constância do Ribatejo e a Celtejo em Vila Velha de Ródão).

Face a esta realidade do Grupo Altri, o seu Conselho de Administração entende que apenas existe um segmento de negócio (Produção e comercialização de pasta de papel branqueada de eucalipto) sendo que a principal informação de gestão é também analisada nesse pressuposto, pelo que a informação por segmentos referida na Nota 16 se encontra limitada por estes factos.

As demonstrações financeiras consolidadas do Grupo Altri são apresentadas em Euros em valores arredondados à unidade, sendo esta a divisa utilizada pelo Grupo nas suas operações e como tal considerada a moeda funcional.

2. PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS E BASES DE APRESENTAÇÃO

As demonstrações financeiras consolidadas em 30 de Junho de 2014 foram preparadas utilizando políticas contabilísticas consistentes com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (“International Financial Reporting Standards – IFRS”) e de acordo com a Norma Internacional de Contabilidade 34 – Relato Financeiro Intercalar, e incluem a demonstração da posição financeira, a demonstração dos resultados, a demonstração dos resultados e de outro rendimento integral, a demonstração das alterações no capital próprio e a demonstração condensada dos fluxos de caixa, bem como as notas explicativas seleccionadas.

As políticas contabilísticas adoptadas na preparação das demonstrações financeiras consolidadas da Altri são consistentes com as utilizadas na preparação das demonstrações financeiras apresentadas para o exercíci o findo em 31 de Dezembro de 2013.

3. ALTERAÇÕES POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS E BASES DE APRESENTAÇÃO

Durante o período não ocorreram alterações de políticas contabilísticas não tendo igualmente sido corrigidos erros materiais relativos a períodos anteriores.

(27)

(Montantes expressos em Euros)

- 2 -

4. INVESTIMENTOS

4.1 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS

As empresas incluídas na consolidação pelo método integral, respectivas sedes, percentagem efectiva de participação e actividade principal desenvolvida em 30 de Junho de 2014 e 31 de Dezembro de 2013 são as seguintes:

Denominação social Sede

Percentagem efectiva de

participação Actividade principal 2014 2013

Empresa mãe:

Altri, SGPS, S.A. Porto Sociedade gestora de participações sociais

Subsidiárias:

Altri - Energias Renováveis, SGPS, S.A. Vila Velha de Ródão 99,83% 99,83% Holding

Altri Florestal, S.A. Figueira da Foz 100% 100% Exploração silvícola

Altri Sales, S.A. Nyon, Suiça 100% 100% Serviços de apoio à gestão do grupo

Altri, Participaciones Y Trading, S.L. Madrid, Espanha 100% 100% Comercialização de pasta de papel Caima Energia – Empresa de Gestão e Exploração de Energia, S.A. Constância 100% 100% Produção de energia térmica e eléctrica

Caima Indústria de Celulose, S.A. Constância 100% 100% Produção e comercialização de pasta de papel

Captaraíz Unipessoal, Lda. Figueira da Foz 100% 100% Compra e venda de imóveis

Celbinave – Tráfego e Estiva SGPS, Unipessoal, Lda. Figueira da Foz 100% 100% Agenciação e fretamento de navios

Celtejo – Empresa de Celulose do Tejo, S.A. Vila Velha de Ródão 99,83% 99,83% Produção e comercialização de pasta de papel

Celulose Beira Industrial (Celbi), S.A. Figueira da Foz 100% 100% Produção e comercialização de pasta de papel Celulose do Caima, SGPS, S.A. Figueira da Foz 100% 100% Sociedade gestora de participações sociais Inflora – Sociedade de Investimentos Florestais, S.A. Figueira da Foz 100% 100% Exploração silvícola

Invescaima – Investimentos e Participações, SGPS, S.A. Figueira da Foz 100% 100% Sociedade gestora de participações sociais

Pedro Frutícola, Sociedade Frutícola, S.A. Constância 100% 100% Produção agrícola

Viveiros do Furadouro Unipessoal, Lda. Óbidos 100% 100% Produção de plantas em viveiros e prestação de serviços agro-florestais e paisagísticos

Estas filiais foram incluídas na consolidação do Grupo Altri pelo método de consolidação integral.

4.2 INVESTIMENTOS EM EMPRESAS ASSOCIADAS E EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS

As empresas associadas e os empreendimentos conjuntos, percentagem efectiva de participação e actividade principal desenvolvida em 30 de Junho de 2014 e 31 de Dezembro de 2013 eram como segue:

Denominação social Percentagem efectiva de participação Actividade principal

2014 2013

Empresas associadas:

Operfoz – Operadores do Porto da Figueira da Foz, Lda. 33,33% 33,33% Operação em portos Empreendimentos conjuntos:

EDP – Produção Bioeléctrica, S.A. 50% 50% Produção de energia eléctrica

Estas, empresas associadas e empreendimentos conjuntos, foram incluídos na consolidação do Grupo Altri pelo método de equivalência patrimonial.

(28)

(Montantes expressos em Euros)

- 3 -

O valor de balanço, o activo, o capital próprio e o resultado líquido para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2014 das empresas associadas e dos empreendimentos conjuntos são como segue:

Denominação social

Valor de

balanço (a) Activo Capital próprio

Resultado líquido

Empresas associadas:

Operfoz – Operadores do Porto da Figueira da Foz, Lda. 687.996 3.899.298 2.063.988 523.891

Empreendimentos conjuntos:

EDP – Produção Bioeléctrica, S.A. 8.082.278 141.763.050 19.467.226 2.079.945

8.770.274 (a) – Inclui suprimentos concedidos.

4.3 INVESTIMENTOS DISPONÍVEIS PARA VENDA

Os investimentos disponíveis para venda em 30 de Junho de 2014 e 31 de Dezembro de 2013 podem ser detalhados como segue:

Denominação social

2014 2013

Rigor Capital - Produção de Energia. Lda. 10.527.397 10.527.397

Outros investimentos 1.589.513 4.129.512

12.116.910 14.656.909

Valor de balanço

É entendimento do Grupo Altri que o valor contabilístico dos investimentos disponíveis para venda, que correspondem a participações financeiras inferiores a 20%, nas quais o Grupo Altri não tem influência significativa na gestão e que se encontram registadas ao custo de aquisição, deduzido de perdas por imparidade não difere de forma significativa do seu justo valor.

A rubrica “Outros investimentos” corresponde sobretudo a títulos cotados em bolsa os quais estão registados ao respectivo valor de mercado.

5. ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO PERÍMETRO DE CONSOLIDAÇÃO

Durante o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2014, não existiram alterações ao perímetro de consolidação face a 31 de Dezembro de 2013.

6. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Em 30 de Junho de 2014 e 2013, o detalhe de “Caixa e equivalentes de caixa” era como segue:

30.06.2014 30.06.2013

Caixa 14.957 13.575

Depósitos bancários 338.242.451 211.274.369

338.257.408 211.287.944

Descobertos bancários (Nota 9) (888.878)

-Caixa e equivalentes 337.368.530 211.287.944

(29)

(Montantes expressos em Euros)

- 4 -

Durante o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2014 os recebimentos relativos a investimentos financeiros foram os seguintes:

Valor da Valor

transacção recebido

EDP – Produção Bioelétrica, S.A. (a) 1.125.000 1.125.000

--- ---

1.125.000 1.125.000

========= =========

(a) – Devolução de empréstimos concedidos.

Durante o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2013 os recebimentos relativos a investimentos financeiros foram os seguintes:

Valor da Valor

transacção recebido

Sócasca –Recolha e Comércio de Recicláveis, S.A.

(Alienada em 2011) 2.300.000 12.000

--- ---

2.300.000 12.000

========= =========

Durante o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2013 os pagamentos relativos a investimentos financeiros foram os seguintes:

Valor da Valor

transacção pago

Investimentos disponíveis para venda (Nota 4.3) 2.973.844 2.973.844

--- ---

2.973.844 2.973.844

========= =========

7. IMPOSTOS CORRENTES E DIFERIDOS

De acordo com a legislação em vigor, as declarações fiscais estão sujeitas a revisão e correcção por parte das autoridades fiscais durante um período de quatro anos (cinco anos para a Segurança Social), excepto quando tenham havido prejuízos fiscais, tenham sido concedidos benefícios fiscais, ou estejam em curso inspecções, reclamações ou impugnações, casos estes em que, dependendo das circunstâncias, os prazos são alongados ou suspensos. Deste modo, as declarações fiscais da Empresa desde 2010 poderão vir ainda ser sujeitas a revisão.

O Conselho de Administração da Empresa entende que eventuais correcções resultantes de revisões/inspecções por parte das autoridades fiscais àquelas declarações de impostos não terão um efeito significativo nas demonstrações financeiras consolidadas em 30 de Junho de 2014.

(30)

(Montantes expressos em Euros)

- 5 -

O movimento ocorrido nos activos e passivos por impostos diferidos nos períodos de seis meses findos em 30 de Junho de 2014 e 2013 foi como segue:

2014 Activos por impostos

diferidos

Passivos por impostos diferidos

Saldo em 1.1.2014 31.165.814 17.896.214

Efeitos na demonstração dos resultados:

Harmonização de taxas de amortização 669.034

-Outros (312.653) (29.523)

Total de efeitos na demonstração dos resultados 356.381 (29.523)

Efeitos em capitais próprios:

Justo valor de instrumentos derivados (500.180) (121.398)

Saldo em 30.06.2014 31.022.015 17.745.293

2013 Activos por impostos

diferidos

Passivos por impostos diferidos

Saldo em 1.1.2013 33.357.371 16.931.978

Efeitos na demonstração dos resultados:

Harmonização de taxas de amortização 678.406

-Outros (242.216) 369.581

Total de efeitos na demonstração dos resultados 436.190 369.581

Efeitos em capitais próprios:

Justo valor de instrumentos derivados (1.561.143)

-Saldo em 30.06.2013 32.232.418 17.301.559

8. CAPITAL SOCIAL

Em 30 de Junho de 2014, o capital social da Empresa encontrava-se totalmente subscrito e realizado e era composto por 205.131.672 acções com o valor nominal de 12,5 cêntimos de Euro cada acção.

(31)

(Montantes expressos em Euros)

- 6 -

9. EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS, OUTROS EMPRÉSTIMOS E INCENTIVOS REEMBOLSÁVEIS

Em 30 de Junho de 2014 e 31 de Dezembro de 2013, o detalhe das rubricas “Empréstimos bancários”, “Outros empréstimos” e “Incentivos reembolsáveis” é como segue:

30-06-2014

Valor nominal Valor contabilístico

Corrente Não corrente Total Corrente Não corrente Total

Empréstimos bancários 666.437 105.000.000 105.666.437 439.303 104.325.000 104.764.303

Descobertos bancários (Nota 6) 888.878 - 888.878 888.878 - 888.878

Empréstimos bancários 1.555.315 105.000.000 106.555.315 1.328.181 104.325.000 105.653.181 Papel comercial 122.900.000 64.000.000 186.900.000 121.287.480 63.391.721 184.679.201 Empréstimos obrigacionistas 300.000.000 275.000.000 575.000.000 298.915.328 273.066.265 571.981.593 Outros empréstimos 31.736.594 - 31.736.594 31.709.928 - 31.709.928 Outros empréstimos 454.636.594 339.000.000 793.636.594 451.912.736 336.457.986 788.370.722 Incentivos reembolsáveis 4.009.904 15.744.356 19.754.260 4.009.904 15.744.356 19.754.260 460.201.813 459.744.356 919.946.169 457.250.821 456.527.342 913.778.163 31-12-2013

Valor nominal Valor contabilístico

Corrente Não corrente Total Corrente Não corrente Total

Empréstimos bancários 78.877.288 75.000.000 153.877.288 78.614.615 74.212.500 152.827.115 Descobertos bancários 78.738 - 78.738 78.738 - 78.738 Empréstimos bancários 78.956.026 75.000.000 153.956.026 78.693.353 74.212.500 152.905.853 Papel comercial 181.900.000 66.000.000 247.900.000 181.497.235 65.207.880 246.705.115 Empréstimos obrigacionistas - 375.000.000 375.000.000 - 374.162.417 374.162.417 Outros empréstimos 33.347.002 - 33.347.002 32.222.352 - 32.222.352 Outros empréstimos 215.247.002 441.000.000 656.247.002 213.719.587 439.370.297 653.089.884 Incentivos reembolsáveis 71.008 11.228.419 11.299.427 71.008 11.228.419 11.299.427 294.274.036 527.228.419 821.502.455 292.483.948 524.811.216 817.295.164

Em 30 de Junho de 2014 não existem contas caucionadas utilizadas (500.000 Euros em 31 de Dezembro de 2013), classificadas na rubrica “Empréstimos bancários”.

As despesas incorridas com a montagem de empréstimos foram deduzidas ao seu valor nominal, encontrando-se estas a ser reconhecidas como encargo financeiro ao longo do período de vida dos empréstimos (Nota 12).

(32)

(Montantes expressos em Euros)

- 7 -

10. MOVIMENTO DAS PROVISÕES E PERDAS POR IMPARIDADE

O movimento verificado nas provisões e perdas por imparidade durante os períodos de seis meses findos em 30 de Junho de 2014 e 2013 pode ser detalhado como segue:

30.06.2014 Provisões

Perdas por imparidade em

activos correntes Total

Saldo inicial 5.123.914 9.505.979 14.629.893 Aumentos 52.903 - 52.903 Reposições e utilizações - - -Saldo final 5.176.817 9.505.979 14.682.796 30.06.2013 Provisões

Perdas por imparidade em

activos correntes Total

Saldo inicial 1.535.342 5.536.965 7.072.307

Aumentos 3.072.651 450.000 3.522.651

Reposições e utilizações - (1.003.738) (1.003.738)

Saldo final 4.607.993 4.983.227 9.591.220

Durante o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2013 a subsidiária Caima Indústria de Celulose, S.A. procedeu ao pagamento de uma liquidação adicional de Imposto sobre o Valor Acrescentado de anos anteriores às autoridades fiscais alemãs, no montante de 2.722.651 Euros, o qual registou na rubrica “Outros activos não correntes” por não concordar com os fundamentos daquela liquidação. Para fazer face ao risco daquela liquidação adicional se tornar definitiva, o Grupo Altri registou um passivo na rubrica “Provisões” por contrapartida da rubrica “Outros impostos indirectos” da demonstração de resultados. O remanescente aumento de provisões e perdas por imparidade no montante de 800.000 Euros, encontra-se registado por contrapartida da rubrica da demonstração de resultados “Provisões e outras perdas por imparidade”.

A redução de perdas por imparidade verificada no período de seis meses findo em 30 de Junho de 2013 diz respeito à utilização de perdas por imparidade no montante de 831.493 Euros e a reversões de perdas por imparidade no montante de 172.245 Euros.

O valor registado na rubrica “Provisões” em 30 de Junho de 2014 e 2013 corresponde à melhor estimativa da Administração para fazer face à totalidade das perdas a incorrer com riscos gerais da actividade do Grupo Altri.

11. INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS

Em 30 de Junho de 2014 e 2013 as empresas do Grupo Altri tinham em vigor contratos relativos a instrumentos financeiros derivados associados a cobertura das variações do preço da pasta de papel, de taxa de juro e taxa de câmbio, sendo esses instrumentos registados de acordo com o seu justo valor.

As empresas do Grupo Altri apenas utilizam derivados para cobertura de fluxos de caixa associados às operações geradas pela sua actividade.

(33)

(Montantes expressos em Euros)

- 8 -

O detalhe dos instrumentos financeiros derivados em 30 de Junho de 2014 e 2013 e o seu movimento durante os períodos de seis meses findos nessas datas são como segue:

Derivados de cobertura de preço da pasta Derivados de taxa de juro Total Saldo em 31 de Dezembro de 2013 720.362 (6.004.727) (5.284.365)

Variação do justo valor/cessação

Efeitos em capitais próprios 123.708 1.422.340 1.546.048

Efeitos na demonstração de resultados - 581.333 581.333

Saldo em 30 de Junho de 2014 844.070 (4.001.054) (3.156.984) Derivados de cobertura de preço da pasta Derivados de taxa de juro Derivados de taxa de câmbio Total Saldo em 31 de Dezembro de 2012 (8.696.330) (13.417.466) 261.783 (21.852.013)

Variação do justo valor/cessação

Efeitos em capitais próprios 1.872.392 1.331.151 - 3.203.543

Efeitos na demonstração de resultados - 2.654.112 (261.783) 2.392.329

Saldo em 30 de Junho de 2013 (6.823.938) (9.432.203) - (16.256.141)

12. RESULTADOS FINANCEIROS

Os resultados financeiros dos períodos de seis meses findos em 30 de Junho de 2014 e 2013 podem ser detalhados como segue:

30-06-2014 30-06-2013

Custos financeiros:

Juros suportados 9.975.325 10.681.676

Outros custos e perdas financeiras 7.824.158 3.937.093

17.799.483 14.618.769

Proveitos financeiros:

Juros obtidos 2.565.931 1.111.069

Outros proveitos e ganhos financeiros 630.007 861.937

3.195.938 1.973.006

A rubrica “Outros custos e perdas financeiras” incluí despesas incorridas com a montagem de empréstimos, que se encontram a ser reconhecidas como custo ao longo do período de vida dos respectivos empréstimos (Nota 9), perdas em investimentos disponíveis para venda (Nota 4.3) e perdas relativas a instrumentos derivados de taxas de juro (Nota 11).

Os “Resultados relativos a empresas associadas e empreendimentos conjuntos” correspondem à apropriação da quota-parte do Grupo dos resultados nos investimentos em empresas associadas e empreendimentos conjuntos (Nota 4.2).

(34)

(Montantes expressos em Euros)

- 9 - 13. RESULTADOS POR ACÇÃO

Os resultados por acção dos períodos de seis meses findos em 30 de Junho de 2014 e 2013 foram calculados em função dos seguintes montantes:

30-06-2014 30-06-2013

Número de acções para efeito de cálculo do resultado líquido básico e diluído 205.131.672 205.131.672

Resultado para efeito do cálculo do resultado por acção líquido e diluído 12.699.416 30.256.290

Resultado por acção

Básico 0,06 0,15

Diluído 0,06 0,15

14. OUTROS PROVEITOS

Em 30 de Junho de 2014 e 2013 a rubrica da demonstração dos resultados “Outros proveitos” era composta como se segue:

30-06-2014 30-06-2013

Subsídios ao investimento e à exploração 2.490.490 4.491.725

Ganhos em contratos derivados de commodities (Nota 11) 301.458

-Outros proveitos 1.615.372 859.193

4.407.320 5.350.918

15. OUTROS CUSTOS

Em 30 de Junho de 2014 e 2013 a rubrica da demonstração dos resultados “Outros custos” era composta como se segue:

30-06-2014 30-06-2013

Impostos directos e taxas 838.109 867.779

Perdas em contratos derivados de commodities (Nota 11) - 5.761.410

Outros custos 717.045 979.601

1.555.154 7.608.790

16. INFORMAÇÃO POR SEGMENTOS

Em 16 de Abril de 2008, o Conselho de Administração da Altri, S.G.P.S., S.A. aprovou um projecto de cisão-simples desta sociedade, nos termos do qual ocorreu a separação das duas unidades de negócio autónomas da Altri até então existentes e que correspondiam ao exercício de actividade no sector da pasta e papel e no sector do aço e sistemas de armazenagem. Esta reorganização inseriu-se numa lógica de focalização e transparência dos negócios da Altri, visando conferir a cada uma das áreas uma maior visibilidade e percepção de valor pelo mercado, e que permitiu ao grupo Altri concentrar a actividade no seu core business, a produção de pasta de papel branqueada de eucalipto, pelo que o seu Conselho de Administração entende existir um único segmento de negócio relatável, sendo que a principal informação de gestão é também preparada e analisada nesse pressuposto.

(35)

(Montantes expressos em Euros)

- 10 - 17. PARTES RELACIONADAS

As participadas do Grupo têm relações entre si que se qualificam como transacções com partes relacionadas, as quais foram efectuadas a preços de mercado.

Nos procedimentos de consolidação as transacções entre empresas incluídas na consolidação pelo método de integração global são eliminadas, uma vez que as demonstrações financeiras consolidadas apre sentam informação da Empresa-mãe e das suas subsidiárias como se de uma única empresa se tratasse, pelo que não são divulgadas nesta nota.

Durante os períodos de seis meses findos em 30 de Junho de 2014 e 2013, não ocorreram transacções com os Administradores da Empresa nem lhes foram concedidos empréstimos.

Em 30 de Junho de 2014 e 2013 os saldos e transacções com entidades relacionadas podem ser resumidos como segue:

Transacções 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013

Empresas associadas e empreendimentos conjuntos (a) 1.590.445 773.972 7.751.841 2.512.339 155.141 160.466

Outras partes relacionadas (b) 3.245.696 3.193.695 - - -

-4.836.141 3.967.667 7.751.841 2.512.339 155.141 160.466

Saldos 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013 30.06.2014 30.06.2013

Empresas associadas e empreendimentos conjuntos (a) 323.891 135.825 2.480.517 1.255.733 12.682.905 13.807.905

Outras partes relacionadas (b) 31.459 14.823 - - -

-355.350 150.648 2.480.517 1.255.733 12.682.905 13.807.905

Compras e serviços recebidos Vendas e prest. de serviços Juros auferidos

Contas a pagar Contas a receber Empréstimos concedidos

(a) Todas as entidades consolidadas pelo método da equivalência patrimonial em 30 de Junho de 2014 e 2013 (Nota 4.2); (b) Foram consideradas como outras partes relacionadas as empresas do Grupo Ramada.

Para além das transacções acima identificadas não existem outras transacções com empresas relacionadas. Para além das empresas incluídas na consolidação (Nota 4) as entidades consideradas relacionadas em 30 de Junho de 2014 podem ser apresentadas como segue:

Actium Capital, S.G.P.S., S.A.

Adcom Media Anúncios e Publicidade, S.A. Alteria, S.G.P.S., S.A.

Caderno Azul, S.G.P.S., S.A. Cofihold, S.G.P.S., S.A.

Cofina Eventos e Comunicação, S.A. Cofina Media, SGPS, S.A.

Cofina, SGPS, S.A.

Destak Brasil – Editora de Publicações, S.A.

Destak Brasil – Empreendimentos e Participações, S.A. Edirevistas – Sociedade Editorial, S.A.

Edisport – Sociedade de Publicações, S.A. Efe Erre Participações, S.G.P.S., S.A. Elege Valor, S.G.P.S., S.A.

F. Ramada – Aços e Indústrias, S.A. F. Ramada – Investimentos, SGPS, S.A.

F. Ramada – Produção e Comercialização de Estruturas Metálicas de Armazenagem, S.A. F. Ramada II, Imobiliária, S.A.

F. Ramada Serviços de Gestão, Lda.

Grafedisport – Impressão e Artes Gráficas, S.A. Livrefluxo, S.G.P.S., S.A.

Malva – Gestão Imobiliária, S.A. Mediafin, SGPS, S.A.

(36)

(Montantes expressos em Euros)

- 11 - Metronews – Publicações S.A.

Presselivre – Imprensa Livre, S.A. Promendo, S.G.P.S., S.A.

Sociedade Imobiliária Porto Seguro – Investimentos Imobiliários, S.A. Storax – Equipements, S.A.

Storax Benelux

Storax Racking Systems, Ltd.

Torres da Luz – Investimentos Imobiliários, S.A. Transjornal – Edição de Publicações, S.A.

Universal Afir – Aços, Máquinas e Ferramentas, S.A. Valor Autêntico, SGPS, S.A.

VASP – Sociedade de Transportes e Distribuições, Lda

Web Works – Desenvolvimento de Aplicações para Internet, S.A.

18. APLICAÇÃO DO RESULTADO LÍQUIDO

No que respeita ao exercício de 2013, o Conselho de Administração propôs, no seu relatório anual, o qual foi aprovado em Assembleia Geral realizada a 24 de Abril de 2014, que o resultado líquido individual da Altri, SGPS, S.A. no montante de 10.843.235,78 Euros fosse aplicado como segue:

Reserva legal 542.161,79 Reservas livres 1.685.543,77 Distribuição de dividendos 8.615.530,22 --- 10.843.235,78 ============

19. APROVAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As demonstrações financeiras foram aprovadas pelo Conselho de Administração e autorizadas para emissão em 31 de Julho de 2014.

O Conselho de Administração Paulo Jorge dos Santos Fernandes – Presidente João Manuel Matos Borges de Oliveira – Vice Presidente Pedro Macedo Pinto de Mendonça

Domingos José Vieira de Matos

Laurentina da Silva Martins

Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Basic Easy é para quem queira criar o efeito de volume proporcionado pelas fitas longas, mas que não consiga atar o lenço ou prefira não ter de o fazer.. O lenço poderá ser

Diante desse contexto, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo utilizar da computação, mais especificamente das técnicas de inteligência artificial e mineração de

Casarão Palavra derivada por sufixação Anoitecer Palavra derivada por parassíntese Insensato Palavra derivada por prefixação Guarda-chuva Palavra composta (por morfossintaxe)2. Ele

Andava o senhor Vento pé ante pé na vinha quando avistou um cão:!. – Senhor Vento,

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Um tempo em que, compartilhar a vida, brincar e narrar são modos não lineares de viver o tempo na escola e aprender (BARBOSA, 2013). O interessante é que as crianças