• Nenhum resultado encontrado

Cabo Oriental. Introdução. Principais atrações. Parque Nacional Addo Elephant. Parque Nacional Camdeboo. Área de natureza selvagem de Baviaanskloof

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cabo Oriental. Introdução. Principais atrações. Parque Nacional Addo Elephant. Parque Nacional Camdeboo. Área de natureza selvagem de Baviaanskloof"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cabo Oriental

Introdução

Cabo Oriental, a província "selvagem" da África do Sul, caracteriza-se por grandes extensões de praias, pradarias, savanas e florestas intocadas. É a província natal de Nelson Mandela e uma área com atrações incríveis: praias inexploradas, vida selvagem em abundância e paisagens incríveis.

Principais atrações

Parque Nacional Addo Elephant

Esta é uma das poucas reservas no mundo a oferecer os Big Seven: elefante, rinoceronte, búfalo, leão, leopardo, grande tubarão branco e baleia-franca-austral. Os 164.000 hectares do parque, situado perto de Port Elizabeth, são classificados como um dos melhores lugares da África para ver elefantes de perto. Também é a maior colônia de reprodução, no mundo, dos gansos-patolas de Cabo, os raros escarevelhos que não voam, cicadáceas com 1. 000 anos de didade e centenas de proteas na cor pastel.

Parque Nacional Camdeboo

Esta reserva impressionantemente linda localiza-se em Karoon e é o lar de plantas e vida selvagem raras. A reserva quase que completamente cerca a cidade de Graaff-Reinet, a mais antiga cidade de Cabo Oriental. No entanto, sua atração mais famosa é o Vale da Desolação, formado por pilares de dolerito. Fósseis pré-históricos foram descobertos no solo do vale. Há uma grande quantidade de animais prsentes,

incluindo raposas-orelhas-de-morcego, suricatos, macacos-vervet e zebras-da-montanha do Cabo.

Área de natureza selvagem de Baviaanskloof

A megarreserva Baviaanskloof é um reino montanhoso natural e intocado. Com 200 km de extensão, o

Baviaanskloof, Vale dos Babuínos, é assim chamado devido ao grande número de babuínos na área. Plantas e vida animal espetaculares competem para chamar a sua atenção.

Parque Nacional de Tsitsikamma

(2)

área é o lar de um ecossistema marinho delicadamente equilibrado e alguns excelentes locais de avistamento de baleias e golfinhos. No interior, a floresta tropical indígena abriga 116 tipos de árvores gigantes, incluindo as gigantes árvores de madeira amarela Outeniqua - dizem que a maior tem mais de 800 anos de idade e uma circunferência de quase 9 metros.

Praias

O Cabo Oriental tem algumas das melhores praias do mundo. É a região ideal para quem adora sol, para viciados em esportes aquáticos e para amantes da natureza. A costa do sol da província é um cinturão costeiro que se estende de Tsitsikamma a East London, oferecendo um clima ensolarado e incrível, e acesso a praias, lagoas, rios e baías protegidas. De abril a dezembro, grande parte do litoral de Eastern Cape é ideal para avistar baleias-francas-austrais, pois elas seguem a rota de migração anual.

A praia Humewood, de Port Elizabeth, recebeu o status Blue Flag como praia de nível internacional

Visão geral de Cabo Oriental

Storm's River Gorge, Garden Route, são o destino perfeito para os viciados em adrenalina

Há muito a ver e fazer em Cabo Oriental, que é abençoado com uma abundante beleza e vida selvagem natural.

(3)

ecológicas que ocorrem na África do Sul, e ainda abriga três das regiões de biodiversidade do país, que é destacada pelos 820 km de litoral intocado.

Isso assegura uma variedade de espécies animais e vegetaism incluindo os Big Five, abundante vida de pássaros e uma rica vida marinha (incluindo 27 espécies de baleias e golfinhos).

A província oferece algo para todos: para os viciados em adrenalina, há os tubos de Storm’s River Gorge, skydive em Grahamstown e aprender a voar em Port Alfred; os entusiastas de atividades ao ar livre podem tentar avistar os Big Seven (os Big Five mais as baleias-francas-austrais e os

grandes tubarões brancos) ou aproveitar praias primitivas. Também tem esqui na neve - no

inverno, as Montanhas Ben McDhui se transformam no país das maravilhas do inverno, oferecendo oportunidades incríveis de esqui.

Esta é uma província cheia de história. É a cidade de nascimento de Nelson Mandela e de muitos outros ativistas polítios e foi um dos centros na vanguarda da luta pela democracia na África do Sul.

Do mesmo modo que as outras províncias da África do Sul, Cabo Oriental tem uma excelente infraestrutura, com boas estradas e muitas opções de acomodação.

Observação de vida selvagem

O Cabo Oriental é conhecido como o destino dos Big Seven (os Big Five mais baleias-francas-austrais e tubarões brancos), um dos poucos lugares do planeta que pode se orgulhar deste título. Há muitas reservas que oferecem observação incrível de vida selvagem.

O Parque Nacional da Zebra-da-montanha, localizado fora de Cradoxk, foi criado para proteger a menor zebra na África, a zebra-da-montanha. É o lar de dezenas de outras espécies, incluindo guepardos, búfalo-do-cabo e rinoceronte negro.

O Parque Nacional de Elefantes Addo, perto de Port Elizabeth, é um dos poucos lugares na Terra que oferece os Big Seven. É também um dos melhores lugares na África para ver os elefantes de perto.

Também definitivamente vale a visita, se você estiver procurando uma experiência luxuosa nas pradarias, pois é uma reserva de vida selvagem privada reconhecida internacionalmente e premiada, a Reserva de Vida Selvagem Shamwari. O lugar se tornou o favorito entre as

celebridades internacionais: o jogador de golfe Tiger Woods ficou noivo aqui, e os atores Brad Pitt, Nicolas Cage e John Travolta já visitaram a reserva.

A Reserva Natural Mkhambathi tem uma cascata que deságua direto no mar. Aqui, você pode ver elandes e guns perambulando pela costa, o raro duiker-azul e uma colônia de abutres-do-cabo. A Reserva Natural Great Fish River é o lar do rinoceronte negro, de hipopótamos, do búfalo-do-cabo, de elefantes, leões e uma diversidade de espécies de antílope.

Mkhambathi Nature Reserve, Eastern Cape

Reserva Natural Mkhambathi

Aqui é possível ver alces da África e gnus azuis vagando pela costa, os raros cabritos azuis e uma colônia de abutres do

(4)

Cabo.

Great Fish River Nature Reserve, Eastern Cape

Reserva Natural do Rio Great Fish

Lar do rinoceronte negro, do hipopótamo, do búfalo-do-cabo, de elefantes, leões e várias espécies de antílopes.

Mountain Zebra National Park, Eastern Cape

Parque Nacional Mountain Zebra

Criado para proteger a menor zebra da África, a zebra da montanha. Esse parque abriga dezenas de outras espécies, incluindo a chita, o búfalo-do-cabo e o rinoceronte negro.

Addo Elephant National Park, Eastern Cape

Parque Nacional de Addo Elephant

Um dos poucos lugares na Terra que oferece os Big Seven, também é um dos melhores lugares da África para ver elefantes de perto.

Shamwari Game Reserve, Eastern Cape

Reserva Particular de Shamwari

Acomodações luxuosas e premiadas em área livre da malária no coração do país dos animais selvagens de grande porte. Aqui, a observação de animais selvagens e o turismo responsável andam lado a lado.

O grande tubarão-branco é uma espécie em extinção e protegida na África do Sul.

(5)

A Wild Coast é um tesouro natural intocado, que se prolonga pelo litoral norte da província de Cabo Oriental

A Wild Coast do Cabo Oriental, que se estende do Rio Mtamvuna, no norte, ao Rio Great Kei, no sul, é um excelente destino para viajantes que procuram algo incomum. É uma imensidão natureza selvagem de praias pitorescas e em estado natural, penhascos, baías protegidas e cadeias de colinas e vales; também é um dos poucos lugares que você verá o gado ruminando na praia. Ao longo da costa, está uma pequena cidade com o nome de Hole in the Wall, cujo nome é

proveniente de um arcada rochosa ao lado da costa, que foi esculpida pelas ondas durante milhões de anos.

Para os interessados em vida marinhas, as baleias-francas-austrais em seu caminho para a Antarctica em busca de águas quentes frequentam o litoral de Cabo Oriental entre maio e

dezembro de cada ano. Há diversos lugares ao longo da costa que são perfeitos para observação de baleias. Os golfinhos-nariz-de-garrafa também são vistos com frequência na costa.

Mais para o interior, os espaços abertos de Karoo Heartland cercam cidades como Cradock e Graaff-Reinet. Esta é uma área seca e intocada, que oferece paisagens e vida selvagem impressionante.

A Jeffreys Bay é famosa por suas boas ondas que formam "supertubos" longos e constantes.

Principais centros

Port Elizabeth

Conhecida como Friendly City, Cidade Simpática, Windy City, Cidade dos Ventos, ou simplesmente PE, Port Elizabeth foi fundada como cidade em 1820, para abrigar os colonos britânicos. É a segunda cidade mais antiga e a quinta maior da África do Sul. A vida aqui gira em função do oceano. A cidade atende a todos e é conhecida como um grande centro de férias familares.

East London

(6)

Buffalo City, porque está localizada entre os rios Nahoon e Buffalo. É a única cidade de porto fluvial no país. O Museu East London tem exibições fascinantes, que incluem o último ovo de dodo conhecido do mundo.

Jeffreys Bay

Jeffreys Bay, ou J Bay, está situando no coração da Costa do Sol. É famosa como um dos melhores pontos de surfe do mundo, e, nos meses de julho, os melhores surfistas concentra-se na cidade para o evento Billabong Pro. Mas a cidade também tem mais a oferecer: tem skydiving, sandboard e observação de baleias e golfinhos.

Grahamstown

Grahamstown, a cerca de 130 km de Port Elizabeth, é o lar do mais antigo jornal independente na África do Sul,

Grocott’s Mail. A cidade é mais conhecida pelo Festival

Nacional de Artes, realizado a cada julho, que é reconhecido como um dos maiores eventos culturais na África.

Graaff-Reinet

Esta é a única cidade na África do Sul a ser rodeada por um parque Nacional, o Parque Nacional Camdeboo. Fundada em 1786, Graaff-Reinet tem sido um oásis dos viajantes na deserto semiárido da África do Sul, o Karoo, por mais de dois séculos. A cidade ainda tem exemplos magnificentes da arquitetura holandesa do Cabo.

Port Alfred

Port Alfred é um destino popular de férias na costa do sol de Cabo Oriental. Há muito o que fazer aqui, incluindo visitar as praias incríveis, fazer esportes aquáticos (kitesurfe e esqui aquático) e mergular entre os recifes da costa. O famoso Fish River Sun está a cerca de 20 minutos de Port Alfred.

Kenton-on-Sea

Este pequeno vilarejo é um destino de férias popular. Há praias incríveis, piscinas e baías protegidas por rochas, com muitas oportunidades para esportes aquáticos, como pesca e canoagem. De abril a dezembro, o vilarejo é um bom lugar para observar baleias. É também próxima de várias reservas de vida selvagem no interior.

Port Elizabeth é o lar do Nelson Mandela Bay Stadium, um centro esportivo onde foram disputadas partidas durante o Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2010.

(7)

Cronologia

Há 100.000 anos

Ancestrais de caçadores-coletores do povo San primeiro se assentaram na área que agora é conhecida como Algoa Bay.

Há 2000 anos

Ancestrais das populações agrícolas aos Xhosa migraram para a região, vindos do norte.

1488

O explorador português Bartolomeu Dias chegou a St. Croix Island, em Algoa Bay.

1799

Port Elizabeth teve início quando as tropas britânicas estabeleceram um forte para proteger a área contra as possíveis invasões francesas. Ao longo dos anos, o forte e a área circundante se expandiram, finalmente formando a cidade.

1994

A província de Cabo Oriental foi estabelecida em 1994, após as primeiras eleições democráticas da África do Sul.

2010

Port Elizabeth recebeu os jogos da Copa do Mundo FIFA World.

(8)

Aliwal North é uma estância do interior, famoso pelas suas fontes termais.

Dicas para o viajante

O clima é altamente variado nesta região e pode variar de muito quente (na costa) a

muito frio (nas montanhas); verifique o serviço de clima local antes de viajar.

A província de Cabo Oriental é uma região sem malária.

Há três aeroportos que atendem Cabo Oriental, em East London, Port Elizabeth e

Mthatha.

Planeje seu transporte antes de sair, o transporte público não é eficiente em partes

rurais da província.

O Festival Nacional de Artes, uma das maiores e mais coloridas atrações culturais da África, é realizado anualmente em Grahamstown.

Referências

Documentos relacionados

Verifica-se uma maior diferença salarial na comparação entre as categorias dos migrantes não naturais versus não migrantes para aqueles com ensino superior (0,362), sendo o

Procedeu-se, assim, uma avaliação dos seguintes itens: proporção da área íntima em relação à área social, espaço para mesa de refeições na cozinha, tamanho e forma das

O resultado encontrado mostra que no dente bovino a regressão foi de Y=0,133333+0,036111X e no humano, Y=0,233333+0,038889X, o que indica uma diminuição 7% mais rápida do número

Deste modo, o estudo ao desenvolver o conhecimento na caracterização das formas cársticas que valorizam o Parque Estadual de Campinhos; seja sob o aspecto

Na Zona II da Lapa do Rezar foram encontradas 18 ossadas de aves de várias espécies, distribuídas em pontos diferentes, além de cinco carcaças completas, bem conservadas e em estado

Em tempos conhecida como a "Grande Norte" ( e a Estrada Grande Norte, a N1, divide ainda em dois a província no seu percurso de Joanesburgo através de Polokwane para

Os referentes estudos abrangem a temática, o uso de protetor solar em pacientes que fazem tratamento para o câncer de pele e a importância do seu uso para o não surgimento de

Quadro 1 - Atividades desenvolvidas diariamente por técnicos e auxiliares de enfermagem nos serviços de saúde ambulatorial dos distritos sanitários V e VI de Porto Alegre,