• Nenhum resultado encontrado

Leonardo de A. Delgado. CREF G/MA CE ARLINDO FERREIRA DE LUCENA. 100% do GET. manhã) Merenda (no meio da 10% do GET

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leonardo de A. Delgado. CREF G/MA CE ARLINDO FERREIRA DE LUCENA. 100% do GET. manhã) Merenda (no meio da 10% do GET"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

9

Aula 02: Gasto Energético Total (GET)

Habilidades

- Reconhecer a influência da alimentação na prática da atividade física.

- Estabelecer relações entre nutrição e desempenho físico

Introdução

A quantidade de alimentos ingerida ao longo de um dia é expressa por meio do valor gasto energético total (GET) da dieta e corresponde ao valor do balanço calórico obtido pela combustão de carboidratos, gorduras e proteínas, quanto à restituição de energia através da alimentação.

Carboidratos e gorduras são especialmente importantes para o metabolismo energético; enquanto as proteínas são importantes para o metabolismo construtor.

Este GET pode ser, dividido em seis refeições, cada uma delas com um percentual do total:

Tabela 2: Divisão do GET em seis refeições Desjejum (café da manhã) 15% do GET Merenda (no meio da

manhã)

10% do GET

Almoço 35% do GET

Merenda (no meio da tarde)

10% do GET

Jantar 25% do GET

Ceia (antes de deitar) 5% do GET

Total 100% do GET

Esta não é a única divisão possível; na verdade o mais importante é a regularidade da distribuição ao longo do tempo.

Para avaliar o valor real da alimentação é essencial levar em conta:

- O efeito térmico do alimento;

- A taxa metabólica de repouso; da qual 60% destina-se à produção de calor e á manutenção da temperatura corporal;

- A energia gasta nas atividades do dia-a-dia: como estudo e trabalho;

- Energia gasta em atividade física e/ou treinamento.

O cálculo do GET pode ser feito de diversas formas, sendo a mais acurada a seguinte:

1° Passo: calcula-se o GER (Gasto

Energético em Repouso);

Passo: calcula-se o Gasto Energético com o Trabalho (GET);

Passo: Calcula-se o gasto energético com a atividade física (GAF);

4° Passo: Calcula-se GET levando em

conta o efeito térmico do alimento.

Cálculo do Efeito Térmico do Alimento (TEF) É a energia necessária para digerir, absorver, transportar e armazenar o alimento ingerido. O termo efeito térmico do alimento implica perda calórica, que se dá em função da ingestão, do catabolismo e do anabolismo dos nutrientes.

O efeito térmico do alimento (perdas energéticas para o seu processamento) para proteínas é de 22% (por esta razão costuma-se adotar uma dieta proteica para emagrecimento); para carboidratos de 8%; e para ácidos graxos de 4%. Numa alimentação variada a perda energética esperada é de 10%, ou seja, a cada 100Kcal produzida pela alimentação 10Kcal são utilizadas para o metabolismo basal.

Cálculo do gasto energético em repouso (GER) ou Taxa Metabólica Basal (TMB)

É a quantidade mínima de energia (calorias) que o corpo necessita todos os dias para que permaneçamos vivos, mantendo os processos vitais (respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção da temperatura corpórea), mesmo em repouso e em estado de jejum.

O gasto energético em repouso (GER), também conhecido como metabolismo de repouso, é o número mínimo de calorias que o organismo necessita para manter as funções corpóreas normais e a homeostase (circulação, respiração, temperatura corporal, energia consumida pelo SNC) durante condições de repouso. Para a maioria dos indivíduos, ela representa 60 a 70% da necessidade calórica diária.

O GER é geralmente medida, utilizando calorimetria indireta.

CE ARLINDO FERREIRA DE LUCENA

Prof. Esp. Leonardo Delgado

Aula 02: GASTO ENERGÉTICO TOTAL (GET)– UNIDADE II Aluno:

(2)

10

Para as medições confiáveis de GER,

a avaliação deve ocorrer pela manhã, com o aluno acordado, deitado, em jejum de 12 horas, repouso físico e mental sem ter se exercitado vigorosamente nas últimas 12 horas, numa posição de repouso e reclinado por 30 minutos, com temperatura ambiental de 26 a 30°C.

Por essas razões, nem sempre é prático medir GER; assim, uma grande quantidade de equações tem sido desenvolvida para estimar o GER, essas equações baseiam-se nos seguintes princípios:

- O GER é proporcional ao tamanho do corpo; - O GER é maior no sexo masculino;

- O GER diminui com a idade;

- O músculo é mais ativo metabolicamente do que a gordura.

Quanto maior o tamanho do corpo, mais calorias são necessárias para sustentá-lo.

As pessoas maiores, em geral, possuem taxas metabólicas maiores que as pessoas menores; mas as pessoas altas e magras

possuem taxas metabólicas maiores que as pessoas baixas e gordas.

Por exemplo, se duas pessoas possuem o mesmo peso, mas uma delas é mais alta, a pessoa mais alta, com uma área de superfície corporal maior, possui uma taxa metabólica maior. Sendo assim, aquelas com área de superfície corporal maior possuem uma taxa metabólica maior.

A quantidade de massa corporal magra está altamente correlacionada com o tamanho corporal total. Por exemplo, as crianças obesas possuem taxa metabólica de repouso maiores que as crianças não obesas, mas quando a taxa metabólica de repouso está ajustada à composição corporal, massa livre de gordura, e massa gorda, nenhuma diferença na taxa metabólica de repouso é encontrada.

Mulheres apresentam demanda energética associada ao metabolismo de repouso por volta de 5 a 10% menor que homens, por causa das diferenças específicas de ambos os sexos.

Essa relação reflete-se em todas as equações de GER, além do tamanho corporal, a idade possui um efeito significativo sobre o GER.

À medida que uma pessoa envelhece, o GER diminui, significando que a

necessidade calórica diária de uma pessoa cairá à medida que ela envelhece.

Crianças tipicamente possuem taxas metabólicas mais altas do que adultos de qualquer idade.

O GER permanece relativamente estável durante os primeiros anos do adulto; contudo, ela começa a declinar muito substancialmente após 45 anos de idade.

Equação baseada no peso

Uma equação com versão abreviada para adultos com peso e altura normais, levando em conta o sexo é a seguinte:

Homem

GER = Peso (kg) x 1 (kcal/kg) x 24h

Mulher

GER = Peso (kg) x 0,95 (kcal/kg) x 24h

Os efeitos da idade e do tamanho corporais sobre o GER estão refletidos nas equações revisadas de HARRIS BENEDICT.

Observe que essas estimativas de GER utilizam equações separadas para homens e mulheres. Isso ocorre porque muitos homens possuem mais massa sem gordura do que as mulheres. E massa sem gordura requer mais energia para sustentá-la do que requer o tecido de gordura. Mulheres GER = 447,593+(9,247.W)+(3,098.H)-(5,677.A) Homens GER = 88,362+(13,397.W)+(5.H)-(6,8.A) Onde:

GER = Gasto Energético em Repouso (em quilocalorias por dia)

W = Massa corporal (em quilogramas) H = Altura (em centímetros)

A = idade (em anos)

GALLO cita WILLIAMS (1995), e diz que para calculamos o metabolismo basal de um indivíduo de crianças pode-se utilizar as seguintes equações:

Sexo De 3 a 9 anos 10 a 17 anos Masculino TMB = (22,7 x peso corporal*) + 495 TMB = (17,5 x peso corporal*) +651 Feminino TMB = (22,5 x peso corporal*) +499 TMB = (12.2 x peso corporal*) +746

(3)

11

Equação baseada na superfície corporal (SC)

Baseado-se na estreita relação existente entre o metabolismo de repouso e as dimensões de estatura e peso corporal, em indivíduos de mesmo grupo etário e sexo, estes valores têm sido estimados mediante proposições de modelos matemáticos baseados na variação da superfície corporal.

A literatura oferece indicações de que o equivalente energético do metabolismo de repouso (MR) de homens, entre 20 e 40 anos de idade, é por volta de 38 a 35 kcal por metro quadrado de superfície corporal (SC), por hora do dia, respectivamente: Homens MR = 38 kcal/h x SC(m²) x 24h Mulheres MR = 35 kcal/h x SC(m²) x 24h Onde: SC (m2) = 0,007184 X (Altura)0,725 X (Peso)0,425 Equação Baseada na Massa Livre de Gordura (MLG)

De acordo com HOWLEY & FRANKS (2000, p.167), sabendo-se qual a massa sem gordura, pode-se utilizar a equação abaixo para predizer o GER.

GER (kcal/dia) = 370 + 21,6(MLG)

Não é necessário separar equações quando sabemos qual a massa sem gordura, porque um grama de músculo possui a mesma necessidade metabólica, seja ela alojada em um corpo masculino, ou seja, feminino.

Cálculo do consumo energético de trabalho (GET)

Atividades diárias como a corrida, as caminhadas, o ciclismo, a natação e mesmo o ato de comer exigem energia e, assim, elevam o gasto diário de calorias acima do metabolismo de repouso.

A quantidade total de energia despendida a cada dia depende, em grande parte, do tipo e da duração da atividade física realizada pela pessoa.

Um dia normal, de acordo com dados da National Academy of Sciences, Washington, D.C., 1980, em média é basicamente, dividido em 8 horas de sono, seis horas sentado, seis horas em pé, duas horas andando e duas horas em atividades recreativas ou de exercício.

Devido a grande variedades e diversidades de tarefas acreditamos ser mais

acertado pensar da seguinte forma; 8 de sono, 8 de trabalho e 8 de atividades diversas. Sendo também importante obter informações sobre as atividades de trabalho e lazer. Embora haja inúmeras formas de obter informações sobre atividades diárias, um método tipicamente utilizado é fazer com que o avaliado preencha ou informe sobre as atividades que ele realiza diariamente.

A quantidade de energia gasta nas horas de trabalho e lazer pode ser estimada, da seguinte forma:

- Para uma pessoa que realiza pequeno esforço físico durante o trabalho, fica sentada a maior parte do tempo e não realiza nenhuma rotina de exercício regular, multiplicamos a TMR por 1,4.

- Para pessoas que são moderadamente ativas no trabalho, caminham e ficam em pé mais do que sentadas e/ou se engajam regularmente em pelo menos 3 dias por semana em exercícios leves a moderados multiplica-se a TMR por 1,6

- Para indivíduos que são altamente ativos no trabalho e que o emprego requer uma grande quantidade de esforço físico, tal como levantar e carregar objetos pesados e/ou se engajam regularmente 4 ou mais dias por semana em atividades moderadas a alta, multiplique a TMR por 1,8.

Para o homem médio brasileiro, a quantidade de alimento deve ser capaz de fornecer 2.700 a 3.000 kcal/dia, enquanto que seu equivalente feminino é aproximadamente 2.000 a 2.100 kcal/dia, variando ligeiramente o valor calórico em face das regiões mais ou menos quentes do país.

Os adolescentes suas atividades e o seu crescimento consomem 4.500 calorias (rapazes) ou 3.000 a 3.550 calorias (moças e meninas).

Cálculo do gasto energético com atividade física (GAT)

A demanda de energia para uma atividade é calculada com base no consumo de oxigênio (VO2) no steady-state de um sujeito durante uma atividade.

(4)

12

A demanda de energia gasta para

realizar uma atividade física pode ser expressa de varias formas: as três principais formas são:

- O Volume de oxigênio usado por minuto

(VO2 em l/min): que é proveniente do

metabolismo de uma mistura de 40% de carboidratos e 60% de gorduras e cujo equivalente calórico é de 4,825 Kcal por litro de oxigênio.

- Múltiplos da Taxa Metabólica de Repouso

(METs): é a relação entre a energia gasta

em uma atividade é o gasto do metabolismo de repouso. Considerando 1 MET como aproximadamente 3,5 ml/kg,min de O2. - Consumo de Energia por Minuto

(kcal/min): o dispêndio de energia é

calculado, multiplicando as quilocalorias gastas por minuto (kcal/min) pela duração da atividade em minutos.

Demanda energética de algumas atividades esportivas

A tabela abaixo representa o gasto energético aproximado segundo a atividade em relação ao GER de acordo com RDA, 1989, para ambos os sexos.

Tabela 3: Fator atividade em relação ao GER

Atividade Fator Atividade

Repouso, dormindo, reclinado GER x 1,0 Muito leve, atividades sentadas e em

pé, pintor motorista, trabalho em laboratório, passadeira, digitador, cozinheiro, jogar cartas, tocar instrumento musical

GER x 1,5

Leve, andar em superfície plana 2,5 a 3,0 km/h, manobrista, eletricista, carpinteiro, faxineira, babá, golfista, navegador, tenista de mesa, trabalhar em restaurante.

GER x 2,5

Moderada, andar 3,5 a 4 km/h, carregar peso, ciclista, esquiador, dançarino, tenista de quadra, trabalhar com enxada

GER x 5,0

Intensa, caminhar subir carregando peso, subir em arvores, lavrador, jogador de basquete, jogador de futebol, alpinista

GER x 7,0

As fórmulas para determinar o dispêndio de energia da caminhada diferem dependendo da velocidade da caminhada e sobre o tipo de superfície. Na superfície plana, pode-se estimar a demanda energética em kcal/min.kg, para uma caminhada com velocidade variando 50 e 100m/min ou 3 a 6 km/h, com as seguintes equações:

GC = 0,005 (0,1.V + 3,5) para velocidade em m/min ou

GC = 0,005 (0,006.V + 3,5) para velocidade em km/h

Onde: V = velocidade

A edição atual das orientações do ACSM apud HOWLEY & FRANKS (2000,p.121) estabelece que a equação pode ser utilizada para velocidades maiores que 6 km/h, contanto que a pessoa esteja realmente caminhado e não trotando ou correndo.

O dispêndio liquido de oxigênio do trote e da corrida sobre uma superfície horizontal, pode ser estimado pela equação:

GC = 0,005 (0,2.V + 3,5) para velocidade em m/min Na tabela abaixo encontramos alguns valores médios do consumo energético de algumas atividades esportivas:

Tabela 4: Consumo energético de algumas atividades esportivas

Atividade Kcal/min.kg Atividade Kcal/min.kg Caminhada 0,080 Corrida 0,176 Basquete 0,138 Musculação 0,071 Boxe 0,222 Nado de costas 0,169 Dança 0,168 Nado de peito 0,162 Ginástica 0,066 Crawl rápido 0,156 Judô 0,195 Crawl lento 0,128 Tênis 0,109 Braçada 0,122 Vôlei 0,050 Pernada rápida 0,170 Squash 0,212 Pernada lenta 0,212 Cálculo do GET

O valor energético diário total pode ser obtido por meio da seguinte equação:

GET = (GER + GET + GAT) + 10%TEF

Onde:

GET = Gasto Energético Total GER = Gasto Energético em Repouso GET = Gasto Energético de Trabalho TEF = Efeito Térmico do Alimento

QUESTÕES

01. Diversos fatores causam a variação do Gasto Energético em Repouso entre os indivíduos. Selecione abaixo a opção que traz o fator que mais afeta esta variação.

a) Sexo. b) Clima. c) Idade. d) Altura.

(5)

13

02. Vários fatores causam variação do gasto

energético de repouso (GER) de um indivíduo. A esse respeito é correto afirmar que:

a) A gordura corporal, tecido metabolicamente ativo do corpo, é o principal determinante do GER b) Na vida adulta, o aumento da idade implica em aumento do GER

c) A febre aumenta o GER em cerca de 28% (por cento) para cada grau de elevação da temperatura corporal acima do normal

d) O estado hormonal pode afetar o GER, particularmente naquelas pessoas com distúrbios endócrinos, como hiper ou hipotireoidismo 03. Levando em conta que os valores calóricos aproximados de carboidratos, lipídios e proteínas são, respectivamente, 4, 9 e 4 kcal/g. Se uma pessoa ingere 100g de carboidratos, 25g de proteínas e 10g de gorduras qual quantidade de kcal ela ingeriu?

a) 135 kcal b) 410 kcal c) 590 kcal d) 820 kcal

04. “Aquela medida no indivíduo acordado, alerta, em repouso e em jejum (pelo menos 8 horas)” a) taxa metabólica basal

b) taxa metabólica de repouso c) termogênese facultativa d) efeito térmico dos alimentos

05. Considerando os componentes que afetam as necessidades de energia dos humanos, entende-se por gasto de energia basal:

a) energia gasta para a manutenção das funções corpóreas normais e homeostase;

b) energia gasta em exercício voluntário e atividade involuntária;

c) quantidade de energia utilizada em 24h por um indivíduo deitado, 12-18h após a refeição;

d) medida do gasto de energia basal, usualmente expressa como Kcal / 24h;

e) aumento do gasto de energia associado aos processos de digestão, absorção e metabolismo do alimento.

06. Os métodos de mensuração do gasto energético incluem calorimetria direta e indireta, bem como não calorimétricos. A água duplamente marcada é uma forma de calorimetria indireta que mede precisa e acuradamente o gasto energético total de indivíduos fora de confinamento, sendo considerado atualmente o padrão-ouro para a medição do gasto energético total.

A partir do uso desse método, pode-se afirmar que:

a) o gasto energético não varia de forma significativa de acordo com a idade, sexo e peso b) tornaram-se mais simples e baratos os estudos epidemiológicos de gasto energético

c) ele deve ser utilizado apenas para análise de gasto energético, mas não de consumo alimentar d) o gasto energético dos pacientes obesos é semelhante ao dos eutróficos

07. Os seres humanos devem se alimentar para sobreviver. A energia livre química do alimento constitui a única forma de energia que os seres humanos podem utilizar para manter a integridade estrutural e bioquímica do corpo. Sobre as necessidades energéticas humanas:

a) Harris e Benedict publicaram equações de predição para a taxa metabólica basal, em que tal taxa era uma função linear do logaritmo do peso corporal, logo, uma potência do peso corporal b) apesar das variações relacionadas ao metabolismo basal, a taxa metabólica basal não varia na mesma espécie e ao longo do tempo, exceto em situações de estresse oxidativo

c) a termogênese independe do gasto de energia na digestão, na absorção, no processamento ou no armazenamento de nutrientes, sendo função direta da atividade muscular

d) a taxa metabólica basal é definida como a taxa de gasto energético no estado pós-absortivo após um jejum noturno de 12 horas

08. O gasto energético total (GET) diário de um indivíduo se constitui de:

a) gasto energético basal e temperatura corporal. b) termogênese por atividade, idade e temperatura corporal.

c) gasto energético basal, idade e massa livre de gordura.

d) gasto energético basal, efeito térmico do alimento e termogênese por atividade.

e) temperatura corporal, efeito térmico do alimento e termogênese por atividade.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

El hombre del Tercer Cine, ya sea desde un cine-guerrilla o un cine-acto, con la infinidad de categorías que contienen (cine-carta, cine-poema, cine-ensayo,

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de