• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 02/2018. II Celebração Intercultural da Primavera

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 02/2018. II Celebração Intercultural da Primavera"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL 02/2018

II Celebração Intercultural da Primavera

A Diretora do Planetário Prof. José Baptista Pereira, professora Daniela Borges Pavani, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital de Abertura para seleção de propostas que ofertem ações interculturais, educativas, gastronômicas e exposições, que venham ao encontro da proposta do evento II Celebração Intercultural da Primavera, o qual ocorrerá no dia 23 de setembro de 2018, a partir das 15 horas, nas dependências do Planetário no Campus Saúde da UFRGS.

DAS CARACTERÍSTICAS DA CELEBRAÇÃO

A Celebração tem por objetivo estabelecer uma conexão dos fenômenos astronômicos com as práticas socioculturais das diferentes culturas, tendo-se em conta a importância da preservação ambiental e a sustentabilidade numa perspectiva de convivência solidária entre os povos. Essa iniciativa tem como parceiros do Planetário, o Museu da UFRGS, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, do Observatório Astronômico, vinculado ao Instituto de Física, contando também com o apoio da Rede de Museus e Acervos Museológicos da UFRGS (REMAM).

As atividades estão organizadas de forma a proporcionar uma interação de pessoas e conhecimentos, potencializando elo entre culturas, ciência, arte, extensão, ensino, pesquisa, gastronomia e cidade. A partir de ações diferenciadas que promovam a convivência nos espaços públicos do Planetário, tanto em seu interior quanto em seus jardins. A II Celebração Intercultural da Primavera busca ressignificar as relações entre a Universidade e a vida urbana que está em seu entorno.

O EQUINÓCIO

As antigas civilizações estavam totalmente alinhadas com os ciclos da vida marcados pelas mudanças ocasionadas por solstícios e equinócios. A existência

(2)

dependia fortemente do reconhecimento dos fenômenos da natureza, tanto no plano da agropecuária quanto social e principalmente espiritual. Esses períodos exerciam uma grande influência no modo como as pessoas viviam, tornando-se, por vezes, datas marcadas por festas e rituais de agradecimento e pedidos, presentes ainda hoje em nosso calendário.

A palavra Equinócio deriva do latim (‘equinócio’ Latim: “aequus, igual” e “nox, noite”), que significa noite igual e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é aproximadamente igual a da noite sobre a Terra. Na astronomia é definido como o instante em que o Sol em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). As regiões sobre a linha do Equador recebem a luz solar diretamente neste dia (Sol a pino).

1 INSCRIÇÃO

Os interessados deverão enviar o Formulário da Proposta, disponível no Anexo I deste Edital, em formato PDF, exclusivamente através do e-mail planetario@ufrgs.br, até o dia 30/07/2018.

No campo “Assunto” do e-mail, colocar: “Edital 02_2018_Proposta Celebração Intercultural de Primavera”.

O Formulário e os demais documentos, listados abaixo, deverão ser enviados em anexos individuais.

I- Cópia do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) e do Registro Geral (RG);

II- Cópia do Comprovante de liberação junto a SMIC - Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio e cópia do Alvará de Vigilância Sanitária (para atividades voltadas à gastronomia). No dia do evento portar os documentos originais. O participante poderá inscrever mais de uma proposta, sendo necessário um formulário para cada uma.

(3)

O(a) inscrito(a) receberá um e-mail de confirmação do recebimento da inscrição.

2 SELEÇÃO

A seleção ocorrerá por meio da análise documental e da proposta descrita no formulário.

Os critérios a serem avaliados serão a aproximação da proposta ao propósito do evento, a viabilidade da proposta, a autonomia da ação ofertada, a disponibilidade de horários, os recursos próprios e/ou necessários e materiais que serão utilizados.

A lista de selecionados será disponibilizada no site do Planetário (ufrgs.br/planetario) a partir de 13/08/2018.

Os selecionados deverão comparecer a uma reunião, com data/hora a ser informada posteriormente, onde serão definidos detalhes do evento.

3 ESTRUTURA DO EVENTO

A Celebração se distribui em 4 grandes espaços definidos e conceituados abaixo:

PROPOSTA Nº VAGAS HORÁRIO

TARDE

HORÁRIO NOITE

Palco Cultural 10 5 5

Ações Educativas 10 10 x

Praça Sustentável 10 Ambas atividades ocorrem durante toda Celebração Tenda das Diversidades 10

3.1 PALCO INTERCULTURAL

Objetivo: Proporcionar um espaço para manifestações culturais que promovam a fruição entre pessoas de diferentes origens culturais, pensamentos, tendências e conhecimentos.

(4)

Características: Ações que promovam a música, a dança, o teatro, os rituais, as leituras, saraus, entre outros que levem a diálogos de reflexão sobre a interculturalidade.

Espaços: Palco praticável devidamente equipado.

Horários: 5 ações que serão distribuídas das 15h às 18h30 – 5 ações que serão distribuídas das 19h às 21h

3.2 AÇÕES EDUCATIVAS

Objetivo: Pautada na ideia de que brincando se aprende, ofertar atividades educativas interdisciplinares voltadas para crianças de diferentes faixas etárias e/ou para famílias que possibilitem vivenciar as diversidades culturais.

Características: A partir do brincar, explorar o conhecimento nas diferentes áreas, observando o olhar científico-cultural, em diálogos didáticos e sensoriais.

Espaços: Jardins do Planetário

Horários: 10 ações das 15h às 18h30

3.3 PRAÇA SUSTENTÁVEL

Objetivo: Oferecer produtos da culinária, preferencialmente orgânica, que deem sabor ao olhar sensorial da interculturalidade associada ao comércio de rua, para um público diverso, valorizando a gastronomia pensada para espaços públicos.

Características: Espaço gastronômico para pequenos empreendedores com características de vendedores de feiras, apresentando produtos com diversidade de sabores e com preços acessíveis.

Espaços: Tenda no pátio do Planetário com bancadas individuais e espaços para

foodtrucks e afins, de acordo com as normas da prefeitura de Porto Alegre será

disponibilizado espaço para higienização dentro da praça de alimentação. Horários: 10 ações das 15h às 21h.

(5)

3.4 TENDA DAS DIVERSIDADES

Objetivo: Oportunizar um espaço ocupado de forma coletiva para exposição de ideias, expressões e produtos de cultura material de grupos étnicos e tradicionais, com possibilidade de comercialização.

Características: Espaço de exposição, troca de ideias e experiências entre expositores e público.

Espaços: Tenda no pátio do Planetário com bancadas individuais padronizadas e espaço de apoio.

Horários: 10 ações das 15h às 21h.

4 FUNCIONAMENTO 4.1 DATA E HORÁRIO

A II Celebração Intercultural da Primavera ocorrerá no dia 23 de setembro de 2018, das 15h às 21h.

O turno da tarde estará reservado principalmente para atividades que envolvam famílias e crianças, sendo proposto um piquenique e atividades educativas nos jardins do Planetário.

No turno da noite acontecerão atividades voltadas principalmente aos jovens e adultos.

4.2 EM CASO DE CHUVA

Em caso de chuva o evento será transferido para o domingo seguinte, 30 de setembro de 2018.

(6)

Os horários de chegada e montagem, espaços e ensaios serão definidos posteriormente.

4.4 DESISTÊNCIAS

As desistências deverão ser informadas até o dia 10 de setembro de 2018, para que não haja prejuízo da organização do evento e nem para o inscrito que poderá ser impedido de participar em futuros eventos.

5 ESPECIFICIDADES

A II Celebração Intercultural da Primavera não tem finalidade arrecadatória. A contrapartida do Planetário dar-se-á através do espaço e divulgação do evento e dos inscritos a partir das mídias usuais da Universidade.

É reservado à organização do evento, o direito de alterar o quantitativo de atividades, a qualquer tempo, observando manter aspectos qualitativos do evento.

Caso o participante inscrito tenha parceiros que financiem a ação/projeto/atividade poderá expor banner ou outro produto informativo desta parceria, desde que esteja devidamente informado no formulário de inscrição e aprovado pelo Conselho Consultivo do evento.

Ações que utilizarem os jardins do Planetário e o relógio solar devem providenciar infraestrutura para espaço aberto como tapete, guarda-sol e outros materiais usuais para estes locais.

As ações que queiram utilizar a Sala Multimeios, com projetor disponível e acomodações para até 60 pessoas sentadas em cadeiras, devem observar a restrição para atividades que preveem circulação e movimentação.

A Praça Sustentável será um espaço externo, em frente a entrada do Planetário. Será fornecido pela organização do evento para este espaço, bancadas padronizadas e espaços para instalações de foodtrucks e assemelhados.

A Tenda das Diversidades será um local externo reservado para a montagem de bancadas de exposição de artesanato.

(7)

O Planetário se responsabilizará pela iluminação dos espaços externos e internos, banheiros, sala de exposição, sala de multimídia, segurança da Universidade, estacionamento e a estrutura dos espaços denominados Tenda das Diversidades, Praça Sustentável e Palco Intercultural.

6 DISPOSIÇÕES GERAIS

Não serão permitidas inscrições de menores de 18 anos bem como seu trabalho durante o evento.

Dentro do campus da Universidade está proibida a venda de cigarros e bebidas alcoólicas.

Profª.Daniela Borges Pavani Diretora do Planetário

(8)

Anexo I PROPOSTA

II Celebração Intercultural da Primavera 23 de setembro de 2018 Nome (Física/Jurídica): CPF/CNPJ: RG: Endereço (rua/número/bairro/cidade): Telefone: Celular: Site (opcional):

Inscrição (escolha apenas 1) ( ) Palco Cultural

( ) Ações Educativas ( ) Praça Sustentável ( )Tenda das Diversidades

Definição da Atividade Título:

(9)

Característica do trabalho: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Descrição: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Estrutura que trará (caso tenha banner de divulgação próprio e/ou de patrocinadores enviar modelo e tamanho):

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Observação (se necessário):

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Nome do Responsável: E-mail de contato:

Lembramos que além deste formulário será necessário o envio dos documentos listados no edital.

Referências

Documentos relacionados

No caso de Edmundo, seus pais, por viverem na cidade, aceitavam essa integração do filho com os amigos não nikkei com mais naturalidade, ao contrário do que se costumava ver

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville - Univille, torna público o presente edital e convida os candidatos que iniciarão

Observa-se que este resultado é válido para sensores digitais de dois eixos independente do alinhamento do sensor em torno da linha de visada... mostrado

No quarto e último capítulo o autor busca a perspectiva da categoria an- tropológica clássica da noção de cultura para construir uma análise etnográfi - ca sobre a

(A) O homem de Guimarães Rosa, por ser um refugo da casa-grande e da senzala, tomou sua própria vereda, afastando-se do convívio social apontado por Gilberto Freyre e Mário

A principal estratégia de prevenção e controle das lesões é a eliminação do agente etiológico 11-13. Para isso, é essencial que haja conscientização e orientação sobre

O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no exercício da Reitoria, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral, e

A figura 4.1 mostra a disposição dos componentes em um gabinete torre padrão ATX. A disposição é exatamente a mesma, mesmo no caso de gabinetes que não são ATX, e ainda nos