• Nenhum resultado encontrado

Revisão Avançada de Projetos Filtros e View Templates Alan Araújo ProjetoAcg

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão Avançada de Projetos Filtros e View Templates Alan Araújo ProjetoAcg"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Revisão Avançada de Projetos

Filtros e View Templates

Alan Araújo – ProjetoAcg

Um projeto construído no Revit exige muitas técnicas avançadas para simular a construção real. Isto exigirá algumas centenas de famílias de paredes, pisos, coberta, de mobiliário e arquivos finais muito complexos. O problema é que devido a correria do dia-a-dia sempre passa uma parede que foi esquecida de mudar o tipo, um revestimento que faltou, um elemento MEP num sistema diferente, etc. Solução: é necessária uma revisão muito detalhada do seu modelo final e ao se elaborar filtros por tipo de parede, tipo de revestimento, tipo de elemento, sistemas, disciplinas, etc, este trabalho será muitas vezes mais fácil, preciso e rápido.

Objetivo de aprendizado

Ao final desta palestra você terá condições de:

• Capacitar o público no entendimento do uso de Filtros e View Templates • Incentivar e ampliar a discussão sobre o tema ainda pouco explorado • Automatizar e auxiliar no processo de revisão para modelos complexos • Minimizar erros decorrentes da complexidade do modelo

Sobre o Palestrante

Arquiteto, graduado pela UFPB e entusiasta por todo tipo de representação gráfica. Iniciou a utilizar produtos da Autodesk em 1998 com o AutoCad R14 em um curso Técnico de Edificações ao qual também se graduou. Durante graduação em Arquitetura, conheceu o 3D Studio 4 e passou a gerar imagens foto-realísticas aproveitando a modelagem de projetos modelados em CAD. Em 2005 conheceu o Autodesk Revit 6 e passou a se dedicar por completo a nova ferramenta que viria a substituir todo processo e metodologia de trabalho em poucos meses. Elaborou o primeiro Template brasileiro baseado nas normas técnicas brasileiras e passou a distribuí-lo gratuitamente a milhares de novos usuários por todo o Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa. Desde 2006, ministra cursos de Revit para estudantes e profissionais da área e elabora imagens foto-realísticas de maquetes eletrônicas de edifícios. Recentemente, em 2012, afiliou-se a outros profissionais e fundou o Grupo Bloco e passou a trabalhar de forma integrada e no mesmo espaço com conceito BIM em sua totalidade: Arquitetura, MEP, Estrutura, Orçamento e Planejamento.

Na internet disponibiliza templates, conteúdos gratuitos e cursos online em

www.projetoAcg.com e é um dos administradores de um grupo no Facebook com mais de 22mil inscritos.

(2)

2

Revisão Avançada de Projetos

Filtros e View Templates

Introdução

Protótipos de pré-construção em BIM estão se tornando cada vez mais comuns como entrega final de vários escritórios pelo Brasil e pelo Mundo. O fato é que, para projetos maiores e mais complexos é exigido de quem o está elaborando grande atenção ao modelar cada detalhe construtivo e, em especial, para um projeto de arquitetura, as paredes, pisos e seus revestimentos que representam a maior parte dos elementos construtivos e a partir dos quais devemos extrair quantitativos.

A medida que você avança com a execução do modelo de Projeto Executivo para obra, você se depara com uma série de informações que deverão ser obrigatoriamente especificadas ainda em fase de projeto ou antecipar soluções que muitas vezes seriam percebidas somente durante a construção:

• Tipos de parede: alvenaria de tijolo, bloco cerâmico, drywall, steel frame, parede de concreto, divisórias, etc;

• Tipos de piso: piso estrutural como laje maciça, nervurada, metálica, etc); • Tipos de Revestimentos: cerâmica, pintura, porcelanato, granito, madeira, etc);

• Alturas dos revestimentos: cerâmica somente até meia altura, pintura somente até a altura do forro, reboco acima do forro, etc;

• Tubulações de água, esgoto, dutos de ar-condicionado, eletrodutos, etc • Estrutura: viga, laje, coluna, etc

O problema é que quanto mais complexo é o edifício, mais difícil manter um controle sobre as informações construídas virtualmente, especialmente se a equipe ainda está aprendendo a utilizar o sistema ou o software. Múltiplos sistemas construtivos, diferentes tipos de revestimentos e disciplinas de instalações deixam seu modelo que precisa passar por uma revisão final, para que a entrega final ao cliente seja o mais completa e correta possível.

Solução: automatização

Mesmo a revisão é necessário que seja dada uma atenção dobrada para que seja correta. Na maioria das vezes, mais de uma vez será necessária e isto exige tempo e concentração. Por este motivo é interessante automatizar ao máximo estes processos para economizar este tempo precioso e ainda ter um modelo revisado com maior confiabilidade.

Pra facilitar esta tarefa, o Autodesk Revit dispõe de ferramentas avançadas que pode ser utilizada para modificar a representação gráfica da vistas de seu Projeto que são os Filtros e, para automatizar ainda mais o processo, aplicá-los a View Templates atrelados às vistas.

(3)

3

Definição

Filtros são ferramentas que possibilitam modificar a representação gráfica de linhas, hachuras, transparência ou ativar tom neutro de todos os elementos no Autodesk Revit, além de sua visibilidade. Isto tudo sem ter que modificar permanentemente os materiais o que torna desta uma poderosa e viciante ferramenta. Os filtros, porém, são somente um item da View Templates que também permitem configurar escala, nível de detalhamento, override de modelo, anotação, importação, luz e sombras, background, etc, mas que não serão o foco desta apresentação.

Para localizar a ferramenta, você acessar a aba Filters na janela de Visibility Graphics. Esta janela será acessada através dos atalhos VG ou VV (ou um atalho personalizado); a partir do menu de Propriedades de Instância de cada vista ou no Menu View ou a partir da ferramenta View Templates.

Figura 1 - Visibility Graphics e View Template no Menu View

Figura 2 - Filters em Visibility Graphics

(4)

4

Utilização

Na tela de filtros você deverá adicionar quais elementos terão uma representação diferenciada. Você pode utilizar filtros para usos diversos, como: esconder objetos; representá-los diferentemente do tradicional de seu projeto; representá-los com foco no orçamento ou planejamento ou etapa de obra; diferenciar disciplinas de projetos, sistemas ou elementos; Revisão de arquivos.

A iniciar por um exemplo simples, iremos criar um filtro para paredes, sem nenhum condicional para ele, seguindo a sequência:

1. Abrir a tela de filtros (atalho VG e acessar Filters) 2. Clicar em Edit/New

3. Clicar em New e definir o Filter Name: ARQ - Paredes 4. Selecionar a categoria Walls

5. Não definir nada em Filter Rules e clicar Ok

6. Clique em Add, selecione ARQ – Paredes e clique Ok.

7. Repita o procedimento para outros elementos simples, sem regras avançadas. No primeiro exemplo, foram criadas os seguintes filtros: EST – Vigas, EST – Lajes, EST – Vigas, EST – Fundações e Topografia. Para cada um deles, selecione a categoria correta.

Figura 4 - Add / Remove / Up / Down / Edit/New

Figura 5

Figura 6 - Filter Name - ARQ - Paredes

(5)

5 A coluna Name mostra o nome do filtro já criado; Visibility define se se aquele filtro estará visível ou não na vista em que está sendo aplicado. No nosso primeiro exemplo, como são elementos simples, sem nenhuma regra aplicada a eles, não teremos tanto uso para isto, já que isto pode ser substituído simplesmente desmarcando o tick do elemento construtivo diretamente na tela de Visibility Graphics ou escondendo a categoria diretamente pelo; Halftone define que o filtro será mostrado em tom de cinza (conforme padrão).

Figura 7 - Filtros simples por elemento

A representação dos elementos serão modificadas em duas colunas principais: Projection/Surface – corresponde aos elementos vistos - e em Cut – corresponde aos elementos quando estão cortados por uma Section ou Section Box. Na coluna Lines, a representação da linha poderá ser alterada em nível de espessura, cor ou tipo (contínua, tracejada, traço-ponto, etc); em Pattern, o tipo de hachura e a cor da mesma e em Transparency para definir a transparência daqueles elementos. Em todos os casos use Clear Overrides para voltar rapidamente para o valor padrão.

Figura 8 - Line Graphics Figura 9 - Fill Pattern Graphics

A ferramenta de filtros vai ficar realmente poderosa, porém, somente ao se utilizar as regras avançadas de Filter Rules. Estas regras são variáveis de acordo com o(s) elementos selecionados, permitindo, inclusive que você use vários deles ao mesmo tempo e, inclusive, Project Parameters criados em seu arquivo. Vamos no exemplo a seguir criar nosso primeiro filtro de Revisão para verificar paredes Externas e Internas, que normalmente tem diferenças de acabamento entre si.

• Repita os 3 primeiros passos do exemplo anterior; • Em Filter Rules selecione Function / equals / Exterior

• Clique em Add, selecione ARQ - Paredes externas e clique Ok

• Repita a opção para paredes internas usando o nome ARQ - Paredes externas e modificando a Function para Interior.

(6)

6 Figura 10 - Filtros por função de parede

Será necessário que suas paredes estejam corretamente configuradas no item Function (localizado no Edit Type delas) para que o filtro funcione corretamente.

DICA: para quem usa Parts em seus arquivos, pode-se adicionar esta função de externa e interna ou core a partir de um Parâmetro criado. No meu caso criei um novo parâmetro com nome Local revestimento em que preencho manualmente, ao selecionar as parts, e digito o valor Externo, Interno ou Core.

Num próximo exemplo, vamos criar filtros por tipos de parede. Neste caso deveremos usar o Filter Rules: Type Name / Contains / Drywall ou TijoloTipo1 ou BlocoCerâmico ou PlacaCimentícia ou Divisória ou qualquer outro tipo de parede que você use. O Revit irá verificar o nome da parede e, se contiver uma destas palavras no nome dela, ele estará ativo. Perceba que estes nomes são Case Sensitive, então deverá estar atento a isto também.

Figura 11 – Filtros revestimento Figura 12 - Filter Rules de Paredes

Ainda usando o filtro para paredes: Filter Rules: Type Name / Contains, podemos utilizar criar filtros por revestimento de parede – Cer|Cer, Cer|Pin, Pin|Pin para mostrar combinações de parede com cerâmica, pintura e demais revestimentos que costuma utilizar. Esta ideia fica ainda mais interessante ao

(7)

7 se utilizar parts, pois as hachuras ficarão bem destacadas somente no tipo de Revestimento indicado, ao invés da parede inteira.

Para paredes ainda podem ser utilizados: Area, Material, Nível base, altura, comprimento, Mark, Tipo, Nome, volume, espessura e, principalmente parâmetros criados. Este último caso deixa o filtro com infinitas possibilidades. Podem ser criados filtros para facilitar o planejamento, por setor, por apartamento, por edifício, etc.

Para uso no MEP, podem ser bem utilizados filtros com Filter Rules: System Name / Contains para dividir cada disciplina de acordo com o Sistema de cada um.

Figura 13 - Filtros MEP

Para uso em Estrutura, uma sugestão é criar cores diferentes para distinguir melhor vigas, pilares e lajes. Podem ser criados também filtros específicos por dimensão destes elementos estruturais para facilitar locação na obra.

As possibilidades são infinitas e resta a cada um tirar o melhor proveito de acordo com suas necessidades reais.

(8)

8

Criando View Templates

Agora que aprendemos a utilizar os filtros, podemos aliar as funcionalidades dos View Templates e aplicá-los diretamente nas vistas, de forma que não seja sequer necessário aplicar os filtros, pois eles já estarão atrelados às vistas. Estes Templates tem uma série de configurações que, aliados aos filters automatizam ainda mais a criação de Vistas diferenciadas, podendo incluir visibilidade de elementos, background, luz, sombra, escala, visibilidade de parts e outra centenas de opções. Para criar ou aplicar View Templates, você deverá clicar com o botão direito na vista diretamente no Project Browser, selecionar Apply Template Proprieties... e selecionar um na lista que será mostrada ou clicar em Create View Template from View para criar um Template com exatamente aquelas configurações visualizadas naquela determinada vista (será necessário atribuir um nome a ela). Em ambos os casos você poderá alterar as configurações.

Figura 14 - Apply ou Create View Template

Outra vantagem de se deixar um View Template preso nem uma determinada vista é evitar alterações indesejadas e melhorar o controle do coordenador sobre o projeto. Para fazer isto, nas propriedades da vista, basta clicar em View Template e selecionar um na lista, como marca a figura ao lado. Desta maneira o usuário estará impedido de alterar as configurações pré-determinadas a menos que modifique diretamente no View Template e fazendo isto irá modificar todas as vistas que a tem aplicada.

DICA: É importante que as pranchas de Revisão estejam o mais simplificadas possível. Será interessante esconder toda indicação 2D (ou ao menos a grande maioria delas), layout, disciplinas de projeto que não sejam o foco naquele momento, etc.

(9)

9

Manipulando View Templates e atribuindo filtros a eles

Quando você se depara com um Template com dezenas de filtros diferentes, passa a ser interessante organizá-los de maneira adequada. Para te ajudar, você pode usar dois filtros diferentes: Discipline Filter e View Type Filter. Na sequência devemos entender também como como criar, renomear e deletar estes filtros.

O foco desta apresentação não será entender todos os detalhes que poderá ser configurado aqui, mas somente direcionar o View Template atrelado na vista e utilizar os filtros como mediado da representação gráfica para Revisão das vistas.

Discipline Filters

Neste menu você poderá mostrar somente os filtros referentes a determinada disciplina de projeto: arquitetura, estrutura, mecânico, elétrico, hidro sanitário ou coordenação.

Figura 16 - Discipline Filter View Type Filter

Neste menu você poderá, em conjunto com o anterior, reduzir ainda mais as opções, mostrando somente os filtros para 3D/Walkthrough; elevações cortes e vistas de detalhamento ou Plantas Baixas

Figura 17 - View Type Filter Names

Em names ficarão localizados de fato seus filtros. Ao clicar em cada um deles, a janela à sua lateral direita será atualizada mostrando todas as configurações referentes a eles. Algumas opções estará disponíveis somente em determinados tipos de vista. Background, por exemplo, só estará disponível em View Templates de Elevações e Cortes.

New / Duplicate / Rename / Delete / Show Views

Você poderá utilizar sempre bases pré-existentes para criar seus View Templates. Para isto você poderá usar o botão Duplicate, Rename para renomear ou Delete para deletar algum já criado. Por fim, o botão Show Views (que só é habilitado caso esteja atrelando um Template de vista diretamente na Barra de Propriedades dela) te permite aplicar o mesmo View Template de outra vista.

(10)

10 Atribuindo Filters

Na tela principal dos View Templates, você deverá perceber o item V/G Overrides Filters que deverá estar marcado para que os filters possam fazer parte. Clicando em Edit, a tela de filtros, explicada anteriormente será mostrada e pronta para ser definida.

Figura 18 - Tela de View Template

Usar e abusar desta ferramenta deverá ser uma meta cada vez mais comum. Aqueles que utilizam estas técnicas sabem o quanto empolgante e viciante é trabalhar e avançar com elas de acordo com as necessidades. É muito comum, inclusive que se perceba que ainda não o estão utilizando tanto quanto queria quanto mais se usa.

Sugestões e críticas serão bem vindas.

Alan Araújo

alanaraujo@projetoAcg.com.br

Referências

Documentos relacionados

Por fim, o aluno egresso do curso de Formação Inicial e Continuada em Costureiro de máquina reta e overloque estará apto a conhecer e reconhecer as funções e

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

A presente pesquisa demonstrou a participação ativa dos coletores de material reciclado e o reconhecimento do Poder Público local com o trabalho de parceria,

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

Os métodos classificadores Support Vector Machine (SVM) e Análise de Componentes Principais (ACP), foram avaliados mediante análise visual, destacando as

Parágrafo Quarto - Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento