• Nenhum resultado encontrado

Acta n.º 360. da Sessão do Conselho Distrital de Évora. de 8 de Abril de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta n.º 360. da Sessão do Conselho Distrital de Évora. de 8 de Abril de 2010"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Acta n.º 360

da Sessão do Conselho Distrital de Évora de 8 de Abril de 2010

Aos oito dias do mês de Abril do ano dois mil e dez, pelas dez horas e trinta minutos, em Santiago do Cacém, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente Dr. Carlos d’Almeida reuniu-se este Conselho, estando presente o Senhor Vice-Presidente Dr. António Pereira Gomes e os vogais Senhores: Dr.ª Rosa Maria Antunes, Dr. José António Belchior e Dr. Vítor Tomás. Justificaram a sua ausência, que foi aceite, os Senhores Conselheiros Dr.ª Maria João Adegas, Dr.ª Lina Aleixo e Dr. Sidónio Santos.

O Senhor Presidente verificou estar reunido o quorum de instalação e funcionamento do Conselho Distrital, pelo que, podendo deliberar validamente, declarou aberta a reunião.

Estiveram presentes, os Agrupamentos de Delegações do CDE, em cumprimento da deliberação do dia 2 de Dezembro de 2003, em Abrantes, representados pelos seguintes Colegas: Dr. Américo Simples do Agrupamento de Delegações de Abrantes, Dr.ª Graça Rodrigues e Dr.ª Angela de Sousa Pico do Agrupamento de Delegações de Setúbal e do Agrupamento de Delegações de Santiago do Cacém estiveram presentes o Dr. Júlio Cardoso, Dr. Tiago Falcão e Silva e Dr. Carlos Gamito.

Os restantes Agrupamentos de Delegações não estiveram presentes, tendo justificado a sua não comparência os Agrupamentos de Évora, Portalegre e Santarém.

O Senhor Presidente cumprimentou os presentes e agradeceu a disponibilidade da Delegação de Santiago do Cacém para receber o Conselho Distrital.

Passando à Ordem de Trabalhos. 1 - Informações:

A) O Senhor Presidente deu conhecimento da deliberação do Conselho Superior de reunir com os Conselhos de Deontologia, tendo aquele designado o dia 2 de Julho pelas 11 horas, para reunir com o Conselho de Deontologia de Évora. Mais informou que o Conselho Superior solicitou a colaboração do Conselho Distrital para cedência das suas instalações e

(2)

apoio logístico à deslocação dos Senhores Conselheiros, no que respeita a marcação de Hoteis, e refeições.

O Conselho tomou conhecimento da deliberação supra, tendo-se congratulado com a deslocação dos membros do Conselho Superior. Mais foi deliberado, prestar àquele orgão toda a colaboração necessária para a realização da reunião, incluindo todo o apoio logistico necessário, através dos serviços administrativos do Conselho.

B) Convite do Bâtonier de l’Ordre des avocats du Barreau de Chartres et les Membres du Conseil de l’Ordre ao Senhor Presidente do Conselho Distrital para assistir à Conferência que o Presidente do Conselho Constitucional irá dar no dia 23 de Abril em Chartres.

O Conselho tomou conhecimento e deliberou que atendendo aos constrangimentos financeiros conhecidos do CDE não é possivel aceitar tão honroso convite.

Mais foi deliberado, agradecer o mesmo ao Ilustre Bastonário da Ordem de Chartres.

C) Pelo Sr. Dr. Vítor Tomás foi dado conhecimento da correspondência trocada com a CNEF com o objectivo de assegurar a correcção do exame escrito de agregação realizado no passado dia 12/03/2010. Mais foi informado que inquiridos os advogados que anteriormente prestavam serviço como formadores no CDE, os mesmos responderam que não aceitavam a proposta apresentada pelo Conselho Geral.

Atentas as informações prestadas pelo Coordenador do Centro Distrital de Estágio e a resposta dada pelos Senhores Formadores do Centro de Estágio inexistem condições para proceder à correcção das provas. Pelo que, foi deliberado por unanimidade, remeter os testes à CNA para os devidos efeitos.

D) Ofício da Federação Internacional das Mulheres de Carreiras Jurídicas a dar conhecimento da realização em Évora da próxima reunião da sua direcção e da realização de uma conferência; para o que solicita ao CDE a disponibilização das suas instalações e convida o Senhor Presidente do Conselho para o jantar de encerramento.

Os membros do Conselho tomaram conhecimento e ratificaram a decisão do Senhor Presidente de cedência das instalações do Conselho, para a realização do evento. Mais foi informado que o CDE aguarda o esclarecimento da Senhora Procuradora

(3)

relativamente à natureza da Conferência, com vista a poder-se divulgar pelos advogados da área deste Conselho.

2- Assuntos da Reunião anterior:

A) Homenagem aos Advogados do Conselho Distrital de Évora, a realizar no dia 14 de Maio, em Évora.

O Agrupamento de Portalegre já tinha indicado na reunião anterior Sr. Dr. Aires Mendonça e o Sr. Dr. António Sampaio Soares.

O Agrupamento de Delegações de Beja enviou ofício a indicar o Sr. Dr. António Chagas, CP n.º 1-E, inscrito pela Comarca de Ourique.

Da àrea do Agrupamento de Delegações de Santarém foi indicado o nome do Dr. Humberto Pereira Diniz Lopes, a título póstumo.

Por proposta do Senhor Presidente, foram indicados os advogados da comarca de

Évora, os Senhores Dr. Brito Lima e Dr. Sertório Leal Barona.

Pelos presentes foi aprovado por unanimidade a entrega da Menção Honrosa do Conselho Distrital de Évora aos Colegas propostos.

3- Outros Assuntos:

A)1.º Relatório de Monitorização do Sistema do Acesso ao Direito e aos Tribunais aprovado em 28/08/2009 e publicado no portal da O.A. em 08-03-2010 onde estão identificados os principais constrangimentos ao seu correcto funcionamento, bem como as propostas de medidas mais relevantes a adoptar para a sua melhoria.

No seguimento do deliberado na reunião anterior o Agrupamento de Delegações de Abrantes apresentou um texto com algumas sugestões para melhorar o funcionamento do SADT, tendo sido proposto que os demais Agrupamentos fizessem chegar os seus trabalhos ao Conselho Distrital no prazo de dez dias. B)Ofício recebido do Conselho Geral a enviar solicitação da Câmara Municipal de Alpiarça para indicação de um representante da O.A. na Comissão Arbitral Municipal.

O Conselho tomou conhecimento do ofício e deliberou oficiar ao Agrupamento de Delegações de Santarém para indicar um colega para integrar a referida Comissão Arbitral.

C)O Senhor Presidente do Conselho introduziu o assunto relativo à abertura do Balcão Casa Pronta nas Empresas de Mediação Imobiliária. Pelos presentes foi discutido e deliberado:

(4)

Remeter o respectivo expediente à Exma Senhora Presidente da CCPI do CDE a fim de elaborar um texto “ critico” sobre o assunto, o qual deverá, posteriormente ser remetido ao Conselho Geral, com conhecimento a todos os colegas e inserção no portal do CDE.

D)Prémio Wolters Kluwer para o melhor estagiário do Conselho Distrital de Évora- 2º Curso de Estágio de 2009. O Senhor Presidente deu conhecimento do prémio e informou o nome dos advogados estagiários com as duas melhores classificações na prova final da primeira fase do estágio. Mais disse, que o Prémio poderá ser entregue na Cerimónia a realizar no próximo dia 14 de Maio.

Pelos presentes foi tomado conhecimento e aprovado por unanimidade a atribuição do Prémio às Senhoras Doutoras Ana Jorge Vieira e Maria Eugénia Santos. Mais foi, deliberado comunicar-se a presente deliberação à empresa Wolters Kluwer.

4- Processo Especial de Averiguação de Incompatibilidade A)Autos de Processo Especial de Parecer n.º 2/PP/2009-E Requerente: Sérgio Pimenta Carriço

Visado: Dr.ª Rute Carvalho Neves C.P. n.º1672E Assunto: Eventual situação de incompatibilidade Relator: Dr. Sidónio Santos

Passou para a próxima reunião.

B) Autos de Processo Especial de Parecer n.º 1/PP/2010-E Requerente: CDE

Visado: Dr.ª Ana Beatriz Cardoso

Assunto: Eventual situação de incompatibilidade de advogado e as funções de técnico superior com contrato de trabalho em funções públicas na modalidade de contrato a termo resolutivo incerto na estrutura do Inalentejo (POR do QREN).

Relator: Dr.ª Lina Aleixo Passou para a próxima reunião.

C)Autos de Processo Especial de Parecer n.º3 /PP/2010-E Requerente: CDE

Visado: Dr. Domingos Cordeiro

Assunto: Eventual situação de incompatibilidade de advogado e as funções de Vice-presidente do Turismo do Alentejo.

(5)

Relator : Dr.ª Maria de Lurdes Évora Passou para a próxima reunião.

5-Processos de Parecer

Autos de Processo Especial de Parecer n.º 4 /PP/2010-E Requerente: Conservatória do Registo Predial de Portel

Assunto: eventual conflito de interesses quando o Advogado autentica procuração pela qual é constituido procurador para proceder a actos de registo para requer averbamentos e alterações matriciais para assinar e requerer documentos junto das Conservatórias, Serviços de Finanças e Câmaras Municipais.

Relator o Sr. Dr. Rui Sampaio da Silva. Foi aprovado por unanimidade.

6- Marcação de datas para as próximas sessões deste Conselho Distrital. A próxima reunião do CDE realizar-se-á no dia 6 de Maio em Santarém e no dia 18 de Junho em Setúbal.

E nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada esta sessão pelas treze horas e quinze minutos, dela se lavrando a presente acta que, depois de lida foi aprovada por minuta, para efeitos de execução dos competentes serviços do CDE, sendo aprovada na íntegra na próxima reunião.

Referências

Documentos relacionados

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento