• Nenhum resultado encontrado

Programa Institutos do Milênio Formulário para Parecer de Consultor A&A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Institutos do Milênio Formulário para Parecer de Consultor A&A"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Programa Institutos do Milênio

Formulário para Parecer de Consultor – A&A

Identificação do Projeto Processo nº: Nº: 420.272/2

Coordenador: Luiz Cesar Queiroz Ribeiro e Suzana Pasternack

Título: Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança

democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá

Vigência do projeto: 2005-2008

1. Avalie se os objetivos e metas propostos inicialmente foram cumpridos. Comente.

a) Totalmente cumpridos. b) Parcialmente cumpridos. c) Não foram cumpridos.

Comentário: O programa de pesquisa apoiado pelo CNPq reuniu pesquisadores de

instituições dos campos universitário,governamental e entidades não-governamentais, organizadas como Núcleos em 11 das principais metrópoles brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém – e na aglomeração urbana de Maringá (uma das Regiões Metropolitanas do estado do Paraná). Nos relatórios apresentados para avaliação estão listadas as equipes de cada uma dessas instituições participante, o que permite uma visão de conjunto do processo de pesquisa e de sua complexidade. Seu principal objetivo foi identificar as grandes tendências de transformações econômicas, sociais, institucionais e territoriais destas metrópoles nos últimos 20 anos. Associado a estes objetivos acadêmicos, realizou de atividades visando auxiliar instâncias governamentais e da sociedade civil envolvidos com a gestão das metropoles brasileiras.

O projeto consolidou uma Rede de pesquisa em estudos urbanos metropolitanos no país, evolvendo sobretudo as Universidades participantes, o que, por si só, é um mérito inegável. As atividades do programa foram realizadas através de quatro linhas de pesquisa:Linha I - Metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional.Linha II - Dimensão sócio-espacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: estudos comparativos. Linha III - Governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles. Linha IV - Monitoramento da realidade metropolitana e desenvolvimento institucional. Atualmente o grupo funciona como um instituto virtual, reunindo mais de 200 pesquisadores de 51 instituições dos campos universitário (programas de pós-graduação), governamental (fundações estaduais e prefeitura) e não-governamental, sob a coordenação conjunta do IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional.Sabemos que há uma dificuldade em se articular grupos de pesquisa universitários no país, fato sobretudo evidente nas chamadas ciências humanas e sociais. Ter alcançado esse objetivo por si só, já justificaria o investimento do CNPq.

Outro resultado do esforço conjunto de consolidar as pesquisas urbanas no Brasil e que considero de importância acadêmica foi a revista "Cadernos Metrópole" que está inclusive indexada na Library of Congress – Washington. Trata-se de um periódico semestral, editado desde 1999, pela EDUC, Editora da PUC-SP. Dirige-se a um público acadêmico formado por professores, pesquisadores e estudantes, bem como a agentes políticos, aos componentes dos quadros técnicos de órgãos governamentais e a lideranças locais, enfim, a todos interessados na compreensão dos processos, escalas, atores e práticas envolvidos com

(2)

metropolitanas, e no seu desenvolvimento econômico e social, em particular.a) Rede Latino-americana – Grandes Regiões Metropolitanas do Mercosul e México: Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile, Montevidéu e Cidade do México. Outra atividade implementada pelo Programa de Pesquisa foi a de "Intercambio e cooperação" das quais

temos as seguintes: I) a) Rede Latino-americana – Grandes Regiões Metropolitanas do

Mercosul e México: Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile, Montevidéu e Cidade do México; II)Rede International Social Survey Program – ISSP através de um programa de cooperação e intercâmbio com a Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais ; III)Cooperação Internacional CNPq/CNRS - Projeto “Reestruturação econômica e social e governança urbana nas grandes regiões metropolitanas: Paris, Rio de janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”.

Estas ações uma vez implementadas mostram que o Observatório das Metrópoles está consolidado institucionalmente e amadurecido acadêmica e intelectualmente, sobretudo porque realizou: avaliação das tendências mais recentes da hierarquia dos aglomerados urbanos com funções metropolitanas; análise sistemática da estruturação social das metrópoles consideradas e suas transformações ao longo dos últimos 20 anos (1980-2000), bem como dos seus padrões de mobilidade social; uma sistemática e detalhada análise da organização social do território das metrópoles brasileiras no plano intra-urbano, através da qual se avaliou as tendências de divisão, segmentação e segregação residencial; a construção de um banco de dados sobre as desigualdades intrametropolitanas reunidos no METRODATA com uma dupla finalidade: de um lado, a utilização de indicadores padronizados sobre os temas habitacionais, demográficos, ambientais e fiscais pelas equipes da rede e de outro lado, pelo acesso via internet (www.observatorio.tk) na referência para uma ampla e diversificada gama de atores – governamentais ou da sociedade – envolvidos na discussão das políticas públicas nas áreas metropolitanas. Além disso, foram realizados vários estudos de caso sobre os impasses e dificuldades de gestão de diversas regiões metropolitanas, apresentados como teses de doutoramento e dissertações de mestrado, além de um survey nacional sobre os conselhos municipais e seus integrantes constituindo um dos mais completos arquivos sobre as RM pesquisadas, permitindo inclusive estudos comparados entre elas. Criou ainda o Programa Interinstitucional de Formação de Conselheiros Municipais, que já realizou 10 cursos espalhados pelas metrópoles do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Recife e formou cerca de 1.200 conselheiros.

2. Avalie a adequação dos mecanismos utilizados para promover a interação dos grupos de pesquisa participantes do projeto, visando à formação de uma rede de pesquisa. Comente.

a) Muito adequados. b) Adequados. c) Pouco adequados. d) Inadequados

ou inexistentes.

Comentário: O detalhamento das ações desenvolvidas ao longo da vigência do projeto até a

data de entrega do relatório é suficiente para comprovar a sua importância. Como tenho uma efetiva participação em Congressos e Seminários cientificos onde se discutem questões urbanas no Brasil posso comprovar a efetiva presença do grupo de pesquisadores do Labortatório Metrópole onde são apresentados estudos e resultados de pesquisas as mais diversificadas que vêm sendo realizadas. A estrutura criada é hoje sem dúvida uma das mais sólidas no país sobre a temática urbana.

(3)

Comentário: Trata-se sem dúvida de uma sólida rede, tanto pelas universidades que

participam como pela diversidade delas espalhadas por todo o território nacional. Essa caracteristica permite os estudos comparados sobre a dinâmica urbano metropolitana no país, facilitando tanto a compreensão acadêmica do processo como também subsidiando os formuladores de pólitica na área a nível federal, estadual e metropolitano.

4. Avalie a relevância dos resultados científicos e/ou tecnológicos obtidos para a ampliação, melhoria e consolidação da competência técnico-científica nacional. Comente.

a) Muito relevantes. b) Relevantes. c) Pouco relevantes. d) Irrelevantes.

Comentário: Há um intesno processo de divulgação dos resultados das pesquisas elaboradas,

a publicação de uma revista de circulação nacional e internacional, os Acordos de cooperação entre universidades brasileiras e com a s estrangeiras, tudo leva a que haja uma preocupação permanente em socializar os resultados favorencendo a consolidação dos estudos urbanos na academioa brasileira. A elaboração de teses de doutorado e dissertações de mestrado, além dos artigos publicados em revistas cientificas e a participação em eventos acadêmicos comprovam essa assertiva.

5. O Instituto desenvolveu ou melhorou produto e/ou processo ou teve patentes depositadas no país ou no exterior? Comente.

a) Sim b) Não

Comentário: Penso que o quesito não seja relevante. A não ser que consideremos as

metodologias de análise que desenvolvem, (algumas originais) porém não são motivos de patentes, de resto, não usual nas ciências humanas e sociais.

6. Algum dos resultados obtidos merece destaque devido à sua importância para a sociedade, para uma possível divulgação por parte do CNPq? Especifique.

a) Sim. b) Não.

Especificação: Penso que o CNPq poderia apoiar sobretudo a publicação de teses e

dissertações desenvolvidas no escopo do projeto. Há uma massa importante de conhecimento produzido que seria oportuno ser divulgado junto aos estudiosos do país e do exterior.

7. O Instituto atuou para o alcance dos resultados esperados do Programa, quais sejam, o incremento substancial nos padrões de excelência e produtividade da C,T&I brasileira e sua inserção mais competitiva e integrada no cenário internacional? Comente.

a) Sim. b) Não.

Comentário: A participação dos pesquisadores do grupo em eventos cientificos nacionais e

internacionais, bem como a publicação tanto do "Cadernos Metrópole" como de artigos e livros sobre a realidade urbano metropolitana brasileira comprova nossos avanços nessas pesquisas a nível mundial.

(4)

financiamento? Comente.

a) Sim. b) Não.

Comentário: Penso que inúmeros resultados se prolongarão pois a criação da rede brasileira

de pesqusas urbanas é um fato. Evidente que o apoio de instituições como o CNPq não deve ser menosprezado, pelo contrário, seu apoio tem sido fundamental. Mas os efeitos multiplicadores já são visiveis haja visto a entrada de novos professores pesquisadores nas universidasdes muitos oriundos dos quadros do projeto em análise. Evidente que os frutos aparecerão.

9. Avaliação Global sobre a Execução do Projeto

a) Ótima. b) Boa. c) Regular. d) Ruim.

10. Na sua visão, o financiamento recebido pelo grupo permitiu implementar atividades de pesquisa científica e tecnológica mais consistentes, estruturadas e robustas do que as que seriam executadas pelo mesmo grupo se não tivesse acesso a esta forma de financiamento, ou seja, dependesse exclusivamente das outras linhas de financiamento do sistema de ciência e tecnologia? Comente.

a) Sim. b) Não. c) Não há elementos para

responder.

Comentário: No item 8 acima já respondi em parte esse quesito. Quero lembrar que a

presença do CNPq no desenvolvimento cientifico e tecnológico do Brasil é absolutamente fundamental. Nesse sentido, é evidente que isso facilitou a consecução dos objetivos do projeto e que seria muito mais problemático avançar nos resultados caso esse apoio não tivesse sido efetivo. Na verdade as ciências humanas e sociais, tais como as demais ´´areas do conhecimento não se desenvolvem sem um efetivo apoio estaltal como o que e feito pelo CNPq.

11. Comentários finais

Comentário: Trata-se de um projeto de sucesso, cujos objetivos foram perfeitamente

alcançados e a equipe está de parabéns pelo esforço empreendido.

12. Sugestões ao coordenador do projeto. Comentário: Ver o parecer

13. Sugestões ao CNPq.

(5)

Consultor: Instituição:

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Que objetiva produzir ou gerar novos significados durante a interação discursiva.. Assim, do nosso ponto de vista, relacionar algumas características dos programas de pesquisa

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos