• Nenhum resultado encontrado

PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÉRIE “IRÃ A SEU ALCANCE” – 2015

PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA

Teerã – Shiraz – Persépolis – Passargada – Yazd – Nain – Isfahan – Abyaneh

1º dia – 28 de dezembro, segunda-feira – TEERÃ

À chegada, recepção e traslado ao hotel. A TCHAYKA está considerando como horário de chegada à capital do Irã, o voo da madrugada, previsto para às 02h35. Para os participantes que livremente decidirem por outro horário e companhia aérea, ao final, na tabela de valores, estaremos informando separadamente o custo suplementar do traslado para atender a outros horários de chegada. Restante da manhã para descanso. No percurso da tarde, não poderia faltar o excepcional Tesouro Nacional das Jóias, no edifício central do banco Melli que abriga, numa sala das jóias da Coroa, uma vasta coleção de pedras preciosas e semipreciosas, e jóias de um valor inestimável, rendimento da apropriação de séculos de guerras, aquisições diversas, heranças e presentes. A mais célebre das jóias é sem dúvida o Dariâ-e Nur (o Mar da Luz), um diamante de 182 quilates trazido de Delhi pelo xá Nader no século 18 (o famoso Koh-e Nur – a Montanha da Luz – se encontra na Torre de Londres). Após a visita, uma experiência bem iraniana: nos dirigimos bem próximo às montanhas que cercam a capital para usufruir do cenário enquanto saboreamos o chá iraniano. Um bom jeito de começar a se adaptar aos costumes locais. Café da manhã incluído.

2º dia – 29 de dezembro, terça-feira – TEERÃ

Dia dedicado à visita da cidade de Teerã. Apesar da região onde se encontra a capital ter sido habitada desde a mais remota antiguidade, viria a tornar-se a capital da Pérsia aos fins do século XVIII. Assim, na jovem capital do país, onde o petróleo custa pouco, o trânsito caótico é igual às grandes capitais do mundo. Para compensar, a sua localização às encostas das montanhas e ao pé do monte Damavand, e a despeito de ser também uma das maiores metrópoles do mundo, mantém o que parece ser o patamar persa de urbanismo: jardins, palácios, construções e projetos refinados. O legado histórico deve-se ir buscar nos interiores de seus museus. No percurso do dia, não poderiam faltar o palácio Golestan, em persa, o "Palácio do Jardim das Rosas”, um antigo palácio real iraniano da dinastia Qajar e o mais antigo dos monumentos históricos na capital. O palácio pertence a um grupo de edifícios reais que estavam encerrados no interior das muralhas de adobe da Arg-e Soltanati, a cidadela histórica da capital iraniana. Em seguida, visita ao Museu do Tapete (imperdível: clássico para o país que fez do artefato uma referência). Em seguida, visita ao conjunto de palácios de Saad Abad, reunidos dentro de um parque em estilo ocidental com cerca de 120 hectares, num total de 18 palácios e residências datando de 1930 e a antiga residência dos Pahlavi. A dinastia foi fundada em 1925, mas havia um vínculo de sangue muito forte que unia os vários xás da história iraniana.

Café da manhã e almoço incluídos.

3º dia – 30 de dezembro, quarta-feira – TEERÃ / SHIRAZ

Pela manhã, após o café da manhã, check-out do hotel e partida com as nossas malas no veículo para mais um dia dedicado aos principais pontos de interesse turístico da capital, antes do embarque a Shiraz. Uma visita ao Irã não pode prescindir da visita ao Museu Arqueológico de Teerã, um dos melhores museus dedicados à cultura antiga. Antes da manhã terminar, prosseguimos para o Grande Bazar (como não podia deixar de ser, “o centro nervoso e de convivência da cidade”). Todas as cidades do país, tem o seu bazar. O de Teerã é extraordinário. Tendo sua idade desconhecida, possui aproximadamente 10 quilômetros de comprimento, 20 quilômetros quadrados de área, aproximadamente 200 mil vendedores, e até dois milhões de visitantes em um único dia. Em parte do bazar, estaremos acompanhados do guia local nos orientando nos pontos principais para, em seguida, estarmos livres para explorações independentes. Marcamos um ponto e horário para o reencontro e almoço. Em seguida, visita ao Museu da Cerâmica e do Vidro. Fim da tarde, traslado ao aeroporto para embarque no voo com destino a Shiraz. À chegada, recepção e traslado ao hotel.

Café da manhã e almoço incluídos.

4º dia – 31 de dezembro, quinta-feira – SHIRAZ

Dia dedicado à exploração de Shiraz. Uma das cidades mais importantes do mundo islâmico medieval e antiga capital iraniana durante a dinastia Zand (1747-1779), quando muitos de seus mais belos edifícios foram construídos ou restaurados. Através de seus muitos artistas e estudiosos, Shiraz tem sido através dos séculos, e ainda permanece, como o sinônimo de quintessência da alma poética iraniana, seja pelo cunho acadêmico, poético, suas rosas, seus jardins, seja pelo seu vinho. A uva tinta Shiraz, de qualidade superior, originalmente proveniente do

(2)

Cáucaso, foi sempre muito conhecida e apreciada na antiga Pérsia. O nome Shiraz vem da cidade que visitamos, onde era muito cultivada na antiguidade. A Shiraz moderna continua com largas avenidas arborizadas, jardins por toda a parte e permanece um pujante centro de estudos islâmicos. Destaques do nosso percurso do dia: o jardim de Eram, onde se situa o gracioso palácio Ghajar do século 19; a mesquita Nasir – Ol – Molk; a escola teológica; a cidadela de Kahim Khan, que ainda hoje permanece como eixo central da cidade; e um dos mais elegantes dos bazares no país. Atenção especial às abóbadas que lembram as de uma catedral. À noite, para celebrarmos a passagem do Ano Novo – somente no nosso calendário e não dos iranianos – teremos um jantar agradável e um espetáculo local. Você não precisa de muita coisa para celebrar o acontecimento. Você está no Irã!

Café da manhã e almoço incluídos.

5º dia – 01 de janeiro, sexta-feira – SHIRAZ / PERSÉPOLIS / SHIRAZ

Feliz Ano Novo! Pela manhã, partida por terra às ruínas de Persépolis (Takht-e Djamshid), 55 km de percurso, aproximadamente 1 hora de viagem, que é a antiga capital do império persa. No percurso do dia, Naghsh-e-Rostam: as tumbas dos reis Aquemênidas, esculpidas nas rochas defronte ao Templo do Fogo Zoroastrista. Persépolis, construída por Dario Iº aproximadamente no ano 518, não tinha nenhuma função administrativa ou comercial, mas estava destinada a servir unicamente de local para as festas de Ano Novo. Nem é preciso usar a imaginação para nos deixarmos transportar aos remanescentes tempos de glória de uma das primeiras superpotências do mundo antigo, cujo império se estendia da Macedônia à Índia. Persépolis é, sem dúvida alguma, o mais impressionante sítio arqueológico do Irã, não apenas como símbolo de um passado glorioso, mas, no entender de Robert Kaplan, como o aceno do futuro que anima as aspirações nacionais. Persépolis em 1971 foi palco de comemoração do trigésimo aniversário do governo de Mohamed Reza Pahlavi, um dos monarcas mais controversos do século XX. Entre os convidados, estavam desde Imelda Marcos até o vice-presidente norte-americano Spiro Agnew, e o rei Hussein da Jordânia. Vinhos e móveis da imensa tenda que foi montada junto às ruínas foram importados do estrangeiro. Persépolis na época se transformou numa espécie de “centro de gravidade” do planeta. Este foi um dos seus últimos grandiosos projetos de Reza Pahlavi, que de pouco lhe serviu quando chegou o seu fim. Após o almoço, retornamos a Shiraz, aproximadamente 1 hora de viagem para a visita ao Mausoléu de Hafez, o grande poeta iraniano. Fim do dia, retorno ao hotel de sua hospedagem.

Café da manhã e almoço incluídos.

6º dia – 02 de janeiro, sábado – SHIRAZ – PASSARGADA – YAZD

Pela manhã, check-out do hotel e partida por terra em veículo com destino a Yazd. São 425 km de percurso, cobertos em aproximadamente 7 horas. No caminho, visitamos Passargada, a aproximadamente 90 km após a nossa partida do hotel (1 hora e meia de viagem), que também é Patrimônio da UNESCO. Ao contrário de Persépolis, a importância de Passargada não é visível e reside no simbolismo e na força do passado, principalmente através do túmulo de Ciro, o Grande, que lá se encontra. Em seguida, prosseguimos a Yazd, num percurso de 215 km que cobrimos em 3 horas de viagem. Almoço em restaurante ao longo do percurso. À chegada, acomodação.

Café da manhã e almoço incluídos.

7º dia – 03 de janeiro, domingo – YAZD

Dia dedicado à visita à milenar cidade de Yazd. Em meio aos ventos áridos do deserto, vamos ao encontro dos canates, no excepcional Museu da Água – túneis que interligam antigos reservatórios de água e auxiliam a reduzir as temperaturas internas das edificações – das torres de vento, “Badgirs” da cidade antiga, Patrimônio da UNESCO e centro do zoroastrismo, religião oficial da Pérsia sassânida fundada pelo profeta Zaratustra. No percurso, também visitamos a Mesquita de Sexta-feira e as Torres do Silêncio, onde são enterrados os zoroastras. Embora o templo seja moderno (construído na década de 1940), o fogo sagrado está queimando desde 470 d.C. E o jardim Dowlat Abad, antiga residência do regente Karim Khan Zand, construído por volta de 1750, consiste de um pequeno pavilhão situado no meio de jardins tranquilos, com treliça intrincada, requintados vitrais e sua torre de vento de 33 metros. Fim do dia, retorno ao hotel de sua hospedagem.

Café da manhã e almoço incluídos.

8º dia – 04 de janeiro. Segunda-feira – YAZD – NAIN – ISFAHAN

Pela manhã, partida por terra em veículo com destino a Isfahan. São 330 km de percurso, cobertos em aproximadamente 5 horas. No percurso, visita a Nain, aproximadamente 200 km distante de Yazd, cujo nome é indissociável da arte da tapeçaria com motivos de Nain. Prosseguimos a Isfahan percorrendo 115 km. Ao fim da tarde, chegada a Isfahan. Diz a hipérbole oriental que Isfahan é a metade do mundo. No auge da glória safávida, século XVII, Isfahan contava com 162 mesquitas, 273 banhos e 1802 caravançarais. Era, já naquele tempo, uma grande concentração populacional; porém, por representar um organismo urbano secular, permaneceu uma cidade muito agradável para se caminhar a pé e se orientar pelos minaretes. Robert Kaplan descreve em seu livro Viagem aos Confins da Terra: “Com efeito, as várias tonalidades da faiança azul, destacadas pela caligrafia branca e pelo

(3)

trabalho abside, dissolvem-se em uma beleza tão arrebatadora (...)”. É uma beleza incrivelmente assustadora! À chegada, vamos assistir ao por do sol na praça Iman. Isfahan é a mais bela cidade do Irã, e sem dúvida, uma das mais belas cidades do mundo, e os seus monumentos estão entre os mais espetaculares do mundo islâmico. As suas principais obras devem-se a um só homem: xá Abbas, o Grande, que a tornou capital do reino em 1598, tendo então início a sua era de esplendor. A decisão foi, em parte, motivada por razões estratégicas. As antigas capitais de Tabriz e Qazvin encontravam-se muito próximas do império otomano. Fim do dia, check-in no hotel de sua hospedagem.

Café da manhã e almoço incluídos.

9º dia – 05 de janeiro, terça-feira – ISFAHAN

Dia inteiro dedicado à exploração de Isfahan. No percurso, visitamos a praça Iman – Naghsh-e Jahan, as mesquitas Iman e Sheikh Lotfolah, o palácio de Ali Ghapu e o Grande Bazar, que ladeia toda a extensão quadrilátera da praça e contém uma infinidade de pequenas lojas que se estendem por quilômetros de ruelas centenárias, onde os artesãos trabalham. Ainda no percurso: o palácio de Chehel Soton. Edificado no século XVII, com afrescos perfeitamente preservados em suas paredes e teto, ficou conhecido como palácio das 40 colunas. Também: a igreja Armênia Wank e a mesquita Jame. À tarde, percorremos algumas das mais clássicas e tradicionais pontes da cidade – Khajuh, construída pelo rei safávida Abbas Shah II por volta de 1650, e também a Ponte dos 33 Arcos, ligando as duas margens do rio Zayandé.

Café da manhã e almoço incluídos.

10º dia – 06 de janeiro, quarta-feira – ISFAHAN

Não há nada melhor do que um dia inteiramente livre para você voltar ao coração do lugar: a praça Iman. Volte ao lugar para presenciar as cenas das muitas famílias que se reúnem na praça ou retorne ao bazar. Sente-se em alguns das muitas casas de chá e observe a vida passar.

Café da manhã incluído.

11º dia – 07 de janeiro, quinta-feira – ISFAHAN – ABYANEH – KASHAN – TEERÃ

Pela manhã, viagem por terra com destino a Teerã, com 239 km de percurso cobertos em aproximadamente 5 horas e meia. A partir do hotel, até a nossa primeira parada – a tradicional aldeia de Abyaneh com seu Templo de Fogo da época sassânida – serão 1 hora e meia de viagem. Faremos nosso almoço em Abyaneh. Continuamos a Kashan, em mais 1 hora de viagem, para visitar a antiga e histórica casa de Boroujerdi do século 18, e a mesquita Bozorg – tradicional e teológica escola pertencente ao século 18 – além do jardim Fin, que é um típico jardim persa do século 16 da era safávida. Em seguida, continuamos em mais 1 hora e meia de viagem a Teerã. Chegamos à capital no início da noite. À chegada, check-in no hotel de sua hospedagem.

Café da manhã e almoço incluídos.

12º dia – 08 de janeiro (Sex.) – TEERÃ / SEU PRÓXIMO DESTINO

Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque no voo de seu próximo destino. A acomodação está reservada até às 12 horas.

Café da manhã incluído. Atenção:

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem.

A esta programação, estamos oferecendo uma extensão em Dubai de três noites. Entretanto, tendo em vista a época de altíssima estação nos Emirados Árabes Unidos, encontramo-nos no momento em negociação com a hotelaria em Dubai. Esperamos que no fim de abril já tenhamos os preços e a hotelaria em Dubai para os interessados na extensão.

Sem prejuízo da sua decisão de adquirir a extensão a Dubai, solicitamos a inscrição imediata para os interessados na participação em nossa viagem ao Irã. Em razão dos trâmites de visto, inicialmente encaminhados pela Tchayka ao fornecedor no Irã, que fará a abertura do processo para a obtenção do visto junto à embaixada iraniana no Brasil, informamos que o processo é moroso.

(4)

Preços por pessoa em EUROS Categoria turística

*Em apartamento duplo € 3.087,oo

**Suplemento para quarto individual € 652,oo

*** Suplemento para traslados de chegada em horários diferentes daqueles que

foram orçados no programa com condutor em inglês. € 58, oo

**** Suplemento para traslados de partida em horários diferentes daqueles que

foram orçados no programa com condutor em inglês.

€ 58, oo

****Suplemento para seguro viagem desde a partida do Brasil à chegada, para

maiores de 70 anos € 40,00

****** Valor para obtenção do visto do Irã R$ 500,00

HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES

Cidades Seleção

Teerã Azadi ou similar

Shiraz Pars ou similar

Yazd Moshir Garden ou similar

Isfahan Abbasi ou similar

Nota: 1A diária começa às 15h e termina às 12h.

OBS: O alojamento em quarto individual nos hotéis deve ser solicitado no momento da reserva de lugar no tour; não se garante alojamento em quarto individual quando solicitado posteriormente.

ESTE PROGRAMA INCLUI: • Acomodação no hotel, ocupando apartamentos duplos com banheiro privativo; • Café da manhã diariamente nos hotéis;

• Refeições conforme descrito no programa em regime de menu fixo, previamente selecionado (10 almoços e 01 jantar); • Traslados mencionados no programa em serviços privativos com acompanhamento do guia local, em língua espanhola; • Passeios mencionados em serviços privativos com guias em língua espanhola;

• Carta-convite para a abertura do processo de obtenção do visto. Atenção, não é o visto em si, mas o instrumento operacional para a obtenção do visto iraniano junto a embaixada do Irã em Brasília. O processo será encaminhado pela Viagens Tchayka e obtido através do nosso fornecedor. Para esse procedimento, a Viagens Tchayka estará requisitando, no ato de sua inscrição, passaporte escaneado em cores, com excelente resolução, e outros dados solicitados pelo nosso fornecedor no Irã. Informações de endereço comercial (se for o caso) e endereço residencial, telefones de contato, entre outras. A partir do recebimento dos documentos e informações, nosso fornecedor abre um processo interno no Irã para a excursão em grupo e, num prazo de aproximadamente 15 dias, nos fornece o número do processo que possibilita aos participantes pleitear o visto propriamente dito;

• Voos internos em classe econômica nos setores: Teerã /Shiraz; com emissão e entrega local, com franquias de bagagem de 20 kg na mala principal (1) e 5 kg na bagagem de mão;

• Seguro viagem “PERSONAL” desde a partida do Brasil à chegada, até 70 anos. Veja abaixo, os valores suplementares para acima de 70 anos.

•Todas as entradas e taxas de visitação propostas no roteiro.

ESTE PROGRAMA NÃO INCLUI:

• Passagem aérea internacional do Brasil até a chegada em Teerã (Irã) e de retorno ao Brasil a partir de Teerã; • • Despesas com documentações;

• Refeições não citadas como incluídas;

• Bebidas durante as refeições previstas, quando incluídas;

• Seguro viagem desde a partida do Brasil à chegada para maiores de 70 anos; • Extras de caráter pessoal;

• A tradicional gorjeta ao motorista e guias locais (a critério de cada passageiro); • Qualquer serviço não mencionado em “Serviços Incluídos”.

(5)

Documentação para embarque para passageiros com passaporte brasileiro

Passaporte: Deve ter validade mínima de 06 meses após o término da viagem, além de 02 folhas inteiramente limpas para uso da Imigração.

Vacinas: A vacina contra febre amarela deverá ser tomada no máximo até 11 dias antes do embarque, e o comprovante da vacina deverá estar no certificado internacional de vacinação (amarelo).

Visto para passaporte brasileiro: Necessário ao Irã.

Formas de pagamento:

Parte terrestre: Até quinze dias antes do início do tour, sinal não restituível de 30% do preço total do tour somente

a vista (sem o uso de cartão de crédito) e o saldo de 70% em até cinco vezes sem juros com cartões Visa, Mastercard ou Diners Club. Qualquer serviço adicional solicitado após o pagamento do sinal é sujeito a confirmação e somente poderá ser pago a vista (sem o uso de cartão de crédito). A menos de quinze dias da data de início do tour, somente será aceito pagamento integral a vista (sem o uso de cartão de crédito), sujeito a confirmação dos serviços. A Tchayka se reserva o direito de alterar a forma de pagamento sem aviso prévio a qualquer

momento antes do recebimento do sinal.

Observações importantes:

1) A reserva de lugar no tour se dá mediante confirmação pela Viagens Tchayka no momento do recebimento do sinal,

e a inscrição é efetivada no momento do recebimento pela Viagens Tchayka da integralização do pagamento e do

contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas dentro do prazo

estipulado. O pagamento do sinal pelo passageiro implica sua aceitação integral do programa, dos preços, das formas

de pagamento, das presentes observações, das dicas de viagem e do contrato anexo.

2) Os preços deste tour estão fixados em dólares, e serão convertidos para reais pelo câmbio do dólar-turismo a ser

informado pela Viagens Tchayka no dia do pagamento do sinal. Não serão aceitos pagamentos em moeda estrangeira.

3) A entrega do contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas,

da autorização de débito original corretamente preenchida e assinada sem rasuras, da fotocópia legível da frente e do

verso do cartão de crédito usado para o pagamento, da carteira de identidade e do CPF do seu titular, deve ser feita à

Viagens Tchayka no prazo máximo de uma semana após o pagamento do sinal. A não observação deste prazo, bem

como a entrega de documentos incompletos, rasurados, incorretamente preenchidos ou sem assinatura válida, serão

consideradas desistência do cruzeiro, com o conseqüente cancelamento dos serviços solicitados e perda do sinal.

4) O sinal de 30% do preço total do tour não é válido para outro tour da Viagens Tchayka.

5) Em caso de cancelamento perda de 20% (vinte por cento) do valor total do tour e dos serviços adicionais

contratados, acrescido de todo e qualquer valor a qualquer titulo que venha a ser cobrado pelo fornecedor.

Referências

Documentos relacionados

Negativa a PRAÇA, não havendo a remição nem requerendo o credor a adjudicação dos bens penhorados, fica desde já designado LEILÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Almeja-se com esta investigação contribuir para avaliação da Política de Educação de Jovens e Adultos, bem como instigar para o debate conjunto entre órgãos públicos