• Nenhum resultado encontrado

Atividade03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade03"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO 2015-2

7 de junho de 2015

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Se isso ocorrer, solicite outro caderno de provas ao fiscal de sala.

2. Este caderno contém a prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 54 questões de múltipla escolha, e a prova de Redação.

3. Cada questão apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma é a correta. Preencha no Cartão-Resposta a letra correspondente à resposta assinalada na prova.

4. No cartão, as respostas devem ser marcadas com caneta esferográfica de tinta PRETA, preenchendo-se integralmente o alvéolo, rigorosamente dentro dos preenchendo-seus limites e preenchendo-sem rasuras.

5. O Cartão-Resposta da prova objetiva e a Folha de Resposta definitiva da Prova de Redação são per-sonalizados e não haverá substiuição, em caso de erro. Ao recebê-los verifique se seus dados estão impressos corretamente; se houver erros, notifique ao fiscal de sala.

6. O tempo de duração das provas é de quatro horas, já incluídos nesse tempo a leitura dos avisos, a coleta da impressão digital, a marcação do Cartão-Resposta e o preenchimento da folha de resposta da Redação.

7. Ao terminar, devolva o Cartão-Resposta e a Folha de Resposta definitiva da Prova de Redação ao apli-cador de Prova.

PROVA QUESTÕES PROVA QUESTÕES

Língua Portuguesa 01 a 06 Geografia 31 a 36 Literatura Brasileira 07 a 12 História 37a 42

Matemática 13 a 18 Química 43 a 48 Biologia 19 a 24 Língua EstrangeiraEspanhol ou Inglês 49 a 54

Física 25 a 30 Redação ––

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia a charge a seguir e responda as questões 01 e 02

QUESTÃO 01

Sobre a charge acima analise as afirmações e mar-que a alternativa correta:

I. Considerando todo o texto presente na charge, há uma figura de linguagem em seu discurso chamada ironia.

II. O nível de linguagem utilizado no diálogo entre as personagens é inadequado nesse contexto de comu-nicação.

III. No primeiro balão, o ponto de interrogação, empre-gado juntamente com o ponto de exclamação, ex-pressa uma pergunta simultânea à surpresa com a qual depara.

IV. No segundo balão, os dois pontos de exclamação ex-pressam o tom enfático usado pelo personagem para se dirigir ao colega.

Está correta a alternativa: A ( ) I,III e IV

B ( ) I,II e III C ( ) II,III e IV D ( ) II,III e IV QUESTÃO 02

A partir da leitura da frase que intitula a charge e da fala do personagem, presente no terceiro balão, infe-re-se do texto que:

A ( ) O personagem que fala no terceiro balão está can-sado e sem estímulo para realizar suas tarefas. B ( ) O garoto que fala nos dois primeiros balões deixa

explícito a insatisfação do pessoal com a demora do colega.

C ( ) O personagem que está resolvendo as atividades não conseguiu concluí-las no tempo previsto pelo colega, porque tem dificuldade de aprendizagem. D ( ) Há uma crítica ao MEC, por ter distribuído livros

ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA),que continham erros de português; e a Edu-cação no Campo que continham erros de mate-mática.

Quando não tinha nada eu quis Quando tudo era ausência esperei Quando tive frio tremi

Quando tive coragem liguei Quando chegou carta abri Quando ouvi Prince dancei Quando o olho brilhou entendi Quando criei coragem liguei Quando chegou carta abri Quando ouvi Salif Keita dancei Quando o olho brilhou entendi Quando criei asas voei

Quando me chamou eu vim Quando dei por mim tava aqui Quando lhe achei me perdi Quando vi você me apaixonei Quando não tinha nada eu quis Quando tudo era ausência esperei Quando tive frio tremi

Quando tive coragem liguei Quando me chamou eu vim Quando dei por mim tava aqui Quando lhe achei me perdi Quando vi você me apaixonei

(CHICO CÉSAR. Aos vvivos. Manaus:Velas, 1995. Disponível em: http://chico-cesar.letras.terra.com.br/ letras/43885/ Acesso em 10 maio 2015.

[Prince-músico norte-americano.] [Salife Keita-músico africano].

Leia o texto a seguir e responda as questões 03, 04 e 05:

À PRIMEIRA VISTA

QUESTÃO 03

Em alguns textos, é possível observar uma explo-ração intencional de determinadas estruturas sintáticas para obter um efeito de sentido particular. Em letras de música, por exemplo, a recorrência de uma mesma arti-culação sintática entre as orações pode contribuir para destacar uma ideia central.

I. Na letra da música, observamos a recorrência de uma mesma estrutura sintática: uma oração subor-dinada adverbial temporal, introduzida pela con-junção quando, antecede a sua oração principal. II. A estrutura regular das seis estrofes, todas elas

constituídas por quatro versos (cada um deles apre-sentando um período composto por subordinação), contribui para criar no leitor/ ouvinte,a sensação de repetição.

III. Os compositores, de um modo geral, sempre usam essas estruturas, conscientemente, para criarem suas letras de músicas e, semanticamente, obterem o efeito desejado.

(3)

A alternativa correta é: A ( ) I B ( ) I e II C ( ) I e III D ( ) I, II e III QUESTÃO 04

Marque V ou F nas afirmações abaixo:

A ( ) A análise da relação entre a recorrência sintática e as ideias introduzidas em cada um dos versos também nos permite identificar uma outra for-ma de repetição: a oração subordinada adverbial temporal sempre focaliza o momento em que um acontecimento específico desencadeia uma reação particular no eu lírico.

B ( ) Acontecimento específico => quando não tinha nada => reação do eu lírico => eu quis; Aconteci-mento específico => quando tudo era ausência => reação do eu lírico => esperei;acontecimento es-pecífico => quando tive frio => tremi => reação do eu lírico => quando tive coragem => liguei.

C ( ) Essa estrutura sintática recorrente é um recurso estilístico que pode contribuir muito para a cons-trução do sentido do texto. Entretanto, no ato da construção textual o mais importante é a inspi-ração.

D ( ) Essa estrutura sintática não permite focalizar aquilo que, na letra da música, pode ser identifica-do como o momento transformaidentifica-dor identifica-do eu lírico, o acontecimento mais importante dentre todos: “quando lhe achei me perdi/quando vi você me apaixonei

Está correta a alternativa: A ( ) F F V V

B ( ) V F V F C ( ) V V F F D ( ) F V F V QUESTÃO 05

Ainda em relação ao texto À Primeira Vista, é cor-reto afirmar que:

A ( ) O próprio título é uma alusão ao momento da des-coberta da paixão. Analisada em conjunto, a letra da música ilustra o efeito das recorrências sintáti-cas e estruturais para destacar uma mesma ideia: a transformação provocada pelo amor à primeira vista.

B ( ) Os versos nos quais esse momento é identificado aparecem em posições equivalentes no interior do texto:são os dois últimos da terceira e da quinta estrofes.

C ( ) Há a presença de rimas perfeitas em todos os ver-sos de todas as estrofes.

D ( ) Há o predomínio de verbos no pretérito perfeito do indicativo,sugerindo ações totalmente concluí-das no passado do eu lírico.

Leia a tira a seguir e marque a alternativa correta:

QUESTÃO 06

No texto em estudo, Laerte usou como estratégia para a construção do humor:

A ( ) O uso exagerado do ponto de exclamação - dez ve-zes - em todas as falas da tira.

B ( ) No emprego da figura de linguagem conhecida como catacrese.

C ( ) Com o fato dos óculos do dono do veículo terem saltado dos olhos, quando o alarme disparou. D ( ) No fato de a individualização criada pelo alarme

ser tão grande que Lucídio se sente exposto por ver seu nome repetido várias vezes em um volume muito alto, o que atrai a atenção de todas as pesso-as da rua.

(4)

LITERATURA BRASILEIRA QUESTÃO 07

Sobre a cidadezinha de A Hora dos Ruminantes marque V ou F:

( ) Se fôssemos desenhar um mapa de Manarairema com as informações fornecidas pelo romance, um dado geográfico fundamental seria a divisão entre a tapera, local onde os homens se instalam, e o núcleo da cidade, porção habitada pelos demais personagens. ( ) As duas partes avizinham-se - de uma se avista a ou-tra -, mas estão claramente separadas: há um rio no meio, e sobre ele, uma ponte. A ponte é um símbolo indicador de passagem, mudança,transição. Não por acaso, a narrativa começa justo nesse lugar, limiar geográfico e simbólico entre dois mundos.

( ) De um lado da ponte, concentram-se comércio, car-tório, correio, cadeia, largo, chafariz, coreto, igreja, cemitério, campo de futebol, em resumo, a parte mais organizada da cidade.

( ) Do outro, há pastos, capinzais, paragens onde se po-dem coletar lenha e raízes para chá, além da já men-cionada tapera. Lá os forasteiros se organizam em um acampamento, onde criam animais, porém o narrador não fornece ao leitor pistas sobre quais es-pécies são criadas.

( ) Manarairema ocupa simultaneamente dois papéis na narrativa; é uma espécie de espaço-personagem – como no exemplo: (“Manarairema foi dormir pensando nos vizinhos esquivos e fazendo planos para tratar com eles quando chegasse a ocasião.” p.5) Nesse caso José J. Veiga aplica a prosopopeia ao espaço a fim de ratificar a tese naturalista de que o homem é fruto de seu meio. Essa premissa de-terminista encaixa-se perfeitamente em A Hora dos Ruminantes, pois os forasteiros que chegam à cidade-zinha passam a se comportar como os manarairen-ses. E condição única de espaço (“Manarairema es-taria se acabando, se perdendo para sempre?” p.44).

A sequência correta é: A ( ) V-V-V-F-F B ( ) F-V-F-V-F C ( ) V-V-F-F-V D ( ) F-F-V-V-F QUESTÃO 08

Sobre A Hora dos Ruminantes, leia as afirmações a seguir:

I. Se tomarmos A Hora dos Ruminantes sob o aspecto alegórico, veremos que se reincena o mesmo jogo político de praticamente toda a história brasileira; a intervenção de um poder centralizador que ignora os direitos humanos mais básicos com o intuito de fazer o país alcançar o patamar mundial – o ca-pitalista.

II. A Hora dos Ruminantes é uma narrativa em 3ª pes-soa onisciente. O discurso do narrador não só

re-vela ao leitor a subjetividade de vários personagens como incorpora a voz desses à sua. Sendo onisciente em relação a todos os personagens, o narrador com-partilha com o leitor todas as informações sobre a trama.

III. Em A Hora dos Ruminantes, o carroceiro Gemi-niano faz papel de valente diante dos homens da tapera, recusa-se a obedecer a suas ordens, mas não demora a ser o primeiro a servi-los. Manuel Florên-cio, o marceneiro, também é resistente, mas acaba cedendo.

IV. Amâncio Mendes é o melhor exemplo de entrega do indivíduo aos apelos de uma ideologia totalitá-ria.Sem qualquer escrúpulo, alia-se aos homens da tapera, seduzido pelas novidades propagadas sobre progresso e modernidade e passa a servir como uma espécie de interlocutor entre os homens e sua comu-nidade.

V. Os animais – cachorros e bois – são o símbolo de uma violência que se instala sem resistências; ou antes, a metáfora de uma bestialização do in-divíduo. Quando os homens da tapera, de A Hora dos Ruminantes, enviam os cachorros à cidade, a cumplicidade e a subserviência da população são patéticas: todos passam a servir os cachorros como verdadeiros escravos. A alternativa correta é: A ( ) I-II-III-IV B ( ) I-II-IV-V C ( ) III-IV-V D ( ) II-III-IV-V QUESTÃO 09

Sobre o romance Vidas Secas, de Graciliano Ra-mos, marque a alternativa ERRADA:

A ( ) Vidas Secas é o único dos romances de Graciliano Ramos escrito em 3ª pessoa e totalmente voltado para o problema geográfico da região nordeste. B ( ) Fabiano e sua família vive uma situação lastimosa

no cenário agrário nacional. A eles é oferecida a possibilidade de melhoria, mas como é analfabeto, rude e acomodado, sempre que surge um obstácu-lo, ele muda-se com a família para outro lugar em busca de condições mais fáceis de vida.

C ( ) Ao tratar da história de uma família de retiran-tes nordestinos sertanejos que vaga sem destino pelas veredas da caatinga, Graciliano Ramos toca no cerne da denúncia social, propósito defendido pelo Modernismo, mais especificamente pelo ro-mance regionalista da década de 30.

D ( ) Vidas Secas é um relato do descaso das autori-dades e da marginalização sofrida pelo homem comum. Desse modo, as suas personagens são di-minuídas pelas esferas de poder e sofrem com os desmandos dos seus representantes, como é o caso explícito do patrão, do soldado amarelo e do fiscal da prefeitura.

(5)

QUESTÃO 10

Todos os traços característicos de Vidas Secas fo-ram devidamente exemplificados, exceto em:

A ( ) A narrativa em 3ª pessoa situa o ponto de vista externo do narrador, que demonstra sua presen-ça pela introspecção em personagens primários e rústicos: “Fabiano estava silencioso, olhando as imagens e as velas acesas, constrangido na roupa nova, o pescoço esticado, pisando em brasas”. B ( ) A realidade mescla-se com a alucinação numa

su-perposição de planos ante a morte próxima => o ser irracional sublima-se pela humanização, supe-rando o instinto, vencendo a si próprio e, submis-so, glorifica-se no perdão => “Não poderia morder Fabiano: tinha nascido perto dele, numa camari-nha, sob a cama de varas, e consumira a existência em submissão, ladrando para juntar o gado quan-do o vaqueiro batia palmas”.

C ( ) O primitivismo conduz a uma acomodação, não impedindo a visualização e expressão sensorial formadas através da imaginação criadora => “Ba-leia, imóvel, paciente, olhava os carvões e esperava que a família se recolhesse. Enfastiava-a o barulho que Fabiano fazia no campo, seguindo uma rês, se esgoelava demais. Natural. Mas ali, à beira do fogo, para que tanto grito?”.

D ( ) Na descrição da terra árida, o meio físico é tido como única causa do aviltamento do ser humano => “Não, provavelmente não seria homem: seria aquilo mesmo a vida inteira, cabra governado pe-los brancos, quase uma rês na fazenda alheia”. QUESTÃO 11

Leia as afirmações sobre o romance O Beijo do Vesúvio, de Paulo Aires, e a seguir marque a alternativa correta:

I. “Ao chegar no meu esconderijo, uma carta de Malu me espera. Abri o envelope, duas fotos clicadas numa região montanhosa.(...)’ No topo da montanha, ven-tava e fazia frio, quando vi teu rosto mudo, de olhar longínquo.(...) Queria te salvar da sentença existencial que te golpeia, mas não tenho as chaves do labirinto em que habitam teus sonhos, a senha do imbricado mapa do teu destino. (...) Beijo-te com o secreto fogo que nos une, com a pedagogia dos vulcões, com os có-digos de Vesúvio, com o barro e o suor desta vida que nos convoca ao ofício da teimosia’”. (p.42/43) => Há nesse fragmento expressões que referenciam o título do romance em estudo.

II. “Acordei tranquilo e sereno. Fui caminhar na Aveni-da Mauá. Caminhava apressado, passos longos, bra-ços em movimento, enquanto tecia imaginariamente, ideias para as histórias que tentava escrever. O destino de minhas histórias era sempre trágico e melancólico. Queria dar um fim romântico às minhas narrativas, porém, não conseguia”. (p.43/44) => Esse excerto do romance de Paulo Aires é um rico exemplo de

meta-linguagem e predomina nele a informação de uma atividade laboral do narrador-personagem.

III. “Sem jantar e sem lanche, estava cambaleante. Suava frio quando cheguei ao escritório. Tinha que demons-trar boa vontade, esforço e dedicação, afinal de con-tas, era meu primeiro dia de trabalho naquela grande empresa sanguessuga. Solicitei ao chefe imediato que passasse minhas atribuições do período vespertino. Naquela tarde, tive a certeza de que há momentos na vida em que não vivemos verdadeiramente, simples-mente existimos como qualquer outro ser ou objeto, talvez como um bicho desimportante: uma barata, um rato, um inseto repulsivo”. (p.29/30) => Fica ex-plícita, nesse trecho da obra O Beijo do Vesúvio, a insatisfação do narrador-personagem com o seu tra-balho, bem como os motivos dessa insatisfação.

Está correta a alternativa: A ( ) I

B ( ) II C ( ) I e II D ( ) III QUESTÃO 12

Sobre o romance O Beijo do Vesúvio, marque V ou F nas afirmações abaixo:

( ) A linguagem dessa obra é, fortemente, marcada por uma prosa poética, como neste exemplo da metáfora da morte: “Olhos marejando, abracei mestre Antenor, após servir-lhe um suco de laranja, fruta de sua pre-ferência. Poucos dias depois, voltei a ver meu amigo,-quando partia para a condição de matéria cósmica. Nesta vida, sempre estamos assinando o livro das des-pedidas.” (p.119) .

( ) No referido romance, o narrador-protagonista, Pedro Caneti, jovem órfão de pai, estudante de jornalismo, expõe sua paixão pela Literatura, sua conturbada vo-cação de escritor bem como sua devoção à boemia. ( ) Do ponto de vista da tipologia textual, O Beijo do

Vesúvio é classificado como um romance => narra-tiva longa, várias personagens, progressão temporal, ações <= porém, em certos aspectos beira a crônica e avizinha-se do ensaio. Paulo Aires,pela voz do nar-rador-protagonista, traça o perfil de uma geração tumultuada, condenada à cultura do vazio,proibida de cultuar sonhos sagrados, forçada à solidão social. ( ) O enredo transcorre na fictícia cidade de Capadócia,

capital de um país imaginário. O livro apresenta ele-mentos reveladores das acirradas contradições sociais do mundo atual, como no trecho:” Demitido sem justa causa. Tive que trancar a faculdade. Mais um pontapé na bunda. Um horror. Chorei de raiva”. (p.85)

( ) Pedro Caneti reencontra, após anos, o primeiro grande amor de sua vida => Beatriz Somoza. Entre-tanto, os dois não podem reatar o relacionamento do passado, embora ela queira, pois ele a chantageia por fragrá-la no escritório aos amassos com o motorista. Ela é casada com um rico empresário.

(6)

A sequência correta é: A ( ) V-F-V-F-V B ( ) V-V-V-V-F C ( ) F-F-F-V-V D ( ) F-V-F-V-F MATEMÁTICA QUESTÃO 13

Considere a família de funções do segundo grau, dos reais nos reais, definida como f(x) = x2 + 2x +c, onde

c é um parâmetro livre, de modo que para qualquer valor de c escolhido temos uma função particular da família. Ao desenhar várias dessas funções utilizando um sof-tware, um aluno percebeu que os vértices dessas funções obedeciam a certo padrão. Assinale a única alternativa correta que corresponde ao padrão visualizado pelo alu-no: A ( ) Uma parábola. B ( ) Uma reta. C ( ) Uma semirreta. D ( ) Uma hipérbole. QUESTÃO 14

Uma pessoa deve fazer uma dieta combinando três tipos de alimentos I, II e III. As quantidades de vitami-nas A, B e C fornecidas por cada unidade desses alimen-tos estão disponíveis na tabela abaixo.

Vitamina A Vitamina B Vitamina C Alimento I 1 2 0 Alimento II 3 4 1 Alimento III 4 0 6

Sabendo que a dieta dessa pessoa deve conter 16 unidades de vitamina A, 12 unidades de vitamina B e 14 unidades de vitamina C e ainda que o preço do alimento I é 5 reais, o preço do alimento II é 3 reais e que o preço do alimento III é 2 reais, quanto pagaria pela dieta? Assi-nale a única alternativa correta:

A ( ) 16 reais. B ( ) 18 reais. C ( ) 20 reais. D ( ) 22 reais.

QUESTÃO 15

A área do triângulo formado pelos pontos determi-nados pelos números complexos 1+i, 5+i e 3+5i no plano Argand-Gauss é: A ( ) 6 B ( ) 8 C ( ) 10 D ( ) 12 QUESTÃO 16

Os elementos de uma matriz quadrada A estão em progressão aritmética (PA), e os elementos de uma ma-triz quadrada B estão em progressão geométrica (PG), como mostra os exemplos abaixo.

2 8 16 1 8 64 A = ,B = .                 4 10 18 2 16 128 6 12 20 4 32 256 Assinale a única alternativa correta:

A ( ) O determinante de qualquer matriz quadrada cujos elementos estão em PA é sempre zero.

B ( ) O determinante de qualquer matriz quadrada cujos elementos estão em PG é sempre zero. C ( ) O determinante de qualquer matriz quadrada

cujos elementos estão em PG é sempre diferente de zero.

D ( ) O determinante de qualquer matriz quadrada cujos elementos estão em PA é sempre diferente de zero.

QUESTÃO 17

Um polinômio de grau três com coeficientes reais possui como raízes os números 1+i e 2. Sabendo que esse p(0)=4, então a forma fatorada desse polinômio é: A ( ) p(x) = - (x-1-i) (x-1+i) (x-2).

B ( ) p(x) = (x-1-i) (x-1+i) (x-2). C ( ) p(x) = - 2(x-1-i) (x-1+i) (x-2). D ( ) p(x) = 2(x-1-i) (x-1+i) (x-2).

(7)

QUESTÃO 18

Em um tanque cônico, circular e reto, de raio da base medindo 4 m e de altura medindo 8 m despeja-se água numa vazão de 2 metros cúbicos por segundo. O tanque é construído de acordo com a figura abaixo, isto é, seu vértice fica apoiado no solo e sua posição é vertical.

Depois de quanto tempo aproximadamente a água atingirá a altura de 6 metros?

A ( ) 20,2 segundos. B ( ) 22,2 segundos. C ( ) 24,2 segundos. D ( ) 26,2 segundos. BIOLOGIA QUESTÃO 19

Observe atentamente o seguinte diagrama relacio-nado ao processo de divisão celular.

Analise as proposições abaixo e marque o item que corresponde à ordem correta da divisão celular.

A ( ) 1→4→5→3→2 B ( ) 1→5→4→3→2 C ( ) 4→1→5→3→2 D ( ) 2→1→4→5→3 QUESTÃO 20

Em uma célula vegetal, o vacúolo participa de vários processos metabólicos com diferentes funções e proprie-dades, dependendo do tipo celular. Marque nas alternati-vas abaixo aquela que corresponde ao nome da membra-na que delimita o vacúolo.

A ( ) Carioteca B ( ) Microfilamento C ( ) Tonoplasto D ( ) Tilacoide QUESTÃO 21

Leia atentamente as alternativas abaixo e a seguir assinale aquela que melhor representa a ordem da diges-tão humana.

A ( ) Boca→estômago→esôfago→intestino delgado B ( ) Boca→esôfago→estômago→intestino grosso C ( ) Boca →estômago→esôfago→intestino delgado D ( ) Boca→esôfago→estômago→intestino delgado QUESTÃO 22

Assinale entre as alternativas apresentadas abaixo, aquela correspondente ao grupo de cordados que evoluti-vamente são mais avançados que os peixes, porém, como este, possuem ovos e fecundação externa.

A ( ) Répteis B ( ) Anfíbios C ( ) Aves D ( ) Mamíferos

RASCUNHO

RASCUNHO

(8)

QUESTÃO 23

O Projeto Genoma Humano tem como objetivos identificar os genes humanos, determinando sua função e a sequência dos nucleotídeos do DNA das células hu-manas. O sequenciamento completo do DNA humano constitui uma importante ferramenta para a compreen-são de diversas doenças graves. A respeito de anomalias genéticas analise os itens apresentados abaixo. .

I. O daltonismo e a hemofilia são anomalias recessivas ligadas ao sexo, atingindo principalmente indivídu-os do sexo masculino.

II. A síndrome de Turner ocorre em homens que apre-sentam estatura maior que a média populacional. Tem pequeno desenvolvimento dos órgãos genitais, ausência de espermatozoide e desenvolvimento de seios.

III. Na síndrome de Down os indivíduos apresentam 47 cromossomos, sendo que o cromossomo suplemen-tar é o autossomo 21, por isso é referida como sendo uma trissomia do 21. Os portadores podem ser de ambos os sexos.

Em relação às proposições analisadas, assinale a al-ternativa cujos itens estejam corretos.

A ( ) I e II B ( ) II e III C ( ) I e III D ( ) I, II e III QUESTÃO 24

As classificações taxonômicas são importantes por agrupar os seres vivos em hierarquias que representam a relação de parentesco entre diferentes indivíduos. Ana-lisando tal hierarquia, marque entre as alternativas abai-xo a ordem correta para os táabai-xons listados, partindo do mais geral para o mais específico.

A ( ) reino, filo, ordem, classe, família, espécie, gênero B ( ) filo, reino, classe, ordem, gênero, família, espécie C ( ) reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie D ( ) classe, filo, ordem, reino, família, gênero, espécie

FÍSICA QUESTÃO 25

Uma passadeira a vapor retira os amassados das roupas enviando um fluxo de vapor entre as fibras. Supo-nha que uma dessas passadeiras funcione em uma ten-são de 220 V, consuma 1500 W de potência e que 75,6% da energia consumida pela passadeira seja aproveitada na vaporização da água. A partir desses dados e consi-derando 1 cal = 4,2 J e o calor latente de vaporização da água Lv=540 cal/g, podemos concluir, que:

I. A corrente elétrica que passa pela passadeira é de 5,9 A. II. A cada hora de funcionamento a passadeira

conso-me 1,5 kW.h de energia.

III. A passadeira evaporará água a uma taxa de 0,5 g/s. IV. Uma vez em ebulição (100OC), um litro de água doce

com densidade igual a 1 g/cm3 levará 33 minutos e

20 segundos para evaporar completamente. Sendo 1 dm3 = 1 litro.

Das 4 sentenças anteriores, é válido afirmar que: A ( ) Apenas as sentenças I e II estão corretas. B ( ) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas. C ( ) Apenas a sentença IV está correta.

D ( ) Nenhuma das sentenças está correta. QUESTÃO 26

Uma caixa d’água está conectada a uma tubulação que conduz a água para uma saída abaixo da mesma conforme a figura abaixo. A pressão no interior da caixa é sempre idêntica a pressão atmosférica externa de 1×105

Pa. Se a saída da tubulação estiver a uma distância ver-tical 5 m abaixo do nível da água e considerando que a tubulação tem um diâmetro de 4 cm, qual é o módulo da força de atrito entre a rolha de cortiça e as paredes da tubulação?

Adote a aceleração da gravidade local como g = 10 m/s2, a densidade da água d = 1 g/cm3 e o valor de π

como sendo aproximadamente 3,14.

A ( ) 62,8 N B ( ) 92,2 N

C ( ) 188,4 N

D ( ) 282,6 N

(9)

QUESTÃO 27

Um oscilador harmônico é composto por um bloco de gelo de massa m = 0,50 kg preso a uma mola de cons-tante k = 2,00 N/m, conforme a figura abaixo. O bloco está recebendo calor de uma fonte por radiação a uma taxa Φ = Q/∆t. Considerando que o bloco recebe calor a uma taxa Φ = 4 cal/s e que não há atrito entre o bloco de gelo e a superfície, é válido afirmar:

Dado: Calor latente de fusão da água L1 = 30 cal/g.

I. A taxa com que o bloco de gelo derrete é de 3 g/min. II. O período inicial do bloco (antes que este comece a

derreter) é será igual a π segundos.

III. Depois de 1 hora 23 minutos e 20 segundos o perío-do será igual a π√2 segundo.

IV. Levará 2 horas 46 minutos e 40 segundos para que o bloco derreta completamente.

Das 4 sentenças anteriores, é válido afirmar que:

A ( ) Apenas as sentenças I e III estão corretas. B ( ) Apenas as sentenças II e III estão corretas.

C ( ) Apenas as sentenças I e IV estão corretas.

D ( ) Todas as sentenças estão corretas.

QUESTÃO 28

Uma placa quadrada de zinco, a temperatura am-biente T0 = 25oC tem lado ℓ = 80 cm. Um furo circular

com diâmetro d = 20 cm é feito no centro da placa (pro-cesso conhecido como estampagem), conforme mostra-do na Figura abaixo. Sabenmostra-do que o coeficiente de dila-tação linear para o zinco é igual a αzn = 26 × 10-6 oC-1. A

partir desses dados temos:

QUESTÃO 29

Um halterofilista ergue uma carga de 100 kg até uma altura de 2 m acima do solo. Sendo assim, adotando a aceleração da gravidade local com 10 m/s2:

I. O trabalho realizado por ele foi positivo e igual a 2000 J.

II. Se a carga for erguida num intervalo de tempo de 4 segundos então a potência aplicada pelo halterofi-lista foi igual a 500 W.

III. A energia gasta para erguer a carga poderia fazer uma lâmpada de 40 W funcionar por 50 segundos. IV. Sendo o calor específico da água igual a 1 cal/goC e

considerando 1 cal = 4,2 J, então a energia gasta pelo halterofilista é suficiente para elevar a temperatura de 100 g de água em 12 oC.

Das 4 sentenças anteriores, é válido afirmar que: A ( ) Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas. B ( ) Apenas as sentenças I, II e III estão corretas. C ( ) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas. D ( ) Todas as sentenças estão corretas.

QUESTÃO 30

Um policial armado com um fuzil de assalto equi-pado com uma mira laser aponta para um alvo que se en-contra atrás de uma janela com um vidro transparente e espesso, como mostrado na figura abaixo. A espessura D do vidro é igual a 2,00 cm, o índice de refração do vidro é igual a 1,5 e o índice de refração do ar é praticamente igual a 1. As trajetórias da bala e do feixe de luz laser incidem na janela de vidro com um ângulo de θ = 60° em relação à reta normal. O vidro da janela tem uma baixa tenacidade, e oferece pouca resistência a passagem da bala, de modo que esta segue com sua trajetória retilínea praticamente inalterada. Ao passo que a luz do laser sofre um desvio x levando o policial a mirar em um ponto diferente do que o cano da arma aponta. Com base nestas informações, o desvio x em relação o ponto alvo e o ponto atingido será aproximadamente igual a:

Dados: sen60o = 0,866 e cos60o = 0,500

sin (a ± b) = sin a cos b ± sin b cos a

I. Se a placa for aquecida até uma temperatura de 192 oC,

então o diâmetro do furo será 19,91316 cm.

II. O coeficiente de dilatação superficial para o zinco é βzn = 52 × 10-6 oC-1.

III. Na temperatura de 192 oC a área da placa será igual

a 6328,850924 cm2.

Das 3 sentenças anteriores, é válido afirmar que:

A ( ) Apenas a sentença I está correta. B ( ) Apenas a sentença II está correta. C ( ) As sentenças I e III estão corretas. D ( ) As sentenças II e III estão corretas.

A ( ) 4,33 cm. B ( ) 2,81 cm.

C ( ) 1,02 cm.

(10)

GEOGRAFIA QUESTÃO 31

No contexto dos movimentos migratórios e cresci-mento urbano a cidade de São Paulo se destaca pelo ele-vado contingente de migrantes advindos não somente de outras regiões brasileiras, mas também de outras partes do mundo. Atualmente sabe-se que essa importante me-trópole vem passando por graves problemas relaciona-dos à disponibilidade hídrica. Em relação a essa temática assinale a alternativa correta.

A ( ) A escassez de água que afeta muitos municípios, especialmente do estado de São Paulo, deve-se ex-clusivamente a estiagem atípica que ocorre atual-mente nesse estado.

B ( ) O crescente processo de impermeabilização do solo tem contribuído para a escassez de água que afeta muitas cidades.

C ( ) A escassez de água que afeta alguns estados da re-gião Sudeste do Brasil deve-se à falta de rios pere-nes e com grande oferta hídrica.

D ( ) A baixa oferta hídrica que afeta atualmente a re-gião metropolitana de São Paulo deve se à falta de reservatórios para o armazenamento de água. QUESTÃO 32

Recentes pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que é grande o per-centual de jovens pertencentes a geração “nem-nem”, isto é, que nem trabalha nem estuda. Acerca dessa situ-ação avalie as alternativas a seguir e marque aquela que considerar correta.

A ( ) O elevado percentual de jovens que nem trabalha e nem estuda gera preocupações, uma vez que boa parte dessa faixa etária irá compor a população economicamente ativa.

B ( ) Grande parte do percentual de jovens que nem trabalha e nem estuda vive no campo e tal fato de-ve-se à falta de escolas.

C ( ) O elevado percentual de jovens que não trabalha, nem estuda, compreende uma pequena parcela, tendo em vista que a população brasileira se mos-tra bastante envelhecida.

D ( ) O aumento do percentual de jovens desemprega-dos está diretamente relacionado à falta de ofertas de trabalho na indústria e no comércio.

QUESTÃO 34

Em 2014, os conflitos entre Israel e Palestina se in-tensificaram deixando milhares de palestinos mortos. Entre os principais motivos colocados por Israel estão os atos violentos praticados, tais como: o sequestro e assas-sinato de civis e militares por grupos radicais que agem principalmente nas áreas de fronteira. Assinale a alter-nativa que contém um dos principais grupos opositores de Israel. A ( ) IRA B ( ) ETA C ( ) FARC D ( ) HAMAS QUESTÃO 33

A crise da União Soviética na década de 1980 e o consequente colapso do bloco socialista em 1991 favore-ceu o fortalecimento de uma hegemonia político-econô-mica que despontou a partir da década de 1990. O mundo saía da bipolaridade para uma nova estrutura econômi-ca, a multipolaridade. Considerando os desdobramentos dessa nova fase e levando em conta as tendências atuais, aponte os países e grupo de países representativos dessa nova ordem geopolítica mundial.

A ( ) Estados Unidos, Alemanha, Japão, Rússia e China. B ( ) Alemanha, Japão, China, G8 e Estados Unidos. C ( ) Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. D ( ) Inglaterra, Canadá, Japão, NAFTA e China. QUESTÃO 35

Em março de 2015 a região Centro-Oeste foi tema de reportagem que caracterizava a nova vida no campo. Destacou-se que em uma década triplicou o número de pessoas que vivem na zona rural e que têm mais de 12 anos de estudos. A principal razão é o agronegócio com fazendas modernas e que gera oportunidades para pes-soas com nível superior. Assinale a alternativa que des-creve características ambientais propícias ao desenvolvi-mento do agronegócio nessa região.

A ( ) Solos profundos, relevo plano e disponibilidade hídrica favorecendo a agricultura mecanizada. B ( ) Malha viária densa, ferrovias ativas e rios

navegá-veis que favorecem o escoamento da produção. C ( ) Solos férteis, formações vegetais de porte arbóreo

e baixa densidade demográfica que gera interesse e facilita a aquisição de terras.

D ( ) Presença do principal mercado consumidor, bem como a proximidade de grandes portos que favo-recem a exportação.

QUESTÃO 36

No processo de representação do espaço geográfi-co em um mapa é imprescindível o uso da escala car-tográfica. Esta consiste em um artifício matemático que permite estabelecer relações entre a dimensões lineares no mapa e suas correspondentes no terreno. Acerca da escala cartográfica e seu significado marque a alternativa correta.

A ( ) Na relação 1/50000, o numerador indica a dimen-são linear no terreno ao passo que o denominador representa a dimensão na carta.

B ( ) Considerando a relação acima expressa, a mesma indica que uma unidade na carta equivale a cerca de 50000 dessas mesmas unidades em área no ter-reno.

C ( ) Na escala cartográfica o numerador indica uma unidade específica na carta, ao passo que o deno-minador indica o nível de detalhamento da repre-sentação para com a realidade.

D ( ) O processo de representação cartográfica implica em uma redução do nível de detalhamento indica-do pelo denominaindica-dor da escala.

(11)

HISTÓRIA QUESTÃO 37

Para o famoso historiador Jacques Le Goff, desta-cavam-se na sociedade medieval quatro personagens: os santos, os reis, os papas e os teólogos. Ele afirma que “Os santos são uma novidade, uma criação do cristianismo; os reis são uma nova figura de chefe político; os Papas li-deram a Igreja cristã; os teólogos substituem os filósofos da Antiguidade. Portanto, Deus como criador da Huma-nidade e do mundo é o principal mote do pensamento da época.” (Jornal O Globo, 05/04/2014. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2014/04/05/ uma-entrevista-inedita-com-jacques-le-goff-morto-aos-90-anos-529991.asp, consultado em 29/04/2015). Desta caracterização, pode-se deduzir corretamente que: A ( ) O feudalismo foi um sistema que contribuiu para

unificar os guerreiros, os sacerdotes e os trabalha-dores em torno de um ideal comum.

B ( ) A igreja católica tinha uma função pública fun-damental na sociedade medieval, controlando a cultura e política em geral.

C ( ) Os papas, enquanto representantes de Deus, não detinham poder político, que era pertinente aos reis na administração dos feudos.

D ( ) O feudalismo foi um regime igualitário no qual Deus garantia a distribuição justa das terras e das funções sociais de cada corporação.

QUESTÃO 38

O Padre Antônio Vieira pregou aos escravos na Bahia dizendo: “Em um engenho sois imitadores de Cris-to Crucificado: porque padeceis de um modo muiCris-to se-melhante ao que o mesmo senhor padeceu na sua cruz. (...) Cristo despido, e vós despidos, Cristo sem comer e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. (...) Eles mandam e vós servis, eles dormem e vós velais; eles descansam, e vós trabalhais; eles gozam o fruto de vossos trabalhos, e o que vós colhei deles é um traba-lho sobre o outro.” (XIV Sermão do Rosário. In: VIEIRA, Pe. Antonio. Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras/ Peguin, 2012, p.22). Em sua visão, os homens e mulheres escravizados sofriam bastante, de maneira semelhante ao próprio Jesus Cristo. Assinale corretamente a alternativa que enquadra tal concepção:

A ( ) Viera propõe aos escravos e escravas a estratégia da resistência pacífica diante das violências sofri-das, o que depois foi retomado por defensores dos direitos dos negros como Martin Luther King Jr. B ( ) O sacerdote propõe reformar a escravidão, ao

cri-ticar as injustiças causadas pelos senhores. Ensina que os escravos fossem tratados de maneira mais humana, amorosa, pois eles também são filhos de Deus e devem ser respeitados.

C ( ) Vieira está propondo que o sistema colonial conti-nue explorando a mão-de-obra africana, pois esta exploração é justa e o grande motor do progresso econômico das terras conquistadas pelos portu-gueses.

D ( ) O sacerdote apresenta em seu sermão a visão pa-ternalista da igreja, consolando os homens e mu-lheres escravizados ao compará-los com Cristo, sem modificar a estrutura da sociedade colonial. QUESTÃO 39

O iluminismo, conforme o pensador alemão Imma-nuel Kant, “é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapaci-dade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade. A causa dela não se encontra na falta de en-tendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo servir-sem a direção de outrem.” (Kant, I. O que é ilustração. In: WEFFORT, F. C. (org.). Os clássicos da Política – vol.II. São Paulo: Ática, 2006, p.84). A visão do filósofo apresenta uma utopia de liberdade, mas também traz um aspecto pessimista. Assinale a alternativa corre-ta que justifica historicamente escorre-ta ambiguidade:

A ( ) O movimento iluminista contribuiu grandemente para criticar instituições sociais opressoras, con-tudo a Revolução Francesa igualmente espalhou o terror e a perseguição injusta.

B ( ) Os pensadores iluministas, ao assumirem a dire-ção política dos reis através do despotismo escla-recido, não reforçaram as instituições educacio-nais, nem a liberdade dos intelectuais contrários ao regime monárquico.

C ( ) Os filósofos iluministas propuseram valores cul-turais bonitos para a sociedade, mas seu apoliti-cismo intelectual impediu que estas propostas fos-sem concretizadas no “Novo Regime”.

D ( ) O movimento iluminista na Alemanha terminou por apoiar e legitimar a ditadura estabelecida por Bismarck.

QUESTÃO 40

Em 2015, celebra-se os setenta anos do fim da Se-gunda Guerra Mundial. Após o término deste grande conflito, que envolveu inclusive o Brasil, foi criada uma nova geopolítica internacional visando a manutenção da paz, mas esta foi desrespeitada muitas vezes. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente este período histórico:

A ( ) A aliança entre as duas potências mundiais, os Es-tados Unidos da América e a União das Repúbli-cas Socialistas SoviétiRepúbli-cas, permaneceu após a con-clusão da Segunda Grande Guerra. Esses países utilizaram os tratados internacionais e o comando da Organização das Nações Unidas para repartir politicamente, de maneira equilibrada, o planeta.

(12)

B ( ) A criação do Estado de Israel, em 1948, criou um clima tenso permanente na geopolítica interna-cional e, desde então, os países se dividiram entre aqueles que apoiam a criação do Estado Islâmico e aqueles que defendem as ações militares israelitas na região.

C ( ) O grupo dos Aliados na Segunda Grande Guerra foi rompido e as duas maiores potências militares tornaram-se inimigas, mesmo que nunca tenham entrado em conflito direto. Essa forma de atuação geopolítica foi denominada de Guera Fria.

D ( ) A revolução cubana, em 1959, rompeu com o equilíbrio geopolítico que havia sido estabelecido no continente americano, já que, por serem comu-nistas, logo ganharam apoio da União das Repú-blicas Socialistas Soviéticas. Isso foi bom para o Brasil, que conseguiu reforçar seus laços de afini-dade com o bloco liderado pelos Estados Unidos da América e recebeu treinamentos militares para o caso de uma declaração de guerra.

QUESTÃO 41

A empresa Petrobrás foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas em outubro de 1953. Mesmo perdendo o monopólio do campo industrial petrolífero no Brasil, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente da República, ela continua sendo uma empresa de ponta neste campo de atuação em termos globais. Assinale a alternativa que insere corretamente a campanha “O pe-tróleo é nosso” nas ações do governo Vargas:

A ( ) A criação da Petrobrás faz parte da estratégia go-vernamental para desenvolver o Brasil por via das exportações. Naquela época, o preço do barril de pe-tróleo estava em alta e isso trouxe dividendos ao país. B ( ) A criação da Petrobrás se insere no nacionalismo econômico defendido pelo governo Vargas e pela ênfase na criação das indústrias de base.

C ( ) A criação da Petrobrás representa uma jogada po-lítico-econômica do governo Vargas que, ao fun-dar a empresa estatal, pôde gerar dividendos que possibilitassem o estabelecimento do salário mí-nimo e o reforço do populismo.

D ( ) A campanha “O petróleo é nosso” ganhou as ruas e a mídia na época, sendo a criação da Petrobrás um consequência direta da política populista do governo Vargas.

QUESTÃO 42

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela presidente Dilma Rousseff para investigar as violações dos direitos humanos por agentes do Estado brasileiro. O resultado das inquirições levou à denúncia de mais de trezentas pessoas que desrespeitaram criminosamente os direitos fundamentais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Foram destacadas, principalmente, violações no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), acerca do qual está correto afirmar que:

A ( ) A questão da violação dos Direitos Humanos foi uma das principais bandeiras da oposição ao regi-me ditatorial, em especial da Igreja Católica, que devido à sua articulação internacional e prestígio com a população, tornou-se praticamente a única instituição a ter voz crítica e a denunciar a atuação violenta dos agentes estatais.

B ( ) Os direitos humanos foram defendidos pelos pre-sidentes militares e sua respeitabilidade confir-mada pela Constituição Federal promulgada em 1967. No geral, as violações cometidas foram feitas por grupos paralelos de direita e por organizações paramilitares.

C ( ) Uma polícia especial chamada Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) foi criada pelo Ato Institucional número 5, no início do Governo Médici, para atuar clandestinamente reprimindo os grupos guerrilheiros contrários ao regime e ba-ni-los através da morte e da tortura. Sua atuação foi tão eficaz que após o extermínio da Guerrilha do Araguaia, a oposição acabou.

D ( ) Os grupos de oposição ao Regime ditatorial pro-vocaram as violações dos direitos humanos para que pudessem posteriormente denunciar as ações dos agentes estatais, principalmente na mídia in-ternacional e, assim, conseguir o apoio financeiro e jurídico que viabilizasse o reestabelecimento da democracia.

(13)
(14)

QUÍMICA QUESTÃO 43

A dor de cabeça causada por algumas bebidas al-cóolicas como tequila, uísque, no dia seguinte, é devida a uma substância chamada etanal. Sobre o etanal são feitas as seguintes afirmações:

I. Seu grupo funcional é a carboxila. II. Sua fórmula molecular é C2H4O.

III. Pode ser obtido a partir da oxidação parcial do eta-nol.

IV. Sua hidrogenação fornece ácido etanoico como pro-duto principal.

Assinale a única alternativa que apresenta apenas item(ns) correto(s): A ( ) I apenas. B ( ) I e II, apenas. C ( ) II e IV, apenas. D ( ) II e III, apenas. QUESTÃO 44

Uma pilha alcalina tem durabilidade maior, entre-tanto por apresentar materiais mais puros e pelo proces-so de fabricação diferenciado, seu custo é maior. Neste tipo de pilha, o eletrólito é o hidróxido de potássio, subs-tituindo o cloreto de amônio da pilha comum.

A equação global da reação que ocorre na pilha alcalina é dada por:

Zn + 2 MnO2 → ZnO + Mn2O3

Dado: Valor aproximado do número de Avogadro: 6,0x1023

Com base nas informações, assinale a única alter-nativa correta.

A ( ) O catodo da pilha é o polo onde ocorre o processo de redução.

B ( ) O magnésio, presente na equação apresentada, forma sempre cátion bivalente.

C ( ) O valor da soma dos coeficientes dos reagentes na equação balanceada apresentada é igual a 2. D ( ) Quando 1 mol de Zn reage com 2 mol de MnO2,

há formação de, aproximadamente, 3,0x1023

molé-culas de ZnO.

QUESTÃO 45

A presença de glicose na urina pode ser uma in-dicação de diabetes ou disfunção renal. A reação entre o reativo de Fehling, que apresenta íons Cu2+ (os quais

conferem cor azul), em solução básica, complexados com íons citrato, com o aldeído da glicose cor vermelha sob aquecimento, forma um precipitado de cor vermelho ti-jolo de acordo com a reação representada pela equação química:

RCHO + 2Cu2+ + 4 OH- → RCO

2H + Cu2O(s) + 2H2O

Com base no teste de Fechling descrito acima, ana-lise os itens

I. O agente oxidante é o íon Cobre II, presente no rea-tivo de Fehling.

II. O número de oxidação (nox) do Carbono no grupo funcional do ácido carboxílico é igual a -3.

III. O precipitado vermelho tijolo indica teste de Fehling negativo, ou seja, ausência de glicose na amostra. IV. O precipitado vermelho tijolo formado é o óxido

cuproso, de fórmula Cu2O, no qual o cobre tem

nox +1.

Assinale a única alternativa que apresenta apenas item(ns) correto(s): A ( ) I e III apenas. B ( ) I e IV, apenas. C ( ) III e IV apenas. D ( ) II apenas. QUESTÃO 46

Assinale a única alternativa correta com relação aos diagramas de energia (I) e (II) para a reação

A → B.

A ( ) Ambos diagramas representam reações endotér-micas.

B ( ) A Entalpia dos reagentes é menor no diagrama II. C ( ) A reação catalisada está apresentada no diagrama

II.

D ( ) As duas curvas apresentam o mesmo valor para a Energia do complexo ativado.

(15)

QUESTÃO 47

Sabendo-se que os átomos 3x – 5X e 6xY são isótopos

e que 6xY tem 44 nêutrons, assinale a única alternativa

correta sobre eles.

A ( ) Y apresenta 13 prótons.

B ( ) X e Y apresentam o mesmo número de nêutrons. C ( ) Y apresenta 4 elétrons na camada de valência em

seu estado fundamental.

D ( ) Não há orbitais incompletos na distribuição ele-trônica de X no estado fundamental.

QUESTÃO 48

Dadas as seguintes equações químicas e tendo em mente a teoria ácido-base de Lowry e Brönsted:

HCl + H2O → H3O+ + Cl

-NH3 + H2O → NH4+ + OH

-NH3 + HCl → NH4+ + Cl

-Assinale a única alternativa correta. A ( ) NH4+ é a base conjugada de NH3.

B ( ) A molécula de H2O funciona como espécie

anfi-prótica.

C ( ) HCl e H3O+ formam um par ácido-base

conjuga-do de Lowry e Brönsted.

D ( ) Num par ácido-base conjugado de Lowry e Bröns-ted, quanto mais forte é o ácido, mais forte é a sua base conjugada.

RASCUNHO

(16)

INGLES

Leia a tira a seguir e responda às questões 49 e 50. (Disponível em:< http://teachinandlearnin.blogspot.com.br/>. Acesso em: 09/05/2015).

QUESTÃO 49

Com base na interpretação da tira, conclui-se que Mônica

A ( ) está chateada com Papai Noel, pois não recebeu presente no Natal.

B ( ) queria ganhar um novo coelho no Natal.

C ( ) não ganhou os presentes que pediu ao Papai Noel. D ( ) acredita que o Papai Noel seja seu próprio pai.

QUESTÃO 51

Leia a peça publicitária a seguir. (Disponível em: < http://imgbuddy.com/creative-print-ads-ideas.asp >. Acesso em: 09/05/2015)

QUESTÃO 50

A forma negativa da frase “But you love rabbits” é A ( ) but you not love rabbits.

B ( ) but you don’t love rabbits. C ( ) but you doesn’t love rabbits. D ( ) but you didn’t love rabbits.

A peça publicitária apresentada traz a ideia de que A ( ) o progresso está destruindo a natureza.

B ( ) muitos animais estão sendo mortos com a expansão das linhas férreas. C ( ) o número de pessoas que cometem suicídio está crescendo a cada ano. D ( ) há consequências negativas quando se cria um anúncio publicitário ruim.

(17)

Leia o texto a seguir para responder às questões 52 a 54. (Disponível em:< http://www.drabruzzi.com/ interesting_news_stories.htm>. Acesso em: 09/05/2015).

Making diamonds from cremated remains

Stones from bones

ELK GROVE VILLAGE, ILLINOIS

For $4.000 you can now wear a loved ones on your finger

The next time someone tells you that diamonds are a girl’s best friend, they may not be speaking metaphorically. Those sparkling gems may really be her best friend, or her husband, or even her dog. Life Gem, a small company based near Chicago, has started offering diamonds made from the cremated remains of people and pets. Funeral homes in Illinois, Wisconsin and New York have signed up to market the service to their clients, who can literally have loved ones wrapped around their fingers for eternity.

Life Gem estimates that the carbon from one cremated human body can yield up to 50 stones of varying sizes. With prices starting at $4000 for a quarter-carat, though, it will not be cheap to add Uncle Harold to the family’s jewellery collection.

Although the idea may sound weird, the company insists that is technically feasible. According the Life Gem executives, an American-owned diamond laboratory in Germany spent three years developing the process of extracting carbon from animal and human bone; turning it into precious stones in the easy bit. The lab’s anonymous owner will report edly produce stones for Life Gem until the company builds its own facility in America.

It may be on to something. A growing number of Americans - about a quarter of those who died last year - are cremated. Life Gem says it is also looking to Japan, where the vast majority of people are cremated, and to the pet market for more opportunities. And if these new markets do not suffice? It could always start competing head to head with Atlanta-based Eternal Reefs, which mixes ashes with concrete and uses the blocks - a “permanent environmental tribute to life” - as coastal reef formations.

QUESTÃO 52

De acordo com a reportagem, podemos afirmar que A ( ) a Empresa Life Gem começou a oferecer diamantes

feitos de restos mortais cremados de pessoas e bichos de estimação.

B ( ) a Empresa Life Gem começará a oferecer diamantes feitos de restos mortais cremados de pessoas e bichos de estimação.

C ( ) a Empresa Life Gem começou a oferecer diamantes feitos de restos mortais cremados de pessoas e bichos de estimação, mas suspendeu suas atividades.

D ( ) a Empresa Life Gem começou a oferecer diamantes feitos de restos mortais cremados de pessoas e bichos de estimação apenas nos estados de Wisconsin e Nova York.

QUESTÃO 53

No trecho “has started offering diamonds made from cremated remains”, a palavra em destaque pode ser traduzida, nessa construção, por

A ( ) ofereceu B ( ) oferecendo C ( ) oferecer D ( ) oferece QUESTÃO 54

De acordo com a reportagem, não é correto afirmar que

A ( ) ficará barato utilizar uma joia feita de restos mortais.

B ( ) no Japão, a maioria das pessoas é cremada. C ( ) a Empresa Life Gem fica próxima a Chicago. D ( ) o carbono produzido de um corpo humano

cremado pode produzir até 50 pedras de tamanhos variados.

(18)

El copiloto Lubitz ensayó cómo estrellar el avión en el vuelo anterior

Andreas Lubitz, el copiloto de Germanwings que estrelló deliberadamente el Airbus A320 el pasado 24 de marzo en los Alpes con 150 personas a bordo, 47 de ellas españolas, realizó también unas extrañas maniobras de descenso en el vuelo anterior entre Dusseldorf y Barcelona esa misma mañana. En ese vuelo también se había quedado solo en la cabina durante unos minutos y puso el avión en descenso máximo en varias ocasiones, según el informe provisional dirigido por la Oficina de Investigación francesa.

El documento, de 30 páginas, señala que, a las 8 horas, 19 minutos y 59 segundos del día 24, en el vuelo Dusseldorf-Barcelona, “se registran ruidos que asemejan la apertura y cierre de la puerta de la cabina, que corresponden a cuando el comandante salió de la cabina”. La aeronave estaba entonces a 37.000 pies de altura.

A las 8 horas, 20 minutos y 29 segundos, el centro de control de Burdeos solicita al avión que descienda a 35.000 pies, una orden que ejecuta el copiloto. Sin embargo, 18 segundos después, el copiloto seleccionó una altitud de 100 pies, la mínima posible. La mantuvo durante tres segundos y, a continuación, la elevó al máximo permitido, 49.000 pies, y luego la redujo a 35.000.

De nuevo a las 8 horas, 22 minutos y 27 segundos, la altitud seleccionada por Lubitz volvió a ser de 100 pies. La cambió varias veces hasta situarla en 25.000. A las 8.24, se escucha la señal acústica accionada por el comandante para que le abra la puerta de acceso a la cabina. A las 8h 24m 29s, se desbloquea la puerta y entra el comandante. Durante su ausencia, el copiloto seleccionó la altitud mínima en cinco ocasiones para rectificar después. Ese vuelo había partido de Dusseldorf a las 7h, 01m y aterrizó en Barcelona a las 8h 57m.

El comandante no se percató de lo que hacía su segundo, opinan los investigadores, porque el avión  había iniciado la maniobra de descenso y, pese a los cambios constantes en la altitud fijada, la aeronave no realizó ninguna brusca variación en su rumbo.

A la vista de las extrañas maniobras de Lubitz en ese trayecto, se puede deducir que, o bien estuvo ya tentado de estrellar el avión en ese momento y se arrepintió, o bien ensayó la manera de hacerlo para

QUESTÃO 49

Señale la única opción a seguir que presenta una afirmación correcta, de acuerdo con el texto de El País Internacional, sobre el copiloto Andreas Lubitz, quien “estrelló deliberadamente el Airbus A320 el pasado 24 de marzo en los Alpes”.

A ( ) Tuvo dificultad para encontrar la altitud ideal en aquel fatídico vuelo, por eso, oscilaba entre 100 pies – la mínima posible – y 49.000 pies – la máxima permitida.

B ( ) No consiguió estrellar el avión en el vuelo anterior que hizo desde Barcelona, aunque lo haya intentado a las 8 horas, 19 minutos y 59 segundos, cuando el comandante salió de la cabina.

C ( ) Recibió órdenes claras del centro de control de Burdeos para bajar el avión a 35.000 pies durante el vuelo de ida a Barcelona que hizo en la misma mañana.

D ( ) No se percató de lo que ocurría porque los cambios pesaban constantemente en la altitud en la que la aeronave se encontraba, buscando la variación en su rumbo.

QUESTÃO 50

Elija, a seguir, la alternativa que traiga una información correcta sobre lo sucedido el 24 de marzo del 2015 en el espacio aéreo entre Alemania y España. A ( ) Había 150 personas a bordo del vuelo que iba

desde Barcelona hacia Dusseldorf, de las cuales 47 eran españolas y 103 alemanas.

B ( ) El documento que marca la hora exacta del accidente aéreo contiene 30 páginas y afirma que hay registros de que el avión estaba a 37.000 pies de altura cuando se estrelló contra las montañas. C ( ) El piloto entró y salió de la cabina varias veces

antes de que la puerta se cerrara automáticamente, impidiéndolo de regresar y evitar que Lubitz pusiera su plan en acción.

D ( ) Hay una posibilidad de que Lubitz, cuando hacía las extrañas maniobras de ascenso y descenso en el vuelo anterior, estuviera planeando estrellar aquel avión, pero desistió de hacerlo.

ESPANHOL

Lea el texto a seguir para contestar a las cuestiones de 49 a 52.

ejecutar su plan cuando volviera a quedarse solo. Eso es lo que ocurrió en el vuelo de regreso a Alemania, cuando impidió que el comandante regresara a la cabina.

Fuente: http://internacional.elpais.com/internacional/2015/ 05/06/actualidad/1430898233_013077.html

(19)

QUESTÃO 51

En este texto del periódico El País Internacional, se narran los hechos utilizando los verbos principalmente en los pretéritos indefinido y pluscuamperfecto (estrelló, realizó, había quedado, puso, salió, seleccionó, mantuvo, elevó, redujo, volvió, cambió, había partido, aterrizó, percató, había iniciado, realizó, estuvo, arrepintió, ensayó, ocurrió e impidió). Señale la alternativa que explica correctamente esos tiempos verbales. (Adaptado de http://es.wikipedia.org)

A ( ) El pretérito indefinido (o pretérito perfecto simple) se refiere a una acción completada en el pasado que no necesariamente está relacionada con el presente y el pluscuamperfecto indica una acción pasada ocurrida con anterioridad a otra también pasada.

B ( ) El pretérito indefinido (o pretérito imperfecto) se refiere a una acción completada en el pasado que está directamente relacionada con el presente y el pluscuamperfecto indica una acción pasada ocurrida en secuencia a otra también pasada. C ( ) El pretérito indefinido (o pretérito perfecto)

se refiere a una acción con anterioridad a otro tiempo pretérito que es el pluscuamperfecto, indicando una acción también pasada ocurrida recientemente.

D ( ) El pretérito indefinido (o pretérito simple) se refiere a acciones de un pasado ligado al presente por las circunstancias y el pluscuamperfecto indica que existe una relación o conexión entre dicha acción pasada y la situación presente, sea esta una relación temporal o subjetiva.

QUESTÃO 52

En este texto del periódico El País Internacional, se encuentran varios ejemplos de proclisis, pronombre antecediendo el verbo al que se relaciona. Sobre las similitudes y diferencias entre la colocación pronominal del portugués y del español, señale la única alternativa correcta.

A ( ) En los casos de perífrasis verbales, tanto en portugués como en español, el pronombre puede ser usado antes, al medio o después de los verbos perifrásticos.

B ( ) En el portugués de Brasil, en la alta formalidad de los verbos pronominales en el futuro del presente y futuro del pretérito, ocurre “mesóclisis”, pero en español eso no es posible.

C ( ) En español, así como en portugués, la posición pronominal proclítica no es posible al inicio de la frase.

D ( ) En español, los pronombres personales átonos siempre anteceden a los verbos en imperativo afirmativo, gerundio e infinitivo.

QUESTÃO 53

Observe los numerales que aparecen en el texto del periódico: 320, 150, 47, 37000, 25000, 49000. Marque la única opción que representa correctamente por escrito estos mismos numerales.

A ( ) Trescientos veinte, ciento cincuenta, cuarenta y siete, treinta y siete mil, veinticinco mil, cuarenta y nueve mil.

B ( ) Trecentos y veinte, cento y cincuenta, cuarenta y siete, trenta y siete mil, veinte y cinco mil, cuarenta y nueve.

C ( ) Trecientos y veinte, ciento y cincuenta, quarenta y siete, trinta y siete mil, veinte y cinco mil, quarenta y nueve.

D ( ) Trescientos veinte, cien y cincuenta, quarenta y siete, treintisiete mil, veinticinco mil, quarenta y nueve.

QUESTÃO 54

Actualmente, hay en el mundo más de 500 millones de personas que hablan el español como primera o segunda lengua. Este idioma es oficial en diversos países. Señale la alternativa en que todos los países presentados son oficialmente hispanohablantes.

A ( ) Argentina, Haiti, Trinidad y Tobago.

B ( ) Puerto Rico, Sahara Occidental, Guinea Ecuatorial.

C ( ) Guyana, Granada, Dominica.

D ( ) Jamaica, San Vicente y Granadinas, Belice.

(20)

COLETÂNEA TEXTO I

Goiano que furtou para alimentar filho recebe ajuda da Polícia Civil do DF

Ele praticou crime famélico e comoveu policiais do Distrito Federal, que pagaram fiança e compras para ele e o garoto

Mais uma crônica que muitos costumam evitar. Mas o fato é: apenas a solidariedade pode salvar Má-rio Ferreira Lima, eletricista morador do jardim Ingá, em Luziânia, o maior município goiano da região do Entorno do Distrito Federal? Ele cuida sozinho de um adolescente de 12 anos.

Na última quarta-feira, Mário foi preso após tentar furtar um pedaço de carne na feira de Santa Maria (DF). O caso se transformou em manchete nacional e fato relevante: afinal, quando começam a ocorrer crimes famélicos (por fome e necessidades urgentes) é um sinal de que as políticas sociais e econômicas do PIS estão corroídas.

REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

Há, a seguir, três propostas de produção de texto escrito, a partir da concepção de gêneros textuais. Esco-lha uma delas e desenvolva o seu texto, em prosa, ob-servando atentamente as orientações que acompanham cada proposta. Você deverá se valer das ideias presentes na coletânea desta Prova de Redação (mas sem fa-zer cópia), bem como de seu conhecimento de mundo e dos fatos da atualidade. Observe que cada proposta se direciona para um gênero específico de texto (dis-sertativo/argumentativo, carta argumentativa e uma narrativa ).

ATENÇÃO

Sua Prova de Redação deverá ter no máximo 30 li-nhas.

Utilize o espaço destinado para rascunho

Ao final, transcreva o texto para a folha definitiva da Prova de Redação em Língua Portuguesa no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de tex-to escritex-tos em locais indevidos.

Se sua redação não corresponder ao gênero textual exigido ,ela será penalizada.

Esta prova receberá pontuação ZERO caso a re-dação apresente: fuga ao tema; extensão inferior a sete linhas; transcrição para a folha definita a lápis; letra ilegível/incompreensível; sinais inequívocos de que seja cópia da coletânea apresentada ou de outros textos, exceto se usados como recurso de intertextualidade.

A história de Mário deu um nó no Direito Penal: sua prisão fez com que policiais do 20º Distrito Policial do Gama chorassem. Não é comum a polícia ter pena de suspeito. Durante depoimento, ele passou mal.

Mas o pedaço de carne retirado ilegalmente tinha um destino: o filho de 12 anos. Desempregado, Mário recebe R$ 70 do Bolsa Família, o programa do governo federal. Mais nada.

Por isso, os policiais resolveram pagar a fiança de $270 e fizeram compras para Mário e seu filho. No Jardim Ingá, a polícia encontrou uma triste situação: uma casa sem até mesmo gás.

A melhor notícia dos últimos tempos foi a pro-posta de emprego. Ontem ele foi chamado para uma entrevista numa empresa de Brasília. E já recebeu a con-firmação: Mário Ferreira Lima começará a trabalhar na próxima segunda-feira (18), nas obras da Gois Constru-tora.

O proprietário da Gois, Nertan Gois, falou com o jornal Correio Braziliense:” Ele precisava de um em-prego e a gente de um funcionário. Não é uma ajuda. É uma oportunidade”. Conforme a empresa, Mário apre-sentou todos os certificados de qualificação. Mário é um trabalhador comum. Até 2013, quando a mulher sofreu um acidente de moto e ficou 18 dias em coma, ele teve que cuidar dela e acabou demitido. Desde então, não conseguiu mais emprego.

(Welliton Carlos, DIÁRIO DA MANHÃ, 16 de maio de 2015).

TEXTO II

CRIME DA CARNE

Eletricista ganha emprego em Goiás

O eletricista Mário Ferreira Lima, 45 anos, está empregado. Trabalhará na Gois Construtora, empresa de empreendimentos residenciais, em Valparaíso. A pre-visão é de que comece na seguda-feira. O proprietário da construtora, Nertan Gois, disse que se sensibilizou com a história do homem preso por furtar alimento para dar ao filho.” Tínhamos uma vaga no quadro, e ele apresentou todos os certificados”, explicou.

Mário foi preso em um mercado de Santa Ma-ria, na última quarta-feira. Ele tentou comprar comida para dar ao filho de 12 anos. Ao ver que o dinheiro não dava, escondeu um pedaço de 7kg de carne na bolsa. Um funcionário chamou a polícia. Na 20ª Delegacia de Polícia (Gama), Mário passou mal e explicou o motivo do furto. Os agentes se comoveram com a história, pa-garam a fiança e compraram comida e itens de limpeza e higiene.

A entrevista de emprego ocorreu na tarde de ontem. Mário participou de testes em algumas obras e conversou com outros funcionários. O dia foi mo-vimentado, e ele não conseguiu parar em casa. No

(21)

en-tanto, algumas doações foram levadas até a residência dele.Vizinhos disseram que chegaram cestas básicas e caixas com carnes. O que ele fez não tem justificati-va, mas tinha necessidade. Fiquei muito surpresa com o fato, uma situação dessas aqui ao meu lado, nunca imaginei”, contou Josiane Pereira Alves, vizinha do eletricista há seis anos. Na delegacia, a rotina também mudou. Desde a última quinta-feira,os telefones não param. Os agentes receberam ligações até de um brasi-leiro que vive em Londres oferecendo ajuda.[...]

(Camila Costa;CORREIO BRAZILIENSE,16 de maio de 2015.)

TEXTO III

Furto Famélico

Segundo conceito dado por De Plácido e Silva (2001, p.375), furto famélico é “aquele que o agente co-mete para saciar a sua fome ou a de outrem. Exclui a criminalidade”. A problemática atual do furto famé-lico, crime de natureza patrimonial encontra-se ligada ao delito de furto, tipificado no artigo 155 do Código Penal. A figura do “furto famélico”, também chamado “furto necessitado”, é praticada por pessoa que em extrema miséria e impelida pela fome e pela inadiável necessidade de se alimentar, acaba por cometer a con-duta típica do furto.[...]

No dizer de Damásio Evangelista de Jesus (2005, p.2) No chamado “furto famélico”, que não constitui delito (...), o sujeito, para afastar a morte ou lesão fisioló-gica por inanição, sua ou de terceiro, subtrai coisa alheia como única conduta disponível. É a chamada “inevi-tabilidade do comportamento” (Revista dos Tribunais, 637:273). Embora seja tipicamente prevista, a figura do furto nos casos famélicos, não poderia, sob uma con-cepção humanitária, impor pena ao indivíduo que o cometeu. Há que se ver que o agente, nesses casos, já se encontra deveras punido com a fome e a total falta de dignidade, que o leva a cometer esse tipo de delito. A fome enfraquece o indivíduo, tornando-o vulnerável às doenças que, num organismo sadio, seriam banais, mas que, para o faminto, podem ser fatais. Assim, cabe colocar na balança o direito à alimentação daquele que comete o furto famélico frente ao direito de proprie-dade daquele que é vítima desse delito, embora o furto constitua em uma das formas de violação ao direito de propriedade, garantido pela Constituição Federal em seu artigo 5º, XXII, e, portanto,tipificado como crime com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão e multa. (FURTO FAMÉLICO: ESTADO DE NECESSIDADE OU INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA SUPRALEGAL?

Grazielle Zampoli Pereira

OBSERVAÇÃO: o tema é único para os três gêneros textuais.

PROPOSTA A

TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO Tomando como referência a coletânea acima desenvolva um texto dissertativo/argumentativo so-bre o tema: “FURTO FAMÉLICO”: CONDUTA CRIMINOSA AMPARADA PELO ESCUDO DA FOME OU REALMENTE “FURTO NECESSITA-DO”, PRATICADO POR PESSOA EM EXTREMA MISÉRIA E INADIÁVEL NECESSIDADE DE SE ALIMENTAR?

PROPOSTA B

CARTA ARGUMENTATIVA

Você é um pai de família que passa pelas mes-mas dificuldades que o eletricista Mário Pereira Lima está passando. Entretanto,em nenhum mo-mento chegou ao ponto de furtar alimo-mentos para sustentar um filho. Escreva-lhe uma carta manifes-tando sua opinião sobre a atitude dele de roubar a carne, e, ao expor suas ideias, apresente-lhe outras saídas para essa situação. Apoie-se na coletânea proposta para desenvolver seus argumentos.Para escrever sua carta, considere as características inter-locutivas desse gênero.

PROPOSTA C NARRAÇÃO

Com base na coletânea apresentada, desenvolva uma narrativa em 1ª pessoa – narrador – persona-gem. Narre os fatos do ponto de vista do filho de Mário. O eletricista que roubou a carne, ao depor na Delegacia, disse que praticou o furto para sustentar o filho. Crie espaço, tempo e os demais elementos que a narrativa exigir. Como narrador-personagem deixe claro no enredo como se sente com a atitude de seu pai.

(22)

RASCUNHO DA REDAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(23)

RASCUNHO DO CARTÃO-RESPOSTA

O preenchimento deste rascunho não é obrigatório.

LÍNGUA PORTUGUESA 01 02 03 04 05 06 LITERATURA BRASILEIRA 07 08 09 10 11 12 MATEMÁTICA 13 14 15 16 17 18 BIOLOGIA 19 20 21 22 23 24 FÍSICA 25 26 27 28 29 30 GEOGRAFIA 31 32 33 34 35 36 HISTÓRIA 37 38 39 40 41 42 QUÍMICA 43 44 45 46 47 48 LÍNGUA ESTRANGEIRA Espanhol ou Inglês 49 50 51 52 53 54

Este rascunho não tem valor legal.

Transcreva as respostas no Cartão-Resposta

Personalizado.

(24)

Referências

Documentos relacionados

Se a relação da tradução com a linguagem e o corpo pode ser pensada sob a metáfora do viajar, como argumenta Marianna Ilgenfritz Daudt e Gerson Roberto Neumann (2019, p.104) sobre

Eu finjo ter paciência (LENINE, 1999) Com base no convite para a produção de um ensaio mais livre e desimpedido, uma narrativa possí�vel–, para este dossiê

Quando o Conjunto Retratos, grupo de que faço parte, foi convidado para participar do primeiro Festival Choro in Jazz – um evento de quatro dias idealizado por Adriana Belic

Este estudo avaliou a condição periodontal de gestantes acompanhadas em dois municípios, um com PSF e outro sem, mostrando que apenas a idade e o fumo foram os fatores de risco

Toxicidade para órgãos-alvo específicos - exposição única:.

O autor afirma que, da mesma forma que o neurótico é paradigma do homem moderno, podemos considerar o borderline como paradigma do homem hipermoderno.. E assim como Freud

arquivo de solicitação e mais os dados do contribuinte emissor assim como os dados do município, o qual também será assinado digitalmente pela Prefeitura Municipal.

3.12.6 O(a) estudante que, por motivo de doença ou por limitação física, necessitar utilizar, durante a realização das provas, objetos, dispositivos ou próteses cujo uso