• Nenhum resultado encontrado

Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA37, conforme Procedimentos para Implementação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA37, conforme Procedimentos para Implementação."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Técnico

Gerenciamento Critérios de Controles de Resíduos

Produto : Microsiga Protheus® – Gestão Ambiental (SIGASGA) – Versão 11

Chamado : TPI242 Data da publicação : 09/05/14

Países : Todos Bancos de Dados : Todos

Atualmente, no módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA), não há uma forma de consulta aos critérios de controle dos resíduos. Com intuito de aperfeiçoar o processo, foram implementados, por meio do UPDSGA37, os campos Conformidade

(TB1_CONFOR) e Complemento (TB1_COMPLE). Criado também o parâmetro MV_SGAWFCR para o processo de envio de

workflow ao responsável pelo critério de controle, o qual pode ser definido como “1=Sim” ou “2=Não”. Os campos criados são exibidos na tela de Retorno dos Critérios de Controle, na qual o primeiro é um campo do tipo combo, com as seguintes opções: “1-Sim” e “2-Não”. Ao selecionar a opção “1-Sim” está sendo considerado que o critério está de acordo com o esperado. Se selecionada a opção “2-Não”, é considerado que o critério possui alguma não conformidade, sendo obrigatória a descrição do ocorrido no campo de “Complemento”.

Foi desenvolvido também o Workflow de Não Conformidades (SGAW100), o qual conterá os seguintes dados: código do

resíduo, descrição do resíduo, os critérios não conformes e suas características, como, limite máximo e mínimo, a quantidade atual dele, sua unidade de medida e o complemento da não conformidade. Para o envio do workflow, o

parâmetro MV_SGAWFCR deve estar configurado como “1=Sim”. Os critérios devem estar marcados, com o campo de

Conformidade (TB1_CONFOR) igual a “Não” e com o complemento do que ocorreu. Apenas será enviado o workflow do critério

que possuir um responsável e o mesmo tiver um endereço de e-mail válido cadastrado. Se existir mais de um critério de controle não conforme do mesmo responsável, todos serão listados em um mesmo workflow a ser enviado.

Ao confirmar a tela de retorno dos critérios, será exibida uma mensagem de confirmação da ação, a qual questionará o usuário do prosseguimento do processo de envio de workflow ao responsável. As opções de resposta são “Sim”, “Não” e “Voltar”. Ao optar por Sim serão enviados os workflows para os responsáveis cujo campo E-Mail (QAA_EMAIL) da rotina de Usuários (QAXA010) estiver preenchido da forma correta, sendo que logo após a confirmação o processo na rotina de Ocorrência (SGAA150) continua normalmente. Se optado por Não o processo ocorrerá normalmente e não será enviado workflow. A opção Voltar não envia workflow para os responsáveis, pois permite que o usuário retorne à tela para possíveis alterações nos critérios.

Foi implementado também o relatório de Critérios de Controles dos Resíduos (SGAR310), no qual são listados os Resíduos e seus determinados critérios, suas características e seu responsável. Para a impressão do relatório foram criadas as perguntas “De/Até Resíduo?”, destinadas à filtragem dos resíduos impressos, “De/Até Responsável?”, filtrando o responsável, e a pergunta “Resíduos sem Critérios?” a qual possui as opções “Sim” e “Não” para considerar a impressão de resíduos que não possuem critério de controle.

Procedimento para Implementação

Aplicar atualização dos programas SGAA140, SGAA150, SGAR310, SGAW100, UPDSGA37 e SIGWSGA. Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado. O sistema é atualizado logo depois da aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado. Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UPDSGA37.

Importante

Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA37, conforme Procedimentos

(2)

Boletim Técnico

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDSGA37 é imprescindível:

a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*. Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção

Integridade/Verificação (APCFG60A).

ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE

NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade,

basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela

Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja

concluída, ou;

iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui (em) integridade está (arão) selecionada(s). Anote qual (is) empresa(s) e/ou filial (is) possui (em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido

desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as

informações da(s) empresa(s) e/ou filial (is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

(3)

Boletim Técnico

1. Em ByYou Smart Client, digite U_UPDSGA37 no campo Programa Inicial. Importante

Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a

10/03/2014.

2. Clique em OK para continuar.

3. Depois da confirmação, é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa UPDSGA37.

4. Ao confirmar, é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo

exclusivo.

5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. 8. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntas:

Pergunta “De Resíduo ?”

Grupo SGAR310

Ordem 01

Tipo C

Tamanho 15

Pergunta “Até Resíduo ?”

Grupo SGAR310

Ordem 02

Tipo C

Tamanho 15

Pergunta “De Responsável ?”

Grupo SGAR310

(4)

Boletim Técnico

Tipo C

Tamanho 16

Pergunta “Até Responsável ?”

Grupo SGAR310

Ordem 04

Tipo C

Tamanho 16

Pergunta “Resíduos sem critérios?”

Grupo SGAR310

Ordem 05

Tipo N

Tamanho 1

Importante

As perguntas de SX1 só serão criadas via entrada da rotina no sistema. 2. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

 TB1 – Retorno de Critérios de Controle:

Ordem * Campo TB1_COMPLE Tipo M Tamanho 10 Decimal 0 Formato Formato Variável Contexto Propriedade Título Complemento Descrição Complemento

Help Detalhamento da conformidade. Obrigatório o preenchimento quando o campo “Conformidade” estiver preenchido como “Não”. Lista Opções

(5)

Boletim Técnico

Inic. Browse Modo Edição Cons. Padrão Val. Usuário Val. Sistema Nível 1 Obrigatório Não Usado Sim Browse Não Módulos Todos Ordem * Campo TB1_CONFOR Tipo C Tamanho 1 Decimal 0 Formato 9 Formato Variável Contexto Propriedade Título Conformidade Descrição Conformidade

Help Define a conformidade do Critério de Controle. 1 = Sim; 2 = Não;

Lista Opções 1=Sim;2=Não;

Inic. Padrão

Inic. Browse X3COMBO(‘TB1_CONFOR’,2)

Modo Edição Cons. Padrão Val. Usuário Val. Sistema Nível 1 Obrigatório Não Usado Sim Sim

(6)

Boletim Técnico

Módulos Todos

Importante

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso. 3. Criação Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável MV_SGAWFCR

Tipo C

Descrição Envio de workflow ao responsável pelo critério de controle, no processo de retorno de critérios de controle. 1=Sim;2=Não;

Conteúdo Padrão 2

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure os parâmetros a seguir:

Itens/Pastas Descrição

Nome MV_SGAWFCR

Tipo C

Cont. Por. 2

Descrição Parâmetro pra a configuração de envio de workflows ao responsável pelo critério de controle. 1=Sim;2=Não.

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGASGA, conforme instruções a seguir:

Menu Relatórios

Submenu Resíduos

Nome da Rotina Crit. Controle

Programa SGAR310

Módulo Gestão Ambiental

Tipo Função Protheus

TAX – Resíduos; TAZ – Critérios de Controle; QAA – Usuários; SB1 – Produtos; TB1 – Retorno de Critérios de Controle.

(7)

Boletim Técnico

Procedimento para Utilização

1. No módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA), acesse Atualizações / Cadastros Básicos / Usuários (QAXA010). 2. Clique em Incluir e cadastre três usuários sendo que dois preenchendo o campo de e-mail End. E-Mail

(QAA_EMAIL) com o e-mail para qual se deseja enviar o workflow e um dos responsáveis sem o preenchimento do campo.

3. Confira os dados e confirme.

4. Acesse Atualizações / Resíduos / Resíduos (MATA010).

5. Clique em Incluir e cadastre um resíduo informando no campo Tipo (B1_TIPO) a opção “RE”. 6. Confira os dados e confirme.

7. Acesse Atualizações / Resíduos / Definição de Resíduos (SGAA140).

8. Clique em Incluir e insira uma definição para o resíduo incluído anteriormente informando na pasta Critérios de Controle, três critérios. Preencher os campos em conformidade com os helps de campo, vinculando um responsável a cada critério, inclusive um com o responsável sem e-mail.

9. Confira os dados e confirme.

10. Acessar Atualizações / Resíduos / Ocorrências (SGAA150).

11. Clique em Incluir e cadastre uma ocorrência para o resíduo definido anteriormente. 12. Confira os dados e confirme.

Ao aparecer à tela de Retorno dos Critérios de Controle, verificar a criação dos campos Conformidade

(TB1_CONFOR) e Complemento (TB1_COMPLE);

Selecionar um ou mais critérios de controle, preencher o campo Conformidade (TB1_CONFOR) com o conteúdo “Não”, verificar que assim ao tentar confirmar a tela aparecerá uma mensagem informando que o campo Complemento (TB1_COMPLE) se tornou obrigatório;

Verificar que só será enviado o workflow aos responsáveis se o parâmetro MV_SGAWFCR estiver com o conteúdo “1-Sim”, os critérios desejados selecionados, assim como o campo de Conformidade

(TB1_CONFOR) obrigatoriamente com o conteúdo “2-Não” e o campo de Complemento (TB1_COMPLE)

preenchido.

Depois da confirmação da tela de Retorno de Critérios de Controle, notar a mensagem que aparecerá perguntando se há o interesse em enviar o workflow aos responsáveis pelos critérios. Onde “Sim” enviará uma mensagem de workflow para cada responsável com e-mail preenchido. Se mais de um critério com o mesmo responsável, o workflow listará todos. Se a opção da mensagem for “Não”, não será enviado nenhum workflow, e se for “Voltar”, permitem-se possíveis alterações na tela de Retorno sem ser enviado o workflow.

 Verificar que o workflow foi enviado corretamente se obedecidas as condições anteriormente descritas para recebimento do mesmo.

(8)

Boletim Técnico

Verificar a impressão do relatório, notar que são listados os resíduos e seus critérios conforme a configuração das perguntas dele, observar que ao preenchimento da pergunta “Resíduos sem critérios de controle? “com “Sim” serão impressos os resíduos que não possuem critérios e se preenchido como “Não”, não será levado em consideração os critérios de controle.

Informações Técnicas

Tabelas Utilizadas TB1 – Retorno de Critérios de Controle.

Rotinas Envolvidas SGAA140 – Definição de Resíduos;

SGAA150 – Ocorrências;

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1