• Nenhum resultado encontrado

EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EM PROL DO DESENVOLVIMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agenda

Cursos, palestras e encontros empresariais. Confira a programação para março e abril de 2014

PÁG. 6

O maior guia de compra e venda da indústria mineira ganha nova versão

Liderança e vendas foram os temas das primeiras edições do ano.

Grupo de Estudos em Recuros Humanos do CIEMG tem nova coordenação.

PÁG. 4 PÁG. 5 PÁG. 6

CADASTRO INDUSTRIAL 2014 CAFÉ EMPRESARIAL RH EM DESTAQUE

Ciemg, Acic e CDL se reúnem com o prefeito Carlin Moura, o vice e seus secretários para discutirem a agenda de trabalho em benefício da cidade. PÁG.3

Foto:

gfigueiredo

Foto: Alessandro Carvalho

Foto: Divulgação

Foto:

Léo Lara

EM PROL DO DESENVOLVIMENTO

NÚMERO 15 | FEVEREIRO A MARÇO 2014

(2)

Diretoria Plena

Com a palavra - Presidente do CIEMG

02 • INFORMATIVO CIEMG Fevereiro a Março 2014

Foco no crescimento

É com muita alegria que lançamos no dia 26 de março, na sede da Fiemg, a Campanha do Cadastro Industrial 2014/2015, o mais completo informativo das indústrias e empresas de Minas Gerais, um produto capaz de gerar negócios para a indústria e sua cadeia produtiva. Este ano, o público será pre-senteado ainda com uma palestra do professor Menegatti, que vai falar sobre superação e motiva-ção para o sucesso nos negócios.

Esta edição traz também o encontro do prefeito Carlin Moura com os representantes das três enti-dades de Contagem - Ciemg, Acic e CDL. Juntos, esperamos traçar um horizonte de crescimento e desenvolvimento para o município, com avanços nas políticas urbanas, sociais e empresariais. O ca-nal de comunicação e relacionamento está aberto.

Enfatizo a importância da Agenda de Contagem de responsabilidade do governo muni-cipal e das entidades, construída e melhorada em uma parceria construtiva. São oito su-gestões de políticas empresariais, entre elas a elaboração de uma política de fomento para estrutura produtiva de Contagem, em observância às diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado-PMDI 2007-2023, concomitantemente com a Política de De-senvolvimento Produtivo do Governo Federal.

Ainda, a adequação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas voltadas para a rea-lidade do nosso município e a disponibirea-lidade de novas áreas empresariais para a reorga-nização e crescimento dos empreendimentos. É importante dar uma atenção especial ao potencial desenvolvimentista do entorno da Lagoa Várzea das Flores, aproveitando para a criação de um pólo de desenvolvimento imobiliário e turístico e à área Nova Contagem. Em ambos os casos, considerando as questões ambientais e sociais de cada região.

As demandas são muitas, mas acredito que estamos no caminho certo, alinhavando parcerias, para que possamos construir uma Contagem forte, com um ambiente favorável à competitividade da indústria mineira.

Boa leitura,

José Agostinho da Silveira Neto Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais

Foto: Sebastião Jacinto Júnior Conselho Superior

Presidente: Olavo Machado Junior Aloísio Marcos Vasconcelos Novais Álvaro Augusto Teixeira da Costa

Ângela Flôres Furtado Cláudio de Moura Castro

Ellos José Nolli Emerson de Almeida Guilherme Caldas Emrich José Eduardo de Lima Pereira

Murilo Araújo

Presidente do CIEMG

José Agostinho da Silveira Neto

1º Vice-presidente

Francisco de Assis Guerra Lages

2º Vice-presidente

Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira

Vice-presidentes

Alfredo Miranzi Neto Aurélio Marangon Sobrinho Carlos Alberto Parrilo Calixto Dale Dangele Sette Fernandes Fialho

Domingos Francisco de Castro Eduardo Paoliello

Emir Cadar Hélio Cavalcanti do Vale Dourado José Balbino Maia de Figueiredo

Leôncio Correa Filho Marco Aurélio Moreira Marcos Antônio Gonçalves Salomão

Raymundo de Almeida Vianna Rogério Luis da Cunha Sérgio Mariano da Silva

1º Diretor-Secretário

Wilson Luiz Martins Leal

2º Diretor-Secretário

João Marcelo de Araújo Machado

1º Diretor-Tesoureiro

Martha Regina Coelho Teixeira Lassance

2º Diretor-Tesoureiro

Renato Travassos Martins da Silva

Diretores

Adriana Zica Bruno Magalhães Figueiredo

Carlos Alberto Homem Carlos Lindemberg Spínola Castro

Cássio Braga dos Santos Edilton Pires Bispo Eduardo Henrique Regino Guimarães Eugênio Frederico Parizzi de Andrade Fausto Augusto Leomil Silveira

Fernando Meira Ribeiro Dias Giana Marcellini

Humberto Ribeiro de Mesquita Machado Zica José Ciro Mota

Leonídio Soares Luciano de Avelar Luiz Alberto de Castro Tito

Luiz Carlos Motta Costa Marcos Vinicius de Souza Alvim

Mariana Zica Queiroz Mário Lucio Zumpano Roberto de Souza Baeta Rodrigo Palhares Guerra Lages Roland Maria Henry Thomas G.F.Von Urban

Umberto Nogueira Welington Mumic

Conselho Fiscal Titulares

Ermelindo da Rocha Faria José Alexandre Leão José Ferreira da Silva Filho

Mauro Machado

Superintendente Executiva do CIEMG

Maria Rita Suely Passos Santana

GESTÃO 2010/2014

Informativo CIEMG é uma publicação do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Endereço: Av. Babita Camargos, 766 - Praça da Cemig - Cidade Industrial - Contagem/MG - Cep: 32210-180 | Presidente: José Agostinho da Silveira Neto | Superintendência: Maria Rita Suely Passos Santana | Produção: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - CIEMG | Projeto Gráfico e Acompanhamento: Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fiemg | Textos: Gerência de Imprensa do Sistema Fiemg | Diagramação: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Tiragem: 4 mil exemplares | Distribuição: Gratuita

(3)

Representatividade

0 3 • INFORMATIVO CIEMG Fevereiro a Março 2014

Foto:

Elias Ramos

Prefeitura e entidades discutem avanços para Contagem

O presidente do Ciemg, José Agostinho Neto, participou no dia 28 de janeiro, de uma reunião com o prefeito de Contagem, Carlin Moura, para discutir ações e projetos para avanços nas políticas urbanas, sociais e em-presariais da cidade. Participaram do encon-tro o presidente da Acic, Umberto Nogueira, e da CDL Contagem, Frank Sinatra Chaves. Carlin Moura apresentou resultados do pri-meiro ano de gestão e as perspectivas para os próximos anos. “Estamos de portas aber-tas para os projetos apresentados pelas ins-tituições”, enfatizou.

Para o presidente do Ciemg, José

Agos-tinho Neto, o objetivo da reunião foi man-ter aberto o canal de relacionamento com a prefeitura. “Viemos discutir sobre a agenda apresentada há um ano. Tivemos muitas evoluções, estamos no caminho certo. Várias ações já foram implementa-das, isso é importante. Agora temos mais três anos para completar essa agenda de ações e projetos. Estou satisfeito com a evolução nesse primeiro ano”, diz.

A agenda apresentada pelas instituições integram ações em quatro grandes temas: Políticas Empresariais, Sociais e Urbanas, além de Gastos Públicos. No encontro, as

entidades ressaltaram os avanços obtidos em 2013, que beneficiaram importantes se-tores da economia municipal.

A disponibilidade de novas áreas em-presariais para a reorganização e cresci-mento dos empreendicresci-mentos no municí-pio, a recuperação de áreas subutilizadas destinadas à indústria e melhor distribui-ção das mesmas dentro de um conceito adequado ao crescimento de Contagem e a criação de centros comerciais regionais estruturados, também estão no pleito.

A indústria também anseia por uma me-lhor articulação com as entidades de en-sino superior e técnico a implantação de incubadoras de empresas e centro de en-sino de Tecnologia da Informação.

Estiveram presentes também o vice- pre-feito de Contagem, João Guedes, o Secretá-rio de Desenvolvimento Econômico de Con-tagem e Diretor do Ciemg, Marco Aurélio Moreira, o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Contagem, Sant Clair Schimitt Ter-res e a Secretaria Desenvolvimento Social e Habitação, Marilene Santana Pimenta. Eles descreveram os planos de cada secretaria e reafirmaram a importância do trabaho con-junto com as entidades de classe.

(4)

Eventos

0 4 • INFORMATIVO CIEMG Fevereiro a Março 2014

CIEMG lança campanha do Cadastro Industrial na sede da FIEMG

O administrador de empresas e

pales-trante Prof. Menegatti fala sobre “Supe-ração e motivação para o sucesso nos negócios” no próximo dia 26 de março, às 8h30, na sede da Fiemg. O evento consolida o lançamento da campanha Cadastro Industrial 2014/2015, pelo Cie-mg. “Trata-se do mais completo informa-tivo das indústrias e empresas de Minas Gerais”, afirma o presidente da entida-de, José Agostinho da Silveira Neto. “Apresentaremos um produto que gera negócios para a indústria mineira e para sua cadeia produtiva”, resume ele.

O Cadastro Industrial reúne, em formato im-presso ou eletrônico – CDROM e web – dados completos sobre 19 mil indústrias e empresas instaladas em Minas Gerais, distribuídas em 700 municípios, e seus produtos e serviços.

Funcio-na como verdadeira vitrine da indústria mineira. A nova versão do Cadastro In-dustrial, além de trazer informações atualizadas, também traz novidades no acesso aos dados. O usuário poderá vê-los por smartphones ou tablets e vi-sualizá-los de forma georreferenciada. “Um guia completo para potenciais clientes, fornecedores e parceiros do empresariado do estado”, completa o presidente do Ciemg.

Mais informações sobre o produto no site: www.cadastroindustrialmg.com.br e saiba mais.

Em dia com os Conselhos

Meio Ambiente

- Deliberação Normativa do COMAC - matriz de impactos ambientais - Revisão da Deliberação Normativa 074/04 – COPAM

Responsabilidade Social - COEP

- Oferta de cursos gratuitos de capacitação profissional - Empregabilidade de jovens e adultos/Jovem Aprendiz - Empreendedorismo - Núcleo de Costura

Educação e Treinamento

-Debates sobre o eSocial

GERH

- Apresentação da nova coordenação | Planejamento das ações

Tecnologia e Inovação

(5)

Café Empresarial 2014

05 • INFORMATIVO CIEMG Fevereiro a Março 2014

Foto:

Sebastião Jacinto Jr

As lideranças empresariais brasileiras normalmente têm boa capacidade de in-fluenciar e dirigir pessoas, porque são as-sertivas e extrovertidas. Mas são pouco estratégicas na hora de elaborar planos complexos e têm um baixo nível de cautela, o que acaba prejudicando a produtividade. A conclusão é da gerente de Desenvolvi-mento Humano e Carreira e consultora de desenvolvimento de pessoas Alexsandra Virginia Rezende Oliveira, em palestra no Ciemg. Ela esteve na entidade para falar a empresários e executivos sobre como en-volver pessoas e exercer a liderança nas

Liderança é tema do primeiro café empresarial do ano no CIEMG

organizações, dentro da programação do Café Empresarial do mês de janeiro.

“Os trabalhadores muitas vezes não con-seguem atingir o resultado esperado por-que não houve planejamento”, ressaltou ela. Parte do problema vem da falta de es-trutura para formação de novos líderes, que de acordo com pesquisa do Instituto Calipe, está provocando uma crise no setor de lide-rança no país. De acordo como estudo, 64,2% dos entrevistados, entre presidentes e diretores de empresas, disseram que suas companhias não possuem programas sistemáticos para identificar líderes.

A especialista reforçou que, para alcan-çar melhores resultados no mundo corpo-rativo, são necessários rotina, implemen-tação de inovação e de práticas compor-tamentais e técnicas que levem a um maior comprometimento das pessoas. Ela frisou também a importância do acesso ao conhecimento. “Quem tem informação possui maior senso crítico, exerce melhor o papel de contra argumentador em uma equipe”.

OS 7 PASSOS PARA FECHAMENTO DE VENDA - Edição de Fevereiro

Para vender bem e sempre não basta apresentar o produto. A venda só se con-cretiza quando ocorre o fechamento, mas até chegar lá muitas empresas e profis-sionais deixam de cumprir etapas básicas e não têm informações sutis que fazem com que a venda se concretize. Para o professor e consultor Jony Lan, há um protocolo a ser seguido, se quiser vender, e manter o cliente. Ele apresentou os pas-sos de fechamento de venda, na edição de fevereiro do Café Empresarial do Cie-mg, para um auditório lotado de gestores, consultores e de profissionais que lidam com vendas.

(6)

Notícias

Agenda

06 • INFORMATIVO CIEMG Fevereiro a Março 2014

RH em destaque

CURSOS | MARÇO

10 a 13/3 - 19h às 22h15

Venda com foco em resultados: aumente seu faturamento

12/3 - 13h45 às 17h

Acidente de trabalho e doença profissional: aspectos práticos e legais

17 a 21/3 - 19h às 22h15

Administrando o clima para prevenir conflitos

20/3 - 13h45 às 17h

Simples Nacional: legislação e prática

24 a 28/3 - 19h às 22h15

Análise de custo e precificação

31/3 a 2/4 - 19h às 22h15

Os benefícios da boa gestão do tempo

CURSO EM BH

24 a 27/3 - 19h às 22h15 Estratégias de negociação e vendas

ESPECIAL MÊS DA MULHER

19/3 - 8h às 10h

A mulher e as novas descoberts sobre as emoções no trabalho

PALESTRA

13/3 - 19h às 21h

Marketing de alta performance para sua empresa obter hiper-resultados

PALESTRA COM PROF. MENEGATTI

26/3 - 8h30 às 10h30

Superação e motivação para o sucesso nos negócios - Lançamento Cadastro Industrial 2014/2015

CURSOS | ABRIL

3/4- 13h45 às 17h

Lucro real: legislação e prática

7 a 10/4 - 19h às 22h15

Excelência no atendimento: a busca contínua pela qualidade

9/4 - 13h45 às 17h

Concessão de benefícios: repercurssões legais

14 a 16/4 - 19h às 22h15

Desenvolvimento e gestão de plano de cargos e salários

22 a 24/4 - 19h às 22h15

Gestão da qualidade

23/4 - 13h45 às 17h

Inconstitucionalidade da contribuição social prevista na Lei Complementar nº 110/01: consequências trabalhistas e tributárias

28 a 30/4 - 19h às 22h15

Liderança e pensamento sistêmico no mercado atual

PROGRAMA INOVAÇÃO 2014

23/4 - 8h às 10h

Gestão dos detalhes: inovando para sobreviver e crescer

PALESTRA

2/4 - 18h45 às 20h30

Negociação corporativa e marketing pessoal

CAFÉ EMPRESARIAL

15/4 - 8h30 às 10h Trabalho e satisfação pessoal O Grupo de Estudos das Melhores

Práti-cas na Gestão de Recursos Humanos (GERH) se reúne no próximo dia 12 de mar-ço, de 14 às 17 horas, no Ciemg. Na pauta, a apresentação do Programa Valorizar da Belgo Bekaert Arames e as novas diretri-zes do grupo. O Gerente Corporativo de Re-cursos Humanos da Belgo Bekaert Ara-mes, Dario Rios Gomes Neto, assume a co-ordenação do grupo, que reúne represen-tantes de 25 empresas, desde 2008.

Segundo Dario Rios, a expectativa é fa-zer do grupo uma referência no Estado. “A ideia é promover a troca de experiências e atualizações, desenvolvendo o setor, e for-mando o benchmarking entre as empre-sas”, diz.

Para ele, é fundamental tratar temas

Dario Rios Gomes Neto assume a coordenação do GERH

como o desenvolvimento organizacional, a otimização de contratos, a retenção de talentos, a auto gestão, a responsabilida-de social, o comportamento assertivo e a excelência no atendimento ao cliente ex-terno e inex-terno. “Vamos lançar um blog, com link no site do Ciemg, que permitirá o acesso dos membros, e a criação de um banco de currículos”, diz.

Segundo a superintendente do Ciemg, Maria Rita Santana, a iniciativa busca o aprimoramento e a excelência na gestão de pessoas. “O grupo começou inspirado pelo empresário Domingos Costa, da Vilma Alimentos, que era muito preocupado com o capital humano, e hoje realizamos uma intensa troca de experiências, que tem im-pactos positivos nas indústrias”, diz.

Em abril, o CIEMG e o Sebrae Minas lançam o Programa de Inovação para Micro, Pequenos e Médios Empresários da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O programa visa internalizar a cultura inovadora nas empresas, apresentar os diversos tipos de inovação e como esta prática pode gerar resultados através do desenvolvimento de métodos, processos, produtos, serviços e mercados.

A palestra de abertura será no dia 23 de abril e terá como tema a Gestão dos Detalhes: inovando para sobreviver e crescer, com Carlos Alberto Júlio, um dos maiores palestrantes do Brasil, segundo as revistas Veja e Exame.

Excelente oportunidade de participar

Fique Atento! Programa de Inovação 2014

de um grande projeto por um baixo custo. O programa terá carga horária de 279 horas e o investimento será subsidiado em 80% pelo Ciemg e Sebrae Minas.

Mais informações pelo telefone 3362-5666 e ciemg@fiemg.com.br

Referências

Documentos relacionados

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

Using a damage scenario of a local crack in a reinforced concrete element, simulated as a stiffness reduction in a beam-element, time-series of moving-load data are useful inputs

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de