• Nenhum resultado encontrado

.' \ J ( O Chefe do Gabinete

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ".' \ J ( O Chefe do Gabinete"

Copied!
98
0
0

Texto

(1)

Sua referência:

ASSUNTO:

s.

R.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

GABINETE DO MINISTRO

Exma. Senhora

Chefe do Gabinete do Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares

Dra. Catarina Gamboa Sua comunicação de: Entrada n.O / Data

2362

PERGUNTA N.º 295/XIV/2. a (PCP)

Processo 4.1/19.130

Número do oficio Data

.,

Em referência à pergunta parlamentar mencionada em epígrafe, encarrega-me o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de transmitir a V. Exa. que tratando-se de uma matéria no âmbito da autonomia de gestão do Instituto Politécnico de Seja (IPSL foi solicitada essa instituição informação relativamente à situação em causa, tendo obtido a seguinte informação:

o

IPS tem desenvolvido todos os esforços possíveis para poder celebrar um contrato que assegure os serviços de refeitório, mas ainda não foi possível encontrar uma empresa no mercado disponível para satisfazer esta necessidade.

Segundo ainda o Instituto Politécnico de Seja, encontra-se a decorrer um procedimento de concurso público que visa a satisfação de tal necessidade.

Sem prejuízo do que se expõe, em nome da transparência e no espírito da boa cooperação institucional remetemos em anexo a resposta integral do Instituto Politécnico de Beja, sobre o assunto em questão.

Com os melhores cumprimentos,

Estrada das Laranjeiras, 205 1649-018 LISBOA

.' \ J (

O Chefe do Gabinete

Telefone: 217 231 000 Nas respostas indicar sempre a nossa referência

(2)

••

• ~It • @ " @ • Itl/llt

e ••

Ao Gabinete de Sua Excelência

l>-J\rIT "(í) ! lTl cN!" t }

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Estrada das Laranjeiras

DE BEJA

Sua Referência: Sua Comunicação:

AIC Chefe de Gabinete Dr. Roque Teixeira

Nossa Referência:

SAI-IPB/2020/840

Data:

02/11/2020

ASSUNTO: Resposta a V. ofício n.!! 00001711 de 20-10-19 respeitante ao V. processo n.2 4.1/19.130, com

o assunto: Pergunta parlamentar n.!! 295/XIV/2,!! de 14 de Outubro de 2020

Exmo. Senhor Chefe do Gabinete do MCTES,

Dirigimo-nos a Vossa Excelência no seguimento do V. ofício

supra

identificado e com o objetivo de prestar todos os esclarecimentos com vista a habilitar o Gabinete de S. Exa. o MCTES a responder à pergunta parlamentar n.!! 295/XIV/2.~ de 14 de Outubro de 2020.

I. A SITUAÇÃO ATUAL DE FORNECIMENTO DE REFEiÇÕES NO IPB

1. O Instituto Politécnico de Beja (/lIPB") tem um refeitório no qual disponibiliza à sua comunidade académica refeições confecionadas.

2. Para o cumprimento desta missão, o IPBeja tem vindo a celebrar com terceiros contratos de prestação de serviços tendo por objeto o fornecimento de refeições (catering).

3. No último procedimento concursal aberto para tal serviço - procedimento n.º 1/SAS-IPBeja/2017, foi adjudicatária a empresa UNISELF. O contrato a que respeita este procedimento de concurso público, teve o seu início no dia 01/04/2018 e terminou os respetivos efeitos no dia 11/12/2019 (em vez de 31/03/2020, por se ter esgotado o valor global contratualizado).

4. Em Novembro de 2019, o IPB lançou então o procedimento de concurso público n.º

1/SAS-IPBeja/2019, com vista a contratar o fornecimento de refeições de catering.

Página 1 de 9

(3)

5. Tal procedimento ficou deserto, por não terem sido apresentadas quaisquer propostas válidas.

6. Perante os resultados deste concurso público e pela necessidade de assegurar a continuidade dos serviços de refeitório, o IPB lançou um procedimento de ajuste direto com a ref. n.Q 4-SAS-IPBeja/2019, e posteriormente um procedimento de consulta prévia a ref. n.Q 1/SAS-IPBeja/2020 - e, no seu decurso, celebrou o respetivo contrato com a empresa adjudicatária UNISELF -Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, S.A. - cf. caderno de encargos, convite à apresentação de propostas e contrato celebrado com a adjudicatária UNISELF.

7. Como se extrai do caderno de encargos e do correspondente contrato aqui juntos, o contrato teve por objeto o fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS-IPBeja e teve o seu início no dia 18.3.2020 e termo no dia 31.7.2020.

8. Este foi o último contrato que o IPB celebrou para os serviços de fornecimento de refeições no refeitório do SAS-IPBeja.

9. Desde a data de cessação do mesmo - 31 de julho de 2020 -, os serviços de refeitório não se encontram a funcionar por falta de empresas no mercado disponíveis para assegurar este serviço em condições económicas aceitáveis para o IPB.

10. Até à presente data não tem sido possível encontrar uma solução para a continuidade dos serviços de refeitório por manifesta falta de interessados na prestação deste serviço.

11. Com efeito, o IPB lançou o procedimento de concurso público com o anúncio de procedimento n.2

9499/2020, de 25 de Agosto de 2020 mas o mesmo ficou deserto por todas as propostas apresentadas terem sido excluídas - cf. relatório final que aqui se junta.

12. Presentemente encontra-se a decorrer novo concurso público - procedimento com o Anúncio de procedimento n.Q 12110/2020 - cuja data de abertura de propostas ocorrerá no próximo dia 6 de Novembro de 2020.

13. Depois de 31 de julho de 2020 o IPB tentou auscultar o mercado para encontrar soluções provisórias até

à

conclusão de um procedimento de concurso público mas obteve propostas que são financeiramente inaceitáveis.

14. Com efeito, os operadores de mercado, temendo a situação da pandemia - em especial, a incerteza do número de refeições a servir e os elevados encargos com o pessoal -, têm dado respostas negativas quanto à disponibilidade para prestar este serviço ou têm solicitado ao IPB que assegurasse os custos com o pessoal. A este respeito, esclareça-se que em consultas ao mercado foram auscultadas várias empresas que apenas se disponibilizaram para apresentar propostas por valores de 6,58€ por refeição

MOD13-PS02 Página 2 de 9

Inst!tuto PóhlN.nico de BeJa RUi! Pedro SOMes, 5/N I Campu$ do IPBeja, ApeHtado 6155, 180Q·29S BeJ3 I POltugal ! Tel: 1.84 314 400 í F3X: 2H4 314 <l01 I [milll:giwdl@ipbt\j,cpt I www Irbc-)ã pt

(4)

(quando, note-se, o preço fixado na última consulta prévia era de 3,80€), valores que são manifestamente incomportáveis para o IPB.

15. Ressuma assim do exposto, em síntese, que (i) o IPB tem desenvolvido todos os esforços

possíveis para poder celebrar um contrato que assegure os serviços de refeitório mas que até ao momento ainda não foi possível encontrar uma empresa no mercado disponível para satisfazer esta necessidade; e, bem assim, (ii) que se encontra agora a decorrer um procedimento de concurso público

que visa a satisfação de tal necessidade.

16. Por outro lado, ao contrário do que se afirma no texto da pergunta parlamentar, não cremos que se revele fundado o receio expresso pelos senhores deputados e que aqui se reproduz:

também

preocupante que neste momento um serviço como é o fornecimento de alimentação esteja encerrado, o

que coloca em risco

o

acesso por parte dos alunos a refeições de qualidade e a preços acessíveis, muitos

deles com carência económica, obrigando-os a terem que adquirir alimentação em restaurantes da cidade."

17. Na verdade, perante a impossibilidade de funcionamento do refeitório por ausência de uma resposta satisfatória do mercado nos termos acima enunciados, o IPB adotou medidas concretas e encontrou uma solução alternativa provisória que presentemente garante à comunidade académica a possibilidade de obter refeições com qualidade

e

a preços idênticos aos que eram praticados no refeitório.

18. Para o efeito, o IPB celebrou ajustes diretos simplificados com os bares das escolas - os bares da Escola superior de Saúde, Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, para que estes forneçam refeições a preços e com qualidade idêntica à que tem vindo a ser assegurada no refeitório. 19. Ora, até à presente data, esta solução alternativa tem vindo a produzir resultados bastante satisfatórios, entendendo os SAS-IPB que o fornecimento de refeições à comunidade académica se encontra assim plenamente assegurado.

20. Em face do exposto conclui-se, sumariamente, a respeito do ponto em epígrafe, o seguinte:

i) O IPB encontra-se a desenvolver todos os esforços para, em tempos de pandemia e completo desequilíbrio da oferta de serviços de catering, celebrar um contrato que permita assegurar o fornecimento de refeições no seu refeitório, encontrando-se a decorrer, para esta contratação, o procedimento de concurso público a que corresponde o Anúncio n.º 12110/2020 e cuja data de abertura de propostas ocorrerá já no próximo dia 6.11.2020. ii)

MOD13-PS02

Até

à

presente data, não tem sido possível concluir nenhum procedimento adjudicatório para o fornecimento de refeições no refeitório do IPB, porque as empresas que prestam P~gina 3 de 9

Instituto Politécnico d(z 8eja ! IhlQ Pedro Soare:;, 5/N I CHT1pU5 do !P8eja, Apart"do 6155, 78DO·29S 8v.jil ~ PDrtugal ! T,~I 284314 ,iQO F;~x <&-4 11/i 401 ! Ern<1ll: gnl'i!I(\1)!fJbe)d pt t

(5)

este tipo de serviço se recusam a apresentar propostas ou apresentam valores substancialmente elevados e incomportáveis para o IPB por temerem que, em face da pandemia (e risco de confinamento), exista um risco sério de não haver venda de refeições.

iii) Enquanto não for possível celebrar o contrato que permita a abertura do refeitório em condições economicamente viáveis para o IPB, este Instituto tem vindo a empreender uma solução alternativa, com a contratação do fornecimento de refeições nos bares das suas escolas e que têm permitido à comunidade académica aceder a refeições de idêntico custo e qualidade às que acediam quando o refeitório se encontrava em funcionamento.

iv) A solução alternativa encontrada pelo IPB tem sido constantemente avaliada pelos SAS-IPB e existe uma constante monitorização da adequação e qualidade desta oferta face ao número de estudantes que presentemente procuram refeições no IPB.

v) No âmbito desta monitorização, os serviços do SAS-IPB consideram que esta solução provisória tem produzido resultados satisfatórios e tem assegurado à comunidade académica a cabal satisfação das suas necessidades alimentares.

11. A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES COM ViNCULO LABORAL À EMPRESA UNISELF, PRESTADORA DO SERViÇO DE FORNECIMENTO DE REFEiÇÕES NO REFEITÓRIO DO IPB

1. Como se referiu acima, o último contrato celebrado para a prestação de serviços de fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS-IPBeja foi celebrado com a empresa UNISELF.

2. Como resulta do respetivo caderno de encargos, o contrato foi celebrado unicamente entre o IPB e a UNISELF, cabendo a esta última a decisão e responsabilidade pela contratação dos recursos humanos afetos a tal prestação de serviços.

3. No âmbito deste contrato, foi sempre a UNISELF que assumiu a posição de entidade empregadora e cumprimento dos respetivos deveres perante os seus trabalhadores, designadamente: assinando os contratos de trabalho, procedendo ao pagamentos dos vencimentos, exercendo o poder de direção e disciplinar, procedendo aos descontos para a Segurança Social, subscrevendo os seguros de responsabilidade civil, etc.

4. Na relação laboral estabelecida entre a UNISELF e os seus trabalhadores, jamais houve qualquer interferência da parte do IPB.

(6)

5. Por outro lado, o último contrato celebrado entre o IPB e a UNISELF para o fornecimento dos serviços de refeitório cessou os seus efeitos, de facto e de direito, no passado dia 31 de julho de 2020 - cf. contrato aqui junto.

6. A partir dessa data e até ao presente momento, a UNISELF e qualquer dos seus trabalhadores nunca mais tiveram qualquer relação, direta ou indireta, com o IPB.

7. Ademais, jamais o IPB manteve qualquer relação com os trabalhadores da UNISELF e que exerceram funções no âmbito da referida prestação de serviços. Tais trabalhadores, como se disse, foram recrutados pela UNISELF, que sempre exerceu os poderes de direção enquanto entidade patronal e assim mantiveram um vínculo laboral exclusiva e ininterruptamente com a empresa UNISELF.

8. E, insista-se neste ponto, tal relação entre os trabalhadores e a UNISELF foi sempre exclusiva e ininterrupta, jamais tendo o IPB assumido qualquer relação contratual (laboral ou de qualquer outra natureza) com estes trabalhadores.

9. Ora, perante esta circunstância, foi com profunda perplexidade que o IPB tomou conhecimento, no início de Outubro de 2020, que a UNISELF informara por escrito 5 dos seus trabalhadores que teria ocorrido uma pretensa transmissão da posição jurídica de empregador para o IPB. Concretamente, a UNISELF transmitiu tal informação aos seguintes trabalhadores: lida Maria da Costa Teixeira, José Manuel Luís Almeida, Fernanda Maria Lourencinha Lopes, Sandra Cristina Lopes Carapencio e Francisca Maria Diogo Fernandes.

10. Os referidos trabalhadores receberam cartas da UNISELF - que aqui se juntam - nas quais esta empresa informou os trabalhadores que deixaria de prestar serviços no refeitório do IPB e que a partir de 3.10.2020 estes trabalhadores passariam a ter como entidade empregadora o IPB.

11. Ora, uma tal pretensão funda-se em factos completamente falsos, visa claramente desviar a UNISELF das suas responsabilidades enquanto entidade empregadora perante estes trabalhadores e radica numa pretensão juridicamente inviável, configurando, ainda, verdadeiramente, um despedimento ilícito destes 5 trabalhadores.

Vejamos.

12. É desde logo falso, como se afirma nestas cartas, que estes trabalhadores estivessem a exercer funções no refeitório do SAS-IPB no dia 2.10.2020.

13. Na verdade, há muito que tais trabalhadores deixaram de ter qualquer relação funcional com o refeitório do SAS-IPBEJA, tanto mais que o último contrato celebrado com a UNISELF, como se viu acima, cessou no passado dia 31.7.2020.

MOD13-PS02 Página S de 9

Imtituto Po!itf!cniw de Beji.l ! Rua Pedro Sl'J<H~5, SjN ! (ilmp\J5 do !PH~ji';, Apar-t<ldo 61SS, 7300<295 [leja I Portug,,11 T(~I 284 3JA :WO ! F<f)( 284314 iWl ! Ern<)!f gel"illí!yipbejil pt I w\Vw ipbcia pt

(7)

14. Ora, já depois do dia 31 de Julho de 2020, a maioria destes trabalhadores exerceram funções ao serviço da UNISELF no âmbito de contratos públicos que esta empresa executa com outras entidades públicas - o que bem evidencia que há muito que se encontrara interrompido o exercício de funções destes trabalhadores no refeitório do IPB.

15. Com efeito, a trabalhadora Fernanda Caetano encontra-se de baixa há cerca de 2 anos e desde então nunca mais exerceu funções no refeitório do IPB.

16. As trabalhadoras Sandra Carapencio e Francisca Conceição entraram em lay-off desde 17 de março de 2020 e desde então nunca mais tiveram qualquer relação funcional no refeitório do IPB. Esclareça-se, inclusivamente, que é do conhecimento do IPB que estas duas funcionárias foram colocadas pela UNISELF, depois de Março de 2020, ao serviço de outros contratos que a empresa executa, mais concretamente, a Senhora Francisca Conceição esteve colocada na Escola de Santiago em Beja e a Senhora Sandra Carapencío esteve colocada na Escola Secundária Diogo Gouveia.

17. O mesmo sucedeu com o trabalhador José Almeida que depois do dia 31.7.2020 exerceu funções ao serviço da UNISELF nos serviços prisionais de Beja e, bem assim, com a Senhora lida Teixeira, que depois da referida data exerceu funções ao serviço da UNISELF na Escola de Santa Maria.

18. Perante o que antecede, resulta claro que estes trabalhadores não exerciam quaisquer funções no refeitório do IPa no dia 2.10.2020 e, por assim ser, sempre seria completamente descabida qualquer hipotética transmissão da posição jurídica de empregador para o IPa.

19. Para além de que, como acima se disse, uma tal pretensão da UNISELF sempre seria juridicamente improcedente porquanto o IPB nunca contratou com estes trabalhadores, nunca aceitou a constituição de qualquer vínculo com os mesmos e jamais praticou quaisquer atos que pudessem sequer implicitamente levar ao reconhecimento da posição de entidade empregadora.

20. Ora, por assim ser, o IPB, logo que tomou conhecimento das cartas enviadas pela UNISELF aos trabalhadores, procurou esclarecer estes trabalhadores, deixando clara a sua posição e que se afigurava bem evidente que a UNISELF pretendia, na verdade, afastar as suas responsabilidades junto destes trabalhadores; vale dizer, despedi-los de forma absolutamente ilícita.

21. Foi, aliás, com acrescida perplexidade, que o IPa tomou conhecimento que a UNISELF, ao remeter-lhes a missivas acima indicadas, retirou os referidos trabalhadores dos locais em que estes se encontravam a trabalhar a partir de 31 de julho de 2020 (acima indicados) e contratou outros trabalhadores para os substituir nestas funções.

MOD13PS02 Página 6 de 9

Instituto Politécnicu d~ BQjil ! HUf) Pedro S·(j·<1re.-;, SjM ! Campus do IPBejil,Apartõ3da 61.55, 7HOO-?.9$ Boja ! POltuga! I T(!I: 284 31A 400 1 F,nt; 284 314 401 \ Em,11!: 8i:r<lI@lpb~!~ pt I I,v"'oJw,lpbejJ.pf

(8)

22. Em suma: é inequívoco que estes trabalhadores já cessaram há muito as suas funções no refeitório do IPB e que o IPB jamais assumiu qualquer posição de entidade empregadora.

23. É, pois, inequívoco que nunca ocorreu qualquer transmissão da posição jurídica destes trabalhadores para o IPB.

24. A única relação contratual que o IPB pode reconhecer foi a estabelecida com a empresa UNISELF ao abrigo de uma prestação de serviços e que cessou todos os seus efeitos no passado dia 31 de julho de 2020.

25. Cessada tal relação contratual, o IPB não poderia assumir quaisquer obrigações com terceiros que não foram parte neste contrato.

26. E mais, no plano dos factos, como acima se mencionou, o IPB cessou os serviços de refeitório quando terminou este contrato - no dia 31 de julho de 2020 - não tendo qualquer desses trabalhadores continuado a exercer qualquer função no IPB.

27. Está, pois, bem demonstrado, que no dia 31 de julho de 2020 quebrou-se qualquer nexo que pudesse erigir uma hipotética (embora ilícita) transmissão de posição contratual.

28. De resto, como é consabido, o IPB é uma pessoa coletiva de direito público encontrando-se a constituição dos seus vínculos de natureza laboral sujeitos ao regime legal do trabalho em funções públicas.

29. Significa isto que qualquer constituição de um vínculo laboral com o IPB acha-se sujeito ao princípio da legalidade, aos procedimentos especiais previstos na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas ('LPFP') e, ainda, à exigência constitucionalmente estabelecida de tal acesso ser promovido por via de concurso público - cf. artigo 47.2 da Constituição da República Portuguesa.

30. Razão pela qual jamais poderia admitir-se a constituição de vínculos com entidades públicas destituídos de qualquer procedimento legal e concorrencial habilitante.

31. E, muito menos se poderá admitir, a constituição de vínculos laborais de natureza pública fundados exclusivamente em expedientes como aquele que a UNISELF procurou desenvolver com as missivas que enviou aos seus trabalhadores com o propósito manifesto de se furtar às suas responsabilidades enquanto entidade empregadora e que, em última análise, configuram verdadeiros despedimentos ilícitos.

32. Em face do que antecede extraem-se, quanto a este ponto, as seguintes conclusões essenciais:

MOD13.f'S02

Instituto PoUtJenicD (J<.~ Gt~Ja I Rua Pedro S<:i;HP.-S, S/N 1 Campus do lPt~i;l, ,l\p<Ht,~do 6155, 73-00';[95 Seja! Portugal! Tel: 28.1 314 400 I Fax: 284 31.4 ,101 I I:rnilil; GCfil\@ipbcj<Lpt I

(9)

i) O IPB não estabeleceu qualquer relação contratual com os 5 trabalhadores, cujo vínculo laboral se manteve, desde a respetiva génese e de forma ininterrupta, com a empresa UNISELF, a qual exerceu, sempre, perante os mesmos, todos os direitos e obrigações decorrentes de uma relação laboral.

ii) A relação contratual estabelecida entre o IPB e a UNISElF cessou os seus efeitos no passado dia 31 de julho de 2020, tendo, desde essa data, cessado os serviços de refeitório e os trabalhadores da UNISElF deixado de exercer quaisquer funções no refeitório do IPB.

iH) Após o dia 31 de julho de 2020, os 5 trabalhadores da UNISELF vieram a desempenhar funções para a UNISELF no âmbito de outros contratos que esta empresa tem com outras entidades públicas, o que fizeram até ao dia 2 de outubro de 2020, data a partir da qual a UNISELF procurou negar-lhes os seus direitos fundados nas respetivas relações laborais.

iv) O IPB nunca assumiu qualquer relação com tais trabalhadores, os quais só exerceram funções no refeitório enquanto se manteve vigente o contrato de fornecimento de refeições celebrado entre o IPB e a UNISELF e que cessou todos os seus efeitos no passado dia 31 de julho de 2020.

v) Em face do que antecede, o IPB não pode assumir a qualidade de empregador perante 5 pessoas cujo vínculo laboral foi constituído exclusivamente com a UNISELF, nem pode legalmente faze-lo sob pena de estar a violar flagrantemente as regras elementares da contratação aplicáveis às entidades públicas, designadamente a regra da precedência do concurso plasmada no artigo 47.2 da CRP e as regras constantes da l TFP.

vi) O IPB informou, de forma clara e transparente, estes trabalhadores sobre a sua posição e de não poder reconhecer qualquer transmissão de posição como aquela que é pretendida pela única e verdadeira entidade empregadora - a UNISELF.

vii) Em face das declarações que a UNISElF enviou aos trabalhadores e do respetivo teor fáctico e juridicamente infundado, o IPB irá comunicar à Autoridade para as Condições no Trabalho todos os factos que aqui se transmitem a Vossa Excelência para que esta entidade, no uso das competências que lhe estão estatutariamente atribuídas, desenvolva os procedimentos necessários e oportunos à tutela dos interesses destes trabalhadores.

***

Junta os seguintes documentos:

MOD13-PS02 Página 8 de 9

!n~titl!to Po!iti!cnk:ode f3eja i Rua P(~dJo S-ui:HeS, $/N ! Clmpu!' do !PBej,~, ,\piutado 61'jS, 7800-];95 Bcja I Portugal I f(!t :28:'; .3),4 400 ! F.ilx 28431.'1 ·101. I Emal! jl0f<l!\§,lipbejiJ pt \

wI1A'J.lpbep.pt

(10)

• Convite e caderno de encargos da consulta prévia com a ref.~ IPBeja_SAS_2020_01 e respetivo contrato celebrado com a UNISELF.

• Anúncio de procedimento de concurso público n.º 9499/2020 de 25 de Agosto de 2020 e relatório final do concurso público n.º 01/SAS-IPBeja/2020.

• Anúncio de procedimento de concurso público n.º 12110/2020 de 27 de Outubro de 2020.

• Cartas enviadas pela UNISELF aos 5 trabalhadores dando conta da transmissão da posição de empregador.

***

Sem outro assunto, mas colocando-nos ao dispor para os esclarecimentos que entender necessários, subscrevemo-nos de Vossa Excelência,

Com os melhores cumprimentos e elevada consideração,

João Paulo de Almeida Lança Trindade

Presidente do Instituto Politécnico de Beja

MOD13PS02 Página 9 de 9

jn~\itutn Po!it~cnkD d~ aej~ t Rua P~dro Soal?s, <)/N I C:!mpus do IPBeja, Apartado 6155, 7800,295 B(~F\ ! Portugal I rei: 28'1 3.tr! I!OO I Fax: 2:84 114 401 I \;mail: geral@lpbeja.pt I 'Nww,ipb~Ji\,pt

(11)

Beja

···\~:,·~

... RI

,

REPUBLI A

erça-feira, 27 de outubro de 2020

Número 209

PARTE L -

CONTRATOS PÚBLICOS

SERViÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE

BEJA

Anúncio de procedimento

n.o

12110/2020

MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO

1 -IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE

Designação da entidade adjudicante: Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de NIPC: 600040925

Serviço/Órgão/Pessoa de contacto: Setor de Aprovisionamento e Património Endereço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja

Código postal: 7800 295 Localidade: Beja País: PORTUGAL NUT 111: PT184 Distrito: Beja Concelho: Beja

Freguesia: União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) Telefone: 284314400

Endereço da Entidade: http://www.ipbeja.pU Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt

2 - OBJETO DO CONTRATO

Designação do contrato: Concurso Público para fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS - IPBeja

(12)

Diário da República,

2.

a

série

PARTE L

N.O

12110 27 de outubro de 2020 Pág.2

Descrição sucinta do objeto do contrato: Fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS - IPBeja

Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços Preço base do procedimento: Sim

Valor do preço base do procedimento: 170100.00 EUR

Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos) Objeto principal

Vocabulário principal: 55500000 3 - INDICAÇÕES ADICIONAIS

Referência interna: CP/SAS-IPBEJA/2020_3

O contrato envolve aquisição conjunta (com várias entidades)? Não Contratação por lotes: Não

O contrato é adjudicado por uma central de compras: Não O concurso destina-se à celebração de um acordo quadro: Não É utilizado um leilão eletrónico: Não

É adotada uma fase de negociação: Não

4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não 5 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

País: PORTUGAL NUT 111: PT184 Distrito: Beja Concelho: Beja

Freguesia: União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) 6 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Prazo: Dias 463 dias

O contrato é passível de renovação? Não 7 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

7.1 - Habilitação para o exercício da atividade profissional Não

7.2 - Informação sobre contratos reservados

O contrato está reservado a entidades e fornecedores cujo objetivo principal seja a integração social e profissional de pessoas com deficiência ou desfavorecidas?

Não

8 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO, PEDIDOS DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

8.1 - Consulta das peças do concurso

Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados: Setor de Aprovisionamento e Património

(13)

Diário da República, 2.

a

série

PARTE L

N.O 12110 27 de outubro de 2020

Endereço desse serviço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja Código postal: 7800 295

Localidade: Beja Telefone: 284314400

Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt

Pág.3

8.2 - Fornecimento das peças do concurso, apresentação dos pedidos de participação e apresentação das propostas

Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante: ACIN -ICloud Solutions (https://www.acingov.pt)

9 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Até às 23 : 59 do 9 o dia a contar da data de envio do presente anúncio

10 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS

90 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas 11 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO

Melhor relação qualidade-preço: Não Critério relativo à qualidade

Nome: NA Ponderação: O % Critério relativo ao custo Nome: Preço refeição Ponderação: 100 %

12 - PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Não

13 -IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Designação: Presidente do Instituto Politécnico de Beja

Endereço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja Código postal: 7800 295

Localidade: Beja

Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt

14 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA 2020/10/26

15 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLlCITADO NO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA:

Não

(14)

Diário da República,

2.

a

série

N.O

12110 27 de outubro de 2020

Serão usados critérios ambientais: Não

17 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO Nome: João Paulo de Almeida Lança Trindade Cargo: Presidente do Instituto Politécnico de Seja

PARTE L

Pág.4

(15)

Diário da República,

2.

a

série

N.O

12110 27 de outubro de 2020

,

OIARIO .

ai

REPUBLlCA

li~~~Sito legal n." 8815/85 ISSN 0870-9963

PARTE L

Diário da República Eletróllico: Endereço Internet: http://dre.pt

COlltactos:

Correio eletrónico: dre@incrn.pt

Te\.: 21 781 0870

Fax: 2l 394 5750

(16)

EX.mo Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Beja

Seja, 9 de outubro de 2020

Somos 5 colaboradores da empresa fornecedora de refeições confecionadas no refeitório do IPBeja, a empresa UNISElF, S. A., e vimos por este meio solicitar informação por parte do Instituto Politécnico de Seja sobre a nossa situação laboral, uma vez que fomos informados pela empresa UNISELF, S.A., que a partir de dia 3 de outubro de 2020 deixava de prestar serviços no refeitório do IPBeja e que a nossa nova entidade patronal passava a ser o Instituto Politécnico de Beja. Anexamos cópias das cartas recebidas.

Aguardamos resposta à nossa solicitação. Os nossos cumprimentos,

Os 5 colaboradores,

lida Teixeira

)/J-I

'It,w

ti,

~

1/

José Almeida

li>-~~ eLuZ;~

Fernanda Caetano Sandra Casinha

1)..aJJtÓ/J~ é?l)JJLW~

. / Francisca Conceição

(17)

N/ Refi: RH/FS/4802/10/2020

São Julião do TOjal, 2 de outubro de 2020 Regisiélcla com AR: RH 5<326 6381 õ Ri

ASSUNTO: Transferência de posição jurídica de empregador

Exmo (a) Senhor(a),

No dia 03/10/2020, a UNlSElF, S.A. deixará de prestar os seus serviços no refeitório da Unidade INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, onde V Exa. se encontra a trabalhar.

Assim e em conformidade com a Lei em vigor, o seu contrato de trabalho manter-5e-á, com todos os direitos e obrigações, sendo a sua nova entidade patronal o INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, a qual assumirá essa qualidade a partir dessa data

Mais se informa que a nova entidade patronal assegurará a gestão e tratamento dos dados pessoais necessários em virtude da execução do contrato de trabalho e cumprímento de obngações legais dele decorrentes. nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados

Com os melhores cumprimentos

lJN li:

s.e"dade de R""""""' P' "" •• l'nvodot. 8.A. CO"' 5 I 3 n5

(18)

N/ Ret". RH/FS/13513f10/202ü

LAFZOO 7XOOl

São Julião do Tojal, 2 de outubro de 2020 ~CJ!S!:ldíl cem /\R: RH 6825 €37S ., PT

ASSUNTO: Transferência de posição jurídica de empregador

Exmo.(a) Senhor(a),

No dia 03/10/2020, a UNISELF, S.A. deixará de prestar os seus serviços no refeltóno da Unidade INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, onde V Exa se encontra a trabalhar.

Assim e em conformidade com a Lei em vigor, o seu contrato de trabalho manter-5e-á, com todos os direitos e obrigações, sendo a sua nova entidade patronal o INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, a qual assumirá essa qualIdade a partir dessa data.

Mais se infonna que a nova entídade patronal assegurará a gestão e tratamento dos dados pessoais necessários em virtude da execução do contrato de trabalho e cumprimento de obrigações legais dele decorrentes, nos termos e para os efeitos do disposto no Regul3mento Geral de Proteção de Dados.

(19)

NI Refi: RH/FS/1 0627/1 0/2020

Exmo(a). Sr(a).

rrf(~

~JJ))

UNISELF,sA

FERNANDA MARIA. LOURENCINHA LOPES

CAETANO

.

RUA DE GARVÃO, N° 7

7600-230 ERVIDEL

São Julião do Tojal, 2 de outubro de 2020 Registada com AR: RH 5825 6383 8 PT

ASSUNTO: Transferência de posição jurfdica de empregador

Exmo.(a) Senhor(a),

No dia 03/10/2020, a UNISELF, S.A. deixará de prestar os seus serviços no refeitório da Unidade INSTITUTO POLlTECNICO DE SEJA, onde V. Exa. se encontra a trabalhar.

Assim e em conformidade com a lei em vigor, o seu contrato de trabalho manter-se-á, com todos os direitos e obrigações, sendo a sua nova entidade patronal o INSTITUTO POLlTECNICO DE SEJA, a qual assumirá essa qualidade a partir dessa data.

Mais se informa que a nova entidade patronal assegurará a gestão e tratamento dos dados pessoais necessários em virtude da execução do contrato de trabalho e cumprimento de obrigações legais dele decorrentes, nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos.

UNI

50<1«100. d. F ..-.... ran!e' bhCtJ •• l'nv3dOll, S.A. Cor.L I ' 325

_ _ _ _ ... ~., - f tn co lJ\.,r" ~"IM

Uniself -Sodedade de Restatmlnte PúbUcD5 e Privados, 5 A

Sede: Rua Cidade de Usboa, n.' B - Edilkio Unisell - Parque Industrial do Aroeira - 25150-456 S.l1Jliao do Toial Tel" 219 739 300/14' Fax: 219 739319 .

FítKIl Norte: R. de s. Gens, n.' 3300 - N-!.'· 446Q.409 Senhora da Hora· Tel: n9 m 590 • Fax; 229 m 599 E-mail: gellllfllunisdf.p!-Web:Mllllrllniself.pt

(20)

NI Refl: RH/FS/1 061 0/1 0/2020

!\

São Julião do Tojal, 2 de outubro de 2020 Registada com AR: RH 5326 6332 4 PT

ASSUNTO: Transferência de posição jurídica de empregador

Exmo (.a) Senhor(a)

No dia 03/10/2020, a UNISELF, S.A deixará de prestar os seus serviços no refeitório da Unidade INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, onde V. Exa se encontra a trabalhar.

Assim e em conformidade com a lei em vigor, o seu contrato de trabalho manter-5e-á, com todos os direitos e obrigações, sendo a sua nova entidade patronal o INSTITUTO POUTECNlCO DE SEJA. a qual assumirá essa qualidade a partir dessa data.

Mais se informa que a nova entidade patronal assegurará a gestão e tratamento dos dados

pessoais necessários em virtude da execução do contrato de trabalho e cumprimento de

obrigações legais dele decorrentes, nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento

Geral de Proteção de Dados.

(21)

NI ReP. RH/FS/13512/10/2020

R, LH1ERDADL

S

A.

São Julião do Tojal, .2 de outubro de 2020 Registada com AR: RH 5826 6384 '1 PT

ASSUNTO: Transferência de posição jurídica de empregador

Exmo.(a) Senhor(a)

No dia 03/10/2020, a UNISElF, S.A. deixará de prestar os seus servíços no refeitório da Unidade INSTITUTO POUTECNICO DE SEJA, onde V Exa se encontra a trabalhar.

Assim e em conformidade com a Lei em vigor, o seu contrato de trabalho manter-se-á, com todos os direitos e obrigações, sendo a sua nova entidade patronal o INSTITUTO POLITECNICO DE SEJA, a qual assumirá essa qualidade a partir dessa data,

Mais se Informa que a nova entidade patronal assegurará a gestão e tratamento dos dados pessoais necessários em virtude da execução do contrato de trabalho e cumprimento de obrigações legais dele decorrentes, nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados

(22)

il"Beja

CONTRATO

DE FORNECIMENTO DE REFEiÇÕES CONFECIONADAS NO REFEITÓRIO DOS SAS-IPBEJA

Celebram o presente contrato de fornecimento de refeições confecionadas no refeitório dos SAS-IPBeja, nos termos e para os efeitos previstos nos artigos 94.º e seguintes do Decreto-Lei n.º 18/2008, de 20 de Janeiro, na sua versão alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º l11-B/2017, de 31 de Agosto, no montante global de 83.303,60€ (oitenta e três mil trezentos e três euros e sessenta cêntimos), correspondendo 73.720,OO€ (setenta e três mil setecentos e vinte euros) ao valor do fornecimento de uma estimativa de 19.400 refeições confecionadas ao preço unitário de 3,80€, e 9.583,60€ (nove mil quinhentos e oitenta e três euros e sessenta cêntimos) correspondente ao valor do IVA

à

taxa legal em vigor de 13%.

Como primeiro contraente, os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Beja,

pessoa coletiva n.º 600040925, com sede na Rua Pedro Soares, em Beja, adiante designado por SAS-IPBeja, representado nos termos da Lei e dos seus Estatutos, nomeadamente, nos artigos 78.º, n.º 1, alínea b), 85.º e 92.º, n.º 1.º, alínea u), todos da Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, diploma que aprovou o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, e artigos 24.º, alínea b) e 40.º, n.º 1 e n.º 2, alínea u), dos Estatutos do Instituto Politécnico devidamente homologados por Despacho de Sua Excelência, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, datado de 20 de Agosto de 2008, e publicados no Jornal Oficial, o Diário da República, 2.ª Série, n.º 169, de 2 de Setembro de 2008, de págs. 38 465 a 38478, com início de vigência no dia 3 de Setembro de 2008, pelo seu Presidente, Professor João Paulo de Almeida Lança Trindade.

Como segundo contraente, a UNISELF, Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados,

(23)

i!)Beja

Uniself- Parque Industrial do Arneiro- 2660 546 S. Julião do Tojal- Loures, representada por João Adérito Aguiar de Castro Pinto Lobo, portador do Cartão de Cidadão n.º 7892599, válido até 18/03/2020, com domicílio profissional na Rua Cidade de Lisboa, n.º 8- Edifício Uniself- Parque Industrial do Arneiro- 2660 546 S. Julião do Tojal- Loures, que intervém na qualidade de representante legal, conforme documento em anexo.

Cláusula l.a

(Objeto)

O presente contrato tem por objeto o fornecimento de refeições confecionadas no refeitório dos SAS-IPBeja, com a Ref.!! Consulta Prévia n.º 1/SAS-IPBeja/2020, realizado nos termos do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 20º do Código dos Contratos Públicos, de acordo com o respetivo caderno de encargos e proposta do segundo contraente, que fazem parte integrante deste contrato.

Cláusula 2.a

(Preço e Condições de Pagamento)

1. O encargo total do presente contrato é de 83.303,60€ (oitenta e três mil trezentos e três euros e sessenta cêntimos), correspondendo 73.720,OO€ (setenta e três mil setecentos e vinte euros) ao valor do fornecimento de uma estimativa de 19.400 refeições confecionadas ao preço unitário de 3,80€, e 9.583,60€ (nove mil quinhentos e oitenta e três euros e sessenta cêntimos) correspondente ao valor do IVA

à

taxa legal em vigor de 13%.

2. O pagamento do valor devido pelo fornecimento das refeições será efetuado mediante apresentação de faturas emitidas pelo adjudicatário:

a. A partir da data de aceitação das faturas;

b. Num prazo de 60 (sessenta) dias de calendário a contar da data da receção das faturas pela entidade adjudicante.

(24)

II'Beja

c. Desde que devidamente emitidas e observado o disposto no n.º 2, as faturas são pagas pelo sistema de transferência eletrónica interbancária para o IBAN indicado pelo segundo contraente.

Cláusula 3.a

(Prazo de Vigência e Execução do Contrato)

O contrato tem início no dia imediatamente seguinte

à

data da sua assinatura e mantém-se em vigor até ao dia 31/07/2020, ou até atingir o limite de 19.400 refeições, caso ocorra antes, sem prejuízo das obrigações acessórias que devam perdurar para além da cessação do contrato.

Cláusula 4a

(Alterações ao Contrato)

1. Qualquer alteração do contrato deverá constar de documento escrito assinado por ambos os outorgantes e produzirá efeitos a partir da data da respetiva assinatura. 2. O contrato pode ser alterado por:

a) Acordo entre as partes, que não pode revestir forma menos solene que o contrato; b) Decisão judicial ou arbitral;

c) Razões de interesse público.

3. A alteração do contrato não pode conduzir

à

modificação de aspetos essenciais do mesmo, nem constituir uma forma de impedir, restringir ou falsear a concorrência.

(25)

Ii'Beja

Cláusula

sa

(Gestor do Contrato)

1. É designado o Gestor do Contrato, com a função de acompanhar permanentemente a sua execução, a Técnica Superior do Setor de Alimentação Dr.ª Margarida Leão.

2. Caberá ao Gestor do Contrato definido no número anterior a comunicação imediata ao Órgão Competente, de todo e qualquer desvio, defeito ou anomalia que seja detetado na execução do contrato, propondo em relatório fundamentado as medidas corretivas que, em cada caso, se revelem adequadas.

Cláusula 6a

(Disposições Finais)

1. A despesa correspondente ao presente contrato foi autorizada por decisão do Presidente do Instituto Politécnico de Beja, no dia 26 de fevereiro de 2020.

2. O fornecimento objeto do presente procedimento foi adjudicado no dia 10 de março de 2020, por decisão do Vice-presidente, Prof. João Portugal na qualidade de substituto legal do Presidente do Instituto Politécnico de Beja, cf. despacho publicado no jornal oficial Diário da República, 2ª série com o n.º 523/2018 de 10/1.

3. O presente contrato será suportado por conta das verbas inscritas no Orçamento de Funcionamento dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Beja, capítulo 03, divisão 52, subdivisão 00, na rubrica - 0201050000- Aquisição de bens e serviços/Aquisição de bens/Alimentação-Refeições confecionadas, com o n.º de compromisso 60 e seguintes no ano de 2020.

4. O encargo para o ano económico de 2020 é de 83.303,60€ (oitenta e três mil trezentos e três euros e sessenta cêntimos), correspondendo 73.720,OO€ (setenta e três mil setecentos e vinte euros) ao valor do fornecimento de uma estimativa de 19.400

(26)

ii'Beja

refeições confecionadas ao preço unitário de 3,80€, e 9.583,60€ (nove mil quinhentos e oitenta e três euros e sessenta cêntimos) correspondente ao valor do IVA

à

taxa legal em vigor de 13%.

5. Os pagamentos ao abrigo do presente contrato serão efetuados após a verificação dos formalismos legais em vigor para o processamento das despesas públicas.

6. A minuta relativa ao presente contrato foi aprovada no dia 10 de março de 2020, por decisão do Vice-presidente, Prof. João Portugal na qualidade de substituto legal do Presidente do Instituto Politécnico de Beja, cf. despacho publicado no jornal oficial Diário da República, 2ª série com o n.º 523/2018 de 10/1.

Depois de o segundo contraente ter feito prova, por documentos autênticos, de que tem a sua situação regularizada relativamente a dívidas por impostos ao Estado Português e por contribuições para a segurança social, o contrato foi assinado em duplicado, pelos representantes de ambas as partes.

Assinado por: JOÃO PAULO DE ALMEIDA LANÇA

TRINDADE

O primeiro contraente Num. de Identificação: 81069960453 Data: 2020.03.18 12:57:27+00'00' O segundo contraente

JOAO

ADERITO

AGUIAR DE

CASTRO

PINTO LOBO

CARTÃO DE CIDADÃO @ @ @ @

DigitaHy signed by JOAQ ADERITO AGUIAR DE

CASTRO PINTO LOBO DN: (",PT, oeoUNISELf - SOCIEDADE DE RESTAURANTES PUBlicas E PRIVADOS S.A, 2.5.4.97",VATPT-S01323325,ou=Certificate Profile - Qualified Certificate - Representative,

ou= Terms af use at https://www.digitalsign.pt/

ECDIGlT ALSIGN/rpa,

ou=Entitlement-PROCEDIMENTOS ELETRONICOS DE CONTRATACAO PUBLICA, ou=Obsl -COM

PODERES PARA, SOZINHO, OBRIGAR E VINCULAR

A ENTIDADE, email=comercial@uniself.pt. serialNumber=PNOPT -07892599, Sfl=AGUIAR DE

CASTRO PINTO LOBO, givenName",JOAO ADERITO, cn=JOAO ADERITO AGUIAR DE CASTRO PINTO LOBO

(27)

~.

RELATÓRIO FINAL

CONCURSO PÚBLICO N. 01/SAS-IPBEJA/2020

FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES CONFECIONADAS NO REFEITÓRIO DOS SAS - IPBEJA.

DESPACHO: DEUBEllAçAo:

(28)

·.~~@

."

• @,,$ ~ '"

e ••

II)Beja

Aos vinte e três dias do mês de setembro de dois mil e vinte, pelas 10:30 horas, na sala de reuniões do Edifício dos Serviços Administrativos do IPBeja, reuniu o Júri designado para o concurso público em apreço, autorizado por Despacho do Presidente datado de vinte e um de agosto de dois mil e vinte, afim de proceder

à

elaboração do relatório final.

De acordo com o disposto no artigo 67.0 do CCP, o Júri designado pelo órgão competente para a decisão de contratar, através do despacho n.O 94/IPB/2020,

é

constituído pelos seguintes elementos:

Maria da Piedade Ramires Júlio, na qualidade de Presidente; Luis Miguel Martins Soares, na qualidade de 1.0 vogal efetivo;

Margarida Isabel Fernandes Branco Cortes Cavaco Leão, na qualidade de 20 vogal efetivo;

o

Júri procedeu, oportunamente, nos termos legais e regulamentares,

à

análise substancial das propostas, tendo deliberado excluir todas as propostas nos termos e com os fundamentos correspetivos registados no relatório preliminar.

Em conformidade, o Júri procedeu à audiência prévia dos interessados, tendo para o efeito, os concorrentes sido notificados sobre o relatório preliminar e beneficiado do prazo de 5 dias para se pronunciarem.

Na sequência da audiência prévia não foram apresentadas alegações nem requeridas diligências complementares nos termos do art. 147.° do CCP revisto e republicado pelo Decreto-Lei n. o 111-B/2017, de 31 de agosto.

Nestes termos propõe-se a extinção do procedimento nos termos da alínea b) do número 1 do artigo 79.0 do CCP.

(29)

Beja, 23 de setembro de 2020.

o

Júri

\Jo.,;.,

G d,., \{,

"'~ .(g~~;

JI/l "'/,Q, ..

(30)

28/09/2020 Relatório Detalhado da Distribuição EDOC-IPBEJA/2020/6557

Relatório Detalhado da Distribuição

EDOC-IPBEJA/2020/6557

)edocli

Assunto: IPBEJA_2020_CP _01_SAS_Relatório_Final

Estado: Pendente

Processos

Não existem elementos

Antecedentes

Não existem elementos

Registos Associados

Código

Assunto

INT-I PB/2020/1883

Conhecimentos

Não existem elementos

Lista de Etapas

Etapa

nO:

1

Categoria de Credenciação: Nome: Descrição: Percurso: EDOC-IPBEJA_1 Estado: Enviada Operações Efetuadas:

Enviada em 23/09/2020 às 12:33 por Luis Miguel Martins Soares

Interveniente: Luis Miguel Martins Soares

Executante: Luis Miguel Martins Soares

Data de Leitura: 23/09/202012:33 Envio: 23/09/202012:33 Assinada: não Documentos: RF _IPBEJA_SAS_2020_as.pdf Cópias Para: PÚBLICO

Observações Criado em

23/09/2020

00:00

(31)

28/09/2020 Informação: À consideração superior. Categoria de Credenciação: Nome: Descrição: Percurso: Estado: Enviada Operações Efetuadas:

Relatório Detalhado da Distribuição EDOC-IPBEJA/2020/6557

Aceite em 26/09/2020 às 15:46 por João Paulo de Almeida Lança Trindade Enviada em 26/09/2020 às 15:47 por João Paulo de Almeida Lança Trindade

Interveniente: _MAN_Presidente - PRESID

Executante: João Paulo de Almeida Lança Trindade

Data de Leitura: 26/09/2020 15:46 Envio: 26/09/2020 15:47 Assinada: não Documentos: Cópias Para: Informação:

Concordo. Autorizo a extinção do procedimento, nos termos propostos.

Categoria de Credenciação: Nome:

Descrição: Percurso:

Estado: Pendente

Interveniente: Luis Miguel Martins Soares

(32)

..

:~%~., • •

..

t.~.~$ i

PBeJ' a

RELATÓRIO PRELIMINAR

CONCURSO PÚBLICO N. 01/SAS-IPBEJA/2020

(33)

iF'Beja

Aos catorze dias do mês de setembro de dois mil e vinte, pelas 10:30 horas, na sala de reuniões do Edifício dos Serviços Administrativos do IPBeja, reuniu o Júri designado para o concurso público em apreço, autorizado por Despacho do Presidente datado de vinte e um de agosto de dois mil e vinte, afim de proceder

à

elaboração do relatório preliminar.

De acordo com o disposto no artigo 67.0 do CCP, o Júri designado pelo órgão competente para a decisão de contratar, através do despacho n. o 94/IPB/2020, é constituído pelos seguintes elementos:

Maria da Piedade Ramires Júlio, na qualidade de Presidente; Luis Miguel Martins Soares, na qualidade de 1.0 vogal efetivo;

Margarida Isabel Fernandes Branco Cortes Cavaco Leão, na qualidade de 20 vogal efetivo;

o

procedimento realizou-se na plataforma eletrónica de contratação pública acinGov com o endereço eletrônico https://www.acingov.pt. disponibilizada pela empresa ACIN - iCloud Solutions, Lda.através, através de publicação de anúncio de procedimento n. o 9499/2020, publicado em diário da república, parte L, n.O 165 de

25 de agosto.

Nos termos do artigo 50/1 do CCP revisto e republicado pelo Decreto-Lei n. o

111-B/2017, de 31 de agosto cumpre informar que foram apresentados esclarecimentos necessários

à

boa compreensão e interpretação das peças do procedimento.

De maneira a cumprir com os termos previstos no artigo SOIS foi realizada a análise aos esclarecimentos, c.f. ata de trinta de agosto de dois mil e vinte tendo sido, para os efeitos tidos por convenientes, disponibilizada na plataforma eletrônica de contratação pública acinGov com o endereço eletrónico https://www.acingov.pt. a um de setembro de dois mil e vinte, nos termos que aqui se dão por reproduzidos.

Iniciada a reunião, o Júri procedeu, num primeiro momento, nos termos legais e regulamentares aplicáveis,

à

verificação da lista de concorrentes, discriminada por ordem de entrada.

(34)

Tabela 1

Nos termos do artigo 72.0 do CCP revisto e republicado pelo Decreto-Lei n. o

111-B/2017, de 31 de agosto, não foram pedidos quaisquer esclarecimentos.

Num segundo momento, o Júri procedeu, nos termos legais e regulamentares,

à

análise das propostas apresentadas, tendo deliberado por unanimidade, não considerar como concorrentes, nos termos do artigo 53.0 do Código dos Contratos

Públicos (CCP) as empresas (i) Gertal - Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A e (ii) ICA - Indústria e Comércio Alimentar, S.A. em virtude de ter sido apresentado uma declaração de custos superiores ao preço base estabelecido no Caderno de Encargos pelo que se considera que não manifestam ao SAS-IPBeja a pretensão em celebrar o contrato objeto do procedimento pré contratual em apreço.

Por outro lado, verificada a documentação das propostas apresentadas pelos restantes concorrentes, o Júri deliberou, em conformidade com as normas constantes no CCP, excluir as seguintes propostas nos termos e com os fundamentos correspetivos a seguir discriminados, a saber:

Concorrente n.o 2 - Uniself - Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, S.A.. nos termos das alíneas d) e o) do n.o 2 do artigo 146.0 e alínea a) e d) n. o 2 do artigo 70.0 do CCP, revisto e republicado pelo Decreto-Lei n.o l11-B/2017, de 31

de agosto, nomeadamente a não apresentação de documentos que deveriam constituir a proposta e apresentação de um preço base superior ao estabelecido no caderno de encargos. O concorrente em apreço apresenta uma proposta incompleta face aos termos exigidos no programa de procedimento nomeadamente a omissão dos documentos exigidos nos n.os 3 e 4 da cláusula 12. a do programa de proced i menta.

(35)

PBeja

~~

Q'

v/

É

verificado, igualmente, na proposta apresentada, um preço contratual superior ao "'-\}t-/ preço base.

Estes desvios de pressupostos em resposta ao caderno de encargos são motivos de exclusão formal e material nos termos dos artigos atrás referidos.

Concorrente n. o 4 - Eurest Portugal, lda - nos termos das alíneas o) do n. O 2 do artigo 146.0 e alínea a) e d) n.o 2 do artigo 70.0 do CCP, revisto e republicado pelo Decreto-Lei n. O 111-8/2017, de 31 de agosto, nomeadamente a não apresentação de documentos que deveriam constituir a proposta e apresentação de um preço base superior ao estabelecido no caderno de encargos. O concorrente em apreço apresenta uma proposta incompleta face aos termos exigidos no programa de procedimento nomeadamente a omissão dos documentos exigidos nos n.Os 3 e 4 do da cláusula 12. a programa de procedimento. É verificado, igualmente, na proposta apresentada, um preço contratual superior ao preço base.

Estes desvios de pressupostos em resposta ao caderno de encargos são motivos de exclusão formal e material nos termos dos artigos atrás referidos.

Tendo presente o exposto, o Júri delibera, por unanimidade, não proceder

à

(36)

..

•• ~"'" '·'B· ~"}~' "" eJa

-

..

Tabela 2

/:)

"1-=\"

~

~~~

(37)

"'>--·'

..

~ ~~:~ iPBeja

e ••

Atento o estabelecido no artigo 147.0 do CCP, o Júri deliberou por unanimidade proceder à audiência prévia dos concorrentes, os quais terão 5 (cinco) dias após a notificação deste relatório preliminar, para se pronunciarem sobre o teor do mesmo.

(38)

Beja

Número 165

PARTE L -

CONTRATOS PÚBLICOS

SERViÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE

BEJA

Anúncio de procedimento

n.o

9499/2020

MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO

1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE

Designação da entidade adjudicante: Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de NIPC: 600040925

Serviço/Órgão/Pessoa de contacto: Setor de Aprovisionamento e Património Endereço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja

Código postal: 7800 295 Localidade: Beja País: PORTUGAL NUT

111:

PT184 Distrito: Beja Concelho: Beja

Freguesia: União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) Telefone: 284314400

Fax: 284314400

Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt 2 - OBJETO DO CONTRATO

Designação do contrato: Concurso Público para fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS - IPBeja

(39)

Diário da República, 2.

a

série

PARTE L

N.O 9499 25 de agosto de 2020 Pág.2

Descrição sucinta do objeto do contrato: Fornecimento de refeições confecionadas no refeitório do SAS - IPBeja

Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços Preço base do procedimento: Sim

Valor do preço base do procedimento: 206500.00 EUR

Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos) Objeto principal

Vocabulário principal: 55520000 3 - INDICAÇÕES ADICIONAIS

Referência interna: CP _01_SAS_IPBEJA_202

O contrato envolve aquisição conjunta (com várias entidades)? Não Contratação por lotes: Não

O contrato é adjudicado por uma central de compras: Não O concurso destina-se à celebração de um acordo quadro: Não É utilizado um leilão eletrónico: Não

É adotada uma fase de negociação: Não

4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não 5 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

País: PORTUGAL NUT 111: PT184 Distrito: Beja Concelho: Beja

Freguesia: União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) 6 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Prazo: Meses 23 meses

O contrato é passível de renovação? Não 7 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

7.1 - Habilitação para o exercício da atividade profissional Não

7.2 - Informação sobre contratos reservados

O contrato está reservado a entidades e fornecedores cujo objetivo principal seja a integração social e profissional de pessoas com deficiência ou desfavorecidas?

Não

8 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO, PEDIDOS DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

8.1 - Consulta das peças do concurso

Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados: Setor de Aprovisionamento e Património

(40)

Diário da República,

2.

a

série

PARTE L

N.O

9499 25 de agosto de 2020

Endereço desse serviço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja Código postal: 7800 295

Localidade: Beja Telefone: 284314400

Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt

Pág.3

8.2 - Fornecimento das peças do concurso, apresentação dos pedidos de participação e apresentação das propostas

Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante: Academia de Informática (https://www.acingov.pt) 9 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Até às 23 : 59 do 15 o dia a contar da data de envio do presente anúncio

10 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS

90 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas 11 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO

Melhor relação qualidade-preço: Não Critério relativo à qualidade

Nome: NA Ponderação: O %

Critério relativo ao custo Nome: preço/refeição Ponderação: 100 %

12 - PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Sim5%

13 -IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Designação: Presidente do Instituto Politécnico de Beja

Endereço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja Código postal: 7800 295

Localidade: beja

Endereço Eletrónico: sap@ipbeja.pt

14 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA 2020/08/25

15 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLlCITADO NO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA:

Não

(41)

Diário da República,

2.

a

série

N.O

9499 25 de agosto de 2020

Serão usados critérios ambientais: Não

17 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO Nome: João Paulo de Almeida Lança Trindade Cargo: Presidente do Instituto Politécnico de Beja

PARTE L

Pág.4

(42)

Diário da República,

2.a

série

N.O 9499 25 de agosto de 2020

,

·:.BI:ARIO

iQ~

REPÚBLICA

Depósito legal n." 8815/85 ISSN 0870-9963

PARTE L

Diário da República Eletrónico:

Endereço Internet: http://dre.pt

Contactos:

Correio eletrónico: dre@incrn.pt Te!.: 21 781 0870 Fax: 21394 5750

(43)

PBeja

CONVITE

À

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS CONSULTA PRÉVIA IPBEJA_SAS 2020 01

Nos termos do disposto da alínea d) do n.O 1 do artigo

2.°,

conjugado com a alínea

b) do artigo 16.°, com o artigo 20.° e com o n. o 4 do artigo 115.0 do Código dos Contratos Públicos (CCP) na sua versão alterada e republicada pelo Decreto-Lei n. o 111-B/2017, de 31 de agosto, convida-se V. Ex. a a apresentar proposta para forneci mento de refeições confecionadas no refeitório do SAS- IPBeja.

I - ENTIDADE ADJUDICANTE

1. Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Beja

Endereço: Rua Pedro Soares, s/n, Campus do IPBeja, 7800-295 Beja Telefone: 284 314 400

Fax: 284 314 401

Endereço Eletrónico: geral@ipbeja.pt

11 - DECISÃO DE CONTRATACÃO

1. A decisão de contratar foi autorizada por despacho do Presidente do Instituto Politécnico de Beja, datado 26 de fevereiro de 2020, no uso da competência para autorização de despesa nos termos do disposto no artigo 36.0 do Código dos Contratos Públicos, conjugado com o artigo 38.0 da Lei n. o 3/2004, de 15 de Janeiro (Lei Quadro dos Institutos Públicos) e no exercício de competência delegada por sua Excelência o Ministro da Ciência Tecnologia Ensino Superior, através do despacho n.O 2120/2018, publicado no Diário da Republica, 2a série, n.O 42 de

28/02 (alínea d) do n. o 1).

2. Por forma a cumprir com o disposto no artigo 60.° da Lei n. o 71/2018, de 31 de dezembro, articulando-se, no presente caso com DL 176/2019, de 27 de dezembro de 2019, que aprova o regime transitório de execução orçamental, previsto no artigo 12.0-H da Lei n.O 91/2001, de 20 de agosto, foi emitida autorização prévia, em 26 de fevereiro de 2020, para o presente procedimento pré-contratual de prestação de serviços.

(44)

111 - FUNDAMENTO DA ESCOLHA DO PROCEDIMENTO

1. O fornecimento de refeições visa a satisfação de necessidades públicas que não podem ser concretizadas através de meios próprios.

2. A escolha de procedimento de Consulta Prévia para a formação do contrato a celebrar é, assim, constituída nos termos da alínea c) do n. o 1 do artigo 20.0 do CCP.

IV - PRECO BASE

Para o presente procedimento considera-se como preço base 73.720,00€ (setenta e três mil, setecentos e vinte euros), definido nos termos da cláusula 3. a do Caderno de Encargos.

V - OBJETO DO CONTRATO

O objeto do presente concurso insere-se na categoria 55520000-1 Serviços de fornecimento de refeições (catering) - de acordo com o disposto no Regulamento (CE) n.o 213/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao vocabulário comum para concursos públicos, de 28 de novembro de 2007, publicado no Jornal Oficial das Comunidades Europeias n. o L 74/2 de 15 de março de 2008.

VI - DOCUMENTOS OUE CONSTITUEM A PROPOSTA:

1. Documento de compromisso de aceitação do conteúdo do caderno de encargos (c.f modelo constante do Anexo I);

2. Documento de compromisso dos termos em que o concorrente se dispõe a contratar (c. f modelo constante do Anexo A);

3. Mapa de quantidades com indicação do preço em euros (preço unitário e global, arredondados à 2. a casa decimal) - (c.f modelo constante do Anexo B);

4. Nota justificativa do preço proposto, com o preço decomposto em géneros a incorporar, encargos com pessoal e encargos gerais e lucro;

5. Mapa de pessoal a afetar ao fornecimento de refeições confecionadas, com indicação expressa das categorias e competências, (no mínimo 6 funcionários (as): entre os quais, pelo menos, um (a) cozinheiro (a), com categoria nunca inferior

à

de 2. a categoria);

(45)

I>Beja

6. Outros documentos que o concorrente considere indispensáveis.

VII - MODO E PRAZO DE APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS:

1. A proposta deverá ser apresentada no prazo de 6 dias após notificação eletrónico do presente convite na plataforma eletrónica de contratação pública acinGov com o endereço eletrónico https://www.acingov.pt. disponibilizada pela empresa ACIN -iCloud Solutions, Lda.

2. A proposta e os documentos que a acompanham devem ser redigidos em língua portuguesa. Quando, pela sua própria natureza ou origem, os documentos que acompanham a proposta, estirem redigidos noutra língua, deve o concorrente fazê-los acompanhar de tradução devidamente legalizada e em relação

à

qual o concorrente declare aceitar a sua prevalência, para todos os efeitos, sobre os respetivos originais.

3. Os documentos que constituem a proposta devem ser apresentados na plataforma eletrónica de contratação pública acinGov com o endereço eletrónico https://www.acingov.pt. disponibilizada pela empresa ACIN - iCloud Solutions, Lda. 4. Os documentos referidos no ponto VI devem ser assinados pelo concorrente ou pelo representante que tenha poderes, nos termos do artigo 54.0 da Lei 96/2015 de 17 de agosto e obedecer aos requisitos técnicos referidos na alínea a) do n.O 3 da Portaria 469/2009, publicada em Diário da República La Série - N.o 87, de 6 de Maio.

5. Para verificação da sua função e poder de assinatura dos documentos deve a entidade interessada submeter juntamente com a proposta, um documento oficial indicando o poder de representação ou de assinatura do assinante (Certidão Permanente).

VIII- PRAZO DE MANUTENÇÃO DAS PROPOSTAS

O concorrente fica obrigado a manter a sua proposta durante um período mínimo de 66 (sessenta e seis) dias contados da data do termo do prazo fixado para a apresentação de propostas

IX- APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES

Não é admissível a apresentação de propostas variantes.

X- NEGOÇIAÇÃO DAS PROPOSTAS

As propostas apresentadas não serão objeto de negociação.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Seja V um espaço de Hilbert separável.. Suponha que h, i, é um produto interno em V.. Álgebra Linear Avançada &amp; Espaços com Produto Interno, Espaços de Hilbert Separáveis

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com base nas dificuldades que diz sentir, indique as medidas que adotaria para melhorar a inclusão de alunos com NEE´s no ensino regular. Este espaço destina-se

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

1. As licenças a que se refere o n.º 2 do artigo 37.º do Decreto-Lei n.º 251/98, de 11 de Agosto, serão substituídas pelas licenças previstas pelo presente Regulamento, dentro..