• Nenhum resultado encontrado

Manual de como eu fiz (Passo a passo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de como eu fiz (Passo a passo)"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Manual de como eu fiz (

Passo a passo

)

2015 - Ano ll - Manual Vll

Deixo um exemplo de como fazer . Assim como eu fiz,

(2)

Editorial

Presados companheiros de hobby,

Com estes manuais com pequenas instruções que aqui passo a descrever e fotografar, foi como eu fiz uma porção de peças e coisas para o meu hobby.

Como sou adepto do eu mesmo fazer, pois sou artesão por natureza e sempre fui um cara sem dinheiro o bastante para poder comprar as peças do hobby, que a cada dia que passa se tornam mais caras, que quase me fizeram desistir do hobby, resolvi colocar a profissão em beneficio da minha maquete.

Tenho com isso às vezes encontrado certas dificuldades, mais as mesmas não me fazem desistir do meu proposito, como vejo muitas peças do hobby, e sem condições de adquirir faço as minhas da maneira que consigo e nada fica faltando na maquete, e como gosto de dividir o conhecimento adquirido, passo aos meus companheiros que como eu gosto de fazer.

Pode acontecer que outros já fizeram a mesma operação, com a mesma maneira de fazer, ou já viram em outro lugar, mas verão que estou fazendo e fotografando da minha maneira, e nada estou ganhando financeiramente com os pequenos manuais que estou produzindo, apenas divulgando o hobby e como eu fiz, deixando assim uma maneira para que novos amigos possam também fazer, e dar continuidade ao hobby, prazerosamente.

Nada é mais frustrante de a pessoa querer fazer, e não conseguir, talvez por falta de jeito, de não ter afinidade com certos materiais, ou falta de conhecimento, ou de não conseguir encontrar nada pra ler e explicar como fazer.

Aos que já fizeram e viram as coisas aqui nos manuais descritas e fotografadas, notem que estou usando as minhas técnicas e material que tenho a mão, pois só compro o estritamente necessário.

Como nada ganho financeiramente com os manuais, peço a todos os que a eles encontrar, que podem deles fazer o ““ BOM “” uso sem proveito financeiro de espécie alguma, a não ser produzir para si próprio.

Estes manuais estarão sempre em arquivos PDF, ou no futuro em outro arquivo, a disposição de quem os queira, e deles retirar algum conhecimento.

Deixo já esclarecido que o direito autoral destes manuais é da humanidade, desde que os use para o bem desta.

Se for possível e assim o quiserem podem me dar o reconhecimento pelos manuais. Conto com a colaboração e compreensão de todos os amigos, mais se estes manuais puderem ajudar a só um novo amigo, já valeu o esforço de os tê-los produzido.

Meu muito Obrigado

(3)

Carga de tubos

Fiz minhas cargas de tubos da maneira mais econômica possível, comprei um pacote de canudinhos para refrigerante, e cortei um pouco menor que o comprimento do vagão plataforma 18

canudinhos, em 3 fileiras de 6 .

Como na maioria das vezes os tubos são pretos assim os pintei com tinta esmalte sintético fosco passei duas demãos e já ficaram bons.

(4)

Nesta parte da pintura coloquei alguns pregos em uma tabua e fui pintando canudinho por canudinho no pincel e colocando para secar apoiado nos pregos.

Todos os tubos têm denominações de suas especificações e por esta maneira são identificados com cores pintadas em uma de suas extremidades, eu usei a amarela, pois notei que fica mais acentuada no vagão plataforma.

(5)

Notem que pintei somente uns três milímetros de uma

extremidade do tubo, não pode ser mais que isto, pois são uma faixa de identificação, das especificações do tubo.

(6)

Deixam secar muito bem nada de pressa, pois enquanto secam podem ser preparados os calços de madeira que serão colocados entre os tubos fazendo assim as três fileiras de altura dos tubos.

Nesta etapa usei colar os tubos nos suportes de madeira, todas as três etapas foram coladas entre si para uma melhor fixação e facilitação do trabalho, notem que não colei no vagão

(7)

A fixação da carga de tubos no vagão plataforma deve ser feita com amarração com linha ou cordão fino, representando cabos de aço se não tiver as anteparas do próprio vagão.

Se o vagão tiver as anteparas pode ser feita o cabeamento de amarração com linha representando cordas grossas.

(8)

Estão ai três vagões plataforma com as cargas de tubos,

Espero que tenham gostado desta maneira que fiz ,pois bem sei que podem ser feitas com outros materiais ai só depende do interesse do ferromodelista.

(9)

Carga de Bobinas

Passamos agora a fazer as bobinas ,com alguns pedaços de papel ,pode ser de jornal velho a folha de cartolina, tudo depende de sua disponibilidade .

Farei três bobinas para demonstração e uso na minha maquete e poderão notar que depois de pintadas poucas diferenças irão notar, e ademais a varias espessuras das chapas das bobinas.

(10)

Cartolina, jornal velho, e papel sulfite. Iremos agora cortar em tiras, 15 mm e emendar as mesmas para que possamos enrolar e assim formar as bobinas.

(11)

Eu usei um palito destes para churrasco para fazer a parte onde serão enroladas as tiras de papel ate formar a

espessura de 18 a 20 mm de diâmetro, pode se usar outra espécie de apoio para enrolar as tiras: lápis, caneta, e

mais o que desejar o importante é que tenha a forma de cilindro.

Va enrolando a tira de papel, e se possível vá fazendo uma leve pressão no enrolar puxando a tira para dar maior firmeza a bobina.

(12)

Tendo alcançado os 18 ou 20 mm no diâmetro pode passar cola na tira e fechar sua bobina, em seguida poderá dar uma breve passada na lixa para igualar um pouco mais as partes das tiras.

Após o lixamento das laterais das bobinas, limpe bem, pois agora passaremos a amarração das mesmas.

(13)

Eu fiz esta amarração com cordão médio e ficou de bom tamanho.

Notem que na bobina do meio, os nós da amarração são feita toda na parte que vai ficar por baixo o que podemos empurrar os nós no furo da bobina.

(14)

Esta foto mostra mais detalhadamente as amarrações Se prestarem mais atenção poderão ver que o final do enrolamento da bobina eu fiz umas dobras digamos na chapa como se a mesma tivesse sofrido alguns esbarroes.

(15)

Fiz a pintura com pincel de cerdas macio e com a tinta bem diluída, duas demãos foram suficientes, usei a tinta esmalte sintético brilhante na cor Alumínio.

Se notarem bem na foto poderá notar que os finais da parte enrolada das bobinas estão entortados dando assim um melhor toque na finalização, esparamos a secagem da tinta por 12 horas, somente depois desta poderemos

(16)

Agora só fazer as devidas amarrações nas bobinas ao vagão, e partir pra diversão.

BOA VIAJEM

(17)

CONVERSANDO COM O LEITOR

Neste fascículo apresentei dois tutoriais mais conhecidos dos amigos ferromodelistas ,não poderia deixar de os publicar só pela sua simplicidade pois muito dos novos sempre encontram suas dificuldades, também porque eu estive trabalhando num novo projeto, meu site de

ferromodelismo ao qual mostra a construção da minha maquete de nome Fabrica de Farinha, uma maquete em módulos, o que facilita sua construção e se for o caso de mudança de residência só desmontar os módulos.

Este site terá uma forma melhor de visualização desta construção, pois fotos diversas serão postadas.

Os tutoriais estarão em maior evidencia, pois bem sei da necessidade de todos nós deste tipo de informação, todos os tutoriais ali postados foram executados e testados por mim e aproveitados na maquete.

A galeria de fotos, terá aquelas fotos que não foram aproveitadas na aba de fotos e nos tutoriais ,mais mostram de outro ângulo como fazer e ajudam muito, não poderia deixar de as publicar.

(18)

A aba de “Garimpo na net” será de artigos os mais

diversos que encontro pela net, ou são enviados a mim pelos amigos para que os possa divulgar sempre terão utilidades no nosso hobby e respeitando sempre seu autor, e por quem foi enviado.

Na aba de vídeos a mesma coisa digo da aba de garimpo. Temos também a aba de “Comentários” o qual aguardo os mesmos dos amigos, para que sempre este espaço seja discutido numa melhora do nosso hobby.

Bom a aba de vendas esta coloquei numa aventura de venda dos materiais que faço e as vezes ate sobra então estão para venda.

Bom o porquê produzi este site, foi a maneira que

encontrei de mostrar a maquete quantas vezes o visitante quiser, pois fiz também uma pagina no facebook , e notei que tudo que la postava em menos de dois minutos já era, para o encontrar e ver se tinha tido algum proveito para alguém não o encontrava mais de tanta postagens . Nada contra, pois lá também estou agindo da mesma maneira posto e nem procuro mais, cuido mais do site, pois lá sempre poderei postar o material produzido sem o perder num emaranhado de postagens.

Nosso Fórum Cartel Caipira cresce em postagem e

informação e nele sempre encontro os companheiros de hobby , mais ali é um espaço para todos, e queria um

(19)

lugar mais reservado para postar as minhas traquinagens do dia a dia.

Aguardo a visita de todos que assim o quiserem

http://leliovida.wix.com/vidaferromodelista

Meu muito Obrigado

(20)
(21)

Referências

Documentos relacionados

6.8 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e

(Rn = 23.003,87€) 89.. Um cliente deposita no início de cada mês 1000€. O aluguer mensal de um prédio é de 30.000€ pagáveis no início de cada mês. Sabendo que a taxa de juro

Do ponto de vista tecnológico, pode-se concluir que o Carbeto de Nióbio apresenta um bom potencial de aplicação para ser utilizado como elemento de reforço na