• Nenhum resultado encontrado

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro. Barreiras Técnicas ao Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas.

Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: barreirastecnicas@inmetro.gov.br.

ARÁBIA SAUDITA G/TBT/N/SAU/848

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre a funcionalidade e requisitos de rotulagem para os produtos de iluminação, abrangendo as fontes de luz com fluxo luminoso acima de 60 lumens ou abaixo de 12.000 lumens, em lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes compactas com reator integrado (CFLi), lâmpadas de halogéneo, diodos emissores de luz (LED) (tipos de retrofit incandescentes), Diodos emissores de luz (tipos de retrofit halogéneo). (45 páginas, disponíveis em Inglês). (Palavras chave: lâmpadas; LED).

G/TBT/N/SAU/849

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre a atualização do Manual de Inspeção Técnica Periódica para veículos a motor (carros de passeio, caminhões e ônibus), para garantir que cumprimento dos requisitos de segurança (103 páginas, disponíveis em Inglês). (Palavras chave: carro; ônibus; caminhões; veículo motor).

G/TBT/N/SAU/850

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre os critérios básicos para alegações sobre produtos cosméticos (12 páginas, disponíveis em Inglês, 12 páginas, disponíveis em árabe) (Palavra chave: cosméticos).

G/TBT/N/SAU/851

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre fórmula (líquida ou em pó) para fins médicos nutricionais especiais para lactentes

(2)

depois do nascimento até os 12 meses. (26 páginas, disponíveis em árabe) (Palavra chave: alimento; leite; nutrição).

G/TBT/N/SAU/852

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre fórmula (líquida ou em pó) para fins medicinais especiais, fins médicos nutricionais especiais de lactentes devido à doença, distúrbio ou condição médica fisiológica depois do nascimento até aos 12 meses. (28 páginas, disponíveis em árabe) (Palavra chave: alimento; leite; nutrição). G/TBT/N/SAU/853

Projeto de documento oficial da Arábia Saudita, emitido pela Organização Saudita de Normalização, Metrologia e Qualidade (Saudi Standards, Metrology and Quality Organization - SASO), propondo Regulamento Técnico sobre tâmara em pasta para consumo humano (5 páginas, disponíveis em árabe). (Palavra chave: tâmara; pasta comestível).

ARGENTINA G/TBT/N/ARG/289

Projeto de documento oficial da Argentina, emitido pela Secretaria da Indústria (Secretaria de Industria), propondo Regulamento Técnico sobre alteração da Resolução nº 838/1999 e ex SICyM, do Registro Nacional de Laboratórios de Ensaio de Autopeças e veículos completos. Licença de Configuração do Modelo. (5 páginas, disponíveis em espanhol)

BAREIN

G/TBT/N/BHR/397

Projeto de documento oficial do Bahrein, emitido pela Diretoria de Normalização e Metrologia (Bahrain Standards & Metrology Directorate - BSMD), propondo Regulamento Técnico que estabelece os requisitos de rotulagem energética e padrão mínimo de desempenho (MEPS) para ar condicionado de uso residencial, comercial ou industrial. (20 páginas, disponíveis em Inglês).

BRASIL

G/TBT/N/BRA/396/Add.7

Adendo ao projeto de documento oficial do Brasil, emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o objetivo de informar que os procedimentos de avaliação da conformidade e segurança para artigos para festas ou outros (SH: 9505), emitidos mediante a Portaria N° 270, de 2 de Junho de 2015, foi refinado, a fim de permitir a adequação por parte das microempresas e empresas de pequeno porte às disposições da Lei 147/2014, tendo sido reformulados os itens 3°; 4° e subitens 6.1.3.1.1; 6.2.2.1, 6.2.2.2, da Portaria N° 545, de 25 de outubro de 2012, notificada como G/ TBT/N/BRA/396/Add.4 e revogado os artigos 9° e 10° da Portaria N° 603, de 12 de dezembro de 2013, notificada como G/TBT/N/BRA/396/Add.5. G/TBT/N/BRA/401/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial do Brasil, emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o objetivo de divulgar a Portaria Nº 243, 21 de Maio de 2015, que determina que todos os berços fabricados, importados e/ou comercializados no país devem ser concebidos de modo a não

(3)

permitir a formação de um espaço maior do que 30 mm entre os lados ou extremidades e o colchão, evitando a asfixia de bebês no caso de queda nas lacunas. Esta Portaria passa a vigorar a partir da data da sua publicação no Diário Oficial de 22 de Maio de 2015 e altera a Portaria Nº 269, 21 de junho de 2011, notificada mediante o documento G/TBT/N/BRA/401/Add.1. (Palavras chave: berço; colchão).

G/TBT/N/BRA/493/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial do Brasil, emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o objetivo de informar os ajustes sobre os procedimentos de avaliação da conformidade para escadas metálicas internas, previamente notificado como documento G/TBT/N/BRA/493/Add.1 (Portaria Inmetro Nº. 616, de 12 de novembro de 2012). A correção do item 4.2 foi publicada no Diário Oficial da União Nº 120, de 26 de junho de 2015, seção I, página 43. (Palavra chave: escada metálica).

G/TBT/N/BRA/639

Projeto de documento oficial do Brasil, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), propondo Regulamento Técnico (Portaria SDA/MAPA Nº 50/2015) que estabelece nomes científicos e comuns para as principais espécies de peixes de interesse comercial, a ser adotado no processo de rotulagem de peixes (3 páginas, disponíveis em português). (Palavras chave: peixe; rotulagem).

G/TBT/N/BRA/640

Projeto de documento oficial do Brasil, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), propondo Regulamento Técnico com objetivo de divulgar o Projeto de Resolução Técnica Nº 52, de 10 de Junho de 2015, sobre o registro de produtos usados para diagnóstico in vitro como auto teste para o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) (3 páginas, disponíveis em Português). (Palavras chave: HIV; diagnóstico in vitro; imunodeficiência; auto teste)

CANADÁ

G/TBT/N/CAN/448

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (Canadian Food Inspection Agency - CFIA), propondo Regulamento Técnico sobre as opções para a redução dos encargos para as Micro e Pequenas Empresas em resposta aos comentários recebidos durante as consultas de um novo quadro regulamentar para a Inspeção Federal de Alimentos: Resumo dos regulamentos propostos (G/SPS/N/CAN/700/Rev.1 notificado em 5 de Junho de 2014). (12 páginas, disponíveis em Inglês, 14 páginas, disponíveis em francês) (Palavras chave: encargos; alimento; comida; inspeção; micro e Pequena empresa).

G/TBT/N/CAN/449

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pelo Departamento de Indústria (Department of Industry), propondo Regulamento Técnico sobre especificação de padrões para radiocomunicação RSS-247, edição 1, para sistemas de transmissão digital (DTSS), frequência (FHSS), sistemas e dispositivos de certificado de isenção de rede local (LAN LE-), que descreve os requisitos de certificação para os aparelhos de rádio isentos de licença, em vigor após a sua publicação no site: Industry Canada website. (1 página, disponível em inglês e francês) (Palavras chave: radiocomunicação).

(4)

G/TBT/N/CAN/450

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pelo Departamento de Indústria (Department of Industry), propondo Regulamento Técnico RSS-119, edição 12, que estabelece os requisitos para a certificação de equipamentos de radiocomunicação (Land Mobile and Fixed Equipment), utilizados para serviços de comunicação, operando na faixa de frequência de 27,41-960 MHz, em vigor após a sua publicação no site: Industry Canada website. (1 página, disponível em Inglês, e francês) (Palavras chave: radiocomunicação). G/TBT/N/CAN/451

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pelo Departamento de Saúde (Department of Health), propondo atualizações ao Regulamento Técnico sobre rotulagem de alimentos, medicamentos, exigências quanto ao conteúdo de produtos pré-medidos, declarando os seus ingredientes e componentes em uma lista de ingredientes clara e visível no rótulo, regras estabelecidas sobre corantes alimentares, etc. (74 páginas, disponíveis em Inglês, e francês). (Palavras chave: alimentos; corantes; medicamentos; comida; remédio; rotulagem).

G/TBT/N/CAN/452

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pelo Departamento de Saúde (Department of Health), propondo alterações ao Regulamento Técnico sobre Alimentos e Medicamentos com o intuito de tornar obrigatória a informação sobre situações de escassez e descontinuidade de abastecimento de algumas substâncias (drogas controladas, medicamentos radio farmacêuticos, etc.) que possam afetar negativamente a saúde dos canadenses. (19 páginas, disponíveis em Inglês e Francês).

G/TBT/N/CAN/453

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pelo Departamento de Transportes (Transport Canada), propondo alterações ao Regulamento Técnico de Segurança dos Automóveis, para refletir as alterações feitas em relação ao Ordenamento sobre a Segurança dos veículos, Segurança dos Pneus para automóveis e segurança quanto ao Sistema de Retenção e assento de elevação para crianças. Esta alteração também atualiza as regras de segurança para freios de motocicleta, alinhando com as regras de segurança dos Estados Unidos, consistente com os objetivos do Conselho de Cooperação Reguladora Canadá-Estados Unidos. (11 páginas, disponíveis em inglês e francês).

G/TBT/N/CAN/454

Projeto de documento oficial do Canadá, emitido pela Agência de Saúde Pública do Canadá (Public Health Agency of Canada), propondo Regulamento Técnico sobre a água potável servida a bordo dos trens, embarcações, aeronaves e ônibus para proteger o público através da gestão de riscos associados à água fornecida aos passageiros que viajam nesses meios de transporte. Os regulamentos propostos visam esclarecer as principais disposições do Ordenamento de 1954 PWRCC, que gerenciam os riscos em relação à água potável ao fornecer os requisitos para a água servida aos passageiros. (35 páginas, disponíveis em inglês e francês) (Palavras chave: água potável, trens, embarcações, aeronaves, ônibus).

CHILE

G/TBT/N/CHL/304

Projeto de documento oficial do Chile, emitido pelo Ministério de Energia (Ministerio de Energía), propondo Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para televisores em modo ativo e em modo de espera (stand by), com base no Regulamento delegado (UE) N.º 1062/2010 da

(5)

Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à rotulagem energética dos televisores (11 páginas, disponíveis em espanhol). (Palavra chave: televisor; rótulo; energia).

G/TBT/N/CHL/305

Projeto de documento oficial do Chile, emitido pelo Ministério de Energia (Ministerio de Energía), propondo Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para secadoras de roupas tipo tambor de uso doméstico, com ou sem o fornecimento de água fria e com dispositivo de aquecimento. Os ensaios necessários para determinar as variáveis constantes da etiqueta de eficiência baseia-se no Protocolo N.º PE 1/10/2 da Superintendência de Eletricidade e Combustíveis. (13 páginas, disponíveis em espanhol) (Palavra chave: secadora de roupas; rótulo; energia).

G/TBT/N/CHL/306

Projeto de documento oficial do Chile, emitido pelo Ministério de Energia (Ministerio de Energía), propondo Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para lavadora de louças de uso doméstico, com ou sem o fornecimento de água fria e/ou quente. Os ensaios necessários para determinar as variáveis constantes da etiqueta de eficiência baseia-se no Protocolo Nº PE 1/04/2 da Superintendência de Eletricidade e Combustíveis. (13 páginas, disponíveis em espanhol) (Palavra chave: lavadora de louças; rótulo; energia).

G/TBT/N/CHL/307

Projeto de documento oficial do Chile, emitido pelo Ministério de Saúde (Ministerio de Salud - MINSAL), propondo Regulamento Técnico sobre a proposta de alteração dos artigos 186 e 192 do Regulamento Sanitário dos Alimentos, o Decreto Supremo Nº 977/96 do Ministério da Saúde, estabelecendo novos requisitos de rotulagem de produtos alimentícios congelados. (3 páginas, disponíveis em espanhol) (Palavras chave; alimento; rotulagem; congelamento).

G/TBT/N/CHL/308

Projeto de documento oficial do Chile, emitido pelo Ministério de Saúde (Ministerio de Salud - MINSAL), propondo Regulamento Técnico sobre a proposta de alteração dos artigos 225 e 469 do Regulamento Sanitário dos Alimentos, o Decreto Supremo Nº 977/96 do Ministério da Saúde, estabelecendo novos requisitos de rotulagem para produtos alimentícios que utilizem nomes fantasia do tipo: Manteiga, por exemplo, de amendoim, ou água, por exemplo, de coco, etc. (2 páginas, disponíveis em espanhol) (Palavras chave: rotulagem; alimento; nome fantasia).

CHINA

G/TBT/N/CHN/783/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial da Administração de Normalização da China (Standardization Administration of the People''s Republic of China), com o objetivo de informar que o Regulamento Técnico (GB 150,2-2.011) sobre requisitos adicionais para Vasos de Pressão Materiais, notificado à OMC como documento G/TBT/N/CHN/783, em 3 de fevereiro de 2011, entrou em vigor a partir de 03 de agosto de 2011. A China notifica por meio deste que três denominações técnicas de aço, ou seja, GB/SA 516 Gr70, GB/SA 537, Cl 1 e GB/SA 387 GR12 CL2, foram adicionadas a este regulamento. (Palavras chave: vasos de pressão; aço).

(6)

G/TBT/N/CHN/1078

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre eixo propulsor para transferir força mecânica do motor de veículos de combate a incêndio incluindo termos e definições, designação do modelo, requisitos, métodos de ensaio, regras de inspeção, etc. (11 páginas, disponíveis em Chinês) (Palavras chave: eixo propulsor; motor; incêndio; veículo).

G/TBT/N/CHN/1079

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre veículos de combate a incêndios (Parte 14), definindo os termos, requisitos, métodos de ensaio, regras de inspeção, etc. Para resgate de veículos de combate a incêndio (17 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: veículo; carro; incêndio).

G/TBT/N/CHN/1080

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre veículos de combate a incêndios (Parte 12 - Aerial Fire Vehicles), contendo equipamentos aéreos do tipo escada magirus, etc. Para combate ao fogo, definindo os termos, requisitos, métodos de ensaio, regras de inspeção, etc. (17 páginas, disponíveis em chinês) (Palavras chave: veículo; carro; incêndio; escada magirus).

G/TBT/N/CHN/1081

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre requisitos gerais e métodos de ensaio para veículos de transporte rodoviário com a utilização de materiais compósitos ou compostos, que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades distintas em sua composição e com a utilização de sistemas de tráfego inteligente para facilitar a detecção de veículo na estrada (43 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: veículo; tráfego; estrada; ônibus).

G/TBT/N/CHN/1082

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre termos, definição, classificação, símbolos, requisitos, métodos de ensaio, a regulação inspeção, marcas, rotulagem e embalagem, transporte, bem como o armazenamento de nitroglicerina gelatinosa explosiva (18 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: nitroglicerina; explosivo).

G/TBT/N/CHN/1083

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico que trata dos termos, definições, classificação, requisitos, métodos de ensaio, normas de inspeção, embalagem, transporte e armazenagem para detonador elétrico industrial (28 páginas, disponíveis em chinês) (Palavras chave: detonador; sismógrafo).

(7)

G/TBT/N/CHN/1084

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre valores máximos admissíveis do consumo de energia e de graus de eficiência energética para refrigeradores domésticos (95 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: refrigerador; energia).

G/TBT/N/CHN/1085

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre valores mínimos admissíveis de eficiência energética para bombas submersíveis para poços profundos (8 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: bombas; poço; energia).

G/TBT/N/CHN/1086

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre fabricação, vendas, instalação e utilização de todos os tipos de louças sanitárias, que são instaladas em edifícios civis ou públicos (61 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: louça sanitária; pia; cuba; vaso sanitário; bacia).

G/TBT/N/CHN/1087

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre valores mínimos permitidos de eficiência energética para bombas a motor submersíveis para uso em águas residuais (8 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: bomba; motor; energia).

G/TBT/N/CHN/1088

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico sobre valores mínimos permitidos de eficiência energética para bombas a motor submersíveis de pequeno porte (8 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: bomba; motor; energia).

G/TBT/N/CHN/1089

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico que especifica os valores mínimos permitidos de eficiência energética, avaliando os valores de conservação de energia e métodos de ensaio, para monitores de computador. Esta norma aplica-se aos monitores de computadores de uso geral LCD, incluindo aqueles equipados com sintonizadores. (12 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: monitor; energia; sintonizador; computador).

G/TBT/N/CHN/1090

Projeto de documento oficial da China, emitido pela Administração de Normalização da China (Standardization Administration of China - SAC), propondo Regulamento Técnico que especifica os valores mínimos permitidos de eficiência energética, avaliando os valores de conservação de energia e métodos de ensaio, para monitores de computador. Esta norma aplica-se aos monitores de computadores de uso geral LCD, incluindo aqueles equipados com sintonizadores. (12 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: monitor; energia; sintonizador; computador).

(8)

COLÔMBIA

G/TBT/N/COL/151/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial do Ministério do Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial da Colômbia (Ministerio de Ambiente, Vivienda y Desarrollo Territorial), com o objetivo de informar que o projeto de resolução que proíbe o fabrico, importação, distribuição e comercialização de detergentes ou sabonetes que contenham fósforo além dos limites máximos estabelecidos, notificado em 7 de julho de 2010, mediante o documento G/TBT/N/COL/151, foi revogado. (Palavras chave: fósforo; detergente; sabonete). COREIA DO SUL

G/TBT/N/KOR/587

Projeto de documento oficial da Coreia do Sul, emitido pelo Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos (Ministry of Food and Drug Safety), propondo Regulamento Técnico que trata da alteração do decreto de execução do Ordenamento sobre Assuntos Farmacêuticos, para delegar a tarefa de Declaração de Importação por parte das Empresas aos Comissários de FDAs regionais (12 páginas, disponíveis em coreano). (Palavras chave: farmácia; remédio; medicamento).

G/TBT/N/KOR/588

Projeto de documento oficial da Coreia do Sul, emitido pelo Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos (Ministry of Food and Drug Safety), propondo alteração do Regulamento sobre a segurança de produtos farmacêuticos, especificando os documentos que devem ser apresentados por importadores de medicamentos e quase drogas, normas de gestão, etc. (214 páginas, disponíveis em Coreano) (Palavras chave: (produto farmacêutico; remédio; cosmético)

G/TBT/N/KOR/589

Projeto de documento oficial da Coreia do Sul, emitido Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos (Ministry of Food and Drug Safety), propondo alteração do Regulamento sobre regras de execução sobre Padrões de Instalações de Fabricantes e Importadores de Medicamentos etc. quanto à contratação do código de barras para produtos medicinais (14 páginas, disponíveis em coreano) (Palavras chave: produto farmacêutico; remédio).

COSTA RICA G/TBT/N/CRI/149

Projeto de documento oficial da Costa Rica emitido pelo Ministério da Economia, Indústria e Comércio (Ministerio de Economía, Industria y Comercio - MEIC), do Departamento de Regulamentação Técnica (Departamento de Reglamentación Técnica), propondo Regulamento Técnico (RTCR 475:2015) com o objetivo de estabelecer as especificações técnicas, marcação e etiquetagem de condutores para o uso em instalações elétricas em todos os tipos de edifícios e cabos de extensão de uso temporário produzidos localmente ou importados vendidos no país. (33 páginas, disponíveis em espanhol). (Palavras chave: condutores elétricos; cabos elétricos; eletricidade; instalação elétrica).

(9)

EGITO

G/TBT/N/EGY/70/Corr.1

Correção ao projeto de documento oficial do Egito, emitido pelo Instituto de Normalização e Qualidade (Egyptian Organization for Standardization and Quality), com o objetivo de informar que os itens 5, 6, 8 e 9 devem ser lidos conforme segue: 5. Title, number of pages and language(s) of the notified document: Decreto Ministerial Nº. 974/2014 (1 página, disponível em árabe) Regulamento egípcio ES 7093/2014 Requisitos essenciais para a Segurança dos Brinquedos (119 páginas, disponíveis em árabe). 6. Description of content: O Decreto Ministerial obriga os produtores e importadores a cumprir o Regulamento ES7093/2014 que, especifica os requisitos essenciais de segurança dos brinquedos (propriedades físicas e mecânicas, propriedades químicas e de inflamabilidade, propriedades de higiene, elétricas e de radioatividade). Vale a pena mencionar é que este regulamento está em conformidade com a Diretiva 2009/48 / EC. 8. Relevant documents: Documentos relevantes: Decreto Ministerial Nº. 974/2014: Diretiva 2009/48 / EC. 9. Proposed date of adoption: 18 December 2014 (data de adoção) (Palavras chave: brinquedo; higiene; inflamabilidade; segurança).

G/TBT/N/EGY/77/Corr.1

Correção no Projeto de documento oficial do Egito, emitido pelo Instituto de Normalização e Qualidade (Egyptian Organization for Standardization and Quality), objetivando informar que no documento notificado como G/TBT/N/EGY/77, os itens 5 e 6 foram modificados. (Palavras chave: ventilador; eletrodoméstico; energia).

G/TBT/N/EGY/78/Corr.1

Correção do Projeto de documento oficial do Egito, emitido pelo Instituto de Normalização e Qualidade (Egyptian Organization for Standardization and Quality), objetivando informar que na notificação G/TBT/N/EGY/78, o item 7 foi modificado. (Palavra chave: Sharia; Halal; alimento; comida; islã).

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS G/TBT/N/ARE/260

Projeto de documento oficial dos Emirados Árabes Unidos, emitido pela Autoridade de Normalização e Metrologia (Emirates Authority for Standardization and Metrology - ESMA), propondo Regulamento Técnico UAE GCC sobre salsichas de carne de aves refrigeradas ou congeladas (cozidas e cruas), defumada ou não (11 páginas, disponíveis em Inglês, 12 páginas, disponíveis em árabe). (Palavras chave: salsicha; ave; frango; peru). G/TBT/N/ARE/261

Projeto de documento oficial dos Emirados Árabes Unidos, emitido pela Autoridade de Normalização e Metrologia (Emirates Authority for Standardization and Metrology - ESMA), propondo Regulamento Técnico UAE GCC que especifica as definições do produto, os requisitos de qualidade, amostragem, métodos de ensaio, transporte, armazenamento e rotulagem sobre biscoitos e waffles (14 páginas, disponíveis em árabe). (Palavras chave: biscoito; waffles)

G/TBT/N/ARE/262

Projeto de documento oficial dos Emirados Árabes Unidos, emitido pela Autoridade de Normalização e Metrologia (Emirates Authority for Standardization and Metrology - ESMA), propondo Regulamento Técnico UAE GCC que especifica as definições do produto, os requisitos de qualidade, amostragem, métodos de

(10)

ensaio, transporte, armazenamento e rotulagem para bebidas energéticas (energy drinks) (9 páginas, disponíveis em árabe). (Palavras chave: café; bebida; cafeína).

EQUADOR

G/TBT/N/ECU/16/Add.4

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Instituto Equatoriano de Normalização (Instituto Ecuatoriano de Normalización - INEN), com o objetivo de divulgar o Adendo 4 do Regulamento Técnico (RTE INEM 006) sobre extintores portáteis e agentes de extinção de incêndio notificado mediante o documento G/TBT/N/ECU/16/Add.3, de 3 de setembro de 2014. Este Adendo 4 foi emitido nos termos da Resolução N° 15 142, de 14 de abril de 2015, publicado no Registro Oficial Nº. 506, de 22 de maio de 2015. (Palavras chave: extintor; incêndio).

G/TBT/N/ECU/102/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Instituto de Normalização (Instituto Ecuatoriano de Normalización - INEN), com o objetivo de divulgar o Adendo 2 do Regulamento Técnico (RTE INEN 086 - Cascos de Seguridad), sobre capacetes de segurança, notificado como G/TBT/N/ECU/102/Add.1, de 21 de fevereiro de 2014, expedido nos termos da Resolução N°15 144, de 14 de abril de 2015, publicada no Registro Oficial Nº 507, de 25 de maio de 2015. (Palavra chave: capacete).

G/TBT/N/ECU/120/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Instituto Equatoriano de Normalização (Instituto Ecuatoriano de Normalización - INEN), com o objetivo de divulgar o Adendo 3 do Regulamento Técnico (RTE INEN 099) sobre máquinas de moldagem por injeção, comunicada em documento identificado como G/TBT/N/ECU/120/Add.1, de 20 agosto de 2014. Este Adendo 3 foi emitido nos termos da Resolução Nº 15 141, de 14 de abril de 2015, emitido pela Subsecretaria do Ministério da Indústria Qualidade e Produtividade e publicado no Diário Oficial N º 506, de 22 de maio de 2015. (Palavras chave: máquinas; moldagem; resina; injeção; PVC).

G/TBT/N/ECU/135/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Instituto Equatoriano de Normalização (Instituto Ecuatoriano de Normalización - INEN), com o objetivo de divulgar o Adendo 3 do Regulamento Técnico (RTE INEN 118) sobre amplificadores elétricos, notificado como G/TBT/N/ECU/135/Add.1, de 1 de outubro de 2014. Este Adendo 3 foi emitido nos termos da Resolução nº 15 145, de 14 de abril de 2015, pela Subsecretaria do Ministério da Indústria Qualidade e Produtividade e publicado no Diário Oficial n º 507, de 25 de maio de 2015.

G/TBT/N/ECU/140/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Ministério da Indústria e Produtividade (Ministry of Industry and Productivity), com o objetivo de divulgar o Adendo 3 do Regulamento Técnico (RTE INEN 127) sobre Tapetes e outros revestimentos de matérias têxteis, para pavimentos, notificado por meio do documento G/TBT/N/ECU/140/Add.1, de 27 de agosto de 2014. Este Adendo 3 foi emitido nos termos da Resolução Nº 15 143, de 14 de abril de 2015, pela Subsecretaria do Ministério da Indústria Qualidade e Produtividade e publicado no Diário Oficial N º 507, de 25 de maio de 2015. (Palavras chave: pavimento; revestimento; têxtil; tapete).

(11)

G/TBT/N/ECU/182/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial do Equador, emitido pelo Instituto de Normalização (Ecuatorian Standardization Institute - INEN), com o objetivo de divulgar por meio deste Termo Aditivo Nº. 3, a alteração do Regulamento Técnico (RTE) Nº. 146 sobre a Cor e transparência dos conjuntos de tinta de impressão, notificado mediante o documento G/TBT/N/ECU/182/Add.1 de 23 de Setembro de 2014, emitido nos termos da Resolução Nº 15 172, de 20 de Maio 2015, da Subsecretaria de Qualidade do Ministério da Indústria e Produtividade, publicado no Jornal Oficial Nº. 524, de 17 de Junho de 2015. (Palavras chave: tinta; impressão; cor).

ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/132/Add.6

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência Nacional de Segurança de Tráfego de Rodovias (National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA), do Departamento de Transportes (Department of Transportation - DOT), com o objetivo de informar as alterações técnicas que corrige os erros através da revisão de texto regulamentar do documento (77 FR 11651), publicado no Registro Federal em 27 de fevereiro de 2012 que estabelece as especificações e requisitos de qualificação para um híbrido para testes (Hybrid III 10-year-old size child test dummy), incluindo desenhos corrigidos do boneco. As correções vigoram a partir de 23 de Junho de 2015. (Palavras chave: híbrido; transporte; segurança).

G/TBT/N/USA/705/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência Nacional de Segurança de Tráfego de Rodovias (National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA), do Departamento de Transportes (Department of Transportation - DOT), com o objetivo de estabelecer o novo padrão Nº 136, de segurança federal, para veículos motores passando a exigir Sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESC) em tratores, caminhões e determinados ônibus com uma classificação de peso bruto superior a 11.793 quilogramas, projetados para reduzir capotamentos, mitigar as condições que levam à perda de controle usando frenagem automática controlada por computador e para reduzir a saída de torque do motor (medida da força rotacional exercida sobre um eixo), em vigor a partir de 24 de agosto de 2015. (Palavras chave: veículo; ônibus, caminhão; trator; motor).

G/TBT/N/USA/813/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration - FDA), com o objetivo de informar as alterações adotadas em relação à regulamentação sobre especificações e rotulagem de nutrientes para as fórmulas infantis, para adicionar o mineral selênio à lista de nutrientes necessários e estabelecer níveis mínimos e máximos de selênio na fórmula infantil, em vigor a partir de 22 de junho de 2016. Objeções serão aceitas até 23 de Julho de 2015. (Palavras chave: nutriente; alimento infantil; comida; fórmula; selênio).

G/TBT/N/USA/867/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Comissão de Comunicação Federal (Federal Communications Commission), com o objetivo de divulgar a regra final aprovada em 13 de julho de 2015, que atualiza o programa para autorização de equipamentos de radiofrequência visando facilitar a introdução rápida e contínua de produtos novos e inovadores no mercado, garantindo que estes produtos não causem interferência prejudicial para si ou para outros dispositivos e serviços de comunicação. Esta regra foi aprovada e efetivada em 13 de Julho de 2015.

(12)

G/TBT/N/USA/931/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE), do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), propondo alterações ao Regulamento sobre o método analítico proposto, publicado em 17 de Outubro de 2014, de forma a esclarecer que um ventilador de teto não está sujeito ao procedimento de ensaio para circulador de ar e propõe testar ventiladores de teto de acordo com procedimentos de ensaio com base na corrente, etc. Finalmente, DOE propõe que se clarifique a data efetiva correspondente à proposta NOPR para reinterpretar a definição legal de ventilador de teto para incluir hugger ceiling fans. Comentários serão aceitos até 17 de agosto de 2015.

G/TBT/N/USA/932/Add.3

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE) do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), com o objetivo de divulgar a regra final efetiva a partir de 6 de julho de 2015, baseada em procedimentos de ensaio para reatores de lâmpadas fluorescentes, de forma a reorganizar, reformatar, corrigir e, clarificar a aplicação das normas de conservação energética, revisar a linguagem de acreditação de laboratórios e prestar esclarecimentos sobre o processo de avaliação da conformidade. (Palavras chave: lâmpada; reator; energia).

G/TBT/N/USA/973/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE), do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), com o objetivo de informar a Reabertura do período de comentários públicos em relação ao Regulamento Técnico que trata da revisão e atualização, dos procedimentos de ensaio para boilers e caldeiras residenciais estabelecidas no âmbito da Política de Energia e Ato de Conservação, de modo que os participantes possam analisar e fornecer dados sobre essas revisões propostas. O período para comentários sobre procedimentos de ensaios del fornos e caldeiras residenciais programado inicialmente para terminar em 26 de maio de 2015 foi reaberto até 10 de Julho de 2015. (Palavras chave: boiler; caldeira; aquecedor; energia).

G/TBT/N/USA/996

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE), do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), propondo Regulamento Técnico que trata de regras de conservação de energia para diferentes categorias de desumidificadores residenciais no âmbito do Programa de Conservação de Energia (The Energy Policy and Conservation Act of 1975 - EPCA). (61 páginas, disponíveis em inglês) (Palavras chave: desumidificador; energia).

G/TBT/N/USA/997

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA), propondo Regulamento Técnico que trata de novas regras de uso significativo para certas substâncias químicas (SNURs) ao abrigo do Ordenamento sobre o Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA) para 22 substâncias químicas que foram objeto de pré-avisos de fabricação (PMN). Comentários serão aceitos até 6 de julho (15 páginas, disponíveis em Inglês). (Palavras chave: substâncias químicas).

(13)

G/TBT/N/USA/998

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE), do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), propondo Regulamento Técnico sobre regras de conservação de energia para diferentes fornos residenciais convencionais (The Energy Policy and Conservation Act of 1975 - EPCA). (61 páginas, disponíveis em inglês) (Palavras chave: fogão; energia).

G/TBT/N/USA/999

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA) propondo Regulamento Técnico sobre Programa Padrão para Combustíveis Renováveis estabelecendo padrões anuais para combustíveis renováveis do tipo biocombustível celulósico, diesel de biomassa, biocombustível avançado, e combustível renovável total (cellulosic bio fuel, biomass based diesel, advanced bio fuel, and total renewable fuel) que se aplicam a toda a gasolina e veículos a motor dieseis produzidos ou importados nos anos de 2014, 2015, e 2016 e diesel de biomassa para 2017. (55 páginas, disponíveis em inglês).

G/TBT/N/USA/1000

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency - EPA) propondo Regulamento Técnico sobre regras de novos usos significativos (SNURs) para 30 substâncias nos termos do Ordenamento sobre o Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA) que foram objeto de notificações de premanufatura (PMNs) (7 páginas, disponíveis em inglês). (Palavras chave: substâncias químicas).

G/TBT/N/USA/1001

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Administração para Segurança Federal de Veículo Automotor Pesado (Federal Motor Carrier Safety Administration - FMCSA), do Departamento de Transportes (Department of Transportation - DOT), propondo Regulamento Técnico sobre a exigência de certificação, indicando que o veículo preenche todos os requisitos federais segurança aplicáveis a veículos automotores comerciais (FMVSS) em vigor no momento da fabricação. (6 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: transporte; veículo motor; caminhão; ônibus).

G/TBT/N/USA/1002

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pela Agência de Administração da Aviação Federal (Federal Aviation Administration - FAA), propondo Regulamento Técnico sobre a exigência do uso de transponder em planadores como forma de evitar colisões. (5 páginas, disponíveis em inglês) (Palavras chave : transponder; radiofrequência; planadores).

G/TBT/N/USA/1003

Projeto de documento oficial dos Estados Unidos, emitido pelo Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável (Office of Energy Efficiency and Renewable Energy - OEERE), do Departamento de Energia (Department of Energy - DOE), propondo alteração do Regulamento Técnico sobre os procedimentos de ensaio para válvulas comerciais de pulverização para pré-lavagem de uso comercial no âmbito do Programa de Conservação de Energia. (13 páginas, disponíveis em inglês). (Palavras chave: pulverizador; lavagem; energia; válvula).

(14)

FRANÇA

G/TBT/N/FRA/163

Projeto de documento oficial da França, emitido pelo Ministério dos Assuntos Sociais, da Saúde e dos Direitos da Mulher (Ministère des Affaires Sociales, de la Santé et des droits des femmes), propondo Regulamento Técnico que visa estabelecer as condições de neutralidade e padronização das embalagens de produtos de tabaco, definindo a cor, forma, tamanho, o registo da marca e nome comercial, etc. (Sem especificação do número de páginas, ou do idioma). (Palavras Chave: Cigarro; tabaco; fumo).

GABÃO

G/TBT/N/GAB/1

Projeto de documento oficial Do Gabão, emitido pela Agência Gabonesa de Normalização (Agence Gabonaise de Normalisation - AGANOR), propondo Regulamento Técnico (Decreto nº 0.341/PR/MIM de 28 de fevereiro de 2013), que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Conformidade definir a organização e o funcionamento da avaliação da conformidade, os procedimentos de certificação de produtos e características de marcas de conformidade nacionais e a certificação obrigatória do produto. (6 páginas, disponíveis em francês) (Palavras chave: conformidade; certificação).

G/TBT/N/GAB/2

Projeto de documento oficial Do Gabão, emitido pela Agência Gabonesa de Normalização (Agence Gabonaise de Normalisation - AGANOR), propondo Regulamento Técnico (Ordenamento n.º 17/MMIT), que estabelece as condições de aplicação da avaliação da conformidade condicionando a entrada no território nacional dos produtos à apresentação de um certificado de conformidade com as normas para efeito de desembaraço aduaneiro. (2 páginas, disponíveis em francês). (Palavras chave: conformidade; certificação).

ÍNDIA

G/TBT/N/IND/48

Projeto de documento oficial da Índia, emitido pelo Ministério do Aço (Ministry of Steel), propondo Regulamento Técnico sobre ordenamento de 2015 com o fito de assegurar a conformidade com aço e produtos siderúrgicos (5 páginas, disponíveis em inglês). (Palavra chave: aço).

INDONÉSIA

G/TBT/N/IDN/77/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial da Indonésia, emitido pela Diretoria Geral da Agroindústria de Base (Directorate General of Agro Based Industry), do Ministério da Indústria, (Ministry of Industry), com o objetivo de informar que o Regulamento Técnico (87/M-IND/PER/12/2013) sobre a obrigatoriedade do cumprimento dos requisitos da norma SNI 7709:2012 (Indonesia National Standard) foi alterado pelo Regulamento 35/M-IND/PER/3/2015, estabelecendo o Padrão Nacional para Óleo de Palma, notificado como G/TBT/N/IDN/77, em 19 de Julho de 2013. (Palavra chave: óleo de palma)

G/TBT/N/IDN/101

Projeto de documento oficial da Indonésia, emitido pelo Escritório para a Cooperação Internacional (Bureau for International Cooperation), da Agência Nacional de Controle de Medicamentos e da Alimentação (National Agency of Drug and Food Control - NADFC), propondo Regulamento Técnico que substitui o regulamento HK.

(15)

00.05.42.4040 Ano de 2006, relativo a categorias de alimentos, divididos em 16 categorias de acordo com as suas características. (Palavras chave: leite; produtos lácteos; gorduras; óleo; sorvetes; frutas; cogumelos; raízes tubérculos; leguminosas, aloe vera; algas, nozes; sementes; Bombom; Cereais; grãos; raízes; tubérculos; legumes; pão; biscoito; carne; aves; caça; Peixe; moluscos; crustáceos; Ovos; Edulcorantes; mel; sais, temperos, sopas; molhos; saladas; proteínas; Bebidas; guloseimas).

JAPÃO

G/TBT/N/JPN/489

Projeto de documento oficial do Japão, emitido pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries of Japan), propondo Regulamento Técnico sobre revisão das regras japonesas para plantas orgânicas, incluindo a produtividade de suas sementes, locais de cultivo, sementes para uso em instalações de cultivo de brotos, locais de cultivo com os critérios dos métodos de produção, etc. (1 página, disponível em Inglês). (Palavras chave: plantas orgânicas; semente; brotos).

KUWEIT

G/TBT/N/KWT/272

Projeto de documento oficial do Kuwait, emitido pelo Departamento de Normalização e Metrologia (Kuwait Standards & Metrology Department - KUWSMD), propondo Regulamento Técnico (Road and Rail Tankers with Level Gauging - Part 1) que estabelece os requisitos técnicos metrológicos para os vagões cisterna e caminhões tanque destinados aos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) (sem especificação do idioma ou do número de páginas). (Palavras chave: vagão; caminhão; caminhão tanque; transporte ferroviário; transporte rodoviário; volume).

G/TBT/N/KWT/273

Projeto de documento oficial do Kuwait, emitido pelo Departamento de Normalização e Metrologia (Kuwait Standards & Metrology Department - KUWSMD), propondo Regulamento Técnico sobre salsichas de carne de aves refrigeradas ou congeladas (cozidas e cruas), defumadas ou não. (11 páginas, disponíveis em Inglês, 12 páginas, disponíveis em árabe). (Palavras chave: carne; frango; salsicha).

G/TBT/N/KWT/274

Projeto de documento oficial do Kuwait, emitido pelo Departamento de Normalização e Metrologia (Standards and Metrology Department - KUWSMD), propondo Regulamento Técnico sobre os parâmetros de segurança e requisitos gerais para todos os produtos cosméticos e de cuidados pessoais, especificando as definições do produto e os requisitos de segurança, rotulagem, alegações do produto, embalagem e regras para aceitação e rejeição. (139 páginas, disponíveis em Inglês, 142 páginas, disponíveis em árabe) (Palavra chave: cosméticos).

G/TBT/N/KWT/275

Projeto de documento oficial do Kuwait, emitido pelo Departamento de Normalização e Metrologia (Kuwait Standards & Metrology Department - KUWSMD), propondo Regulamento Técnico que especifica as definições do produto, requisitos de qualidade, amostragem, métodos de ensaio, transporte, armazenamento e rotulagem de biscoitos e wafers. (14 páginas, disponíveis em árabe) (Palavra chave: biscoitos; wafers).

(16)

MÉXICO

G/TBT/N/MEX/117/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais com o objetivo de divulgar as respostas em relação aos comentários e modificações feitas para alteração do Regulamento NOM-062-PESC-2007, publicadas em 9 de junho de 2015, no Diário Oficial da União para o uso do Sistema de Localização e acompanhamento por satélite dos navios de pesca. (Palavras chave: pesca; navio; satélite). G/TBT/N/MEX/198/Add.4

Adendo ao projeto de documento oficial do México, emitido pela Secretaria de Saúde (Secretaría de Salud), com o objetivo de divulgar a modificação do ponto 1.2.3.1, do Regulamento NOM-252-SSA1-2011, sobre as especificações químicas e métodos de ensaio para os limites de biodisponibilidade dos metais pesados para a saúde ambiental de brinquedos e material escolar. (Palavras chave: brinquedo, material escolar, metal pesado).

G/TBT/N/MEX/270/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial do México, emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Naturais (Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales), com o objetivo de informar a publicação no Diário Oficial de 10 de junho de 2015, do Regulamento NOM-041-SEMARNAT-2015, que estabelece os limites máximos permissíveis de emissão de gases contaminantes, provenientes do escape de veículos automotores em circulação que usam a gasolina como combustível. (Palavras chave: veículos; escape; gases; contaminantes; carro; automóvel; gasolina; combustível).

G/TBT/N/MEX/271/Add.2

Adendo ao projeto de documento oficial do México, emitido pela Secretaria de Economia (Secretaría de Economía), com o objetivo de divulgar o Regulamento Mexicano (NOM-003-SCFI-2014), publicado em 28 de maio de 2015, no Diário Oficial sobre especificações de segurança para produtos elétricos, em vigor 365 dias após a sua publicação, exceto os casos transitórios indicados a seguir: Avaliação da conformidade da subseção 7.3 Seção 3, relativo a produtos sujeitos ao cumprimento das regras NMX-J-038 / 1-ANCE-2005 e NMX-J-524 / 2-6-ANCE-2013, com entrada em vigor após 730 dias corridos contados a partir da publicação no Diário Oficial. Avaliação da conformidade da subseção 7.6 Seção 6, relativo a produtos decorativos sazonais, sujeitos à conformidade com as regras mexicanas NMX-J 588-ANCE-2012, com a entrada em vigor após 730 dias corridos contados a partir da publicação no Diário Oficial. (Palavras chave: produtos elétricos; interruptores; tomadas; motores).

G/TBT/N/MEX/289

Projeto de documento oficial do México, emitido pela Secretaria de Comunicações e Transportes (Secretaría de Comunicaciones y Transportes), propondo Regulamento Técnico PROY-NOM-006-SCT4-2012, sobre informações específicas e práticas a respeito de coletes salva-vidas para uso em navios, embarcações navais e atividades correlatas (22 páginas, disponíveis em espanhol). (Palavras chave: colete salva-vidas; navio; embarcação; barco).

(17)

OMÃ

G/TBT/N/OMN/207

Projeto de documento oficial do Omã emitido pelo Ministério do Comércio e Indústria (Ministry of Commerce & Industry), da Diretoria Geral para Especificações e Medidas (Directorate General for Specifications & Measurements), propondo Regulamento Técnico sobre de óleos lubrificantes para motores de combustão interna, com base na Classificação API (desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo), baseado em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, para os serviços de gasolina e diesel (35 páginas, disponíveis em Inglês; 37 páginas, disponíveis em árabe). (Palavras chave: motor; óleo lubrificante; motor de combustão; petróleo; gasolina; diesel).

PAQUISTÃO G/TBT/N/PAK/70

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 797) que estabelece os requisitos para fogões de aço de baixa pressão a óleo, para hotéis ou de uso doméstico. (28 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: fogão; aço).

G/TBT/N/PAK/71

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 928) que estabelece os requisitos para fogões não pressurizados, a óleo (27 páginas disponíveis em inglês) (Palavra chave: fogão).

G/TBT/N/PAK/72

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 682) que estabelece os requisitos para fogões de bronze pressurizados, a óleo (40 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: fogão; bronze).

G/TBT/N/PAK/73

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 429) que define as dimensões, características e ensaios para aceitação de tubos de fibrocimento (Asbestos-Cement) e peças de junção utilizados na construção, como conexões de águas pluviais, esgoto sanitário e até como conexão com esgoto principal ou comum (18 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: tubos; canos; conexões; junção cimento; amianto; construção; esgoto).

G/TBT/N/PAK/74

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 430) que especifica as características de telhas onduladas retas de fibrocimento (Asbestos-Cement) e respectivos acessórios de fibrocimento usadas principalmente para coberturas e revestimentos. (21 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: telhas; coberturas; construção; cimento; amianto; fibrocimento).

(18)

G/TBT/N/PAK/75

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 2035) que especifica as dimensões, características e ensaios para aceitação de tubos de fibrocimento (Asbestos-Cement) usados na construção, como conexões de águas pluviais, esgoto sanitário e até conexão com o esgoto principal ou comum (10 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: tubos; canos; esgoto; construção; cimento; fibrocimento; amianto).

G/TBT/N/PAK/76

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 428) que define certas condições de fabricação, classificação, características e testes de aceitação aplicáveis à tubulação de fibrocimento (Asbestos-Cement) e juntas de pressão (22 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: tubos; canos; esgoto; construção; cimento; fibrocimento; amianto).

G/TBT/N/PAK/77

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 579) que define as características de folhas planas de fibrocimento (Asbestos-Cement) e estabelece os métodos de controle e de ensaio para a verificação e classificação em duas categorias de acordo com o valor da força de flexão (14 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: cimento; construção; fibrocimento; amianto).

G/TBT/N/PAK/78

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 1631) que estabelece os requisitos para a composição, fabrico, de amostragem e ensaio de cimento Portland de alto-forno (mistura especial com baixo calor de hidratação) (5 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: cimento; material de construção).

G/TBT/N/PAK/79

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 1806/1) que estabelece os requisitos para desempenho de motores de combustão interna de movimento alternativo (47 páginas disponíveis em inglês) (Palavras chave: motor; combustão).

G/TBT/N/PAK/80

Projeto de documento oficial do Paquistão, emitido pela Autoridade de Normalização e Controle de Qualidade (Pakistan Standards & Quality Control Authority - PSQCA), propondo regulamento técnico (PS: 2002) que estabelece os requisitos para barbeador descartável de plástico com lâminas individuais e duplas (18 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: barbeador; lâmina; plástico).

PARAGUAI G/TBT/N/PRY/82

Projeto de documento oficial do Paraguai, emitido pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes (Servicio Nacional de Calidad y Sanidad Vegetal y de Semillas - SENAVE), propondo Regulamento

(19)

Técnico sobre a terminologia e requisitos de qualidade, acondicionamento e apresentação do melão (Cucumis melo L.) para a devida comercialização no mercado interno e para exportação (11 páginas, disponíveis em espanhol). (Palavra chave: melão; fruta).

G/TBT/N/PRY/83

Projeto de documento oficial do Paraguai, emitido pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes (Servicio Nacional de Calidad y Sanidad Vegetal y de Semillas - SENAVE), propondo Regulamento Técnico sobre a terminologia e requisitos de qualidade, acondicionamento e apresentação para ser atendidas por morangos (Fragaria spp.), após tratamento e condicionamento para a devida comercialização no mercado interno e para exportação (9 páginas, disponíveis em espanhol). (Palavra chave: fruta; morango).

QUÊNIA

G/TBT/N/KEN/444

Projeto de documento oficial do Quênia, emitido pelo Serviço de Normalização do Quênia (Kenya Bureau of Standards - KEBS), propondo Regulamento Técnico DKS 2591 (parte 5), sobre os requisitos gerais de segurança para a gestão de resíduos radioativos de todos os tipos, abrangendo todas as etapas da sua gestão, desde a sua geração até sua disposição, incluindo o seu processamento, armazenamento e transporte (32 páginas disponíveis em inglês). (Palavras chave: radioatividade; resíduos radioativos; nuclear).

G/TBT/N/KEN/445

Projeto de documento oficial do Quênia, emitido pelo Serviço de Normalização do Quênia (Kenya Bureau of Standards - KEBS), propondo Regulamento Técnico DKS 2587:2015, sobre produtos químicos utilizados no tratamento da água destinada ao consumo humano (Produtos químicos para uso de emergência - Dichloroisocyanurate de sódio, Dihydrate). (23 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: substâncias químicas; água).

REINO UNIDO G/TBT/N/GBR/25

Projeto de documento oficial da Agência HM Receita e Alfândega (HM Revenue and Customs), sobre a Regulamentação 2013 (custo da verificação) para a implementação do artigo 22º do Regulamento EC nº110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas das bebidas destiladas do tipo: Scotch Whisky, Irish Whisky produzido na Irlanda do Norte, creme irlandês produzido na Irlanda do Norte e Somerset Cider Brandy, todos os quais são registrados no anexo III do regulamento, produzidas no Reino Unido de acordo com as condições específicas estabelecidas em um arquivo técnico para o produto (8 páginas, disponíveis em inglês). (Palavras chave: bebida destilada; whisky; scotch).

REPÚBLICA TCHECA G/TBT/N/CZE/184

Projeto de documento oficial da República Tcheca, emitido pelo Ministério da Agricultura (Ministry of Agriculture), propondo Regulamento Técnico que estabelece os requisitos para a fabricação, importação, uso, embalagem, rotulagem, transporte e comercialização de ração suplementos e pré-misturas, para fins nutricionais especiais e estipula princípios para a análise biológica dos alimentos de forma a alcançar a plena

(20)

compatibilidade da legislação nacional (Ordenamento sobre rações) com os regulamentos europeus. (7 páginas disponíveis em checo) (Palavras chave: ração; nutrição; animal; alimento)

SUÉCIA

G/TBT/N/SWE/130

Projeto de documento oficial da Suécia, emitido pela Autoridade Sueca para o Trabalho Ambiental (Swedish Work Environment Authority), propondo Regulamento Técnico (AFS 2005: 2) sobre a avaliação do impacto ambiental quando da Fabricação de determinados navios, tubulações e instalações (5 páginas, disponíveis em sueco). (Palavras chave: Impacto ambiental; navio; tubulação; embarcação).

SURINAME G/TBT/N/SUR/1

Projeto de documento oficial do Suriname, emitido pelo Escritório de Normalização do Suriname (Suriname Standards Bureau), propondo Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para a higiene e segurança alimentar básica dos produtores de pão e de refeições incluindo diretrizes de higiene pessoal, comportamento e procedimentos operacionais, como o armazenamento e acondicionamento de mercadorias, transporte, etc. (19 páginas, disponíveis em holandês) (Palavras chave: pão; alimento; refeição; higiene; embalagem).

TAILÂNDIA

G/TBT/N/THA/435/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial da Tailândia, emitido pelo Ministério da Saúde Pública (Ministry of Public Health - MOPH), com o objetivo de informar a adoção do texto final do documento notificado como G/TBT/N/THA/435, de 27 de Março de 2014, sobre mamadeiras para alimentar bebês e crianças, publicado na Gazeta Oficial, de 3 de Fevereiro 2015, que entrará em vigor 180 dias após a data da sua publicação na Gazeta Oficial (1 de agosto de 2015). (Palavra chave: mamadeira).

TAIWAN

G/TBT/N/TPKM/168/Rev.1/Add.1

Adendo à revisão do projeto de documento oficial de Formosa, emitido pela Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration - FDA), com o objetivo de informar algumas medidas sobre os requisitos de rotulagem para alimentos pré-medidos, aditivos alimentares e alimentos não embalados que contenham ingredientes de organismos geneticamente modificados, como notificado mediante o documento G/ TBT/N/TPKM/168/Rev.1, de 17 de março de 2015. A data de cumprimento para os alimentos e aditivos alimentares pré-medidos será 31 de dezembro de 2015. Para os alimentos não embalados, os requisitos serão cumpridos, a partir de 1 de Julho de 2015 até 31 de Dezembro de 2015. (Palavras chave: transgênico; OGM; GMO; organismo geneticamente modificado; proteína; leite de soja; tofu, tohua; carne vegetariana; proteína de soja).

G/TBT/N/TPKM/205

Projeto de documento oficial de Formosa, emitido pelo Escritório de Normalização, Metrologia e Inspeção (The Bureau of Standards, Metrology and Inspection - BSMI), do Ministério da Economia (Ministry of Economic Affairs), propondo Regulamento Técnico que trata da inspeção obrigatória de malas/maletas produzidas internamente e/ou importadas, ao abrigo do Ordenamento sobre Inspeção de Mercadorias, a fim

(21)

de proteger os direitos e interesses dos consumidores (2 páginas, disponíveis em Inglês, 2 páginas, disponíveis em chinês). (Palavras chave: mala; maleta).

G/TBT/N/TPKM/206

Projeto de documento oficial de Formosa, emitido pelo Escritório de Energia (Bureau of Energy), do Ministério de Assuntos Econômicos (Ministry of Economic Affairs), propondo revisão dos Requisitos para Padrões Mínimos de Desempenho para lâmpadas fluorescentes (2 páginas, disponíveis em Inglês, 3 páginas, disponíveis em chinês). (Palavra chave: lâmpada)

G/TBT/N/TPKM/207

Projeto de documento oficial de Formosa, emitido pela Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration - FDA), do Ministério da Saúde e Bem-Estar (Ministry of Health and Welfare - MOHW), a respeito do Edital (No.1041301020 alimentos) sobre o regulamento que estabelece um sistema de rastreabilidade dos produtos alimentares para as empresas do setor alimentar. (5 páginas, disponíveis em Inglês, 4 páginas, disponíveis em chinês). (Palavra chave: setor alimentar, alimento).

TURQUIA

G/TBT/N/TUR/64

Projeto de documento oficial da Turquia, emitido pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e Pecuária (Ministry of Food Agriculture and Livestock), propondo Regulamento Técnico que altera o Codex para alimentos desportivos com o intuito de definir a composição dos alimentos indicados para a prática de esportes (1 página disponível em turco). (Palavras chave: esporte; alimento).

UCRÂNIA

G/TBT/N/UKR/37/Add.1

Adendo ao projeto de documento oficial do Comitê para Regulamento Técnico e Política do Consumidor da Ucrânia, com o objetivo de divulgar a alteração do Regulamento Técnico sobre instrumento de medição não automático, aprovado pelo Decreto do Conselho de Ministros da Ucrânia Nº 190, de 11 de Março de 2009 e especificar os requisitos desses instrumentos, tais como a responsabilidade dos fabricantes, representantes autorizados, importadores e distribuidores, o procedimento de avaliação da conformidade, marcação, etc. em conformidade com a Diretiva do Conselho Europeu 2014/31/EU, de 26 de Fevereiro de 2014. (Palavras chave: instrumento de medição não automático)

UGANDA

G/TBT/N/UGA/489

Projeto de documento oficial de Uganda, emitido pela Agência Nacional de Normalização (Uganda National Bureau of Standards), propondo Regulamento Técnico FDUS EAS 820:2014, especificando os requisitos e métodos de ensaio para higienizador de mãos a base de ácido (14 páginas, disponíveis em inglês). (palavra chave: ácido; higiene).

G/TBT/N/UGA/490

Projeto de documento oficial de Uganda, emitido pela Agência Nacional de Normalização (Uganda National Bureau of Standards), propondo Regulamento Técnico FDUS 1623 1: 2015, especificando os requisitos e

(22)

métodos de ensaio para líquidos para tinturas de cabelo à base de arilo di-amina (aryl di-amine) - Parte 1 (22 páginas, disponíveis em Inglês). (palavra chave: cabelo; tintura).

G/TBT/N/UGA/491

Projeto de documento oficial de Uganda, emitido pela Agência Nacional de Normalização (Uganda National Bureau of Standards), propondo Regulamento Técnico FDUS 1624 1:2015, especificando os requisitos e métodos de ensaio para shampoo para cabelos (28 páginas, disponíveis em Inglês). (palavra chave: cabelo; shampoo).

UNIÃO EUROPEIA G/TBT/N/EU/297

Projeto de documento oficial da União Europeia, emitido pela Comissão Europeia (European Commission), propondo Regulamento Técnico que diz respeito às especificações técnicas para o layout, design e forma das advertências para proteção à saúde em relação aos produtos de tabaco (fumo) (5 páginas, mais anexos 3 páginas, disponíveis em Inglês). (Palavras chave: cigarro; rotulagem; tabaco).

G/TBT/N/EU/294

Projeto de documento oficial da União Europeia, emitido pela Comissão Europeia (European Commission), propondo Regulamento Técnico que altera o anexo XVII do Regulamento (EC) N.º 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas (REACH) quanto à utilização de cádmio em determinadas tintas. (3 páginas + Anexo 2 páginas, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: tinta; cádmio; substância química; REACH).

G/TBT/N/EU/295

Projeto de documento oficial da União Europeia, emitido pela Comissão Europeia (European Commission), propondo Regulamento Técnico que diz respeito à rejeição da alegação de saúde sobre os alimentos, referindo-se a redução do risco de doença em conformidade com o artigo 17 (3) do Regulamento (EC) N.º 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de dezembro de 2006. (3 páginas + 2 páginas de anexo, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: alimento; rotulagem; alegação de saúde)

G/TBT/N/EU/296

Projeto de documento oficial da União Europeia, emitido pela Comissão Europeia (European Commission), propondo Regulamento Técnico que diz respeito à autorização de alegação de saúde sobre os alimentos que não se refiram à redução do risco de doença ou ao desenvolvimento e à saúde das crianças, em conformidade com o artigo 18 (4) do Regulamento (EC) N.º 1924/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde nos alimentos e alterando o Regulamento (EU) N.º 432/2012. (4 Páginas + 2 páginas de anexo, disponíveis em Inglês) (Palavras chave: alimento; rotulagem; alegação de saúde).

G/TBT/N/EU/285

Projeto de documento oficial da União Europeia, emitido pela Comissão Europeia (European Commission), propondo Regulamento Técnico que visa restringir o uso de DEGEE (diethylene glycol monoethyl ether - éter monoetílico de dietilenoglicol) em determinadas utilizações em produtos cosméticos, alterando o anexo III do Regulamento (EC) n.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos produtos cosméticos. (3 páginas + anexo 3 páginas, em Inglês). (Palavras chave: cosméticos; substâncias químicas; higiene).

Referências

Documentos relacionados

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE CONCLUSÃO OBRA: CONCLUSÃO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - PADRÃO 1..

Foi relatado na literatura que pacientes com doença aterosclerótica estável, insuficiência cardíaca, com diabetes com lesão em órgão final, terapia concomitante

Enquanto este modo estiver seleccionado, não é possível definir a temperatura ou modificar a velocidade de ventilação.. A Função Boost é desactivada premindo uma das teclas

parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Barueri e a empresa Foxx URE Barueri, e será instalada na cidade de Barueri, SP, com potencial para tratar 825

G/TBT/N/KEN/755 Propõe Regulamento Técnico DEAS 758: 2018 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para grãos de milho do tipo Eleusine coracana (L.)

G/TBT/N/KEN/780 Propõe Regulamento Técnico DEAS 941:2018, que especifica os requisitos, métodos de ensaio e amostragem para água potável aromatizada pronta para

Propõe alterar do Regulamento Técnico o padrão de segurança do produto e os requisitos de desempenho desenvolvidos para veículos motores com tração nas quatro

Propõe Regulamento Técnico para o prazo de comentários foi prorrogado até 19 de março de 2017 sobre procedimentos de inspeção para produtos de carne de aves