• Nenhum resultado encontrado

Guia de Produtos e Serviços

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Produtos e Serviços"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

2011

Guia de

(2)

Mesa Diretora Biênio

Senador José Sarney

Presidente

Dóris Marize Romariz Peixoto

Diretora-Geral

Claudia Lyra Nascimento

Secretária-Geral da Mesa

Senadora Marta Suplicy

Vice-presidente

Senador Wilson Santiago

2º Vice-presidente

Senador Cícero Lucena

1º Secretário

Senador João Ribeiro

2º Secretário

Senador João Vicente Claudino

3º Secretário

Senador Ciro Nogueira

4º Secretário

(3)

Senador José Sarney

Presidente

Dóris Marize Romariz Peixoto

Diretora-Geral

Sumário

Apresentação ... 05

Modelo de Atuação do Prodasen ... 06

Negócio, Missão e Visão ... 07

Estrutura de Atendimento ... 08

Suporte a Softwares ... 09

Gerente de Relacionamento ... 10

Rede Local do Senado Federal ... 12

Produtos ... 18

Aplicativos e Sistemas ... 24

Aplicativos de apoio à Administração ... 28

Aplicativos de apoio ao Processo Legislativo e Orçamentário .... 31

(4)
(5)

A Secretaria Especial de Informática – Prodasen foi criada em 12 de outubro de 1972 para responder a três grandes deman-das: aprimorar a elaboração do orçamento, agilizar o proces-so legislativo e dar respostas à organização das informações produzidas no Congresso Nacional. Desde então, o Prodasen tem cumprido um papel estratégico para o Senado Federal e está presente em todos os setores da instituição. Do Plenário às Comissões, do Serviço Médico à Secretaria de Recursos Huma-nos, dos gabinetes de senadores à Secretaria Geral da Mesa, todos utilizam recursos da Tecnologia da Informação e têm no Prodasen o seu provedor de serviços e equipamentos.

O Prodasen tem por atribuição a manutenção e a renovação do parque computacional do Senado, de sua rede e de toda a infra-estrutura de informática. Deve também promover o tratamento e o processamento de dados como suporte à modernização das atividades legislativas e criar as condições para democratizar o acesso às informações geradas no Senado Federal.

Nesses quase 40 anos de atuação, esta Secretaria Especial construiu uma larga experiência no uso da Tecnologia da In-formação no processo legislativo, desenvolveu inúmeras ferra-mentas que facilitam o trabalho de parlamentares, assessores e servidores em geral e também o acesso da sociedade às infor-mações do Senado Federal.

O Guia de Produtos e Serviços tem o objetivo de apresentar o Prodasen aos senadores e aos servidores, explicando de ma-neira didática as atribuições de cada setor do órgão para facilitar aos nossos clientes a busca de soluções para suas demandas. Ao apresentar o Prodasen, colocamo-nos à disposição para me-lhor atender a todos os setores da Casa.

Diretoria do Prodasen

Apresentação

(6)

Modelo de Atuação do Prodasen

Diretoria do

Prodasen

Arquitetu ra P ad e s M elh oria Con tin ua Integ

ração entre diretorias do Prodase

n

Diretoria do

Prodasen

do Infraes trutura de TI Con sultori a P rod a s e n

Prodasen

SecretariaEspecial deInformática do SenadoFederal

(7)

Negócio

Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicações para o Senado Federal.

Missão

Promover e gerir soluções de Tecnologia da Informação e Comu-nicações para o Senado Federal, bem como aperfeiçoar proces-sos de trabalho, contribuindo com excelência e ética para o cum-primento de sua função institucional em benefício da sociedade brasileira.

Visão

Ser órgão estratégico para o Senado Federal, reconhecido pela excelência, referência em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicações aplicadas ao Legislativo.

(8)

Para prestar assistência ao Senado Federal, o Prodasen dispõe da seguinte estrutura:

Central de Atendimentos

Atendimento Remoto – 1º nível – Help Desk

Os técnicos do 1º nível da Central de Atendimentos trabalham prestando suporte para os clientes do Senado Federal por meio do ramal 2000, conforme descrição a seguir:

Como contactar: ligar para o ramal 2000

Estrutura de Atendimento

Central de Atendimentos

É responsável pelo atendimento de 1º e 2º níveis, ou seja, a resolução de problemas por telefone, usando o acesso remoto e o envio de técnico ao gabinete para atendimento pessoal quando a solução não for possível pelo acesso re-moto.

Gerente de Relacionamento

É o elo entre as diversas áreas do Senado e o Prodasen, atendendo todas as demandas na área de Tecnologia da Informação, tais como: identificação de necessidades, me-lhoria de processos, planejamento, desenvolvimento, coor-denação, supervisão e execução de tarefas que envolvam as funções de administração de Gestão de Informação.

Suporte Especializado

Áreas responsáveis por apoiar o Gerente de Relaciona-mento na solução de demandas relativas a sistemas de in-formação, infraestrutura computacional e na resolução de problemas de maior complexidade.

(9)

Instalação e configuração

O Prodasen oferece suporte a vários softwares segundo as ne-cessidades dos clientes e a disponibilidade de licenças de uso.

Movimentação de equipamentos

Abertura de ocorrência para troca e remanejamento de equipa-mentos.

Backup dos dados dos clientes para formatação ou troca de má-quina.

Atendimento Presencial – 2º nível – Técnico em Campo

Sempre que alguma solicitação não puder ser atendida pelos técnicos de 1º nível (por telefone), será gerada uma ocorrência para um 2º nível de atendimento, para um técnico se deslocar para o ambiente onde foi detectado o problema e saná-lo.

Rede - verificação da conectividade com a rede do Senado Federal.

Monitor - configuração do monitor de vídeo.

Scanner - instalação e configuração de softwares remotamente.

Vírus - verificação e retirada de vírus.

Internet e Intranet - atualização e configuração do Internet Explorer.

Senhas - alteração de senhas de login.

Instalação Padrão - identificação da necessidade de formatação do disco rígido e reinstalação do sistema operacional e softwares.

(10)

O Gerente de Relacionamento é o intermediário entre as várias áreas do Senado e o Prodasen. As atividades principais do Ge-rente de Relacionamento.

Planejamento, coordenação, supervisão e execução de tarefas que envolvam as funções de administração e de gestão.

Identificação de necessidades, propondo e avaliando medidas que visem ao desenvolvimento organizacional e à estruturação de informações.

Desenvolvimento de ações e projetos voltados para a gestão de informação.

Apoio técnico ao processo de informática legislativa: análise de sistemas; análise de suporte de sistemas, análise de organização e métodos, apoio especializado no atendimento ao cliente de informática e na programação de aplicações e sistemas.

Acompanhamento de todas as fases de implementação das soluções, atuando junto ao suporte, à produção e ao desenvolvimento.

Divulgação das políticas de segurança, qualidade e gestão de TI junto às áreas clientes.

Identificação das oportunidades e ameaças de governança de TI para os clientes.

Desenvolvimento de parcerias fortes, junto às áreas clientes, alinhadas com o planejamento estratégico do Prodasen.

(11)

Tudo que se refira a TI na organização ocorre com a participa-ção direta ou indireta do Gerente de Relacionamento. Conhe-cendo as atividades desenvolvidas pelos clientes, busca cons-tantemente soluções de Tecnologia da Informação em perfeita sintonia com os demais setores do Prodasen.

Como contactar?

No Prodasen, o atendimento está dividido em três áreas, de acordo com o quadro a seguir:

Autorização para cadastramento/descadastramento de clientes. Autorização para instalação/movimentação de equipamentos e pontos de rede.

Autorização para retirada de materiais de informática no almoxarifado (cartuchos, toner, CD, DVDs).

Acompanhamento de ocorrências não resolvidas no 1º e 2º níveis.

Atendimentos aos Ramal

SSASEN SSALEP SSADE

Gabinetes, Mesa Diretora e Lideranças Área Legislativa

Área Administrativa

2020 3695 3925

(12)

Os computadores do Senado Federal estão ligados entre si por meio de cabos e equipamentos de rede, que são administrados pelo Prodasen e possibilitam o compartilhamento de recursos de hardware e de software, preservando as condições de seguran-ça e privacidade de cada um.

Gestão de Logins e Senhas

Utilização da Rede Local

Para ter acesso aos recursos computacionais da rede local do Senado Federal, o cliente precisa estar habilitado. Essa habilitação é feita a partir de uma identificação digital, forne-cida pelo Prodasen e composta por login e senha.

Rede Local do Senado Federal

Criação

A criação do login de rede é feita no ingresso de um novo servidor nos quadros funcionais do Senado Federal. A soli-citação deve ser encaminhada pelo chefe credenciado, por e-mail, ao Gerente de Relacionamento, informando o nome, cargo e matrícula do servidor. O procedimento é o mesmo para terceirizados e estagiários.

Mudança

A mudança da senha é efetuada pelo próprio cliente e deve ser realizada periodicamente por motivos de segurança pes-soal.

Exclusão

A exclusão do login de rede é realizada no desligamento do servidor ou ao término de contrato de estagiários e terceiri-zados. A comunicação deve ser feita pelo chefe credenciado.

(13)

Infraestrutura de rede

A instalação de novos equipamentos, vinculados à rede do Se-nado Federal, ou a mudança do local de equipamentos depende da prévia instalação de pontos de rede e de energia.

Gestão de equipamentos

Para equipamentos instalados, são oferecidos os seguintes ser-viços de assistência técnica:

Remanejamento de equipamento

Para solicitar mudanças de locais de equipamento, ou em caso de reforma que exija reinstalação dos pontos de rede, a Central de Atendimentos (ramal 2000) deve ser acionada por intermédio do Gerente de Relacionamento, que providencia-rá o acompanhamento do projeto de reforma, de modo a per-mitir que todos os equipamentos sejam convenientemente reinstalados.

Substituição de equipamento

Quando a substituição ocorrer por motivos técnicos, identifi-cados pelo Gerente de Relacionamento, o pedido é automa-ticamente encaminhado à Central de Atendimentos (ramal 2000), sem necessidade de nova ocorrência.

Reparo

Abrir ocorrência, via Central de Atendimentos (ramal 2000). A Central de Atendimentos encaminha o técnico responsável ao local para analisar o equipamento ou o aplicativo e identi-ficar o tipo de problema.

Para casos mais graves, de softwares e aplicativos cuja so-lução demande a intervenção de um especialista, o próprio técnico providenciará o encaminhamento ao suporte espe-cializado para solução.

(14)

Problemas de hardware não solucionados serão encami-nhados pelo técnico, por meio de ocorrência para reparo.

Desenvolvimento de aplicativos/sistemas

Por solicitação ao Gerente de Relacionamento, podem ser desenvolvidos aplicativos/sistemas específicos, desde que as funcionalidades não sejam contempladas por aqueles já oferecidos pelo Prodasen.

A presteza na execução desse serviço depende da deman-da existente, deman-da complexideman-dade e do tamanho do aplicativo/ sistema a ser desenvolvido ou mesmo da disponibilidade no mercado para oferta e/ou desenvolvimento.

Elaboração de páginas web

Por meio de solicitação ao Gerente de Relacionamento, o Prodasen realiza o desenvolvimento de páginas web, Intra-net e InterIntra-net, para os diversos setores do Senado Federal. A manutenção das páginas é de responsabilidade do cliente. A execução desse serviço também depende da demanda existente e da complexidade da página web a ser produzi-da.

Gravação e replicação de CD e DVD

A gravação simples de arquivos em CD e/ou DVD deve ser feita pelo próprio cliente, a partir da gravadora instalada no seu microcomputador.

Digitalização de textos

O serviço de digitalização de textos pode ser solicitado via Gerente de Relacionamento, ficando o atendimento sujeito

(15)

Conversão de formato de arquivos

A conversão de arquivos para mídias distintas e/ou forma-tos diferentes, depende de fornecimento dos dados a serem tratados e das mídias envolvidas.

Acesso remoto

A conexão remota com a rede do Prodasen é feita pelo SARE - Serviço de Acesso Remoto à Rede Local do Sena-do Federal, que utiliza a tecnologia de VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) para propiciar uma cone-xão criptografada eficiente, tanto em desempenho quanto em segurança.

Treinamento

O treinamento pode ser ministrado diretamente ao cliente pelo Gerente de Relacionamento. Normalmente, essa mo-dalidade é usada para sanar pequenas dúvidas operacio-nais nos aplicativos disponíveis.

Ainda podem ser feitas inscrições em cursos programados pelo Prodasen ou pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Nesse caso, a solicitação pode ser feita ao Gerente de Re-lacionamento, que se encarrega de providenciar a matrícu-la, ou diretamente na página institucional do ILB na Internet. (http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/)

Fornecimento de suprimentos

A solicitação de suprimentos deve ser feita, via e-mail (almproda@senado.gov.br), ao Serviço de Almoxarifado do Prodasen, que controla a liberação de produtos no estoque.

Os seguintes materiais são fornecidos pelo Prodasen: CDs, cartuchos de tinta, etiquetas adesivas, toner e outros es-pecíficos para uso em equipamentos de informática. Para mais informações ou dúvidas, ligue para o ramal 3919.

(16)

Outros Serviços

Suporte e configuração de clientes do Exchange.

Suporte e configuração aos aplicativos da plataforma do Senado. Suporte avançado ao sistema operacional Windows e ao Office. Suporte ao parque de impressão.

Instalação de hardware nos desktops do Senado Federal. Detecção e solução de conflitos nos equipamentos (hardware e software).

Backup e recuperação de mídias (CD, HD,DVD).

Detecção e remoção de agentes maliciosos não detectados pelo antivírus.

Análise e teste para aquisição de equipamentos, periféricos e softwares.

(17)

Serviços de apoio específicos aos senadores

Os serviços listados devem ser solicitados ao Gerente de Rela-cionamento.

Recepção a novos senadores

A SSASEN dispõe de procedimentos voltados à recepção de no-vos senadores, tais como: implantação de aplicatino-vos gerenciais e legislativos, abertura de caixas postais, página institucional do senador na Internet, serviço de fluxo de trabalho na gestão do gabinete, entre outros.

Afastamento de senadores

Durante o exercício do mandato parlamentar será produzido um grande acervo de informações relevantes para o senador. O Prodasen oferece esse acervo, em mídia ótica portável, sempre que o parlamentar afastar-se do Senado Federal, seja por licen-ça ou término do mandato.

A solicitação desse serviço deve ser dirigida ao Gerente de Re-lacionamento, que se encarregará de selecionar as informações para geração das mídias, conforme o interesse do gabinete. À critério do senador, pode ainda ser produzida uma cópia de segurança, que ficará arquivada, em cofre, no Prodasen, por 10 (dez) anos.

Configuração de notebook.

Instalação de software e periféricos fora da plataforma do Senado (palm, celular e outros).

Atendimento nas residências oficiais. Emissão de etiquetas.

Desenvolvimento e editoração de páginas web institucionais do senador.

(18)

Plataforma básica

O Prodasen possui contratos de fornecimento de softwares e concessão de licenças para uso em todas as estações de tra-balho do Senado Federal, não sendo permitida a instalação de software sem a autorização do Prodasen.

A plataforma básica ou plataforma de aplicativos é composta por um pacote de programas instalado em todas as estações de tra-balho do ambiente do Senado Federal.

Utilização da plataforma básica

Todo equipamento, quando fornecido pelo Prodasen, já possui os aplicativos da plataforma básica.

Para o primeiro acesso, é necessária a criação de login. Solici-tação nesse sentido deve ser encaminhada pelo chefe imediato ao Gerente de Relacionamento.

O interessado recebe uma senha genérica que, por medida de segurança, deve ser alterada no primeiro acesso à rede de com-putadores do Senado Federal.

A reinstalação da plataforma básica somente é realizada quan-do o computaquan-dor apresentar algum problema, diagnosticaquan-do por técnico especializado, que justifique essa necessidade. A reins-talação deve ser precedida da realização do backup (cópia de segurança) dos arquivos do cliente, que é de responsabilidade do técnico do Prodasen. O cliente deve certificar-se da realiza-ção do backup e estar presente na reinstalarealiza-ção do equipamento.

Produtos

(19)

Softwares da plataforma básica

Windows

É o sistema operacional da Instalação Padrão, que gerencia os recursos do microcomputador, as atividades e os softwares ins-talados na máquina.

Office

Pacotes da plataforma Office são totalmente integrados entre si, possibilitando copiar e colar textos, gráficos, planilhas e imagens entre os aplicativos, ainda permite a inserção de hyperlinks nos documentos do Office. Os programas mais importantes do pa-cote Office são:

Internet Explorer

Programa utilizado para navegação em páginas na Internet. A mais recente versão ajuda a manter a privacidade das informa-ções pessoais, aprimorando a confiabilidade do Internet Explo-rer e oferecendo navegação mais estável e com menor incidên-cia de erros.

Correio Eletrônico

Serviço oferecido pelo Prodasen ao Senado Federal com a fi-nalidade de permitir a troca de mensagens, interna e externa, relacionadas às atividades desta Casa Legislativa, sendo seu uso regulamentado por norma administrativa, conforme o Ato do 1º Secretário, nº 6, de 2010.

Word - processador de texto. Excel - planilha eletrônica.

Access - gerenciador de banco de dados. Powerpoint - gerador de apresentações. Outlook - correio eletrônico.

(20)

O Correio Eletrônico utiliza o software Outlook em sua versão mais recente e oferece as seguintes facilidades:

Utilização do Correio Eletrônico:

Todos os servidores do Senado Federal, independentemente de vínculo, possuem acesso ao Correio Eletrônico, por intermédio de login fornecido no momento de seu ingresso na instituição. Todos os servidores efetivos e comissionados têm direito a uma conta de e-mail fornecida pelo Prodasen.

Os terceirizados e estagiários possuem conta de e-mail forne-cida pelo Prodasen, entretanto, seu uso é restrito ao ambiente do Senado Federal, não sendo possível o envio de mensagens externas. Para isso, deve-se utilizar a caixa postal institucional disponível a todos os setores da Casa, mediante autorização do responsável.

A criação de caixas postais individuais deve ser solicitada por e-mail ao Gerente de Relacionamento, pelo chefe de serviço do local em que o interessado desempenha suas atividades. Após a criação da caixa de correio é necessário configurar o per-fil do cliente em seu equipamento, o que vai possibilitar o acesso à sua caixa postal. A solicitação de criação de perfil é feita na

Envio e recepção de mensagens internas e externas. Agenda de contatos.

Calendário para agendamento de compromissos pessoais ou de grupo.

(21)

do 1º Secretário, pode ocasionar penalidades, que vão desde o bloqueio da caixa até a instauração de inquérito administrativo, conforme a gravidade ou a reincidência do fato. O desbloqueio somente pode ser providenciado por solicitação justificada do chefe, dirigida ao Diretor do Prodasen.

Portal do Senado Federal

No Portal do Senado na Internet, acessado pelo endereço ele-trônico www.senado.gov.br, podem ser obtidas informações de interesse para o exercício da atividade legislativa e também para os setores da sociedade que queiram acompanhar os trabalhos da Instituição.

O Senado – informações gerais sobre o Senado Federal e página da Presidência da Casa.

Senadores – relação dos senadores da legislatura atual, lideranças, composição da Mesa Diretora, bem como sobre todos as legislatu-ras.

Atividade Legislativa – nesse item do menu do Portal do Senado Federal podem ser encontradas a Agenda do dia, informações so-bre projetos e matérias, atividades do Plenário do Senado e do Ple-nário do Congresso, das Comissões, dos Conselhos do Senado e do Congresso, além de resenhas e relatórios.

Legislação – a Constituição, legislação federal, regimento interno, medidas provisórias e bases históricas.

Notícias – tudo sobre os veículos de comunicação do Senado Fede-ral: Agência Senado, Rádio Senado, TV Senado, Jornal do Senado. Ainda estão disponíveis nesse item imagens do Senado e pronun-ciamentos dos senadores.

Publicações – todas as publicações do Senado.

Orçamento – acesso aos sistemas relacionados à elaboração da proposta orçamentária (emendas, tramitação, pareceres e outros),

(22)

Intranet do Senado Federal

A Intranet oferece um canal de comunicação direto com o públi-co interno da Casa bem públi-como aos aposentados e pensionistas. Oferece informações sobre os últimos acontecimentos adminis-trativos por meio do banco de notícias.

O Portal de Notícias é acessado a partir dos links da Agência Senado, Jornal do Senado ou TV Senado.

É possível acessar a Ordem do Dia, o Diário Oficial da União - Diário da Justiça, a Biblioteca e a Livraria do Senado.

O Espaço do Servidor – Intranet da SERH, agiliza as solicita-ções para os servidores, via formulários, além de outras utilida-des como o acesso ao contra-cheque on-line.

Sistema de Voz e Imagem do Plenário - VIP

Sistema que possibilita a recepção de canais de TV na tela do microcomputador no Senado Federal e nas residências oficiais dos senadores, localizadas na SQS 309, com imagem ao vivo do plenário do Senado Federal, Mesa Diretora e Auditório Petrônio Portela, além das Comissões do Senado Federal. Retransmite, também, o sinal de todas as emissoras de canal aberto do DF.

acompanhamento da execução orçamentária, orçamentos de exer-cícios anteriores, legislação e documentos correlatos.

Portal da Transparência – informações sobre as verbas indenizató-rias dos senadores, bem como seus gastos com a verba de trans-porte aéreo e informações sobre recursos humanos e contratos e licitações.

Informações Externas – uma relação de vínculos externos organi-zados e selecionados por tipo de informação.

(23)

tador com placa especial de recepção de sinal de TV e também de um ponto de rede específico no local.

A sua utilização é limitada a alguns equipamentos para profis-sionais que tenham necessidade de acesso a esse serviço. A instalação deve ser solicitada ao Gerente de Relacionamento. Entretanto, qualquer microcomputador da rede do Senado pode ter acesso aos canais internos via Intranet, por meio do aplicati-vo VIP Prodasen: intra/vip.

Softwares específicos

Os softwares específicos se destinam a profissionais do Senado que não encontram na plataforma padrão as ferramentas ne-cessárias ao desempenho de suas atividades. Por exemplo, a personalização de formulários e a produção de textos e material gráfico. A necessidade de uso deve ser discutida e atestada pelo Gerente de Relacionamento. A instalação desses softwares é limitada ao número de cópias licenciadas pelo Prodasen. Alguns exemplos de softwares específicos são aqueles usados para conversão de arquivo de áudio, para conversão de arqui-vos de texto e em PDF, para edição de arquiarqui-vos textuais (utiliza-dos para confecção de livros, jornais e revistas), para edição de imagens para impressão ou em trabalhos para internet e para desenhos arquitetônicos e engenharia.

(24)

Aplicativos da Rede Local

Pacote de aplicativos, constante da Instalação Padrão, disponí-veis para todos os clientes. Sua implantação é automática, pela rede, com autorização do interessado. A seguir, a descrição de alguns dos aplicativos disponíveis:

Softwares de serviço

Os softwares de serviço são aqueles que, apesar da sua impor-tância, rodam em segundo plano e geralmente não são perce-bidos pelo cliente, mas estão instalados nos seus microcompu-tadores.

SPEc - Sistema de Postagem Eletrônica Corporativo que, por meio da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), se encarrega da impressão e entrega física de telegrama em todo o Brasil.

Dicionários (Aurélio, Michaellis e Houaiss) - versão dos dicionários em formato eletrônico. O dicionário Michaellis possui suporte a ou-tras línguas, além do português.

Cursos Internet ILB - contém tutorias de cursos on-line dos softwa-res constantes da plataforma básica do Senado Federal.

VIP Prodasen - Permite acesso direto aos canais do VIP.

Antivírus

Com a ampliação do uso da Internet, a disseminação de vírus de computador tornou-se um fato corriqueiro. Diariamente surgem no mundo inúmeros novos vírus com poder de ação cada vez mais de-vastador. Numa rede corporativa, como a do Senado Federal, uma única máquina infectada pode contaminar toda a rede em poucos minutos.

(25)

Aplicativos de apoio às atividades de gabinete

Os seguintes sistemas são mantidos pelo Prodasen:

providencia a atualização do programa em toda a rede, visando a proteção contra novos vírus. Essa atualização é imperceptível para o cliente e ocorre sempre que o microcomputador conectado à rede é reiniciado. Daí a importância de se desligar o equipamen-to ao final das atividades.

Apesar da eficiência do sistema de antivírus, alguns cuidados devem ser tomados pelos clientes: sempre salvar os anexos de mensagens de correio antes de abri-las, nunca acessar arquivos de origem duvidosa sem antes executar o antivírus e acionar o Prodasen sempre que suspeitar do comportamento da máquina ou de algum programa específico.

SMS

O System Management Server é utilizado nas estações clientes e permite o acesso remoto. É por meio desse acesso que a Central de Atendimentos atua em primeiro nível nas máquinas dos clien-tes. É ainda utilizado para a instalação de softwares e atualiza-ções, como no caso do antivírus. Sua instalação e atualizações são feitas pela rede, de forma automática sem interferir no uso do equipamento pelo cliente. Todos os computadores possuem esse serviço.

SIM

Sistema para o cadastro de informações dos municípios e informa-ções demográficas.

Multiagendas

Aplicação para o registro dos compromissos dos senadores, suas ta-refas e ocorrências relacionadas à atividade parlamentar.

CadastroWeb

Aplicativo que permite às unidades administrativas do Senado Federal desenvolverem um programa de relacionamento com pessoas e en-tidades. É possível emitir etiquetas de endereçamento, enviar e-mails

(26)

para uma determinada lista de destinatários, gerar arquivos para envio de telegramas pelo sistema SPEc, importar e exportar dados, emitir relatórios, entre outras funções.

O Sistema Cadastroweb permite que sejam armazenados dados de interesse do parlamentar em um banco de dados. Posteriormente, es-ses dados podem ser utilizados em pesquisas. O resultado pode ser apresentado em formatos variados.

CenCE

No envio de e-mails, utiliza um método denominado CenCE, de envio de mensagens. Pode receber arquivos no formato .XML (do inglês, Extensible Markup Language), proveniente de aplicações diversas e com variado conteúdo: texto principal, assunto, anexos e destinatários dos e-mails. O CenCE os submete ao processamento de acordo com as filas de envio de mensagens e a disponibilidade de banda na rede.

GabFlow

Aplicação para registro, edição e acompanhamento da tramitação de correspondência, recebida e enviada, e atualização de dados e de processos. Também permite o acompanhamento de pleitos orça-mentários. Com fluxos organizados e pré-definidos, normatiza o trâ-mite virtual dos processos com todos os seus anexos digitalizados, atribuindo responsabilidades e determinando prazos para despacho, facilitando a gestão e agilizando as operações administrativas do gabi-nete. Dispõe de um módulo para a Intranet, Gabflow web, que permite a pesquisa, visualização e impressão dos dados registrados no Ga-bflow. Esse aplicativo não está mais restrito a gabinetes, vem sendo instalado, após análise de viabilidade técnica, em outros ambientes do Senado Federal. O objetivo é a automação e a melhoria do fluxo de trabalho.

Multimídia

(27)

do-mentário, facilitando a pesquisa, recuperação e impressão de da-dos. Oriundo do GabFlow, o Multimídia (originalmente conhecido por imprensa&imagens) pode também ser operado como módulo inde-pendente.

Portal e-Gab

Portal eletrônico destinado aos gabinetes de senadores, que concen-tra e facilita o acesso a aplicativos desenvolvidos na rede do Senado Federal. O gabinete tem acesso aos sistemas da área administrativa, engenharia, telefonia, notícias e links para serviços externos. O Portal permite de maneira ágil acessar aplicativos como Cadastroweb, Ga-bflow, Intra/TV, Ordem do Dia, SIGA Brasil, SICON, Diário da Justiça, acompanhamento de matérias legislativas e outros.

WebGab

Aplicativo para a publicação de conteúdo nas páginas pessoais dos senadores na Internet.

(28)

Aplicativos de apoio à administração

Os seguintes sistemas destinados à Administração Supe-rior, Recursos Humanos, Comunicação Social, Documenta-ção e InformaDocumenta-ção, Engenharia e Serviços, Gráfica, Interlegis e Prodasen,são mantidos pelo Prodasen:

Fiscalize o Senado - 0800-612211

Sistema utilizado pelo serviço Voz do Cidadão da Secretaria Espe-cial de Comunicação SoEspe-cial, que se constitui em um instrumento de comunicação entre a sociedade e o Senado Federal. Por meio des-se sistema, são coletadas as mensagens dirigidas aos des-senadores e às áreas administrativas do Senado Federal, que são distribuídas aos respectivos destinatários.

Licitações e Contratos

Página dinâmica de internet que apresenta a relação de contratos e avisos de licitações do Senado Federal, do Prodasen e da SEEP, acessado por link no Portal do Senado.

SICOP - Controle de Publicações

Sistema utilizado pela Subsecretaria de Serviços Gerais para con-trole de publicações (jornais e revistas) recebidas pelo Senado.

SICAD - Sistema de Controle e Acompanhamento de Documentos

Sistema de controle e acompanhamento de processos do Senado Federal.

SAMP - Sistema de Administração de Material e Patrimônio

Permite a gestão e o controle de materiais de consumo e bens per-manentes do Senado Federal, bem como dos seus fornecedores.

SAIMED - Sistema de Administração de Informações Médicas

(29)

ALEPH - Administração de Bibliotecas - RVBI

Sistema de Administração da RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas). É uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de quatorze bibliotecas da Administração Pública Fe-deral e do Governo do Distrito FeFe-deral, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

AUDITIR - Sistema de Recepção e Análise da Declaração de Im-posto de Renda

Aplicativo para facilitar a recepção e análise das declarações de rendimentos dos servidores por parte do Controle Interno.

Telecontas - Sistema de atesto de contas telefônicas

Sistema que possibilita às Unidades Administrativas atestarem as contas telefônicas de seus ramais.

OASIS - Sistema de Gestão do Plano de Saúde

Contém os módulos necessários para auxiliar o SIS nas áreas de cadastro de usuários e prestadores, tabelas de despesas, emis-são de guias, faturamento e financeira.

SIAFI - Sistema de Administração Financeira do Governo Federal

O SIAFI, desenvolvido e mantido pelo Serpro, é o principal instru-mento de administração orçamentária e financeira da União, for-necendo informações para o Balanço Geral da União e permitindo o acompanhamento da execução orçamentária e financeira. Estão ligados ao SIAFI todos os órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Disponível nas versões operacional e gerencial, pode ser acessado via Internet.

A liberação do acesso é requerida à Subsecretaria de Apoio Téc-nico - SEAPTC, da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle – CONORF, pelos ramais 3283 e 4484, onde poderão ser obtidas mais informações para a sua utilização.

(30)

BDSF - Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal armazena, preserva, divul-ga e dá acesso, em formato digital, com cerca de 200 mil docu-mentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

BNOT - Banco de Notícias

Sistema de manutenção das bases de dados de notícias de jor-nais.

COTAS

Controle, análise e autoria do Sistema de Verbas Indenizatórias, cujos valores são ressarcidos aos senadores.

GesCon - Gestão de Contratos do Senado Federal

Sistema que permite gerenciar contratos, empenhos, aditivos e seus processos.

Portal Cidadania

Portal Internet para publicação de conteúdo produzido pelo Jornal do Senado para o “Especial Cidadania”.

Portaria

(31)

Siga Brasil

Sistema de Análise/Acompanhamento do Orçamento da União. Sistema de pesquisas gerenciais avançadas com o objetivo de dar transparência aos dados de elaboração e execução do Orçamento da União.

ORDIA - Ordem do Dia Eletrônica

Registro das sessões plenárias, com diversas informações acerca do encaminhamento de matérias em tramitação no Plenário do Se-nado Federal. Aplicativo para visualização da Ordem do Dia Eletrô-nica nos Tablets em Plenário e para visualização on-line da Ordem do Dia Eletrônica.

MATE - Acompanhamento de Matérias Legislativas

Informações sobre matérias legislativas - projetos, mensagens, emendas e outros - em tramitação no Senado Federal. O sistema armazena dados como autoria, prazos, origem, textos resumidos, textos integrais e ainda toda a tramitação.

Portal de Pesquisas Legislativas

Com interface atrativa e informações de fácil acesso, oferece ao usuário uma ampla pesquisa de assuntos relacionados ao processo legislativo, Senado Federal e senadores.

SISAUDIO - Sistema de Gravação de Áudio

Digitalização de áudio do Plenário e Comissões do Senado Federal.

ACPI - Apoio aos trabalhos das CPIs e CPMIs do Senado

Apoiar as CPIs no cadastramento e busca de documentos enviados e recebidos.

SVE - Sistema de Votação Eletrônica

Aplicativos de apoio ao Processo Legislativo

e Orçamentário

(32)

Sistema de apoio para votações no Senado Federal e registro de comparecimento dos senadores em Plenário.

Portal do Orçamento

Possui um conjunto de informações e notícias sobre o Orçamen-to da União que possibilita um acompanhamenOrçamen-to do planejamenOrçamen-to, execução e fiscalização das receitas e despesas do Estado. É um importante instrumento de transparência da arrecadação e dos gas-tos da União.

Sessão On-line – Áudio das Sessões do Plenário

Permite o acompanhamento em tempo real dos eventos em anda-mento no Plenário. Os discursos dos parlamentares são publicados à medida em que são produzidos pela Taquigrafia do Senado Fede-ral. O Sessão On-line publica na Internet os produtos dos sistemas SITAQ/SISAUDIO.

SITAQ – Sistema de Taquigrafia

Sistema que permite a automação dos trabalhos da Taquigrafia do Senado Federal.

SISAUDIO – Sistema de captação de áudio

Digitalização de áudio do Plenário e Comissões do Senado Federal, que é utilizado em conjunto com o SITAQ.

ACCOR – Apoio às Comissões, Conselhos e Órgãos do Parlamento

Permite o acompanhamento histórico da criação e composição de comissões, subcomissões, conselhos e órgãos do Senado Federal e Congresso Nacional.

ACMO – Apoio à Comissão Mista de Orçamento

Sistema de recepção e controle do processo de apresentação de emendas aos projetos de leis orçamentárias - LOA, PPA, LDO e Créditos Adicionais.

(33)

leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros do-cumentos das esferas federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que organiza, integra e permite acesso às informações oferecidas nos diversos portais de órgãos do Governo na Internet.

NJUR – Normas Jurídicas

Cadastro de normas jurídicas brasileiras (leis, decretos e outros) com vínculo entre os documentos.

PARLAM – Dados de Parlamentares

Armazena os dados referentes aos mandatos dos senadores com informações sobre exercício, afastamentos e comparecimentos. Contempla os dados dos deputados por meio de uma rotina de importação.

BSEN – Bibliografia dos Senadores

Sistema que armazena dados dos senadores referentes à sua bio-grafia.

COMISS – Pauta e Resultado das Comissões

Permite a geração da pauta e dos resultados das Comissões do Senado Federal.

SELOR – Sistema de Elaboração de Leis Orçamentárias

Apóia todo o processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA.

EMENDAS – Emendas às Leis Orçamentárias

Sistema que permite a elaboração e envio de emendas aos Proje-tos de Leis Orçamentárias (LDO, LOA, PPA).

SAC – Sistema de Apoio às Consultorias

Permite o registro de solicitações de serviços à CONLEG (Con-sultoria Legislativa do Senado Federal) e CONORF(Con(Con-sultoria de Orçamentos, Legislação e Controle), bem como o

(34)

acompanha-mento de todo o processo de criação, revisão e envio dos traba-lhos elaborados.

SIL – Sistema de Informações Legislativas

Reúne diversos tipos de documentos gerados ao longo do proces-so legislativo.

SEDOL – Sistema de Envio de Documentos Legislativos

Permite o envio eletrônico de documentos legislativos para publi-cação. Os arquivos são armazenados em banco de dados para posterior utilização em outros destinos, como o Diário do Senado Federal, MATE, SIL, NJUR.

Pronunciamentos – Pronunciamentos dos Senadores

Cadastro de dados relativos aos pronunciamentos feitos pelos se-nadores.

DW – Orçamento

Contém toda a base de dados consolidada e a elaboração do Orça-mento da União no Congresso Nacional importada dos sistemas SE-LOR e EMENDAS. Contém, ainda, as bases de dados da execução do orçamento com a importação das informações dos sistemas SIDOR, SIGPLAN, PPA, SIAFI Gerencial.

Wiki do Orçamento

Espaço colaborativo para a elaboração de textos da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (CONORF).

(35)

Cláudia Lopes da Costa de Goes Nogueira Diretora do Prodasen (3694)

E-mail - nogueira@senado.gov.br

Pedro Enéas Guimarães Coelho Mascarenhas Diretor-Adjunto (3694)

E-mail - pedro@senado.gov.br Mário Roberto Aguiar

Consultoria da Diretoria do Prodasen – CON (3684) E-mail - mraguiar@senado.gov.br

Leopoldo Peres Torelly

Subsecretaria de Gestão do Conhecimento - SSGCON (4716) E-mail - torelly@senado.gov.br

Deomar Rosado

Subsecretaria de Atendimento às Áreas de Informação, Administrativa e Espe-ciais - SSADE (3692)

E-mail - deomar@senado.gov.br

Francisco José Bittencourt Araújo

Subsecretaria de Atendimento aos Gabinetes de Senadores - SSASEN (2584) E-mail - fjaraujo@senado.gov.br

Alexandre Coelho Batista Júnior

Subsecretaria de Soluções de Tecnologia de Informação - SSTI (3677) E-mail - alexbat@senado.gov.br

Alan Silva

Subsecretaria de Suporte Técnico a Usuários - SSSTU (2507) E-mail - alansilv@senado.gov.br

Luiz Flávio Brant de Moraes e Silva

Subsecretaria de Infra-estrutura Tecnológica - SSITE (3666) E-mail - lflavio@senado.gov.br

João Holanda

Subsecretaria de Atendimento às Áreas Legislativas e de Plenário - SSALEP (3712)

(36)

Referências

Documentos relacionados

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados