• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. PLANO DE CONSOLIDAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO (Versão compilada) PORTO VELHO - RONDÔNIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. PLANO DE CONSOLIDAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO (Versão compilada) PORTO VELHO - RONDÔNIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE

RONDÔNIA

PLANO DE CONSOLIDAÇÃO,

REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO

2008 – 2012

(Versão compilada)

PORTO VELHO - RONDÔNIA

Março de 2008

(2)

1. Dados da universidade

Nome da Universidade:

Fundação Universidade Federal de Rondônia Endereço:

Av. Presidente Dutra, n° 2965 Dirigente:

José Januário de Oliveira Amaral Característica Atual da Instituição:

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é uma instituição com personalidade jurídica de direito público, criada pela Lei nº. 7.011, de 08 de julho de 1982, inscrita no Ministério da Fazenda sob n° 04.418.943/0001-90 (CNPJ), integrando o Sistema Federal de Ensino, tendo como sede administrativa a cidade de Porto Velho e atuação em todo o estado de Rondônia, por meio de campi localizados nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Ariquemes. O Estado de Rondônia, anteriormente Território Federal, foi criado pela Lei Complementar nº. 41, de 22 de setembro de 1981. Pelo fato da UNIR ser a única instituição pública de ensino superior em Rondônia, é mister que vá ao encontro das aspirações da sociedade rondoniense, uma vez que o ensino ainda é um dos anseios mais fortes e legítimos da população, pois se apresenta como fator imprescindível para a promoção do integral desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Imbuída de sua missão, a UNIR, expandindo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, poderá oferecer à sociedade rondoniense maiores e melhores opções de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional de seus cidadãos.

A UNIR iniciou suas atividades com cursos de licenciatura para a formação de professores e na área de Ciências Sociais Aplicadas. Funcionando apenas em Porto Velho e com poucos cursos a UNIR atendia a demanda local. Seu quadro era formado prioritariamente por profissionais graduados. Ao longo do tempo a estrutura e o perfil da instituição foram se modificando, por pressões da sociedade e por pressões internas. A abertura de novos cursos, a interiorização da universidade e a capacitação do corpo docente modificaram, sobremaneira, a forma de ser da instituição. A UNIR conta hoje com 7 campi, 41 cursos de graduação, 13 cursos de especialização Lato Sensu, 05 mestrados e 01 doutorado. Atendemos a 6.315 alunos na graduação e 151 na pós-graduação. A UNIR, em seus vinte e cinco anos tem implementado acentuadamente uma política de capacitação de seu quadro docente, incentivando afastamentos para titulação e apoiando as iniciativas de novos cursos de pós-graduação, institucionais ou interinstitucionais. Até o presente momento (setembro de 2007), entre os 391docentes, há 139 doutores e 162 mestres, quadro bastante diverso, se compararmos com o cenário no início dos anos 90. Um outro aspecto importante para a consolidação da pesquisa na UNIR é a consolidação dos grupos de pesquisa, que dão suporte aos programas de pós-graduação. Por serem estratégicos, a UNIR vem promovendo ações de incentivo à formação de novos grupos e de consolidação dos já existentes.

As iniciativas institucionais para a persecução destes objetivos implicam em diversas ações, dentre as quais se destacam: aquisição de laboratórios e novos equipamentos; construção de espaço para ambientes de trabalho; aquisição de bibliografia (livros, assinaturas de periódicos); e estímulo à produção e à publicação de docentes e discentes. Acreditamos que uma universidade como situada na Amazônia e em um estado periférico, como Rondônia, precisa tornar-se instrumento estratégico na definição das políticas para o desenvolvimento regional. Para isto se faz necessária a constituição de uma diversificada e sólida rede de inteligência em diversas áreas do conhecimento, sobretudo nos aspectos educacionais, da biodiversidade, da tecnologia e nas demais ciências que auxiliam na compreensão da multiplicidade cultural. Este é o perfil desejado para a UNIR, mas ainda não consolidado. Sua construção é gradual e constante, precisando ainda de mais investimentos.

(3)

A expansão significa a possibilidade de o Estado brasileiro, através de sua única Instituição Federal de Ensino Superior em Rondônia, possa reverter um quadro de subserviência científica e tecnológica. Significa a possibilidade de avançarmos na fixação de recursos humanos capacitados na região. Entendemos que o acesso à educação superior e ao conhecimento será, cada vez mais, o diferencial que permitirá o desenvolvimento regional e a diminuição das desigualdades regionais. A ausência desse nível de formação condenará grandes segmentos da população a condições irreversíveis de exclusão e de marginalização, pois estarão privados de participação política e cultural mais ativa e condenados como dependentes dos saberes e das tecnologias oriundas das regiões centrais, alimentando uma visão e uma política, ainda, colonizadora. O Ensino Superior é um dos principais pilares de sustentação do desenvolvimento econômico, social e cultural.

A UNIR já presta serviços de grande repercussão para a comunidade regional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mas ainda necessita ocupar um espaço que lhe cabe e que, por dever, lhe compete a função de produzir conhecimentos, estabelecer debates que promovam o desenvolvimento equilibrado e sustentável, além de viabilizar a integração dos povos locais com a natureza regional.

Súmula do Plano:

A UNIR ao participar do REUNI, entende que é o caminho para assegurar as condições para consolidação, reestruturação e expansão das atividades de Ensino Pesquisa e Extensão para que a Instituição cumpra o seu papel de produtora e de disseminadora do conhecimento no Sudoeste da Amazônia Brasileira. O Ensino Superior é um dos principais pilares de sustentação do desenvolvimento econômico, social e cultural. A UNIR já presta serviços de grande repercussão para a comunidade regional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mas ainda necessita ocupar um espaço que lhe cabe e que, por dever, lhe compete a função de produzir conhecimentos, estabelecer debates que promovam o desenvolvimento equilibrado e sustentável, além de viabilizar a integração dos povos locais com a natureza regional.

A UNIR é uma instituição pública e gratuita cuja missão é a de produzir conhecimento humanístico, tecnológico e científico, articulando ensino, pesquisa e extensão, considerando as peculiaridades regionais, promovendo o desenvolvimento humano integral e contribuindo para a transformação social. Com a visão de consolidar-se como uma Universidade multicampi que, a partir das peculiaridades regionais, alcance níveis de excelência na produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e humanístico, tornando-se referência nacional em suas áreas de atuação, tornando-se referência nacional em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento humano integral e a transformação da sociedade. A UNIR é a única instituição pública que atende a este nível de ensino e, conseqüentemente, é desafiada permanentemente a se expandir, mesmo nas mais adversas condições. Para que a UNIR possa se integrar na condução das políticas públicas voltadas para a educação superior, a pesquisa e a extensão tornam elementos imprescindíveis na concepção de gestão do bem público, que tenha por princípios a formação de cidadãos para o exercício prático de suas atividades de forma transparente e orientada para resultados e preparada para responder às demandas sociais. O desafio é, sem dúvida, elevar o padrão dos serviços prestados ao cidadão e, ao mesmo tempo, torná-lo mais exigente em relação aos serviços públicos prestados e aos quais tem direito.

A proposta que está sendo apresentada justifica-se sob as mais diferentes óticas, uma vez que se destina a atender a diferentes regiões do estado, levando o ensino superior público a populações que dificilmente teriam acesso a esta modalidade de ensino, mesmo em instituições privadas. A UNIR está localizada em uma região que se constitui em um pólo rodo-hidroviário, que poderá ser ampliado através de uma saída, economicamente viável, para o Pacífico. Esta perspectiva reforça a necessidade e a importância da ampliação das atividades da UNIR. Todavia, a expansão que desejamos não pode ser confundida com mera ampliação de espaços e de número de vagas, mas sim como condição para que a UNIR possa produzir conhecimento para a região onde está inserida. A expansão está associada à idéia de formação crítica e qualificada de pessoas, para que possam implementar um novo modelo de desenvolvimento de base

(4)

local, sustentável, assentado na riqueza natural e cultural da região e cientificamente fundamentado no manejo competente dos recursos, de tal forma que possam garantir o progresso e o bem estar da população como um todo, sem gerar ainda mais exclusões. A expansão das atividades da UNIR é um requisito para a sua legitimação e, ao mesmo tempo, uma necessidade para obter ganhos de escala e de escopo, que permitam consolidar a sua vocação de universidade complexa, no sentido de não ser especializada em uma área de conhecimento, o que é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural do estado de Rondônia. O relatório final do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIR apontou dez grandes objetivos, como resultado dos problemas detectados na referida avaliação. Entre eles, destacamos:

a) Prover, em até 2 anos, cada curso de graduação com o mínimo de 10 docentes do quadro permanente, exceto cursos com especificidades de grade curricular diferente;

b) Implantar a INTRANET, sistema de comunicação informatizado e sistema de informações gerenciais na UNIR para todos os serviços em até 18 meses e instrumentalizar a biblioteca, a fim de permitir o acervo necessário e adequado ao desenvolvimento das ações em até 2 anos;

c) Contratar pessoal docente e técnico-administrativo em quantidade suficiente para atingir, em 3 anos, a média nacional no que tange aos critérios “relação professor x aluno” e “relação técnico x aluno”, para os cursos existentes e novos e qualificar, pelo menos 70% dos servidores, num prazo de 6 anos;

d) Definir, em até 6 meses, linhas prioritárias de pesquisa e consolidar os respectivos grupos em até 4 anos, bem como implantar e consolidar em cada unidade acadêmica, programa de pós-graduação;

e) Definir, no prazo de 1 ano, a área de atuação de cada unidade acadêmica e consolidar, em cada campus do interior, até 2 cursos de graduação, nos próximos 5 anos.

A expansão de vagas nos seus cursos caracteriza-se como uma ação de inclusão social de parcela da população, que tem no ensino público a única oportunidade para realizar estudos de nível superior. Hoje, com o anúncio da construção de duas grandes hidrelétricas no rio Madeira, uma nova explosão populacional está a vista, e em sua decorrência, uma nova onda de agravamento das questões sociais, até hoje não sanadas. Estar atento aos problemas e encontrar soluções para seus efeitos implica no desenvolvimento de ações para as quais a competência da universidade se faz indispensável, para impedir ou ao menos minimizar impactos que possam produzir a destruição de relações sociais e subjugação das populações tradicionais, por suas desvantagens econômicas e tecnológicas, assim como os impactos ambientais e econômicos, os quais requerem pesquisas que possam gerar conhecimentos, que contribuam para a promoção do desenvolvimento equilibrado e sustentável, além de viabilizar a integração dos povos locais com os novos migrantes, com a natureza e a economia regionais. Atualmente, a educação superior em Rondônia é, em grande parte, oferecida pela iniciativa privada. Os objetivos traçados pelo PDI não atendem mais as demandas do Estado de Rondônia.

Desta forma, o Projeto REUNI apresenta um programa de reestruturação que além de estar coerente com a demanda atual, demonstra avanço nos limites traçados pelo PDI, estando em sintonia com a Missão e a Visão, conforme consta no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Para esse fim, entretanto, não podemos deixar de considerar duas diretrizes básicas de nossa instituição: a) respeito às normas universitárias e à sua autonomia pedagógica e; b) a necessidade de consolidação de cursos já existentes. Consolidação e Expansão do número de vagas em 20%. A Universidade Federal de Rondônia, em resposta à Carta Constitucional de 1988, iniciou no final dos anos 80 seu processo de interiorização. Baseados no I Projeto Norte de Interiorização a UNIR construiu unidades no interior do estado. Ao todo foram criados 5 campi, além da sede (Porto Velho). Todavia, a consolidação desses campi (infra-estrutura e recursos humanos) não foi concretizada a contento.

O REUNI representa, nesse caso, a possibilidade de consolidação de uma expansão já realizada. Da mesma forma que no interior do estado, a sede também promoveu sua expansão. Se, por um lado, possui menos defasagem em relação ao corpo docente, apesar da necessidade de contratação existir, a infra-estrutura física precisa de ampliação (salas de aula, laboratórios pedagógicos e espaços de convivência). Um dos

(5)

cenários mais graves, porém, se refere ao corpo técnico-administrativo. Nos últimos 15 anos a UNIR aumentou consideravelmente a oferta de novas vagas. O número de alunos matriculados subiu em quase 150%. O quadro geral de professores não acompanhou o mesmo desenvolvimento e o corpo Técnico-Administrativo cresceu menos ainda. A previsão de aposentadorias do segmento Técnico-Administrativo para o ano de 2008 nos levaria a um decréscimo do número total em 15%, se comparados aos números de 1993. A despeito das dificuldades acima mencionadas a expansão já realizada alterou sensivelmente a ação da UNIR no estado de Rondônia. Em 1993 a UNIR os alunos matriculados chegavam a aproximadamente 0,2% da população do estado. Em 2006 o número de alunos matriculados na graduação chegou a 0,4%. Tentar atingir a meta de 1%, conforme proposto pelo MEC, é possível de ser realizado com a criação de infra-estrutura adequada, da contratação de docentes e de técnicos. Entendemos que a consolidação é condição prévia para atender aos pressupostos do REUNI de ampliação em 20% do número total de vagas. Para tanto serão necessários, primeiramente, investimentos no que já existe, de forma a criar melhores condições de ensino, pesquisa e extensão para a Universidade que temos.

Reestruturação e Expansão: Rever a estrutura acadêmica não significa abandonar as outras estruturas sem discussões e adequações às características baseadas na territorialidade. Ou seja, não adianta importar modelos europeus, sem avaliação e estabelecimento de critérios que dêem conta dos aspectos regionais, bem como de questões culturais e legais nacionais. A elaboração de novos projetos de reestruturação deve obedecer a princípios pedagógicos, que privilegiem as características culturais locais e os princípios estabelecidos pelos órgãos nacionais, que definem critérios, normas, procedimentos e estruturas para o funcionamento dos cursos. A proposta, ora encaminhada, busca aproximar as áreas de conhecimento para que possamos repensar as matrizes curriculares e estruturação dos cursos, tendo por fundamento a consolidação das áreas de conhecimento.

Novas unidades acadêmicas a serem criadas e/ou reestruturadas:

a) Criação o Instituto de Pesquisa Vale do Guaporé: Constituir uma unidade acadêmica, ligada à reitoria, com atuação na Micro-Região do Vale do Guaporé;

b) Desdobrar o Núcleo de Ciência e Tecnologia em duas Unidades: Núcleo de Tecnologia e o Núcleo de Ciências Exatas e da Terra: constituir duas Unidades Acadêmicas com as competências de suas áreas. O Mandato do atual Diretor permaneceria até a implantação da nova estrutura e ao ser implantado o diretor do NCT passaria a ser diretor do Núcleo em que seu departamento está vinculado, para efeito de cumprimento de mandato;

c) Transformar o Núcleo de Educação em Núcleo de Ciências Humanas: Atualmente as Licenciaturas não estão todas concentradas nesse núcleo, e a previsão de implantação de outros cursos que não são especificamente da área de educação, mas da grande área de Ciências Humanas;

d) Renomear o Núcleo de Ciências Sociais: passa a ser Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas.

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages:

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação