• Nenhum resultado encontrado

PRESENÇA DO Manmiomoiiogaiiius Mammomonogamus laryngeus (RaiDiet, (Raiiiiet, 1899), EM VEADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRESENÇA DO Manmiomoiiogaiiius Mammomonogamus laryngeus (RaiDiet, (Raiiiiet, 1899), EM VEADO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PRESENÇA DO Mammomonogamus laryngeus (Raiiiiet, 1899), EM VEADO ( C e m mfus), NO

RECIFE

ANA MARIA

LAET

CAVALCANTI NASCIMENTO Prof. Assistente d o Dep. de Biologia da UFRPE. TARC~SIO EURICO TRAVASSOS

Prof. Titukr d o Dep. de Biologia da

UFRPE.

SEBASTIÃO JOSE DO NASCIMENTO

Pmf. Assistente do Dep. de Medicina Veterindna da UFRPE.

LÚCIO JOSÉ GOMES PEREIRA

Mbdico Veteiinário do Ministbrio da Agricultura.

Relatou-se o achado alz espgcie Mammomonogamus Iaryngeus na laringe do veado ( C e m rufus). em necrdpsia realuada no LARA (Laboratório Regional de Apoio Animal), em Dois Irmdos - Recife.

No Laboratório de Diagnõstico, muitas vezes são verificados atravCs da ne- crópsia, elementos que aos olhos dos pesquisadores, s%o importantes, sem dúvida, à so- lução de problemas que afligem o criador de rebanhos de valor zootCcnico, ou mesmo, o proprietãrio de animais de valor estimativo. Foi o b s ~ v a n d o este caráter que tCcnicos do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no 1 0 semestre de 1976, atenderam ao pedido de um técnico do Centro de Pesquisas Zoopatológicas

(CPZ),

a fim de observarem e identificarem um parasito que à necróp- sia, encontrava-se na laringe de um veado (Cervus mfus), proveniente d o próprio Re- cife, que foi identificado como sendo Mammomonogamus laryiigeus.

A literatura nacional ou mesmo estrangeira, pouco informa sobre essa espécie de parasito e não há coisa alguma descrita referente ao Mammomono~mus laryngeus no veado, nekta região.

FIEBIGERS. no seu trabalho sobre parasitos do homem e dos animais domés- ticos, dã para o Mammomonogamus laryngeus, macho, uma mensuração de 2,6-5 mm. a fêmea medindo 7-20 mm e C encontrado na laringe da vaca, na Africa Oriental e

América do Sul.

Cod Ômep Untv. Fed. Rural PE.. Recife. 4/11: 29-36. jan-ljun 1980

PRESENÇA DO Manmiomoiiogaiiius laryngeus (RaiDiet, 1899), EM VEADO (Ceivus rufiis), NO RECIFE

ANA MARIA LAET CAVALCANTI NASCIMENTO Prof. Assistente do Dep. de Biologia da UFRPE. TARCÍSIO EUR1CO TRAVASSOS

Prof. Titular do Dep. de Biologia da UFRPE. SEBASTIÃO JOSÉ DO NASCIMENTO

Prof. Assistente do Dep. de Medicina Veterinária da UFRPE.

LÚCIO JOSÉ GOMES PEREIRA

Médico Veterinário do Ministério da Agricultura.

Relaiou-se o achado da espécie Mammomonogáinus laryngeus na laringe do veado (Cervus rufus), em necrópsia realizada no LARA (Laboratório Regional de Apoio Animal), em Dois Irmãos - Recife.

INTRODUÇÃO

No Laboratório de Diagnóstico, muitas vezes são verificados através da ne- crópsia, elementos que aos olhos dos pesquisadores, são importantes, sem dúvida, à so- lução de problemas que afligem o criador de rebanhos de valor zootécnico, ou mesmo, o proprietário de animais de valor estimauvo. Foi observando este caráter que técnicos do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no IP semestre de 1976, atenderam ao pedido de um técnico do Centro de Pesquisas Zoopatológicas (CPZ), a fim de observarem e identificarem um parasito que à necróp- sia, encontrava-se na laringe de um veado (Cervus rufús), proveniente do próprio Re- cife, que foi identificado como sendo Mammomonogamus laryngeus.

A literatura nacional ou mesmo estrangeira, pouco informa sobre essa espécie de parasito e não há coisa alguma descrita referente ao Mammomonogamus laryngeus no veado, nesta região.

REVISÃO DE LITERATURA

FIEB1GER5, no seu trabalho sobre parasitos do homem e dos animais domés- ticos, dá para o Mammomonogamus laryngeus, macho, uma mensuração de 2,6-5 mm, a fêmea medindo 7-20 mm e é encontrado na laringe da vaca, na África Oriental e

\mérica do Sul.

(2)

BRUMPT2, afirma que esse parasito, Mammomonogamus laryngeus, foi en- contrado na traqueia de oyinos, caprinos, bovinos e no ser humano, nas Antilhas, cha- mando-o de Syngamus laryngeus.

FAUST~ et alii, citam o Mammomonogamuslaryngeus como sendo encontrado comumente nas vias respiratórias superiores de alguns mamíferos.

Y AMAGUTI l 3 diz que o Mammomonogamus laryngeus (Railliet, 1899), Ryzhi- kov (1948), 6 parasito do trato respiratório de mamíferos e foi encontrado no Bos Zaurus, Bos bubalis, no caprino, no veado

( C e m

mfus) e no próprio homem, na Ín- dia, Malaya, Brasil, Colômbia, Venezuela e Porto Rico, dando como sinônimo: Synga- mus laryngeus, Minor Srnit, 1922 e Syngamus laryngeus Major Smit, 1922, Baylis,

1936.

BROWN & BELDING1 asseguram que, os membros da família Syngamidae, são parasitos das vias respiratórias das aves, mamíferos e dos seres humanos e, embora o homem seja considerado hospedeiro acidental do Syngamus laryngeus (Marnmomo- nogamus laryngeus), já foram encontrados cerca de 22 casos de infecção humana no Brasil, Índias Ocidentais e Filipinas.

LEvINE8, em seu trabalho sobre Parasitos Nematóides dos Animais Domes- ticos e do Homem, fala do Mammomonogamus laryngeus ocorrendo na laringe do boi e búfalo, na fndia e ainda dll como sinônimos Syngamus laryngeus e Mammomono- gamus nasicola, verificado na cavidade nasal de ovinos, caprinos, bovinos e veados, no Brasil e fndias Ocidentais Inglesas, com um único caso humano descrito.

PESSOA1° fala do Mammomonogiimus laryngeus como parasito do bovino, podendo acontecer, tarnbbm ao ser humano.

AMARAL et alii (1 953), citados por PESSOA'O , assinalaram 22 casos de seres humanos parasitados pelo Mammomonogamus laryngeus, chamando atenção para o fato, de serem sete destes, verificados no Brasil.

FERNANDES & TRAVASSOS~, estudando a presença de helmintos dos ani- mais domesticas, assinalaram para bovinos e caprinos, entre outros parasitos, o Mam-

momonogamus laryngeus, nao determinando a sua localização no sistema respiratório. PASSOS & BARBOSA (1948), citados por PESSOA", fazem referência de um caso descrito no Rio de Janeiro, onde o Mammomonogamuslaryngeus simula um pequeno pedaço de linha avermelhada.

SOULSBY1', refere-se ao Mammomonogam,~~ laryngeus como sendo verme encontrado na laringe de bovinos e búfalos, na fndia, Malaia e Ambrica do Sul, tendo sido descrito no homem e, causando nos animais portadores, adinamia e a própria bronquite nos bezerros infectados.

LAPAGE7 cita o Mammornonogamus lary ngeus, como parasito das cavidades

Ccrd. Ômegu Univ. Fed Rural PE.. Recife. 4(1): 29-36. jon./jun. 1980

BRUMPT2, afirma que esse parasito, Mammomonogamus laryngeus, foi en- contrado na traquéia de ovinos, caprinos, bovinos e no ser humano, nas Antilhas, cha- mando-o de Syngamus laryngeus.

FAUST3 et alii, citam o Mammomonogamus laryngeus como sendo encontrado comumente nas vias respiratórias superiores de alguns mamíferos.

Y AM AGUTI13 diz que o Mammomonogamus laryngeus (Railliet, 1899), Ry zhi- kov (1948), é parasito do trato respiratório de mamíferos e foi encontrado no os Zaurus, Bos bubalis, no caprino, no veado (Cervus rufus) e no próprio homem, na fn- dia, Malaya, Brasil, Colômbia, Venezuela e Porto Rico, dando como sinônimo: Synga- mus laryngeus, Minor Smit, 1922 e Syngamus laryngeus Major Smit, 1922, Baylis,

1936.

BROWN & BELDING1 asseguram que, os membros da família Syngamidae, são parasites das vias respiratórias das aves, mamíferos e dos seres humanos e, embora o homem seja considerado hospedeiro acidental do Syngamus laryngeus (Mammomo- nogamus laryngeus), já foram encontrados cerca de 22 casos de infecção humana no Brasil, índias Ocidentais e Filipinas.

LEVINE8, em seu trabalho sobre Parasites Nematóides dos Animais Domés- ticos e do Homem, fala do Mammomonogamus laryngeus ocorrendo nalaringe do boi e búfalo, na índia e ainda dá como sinônimos Syngamus laryngeus e Mammomono- gamus nasicola, verificado na cavidade nasal de ovinos, caprinos, bovinos e veados, no Brasil e índias Ocidentais Inglesas, com um único caso humano descrito.

PESSOA10 fala do Mammomonogamus laryngeus como parasito do bovino, podendo acontecer, também ao ser humano.

AMARAI et alii (1953), citados por PESSOA10, assinalaram 22 casos de seres humanos parasitados pelo Mammomonogamus laryngeus, chamando atenção para o fato, de serem sete destes, verificados no Brasil.

FERNANDES & TRAVASSOS4, estudando a presença de helmintos dos ani- mais domésticos, assinalaram para bovinos e capnnos, entre outros parasitos, o Mam- momonogamus laryngeus, não determinando a sua localização no sistema respiratório.

PASSOS & BARBOSA (1948), citados por PESSOA10, fazem referência de um caso descrito no Rio de Janeiro, onde o Mammomonogamus laryngeus simula um pequeno pedaço de linha avermelhada.

SOULSBY12, refere-se ao Mammomonogan.us laryngeus como sendo verme encontrado na íannge de bovinos e búfalos, na índia, Malaia e América do Sul, tendo já sido descrito no homem e, causando nos animais portadores, adinamia e a própria bronquite nos bezerros infectados.

LAPAGE7 cita o Mammomonogamus laryngeus, como parasito das cavidades

(3)

nasais e laringe dos ruminantes, mas não aborda a espCcie de ruminantes.

MORAES9 et alii, falando sobre Nzmatóides de Importância Médica Secundá- ria, citam o Mammomonogiimus laiyngeus como parasito da laringe e faringe do bovi- no, búfalo, caprino e do homem, em diversas localidades no Velho e do Novo Mundo, provocando irritação das partes altas das vias respiratórias, com tosse e sensação de pre- sença de corpo estranho, na garganta.

SOULSBY", no est.udo dos Nematóides do Sistema Respiratório, cita o Mammomonogamus laryngeus, parasitando a laringe do bovino e búfalo e, cavidades nasais do ovino, caprino e veado no Brasil, África e Índias Ocidentais e, alguns casos de infecção humana nas Índias, Brasil, Filipinas e Porto Rico, dando a este parasito o no- me de Syngamus nasicola (Von Linstow, 1899.)

FREITAS6 refe~-se ao Mammomonogamus laryngeus como parasito da la- ringe e brônquios de bovinos, búfalos e caprinos, sendo diagnosticado também no homem e dá uma mensuração para o verme macho de 3-3,4 mm de comprimento e para a fêmea 8, 7-9, 8 mm de comprimento, vivendo o macho permanentemente aca- salado com a fêmea, de coloração vermelha, quando vivos, figura 1.

MATERIAL E

METODOS

O referido caso foi verificado em um g ~ p o de quatro veados, procedentes de uma criação de dez animais, localizada em Piedade, municipio de Jaboatão, Pemambu- co, levados ao Laboratório de Diagnóstico, atual LARA (Laboratório Regional de Apoio Animal), do Ministério da Agricultura, em Dois IrmZos

-

Recife, chegando em dias sucessivos, para que fosse informado a razão da morte, na tentativa de salvar o res- to do rebanho.

RESULTADOS

Foram feitas as necrópsias dos quatro animais que chegaram em um espaço de 12 a 15 dias, sendo encontrado na laringe de todos os indivíduos, a presença em grande quantidade de parasitos, que foram coletados e encaminhados a Disciplina de Parasitologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pemam- buco (UFRPE), que depois Jc estudados cuidadosamente e dentro da técnica recomen- dável, foram identiticados corno sendo Mommomonogamus laryngeus, responsáveis pela morte dos veados, uma vez que, os animais não apresentavam achados outros que levassem a crer, uma outra razao de seu desfalecimento, figura 1.

Cod. Ômegd Uniu. Fed. Rural PE., Recife, J(1): 29-36. jan./jun. I980

nasais e laringe dos ruminantes, mas nao aborda a especie de ruminantes.

MORAES9 et alii, falando sobre Nematóides de Importância Médica Secundá- ria, citam o Mammomonogamus laiyngeus como parasito da laringe e faringe do bovi- no, búfalo, caprino e do homem, em diveisas localidades no Velho e do Novo Mundo, provocando irritação das partes altas das vias respiratórias, com tosse e sensação de pre- sença de corpo estranho, na garganta.

SOULSBY11, no estudo dos Nematóides do Sistema Respiratório, cita o Mamruomonogamus laryngeus, parasitando a laringe do bovino e Dütalo e, cavidades nasais do ovino, caprino e veado no Brasil, África e índias Ocidentais e, alguns casos de infecção humana nas índias. Brasil, Filipinas e Porto Rico, dando a este parasito o no- me de Syngamus nasicola (Von Linstow, 1899.)

FREITAS6 refere-se ao Mammomonogamus laryngeus como parasito da la- ringe e brónquios de bovinos, búfalos e caprinos, sendo diagnosticado também no homem e dá uma mensuração para o verme macho de 3-3,4 mm de comprimento e para a femea 8, 7-9, 8 mm de comprimento, vivendo o macho permanentemente aca- salado com a fêmea, de coloração vermelha, quando vivos, figura 1.

MATERIAL E MÉTODOS

O referido caso foi verificado em um gmpo de quatro veados, procedentes de uma criação de dez animais, localizada em Piedade, município de Jaboatão, Pernambu- co, levados ao Laboratório de Diagnóstico, atual LARA (Laboratório Regional de Apoio Animal), do Ministério da Agricultura, em Dois Irmãos — Recife, chegando em dias sucessivos, para que fosse informado a razão da morte, na tentativa de salvar o res- to do rebanho.

RESULTADOS

Foram feitas as necrópsias dos quatro animais que chegaram em um espaço de 12 a 15 dias, sendo encontrado na laringe de todos os indivíduos, a presença em grande quantidade de parasitos, que foram coletados e encaminhados a Disciplina de Parasitologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernam- buco (UFRPE), que depois de estudados cuidadosamente e dentro da técnica recomen- dável, foram identificados como sendo Mommomonogamus laryngeus, responsáveis pela morte dos veados, uma vez que, os animais não apresentavam achados outros que levassem a crer, uma outra razão de seu desfalecimento, figura 1.

(4)

Figum I

-

Macho e fêmea accsulados. A direita a fêmea e a esquerda o mecho.

O Veterinário Clínico, não pode, de modo algum, prescindir dos exames ne- crópsicos para a confirmação diagnóstica de toda e qualquer enfermidade interna, principalmente, tratando-se de animal selvagem, mesmo levado à condição de indiví- duo domado. Isto C fator essencial na descoberta da causa mórbida que levará a tomada de medidas ao combate à mesma.

A questão sobre a espbcie Mammomonogamus laryngeus, foi cotejada com achados de autores encontrados na Literatuia e, verificada a mesma locaiização parasi- tária, conforme estudo bibliográfico.

Cad. ómega Univ. Fed Rural PE., Recife, 4(1): 29-36, jan.#un. 1980

*4/

€ - ^ . : . Vji

Figura 1 — Macho e femea acasalados. A direita a fêmea e a esquerda o macno

DISCUSSÃO

O Veterinário Clinico, não pode, de modo algum, prescindir dos exames ne- crópsicos para a confirmavão diagnóstica de toda e qualquer enfermidade interna, principalmente, tratando-se de animal selvagem, mesmo levado à condição de indiví- duo domado. Isto é fator essencial na descoberta da causa mórbida que levará a tomada de medidas ao combate à mesma.

A questão sobre a espécie Mammomonogamus laiyngeus, foi cotejada com achados de autores encontrados na literatura e, verificada a mesma localização parasi- tária, conforme estudo bibliográfico.

(5)

Com acatamento aos resultados do exame de necrópsia, nos animais em tese, 6 relevante a concordância de autores, relacionada à localizaç50 verminosa do parasito em questão, presente nos individuos domtsticos, selvagens, ou mesmo, no ser humano.

FIEB1GER5 encontrou na mensuração do Mammomonogamus laryngeus ma- cho uma variaçáo de 2,6 a 5 m m de comprimento e para a fêmea 7 a 20 mm de com- primento, determinaçáo essa que discorda totalmente da verificada por FREITAS6 que fala em 3-3,4 mm de comprimento para o macho e 8,7-9,8 mm de comprimento pa- ra a Fmea, estando o verme, citado por este autor, localizado na laringe e brônquios de bovinos, b ú l o s , caprinos e tarnbem, no homem, sendo o primeiro habitat, o mesmo citado para o nematóide em discussáo e, FIEBIGER' fala do mesmo, parasitando a la- ringe da vaca. No demais, os autores siTo quase que da mesma opinião.

BRUMPTZ encontrou o Mammomonogamus laryngeus parasitando a traqutia de ovino, caprino, bovino e do homem, denominando-o Syngamuslaryngeus, locais es- ses equiparados, mais ou menos aos notificados por

FREI TAS^

que fala tamb6m no Marnmomonogamus laryngeus como parasito de laringe e brônquios de bovinos, capri- nos, búfalos e do ser humano, localizaçáo essa, t a m b h encontrada para o parasito re- ferente à pesquisa em questáo. FAUST~ et alii encontraram o Mammomonogamus la- ryngeus nas vias respiratórias superiores de alguns mamiferos, região essa que, compa- rada às encontradas por BROWN BELDING' e LAPAGE7, asseguram sua equivdên- cia.

LEVINE' trata do achado de Mammomonogamus laryngeus na laringe do boi e búfalo, na índia, verificaçáo equivalente quanto a 1ocalizaçiTo ao mesmo trajeto ci- tado por SOULSBY'~ e MORAES~ et alii, quando falam da presença desse nematóide na laringe do bovino e biífalo, em várias partes do mundo.

SOULSBY" declara que o Mammomonogamus laryngeus t também parasito das cavidades nasais do ovino, caprino e veado, no Brasil, Africa e índias Ocidentais, descoberta que se equipara a de LEVINE8, quando afirma a presença deste helminto nos referidos locais dos aludidos animais declarados por SOULSBY" . YAMAGUTI'~ diz ter encontrato, como L E V I N E ~ , ~ Mammomonogamuslaryngeus parasitando o tra- to respiratório de mamiferos, tais como, Bos taurus, Bos bubalis. ca~rino. veado (Cer- vus mfus) e do pn5prio ser humano, diferindo do trabalho de PESSOA' ',que fala do M. laryngeus como parasito do bovino, mas náo se refere à sua localizaçáo, como assi- nalam AMARAL et alii (1855), PASSOS & BARBOSA (1948), citados por PESSOA'', casos de seres humanos acometidos por este verme, mas não se referem ao seu habitat. F E I T A S 6 diz que o Mammomonogamus larungeus parece ser pouco patogênico para ruminantes, mas essa afirmação, embora dfibia, encontra desacordo com as descobertas da tarefa em tema, uma vez que no grupo de veados mortos e encaminhados ao Laboratório de Diagnõsticos, observou-se que a causa morte foi devido à grande infec- ção verminosa, visto ngo ter a arecido uma outra alteraçáo patológica significante.

i'

FERNANDES & TRAVASSOS em referênaa aos helrnintos dos animais domésticos em Pernambuco, citam o Mammomonogamus laryngeus parasitando o bovino e capri- no, mas não asseguram sua localização no sistema respiratório.

&d ômega Univ. Fed Rural PE., Redfe. 4/1): 29-36. jan.#un 1980

Com acatamento aos resultados do exame de necrópsia, nos animais em tese, é relevante a concordância de autores, relacionada à localização verminosa do parasito em questão, presente nos indivíduos domésticos, selvagens, ou mesmo, no ser humano. F1EBIGER5 encontrou na mensutação do Mammomonogamus laryngeus ma- cho uma variação de 2,6 a 5 mm de comprimento e para a fêmea 7 a 20 mm de com- primento, determinação essa que discorda totalmente da verificada por FREITAS6 que fala em 3-3, 4 mm de comprimento para o macho e 8,7-9,8 mm de comprimento pa- ra a fêmea, estando o verme, citado por este autor, localizado na laringe e brônquios de bovinos, búfalos, caprinos e também, no homem, sendo o primeiro habitat, o mesmo citado para ó nematóide em discussão e, FIEBIGER5 fala do mesmo, parasitando a la- ringe da vaca. No demais, os autores são quase que da mesma opinião.

BRUMPT2 encontrou o Mammomonogamus laryngeus parasitando a traquéia de ovino, caprino, bovino e do homem, denominando-o Syngamus laryngeus, locais es- ses equiparados, mais ou menos aos notificados por FREITAS6 que fala também no Mammomonogamus laryngeus como parasito de laringe e brônquios de bovinos, capri- nos, búfalos e do ser humano, localização essa, também encontrada para o parasito re- ferente à pesquisa em questão. FAUST3 et alii encontraram o Mammomonogamus la- ryngeus nas vias respiratórias superiores de alguns mamíferos, região essa que, compa- rada às encontradas por BROWN & BELDING1 e LAPAGE7, asseguram sua equivalên- cia.

LEVINE8 trata do achado de Mammomonogamus laryngeus na laringe do boi e búfalo, na índia, verificação equivalente quanto a localização ao mesmo trajeto ci- tado por SOULSBY12 e MORAES9 et alii, quando falam da presença desse nematóide na laringe do bovino e búfalo, em várias partes do mundo.

SOULSBY11 declara que o Mammomonogamus laryngeus é também parasito das cavidades nasais do ovino, caprino e veado, no Brasil, África e índias Ocidentais, descoberta que se equipara a de LEVINE8, quando afirma a presença deste helminto nos referidos locais dos aludidos animais declarados por SOULSBY11. YAMAGUTI13 diz ter encontrato, como LEVINE8 o Mammomonogamus laryngeus parasitando o tra- to respiratório de mamíferos, tais como, Bos taurus, Bos bubalis. caprino, veado (Cer- vus rufus) e do próprio ser humano, diferindo do trabalho de PESSOA10,que fala do M. laryngeus como parasito do bovino, mas não se refere à sua localização, como assi- nalam AMARAL et alii (1855), PASSOS & BARBOSA (lf)48), citados por PESSOA10, casos de seres humanos acometidos por este verme, mas não se referem ao seu habitat. FREITAS6 diz que o Mammomonogamus larungeus parece ser pouco patogênico para ruminantes, mas essa afirmação, embora dúbia, encontra desacordo cofn as descobertas da tarefa em tema, uma vez que no grupo de veados mortos e encaminhados ao Laboratório de Diagnósticos, observou-se que a causa morte foi devido à grande infec- ção verminosa, visto não ter aparecido uma outra alteração patológica significante. FERNANDES & TRAVASSOS em referência aos helmintos dos animais domésticos em Pernambuco, citam o Mammomonogamus laryngeus parasitando o bovino e capri- no, mas não asseguram sua localização no sistema respiratório.

(6)

Observando-se os resultados deste trabalho, conclui-se:

a) pesquisa em necrópsia de veados ( C e m rufus), revelou a ocorrência do Mammomonogamus laryngeus;

b) o parasito encontrava-se na laringe dos animais necropsiados;

c) os exemplares machos tinham uma mensuraçgo inferior ao tamanho da fêmea, cujas mensuraçbes, aspecto morfológico (acasalados em cópula per- manente), coloração, conferem com os descritos por

FREI TAS^

;

d) pela primeira vez 6 assinalado em Pemambuco, a presença do Mammomo- nogamus laryngeus, em veados ( C e m rufus).

ABSTRACT

1s mentioned the fiding o f the Mammomonogamus laryngeus, meeted in the laryanx and bronchus o f the deer ( C e ~ i r s nif~s) in necropsi realized in the LARA (La- boratôrio Regional de Apoio Anima), in Dois Irmãos - Recife, Pernambuco.

1

-

BROWN, H. W. & BELDING, D. L. Parasitologia clínica. 2. ed. Venezuela. Ed. Interamericana, 1965. 313 p.

2

-

BRUMPT, Emile. Précis deparasitologie. 6. ed. Paris, Masson. 1949. v. 1. 3-FAUST. E. C.; RUSSELL, P. F.; LINCICOME, D. R. Parasitologia clfnica2.

ed. México, UTEHA, 1961. 1056 p.

4

-

FERNANDES. Júlio C. & TRAVASSOS, Tarclsio Eurico. Lista dos helmintos parasitos dos animais domésticos de Pernambuco. Anais da Universidade Fe- deral Rural de Pemarnbuco, Recife, 1:22132.1976.

5

-

F I EBI GE R, M. J. Pamsitos anirnals de1 hornbre y de 10s anirnales dornestics.

3. ed. Madrid. Ed. Vinda de Juar Puergo, 1942. 289 p.

6

-

FREITAS, M. G. Helrnintologia eteflnária. Beb Horizonte. Ed. Rabelo, 1976. 396 P.

7 - LAPAGE. Geoffrey. Pamitologia veterinária. Chile. Ed. Continental. 1974. 790 p.

8

-

LEV I N E. N. D. Nernatoak parasires of dornestic anirnals ando f man. M inneapo- lis. Burgess Publ., 1968. 600 p.

Cird Bmega Unfv. Fed Rural PE., Recife. 4(1): 29-36, jan/jun. I980 CONCLUSÕES

Observando-se os resultados deste trabalho, condui-se.

a) pesquisa em necrópsia de veados (Cemis rufus), revelou a ocorrência do Mammomonogamus 'aryngeus;

b) o parasito encontrava-se na laringe dos animais necropsiados;

c) os exemplares machos tinham uma mensuraçffo inferior ao tamanho da fêmea, cujas mensuraçOes, aspecto morfológico (acasalados em cópula per- manente), coloração, conferem com os descritos por FREITAS6;

d) pela primeira vez é assinalado em Pernambuco, a presença do Mammomo- nogamus laiyngeus, em veados (Cervus rufus).

ABSTRACT

Is mentioned the fiding of the Mammomonogamus laryngeus, meeted in the laryanx and bronchus of the deer (Cervus rufus) in necropã realized in the LARA (La- boratório Regional de Apoio Animal), in Dois Irmãos — Recife, Pernambuco.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 — BROWIM, H. W. & BELDING. D. L. Parasitologia clínica. 2. ed. Venezuela, Ed. Interamericana, 1965. 313 p.

2 — BRUMPT, Emile. Précis de parasitologie. 6. ed. Paris, Masson, 1949. v. 1. 3- FAUST. E. C.; RUSSELL, P. F.; LINCICOME, D. R. Parasitologia clínica 2.

ed. México. UTEHA, 1961. 1056 p.

4— FERNANDES, Júlio C. & TRAVASSOS, Tarcísio Eurico. Lista dos helmintos parasites dos animais domésticos de Pernambuco. Anais da Universidade Fe- derai Rurai de Pernambuco, Recife, 7:221-32,1976.

5 — FIEBIGER, M. J. Parasites animais dei hombre y de los animales domesties. 3. ed. Madrid, Ed. Vinda de Juar Puergo, 1942. 289 p.

6— FREITAS, M. G. Helmintologia veterinária. Beto Horizonte, Ed. Rabélo, 1976. 396 p.

7 — LAPAGE, Geoffrey. Parasitologia veterinária. Chile, Ed. Continental. 1974. 790 p.

8 — LEVINE, N. D. Nematode parasites of domestic animais and of man. Minneapo- lis, Burgess Publ., 1968. 600 p.

(7)

9 - MORAES. R. G.; LEITE. I. C.; GOULART. E. G. Parasítologia mddica. São Paulo. Liv. Atheneu, 1971. 509 p.

10

-

PESSOAL. S. 6. Parasitologia mêdica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1969. 943 p.

1 1

-

SOU LSBY. E. J. L. Helminths, arthmpods & pmtozaa of domesticated animals.

6. ed. London, BailliBre. 1969. 824 p.

12

-

-.

Texrbook of veten'nary clínica1 parasitology. Oxford. Blackwell Scientific Publ.. 1972. v. 1.

13

-

YAMAGUTI, S. Sysieme helminthum. The nematodes of vertebrates. London,

Interscience Publ.. 1961. v. 3.

Chd Ômegn Univ. Fed Rum1 PE.. Recife, 4(1): 29-36, janljun 1980

9 - MORAES, R. G.; LEITE, I. C.; GOULART, E. G. Pardsitologia medica. São Paulo. Liv. Atheneu, 1971. 509 p.

10 — PESSOAL. S. B. Parasitologia médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1969. 943 p.

11 — SOULSBY, E. J. L. Helminths, arthropods & protozoa ofdomesticatedani-nals. 6. ed. London, Baillière, 1969. 824 p.

1 2 . Textbook of veterinary clinicai parasitoiogy. Oxford, Blackwell Scientific Publ., 1972. v. 1.

13 — YAMAGUTI, S. Systeme helminthum. The nematodes of vertebrates. London, Interscience Publ., 1961. v. 3.

Referências

Documentos relacionados

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Na avaliação da qualidade dos ovos provenientes de poedeiras de ovos marrons, alimentadas com diferentes níveis de suplementação de met+cis, veri- ficou-se efeito quadrático