• Nenhum resultado encontrado

Resposta: E Comentário: Resposta: C Comentário: Resposta: E Comentário: Resposta: C Comentário Resposta: C Comentário Resposta: A Comentário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resposta: E Comentário: Resposta: C Comentário: Resposta: E Comentário: Resposta: C Comentário Resposta: C Comentário Resposta: A Comentário:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1.

Resposta: E

Comentário: Segundo o texto, em relação à produção de etanol, “quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo”. Assim, a maior eficiência se dará com a cana-de-açúcar, cujos caules (conhecidos como colmos), apresentam alto teor de sacarose, um dissacarídeo constituído pelos monossacarídeos glicose e frutose.

Observação: O amido do milho é um polissacarídeo, e, portanto, mais complexo que a sacarose. As raízes da mandioca, conhecidas como raízes tuberosas, são dotadas de alto teor de amido, e não de celulose (polissacarídeo encontrado na parede celular das células vegetais, abundante em folhas). Glicogênio e quitina são polissacarídeos tipicamente encontrados em animais, mas nunca em plantas, sendo o glicogênio com função de reserva e a quitina com função estrutural.

2.

Resposta: C

Comentário: A lactose é um dissacarídeo encontrado no leite e formado pela união entre dois monossacarídeos que são a glicose e a galactose. Assim, a enzima beta-galactosidase ou lactase leva à digestão da lactose em um monossacarídeo de glicose e monossacarídeo de galactose.

3.

Resposta: E

Comentário: Algumas moléculas são tipicamente encontradas em organismos animais ou em organismos vegetais. Assim, polissacarídeos como glicogênio e quitina são próprios de animais e fungos, enquanto celulose e lignina são próprias de vegetais. Glicerídeos são uma categoria de lipídios que inclui as gorduras e os óleos, sendo encontrados tanto em animais como em vegetais. 4.

Resposta: C

Comentário: A glicose é a fonte primordial de energia para as células, sendo metabolizada por processos como respiração aeróbica ou fermentação. Em ambos os casos, o processo se inicia com a glicólise, cuja primeira reação, catalisada pela enzima hexoquinase, converte a glicose em um composto denominado glicose-6-fosfato ou G6P. A G6P então continua sendo degradada até ácido pirúvico, o que caracteriza o final da glicólise (a partir daí pode-se ir para o ciclo de Krebs na respiração aeróbica ou para a fermentação em condições anaeróbicas. O excesso de glicose pode ser armazenado em animais como glicogênio, um polímero de glicose. Para isso, a enzima glicoquinase converte a glicose também em G6P, que é usado na síntese de glicogênio, que é armazenado principalmente em células hepáticas e musculares, mas com uma diferença importante:

- O glicogênio hepático é metabolizado pela enzima fosforilase em G6P, que pode entrar diretamente na glicólise ou, através da enzima glicose-6-fosfatase, ser convertido em glicose e passar para o sangue, regulando a glicemia (a G6P não pode atravessar a membrana plasmática para sair da célula para o sangue, mas a glicose pode fazer isso).

- O glicogênio muscular também é convertido em G6P, mas como o músculo não possui a enzima glicose-6-fosfatase, não consegue convertê-la em glicose. Como a G6P não pode atravessar a membrana plasmática para sair da célula para o sangue, o glicogênio muscular não pode atuar na regulação da glicemia.

5.

Resposta: C

Comentário: Quitina é um polissacarídeo aminado formado por unidades de N-acetil-glicosamina, sendo uma substância encontrada em estruturas como a parede celular de fungos (como o mofo) e o exoesqueleto de artrópodes (como a mosca), além de cerdas de anelídeos, rádulas de moluscos e rostro (coroa de ganchos) em Taenia solium.

6.

Resposta: A

Comentário: Carboidratos são moléculas caracterizadas como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou seja, dotados de vários grupos hidroxila e aldeídos (aldoses) ou cetonas (cetoses). Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos, sendo classificados pelo número de carbonos como hexoses, pentoses, etc. Assim, glicose e galactose são aldohexoses (monossacarídeos com grupo aldeído e seis carbonos) e a frutose é uma cetohexose (monossacarídeo com grupo cetona e seis carbonos). O item A representa então a glicose. Observe a figura abaixo.

(2)

aldeído cetona carboxila éter 7. Resposta: A

Comentário: Analisando cada item:

Item A: verdadeiro. A glicose ou dextrose, um monossacarídeo, é a unidade formadora das moléculas de amido, um polissacarídeo. Assim, a hidrólise do amido, como no milho, é usada para a produção industrial de glicose.

Item B: falso. Todos os monossacarídeos, como a frutose e a glicose, são solúveis em água. Frutose e glicose são os principais componentes do mel.

Item C: falso. A sacarose é um dissacarídeo formado pela união de frutose e glicose; em grande quantidade, promove desidratação de bactérias por fenômenos osmóticos, evitando a decomposição e possibilitando a conservação em alimentos.

Item D: falso. A celulose é obtida em algodão para a produção de tecidos e troncos de árvores para a produção de papel, mas não é um monossacarídeo, e sim um polissacarídeo formado por várias unidades de glicose.

8.

Resposta: C

Comentário: Polissacarídeos são moléculas formadas por mais de 10 monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas. Moléculas como amido (polímero de glicose), celulose (também polímero de glicose) e ácido hialurônico (polímero de glicose aminada). Galactose, frutose e ribose são monossacarídeos; maltose, sacarose e lactose são dissacarídeos; glicogênio é polissacarídeo.

9.

Resposta: A

Comentário: Carboidratos são moléculas caracterizadas como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou seja, dotados de vários grupos hidroxila e aldeídos (aldoses) ou cetonas (cetoses). A fórmula geral dos carboidratos é Cx(H2O)y. Nos carboidratos mais

simples, os monossacarídeos, a fórmula pode ser descrita como Cn(H2O)n, com n variando de 3 (nas trioses) até 7 (nas heptoses).

10.

Resposta: C

Comentário: Carboidratos são moléculas caracterizadas como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou seja, dotados de vários grupos hidroxila e aldeídos (aldoses) ou cetonas (cetoses). Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos ou oses, sendo classificados pelo número de carbonos como hexoses, pentoses, etc. Assim:

I. Açúcares que se apresentam com a estrutura de polihidroxicetonas são chamados cetoses.

II. Açúcares que, ao serem submetidos à hidrólise, dão como produto, além de oses, compostos orgânicos ou inorgânicos não glicídicos podem ser chamados de heterosídios; holosídios são açúcares que, ao serem submetidos à hidrólise, dão como produto, somente oses.

11.

(3)

Comentário: Identificando cada substância:

I. A celulose é um polissacarídeo estrutural formado por glicose e encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais.

II. O RNA é um polímero de ribonucleotídeos, constituídos, cada um deles, por uma base nitrogenada (que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila), uma molécula de ribose e um ou mais grupos fosfato. É bom lembrar que o RNA pode ser encontrado no núcleo e no citoplasma, ao contrário do DNA que só pode ser encontrado no núcleo (com exceção daquele encontrado nas mitocôndrias), apresentando desoxirribose no lugar de ribose.

III. O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva animal, sendo formado por glicose e encontrado em grande quantidade em fígado e músculos.

IV. Proteínas são polímeros de aminoácidos, sendo que um grupo de proteínas denominadas enzimas se caracterizam por seu alto poder catalítico.

12.

Resposta: D

Comentário: Tanto a celulose como o amido e o glicogênio são polímeros de glicose unidos por ligações glicosídicas. Entretanto, na celulose, as moléculas de glicose ligadas estão numa forma (β-glicose) diferente daquela do amido e do glicogênio (α-glicose), sendo que o organismo humano não possui enzimas apropriadas (β-celulases) para quebrar as ligações da glicose na celulose. Assim, a celulose é completamente eliminada nas fezes sem sofrer alterações, o que contribui para a eliminação de gorduras da dieta, as quais não são absorvidas e contribuem para a diminuição da quantidade de calorias ingeridas. Animais herbívoros se associam a microorganismos capazes de digerir a celulose para poderem utilizar a glicose da mesma como fonte de energia.

13.

Resposta: C

Comentário: O principal componente orgânico de uma banana verde é o amido (I e II), o qual vai sendo convertido em açúcares mais simples como glicose (III) e sacarose (IV) na medida em que vai amadurecendo, o que torna o seu sabor adocicado.

14.

Resposta: B

Comentário: A celulose é um polissacarídeo formado por cerca de 10 mil resíduos de β-glicose, sendo o componente orgânico mais abundante em vegetais, onde é encontrada nas paredes celulares de todas as suas células.

15.

Resposta: E

Comentário: Tanto a celulose como o amido e o glicogênio são polímeros de glicose unidos por ligações glicosídicas. Entretanto, na celulose, as moléculas de glicose ligadas estão numa forma (β-glicose) diferente daquela do amido e do glicogênio (α-glicose), sendo que o organismo humano não possui enzimas apropriadas (β-celulases) para quebrar as ligações da glicose na celulose. Assim, a celulose é completamente eliminada nas fezes sem sofrer alterações. Animais herbívoros se associam a microorganismos capazes de digerir a celulose para poderem utilizar a glicose da mesma como fonte de energia.

16.

Resposta: E

Comentário: A lactose é o açúcar do leite, sendo um dissacarídeo constituído da associação em glicose e galactose. O intestino de mamíferos jovens apresenta uma enzima denominada lactase ou β-galactosidase, responsável pela digestão da lactose. Em alguns indivíduos, ocorre deficiência na produção de lactase e impossibilidade de digestão da lactose, caracterizando o quadro de intolerância à lactose. Nesses indivíduos intolerantes, a ingestão de lactose leva a um quadro de mal-estar e diarreias, uma vez que a lactose não pode ser digerida, Assim, analisando cada item:

Item I: verdadeiro. O texto apresenta uma incorreção biológica, pois a lactose não é uma proteína, e sim um carboidrato.

Item II: verdadeiro. A mutação a qual o texto se refere implica na intolerância à lactose, ou seja, na impossibilidade de digerir a lactose em glicose e galactose, passíveis de serem absorvidas pelo intestino.

Item III: falso. Mutações ocorrem espontaneamente, não podendo ser induzidas por fatores como a presença de leite na dieta. 17.

Resposta: D

Comentário: Se o glicogênio hepático se mantém elevado, mas ocorrem crises freqüentes de hipoglicemia, pode-se afirmar que a glicogenólise não ocorre normalmente. Assim, deve apresentar atividade deficiente a glicogênio-fosforilase (6), que converte glicogênio em glicose-1-fosfato. Além disso, deve apresentar atividade deficiente a glicose-6-fosfato fosfatase (2), que converte a glicose-6-fosfato em glicose, de modo que não há produção de glicose para que seja lançada no sangue.

18.

(4)

Comentário: Analisando cada item:

Item A: verdadeiro. Macromoléculas como polissacarídeos (formados por monossacarídeos como monômeros), proteínas (formadas por aminoácidos como monômeros) e ácidos nucléicos (formados por nucleotídeos como monômeros) são encontradas em todos os seres vivos.

Item B: falso. Polissacarídeos, proteínas, lipídios e ácidos nucléicos são compostos orgânicos e a água é um composto inorgânico. Item C: falso. Independentemente da complexidade, todos os seres vivos são formados pelos mesmos compostos básicos, como água e compostos orgânicos.

Item D: falso. Como mencionado acima, todos os seres vivos são formados pelos mesmos compostos básicos, como água e compostos orgânicos.

Item E: falso. Cada grupo de macromoléculas é formado por um tipo de constituinte monomérico que lhe é típico, sendo que um mesmo grupo é constituído sempre pelo mesmo tipo de monômero.

19.

Resposta: B

Comentário: Lactose é um dissacarídeo formado pela união de glicose e galactose e encontrado no leite. Ao ser digerida, a lactose libera glicose, cuja ingestão deve ser moderada em diabéticos.

20.

Resposta: A

Comentário: O principal alimento energético corresponde ao grupo dos carboidratos, uma vez que a glicose é prontamente metabolizada no processo de respiração celular. Alimentos como carne seca e toucinho são basicamente compostos por proteínas, sendo a gordura também abundante no toucinho. Já a farinha de mandioca e o arroz são principalmente formados por carboidratos, sendo então os mais indicados para fins de fornecimento de energia.

21.

Resposta: FFVV Comentário:

1º item: falso. Caloria é uma unidade de medida que indica a quantidade de energia gerada pela queima do alimento.

2º item: falso. Sal light apresenta 50% de cloreto de sódio (NaCl) e 50% de cloreto de potássio (KCl). O sal light tem um menor tempo de retenção no organismo, sendo eliminado mais rapidamente pelos rins, o que é benéfico para pessoas com pressão alta (hipertensos), pois retém menos água por osmose. Entretanto, pelo sua composição contendo potássio, não é recomendado para pacientes com insuficiência renal, os quais têm dificuldade de remover o potássio do sangue. Além disso, ele salga menos que o sal comum, levando, muitas vezes, ao seu consumo excessivo.

3º item: verdadeiro. Um alimento sem fenilalanina pode ser classificado como diet para indivíduos com fenilcetonúria,

4º item: verdadeiro. Indivíduos diabéticos não podem ingerir glicose (como no amido) de modo descontrolado; assim, um produto light com glicose ou amido terá menos carboidrato que o normal, mas ainda terá carboidrato.

22.

Resposta: Polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de mais de 10 moléculas de monossacarídeos, sendo que alguns deles apresentam nitrogênio na composição, sendo caracterizados como mucopolissacarídeos ou glicosaminoglicanas. São exemplos a quitina no exoesqueleto de artrópodes e ácido hialurônico que mantém unidas as células musculares.

23. Resposta: A)

Polissacarídeos de reserva animal: glicogênio Polissacarídeo de reserva vegetal: amido

B) Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa), nas sementes (milho).

24. Resposta:

A) A bile é produzida no fígado e reabsorvida no intestino delgado.

B) A bile se mistura às fibras, sendo então eliminada nas fezes, de modo que o organismo deve produzir mais bile. Remove-se colesterol do sangue para produzir mais bile, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no organismo.

25. Resposta: A) Celulose.

(5)

C) Produção de tecidos, corda, papel. 26.

Resposta:

A) Ausência de enzima lactase.

B) Retirar a lactose, diminuir a concentração de lactose, pré-digerir a lactose. C)

Macronutriente: proteína, gordura, carboidratos.

Micronutriente: cálcio, potássio, manganês, sódio, cobre, zinco, fósforo, vitaminas. D) Convergência evolutiva.

27.

Resposta: A dieta rica em gordura recompõe o glicogênio muscular mais lentamente; assim, há pouca quantidade desse glicogênio mesmo transcorridos vários dias depois do exercício. Os atletas dependem do glicogênio muscular como fonte imediata de energia para a contração muscular e estarão assim prejudicados com essa dieta.

28. Resposta:

A) A adrenalina é liberada em situações de estresse: a ativação da fosforilase leva à liberação de glicose no sangue, o que disponibiliza mais energia para lidar com a situação de estresse.

B) O armazenamento de glicose sob a forma de amido diminui a pressão osmótica dentro da célula, além de evitar a saída de glicose da célula por difusão.

29. Resposta: 1.

A) A substância orgânica preferencialmente utilizada para a produção de energia nos seres vivos é a glicose (carboidrato), uma vez que todos os processos metabólicos para produção de energia derivam evolutivamente da glicólise. O alimento com menor teor de carboidratos é o alimento 1.

B) O alimento 3 tem um valor calórico de 400Kcal por 100 gramas.Se as necessidades diárias calóricas são de 2000Kcal, temos que a massa necessária de alimento 3 seria de 500 gramas (Deixa de ser preguiçoso e faz uma regra de três que você acha esse resultado). 2. Proteínas macromoléculas, e como tal elas não conseguem ser absorvidas pelo intestino, cujas células só conseguem absorver moléculas muito pequenas. Assim, a proteína de peixe é ingerida (por hidrólise) em aminoácidos, e estes aminoácidos são absorvidos. No corpo humano, esses aminoácidos são utilizados no mecanismo de síntese protéica para a produção de proteínas humanas(já que a regulação da produção dessas proteínas é realizada pelo material genético humano).

3. Amido. O iodo marca o amido com uma cor marrom-arroxeada.

4. O Alimento 2 é pobre em fibras alimentares. Tais fibras são basicamente a celulose nos alimentos. Essa celulose não é digerível no corpo humano (uma vez que nós não possuímos enzimas para digerir ligações beta na celulose), não sendo, pois absorvida, e sendo eliminada na forma de fezes junto a bactérias da microflora.Com uma pequena ingestão de fibras, a produção de fezes é diminuída, bem como não há o adequado estímulo ao peristaltismo, o que leva uma retenção dessas fezes, chamada de prisão de ventre. Assim, a afirmação é verdadeira.

5.

- Sódio: age no equilíbrio hídrico/ osmótico/ salino e na origem do potencial de membrana, base para a condução do impulso nervoso. - Fósforo: na forma de fosfato, tem a função na estrutura de ossos e dentes (fosfato de Ca e de Mg), na transferência de energia (a forma de ATP), na constituição dos ácidos nucléicos (fazendo parte dos nucleotídeos ), na composição da membrana plasmática(na forma de fosfolipídios) e no impedimento na variação de pH do meio( na forma de íons-tampões).

- Cálcio: na forma salina (fosfato de cálcio e calcário) entra na composição de ossos, dentes, conchas e carapaças; na forma iônica, age no controle da permeabilidade das membranas celulares (junto ao magnésio), na regulação da contração muscular e nos processos de coagulação do sangue e na sinapse nervosa.

6. Aditivos são substâncias como conservantes, corantes, flavorizantes, edulcorantes (= adoçantes), etc. A vantagem da sua utilização está na melhoria do aspecto do alimento quanto à cor, sabor e textura, bem como na ação de impedir a proliferação de microorganismo que levariam a deterioração do alimento. A desvantagem de sua utilização está na possibilidade do aparecimento de câncer (substâncias como as nitrosamidas são potencialmente cancerígenas) no caso de uso excessivo.

7. O metabolismo total em relação à quantidade de calorias necessárias varia com aspectos como a massa muscular (quanto maior a massa muscular, maior a necessidade calórica) e a intensidade da atividade física (quanto maior, maior a necessidade calórica). Assim o lenhador tem uma maior necessidade calórica em relação à criança por ter massa muscular maior; já o pirralho jogando bola tem uma maior necessidade calórica em relação o adulto digitando por estar desempenhando uma atividade física mais intensa.

30. Resposta:

(6)

B) O açúcar B, pois se adicionarmos a ele uma molécula de água (como se faz na hidrolise), fica C6H12O6 e quebrando (como se faz

Referências

Documentos relacionados

(comprimento de onda maior que o comprimento de onda do som emitido), portanto, um som aparente de menor frequência, também chamado de som grave ou som

Ao observar essa dissertação, percebemos alguns pontos que estariam ligados aos eixos mencionados por Corrêa em relação ao conceito de escrita heterogênea. Por meio dos trechos

No décimo capítulo, “Memory and epigraphy. The pauper at Rome in the first century AD”, Maria Letizia Caldelli e Cecilia Ricci exploram um campo pouco desbravado

O conteúdo do trabalho de Virgílio Correia ultrapassa largamente o que o título pode sugerir, pois não se trata exclusivamente de uma análise arqueológica da, até agora, ainda

Ou, para dizer de outra forma, se o conceito de Van Til de conhecimento analógico fosse verdadeiro, então, não seria possível para o homem fazer o que Van Til o chama a fazer,

A) Não, devido ao princípio de constância genômica, pelo qual todas as células somáticas de um organismo pluricelular normal têm os mesmos genes. B) Sim, porque a

H373 Pode provocar dano aos órgãos por exposição repetida ou prolongada, se inalado.. Frases de precaução :

Bruno Prado Guedes de Azevedo, Advogado e Síndico Profissional, atualiza aos presente acerca da situação da boate com relação à justiça e, mais uma vez, alerta sobre as estruturas