• Nenhum resultado encontrado

TABLOIDE OP Continua a preocupação com a saúde de alguns frades. 2. Vida de Frei Mingas inspira Sarau

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TABLOIDE OP Continua a preocupação com a saúde de alguns frades. 2. Vida de Frei Mingas inspira Sarau"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

TABLOIDE OP 714

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL

ANO XXI – 10 de maio de 2021

tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br

1. Continua a preocupação com a saúde de alguns frades

Frei João Xerri, residente em Goiânia, foi hospitalizado com uma crise provocada pela baixa taxa de sódio no organismo no último dia 28 e permanece na Unidade de Terapia Intensiva – UTI – desde o início da internação. Conforme Frei Weder da Silva Arantes, Coordenador da Casa Samaritana, no Convento São Judas Tadeu, “o estado de saúde de Frei João continua ‘grave’ e, a partir de ontem. o que está nos preocupando é o aparecimento de febre e a respiração com certa dificuldade, embora a equipe médica vem afirmando que está dentro do previsto, pois a reposição de sódio no organismo é um processo lento”.

Já, Frei Estêvão Nunes, também residente em Goiânia, foi internado no domingo seguinte, dia 2, com um quadro clínico de fecaloma, alteração da pressão arterial e confusão mental. Após alguns dias hospitalizado; continua o tratamento em casa, seguindo a orientação do hospital, especialmente devido à conjuntura sanitária em que estamos vivendo.

A Casa Samaritana, em especial, agradece as orações e as demonstrações de solidariedade que tem recebido em vista da saúde destes dois frades.

2. Vida de Frei Mingas inspira Sarau

Entre as diversas atividades que compõem a programação brasileira do Ano Jubilar dos 800 anos da Páscoa de São Domingos, está a realização do Sarau “Nova Consciência há que se criar” no próximo sábado, dia 15. O Sarau, acontecerá, ao vivo através do Canal Youtube e do Facebook da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, a partir das 20 horas. Além de várias das músicas de autoria de Frei Domingos dos Santos, o conhecido Frei Mingas, esse Sarau terá alguns depoimentos, incluindo o de Frei Carlos Mesters. O Sarau está sendo cuidadosamente preparado por uma equipe composta por membros da Família Dominicana e conta com a parceria de uma série de instituições, entre as quais a CRB Nacional que incluiu o Sarau na programação oficial da Ciranda da Comunicação, que está acontecendo esta semana e a Associação Católica de Comunicação – Signis Brasil.

3. Marcada a data de abertura do Pré Noviciado dominicano

Considerada a primeira etapa da formação inicial dos vocacionados à vida religiosa dominicana, oito jovens iniciarão o seu Pré Noviciado no próximo dia 29, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, SP. A Comunidade formadora, que acolherá os pré noviços, é composta pelos freis: Edivaldo, Bruno Moreira, Alberto Cardoso, Tony e Gustavo, sendo este último o responsável diretamente por esta etapa da formação dominicana.

Conforme o Plano Particular de Formação – PPF – da Província Frei Bartolomeu de Las Casas, aprovado pelo Mestre da Ordem em dezembro de 2019, os objetivos dessa etapa da formação inicial são: a) continuidade do discernimento vocacional em suas dimensões humana, afetiva e apostólica; b) iniciação à vida comunitária (conhecimento mútuo do candidato e dos frades) e à vida de oração na Ordem Dominicana; c) complementação acadêmica com cursos de português, espanhol, redação e história (cf. PPE, nº 10).

(2)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

2

TABLOIDE OP

714

Para atingir esses objetivos, o Plano Particular de Estudos – PPE – dos dominicanos no Brasil, também aprovado pelo Mestre da Ordem em fins de 2019, em seu nº 9, estipula as disciplinas que devem compor a programação do Pré Noviciado.

4. Frei Alexandre conclui especialização

Frei Alexandre Francisco de Marchi Silveira, mestre do Noviciado, concluiu há algumas semanas o Curso de Especialização em Espiritualidade e Orientação Espiritual – ECOE/FAJE. De acordo com o novo especialista, “foram três módulos realizados nas férias de janeiro e julho. Começamos em 2020, de modo presencial, com 24 alunos, mas, por conta do Covid – 19, a nossa turma foi pioneira na modalidade online. Com 17 disciplinas, o curso não se centrou em uma formação puramente acadêmica, mas vivencial, através de estágios, partilhas de oração, inclusive proporcionando aos alunos a experiência de serem acompanhados e acompanhar espiritualmente uma pessoa.

Alexandre avalia como muito positivo o curso, ressaltando que “esses momentos me propiciaram, também, um maior autoconhecimento, ressignificando algumas coisas e nutrindo gratidão a Deus por tudo, desejoso de ajudar outras pessoas a crescerem na sua relação com Deus, que envolve todas as outras nossas relações humanas”.

5. Frades estudantes do Continente se encontram

Para os frades dominicanos da América Latina e Caribe, dia 16 de abril último constituiu-se em um importante marco: a Conferência Interprovincial Dominicana da América Latina e Caribe – CIDALC – promoveu um encontro dos frades estudantes de Filosofia e Teologia das onze entidades de frades dominicanos do Continente (Províncias, vice Províncias e Vicariatos). O Encontro contou também com a participação do Mestre da Ordem, alguns membros da Cúria Geral, alguns provinciais e vice provinciais. O momento de formação foi assessorado pelo presidente da CIDALC, Frei Luis Javier Rubio e por Frei Pablo Sicouly, Sócio do Mestre da Ordem para a Vida Intelectual. Frei Franklim Drumond de Almeida, um dos estudantes de Filosofia da Província brasileira, conta que “no início do Encontro, Frei Gerard Timoner, lembrou suas palavras na missa de abertura do ano Jubilar. São Domingos é chamado luz da Igreja porque soube refletir a luz de Cristo, soube dar testemunho, em seu tempo, da ressurreição do Senhor”.

Franklim continua apresentando o evento: “Frei Luis Javier e Frei Pablo abordaram o tratado de Frei Bartolomeu de Las Casas: ‘Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião’. Luis contextualizou a comunidade de Montesinos na fecunda Escola de Salamanca, que forjou o caráter de pregador e proporcionou a conversão de São Domingos. Para ele, o contato entre a vida intelectual e a missão não é processual, mas sinérgico. Desde os primeiros estudos, em uma autêntica Escola de Teologia Dominicana será possível sentir o impulso pela salvação integral das pessoas. Sicouly recordou que ‘a graça supõe a cultura’, citando o parágrafo 115 da Evangelii Gaudium do Papa Francisco. O único modo de converter, sob esta perspectiva, é acolher e integrar as diferentes culturas, enriquecendo-as com as notas do Evangelho. Isto exige não querer dominar, não ter ambição por posses, ser manso e desejar a salvação de todos, praticando um amor caritativo”. Já, para Frei Átila Mariano, estudante de Teologia da Província Frei Bartolomeu de Las Casas, o Encontro proporcionou “um grande momento de interação com todos os estudantes da América Latina bem como um adentrar nas fontes da espiritualidade dominicana, salientando a figura de Frei Bartolomeu de Las Casas, patrono de nossa Província.”

(3)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

3

TABLOIDE OP

714

Encarregado de uma mensagem final, em nome dos Priores Provinciais, Frei José Fernandes destacou, em síntese, quatro ideias: a) compreende Las Casas na chave da espiritualidade, pois ele é modelo de uma espiritualidade contemplativa e militante; b) Las Casas é um missionário, que se fez pregador a partir da escuta de sua comunidade, incluindo a realidade para além do Convento; c) Las Casas é um santo dominicano, na expressão de Frei Felicíssimo Martinez, para quem “a santidade de Las Casas é uma santidade política” e d) Citando Frei Carlos Josaphat, o Prior Provincial afirmou que “Las Casas é o São Domingos de Gusmão latino-americano e suas obras podem ser resumidas em ‘Todos os direitos para todos e todas’”.

6. CIDALC promove Curso com formadores dominicanos

Desde o início deste ano os frades dominicanos da América Latina e Caribe estão vivendo uma fase nova quanto às diferentes etapas da formação inicial. O Mestre da Ordem, através de uma carta de 6 de janeiro último, endereçada aos Priores Provinciais e aos Conselhos de Formação motivou sobre a importância de termos uma formação bem sólida, pois “fornecer tal condição é, em grande medida, uma questão de justiça. Todo irmão que aceitamos para a formação tem o direito de receber uma autêntica formação dominicana”, afirma ele.

Timoner destaca “a rica tradição filosófica e teológica dominicana”, incentivando aos frades a continuarem – a partir do já preparado “Documento sobre Colaboração para Estudos e Formação”, elaborado pela equipe da CIDALC – “participando da elaboração de propostas concretas para cada uma das etapas da formação institucional, como base de acordos que permitam o fortalecimento dos processos formativos em toda a região da América Latina e Caribe”.

É neste contexto que estão acontecendo encontros específicos de formadores, de noviços, e estudantes de filosofia e teologia, de regentes de estudos e de priores provinciais, a exemplo do que houve na última 6ª feira, cujo tema principal foi sobre a colaboração entre a Faculdade San Estevam, de Salamanca, na Espanha e a CIDALC, para estudos teológicos. Na sequência haverá um curso com formadores e formadoras em uma parceria com a Conferência das Irmãs Dominicanas da

América Latina e Caribe – CODALC, entre os próximos dias 26 e 28.

7. Estudante dominicano está de licença

Frei Pedro Paulo de Oliveira Lisboa, estudante de Filosofia na Faculdade dos Jesuítas – FAJE – em Belo Horizonte, em conversa pessoal com o Prior Provincial, solicitou a permissão de morar junto à sua mãe em Goiânia, por um período de dois meses, devido ao recente falecimento de seu pai. Reconhecendo que tal atitude prejudica a convivência comunitária, o estudante prevê de não ter prejuízo nos estudos, visto que todas as aulas estão sendo on line.

Frei José Fernandes, por sua vez, amparado nas Constituições da Ordem Dominicana, concedeu tal licença.

8. Realizada a 7ª Semana Dom Tomás Balduino

Pelo 7º ano consecutivo, a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, em parceria com outras entidades, promoveu a Semana Dom Tomás Balduino que teve início com duas celebrações eucarísticas no último dia 2, data da Páscoa do bispo dominicano: pela manhã, na Igreja São Judas Tadeu, em Goiânia e à noite, na Catedral da Diocese de Goiás.

(4)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

4

TABLOIDE OP

714

Na noite do dia seguinte, houve uma roda de conversa virtual com o tema: “Dom Tomás e suas lutas: desafios e esperanças para os dias atuais”, com a assessoria de João Pedro Stedile, membro da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra – MST e, à noite do dia 5, foi a vez da roda de conversa, também virtual, com a temática: “Saúde, Democracia e Direitos Humanos”, contando com os depoimentos de duas médicas e dois médicos que trabalharam no Hospital Pio X, na cidade de Ceres, no período do pastoreio de Dom Tomás junto à Diocese de Goiás.

A Semana foi encerrada com a 4ª roda de conversa da Agenda Latinoamericana, que teve como temática: “Um planeta, uma saúde conectados na biodiversidade”, assessorado por Vivian Camacho, parteira Quechua, militante de movimentos populares e de saúde indígena na Bolívia. A equipe brasileira da edição da Agenda Latinoamericana promove todas as primeiras sextas feiras de cada mês, às 19 horas, uma roda de conversa virtual abordando diferentes temas, a partir de textos

da própria Agenda

.

9. Provincial promove visitas canônicas virtuais

Uma das missões do Prior Provincial é realizar visita canônica junto às comunidades da Província duas vezes ao longo de seu mandado e, junto às comunidades de formação, anualmente. Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, Frei José Fernandes vem realizando as visitas canônicas este ano, através da modalidade on line, mantendo, sobretudo, as conversas individuais e a reunião comunitária no final da visita, além do estudo de alguns documentos enviados pelo coordenador da comunidade visitada.

Este ano, já aconteceram as visitas junto aos dois Conventos da cidade de São Paulo: Sagrada Família e Santo Alberto Magno e à Comunidade dos frades no Rio de Janeiro. A próxima visita será junto ao Convento São Judas Tadeu, entre os dias 07 a 10 de junho que, por razões óbvias, será presencial e mais duas visitas estão agendadas, com possibilidades de acontecerem presenciais ou virtualmente, a depender das condições sanitárias da época: 23 a 25 de junho junto à comunidade dos frades em Curitiba e, 12 a 14 de julho, junto aos frades em Aragominas.

10. Biblioteca dominicana no Cairo terá brasileiro na direção

De volta ao Egito, após passar algumas semanas de férias juntamente com sua família no Brasil, Frei Mateus Domingues da Silva, natural de Bandeirantes e membro da Província Frei Bartolomeu de Las Casas, está se preparando para assumir, em nome da Ordem Dominicana, a missão de diretor da Biblioteca do Instituto Dominicano de Estudos Orientais – IDEO.

(5)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

5

TABLOIDE OP

714

Mateus, que já está com sua nomeação, para três anos, em mãos e tomará posse no próximo dia 17, conta que nesta sua nova missão, terá como principais tarefas: “manter a documentação, aprimorá-la, manter contato com outras bibliotecas e universidades no mundo todo, fazer contato com outros organismos, comprar livros, saber onde comprá-los, saber o conteúdo do que precisa ser comprado, saber avaliar o que precisa ser comprado, conversar com gente de fora – principalmente doutorandos e professores – sobre seu domínio de pesquisa”. No entanto, destaca ele: “será um trabalho em equipe, o que acaba tornando tudo mais leve e descontraído, mesmo que a mim cabe a tarefa de coordenar, supervisionar e tomar as decisões finais, por vezes as mais difíceis e dificultosas”. Frei Mateus conta também que se trata de “uma biblioteca importante para os pesquisadores em Islamologia, de reputação mundial, sendo o núcleo do Centro de Pesquisas, que é o IDEO. É também uma referência, no Egito, de abertura dos cristãos ao islã, de encontro entre culturas e pertenças religiosas diferentes”. O novo diretor da Biblioteca do IDEO afirma que, no próximo triênio dividirá seu tempo entre esta nova missão e a preparação da publicação de sua tese de doutorado.

11. Frades em Uberaba ampliam campo missionário

Após alguns meses de estudos e conversas que envolveram toda a comunidade dos frades dominicanos em Uberaba, inclusive o Arcebispo local e o Prior Provincial através de algumas reuniões, dia 28 de março último, essa Comunidade religiosa assumiu uma nova frente missionária em dois bairros populares, na cidade de Uberaba.

De acordo com Frei Maurice Bom-Fils Yelome, Coordenador daquela Comunidade religiosa “em uma Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, os frades iniciaram a nova missão, sendo responsáveis pela ‘quase Paróquia’ Santo Antônio, que envolve também a Capela Nossa Senhora Aparecida. Oficialmente Frei Toninho e Frei Alexandre assumiram respectivamente a missão de administrador e vigário, mas todos os frades, inclusive os noviços, estarão envolvidos tanto no trabalho apostólico na Paróquia São Domingos como nessa nova missão na ‘quase Paróquia’ Santo Antônio”.

Frei José Fernandes agradece e parabeniza a disposição dos frades daquela Comunidade dominicana e enfatiza que “esse compromisso é expressão de nossa comunhão com as necessidades pastorais da Arquidiocese de Uberaba e não representa compromisso fixo ‘permanente’. Chegamos à conclusão que não podíamos permanecer com cinco frades presbíteros e sete noviços ocupando-se apenas da Paróquia que tradicionalmente já somos responsáveis desde o final do século 19.

12. Paróquia santacruzense investe em Comunicação

No dia 24 de abril último a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, inaugurou o sistema de comunicação TV Santuário, pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Paróquia. Frei Bruno da Silva Moreira, administrador paroquial daquela Comunidade e coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Ourinhos comenta que “numa parceria formada com uma empresa de Santa Catarina, teremos todos os equipamentos, sistema,

plataforma e suporte técnico para uma

transmissão profissional”. Bruno ainda afirma que “graças ao apoio de paroquianos e algumas empresas, a TV santuário é uma realidade”.

(6)

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL E-mail: secretariaprovincia@dominicanos.org.br

Telefones: (62) 3928-1333 / (62) 99417-2721 Whatsapp

6

TABLOIDE OP

714

O Prior Provincial parabeniza esta Comunidade Paroquial por ter dado este importante passo, que “aliás, corresponde muito bem a uma das prioridades missionárias de nossa Família Provincial e da Ordem em geral, através de uma das prioridades apostólicas do último Capítulo Geral, que é o investimento no ‘continente digital’”.

13. Frei Bruno passa a lecionar em Santa Cruz

Após se submeter, em 2019, a um processo seletivo para professor na Escola Técnica Estadual de São Paulo “Orlando Quagliato” – ETEC – de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, Frei Bruno da Silva Moreira, passa a dar aulas de História e Filosofia no Curso técnico profissionalizante, equivalente ao ensino médio, a partir deste mês.

O novo professor ressalta que, “inicialmente serão dez horas aulas semanais, possibilitando assim conciliar bem a missão de administrador paroquial com a atividade de docente”.

14. Aumentam as dificuldades econômicas da Província

A preocupação com a difícil situação financeira da Província dominicana dos frades no Brasil tem sido motivo de diversas reuniões e gestões, especialmente por parte do Prior Provincial e do Síndico da Província.

O Prior Provincial afirma que “a nossa família provincial tem sido, como quase toda a população em geral, vitimada em suas receitas, que são majoritariamente oriundas de algueis e por causa disso, estamos estudando, sobretudo junto às nossas dez comunidades religiosas, modalidades de diminuir as despesas, assunto tratado em uma recente reunião do Conselho da Província, Conselho Econômico e os coordenadores das Comunidades”.

15. Aniversariantes de maio e junho

MAIO

03 – Frei Edivaldo A. dos Santos – Bruno 08 – Frei Marcos Sassatelli

09 – Frei Gustavo Trindade dos Santos 19 – Frei João Xerri

23 – Frei Bruno da Silva Moreira

JUNHO

07 – Frei Bruno de Miranda

17 – Frei Antônio Eduardo Damasceno 25 – Frei José Maria G. de Almeida

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

[r]

Na aplicação das políticas contábeis da Companhia e das controladas, a Administração deve fazer julgamentos e elaborar estimativas a respeito dos valores contábeis

O governo do Estado do Pará, tomando conhecimento dos riscos decorrentes da cadeia de produção do açaí, através do Decreto nº 326, publicado em 20/01/2012,

Tabela de medidas: todas as medidas especificadas na tabela de medida em anexo se referem à peça pronta, já tendo recebido a 1ª lavagem caso haja diferença na peça

Para comparação com os resultados numéricos de resistência e rigidez das ligações, foram confeccionados corpos de prova com madeira de Eucalipto urograndis (feitos em

Com as investigações realizadas parece que ficou esclarecida a questão sobre a consideração dos efeitos da repetição de carregamentos na resistência das ligações, e em função