• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE POTIGUAR ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA CAMED-CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA UNP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE POTIGUAR ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA CAMED-CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA UNP"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

UNIVERSIDADE POTIGUAR ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA

CAMED-CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA UNP MEDICINA: ÉTICA, MISSÃO E COMPROMISSO COM A SAÚDE HUMANA

IV SEMANA DO CALOURO MEDICINA UNP TROTE SOLIDÁRIO

AULA INAUGURAL

CERIMÔNIA DE COMPROMISSO DE HONRA Coordenação Dra. Maria Socorro Santos Araújo

I BOAS VINDAS AOS DOUTORANDOS Coordenação Dr. Ricardo Cobucci I ADAPTAÇÃO ÀS DISCIPLINAS CLÍNICAS

(3)
(4)

I Semana de integração do Curso de Medicina UnP

A integralidade é um princípio norteador no nosso curso e colocar em prática o que aprendemos é um desafio e um dos objetivos da nossa Universidade, ou seja, aliar a teoria à prática. Aprendemos desde o início da formação, que a integração e o compartilhamento de saberes, nos torna mais capacitados para cumprir nossa missão no dia-a-dia profissional. E dentro dessa integralidade, está o acolhimento como fator importante para o início de uma boa relação médico-paciente, para o bom funcionamento de qualquer serviço e consequentemente faz parte do processo de melhoria da saúde da população. Estamos colocando em prática esse princípio através dos eventos que estamos realizando.

(5)

A I Semana de integração do Curso de Medicina da UnP representa uma ampliação desses processos, que iniciaram com I Semana do Calouro, marco importante na forma de acolher o estudante dentro da universidade. Observamos que durante a nossa formação existem marcos importantes dentro do nosso curso. Além do ingresso do aluno novato na universidade, observamos que a passagem do Módulo Básico para o Módulo Clínico, momento em que o estudante começa ter um contato direto com a disciplina de Semiologia Médica e a cursar as disciplinas do módulo Clínico, a passagem do Módulo VIII(final da vida de acadêmico) para o Módulo IX(início da vida de Doutorando), onde o estudante sai do ambiente acadêmico e passa a conviver quase que exclusivamente nos cenários de prática, representavam momentos significativos em nossas vidas e que também mereciam um rito de passagem.

(6)

Esses eventos têm como objetivo ajustar a postura do estudante para os novos desafios que irá encontrar nos semestres subsequentes e tornar a convivência nos cenários de prática mais harmoniosa e eficaz entre Professores, Alunos, Direção do curso e a Instituição como um todo.

CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP

(7)

A Semana do Calouro Medicina UnP

A Semana do Calouro Medicina UnP representa o primeiro passo do estudante de Medicina no processo de sua formação. Na oportunidade, o estudante conhece a instituição(Campus e Rede de Saúde), a grade curricular, a situação atual e os desafios da profissão que escolheu para sua vida e já inicia o curso como agente ativo e transformador da realidade que está batendo a sua porta. Pois a turma que agora é recepcionada terá a tarefa e a oportunidade de recepcionar os próximos colegas no semestre seguinte colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro período.

(8)

O evento está fundamentado nas três grandes prioridades do nosso curso:

Ensino/Serviço e Ênfase na Atenção Básica, pois o que foi aprendido no primeiro período é colocado em prática durante a semana, pelos próprios veteranos que um dia foram calouros;

Integração porque a estrutura da Semana é elaborada pela turma que irá recepcionar os calouros (Veteranos), pelo Centro Acadêmico de Medicina, com a Direção do curso e Direção da Escola da Saúde. Ou seja, diferentes setores trabalhando e pensando juntos;  Humanização da Medicina e Ética Profissional. O grande desafio de qualquer formação

é tornar o conhecimento vivo, palpável e tangível. Cursar disciplinas que explorem os temas de Acolhimento, Pensamento Sistêmico e Integralidade nos dias atuais e conseguir colocar em prática é um grande desafio.

(9)

Além de ingressar na faculdade que por si só já se traduz numa grande conquista o estudante tem a oportunidade de logo no primeiro período, começar a refletir e a desenhar qual postura interna quer ter ao longo da sua formação. Pode parecer algo simples, mas refletir conscientemente sobre como quer vivenciar o curso pode fazer toda diferença ao longo da formação e na vida profissional. O evento faz parte de um processo de construção de uma cultura de acolhimento humanizada implementada pelo CAMED(Centro Acadêmico de Medicina UnP.

(10)

I BOAS VINDAS AOS DOUTORANDOS

A vida de acadêmico é diferente da vida de Doutorando. Na Academia ao cursar as disciplinas regulares a rotina é diferente, as aulas são expositivas em sua grande maioria, o contexto é quase que totalmente a sala de aula e a avaliação de habilidades é apenas uma parte da avalição global que é feita exclusivamente por provas teóricas e escritas. Quando o aluno se torna Doutorando a avaliação é feita de forma diferenciada, os contextos são diferentes, ao invés de sala de aula, o hospital. Prioriza-se avaliar às habilidades técnicas, as habilidades de comunicação e relacionamento e a postura ética.

Desta forma, o evento I Boas vindas aos Doutorandos consiste em um dia de atividades para preparar o recém-ingresso no Internato, a começar a construir uma postura interna prática e objetiva, a sedimentar o seu modelo médico para os próximos dois anos pautados em valores como ética, o respeito aos cenários de prática, equilíbrio, competência, cuidado, maestria e harmonia. Assim, esperamos tornar a convivência dos Doutorandos e Preceptores mais harmônica e ampliar a melhoria dos nossos cenários de prática nos Hospitais e Unidades de atendimento.

(11)

Antes de inserir-se no Módulo Clínico o estudante está imerso em uma infindável quantidade de conteúdos teóricos, que têm uma grande importância para os semestres que tem pela frente. O módulo básico é o alicerce, é uma ferramenta fundamental para ser bem sucedido nos períodos posteriores. Ao concluí-lo o estudante estará diante de um conhecimento que irá lhe permitir uma compreensão mais profunda das disciplinas clínicas que terá pela frente.

Sendo assim, o Evento I Adaptação às Disciplinas Clínicas tem uma importância fundamental nesse processo, pois prepara a mente do estudante, tornando-o consciente da postura que precisa ter diante dos pacientes, professores e outros colegas nos cenários de prática. Através da disciplina de Semiologia Médica o estudante começa a ter contato com a história de vida dos pacientes, começa a ter acesso ao seu corpo através do Exame Físico. Preparar-se internamente para esse processo será de fundamental importância na construção do

(12)

IV SEMANA DO CALOURO MEDICINA UNP PRIMEIRO DIA

6 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA: AUDITÓRIO SALGADO FILHO AUDITÓRIO

8:00 - MESA: ABERTURA OFICIAL 8:30 - MESA 1

GRANDES TENDÊNCIAS DA SAÚDE, DESAFIOS ÉTICOS E PROFISSIONAIS - Dr. Ion Andrade 9:20 – INTERVALO

9:40 – TOUR PELA INSTITUIÇÃO SALA T02

PAIS

o COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO MÉDICO  Coordenador do Curso Dr. Fernando Suassuna;

o VISITA AO CIS, HS e ao Lab. Estrutura e Função; AUDITÓRIO

(13)

o RETORNO AO AUDITÓRIO PARA DAR O ENCAMINHAMENTO PARA PARTE DA TARDE; TARDE - 14:00

MESA 2 - AUDITÓRIO

CONHECENDO O CURRICULO DO CURSO

o Dra. Conceição Cornetta - Supervisora Pedagógica do Curso de Medicina GRUPOS DE TRABALHO

GRUPO DE DISCUSSÃO - SALAS DE AULA

Após a MESA a turma será divida em grupos de 10 pessoas. Seis ou sete grupos. Cada grupo terá dois veteranos como orientador. Os tópicos que serão apresentados em todas as salas serão os seguintes:

 Conhecendo o Período que irão cursar – Como funciona a semana típica do módulo;

PAAB (Portifólio)

SI (Seminário de Integração);

PROVA GERAL

(14)

SEGUNDO DIA 7 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA – AUDITÓRIO SALGADO FILHO VISITA AOS HOSPITAIS

7:00 - EMBARQUE - UNP SALGADO FILHO

HOSPITAL DR. JOSÉ PEDRO BEZERRA (SANTA CATARINA);

HOSPITAL INFANTIL VARELA SANTIAGO; 12:00 - ALMOÇO – MIDWAY

14:00 - UNP SALGADO FILHO – ANFITEATRO 1

MESA 3: MERCADO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS ATUAIS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO MÉDICA o Dr. Thiago Trindade

15:00 - GRUPO DE DISCUSSÃO

Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia , Clínica Médica, Psiquiatria e Urgência e Emergência.

(15)

8:00 - MESA 4

A IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - Professora Regina Venturini 9:00 – SIMULAÇÃO- Dra. Regina Venturini e Dr. Matheus Staufackar

HOSPITAL DE SIMULAÇÃO E LAB. ESTRUTURA E FUNÇÃO; 14:00 GD´S - GRUPOS DE DISCUSSÃO - UNP – ANFITEATRO 1

PRIMEIRO MOMENTO – AUDITÓRIO SEGUNDO MOMENTO - SALAS DE AULA

 INTERNATO E POSTURA DOS ALUNOS NOS SEVIÇOS;

 CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES;

 MEDICINA É ARTE;

 MOV. ESTUDANTIL;

 GENERALISTA E ESPECIALISTA;

 CURRICULO PARALELO;

 LIGAS ACADÊMICAS;

 CLEV – ESTÉGIOS E VIVÊNCIAS;

(16)

QUARTO DIA 9 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA – AUDITÓRIO SALGADO FILHO MINI-CURSOS - SALAS DE AULA

 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA;

 INTRODUÇÃO A SEMIOLOGIA MÉDICA;

 MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE;

 MEDICINA CLÍNICA;

 COMO ESTUDAR NO CURSO MÉDICO;

 OFICINA DE SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO;

 COMO FAZER TRABALHOS CIENTÍFICOS;

 NEUCOCIÊNCIA: SONO E APRENDIZAGEM; Tarde

MESA 4: I EPEM – ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

APRESENTAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP

JURAMENTO DO CALOURO

(17)

14 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA – AUDITÓRIO SALGADO FILHO 7:00 - EMBARQUE - UNP SALGADO FILHO

PAAB PELOS PRÓPRIOS ALUNOS

 Mapa para o NIPEC e os ônibus que fazem a linha;

 Conhecendo a UDA;

 PAAB pelos próprios alunos;

SEXTO DIA 15 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA – SALA DE AULA

TROTE SOLIDÁRIO

PALESTRA COM HEMATOLOGISTA DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMONORTE

SÉTIMO DIA 15 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA – AUDITÓRIO

(18)

I BOAS VINDAS AOS DOUTORANDOS

DIA 6 - SEGUNDA-FEIRA: 8:00 - MANHÃ – ANFITEATRO 2 MESA DE ABERTURA :

DIRETOR DO CURSO DR. FERNANDO SUASSUNA;

COORDENADOR DO INTERNATO DR. RICARDO COBUCCI

COORDENADOR DO MÓDULO IX

DIRETOR DO CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA

8:30 - MESA 1: CONHECENDO O INTERNATO

COORDENADOR DO INTERNATO DR.RICARDO COBUCCI ;

 APRESENTAÇÃO DO MANUAL DO INTERNATO;

APRESENTAÇÃO DOS MÓDULOS 9, 10, 11 E 12;

9:10 - CONHECENDO O MÓDULO IX PELOS PRÓPRIOS ALUNOS

Ddo. JACKSON DANTAS 9:40 - INTERVALO

10:00 - POSTURA DO DOUTORANDO NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA

TARDE

14:00 - PREPARANDO-SE PARA RESIDÊNCIA DURANTE O INTERNATO – COMO GARANTIR A SUA VAGA MANTENDO O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DR. THIAGO TRINDADE

14:50 – OPCIONAL DE INTERNATO – COMO CURSAR O INTERNATO EM OUTRA IES/HOSPITALDE ENSINO– Dra. CONCEIÇÃO CORNETTA; 15:40 - MODULO 9 GO – PERSPECTIVAS, OBJETIVOS E DESAFIOS DO MÓDULO COORDENADOR DO MÓDULO

(19)

Dia 10 - SEXTA-FEIRA – ANFITEATRO 1 MANHÃ

8:00 - MESA DE ABERTURA

DIRETOR DO CURSO Dr. FERNANDO SUASSUNA

COORDENADORA DO MÓDULO Dra. REGINA VENTURINI

DIRETOR DO CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA UNP

8:20 – CONHECENDO O MÓDULO CLINICO

O QUE SE ESPERA DO ALUNO AO FINAL DO MÓDULO CLÍNICO – DR. FERNANDO SUASSUNA

o APRESENTAÇÃO DOS MÓDULOS 5, 6,7 E 8;

9:10 - CONHECENDO O MÓDULO V PELOS PRÓPRIOS ALUNOS - ACAD. DO MÓD. V A DEFINIR 9:40 – INTERVALO

10:00 – MONITORIA DE SEMIOLOGIA – COMO FUNCIONA? MONITORES DE SEMIOLOGIA

10:30 - MODULO 5 SEMIOLOGIA MÉDICA – PERSPECTIVAS, OBJETIVOS E DESAFIOS DO MÓDULO DRA. REGINA VENTURINI

(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Este trabalho teve como objetivo desenvolver antioxidantes naturais de Achyrocline satureioides marcela e de Ilex paraguariensis erva mate, para adição em lingüiça toscana e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar