• Nenhum resultado encontrado

Grupo PET Engenharias (Conexões de Saberes) Avaliação do Planejamento Estratégico Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Indicadores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo PET Engenharias (Conexões de Saberes) Avaliação do Planejamento Estratégico Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Indicadores"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 1/13

Quadro 1 – Política de Ingresso e Permanência dos Petianos

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Indicadores Seleção de Novos

Estudantes Bolsistas (Petianos) para o Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes). Seleção de novos estudantes. Cadastramento de novos bolsistas.

Foram publicados dois editais para seleção de novos petianos para o Grupo PET -

Engenharias (Conexões de Saberes): PS 01/2012 e PS 02/2012.

Foram selecionados dois estudantes no PS 01/2012. E no PS 02/2012 foram selecionados nove estudantes.

Todos os resultados foram publicados no sítio do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

Foram cadastrados onze estudantes no SIG-PET (MEC) em 2012.

Seleção de Estudantes Não-Bolsistas

(Petianos).

Seleção de estudantes não-bolsistas para o Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

Cadastramento de não-bolsistas.

Não foram selecionados estudantes não-bolsistas em 2012 nos editais do PS 01/2012 e PS 02/2012.

Não foram cadastrados estudantes não-bolsistas no SIG-PET (MEC) em 2012.

Avaliação do desempenho dos petianos.

Avaliação dos estudantes bolsistas e não-bolsistas.

Foram verificados os extratos acadêmicos semestralmente dos petianos para renovação de bolsa anualmente.

Foram renovadas por mais um ano quatro bolsas dos(a) petianos(a): Wálisson Gôbbo de Águas; Rosemar Aquino de Rezende Junior; Laura Vitória Rezende Dias; e Hudson Henrique de Souza Lopes.

Foi realizada a avaliação anual do desempenho na realização das atividades do Grupo.

Acompanhamento de Pagamento de Estudantes Bolsistas.

Pagamento de estudantes bolsistas.

Foi realizado pelo tutor do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) o acompanhamento do pagamento mensal de bolsas no SIGPET do MEC durante o ano de 2012.

(2)

Quadro 2 – Política de Formação dos Petianos

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Interação entre Tutor e

Petianos.

Manutenção e

redistribuição dos petianos para administração das Gerências do Grupo PET.

Participação em

Congressos, Seminários, Oficinas, Encontros e Palestras.

Foram mantidas as oito gerências na estrutura organizacional do Grupo PET – (Conexões de Saberes).

No início de 2012 foi alocada a Gerência de Projetos para o petiano Thalles Augusto

Machado dos Santos. A Gerência de Informática foi alocada para o petiano Wálisson Gôbbo de Águas. A Gerência de Treinamento de Recursos Humanos foi alocada para o petiano Ricardo Henrique Fonseca Alves. A Gerência Financeira e a Gerência de Pesquisa de Marketing foram alocadas para o petiano Rosemar Aquino de Rezende Junior. A Gerência de Marketing foi alocada para o petiano Hudson Henrique de Souza Lopes. A Gerência Social foi alocada para a petiana Laura Vitória Rezende Dias. A

Gerência de Propaganda foi alocada para o petiano José Ilário Ribeiro Neto.

No final de 2012 as Gerências foram realocadas para os(a) novos petianos(a) selecionados no Edital PS 02/2012. A Gerência de Projetos foi alocada para o petiano Thiago Pandim Barbosa Machado. A Gerência de Informática foi alocada para o petiano Yuri Rodrigues Alves Bernardes. A Gerência de Treinamento de Recursos Humanos foi alocada para a petiana Maria Luisa Matias dos Santos. A Gerência Financeira foi alocada para o petiano Wallison Carvalho da Costa. A Gerência de Pesquisa de Marketing foi alocada para o petiano Bruno Henrique Castro de Andrade. A Gerência de Marketing foi alocada para o petiano Marco Antônio Araújo de Souza. A Gerência Social foi alocada para o petiano João Luiz Andrade Leitão. A Gerência de Propaganda foi alocada para o petiano João Paulo Barbosa Silva.

Todos os petianos(as) do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) foram orientados na elaboração dos respectivos Planos de Trabalho.

Foram realizadas reuniões semanais com as Gerências do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

O Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) participou dos seguintes eventos locais em 2012: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) e do Seminário Local dos Grupo PET na UFG (Inter-PET).

(3)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 3/13

O Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) participou ativamente do Encontro Centro-Oeste e Norte de Grupo PET (ECONPET 2012) em Ponta Porã-MS, com premiação de banner do artigo Projeto de Ensino Fábrica de Software.

O 2° Encontro Regional de Telecomunicações (ERT) não foi realizado na UFG pelo Grupo INCOMM com o apoio do Grupo PET -

Engenharias (Conexões de Saberes). Entretanto, o Grupo PET realizou o Seminário Alternativas Pedagógicas nas Engenharias: Formas de Avaliação, com participação ativas dos(as) petianos(as).

O tutor e cinco petianos do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes)

participaram do Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET 2012) em São Luiz-MA.

Por restrições financeiras, nenhum membro do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) participou do Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia (COBENGE 2012). Há certa expectativa dos membros do Grupo para efetiva participação em 2013.

Curso e Disciplinas para Formação dos Petianos.

Oferta de Disciplina na área de formação humanística.

Curso na área de língua estrangeira.

Foi oferecida a disciplina de Núcleo Livre (NL) Formação Humanística em Conexões de

Saberes (CHT = 32 horas) no segundo semestre de 2012 pelo tutor do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

Foi ofertado o Curso English for Engineers (nível 1) para os petianos do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

(4)

Quadro 3 – Política de Projetos de Ensino

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Projetos de Ensino. Projeto de Ensino Fábrica

de Projetos.

Projeto de Ensino Fábrica de Software.

Projeto de Ensino

Alternativas Pedagógicas: Desafios e Possibilidades.

O Projeto de Ensino Fábrica de Projetos foi revitalizado com o encaminhamento de

proposta de minuta de convênio da UFG (Setor de Convênios/Reitoria da UFG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), dois escritórios de arquitetura, a Faculdade de Arquitetura, a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de

Computação (EMC) e a Escola Engenharia Civil (EEC).

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Ensino Fábrica de Projetos. Foram elaborados e publicados dois artigos referentes ao Projeto de Ensino Fábrica de Projetos: Projeto de Ensino Fábrica de Projetos (ENAPET 2012); Fábrica de Projetos:

Concepção de Expositores (CONPEEX 2012). Em 2012, foram confeccionados vinte

expositores para futura mostra dos resultados Projeto de Ensino Fábrica de Projetos. Os expositores foram confeccionados com materiais de consumo (madeiras) adquiridos com recursos do AUX-PE PET 1754 (CAPES). O Projeto de Ensino Fábrica de Software foi revitalizado com a proposta de novos softwares educativos voltados para escolas públicas. Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Ensino Fábrica de Software. Foram elaborados e publicados dois artigos referentes ao Projeto de Ensino Fábrica de Software: Projeto de Ensino Fábrica de Software (Software 1) (ECONPET 2012); Projeto de Ensino Fábrica de Software (Software 2) (CONPEEX 2012).

O Projeto de Ensino Alternativas Pedagógicas: Desafios e Possibilidades foi revitalizado com a proposta de um novo Curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), com a participação de petianos e estudantes de Engenharia da UFG. Assim, o Curso Alternativas Pedagógicas nas Engenharias foi oferecido em 2012, com a emissão de sete certificados para os cursistas que obtiveram êxito no Curso. Foram ainda confeccionados três certificados para equipe de organização do Curso. É importante ressaltar que o Curso contou com a inscrição inicial de

(5)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 5/13 Projeto de Ensino “Ensino a Distância (EaD)

na EEEC”.

onze cursistas.

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Ensino Alternativas Pedagógicas: Desafios e Possibilidades.

Foi elaborado e publicado um artigo referente ao Projeto: Projeto de Ensino Alternativas Pedagógicas: Desafios e Possibilidades (CONPEEX 2012).

O Projeto de Ensino “Ensino a Distância (EaD) na EEEC” foi revitalizado com o aprimoramento dos cursos e atividades oferecidas na

modalidade EaD na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, anteriormente Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC). O petiano responsável por esse projeto gerenciou todos os cursos e atividades oferecidas na

modalidade EaD na EMC/UFG.

Foi oferecido o Curso de Formação em Ensino a Distância (EaD) para os estudantes da UFG, com emissão de vinte e dois certificados para os cursistas que obtiveram êxito no Curso. Foram emitidos dois certificados para a equipe de organização do Curso.

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Ensino “Ensino a Distância (EaD) na EEEC”. O nome desse Projeto deverá ser alterado na PROEC em 2013.

Foram elaborados e publicados dois artigos referentes Projeto de Ensino “Ensino a

Distância (EaD) na EEEC”: Cursos de Extensão na Modalidade EaD na EMC/UFG (Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste - SEREX 2012); Ensino a Distância (EaD) na EMC (ECONPET 2012).

(6)

Quadro 4 – Política de Projetos de Pesquisa

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Projetos de Pesquisa. Projeto de Pesquisa Smart

Grid em Espaços Populares: Desafios e Possibilidades.

Projeto de Pesquisa Desenvolvimento de

Midleware para Divulgação

de Saberes Populares no Canal de Interatividade da TV Digital.

Projeto de Pesquisa Cidade das Ciências e da Indústria.

Projeto de Pesquisa Veículo Elétrico das Engenharias (VE-UFG).

O Projeto de Pesquisa Smart Grid em Espaços Populares: Desafios e Possibilidades foi

revitalizado com a proposta de uma Pesquisa de Marketing realizada com aplicação de

questionário com oitenta perguntas, cujo

público-alvo foram os estudantes de Engenharia da EMC/UFG.

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Pesquisa Smart Grid em Espaços Populares: Desafios e Possibilidades. Foi elaborado e publicado o artigo Projeto de Ensino Alternativas Pedagógicas: Desafios e Possibilidades no CONPEEX 2012.

O Projeto de Pesquisa Desenvolvimento de

Midleware para Divulgação de Saberes

Populares no Canal de Interatividade da TV Digital não foi realizado em 2012. O principal motivo para o encerramento desse projeto foi a não aprovação do mesmo na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) por meio de edital específico com alto índice de demanda de projetos.

Esse projeto foi cadastrado como Projeto de Extensão na PROEC com o seguinte título: Projeto de Extensão Espaço de Ciências e da Tecnologia. Assim, os resultados desse projeto são apresentados no Quadro 5 (Política de Projetos de Extensão)

O Projeto de Pesquisa Veículo Elétrico das Engenharias (VE-UFG) foi revitalizado com a aquisição de veículo próprio (Fiat Uno, modelo Smart, ano 2002) doado pelo Reitor da UFG Prof. Edward Madureira Brasil em 2012. Parte dos recursos do AUX-PE PET 1754 (CAPES) foram utilizados para revitalização ou preparação do veículo para futura conversão do veículo à combustão em Veículo Elétrico (VE): (a) serviço de higienização completa do veículo (“guariba”); (b) serviço de recuperação do banco do veículo (solda de banco quebrado:

revestimento em couro dos bancos; e

personalização do nome do VE: UFGEV-1); (c) serviço de revestimento em couro e

recuperação do volante; (d) serviço de proteção dos vidros do veículo com aplicação de película na cor verde; (e) compra de material de

(7)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 7/13

600x300x270) para manutenção e recuperação da garagem para abrigar o veículo.

O Projeto de Pesquisa Veículo Elétrico das Engenharias (VE-UFG) está cadastrado na PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) da UFG.

Não foi elaborado artigo para o Projeto de Pesquisa Veículo Elétrico das Engenharias (VE-UFG) uma vez que esse Projeto se encontra em fase de desenvolvimento.

(8)

Quadro 5 – Política de Projetos de Extensão

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Projetos de Extensão. Projeto de Extensão

Engenheiros Sem Fronteiras.

O Projeto de Extensão Engenheiros Sem Fronteiras foi consolidado em 2012 com duas grandes e importantes apresentações: (a) Seminário Local dos Grupos PET na UFG (Inter-PET 2012), realizado em abril de 2012 com a presença de aproximadamente cento e vinte pessoas, entre petianos(as) e tutores(ras); (b) Congresso de Engenharia e Tecnologia (CET UFG 2012), realizado em maio de 2012 com a presença de mais de quinhentos congressistas e convidados.

Parte dos recursos do AUX-PE PET 1754 (CAPES) foram utilizados para compra dos seguintes materiais de consumo: (a) mil balões modelo canudo coloridos; (b) quatro bombas para encher balões; (c) compra de figurino para dois novos integrantes: petiano Bruno Henrique Castro de Andrade; e petiana Maria Luisa Matias dos Santos.

No final de 2012, o Grupo Clown Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes) realizou uma atividade para estabelecimento de

“Conexões de Saberes” (“ida”) no Condomínio Sol Nascente, um abrigo para acolhimento de crianças vítimas de abandono e problemas familiares. Essa atividade consistiu em elaborar um documento para registrar a forma como a instituição cuida das crianças. A partir daí, parte do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) e do Grupo Clown Engenharias (Conexões de Saberes) elaborou um Relatório de Síntese contendo uma extrapolação do trabalho do Condomínio Sol Nascente que poderá ser aplicada no trato de equipes de trabalho na área de Engenharia. Uma apresentação cultural do Grupo Clown Engenharias (Conexões de Saberes) e promoção de uma Oficina de Escultura de Balões foram agendadas para 2013 para fechamento do ciclo de Conexões de Saberes (“volta”).

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Extensão Engenheiros Sem Fronteiras.

Foram elaborados e publicados dois artigos referentes Projeto de Extensão Engenheiros Sem Fronteiras: Grupo Clown Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes) -

(9)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 9/13 Projeto de Extensão Liga de Inventores da UFG.

Projeto de Extensão Revista Eletrônica Engenharia Viva.

Clown Engenheiros Sem Fronteiras (Conexões de Saberes) – Apresentação Inter-PET e CET 2012 (CONPEEX 2012).

O Projeto de Extensão Liga de Inventores da UFG foi consolidado em 2012 com a oferta do Curso de Formação em Propriedade Intelectual na modalidade Ensino a Distância (EaD). O Curso contou com as participações do tutor do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes), do prof. Dr. Rhander Viana do Curso de Engenharia Mecânica da EMC/UFG, da Analista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do petiano José Ilário Ribeiro Neto. Inicialmente, o Curso recebeu vinte e nove inscrições. Assim, foram emitidos dezoito certificados para os cursistas que obtiveram êxito no Curso. Foram ainda emitidos quatro certificados para equipe de organização do Curso.

O petiano Thiago Pandim Barbosa Machado iniciou o processo para registro da Liga de Inventores da UFG em cartório de notas, a partir de contato com o responsável pelo registro das Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da UFG.

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Extensão Liga de Inventores da UFG. Foi elaborado e publicado o artigo Liga de Inventores da UFG pelo petiano José Ilário Ribeiro Neto no CONPEEX 2012.

O Projeto de Extensão Revista Eletrônica Engenharia Viva foi consolidado em 2012 e cumpriu as seguintes metas: (a) definição da linha editorial: interdisciplinar; (b) definição do

primeiro tema: Educação nas Engenharias; (c) abertura de área eletrônica no SEER

(BC/UFG); (d) criação de logomarca para a revista; (e) escolha do prof. Dr.Rodrigo Pinto Lemos do Curso de Engenharia Elétrica para a presidência do Corpo Editorial da revista; (f) aprovação de formato Word (.DOC) e

LATEX (.TEX) para submissão e publicação de artigos; (g) elaboração de arte final para Divulgação da primeira chamada de artigos da revista.

As principais dificuldades na implantação do Projeto de Extensão Revista Eletrônica

Engenharia Viva foram: (a) a operacionalização do SEER; (b) o número reduzido de petianos no Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) ao longo de 2012, sendo que este problema foi solucionado no Edital do PS 02/2012

(10)

Projeto de Extensão Programa Web-TV:

Engenharia e Conexões de Saberes: Faz bem a Você?

Projeto de Extensão Espaço de Ciências e da Tecnologia.

no final do ano.

Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Extensão Revista Eletrônica Engenharia Viva.

Não foi elaborado artigo para o Projeto de Extensão Revista Eletrônica Engenharia Viva, uma vez que esse Projeto se encontra em fase de desenvolvimento.

O Projeto de Extensão Programa Web-TV: Engenharia e Conexões de Saberes: Faz bem a Você? foi consolidado em 2012 com a proposição do interprograma piloto História das Invenções. A partir dessa escolha acertada, foi produzido o primeiro interprograma piloto História das

Invenções: a Roda. Ainda foram catalogados vinte e quatro subtemas para as próximas produções. Foi realizado o relatório parcial na PROEC como forma de acompanhamento do cadastro do Projeto de Extensão Programa Web-TV:

Engenharia e Conexões de Saberes: Faz bem a Você?.

Não foi elaborado artigo para o Projeto de Extensão Programa Web-TV: Engenharia e Conexões de Saberes: Faz bem a Você?, uma vez que esse Projeto se encontra em fase de desenvolvimento.

O Projeto de Extensão Espaço de Ciências e da Tecnologia do Grupo PET - Engenharias

(Conexões de Saberes) foi consolidado em 2012. Foram propostas cinco atrações: (a) Projeto de Paineis Sinópticos; (b) Projeto e-TV por meio de Software Digital Signage; (c) Projeto de Mesa Digitalizadora; (d) Projeto de Gabinetes Interativos; e (e) Projeto de Cabine de Simulação de Voo.

No bloco B de sala de aulas da EMC/UFG foi instalada uma TV LCD para o Projeto e-TV, sendo que a EMC/UFG conta com um canal de notícias on-line.

Foi proposto um projeto de displays wall para o Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes), com extensão da proposta para uma concessionária de energia elétrica local. Foi proposto o projeto para implementação da mesa interativa do Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes).

(11)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 11/13

Foi elaborado e publicado o artigo Espaço das Ciências e da Tecnologia: Projetos de Displays Wall no CONPEEX 2012.

Quadro 6 – Política de Integração Comunidade/UFG (Conexões de Saberes)

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Aproximar o Grupo PET –

Engenharias (Conexões de Saberes) com a

Comunidade Externa da UFG, Órgãos e Cursos da UFG.

Estabelecer vínculos com a comunidade externa da UFG, bem como órgãos e cursos da UFG.

Foram selecionados os seguintes espaços para “troca de saberes” com o Grupo PET –

Engenharias (Conexões de Saberes) como base para construção de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: (a) Condomínio Sol Nascente; (b) Parque Flamboyant; (c) Hospital Araújo Jorge. A busca contínua de novos espaços para “troca de saberes” faz parte dos objetivos do Grupo PET.

Foi proposto um projeto para o desenvolvimento do Núcleo de TV Digital da EMC/UFG, com participação do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) em 2012. Entretanto, a proposta não foi aprovada na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Novas oportunidades de parcerias com instituições de financiamento de pesquisas são buscadas continuamente.

Realização de Seminários, Encontros e Oficinas.

Realização do Seminário na Área de Telecomunicações.

O 2° Encontro Regional de Telecomunicações (ERT) não foi realizado pelo Grupo INCOMM da EMC/UFG em 2012. Entretanto, o Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) realizou o Seminário Alternativas Pedagógicas nas Engenharias: Formas de Avaliação, com participação ativas dos(as) petianos(as). Foram emitidos vinte e três certificados para os participantes nesse evento, sendo quinze certificados para a equipe da organização e dois certificados para os palestrantes.

(12)

Quadro 7 – Política de Avaliação/Resultados

Metas para 2012 Estratégias p/ atingir a meta Observações Elaboração de Relatórios. Elaboração de Relatórios

Parciais.

Elaboração de Relatório Final.

Foram elaborados relatórios parciais semestrais de cada projeto de ensino, pesquisa e extensão. Foi elaborado o relatório final para o MEC.

Avaliação das Gerências. Avaliação das oito Gerências.

As gerências que mais se destacaram em 2012 foram: Gerência Financeira sob responsabilidade do petiano Rosemar Aquino de Rezende; e Gerência de Informática sob responsabilidade do petiano Wálisson Gôbbo de Águas.

As principais atividades realizadas pela Gerência Financeira podem ser alistadas: concepção dos pedidos de compra de materiais ou serviços com os respectivos três orçamentos;

acompanhamento da compra, pagamento e recebimento dos materiais ou serviços com suas respectivas notas fiscais; elaboração e

fechamento do relatório final de prestação de contas para a CAPES. E as principais atividades realizadas pela Gerência de Informática também podem ser alistadas: instalação e manutenção do sistema operacional e softwares dos doze

computadores do Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes); configurações dos programas e soluções de problemas de uso das máquinas por parte de integrantes do Grupo PET (suporte técnico); inspeção e conservação dos equipamentos de informática do Grupo PET (computadores; impressoras; scanner; câmera PS3 USB; projetor; notebook; entre outros). Assim, dois certificados de menção honrosa foram confeccionados e entregues para esses dois petianos.

As demais gerências (Gerência de Projetos; Gerência de Treinamento de Recursos Humanos; Gerência de Pesquisa de Marketing; Gerência de Marketing; Gerência Social; e Gerência de Propaganda) devem ser aprimoradas do ponto de vista da administração moderna.

Avaliação do(s) Relatório(s).

Avaliação dos Relatórios Parciais.

Análise do Relatório Final.

Avaliar os relatórios parciais como parâmetro o Planejamento Estratégico e os Planos de Trabalhos dos Petianos.

Analisar o relatório final. Planejamento Estratégico. Avaliação do Planejamento

Estratégico 2012.

Uma avaliação do Planejamento Estratégico 2012 foi realizada com a participação do tutor e dos(as) petianos(as) do Grupo PET –

(13)

Versão: 23 de janeiro de 2013. 13/13 Elaboração do

Planejamento Estratégico 2013.

O Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes) avaliou positivamente a execução das atividades propostas no ano de 2012. Essas atividades foram possíveis graças aos apoios da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG, do Conselho Local de Acompanhamento (CLA) da UFG e, especialmente, da Pró-Reitoria de Graduação da UFG.

O Planejamento Estratégico para 2013 foi elaborado e aprovado pelo Grupo PET – Engenharias (Conexões de Saberes).

Referências

Documentos relacionados

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e