• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. NOME DO MEDICAMENTO

Cefuroxima Actavis 250 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima Actavis 500 mg Comprimidos revestidos por película

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Cada comprimido contém 250 mg de cefuroxima sob a forma de cefuroxima axetil Cada comprimido contém 500 mg de cefuroxima sob a forma de cefuroxima axetil Lista completa de excipiente, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido revestido por película

250 mg: Revestimento azul claro, comprimido com forma de cápsula com marcação “250” de um lado e “P125” no outro lado.

500 mg: Revestimento azul claro, comprimido com forma de cápsula com marcação “500” de um lado e “P126” no outro lado.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Cefuroxima Actavis está indicada para o tratamento de infecções ligeiras a moderadamente graves causadas por microrganismos sensíveis à cefuroxima, tais como: - infecções do tracto respiratório superior: otite média aguda, sinusite, amigdalite e faringite

- bronquite aguda e exacerbações agudas da bronquite crónica. - infecções do tracto geniturinário inferior, não complicadas: cistite

- infecções cutâneas e dos tecidos moles: furunculose, piodermia e impetigo.

- tratamento da doença de Lyme em estadio precoce (estadio I) e prevenção subsequente de complicações tardias em adultos e crianças com mais de 12 anos de idade.

Devem ser tidas em consideração as orientações oficiais sobre a utilização apropriada de agentes anti-bacterianos.

(2)

Para uma dosagem individual, estão disponíveis comprimidos revestidos por película de Cefuroxima Actavis a 250 mg e 500 mg. As recomendações posológicas gerais para a cefuroxima dependem da sensibilidade do patogénio respectivo e do local da infecção. Os comprimidos de Cefuroxima Actavis são revestidos para mascarar o seu sabor: não devem ser partidos, esmagados ou mastigados.

A duração habitual da terapêutica é de 7 dias (variando de 5 a 10 dias). Em caso de faringoamigdalite causada por Streptococcus pyogenes é indicada uma duração de terapêutica de, pelo menos, 10 dias. A duração do tratamento da doença de Lyme precoce deve ser de 20 dias. De modo a atingir uma absorção óptima, os comprimidos de Cefuroxima Actavis devem ser tomados pouco tempo após uma refeição.

A dose depende da gravidade da infecção. Para infecções graves são recomendadas as formas parentéricas de cefuroxima. Quando apropriado, a cefuroxima axetil é eficaz quando usada após terapêutica parentérica inicial com cefuroxima sódica no tratamento de pneumonia e exacerbações agudas de bronquite crónica.

Regime posológico para os comprimidos: Adultos e crianças com mais de 12 anos de

idade

Dose

Infecções do tracto respiratório superior 250 (- 500) mg duas vezes por dia

Infecções do tracto respiratório inferior 500 mg duas vezes por dia Infecções não complicadas do tracto

urinário inferior

250 mg duas vezes por dia Infecções da pele e tecidos moles 250 – 500 mg duas vezes por dia Doença de Lyme precoce 500 mg duas vezes por dia

durante 20 dias Crianças com idade de 5 a 12 anos

Indicações mencionadas anteriormente, se relevante para este grupo de crianças

125 mg* - 250 mg duas vezes por dia)

Otite média aguda 250 mg duas vezes por dia

*Para a dosagem de 125 mg outros medicamentos contendo cefuroxima axetil podem estar disponíveis.

Crianças dos 5 aos 12 anos:

As crianças entre os 5 e os 12 anos de idade não devem tomar mais de 500 mg diários de cefuroxima.

Crianças com menos de 5 anos de idade:

Os comprimidos de Cefuroxima Actavis não são adequados para utilização em crianças com menos de 5 anos de idade. Para doentes neste grupo etário é aconselhada a utilização

(3)

de uma suspensão oral. Não existe experiência em crianças com menos de 3 meses de idade.

Regime posológico na insuficiência renal, em doentes submetidos a diálise e em doentes idosos:

Não são necessárias precauções especiais em doentes com insuficiência renal ou em doentes idosos se a dose diária não exceder 1000 mg. Em doentes com insuficiência renal e depuração da creatinina inferior a 20 ml/min, a cefuroxima axetil deve ser administrada cuidadosamente. Os doentes submetidos a hemodiálise irão necessitar de uma dose suplementar de cefuroxima no final de cada tratamento de diálise.

4.3 Contra-indicações

- Hipersensibilidade à cefuroxima, a outras cefalosporinas ou a qualquer dos excipientes do medicamento.

- Reacção de hipersensibilidade imediata e/ou grave prévia a uma penicilina ou a qualquer outro tipo de medicamento da classe dos beta-lactâmicos.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Se após a administração de Cefuroxima Actavis ocorrerem reacções de sensibilidade, a utilização deve ser interrompida imediatamente e deve ser estabelecido um tratamento apropriado.

Deve-se ter um cuidado especial em doentes que tenham sofrido uma reacção alérgica a penicilinas ou a outros beta-lactâmicos.

Tal como com outros antibióticos de largo espectro, a utilização prolongada de cefuroxima axetil pode resultar no crescimento exacerbado de organismos não sensíveis (por exemplo, Candida, enterococos e Clostridium difficile), o que pode requerer a interrupção do tratamento.

Em doentes que desenvolvam diarreia grave durante ou após a utilização de cefuroxima axetil, deve ser tido em conta o risco de colite pseudomembranosa com perigo de vida. A utilização de cefuroxima axetil deve ser descontinuada e deve ser estabelecido o tratamento apropriado. A utilização de medicamentos que inibam o peristaltismo intestinal está contra-indicada (ver secção 4.8).

Um tratamento de 20 dias para a doença de Lyme pode causar um aumento na frequência de desenvolvimento de diarreia. A utilização a longo termo de cefuroxima axetil pode levar a um excesso de patogénios resistentes à cefuroxima axetil.

É de extrema importância que o doente seja avaliado cuidadosamente. Devem ser tomadas as medidas apropriadas se ocorrer uma super-infecção durante o tratamento, (ver secção 4.8).

A utilização de cefuroxima axetil não é recomendada em doentes com perturbações graves do tracto intestinal acompanhadas de vómitos e diarreia, uma vez que nestas

(4)

situações não pode ser garantida uma absorção suficiente. Deve ser considerada a administração de uma formulação parentérica de cefuroxima.

Foi notificada a reacção de Jarisch-Herxheimer após o tratamento da doença de Lyme com cefuroxima axetil. A reacção resulta directamente da actividade bactericida da cefuroxima axetil na espiroqueta Borrelia burgdorferi. Os doentes devem ser informados do facto de esta reacção, que é comum e geralmente auto-limitada, ser uma consequência do tratamento antibiótico da doença de Lyme.

Não é recomendada a utilização simultânea de medicamentos que aumentem o pH do estômago (ver secção 4.5).

Não existe experiência clínica com a utilização de cefuroxima axetil em crianças com menos de 3 meses de idade. Em relação ao tratamento da doença de Lyme precoce apenas existe experiência clínica em crianças a partir de 12 anos de idade e em adultos.

São recomendados os métodos da glucose oxidase ou da hexoquinase para determinar os níveis sanguíneos e plasmáticos de glucose em doentes tratados com cefuroxima axetil. A cefuroxima não interfere no doseamento por picrato alcalino para a creatinina (ver secção 4.5).

Durante o tratamento com cefuroxima sódica, algumas crianças experimentaram perda de audição ligeira a moderada.

4.5 Interacções medicamentosas e outras formas de interacção

A utilização simultânea de medicamentos que aumentam o pH do estômago diminui a biodisponibilidade da cefuroxima axetil. É recomendado que se evite esta combinação (ver secção 4.4).

Uma vez que os medicamentos bacteriostáticos podem interferir com a acção bactericida das cefalosporinas, é aconselhável que se evite a administração de tetraciclinas, macrólidos ou cloranfenicol em conjunto com cefuroxima axetil.

A administração concomitante de probenecida pode produzir concentrações mais elevadas e sustentadas de cefuroxima no soro e na bílis.

A cefuroxima pode interferir com a determinação da glucose na urina com reagentes contendo cobre (solução de Benedict ou de Fehling, Clinitest). Para a determinação dos níveis sanguíneos e plasmáticos de glucose em doentes tratados com cefuroxima axetil, é recomendado o método da glucose-oxidase ou da hexoquinase (ver secção 4.4).

A utilização de Cefuroxima Teva pode ser acompanhada por um teste de Coombs falso positivo. Isto pode interferir com o cruzamento dos resultados do teste sanguíneo (ver secção 4.8).

(5)

Antibióticos da classe das cefalosporinas em doses elevadas devem ser administrados com precaução a doentes a medicados com diuréticos potentes, aminoglicosídeos ou anfotericina uma vez que estas combinações aumentam o risco de nefrotoxicidade.

Durante a terapêutica com antibióticos orais, a diminuição da absorção dos esteróides dos contaraceptivos orais combinados pode ocorrer (a reabsorção de estrogéneos diminui), devido à possibilidade dos antibióticos afectarem a flora intestinal. Assim , são aconselhadas medidas contraceptivas adicionais, devido à possível redução de eficácia dos contraceptivos orais.

4.6 Gravidez e aleitamento Utilização na gravidez

Não existem dados suficientes sobre a utilização de cefuroxima axetil durante a gravidez para avaliar o seu possível efeito nocivo. Até à data, os testes em animais não mostraram evidência de nocividade. A cefuroxima atravessa a placenta. A Cefuroxima Actavis não deve ser utilizada durante a gravidez a não ser que seja considerado essêncial pelo médico.

Utilização no aleitamento

A cefuroxima é excretada em pequeno grau no leite humano; o aleitamento deve ser evitado em mulheres tratadas com cefuroxima axetil.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Uma vez que este medicamento pode causar tonturas, os doentes devem ter precaução ao conduzir ou a utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

Dentro de cada classe de frequências, os efeitos indesejáveis estão especificados por ordem de gravidade decrescente.

As frequências estão definidas de acordo com a seguinte convenção: Frequentes (>1/100 a <1/10)

Pouco frequentes (>1/1000 a <1/100)

Raros (>1/10000 a <1/1000) Muito raros (<1/10000),

Desconhecidos (a frequência não pode ser estimada através dos dados disponíveis). Infecções e infestações

Raros: colite pseudomembranosa

Tal como com outros antibióticos, a utilização prolongada pode levar a super-infecções secundárias causadas por organismos não sensíveis, por exemplo, Candida, Enterococos e Clostridium difficile (ver secção 4.4).

(6)

Doenças do sangue e do sistema linfático Frequentes: eosinofilia

Pouco frequentes: trombocitopenia; leucopenia e/ou neutropenia Muito raros: anemia hemolítica

Doenças do sistema imunitário

Frequentes: reacção de Jarisch-Herxheimer após o tratamento da doença de Lyme com cefuroxima axetil (ver secção 4.4)

Raros: doença do soro Muito raros: anafilaxia

Perturbações do foro psiquiátrico

Muito raros: nervosismo; confusão; alucinações Doenças do sistema nervoso

Frequentes: cefaleias; tonturas Muito raros: inquietação; Doenças gastrointestinais

Frequentes: doenças gastrointestinais incluindo, diarreia, náuseas e vómitos. A frequência da diarreia está relacionada com a dose administrada e pode aumentar até 10% com os comprimidos. A incidência é mesmo mais elevada (aproximadamente 13%) no tratamento prolongado de 20 dias para a doença de Lyme precoce.

Afecções hepatobiliares Muito raros: hepatite; icterícia

Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneas Frequentes: erupção cutâneo; urticária; prurido

Muito raros: eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica

Doenças renais e urinárias

Frequentes: níveis aumentados de creatina e ureia no soro, especialmente em doentes com insuficiência renal.

Pouco frequentes: Nefrite intersticial aguda.

Perturbações gerais e alterações no local de administração Raros: febre medicamentosa

Exames complementares de diagnóstico

Frequentes: aumentos transitórios dos níveis das enzimas hepáticas (AST, ALT e LDH) e da bilirrubina sérica

(7)

Dependendo do método, pode-se observar falsos resultados positivos ou negativos no teste da glucose no sangue ou na urina. Isto pode ser evitado através da utilização de métodos enzimáticos. Durante o tratamento com cefalosporinas os resultados do teste de Coombs podem ser falsos-positivos. O ensaio de Pikrad alcalino (método de Jaffé) deve ser utilizado para a determinação da creatinina.

4.9 Sobredosagem

A sobredosagem com cefalosporinas pode causar perturbações cerebrais levando a convulsões. Em caso de sobredosagem, os níveis séricos de cefuroxima podem ser reduzidos por hemodiálise e diálise peritoneal.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS 5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo Farmacoterapêutico: 1.1.2.2 Anti-infecciosos. Antibacterianos. Cefalosporinas. Cefalosporinas de 2ª geração

Código ATC: J01DC02 Modo de acção

A cefuroxima axetil deve a sua actividade bactericida in vivo ao composto original cefuroxima. Todas as cefalosporinas (antibióticos beta-lactâmicos) inibem a produção da parede celular e são inibidores selectivos da síntese de peptidoglicanos. O passo inicial na acção farmacológica consiste na ligação do fármaco aos receptores celulares, denominados Proteínas de Ligação à Penicilina. Após um antibiótico beta-lactâmico se ter ligado a estes receptores, a reacção de transpeptidação é inibida e a síntese de peptidoglicanos é bloqueada. O resultado final é a lise bacteriana .

Mecanismo de resistência

A resistência bacteriana à cefuroxima pode ser devida a um ou mais dos seguintes mecanismos:

• hidrólise por beta-lactamases. A cefuroxima pode ser eficazmente hidrolisada por certas beta-lactamases de espectro alargado (BLEAs) e pelas enzimas codificadas cromossomicamente (AmpC) que podem ser induzidas ou desreprimidas constitutivamente em certas espécies bacterianas aeróbias Gram-negativo

• afinidade reduzida das proteínas de ligação à penicilina para a cefuroxima

• impermeabilidade da membrana exterior, que restringe o acesso da cefuroxima às proteínas de ligação à penicilina em organismos Gram-negativo

• bombas de efluxo de fármacos

Os estafilococos resistentes à meticilina (ERM) são resistentes a todos os antibióticos β- lactâmicos actualmente disponíveis, incluindo a cefuroxima.

(8)

O Streptococcus pneumoniae resistente à penicilina apresenta resistência cruzada às cefalosporinas tais como a cefuroxima através da alteração das proteínas de ligação à penicilina.

Estirpes beta-lactamases negativas, resistentes à ampicilina (BLNAR) de H. Influenzae devem ser consideradas resistentes à cefuroxima apesar da aparente sensibilidade in vitro. Estirpes de Enterobacteriaceae, em particular Klebsiella spp. e Escherichia coli que produzem BLEAs (β-lactamases de espectro alargado) podem ser clinicamente resistentes à terapêutica com cefalosporinas apesar da aparente sensibilidade in vitro e devem ser consideradas resistentes.

Valores de concentração críticos:

De acordo com o EUCAST (European Society of Clinical Microbiology and infectious diseases) em 2009-02-16, foram definidos os seguintes valores de concentração críticos para a cefuroxima axetil:

Sensível Resistente Enterobacteriaceae1,2 ≤ 8 µg/ml >8 µg/ml Staphylococcus 3 3 Strepto-coccus A,B,C,G 4 4 S.pneumoniae ≤ 0.25 µg/ml > 0.5 µg/ml H.influenzae ≤ 0.12 µg/ml > 1 µg/ml M.catarrhalis ≤ 0.12 µg/ml > 2 µg/ml 1

Os valores de concentração críticos da cefalosporina para as Enterobacteriaceae irão detectar uma reduzida sensibilidade mediada pela maioria das beta-lactamases clinicamente importantes em Enterobacteriaceae. Ocasionalmente as estirpes produtoras de ESLB poderão ser reportadas como sensíveis. Para fins de controle de infecção, epidemiologia e monitorização, os laboratórios podem querer utilizar testes específicos para triagem e confirmar a produção de ESLB.

2

Apenas para infecções não complicadas do tracto urinário.

3

A sensibilidade dos staphylococci às cefalosporinas é inferida a partir da sensibilidade à meticilina.

4

A sensibilidade dos streptococcus nos grupos A, B, C e G pode ser inferida a partir da sua sensibilidade à benzilpenicilina.

Sensibilidade:

A prevalência de resistência pode variar geograficamente e com o tempo para espécies seleccionadas e é desejável informação local sobre resistências, particularmente quando se tratam infecções graves. Caso seja necessário, deve ser pedido aconselhamento de peritos quando a prevalência local de resistência é tal que a utilidade do agente em pelo menos alguns tipos de infecções é questionável.

Espécies frequentemente sensíveis Aeróbios Gram-positivo:

Staphylococcus aureus (sensíveis à meticilina)

(9)

meticilina) Streptococcus agalactiae Streptococcus pneumoniae Streptococcus pyogenes Aeróbios Gram-negativo: Escherichia coli Haemophilus influenzae Klebsiella spp. Moraxella catarrhalis Proteus mirabilis Proteus rettgeri Anaeróbios, Peptococcus spp. Peptostreptococcus spp. Outros organismos: Borrelia burgdorferi.

Espécies para as quais a resistência pode ser um problema Acinetobacter spp. Citrobacter spp. Enterobacter spp. Morganella morganii Resistentes Bacteroides fragilis Clostridium difficile Enterococci Listeria monocytogenes Proteus vulgaris Pseudomonas spp. Serratia spp. 5.2 Propriedades farmacocinéticas

Absorção: Após administração oral, a cefuroxima axetil é absorvida a partir do tracto gastrointestinal e é rapidamente hidrolisada na mucosa intestinal e no sangue causando a libertação do composto activo cefuroxima para a circulação. A absorção óptima ocorre quando a cefuroxima axetil é tomada pouco tempo após uma refeição (50-60%). Sob estas circunstâncias, a concentração sérica máxima é atingida após 2-3 horas.

Distribuição: A cefuroxima apresenta-se largamente distribuída no organismo, incluindo fluido pleural, expectoração, ossos, fluido sinovial e humor aquoso, mas apenas atinge concentrações terapêuticas no LCR quando as meninges estão inflamadas. Cerca de 50% da cefuroxima na circulação está ligada às proteínas plasmáticas. Difunde-se através da placenta e foi detectada no leite materno.

(10)

Metabolismo: A cefuroxima não é metabolizada.

Eliminação: A maior parte da dose de cefuroxima é excretada inalterada. Cerca de 50% é excretada por filtração glomerular e cerca de 50% através de secreção tubular renal em 24 horas, com a maior parte sendo eliminada em 6 horas; são atingidas concentrações elevadas na urina. Pequenas quantidades de cefuroxima são excretadas na bílis.

A probenecida compete com a cefuroxima para a secreção tubular resultando em concentrações plasmáticas mais elevadas e mais prolongadas de cefuroxima. A semi-vida plasmática varia entre 60 e 90 minutos e está prolongada em doentes com insuficiência renal e em recém-nascidos.

A diálise causa a diminuição dos níveis séricos de cefuroxima. 5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os estudos de toxicidade crónica indicam não haver alterações patológicas significativas em ratos e cães após a administração de elevadas doses por um período superior a 6 meses.

Os estudos em ratos de toxicidade reprodutiva não demonstraram evidência de efeitos indesejáveis no que respeita à fertilidade e no desenvolvimento peri-e pós natal. Os murganhos não revelaram sinais de toxicidade embriónica e fetal.

Os estudos de mutagenicidade e carcinogenicidade não demonstraram nenhum potencial mutagénico e carcinogénico clinicamente significativo.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1 Lista de excipientes

Núcleo:

Amido pre-gelatinizado, Croscarmelose sódica, Lauril sulfato de sódio, Celulose microcristalina, Silica colloidal anidra, Óleo vegetal hidrogenado. Revestimento:

Opadry azul:

Hidroxipropilmetil celulose (E 464), Dióxido de titânio (E 171),

Propilenoglicol,

Revestimento de alumínio azul brilhante (E133), Revestimento de alumínio indigo carmin (E132).

(11)

6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

6.3 Prazo de validade 2 anos.

6.4 Precauções especiais de conservação

Não são necessárias precauções especiais de conservação. 6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Os comprimidos revestidos por película são embalados em blisters de PVC/Aclar e em recipients para comprimidos (HDPE) com tampa plástica resistente a crianças (PE) com celulose e revestimento selado a quente (alumínio).

Embalagens:

Blisters: 10, 12, 14, 16, 20 e 50 comprimidos revestidos por película Recipiente para comprimidos: 20 e 60 comprimidos revestidos por película É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

6.6 Precauções especiais de eliminação e manuseamento Não existem requisitos especiais.

7. TITULAR DE AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO Actavis Group PTC ehf

Reykjavíkurvegi, 76-78 220 Hafnarfjordur Islândia

8. NÚMERO (S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO /RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO NO MERCADO

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre