• Nenhum resultado encontrado

O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DE

RECURSOS DIDÁTICOS

Lidiane Rosa dos Santos (1); Ana Flávia de Souza Rocha (1); Ediane Bezerra de Lima (1); Reile Ferreira Rossi (2).

1- Acadêmicas do curso Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás / Campus de Quirinópolis-GO, lidianerosa61@gmail.com 2- Docente Curso Ciências Biológicas- Universidade Estadual de Goiás/ Campus de Quirinópli- GO.

Eixo 8: Relato de experiência

Resumo: O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior. O Estágio Supervisionado proporciona ao aluno a oportunidade de vivência teórica e prática e permite que os acadêmicos apliquem seus conhecimentos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. O ensino de Ciências tem ficado restrito ao uso do quadro e livro didático. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores para o ensino de Ciências e avaliar a aprendizagem por meio da aplicação de atividades inovadoras. As ações foram desenvolvidas no 8º ano da Escola Municipal Raio de Sol na cidade de Quirinópolis. Para a coleta de dados referente à aprendizagem foi elaborado um questionário de múltipla escolha que foi aplicado aos alunos antes e depois da execução do projeto. Foi utilizado um microscópio para a observação de células e realizada uma oficina para construção de célula vegetal e animal a partir de massas comestíveis. Verificou-se que houve diferença de aprendizagem entre estudantes do sexo feminino e masculino. Após a aplicação das atividades as meninas tiveram uma melhora de 76,9%, enquanto que entre os meninos a melhora foi de 53,6%. As atividades diversificadas com uso de equipamentos, como o microscópio, e construção de modelos comestíveis, são importantes para o processo de aprendizagem.

Palavras-Chave: Exercício da docência; Aulas práticas; Aprendizagem; Séries

Iniciais; Estágio.

Introdução

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos estudantes dos cursos de licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré- estabelecida pela instituição de ensino, com a orientação e supervisão de um professor. Enquanto participa do estágio, o aluno de graduação tem contato direto com fatos que

(2)

pertencem à realidade do ambiente escolar, podendo adquirir mais conhecimento a respeito desta situação fática, no que se refere aos aspectos ligados à complexidade das práticas institucionais e pedagógicas executadas por seus profissionais (ALMEIDA et al., 2009). É, portanto, uma importante oportunidade de crescimento, tanto pessoal, quanto profissional, bem como representa um instrumento de integração fundamental entre universidade, escola e sociedade (SANTOS FILHO, 2010). Pimenta (2006) acrescenta que o ponto principal da etapa do estágio supervisionado é gerar uma relação entre os conhecimentos teóricos e a prática, de forma que todas as disciplinas auxiliam a alcançar a finalidade dessa relação. Então o professor competente é formado por meio da aquisição de conhecimento acerca de ideias na prática das políticas educacionais (BARBOSA; AMARAL, 2009).

Segundo Filho (2010) o estágio é um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. Além de que possibilitar aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduação (MAFUANI, 2011). Para elaborar um projeto de intervenção que seja de fato significativo, é importante entender a realidade da escola. Com isso buscar entender se sua proposta de projeto vai ajudar os alunos. Assim, o primeiro passo, para construção da proposta de intervenção foi tentar perceber a complexidade da escola-campo. Entendemos que o conhecimento da realidade escolar, em todas nuances, é um aspecto essencial para a formação de um educador comprometido com o local onde atua. Nesse sentido, o objetivo central desse trabalho foi mostrar aos alunos a importância de estudar ciências de um jeito mais divertido.

O estágio tem, muitas vezes, reduzido a observar os professores em aula e a imitar esses modelos, sem proceder a uma reflexão crítica, fundamentada teoricamente e legitimada

na realidade social em que o ensino se processa (PIMENTA; LIMA, 2006). Um dos grandes desafios do estagiário e dos professores, de um modo geral, é resolver os problemas relacionados à dificuldade de aprendizagem dos alunos. Segundo Correia e Martins (2005) as dificuldades de aprendizagem refletem uma incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, escrita ou cálculo ou para a aquisição de aptidões sociais. Esse problema está associado a diversos fatores incluindo os psicossociais como: baixa autoestima, déficit de habilidades sociais, problemas de comportamento e comportamentos antissociais ou inadaptação social (MAZER; DAL BELLO; BAZON, 2009).

(3)

As aulas práticas parecem contribuir com a melhoria da aprendizagem, principalmente nas aulas de Ciências e Biologia. Os alunos consideram as aulas práticas como facilitadoras da aprendizagem mesmo para aqueles que nunca tiveram esse tipo de aula (LIMA; GARCIA, 2011). A aprendizagem se consolida quando as experiências pedagógicas aproximam-se da realidade dos alunos (KRASILCHIK, 1996). Grande parte dos alunos do ensino fundamental preferem aulas diversificadas (e.g. práticas, dinâmicas e debates) como estratégias para facilitar a compreensão do conteúdo (SILVA et al., 2009).

MATERIAL E MÉTODOS

Os sujeitos desta pesquisa foram estudantes da 8ª série do ensino fundamental de uma instituição de ensino público municipal. Todos os dados foram coletados pelos pesquisadores. O primeiro instrumento utilizado para a coleta de informações foi a proposição de um questionário sobre o tema a ser estudado antes da execução das atividades de intervenção pedagógica. Este questionário continha 8 questões fechadas sobre a célula (biologia celular) e as funções das organelas celulares Em seguida foi explicado o conteúdo: qual a importância da célula, sua função, sua constituição e a função de cada organela. Foi coletado uma amostra da saliva de uma aluna, com auxílio de um coletor, lâmina, lamínula e azul de metileno, para ser observado as células bucais no microscópio (Figura 1 - A). Logo em seguida, foram separados cinco grupos de cinco alunos para fazer um modelo comestível de organelas, célula animal e vegetal (Figura 1 - B, C, D e E). Os materiais utilizados foram:

bolacha quadrada e redonda, pasta americana, corante e um modelo da célula em uma folha. Finalizando o projeto com um segundo questionário com as mesmas perguntas do primeiro.

O tempo de execução do projeto foi de 50 minutos. Logo após as atividades o questionário foi reaplicado aos alunos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de porcentagens, tabulados no Excel e apresentados na forma de gráficos.

Figura 1. Etapas de execução do estudo. A, observação de células no microscópio; B-C-D-E, montagem de células e organelas comestíveis.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Do total de alunos avaliados no projeto de intervenção pedagógica com tema: “A importância de estudar ciências: utilização de recursos midiáticos”, verificou-se que 55% (n=11) eram do gênero feminino, enquanto que 45% (n=9) eram do gênero masculino. Antes de aplicar as atividades, quando os alunos foram questionados sobre a célula, suas organelas e funções, houve maior número de erros no gênero feminino, 63,6% (n=7) erraram mais de 37,5% das questões, enquanto que a minoria dos meninos errou menos de 37,5% questões (n=3), conforme Figura 2.

É importante mencionar que o conteúdo abordado no projeto de intervenção pedagógica já havia sido tratado nas primeiras aulas, pelo professor regente, o que reforça a importância de atividades práticas para um aprendizado significativo. Segundo Moreira (2006) a aprendizagem significativa é o processo pelo qual o conteúdo adquire significado por interação com aspectos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva. Desta forma as atividades práticas de ciências funcionariam como um mecanismo de interação onde o próprio aluno é sujeito da construção de seus conceitos.

Figura 2. Porcentagem de questões respondidas erroneamente por gênero avaliado, antes da execução do projeto de Intervenção Pedagógica. Barras preenchidas representam o gênero feminino e as barras vazias representam o gênero masculino.

(5)

De acordo com Ausubel (1976), quando a aprendizagem não é significativa, o aluno utiliza a aprendizagem mecânica, apenas decorando o conteúdo, que uma vez não tendo aplicabilidade pratica (não significativo), não se cristaliza como conhecimento, sendo, portanto, brevemente esquecido. Provavelmente esta pode ser uma das causas do baixo índice de acertos no questionário.

Considerando que o conteúdo já havia sido trabalhado em outra ocasião (de forma teórica). Sendo inclusive ressaltado pelos alunos e gestores a necessidade de se realizar mais atividades práticas de ciências. Em relação ao número de erros no questionário por assunto nota-se que a maioria dos erros observados foram em relação as funções das organelas mitocôndrias, ribossomos, lisossomos e centríolos em ambos gêneros avaliados, sendo novamente verificado maior número de erros no gênero feminino (Figura 3).

Segundo Heerdt e Brandt (2008) o conceito de célula é muito importante no ensino da biologia, pois este é o conceito básico para a aprendizagem e entendimento de outros conceitos. Portanto a dificuldade no entendimento deste conteúdo provavelmente influenciará na compreensão de outros conceitos como: tecidos, órgão e sistemas.

Figura 3. Porcentagem de erros por assunto entre os gêneros avaliados, antes da execução do projeto de Intervenção Pedagógica. Barras preenchidas representam o gênero feminino e as barras vazias representam o gênero masculino.

(6)

Após a realização do projeto ocorreu a inversão dos resultados, verificando-se que o gênero feminino se destacou quanto ao número de acertos em 100% do questionário (Figura 4). Observou-se durante a intervenção que as meninas têm maior concentração durante as atividades e maior participação. Os meninos são mais tímidos e comedidos interagindo menos nas atividades, podendo este ter sido um fator importante para explicar este resultado.

Figura 4. Porcentagem de questões respondidas erroneamente por gênero avaliado, após a conclusão do projeto de Intervenção Pedagógica. Barras preenchidas representam o gênero feminino e as barras vazias representam o gênero masculino.

(7)

O número de erros por assunto (Figura 5) avaliados neste estudo após a efetivação do projeto de intervenção, reduziu em todas as questões avaliadas para os dois gêneros indicando a eficiência do projeto de intervenção pedagógica no entendimento dos conceitos e funções das organelas. Resultados semelhantes foram observados por Heerdt e Brandt (2008) que ao avaliar a importância da webquest como potencial mediador do conceito célula pelos alunos verificou que de 22 estudantes avaliados 21 apresentaram melhoras significativas nos

conceitos. Acredita-se que o aluno ao observar na prática (microscopia) a célula, tenha tido o real entendimento do que é uma célula, uma vez que a teoria permite apenas um entendimento superficial e quase fictício em comparação com a prática.

Após a observação no microscópio a produção de modelos de células animais e vegetais comestíveis com a disposição de todas as organelas estudadas tornou o aprendizado mais significativo facilitando o entendimento de conceitos e funções de cada organela e da célula como um todo. Para Lévy (2006) quanto mais ativamente um

(8)

indivíduo participa da construção de um conhecimento, mais ele irá integrar-se e reter aquilo que aprende. Deste modo complementando o conhecimento prévio do aluno, a visualização da célula em microscópio ótico e a construção dos modelos possibilitou aos alunos a participação da construção dos conceitos de célula obtendo assim melhora significativa no entendimento do tema.

Figura 5. Porcentagem de erros por assunto entre os gêneros avaliados, após a execução do projeto de intervenção pedagógica. Barras preenchidas representam a porcentagem de erro feminino e as barras vazias representam o resultado masculino.

Anastasiou (2006) sugere que a atuação do professor não se limite a transmissão de conteúdo (dar aulas) mas sim, o de que o professor junto com o aluno faça as aulas, organizando atividades com as quais os alunos possam generalizar, diferenciar, abstrair e simbolizar os conceitos trabalhados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio supervisionado de Ciências proporciona a realização de atividades práticas em sala de aula, possibilitando observar os diferentes fatores que influenciam o

(9)

processo de ensino-aprendizagem, dentre eles as condições de infraestrutura da escola, aspectos sociais

dos alunos e metodologias de ensino dos professores regentes. Assim, o desenvolvimento de atividades diversificadas é uma etapa importante no processo de formação de professores de ciências. Identificamos uma carência de aulas práticas, provavelmente devido a atuação de professores fora da área de sua formação. O uso de metodologias com uso de prática melhora o aprendizado tornando mais eficiente a construção e fixação de conceitos.

Referências:

AUSUBEL, D.P. Psicologia educativa: um ponto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas. Traducción al español de Roberto Helier D., de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view. 1976.

ALMEIDA, G.; BATISTA, J.; SANTOS, N.; GRAFF, S. Estágio: um diálogo entre teoria e prática. Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Patos de Minas, MG, v. 2, p. p. 32-40, nov. 2009.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na

universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala de aula. 6.ed.

Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

BARBOSA, A. M.; AMARAL, T. A contribuição do estágio supervisionado na

formação do pedagogo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, 2009,

Paraná. Anais... Paraná: PUCPR, 2009. p. 3672-3685.

CORREIA, L. M.; MARTINS, A. P. (2005). Dificuldades de Aprendizagem. O que

são? Como entendê-las? Biblioteca Digital. Coleção Educação. Portugal, Porto

Editora. Disponível em: https://www.someeducacional.com.br/apz/dificuldade_ de.../DificuldadeAprendizagem.pdf. Acesso em: 15 novembro 2016.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagio

supervisionado.asp. Acesso em: 17 nov. 2016.

HEERDT, B.; BRANDT, C. F. Webquest como um instrumento de mediação pedagógica: a reformulação do conceito de célula. In: VIII Congresso Nacional de

Educação da PUCPR – EDUCERE – Formação de Professores. Curitiba: Editora

Champagnat, 2008.

KRASILCHIK, M. Educação ambiental na escola brasileira: passado, presente e

(10)

LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas

práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n.

1, p. 201-224, 2011.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo. Ed. 34, 14ª Reimpresão, 2006.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário.

Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 30 outubro 2016.

MAZER, S. M.; DAL BELLO, A. C.; BAZON, M. R. Dificuldades de Aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psic. da Ed., São Paulo, 28, p. 7-21, 2009.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação

em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS FILHO, A. P. O estágio supervisionado e sua importância na formação

docente. 2010. Disponível em:

http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 30/10/2016.

SILVA, C. H.; et al. A importância da utilização de atividades práticas como

estratégia didática para o ensino de ciências. (2009). Disponível em:

www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0610-2.pdf. Acesso em: 15 novembro 2016.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência:

diferentes concepções. Revista Poíesi, v. 3, n. 3 e 4, pp.5-24, 2006.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? 7.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall