• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

EST ÁGIO CURRICUL AR O BRIG ATÓRIO: NETZSCH DO BR ASIL

BRYAN PARASKY

BLUMENAU 2011

(2)

BRYAN PARASKY

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: NETZSCH DO BRASIL

Relatório de estágio curricular obrigatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau.

Orientador: José Alexandre Borges Valle.

Supervisor: Antonio Rodrigo de Souza Castilhos. Coordenadora: Rita de Cassia Siqueira Curto Valle.

BLUMENAU 2011

(3)

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: NETZSCH DO BRASIL

por

BRYAN PARASKY

Relatório de estágio curricular obrigatório realizado na NETZSCH do Brasil, no período de 01/08/2011 a 31/01/2012, cumprindo requisito parcial para conclusão do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau – FURB, aprovado pela empresa concedente de estágio, representada por:

(4)

AGRADECIMENTOS

Engenharia Química, 2007 a 2011. Em cinco anos evoluí, entrei empolgado em estar na Universidade, saio orgulhoso por ser Engenheiro. Uma longa jornada, cheia de desafios e muito aprendizado adquirido com muito esforço e determinação. Agradeço a Deus, por me acompanhar e abençoar por todos estes longos anos. Agradeço ainda mais meus pais, Mario Parasky e Deise Regina Leite Parasky, ambos sempre estavam ali ao meu lado quando eu mais precisei e claro, quando ainda preciso. Sem dúvida um amor incondicional.

Agradecimentos também a todos meus amigos da faculdade, quero que todos saibam a importância que tiveram na minha vida e no meu crescimento profissional. Foram muitas as tardes de estudos, os trabalhos, os momentos de descontração e as conversas intermináveis pelas redes sociais.

Muito obrigado também, ao Eng. Antonio Rodrigo de Souza Castilhos, meu supervisor de estágio na empresa NETZSCH do Brasil. Durante o período em que estagiei na empresa muito foi ensinado a mim, desde conhecimentos técnicos até ensinamentos de vida que levarei comigo como um forte aprendizado adquirido.

Agradeço também ao meu orientador de estágio, Jose Alexandre Borges Valle, que sempre se mostrou disposto a me ajudar.

Meus sinceros agradecimentos ainda, a todos os professores do curso, que durante os cinco anos de faculdade, propagaram seus conhecimentos para que hoje também possamos nos tornar engenheiros.

Enfim, agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Desejo a todos, um Muito Obrigado!

(5)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – NETZSCH do Brasil... 1

7

Figura 2 - Thomas Netzsch... 1

7

Figura 3 - Unidades de negócio do grupo NETZSCH... 8 1 Figura 4 - Primeira bomba produzida pela NETZSCH do Brasil... 8 1 Figura 5 - NETZSCH Pumps & Systems no mundo... 9 1 Figura 6 - Segmentos de Mercado... 10 1 Figura 7 - Produtos NETZSCH do Brasil... 10 1 Figura 8 - Bomba NEMO®... 11 1 Figura 9 – Bomba de Fusos... 12 1 Figura 10 – Bomba Alianças... 13 1 Figura 11 – Bomba Tipo Pistão... 1

13

Figura 12 – Estrutura típica de um sistema ERP... 1

17

Figura 13 – Processo produtivo das bombas NEMO®... 1

18

Figura 14 – Desenho esquemático da Bomba NEMO® Série BY... 1

20

Figura 15 – Geometrias NEMO® do Rotor/Estator... 1

20

Figura 16 – Característica da bomba NEMO® NM031_01L... 1

22

Figura 17 – Tipos de articulação para bomba NEMO®... 1

23

Figura 18 – Modelo de bomba NEMO® cotado... 1

23

Figura 19 – Desenho em corte da bomba NEMO® NM031_01L... 1

25

Figura 20 – Desenho em corte do selo mecânico... 1

26

Figura 21 – Desenho em corte da articulação tipo Pino B... 1

(6)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 1 1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA... 6 1 1.1.1 Empresa... 6 1 1.1.2 Segmentos de Mercado... 9 1 1.1.3 Produtos... 10 1 1.1.3.1 Bombas NEMO®... 11 1 1.1.3.2 Bombas de Fusos... 11 1 1.1.3.3 Bombas Alianças... 12 1 1.1.3.4 Bombas Tipo Pistão... 1

13

1.1.3.5 Sistemas Hidráulicos... 1

14

1.1.3.6 Bombas para Petróleo NETZSCH... 1

14 2 OBJETIVOS... 15 1

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 15 1

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS... 16 1

3.1 SISTEMAS ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)……... 16 1 3.2 PROCESSO PRODUTIVO... 18 1 3.3 DIMENSIONAMENTO DE EQUIPAMENTO... 18 1 3.4 DESENHOS EM CORTE E LISTA DE PEÇAS... 24 1 3.5 SELEÇÃO ADEQUADA DO CONCEITO DE BOMBEIO NA DOSAGEM DE

POLÍMEROS...

1 27 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 29 1 REFERÊNCIAS... 30 1

(7)

1 INTRODUÇÃO

A empresa nomeada para a realização do estágio é a NETZSCH do Brasil, líder mundial em tecnologia de bombeamento, que apresenta como meta buscar a melhor solução tecnológica para cada aplicação ou serviço de bombeamento industrial, oferecendo produtos de alta qualidade, para diversos segmentos industriais: Meio Ambiente & Energia; Químico & Papel e Celulose; Alimentício & Farmacêutico; Petróleo & Gás.

As atividades desenvolvidas no estágio foram realizadas no departamento de Vendas, na filial Exportação Bombas, no período de 01 de agosto de 2011 a 31 de janeiro de 2012. Dentre os conhecimentos aprendidos no curso de Engenharia Química, Física II, Ciências dos Materiais, Operações Unitárias, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica e Tratamento de Águas e Efluentes, foram os mais aplicados ao longo do estágio. Em adicional, tem-se o enorme conhecimento adquirido em bombeamento pela empresa.

A empresa desenvolve, fabrica e comercializa produtos e serviços inovadores e de qualidade para satisfazer os requisitos dos seus clientes. A sua liderança no mercado de bombas é obtida através da comercialização do desenvolvimento de tecnologia, da redução de custos, bem como da distribuição de produtos complementares.

Portanto, tem-se como objetivo principal deste relatório unir a teoria e a prática industrial do curso de Engenharia Química, descrevendo as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular obrigatório.

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1.1 Empresa

A empresa NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda. (Figura 1), está situada na cidade mais alemã do Brasil - Pomerode/SC, na Rua Hermann Weege, nº 2383, sob o CNPJ: 82.749.987/0001-06. Pertencente ao grupo familiar alemão “Erich Netzsch Holding”, a NETZSCH do Brasil é a maior filial fora da Alemanha.

(8)

Figura 1 – NETZSCH do Brasil.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

O grupo alemão NETZSCH foi fundado em 1873 por Thomas Netzsch (Figura 2), na cidade de Selb, Alemanha, a partir do sonho desta família em levar a tradição e a integridade de seu nome para o universo do trabalho e negócios.

Figura 2 – Thomas Netzsch.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Atualmente, o grupo é dividido em três unidades de negócios globais: Analisar & Testar, Moagem & Dispersão e Bombas & Sistemas, conforme apresentado na Figura 3.

(9)

Figura 3 – Unidades de negócio do grupo NETZSCH.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

A NETZSCH do Brasil é responsável pela produção e comercialização de Bombas de Cavidades Progressivas para as Américas (Norte, Central e Sul) e toda a produção está concentrada na Unidade Fabril de Pomerode – SC.

Além da unidade fabril em Pomerode, a NETZSCH do Brasil possui oito filiais próprias de vendas e serviços, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Centro-Oeste e Filial de Exportação para as Américas.

No ano de 1973, a empresa NETZSCH do Brasil iniciou a construção do seu primeiro prédio em Pomerode, tendo a sua inauguração oficial em 20 de maio de 1974 já com pedidos em carteira, porém sem maquinários para exibir.

Inicialmente, somente eram produzidas máquinas para indústria de cerâmica e porcelana. Não havendo concorrentes, todas as empresas do ramo compravam da NETZSCH do Brasil. Passados dois anos, ou seja, no ano de 1976 foi produzida a primeira bomba brasileira para a empresa BASF. Esta mesma bomba pode ser vista hoje no showroom da NETZSCH do Brasil, conforme segue na Figura 4.

Figura 4 – Primeira bomba produzida pela NETZSCH do Brasil.

(10)

Atualmente, a NETZSCH do Brasil conta com aproximadamente 534 funcionários, sendo 45 engenheiros; possui o melhor produto do mercado com a maior variedade de tamanho, modelo, execução e material, e é a maior empresa de Bombas Helicoidais do Brasil e toda América Latina.

Líder mundial na fabricação de bombas de cavidades progressivas, o grupo NETZSCH ainda possui diversas filiais em todo mundo, contando com unidades fabris, de vendas e locais de distribuição. Na Figura 5, é apresentado um mapa com a localização de todas as filiais NETZSCH no mundo.

Figura 5 – NETZSCH Pumps & Systems no mundo.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

1.1.2 Segmentos de Mercado

As bombas NEMO® de Cavidades Progressivas são utilizadas em todo tipo de indústria para transportar de maneira contínua, delicada e sem pulsações quase qualquer tipo de produto enquadrado em um dos quatro segmentos de mercado atuantes do grupo NETZSCH: Meio Ambiente & Energia; Químico & Papel e Celulose; Alimentício & Farmacêutico; Petróleo & Gás (Figura 6).

(11)

Figura 6 – Segmentos de Mercado.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Para o segmento de Meio Ambiente & Energia pode-se citar agricultura, indústria da construção, galvanoplastia, usinas mineração e fundição, purificação de efluentes, entre outros. Química e Bioquímica, explosivos, biocombustíveis, tintas e vernizes, papel e polpa, são exemplos de indústrias no segmento Químico & Papel e Celulose. Ao segmento de Alimentício & Farmacêutico estão às indústrias para bebidas, produtos para panifícios, laticínios, processamento de peixe, carne, frutas, produtos farmacêuticos e cosméticos. E por fim, o segmento de Petróleo & Gás estão à extração de óleo, produção de petróleo, refinarias e petroquímicas.

1.1.3 Produtos

A NETZSCH do Brasil trabalha com uma variedade de bombas específicas para cada aplicação dentro dos seus quatro segmentos de mercado. Na Figura 7 são apresentados os produtos da empresa.

Figura 7 – Produtos NETZSCH do Brasil.

(12)

1.1.3.1 Bombas NEMO®

As bombas NEMO® são bombas de cavidades progressivas e estão capacitadas para processar uma ampla faixa de líquidos de forma eficiente, sem importar sua viscosidade. Trabalham de forma consecutiva, delicada e sem pulsações.

Os principais componentes de uma bomba que determinam o sistema é uma parte giratória, denominada rotor, e uma parte estática, denominada estator. O rotor (elemento básico da bomba), na forma de um helicoidal comum e de secção circular, gira dentro do estator. Este, geralmente fabricado em elastômero vulcanizado numa carcaça externa metálica e na forma de uma cavidade helicoidal dupla e com o dobro do passo do rotor.

No movimento de rotação do rotor criam-se câmaras progressivas resultando em um processo de deslocamento positivo contínuo sem pulsações e proporcional à rotação da bomba.

O grupo NETZSCH adquiriu a licença para fabricar e distribuir as bombas de acordo com o sistema de bombeamento do professor René Moineau. NEMO® recebeu este nome a partir deste sistema: NE tzsch + MO ineau = NEMO.

É apresentada na Figura 8 um dos modelos da bomba NEMO® vendidos pela NETZSCH do Brasil.

Figura 8 – Bomba NEMO®.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda. 1.1.3.2 Bombas de Fusos

São Bombas robustas, de deslocamento rotativo auto-aspirantes com 2, 3, 4 ou 5 fusos e especialmente indicados para os meios lubrificantes ou semi-lubrificantes para baixa, média ou alta pressão de trabalho. Na Figura 9 é

(13)

apresentado um modelo padrão de bomba de fusos.

Figura 9 – Bomba de Fusos.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda. 1.1.3.3 Bombas Alianças

Na parte de bombas alianças, a NETZSCH do Brasil conta com bomba dosadora de Diafragma, indicada para dosagem de produtos em geral, especialmente os quimicamente agressivos.

Possui ainda bombas de lóbulos, rotativa de deslocamento positivo, projetada com as mais modernas técnicas assistidas por computador e fabricada para atender as rigorosas exigências atuais em relação à alta qualidade do produto, confiabilidade, facilidade de manutenção e economia.

Nessa categoria ainda apresenta-se a bomba centrífuga de acoplamento magnético, especialmente projetada para aplicações com meios corrosivos, tóxicos e quimicamente agressivos. Sua operação segue o princípio: uma vez que o motor entra em funcionamento o sistema de acoplamento magnético transmite o torque ao rotor (impulsor) através de um campo eletromagnético criado devido ao conjunto de imãs permanentes instalados na bomba: um imã primário conectado com o eixo do motor elétrico e outro imã secundário conectado ao rotor (impulsor) da bomba.

Para meios abrasivos, corrosivos e viscosos, encontram-se as bombas Pneumáticas, outra bomba aliança. Além de não apresentarem vazamentos, elas atendem as áreas classificadas e podem operar a seco.

Apresenta também, bombas centrífugas sanitárias de alta eficiência, sendo segura, confiável, silenciosa e higiênica com baixo consumo de energia.

Finalizando as bombas alianças, tem-se a bomba dosadora solenóide. é uma bomba dosadora de diafragma, controlada por microprocessador, acionada por solenóide, destinada à dosagem de líquidos não-inflamáveis. Apresenta design

(14)

moderno, operação precisa e confiável, construção robusta e ótima relação custo-benefício, sendo amplamente utilizada para a dosagem de produtos químicos em geral. Na Figura 10 são apresentados os modelos de bombas alianças apresentados.

Figura 10 – Bombas Alianças.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

1.1.3.4 Bombas Tipo Pistão

Especialmente indicada para meios abrasivos, com baixa ou alta pressão. As Bombas Hidráulicas de Pistão NETZSCH foram projetadas para as mais difíceis condições de trabalho, podendo bombear meios abrasivos com baixa ou alta pressão de trabalho, alimentar filtros prensas, alimentar atomizadores, bombear meios agressivos e outros. A bomba é apresentada na Figura 11.

Figura 11 – Bomba Tipo Pistão.

(15)

1.1.3.5 Sistemas Hidráulicos

O projeto de Sistemas iniciou em 1998 para complementar a necessidade específica do cliente de hidrelétricas, fornecendo além de bombas, solução completa com válvulas, instrumentos, filtros, trocadores de calor, dentre outros, montados sobre uma base tipo “skid”.

A partir da experiência adquirida, a empresa começou a atender outros segmentos, por exemplo, sistemas para indústria alimentícia, petroquímica, papel e bebidas.

No segmento hidrelétrico, a empresa fornece sistema de circulação e refrigeração de óleo do mancal e sistema de alta pressão. No segmento alimentício, fornece sistema de dosagens de matéria-prima. Para o meio ambiente, são fornecidos sistemas de dosagem de desinfetantes e controladores de pH. E por fim, no setor de petróleo, os sistemas de injeção de produtos químicos em média e alta pressão são fornecidos.

1.1.3.6 Bombas para Petróleo NETZSCH

O conjunto de soluções para o segmento Petróleo & Gás compreendem os seguintes equipamentos:

 NETZSCH PCP: bomba de alta eficiência, baixo consumo de energia, e pode trabalhar com petróleo de alta, média e baixa viscosidade;

 Bombas Verticais: equipamento compacto com baixo consumo de energia projetado especialmente para aplicações em plataforma;

 Bomba de Transferência: operada com fluido de várias fases, petróleo, água, gás e areia e não provoca emulsão ou degradação dos produtos bombeados;

 Bomba de injeção de água: equipamento com baixo custo de investimento e manutenção que opera com fluxo contínuo sem pulsações, proporcional à velocidade;

 Cabeçote de rotação e sustentação: projetados com controle de freio ante reversão ou retardadores hidráulicos, aplicável para grandes cargas axiais.

(16)

2 OBJETIVOS

O objetivo geral deste relatório consiste na descrição das atividades do estágio obrigatório realizado na empresa NETZSCH do Brasil, em Pomerode, visando dimensionar equipamentos a partir das solicitações apresentadas pelos clientes.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos do estágio são:

 Conhecimento e manuseio do Sistema Integrado de Gestão Empresarial;

 Interagir com o processo de vendas a clientes;

 Atender aos clientes do mercado de exportação com o dimensionamento de equipamentos novos nos idiomas espanhol e inglês;

 Suporte técnico para cálculo de ofertas de equipamentos, analisando tecnicamente as variáveis de cada aplicação;

 Estudo direcionado na comparação do bombeo de polímeros com diferentes conceitos de bombeamento.

(17)

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório envolveram o atendimento aos clientes do mercado exportação, prestando suporte técnico no dimensionamento de equipamentos conforme a aplicação final do produto.

Para isto, foi estudado o processo produtivo desde a chegada da solicitação de cotação por parte do cliente, até o faturamento do equipamento. Utilizou-se como ferramenta o programa EMS, da empresa Datasul, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial; os catálogos eletrônicos da empresa NETZSCH do Brasil e as informações contidas no Manual de Informações Técnicas (MIT).

3.1 SISTEMAS ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)

Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.

Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), no Brasil chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial, solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas. O sistema ERP utilizado pela empresa NETZSCH do Brasil é o Datasul-EMS (Enterprise Management System).

Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, os fornecedores de sistemas desenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas com escopo que ultrapassa os limites da manufatura. Como exemplo, foram criados os módulos de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Vendas e Distribuição, Finanças e Controladoria, entre outros. Esses novos sistemas, capazes de suportar as necessidades de informação para todo o

(18)

empreendimento, são denominados sistemas ERP.

Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas. A Figura 12 apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos. Os módulos citados na figura estão presentes na maioria dos sistemas ERP. Além deles, alguns sistemas ERP possuem módulos adicionais, tais como: Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Manutenção, entre outros.

Figura 12 – Estrutura típica de um sistema ERP.

Fonte: ZANCUL, 2011.

As utilização de sistemas ERP otimiza o fluxo de informações e facilita o acesso aos dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas organizacionais mais achatadas e flexíveis. Além disso, as informações tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício da implantação é a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionalidades dos sistemas, que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de resposta da organização.

(19)

3.2 PROCESSO PRODUTIVO

O processo começa a partir da solicitação de cotação do equipamento pelo cliente. A partir das condições de trabalho informados por ele, a equipe de vendas prepara uma oferta técnica com o equipamento adequado para tal aplicação. O cliente confirma a compra enviando seu pedido de compra e com isso, vendas emite a confirmação de pedido (CP) no sistema Datasul-EMS.

Esta confirmação chega a engenharia de produdo, onde emitem desenhos dimensionais, listas de peças das bombas e etapas de produção. Logo, segue para o Planejamento, Programação e Controle de Produção dos Materiais (PPCPM), onde toda a produção mensal dos equipamentos é planejada.

Com a ordem de produção emitida, a bomba parte para a etapa de montagem, seguindo para os testes hidrostáticos e performances, pintura e por fim, enviada para a expedição para ser embalada.

Com a bomba finalizada, avisa-se o cliente que seu produto está pronto e ele autoriza o envio. Assim, fatura-se a bomba e ela segue para o seu destino final. Na Figura 13 apresenta o diagrama de blocos do processo produtivo das bombas NEMO®.

Figura 13 – Processo produtivo das bombas NEMO®.

3.3 DIMENSIONAMENTO DE EQUIPAMENTO

Conforme apresentado no item 1.1.3, sabe-se que a NETZSCH do Brasil trabalha com diversos modelos de bombas, nas mais diversas aplicações e segmentos de mercado. Ao longo do estágio vários destes modelos foram cotados, porém como forma de exemplificação apenas será demonstrado o dimensionamento de um equipamento para bombeamento de polímero.

(20)

Primeiramente, é necessário conhecer as condições de trabalho para a realização da cotação. As informações que o cliente deve informar são: fluido a ser bombeado, vazão de projeto, pressão de sucção e descarga, porcentagem de sólidos presentes e seus respectivos tamanhos, temperatura e as propriedades físico-quimicas do fluído, como viscodidade, densidade e pH. Porém, informando fluído, vazão, pressão e temperatura já é possível realizar a cotação. Portanto,

 Meio: Polímero

 Vazão Nominal: 2,12 m³/h

 Pressão Manométrica: 2 bar

 Temperatura: 25°C

Próxima etapa: escolher a bomba ideal para a aplicação. Neste caso, a mais indicada é a Bomba Helicoidal Monobloco NETZSCH da Série BY, pois possui como características típicas o seu fluxo continuo sem pulsação, alto rendimento, precisão no controle do fluxo, não necessita válvulas, grande flexibilidade de montagem, baixo valor do NPSH requerido e o seu bombeio não gera cortes cisalhantes sobre o fluido, prevenindo ao desgaste da cadeia polimérica.

A Bomba NEMO® Monobloco Série BY foi desenvolvida para alcançar maior eficiência com menor investimento. Seu projeto compacto oferece a melhor solução tecnológica para as mais variadas aplicações, podendo ser aplicada em todos os segmentos industriais. A bomba é acoplada diretamente ao motoredutor, além de possuir montagem simplificada através de quatro parafusos chumbadores.

Ela é principalmente indicada para meios com alto teor de sólidos, viscosidade e abrasividade altas e baixas, meios agressivos quimicamente tóxicos, lubrificantes e não lubrificantes.

Pode ser construída a partir de diversos materiais, tais como Ferro Fundido, Aço inox AISI 304 ou 316, Aço Carbono, entre outros. O estator pode ser constituído em diferentes componentes de borracha resistente a abrasão, ao ataque químico ou a altas temperaturas. Possui como padrão a vedação através de selo mecânico de simples efeito, opcional duplo efeito. Seus principais dados técnicos são:

 Vazão máxima de 80 m³/h;

 Pressão máxima de 12 bar;

 Sucção de até 8,5 m.c.a;

(21)

Na Figura 14 é apresentado um desenho esquemático da Bomba NEMO® Série BY.

Figura 14 – Desenho esquemático da Bomba NEMO® Série BY.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Bomba escolhida, etapa seguinte é a escolha da geometria do rotor/estator, podendo ela ser S, L, D ou P, conforme apresentado na Figura 15.

Figura 15 – Geometrias NEMO® do Rotor/Estator.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda. Geometria – S

 1/2 lóbulo Vazão: 100%

 Dois estágios - Pressão diferencial: 12 bar

(22)

 Dimensões compactas apesar do elevado número de estágios

 Grandes secções transversais da entrada do rotor

 Baixa velocidade de escoamento e baixo NPSH requerido

 Possibilidade de escoamento de produtos compactos

 Escoamento de grandes partículas sólidas

Geometria – L

 1/2 lóbulo Vazão: 200%

 Um estágio - Pressão diferencial: 6 bar

 Elevada eficiência volumétrica/longa duração graças às linhas de vedação entre o rotor e o estator

 Dimensões compactas e vazões elevadas

Geometria – D

 2/3 lóbulo Vazão: 150%

 Dois estágios - Pressão diferencial: 12 bar

 Dimensões extremamente compactas apesar das elevadas pressões e capacidade de vazão

 Escoamento praticamente sem pulsações

 Elevada precisão de dosagem

Geometria – P

 2/3 lóbulo Vazão: 300%

 Um estágio - Pressão diferencial: 6 bar

 Dimensões compactas com vazões muito elevadas

 Escoamento praticamente sem pulsações

 Elevada precisão de dosagem

 Elevada eficiência volumétrica /longa duração graças às linhas de vedação entre o rotor e o estator

Após a escolha da geometria, que neste caso utiliza-se 01L, deve-se escolher o tamanho da bomba. As bombas NETZSCH Série BY variam da NM003 até NM125 de acordo com a vazão desejada. Recomenda-se a bomba NM031 verificando-se a curva característica da bomba, conforme Figura 16.

(23)

Figura 16 – Curva Característica da bomba NEMO® NM031_01L.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Com a obtenção da curva, verifica-se se a rotação é apropriada para a aplicação. Selecionam-se os materiais para execução da bomba de acordo com a compatibilidade química dos fluidos com o modelo da bomba, logo os materiais destinados a esse tipo de aplicação são:

 Carcaça: Aço Inoxidável AISI 316

 Rotor: Aço Inoxidável AISI 316, revestimento de cromo, para temperatura ambiente

 Borracha Estator: Nitrílica (copolímero de butadieno e acrilonitrilo)

 Bocais: Flanges DN 2”

(24)

apresentadas as principais articulações. Para bombeamento de polímero, a articulação indicada é a tipo Pino B com vedação SM em Viton.

Figura 17 – Tipos de articulação para bomba NEMO®.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Com a articulação definida obtém-se o modelo de bomba cotado, ou seja, NM031BY01L06B, conforme apresentado na Figura 18.

Figura 18 – Modelo de bomba NEMO® cotado.

(25)

Com a definição da bomba, seus materiais, números de estágios, articulação, entre outros, finaliza-se escolhendo o tipo de acionamento para a rotação indicada na curva. A rotação e a potência estão ligadas diretamente na escolha do motoredutor, pois necessita-se escolher um acionamento com a potência maior do que a absorvida com uma rotação aproximada com a encontrada na curva da bomba. Esses dois fatores variam de acordo com o fabricante do acionamento.

Terminado o dimensionamento do equipamento, monta-se a oferta técnica/comercial e envia-se ao cliente. A partir de então começam-se as negociações até o fechamento da venda.

3.4 DESENHOS EM CORTE E LISTA DE PEÇAS

A partir da emissão da Confirmação de Pedido (CP), o departamento de Engenharia de Produto cria a lista de peças da respectiva bomba, assim como seus desenhos em corte e o número de máquina, que serve para rastreabilidade da bomba durante todo o seu ciclo de vida. Continuando com a bomba exemplificada no item 3.3, NM031BY01L06B, segue abaixo um modelo de lista de peças para a respectiva bomba.

DESENHO EM CORTE: BY001000/W123000/G065000 AUTOR: XXXXXXXX

NR. MÁQUINA: BXXXXX

Lista de Peças

Posição Quantidade Denominação

0085 1 LANTERNA 0120 4 ARRUELA PRESSÃO 0125 4 PARAFUSO SEXTAVADO 0140 4 PORCA SEXTAVADA 1030 1 PINO CILÍNDRICO 1035 1 ANEL 1050 1 EIXO LIGAÇÃO 1998 1 EIX ACOPLAMENTO 1999 1 ROTOR 2005 1 BOCA RECALQUE 2010 1 CORPO BOMBA 2015 1 BUJAO 2016 1 BUJAO 2020 4 PRISIONEIRO 2025 4 ARRUELA PRESSÃO 2030 4 PORCA SEXTAVADA 2035 1 APOIO 3005 1 ESTATOR 3010 4 TIRANTE 3015 4 ARRUELA PRESSÃO

(26)

3020 10 PORCA 3070 2 ARRUELA LISA 5065 2 ANEL SEGURANÇA 5075 2 PINO CILÍNDRICO 5115 2 BUCHA SEGURANÇA 5425 2 ANEL APERTO 7005 1 PORTA SELO

7010 1 SELO MECÂNICO NETZSCH 8015 1 ANEL-O

8060 4 ANEL-O 8235 2 VEDACAO SM

9500 1 MOTOREDUTOR

CP XXXXXXXXXXX

BOMBA NEMO MOD NM031BY01L06B C/ACION Cliente: XXXXXXXXXX

Quantidade: 1

Conforme informado na lista de peças, os desenhos em corte para esta bomba são: BY001000 (desenho em corte da bomba), W123000 (desenho em corte do selo mecânico simples), e G065000 (desenho em corte da articulação tipo Pino B). Nas Figuras 19, 20 e 21 são apresentados estes desenhos respectivamente.

Figura 19 – Desenho em corte da bomba NEMO® NM031_01L.

(27)

Figura 20 – Desenho em corte do selo mecânico.

Fonte: NETZSCH do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Figura 21 – Desenho em corte da articulação tipo Pino B.

(28)

3.5 SELEÇÃO ADEQUADA DO CONCEITO DE BOMBEIO NA DOSAGEM DE POLÍMEROS

A utilização de polímeros como auxiliares de floculação em uma estação de tratamento de água traz os seguintes benefícios:

 Melhoria da qualidade da água decantada e filtrada;

 Reduz o consumo de coagulante primário, consequentemente reduz gastos totais com produtos químicos;

 Reduz o volume de lodo no decantador;

 Aumenta o período médio entre lavagens consecutivas dos filtros, reduzindo, portanto, a perda de água e;

 Aumenta a eficiência da desinfecção.

Para que o polímero possa atuar da melhor forma possível, a dosagem constante do polímero deve ser respeitada, utilizando-se de bombas dosadoras para possibilitar segurança e agilidade na operação, ocorrendo de maneira ininterrupta ao longo do tratamento. As opções de bombeio para esta dosagem são as bombas centrífugas, pneumáticas, dosadoras diafragma e helicoidais.

As bombas centrífugas cedem energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior da bomba. A transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluido e transferindo a energia para este. Toda a transferência acaba gerando um esforço sobre o fluido, impactando na cadeia polimérica.

As bombas pneumáticas e dosadoras diafragma são bombas de deslocamento positivo onde o aumento da pressão acontece pelo empurrar uma membrana ou diafragma, variando o volume da câmara. Esta pulsação no bombeamento também acaba impactando a estrutura molecular do polímero.

A utilização de bombas helicoidais de cavidade progressiva, em especial as bombas NEMO®, portanto são a melhor opção na dosagem destes polímeros. Em comparação a outras bombas de dosagem, a bomba NEMO® por manter o seu fluxo contínuo, sem pulsação e o fluído não sofrer cortes cisalhantes, acredita-se que a estrutura molecular do polímero se mantém intacta ao longo do bombeamento. Logo, uma quantidade menor de polímero dosada com bombas NEMO® é requerida. Sendo assim, os gastos com produtos químicos será ainda menor utilizando as bombas NEMO® para dosá-los.

(29)

Durante o período de estágio, tinha-se como objetivo estudar a influência de cada bomba na dosagem destes polímeros, para tentar provar através de testes práticos que as bombas NEMO® realmente não alteram a cadeia polimérica. Porém, não foi possível realizar os testes desejados por não haver um local adequado e bombas disponíveis para o estudo.

(30)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio curricular é a oportunidade para que o acadêmico coloque na prática os conhecimentos obtidos na Universidade, de maneira que ele possa vivenciar no dia a dia a teoria estudada. Além de ser requisito parcial para conclusão do curso, ele ainda propicia ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural da carreira escolhida pelo acadêmico.

O conhecimento em fenômenos de transporte, termodinâmica, ciências dos materiais e conhecimento no dimensionamento de equipamentos aprendidos ao longo do curso auxiliaram de forma significativa para a realização do estágio.

Diversos equipamentos foram dimensionados, desde bombas para aplicações mais comuns até bombas para aplicações mais específicas, fazendo com que cada dimensionamento fosse um novo desafio.

A integração realizada no processo por um todo, possiblitou uma visão geral do funcionamento da empresa NETZSCH do Brasil, ajudando bastante a conciliar teoria com a prática. Seria ainda melhor se o estagiário pudesse acompanhar as visitas aos clientes, pois haveria um entendimento ainda maior das aplicações das bombas.

(31)

REFERÊNCIAS

DI BERNARDO, A.; DI BERNARDO, L.; FROLLINI, E. Influência do tempo de

aplicação de polímeros na eficiência da floculação/sedimentação. Disponível

em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/tratagua/ii-022.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2011.

MHOFF, Karl; IMHOFF, Klaus R. Manual de tratamento de águas residuárias. São Paulo : Edgard Blucher, 1986. ix, 301p, il. Tradução da 26. ed. alemã.

NETZSCH. NETZSCH do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Disponível em: <http://www.netzsch.com.br>. Acesso em: Nov. 2011.

ZANCUL, E.; ROZENFELD, H. Sistemas ERP. Disponível em:

<www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/ERP_v2.html>.

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São