• Nenhum resultado encontrado

ESPANHOL 6 o ANO PROFESSOR VOLUME I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPANHOL 6 o ANO PROFESSOR VOLUME I"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Direção Executiva:

Fabio Benites

Gestão Editorial:

Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração

de capa e Projeto Gráfico:

Alan Gilles Mendes

Alex França

Dominique Coutinho

Erlon Pedro Pereira

Estevão Cavalcante

Paulo Henrique de Leão

Estagiários:

Amanda Silva

Fabio Rodrigues

Gustavo Macedo

Lucas Araújo

Irium Editora Ltda

Rua Desembargador Izidro,

n

o

114 - Tijuca - RJ

CEP: 20521-160

Fone: (21) 2560-1349

www.irium.com.br

É proibida a reprodução total ou parcial, por qual-quer meio ou processo, inclusive quanto às caracte-rísticas gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e §§, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Ciências:

D. Geométrico:

Espanhol:

Geografia:

História:

Inglês:

Matemática:

Português:

Redação:

Autores:

Alba Alencar

Thiago Santos

Mizael Souza

João Paulo Prado

Michelle Trugilho

Maria Izadora Zarro

Ricardo Pereira

Luiza Marçal

Cláudia Pires

(3)

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o

intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e

alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfi co é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

(4)

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de

vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confi ra os fundamentos pedagógicos do material e suas justifi cativas:

Fundamento 01:

Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refl etidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a

possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02:

Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão

os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor

apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

(5)

Fundamento 03:

Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado

em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específi co e

o conteúdo é exposto por um personagem fi ccional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identifi cação com os alunos. Para os professores, fi ca a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identifi car. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplifi car uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

(6)

Fundamento 04:

Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fi m de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafi o para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante

da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplifi cações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma

citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais signifi cado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma refl exão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplifi car uma oração subordinada adverbial.

(7)

Fundamento 05:

Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fi m de

sensibilizá-lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem. Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar

simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial,

eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem difi culdade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

(8)

Fundamento 06:

Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fi m de tirar o melhor do

proveito desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o

aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refl etem a clássica abordagem dos

concursos e os Desafi ando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do

país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da

aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafi ando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07:

Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e refl exão. Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais”

são testes para verifi car se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line

e off-line, refl exões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do fi lho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e refl exões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída

de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou refl exões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao fi nal ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do fi lho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

(9)

Fundamento 08:

Oferecer informações sintetizadas, a fi m de atender momentos de revisão do

conteúdo.

Descrição: No fi nal de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo,

onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

(10)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6º ANO – 2016 / 2017

ESPANHOL

1º bimestre

EF2ESP601: Empezando la aventura del Español

• Países que hablan español; • Saludar y presentarse;

• Preguntar origen, presentar alguien, despedidas y nacionalidades; • Verbo ser / llamarse.

EF2ESP602: Esta és mi família

• Demostrativos; • Posesivos;

• Partes del cuerpo/ adjetivos califi cativos; • Tener.

EF2ESP603: Situando en el espacio

• Estar x Haber; • Dirección y telefono;

2º bimestre

EF2ESP604: Nuestro día a día

• Tener x Haber; • Partes de la casa; • Sala de aula;

• Objetos de la casa, expresiones de lugar.

EF2ESP605: Expresando el tiempo

• Números; • Horas;

• Días, meses y estaciones del año; • Expresiones del tiempo y de frecuencia.

(11)

3º bimestre

EF2ESP606: Expresando una acción presente

• Presente del indicativo (ar); • Presente del indicativo (er) (ir); • Comidas y bebidas;

• Pronombres refl exivos; • Hacer, salir, decir, dar; • Objetos de la cocina.

EF2ESP607: El presente y el futuro: Las perífrasis

• Estar + Gerundio; • Ir + a + Inf.; • Pensar + Inf.;

• Estar + pensando en + inf..

4º bimestre

EF2ESP608: Expresando una opinión

• Parecer (se); • Gustar x encantar; • Profesiones; • Muy x mucho.

(12)
(13)

8

6

o

ano

LÍNGUA ESPANHOLA

1

o

bimestre:

Aula 01

Tópico EF2ESP601: Empezando la aventura del español

Objetivos Conocer el origen de la lengua española; Aprender los primeiros elementos básicos para la comunicación.

Subtópicos Países que hablan español; Saludar e presentarse Exercícios x

Para casa Praticando 1 ao 5

Aula 02

Tópico EF2ESP601: Empezando la aventura del español

Objetivos Conocer y preguntar la nacionalidade.

Subtópicos Preguntar origen, presenter a alguien, despedidas y nacionalidades; Verbos ser y llamarse Exercícios x

Para casa Praticando 6 ao 12

Aula 03

Tópico EF2ESP601: Empezando la aventura del español

Objetivos Revisão Subtópicos X

Exercícios Aprofundando e Desafiando Para casa Pesquisando

Aula 04

Tópico EF2ESP602: Esta és mi familia

Objetivos Conocer todas las personas que integram uma família; Identificar los pronombres demonstrativos y posesivos; Aprender a describir a uma persona através de adjectivos calificativos. Subtópicos La familia; Los pronombres; Describir y carcaterizar personas;

Exercícios Praticando 1 ao 5 Para casa Praticando 6 ao 11

(14)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

Aula 05

Tópico EF2ESP602: Esta és mi familia

Objetivos Entender el verbo tener; Identificar partes del cuerpo. Subtópicos Verbo tener; Partes del cuerpo humano

Exercícios Praticando 12 ao 15

Para casa Aprofundando e Desafiando

Aula 06

Topico EF2ESP602: Esta és mi familia

Objetivos Revisão Subtopicos X

Exercicios Aprofundando e Desafiando Para casa Pesquisando

Aula 07

Tópico EF2ESP603: Situando en el espacio

Objetivos Preguntar por la localización de algo o alguém; Distinguir el verbo estar y haber. Subtópicos Estar x haber; Dirección y teléfono

Exercícios x

Para casa Praticando 1 ao 5

Aula 08

Tópico EF2ESP603: Situando en el espacio

Objetivos Conocer los establecimientos de un barrio; Conocer los verbos ir, venir y sus contracciones. Subtópicos Establecimientos de un barrio; Ir, venir, contracciones

Exercícios Praticando 6 ao 13

Para casa Aprofundando e Desafiando

Aula 09

Tópico EF2ESP603: Situando en el espacio

Objetivos Revisão Subtópicos X

Exercícios Aprofundando e Desafiando Para casa Pesquisando

Aula 10

Tópico Revisão

Objetivos Revisão para as provas Subtópicos X

Exercícios Coletânea dos exercícios do bimestre Para casa X

(15)

10

(16)
(17)

EF2ESP6 - 01

1

Objetivos de aprendizaje:

• Conocer el origen de la lengua española; •Conocer y preguntar la nacionalidad.

•Aprender los primeros elementos básicos para la comunicación;

Practicando

1) Peru, Colombia, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolivia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Guia-na Francesa

2) Castellano

3) Paraguai: Espanhol e guarani; Bolívia: Espanhol, quechua e Aimara

4) a) mi nombre es / soy..

b) ¿Qué tal estás? / ¿Cómo te vás? c) Fenomenal / Muy bien.

d) Es un placer / Mucho placer / Encantado (a)

5) a) ¿Cómo se llama? b) ¿Cómo estás? 6) a) Colombiano b) Francés c) Canadiense d) Paraguayo

7) a) Te presento a / Quiero que conozcas a ...

b) Le presento a / Quiero que conozca a / Desearía presentarle a... c) Soy...

8) a) son b) eres c) es

(18)

EF2ESP6 - 01

EMPEZANDO LA AVENTURA DEL ESPAÑOL

2

d) somos e) sois 9) a) nos llamamos b) se llama c) se llaman d) me llamo e) te llamas f) os llamáis

Profundizando

1) 21 países

2) Espanhol, gallego, catalán e vasco ou euskera.

3) A - c) B - b) C - a)

4) estadounidense

5) a) soy de Chile / soy chileno

b) Ellos son de Ecuador / Son ecuatorianos

6) a) se llama b) se llaman c) nos llamamos d) se llaman

Desafiando

(19)

EF2ESP6 - 02

3

Objetivos de aprendizaje:

• Conocer todas las personas que integran una familia; • Identificar los pronombres demostrativos y posesivos;

• Aprender a describir a una persona a través de adjetivos calificativos; • Entender el verbo Tener

• Identificar partes del cuerpo

Practicando

1) a) tío b) tíos c) primo

2) hermano / abuelos / tía / prima

3) É um grupo de pessoas que se respeitam e se amam.

4) d - a - b - c 5) a) este b) aquel c) aquella 6) a) tu b) mi c) nuestros d) suyo

7) a) suya / tuyos / vuestro / nuestro

8) a) mi / tuyo

(20)

EF2ESP6 - 02

ESTA ÉS MI FAMILIA

4

9) Ejemplo: el hombre es alto, rubio y lleva un traje negro. La mujer es muy guapa, alta y delgada y lleva un vestido largo.

10) alto

11) Bueno

12) yo tengo sueño / él tiene miedo / nosotros tenemos sed / ellos tienen frio

13) a) Tu tío tiene un coche b) Gabriele tiene gafas

c) Tu tienes clases de Espanhol d) Ellos tienen una casa

e) Juan tiene un telefono

14) Resposta subjetiva 15) a) el cuello b) el pecho / el hombro c) las orejas d) la nariz e) la odilla f) los labios g) la muñeca

Profundizando

1) Carla + Romeo Rosario + Mauricio | |

Paulo + Luisa - Jose - Carlos + Carmen - Lucia + Juan | |

Pedro - Priscila Mariana - Marcos - Andrés

2) c

(21)

EF2ESP6 - 02

5

d) tienes / tengo e) tiene / tiene 5) a) sus b) nuestros c) tus d) nuestro e) mía f) suyo 6) a) el libro es suyo b) la revista es mía c) los perros son tuyos d) las ideas son nuestras 7) b

Desafiando

1) d)

2) c)

(22)

EF2ESP6 - 02

ESTA ÉS MI FAMILIA

(23)

EF2ESP6 - 03

7

Practicando

1) a) estás b) están c) está d) está e) están 2) hay/hay/está/está/están/estamos/hay/ hay/hay/hay 3) a) un b) una c) una d) unos e) un f) unas g) unos h) unas 4) INFORMAL a) vives b) vivo c) cuál es tu d) vivo en... e) Tienes teléfono f) Sí, mi teléfono es el .... FORMAL a) vive b) vivo c) cuál es su.. d) mi dirección es el... e) tiene f) Sí, el número es el... 5) Resposta subjetiva 6) a) cincuenta y seis b) sesenta y dos c) veintisiete 7) a) la panadería b) la tienda de ropa c) el colegio / la biblioteca d) la iglesia e) la comisaría de policía f) el restaurante g) la farmacia / la droguería 8) Resposta subjetiva 9) a) adónde va / yo voy b) va / él va

c) adónde van / vamos

Objetivos de aprendizaje:

• Preguntar por la localización de algo o alguién; • Distinguir el verbo estar y haber;

• Conocer los estabelecimientos de un barrio;

• Preguntar por la dirección y por el teléfono de una persona; • Conocer los verbos Ir, Venir y sus contracciones.

(24)

EF2ESP6 - 03

SITUANDO EN EL ESPACIO

8

d) cómo van / vamos

10) a) de dónde vienen / venimos b) viene c) vienen / vienen d) vienen / vienen 11) a) a la b) de la c) del d) al e) del f) al g) de la h) al

12) a) va a la consulta con Dr. Pedro b) va a la reunión con Sr. Sánchez c) va al teatro con Luisa

d) va a cenar con el jefe

e) va a visitar a la fabrica en Madrid f) va a jugar al tenis con Carlos g) va a salir con Paty

13) a) en b) a c) en d) en e) a

Profundizando

1) a) el / de b) los c) a d) de

2) Corrigir o enunciado para o verbo HABER!

a) está / hay / hay / hay / estoy

3) a) vengo b) va c) vas / va d) va e) va 4) d 5) b 6) c

Desafiando

1) D 2) C 3) B 4) C 5) D

Referências

Documentos relacionados

Procuro focalizar um momento em que a Chaulmoogra representava a grande esperança para o tratamento da doença, a partir da compreensão que a história do

Apoiar a abertura, em todas as unidades orgânicas com vagas no mapa do pessoal docente, de concursos para as diferentes categorias da Carreira do Pessoal Docente do Ensino

O impulso tomado pelo método comparativo, na segunda metade do século XX, explica- se tanto pela percepção de que a generalização no estudo das sociedades implica o ato

Examinamos as demonstrações financeiras do Polo Fundo de Investimento Imobiliário - FII Recebíveis Imobiliários I (“Fundo”), administrado pela Oliveira Trust Distribuidora

(Administrado pela Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A) Notas explicativas da administradora às demonstrações financeiras Exercícios findos em 30

No Hospital dos Lázaros do Rio de Janeiro, que se constituiu não apenas num espaço de asilamento dos doentes, como se tornaria na segunda metade do século XIX um importante centro

Escolhe privilegiar seus interlocutores como principal fonte de pesquisa, conside- rando histórias não escritas de pessoas que receberam discriminação e pre- conceito antes mesmo

No alvorecer da Contemporaneidade, o Espírito alemão desabrochou como um ‘Reino dos Fins’ e com ele a promessa da liberdade, se a Filosofia reconheceu em Hegel o revelador de