• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

QUESTÃO 1 - Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e Adolescente, analise as proposições:

I - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

II - A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

III - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

IV - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

V - Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade

Estão CORRETAS:

A) Apenas as proposições I, II e IV; B) Apenas as proposições I, III, IV e V; C) Apenas as proposições I, II, III e IV; D) Apenas as proposições I, II, IV e V; E) Todas estão corretas.

QUESTÃO 2 – Assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais;

B) Poder familiar será exercido de preferência pela mãe, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

C) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

D) O direito à liberdade à criança e adolescente, compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

(2)

2 E) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta.

QUESTÃO 3 – São medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar sem prejuízo de outras providências legais, aos pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, EXCETO:

A) encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família; B) encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

C) encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

D) obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado;

E) prisão dos responsáveis pela castigo físico ou tratamento cruel ou degradante;

QUESTÃO 4 – Leia as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA:

A) A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

B) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: a) maus-tratos envolvendo seus alunos; b) reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; c) elevados níveis de repetência.

C) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

D) As crianças menores de dez anos poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição acompanhadas por qualquer pessoa.

E) A função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente é considerada de interesse público relevante e não será remunerada.

QUESTÃO 5 – Sobre a composição e funcionamento dos Conselhos Tutelares é CORRETO afirmar:

A) O mandato dos membros do Conselho Tutelar é de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha

B) Lei Federal disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros;

(3)

3 D) Cada Conselho Tutelar será composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pelas entidades civis;

E) A idade mínima para compor o Conselho Tutelar é vinte anos.

QUESTÃO 6 – São assegurados aos membros do Conselho Tutelar os seguintes direitos, EXCETO:

A) cobertura previdenciária;

B) gozo de férias anuais não-remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal;

C) licença-maternidade

D) licença-paternidade;

E) gratificação natalina.

QUESTÃO 7 – Sobre as atribuições do Conselho Tutelar analise as proposições:

I - Atender as crianças e adolescentes, bem como atender e aconselhar os pais ou responsável, mas não poderá aplicar as medidas;

II - Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

III - Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

IV- As decisões do Conselho Tutelar não poderão ser revistas pela autoridade judiciária;

V - Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

Estão INCORRETAS

A) Apenas os itens I, II e V. B) Apenas os itens I e IV. C) Apenas os itens II, III e IV. D) Apenas o item I

E) Todas estão incorretas.

QUESTÃO 8 – De acordo com o art. 136, inciso VI, do ECA, o Conselho Tutelar NÃO poderá aplicar qual das medidas de proteção À criança e ao adolescente:

A) Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;

B) Acolhimento Intitucional

C) Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;

D) Inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente, bem como em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

E) Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;

(4)

4

QUESTÃO 9 – Assinale a afirmativa INCORRETA

A) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente;

B) Ao Ministério Público Compete promover e acompanhar os procedimentos relativos às infrações atribuídas a adolescentes;

C) A medida socioeducativa aplicada ao adolescente que tenha praticado ato infracional levará em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstancias e a gravidade da infração;

D) O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.

E) São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

QUESTÃO 10 – Assinale a opção CORRETA

A) As entidades não-governamentais que faz atendimento a criança e adolescente poderão funcionar sem ser registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

B) O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental é de competência exclusiva do Conselho Tutelar.

C) Constitui infração administrativa deixar a autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente de fazer imediata comunicação à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.

D) A hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, somente pode ocorrer se for acompanhado pelos pais.

E) Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.

REDAÇÃO OFICIAL

QUESTÃO 11 - Assinale a afirmação INCORRETA no que diz respeito à forma e finalidade das comunicações oficiais:

A) O aviso é a correspondência dos Ministros de Estado com seus iguais.

B) Os três tipos de expedientes do chamado Padrão Ofício são: ofício, aviso e memorando.

C) A finalidade do edital é anunciar ou tornar público fato que deve ser conhecido.

D) Enquanto o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o ofício pode ser entre órgãos diferentes.

E) Num ofício, o destinatário nunca pode ser um cidadão particular, mas somente um órgão público.

(5)

5

QUESTÃO 12 -De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, ambígua é a frase ou oração que pode ser tomada em mais de um sentido. Assinale a alternativa que pode gerar mais de um sentido de compreensão, prejudicando a clareza da comunicação:

A) O Conselho Tutelar acompanhou de perto as denúncias.

B) A conselheira conversou com a mãe da adolescente preocupada.

C) O primeiro Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Brasil foi criado pela Constituição do Estado do Rio de Janeiro de 1989.

D) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990, instituiu o modelo que mudou a forma de concepção e tratamento da criança no Brasil.

E) O Conselho tornou-se um importante agente voltado para a preservação da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

QUESTÃO 13 – Os Pronomes de Tratamento: Vossa Senhoria e Vossa Excelência que são usadas na Redação Oficial devem estar em que pessoa?

A) 1º Pessoa do singular B) 2º Pessoa do singular C) 3º Pessoa do singular D) 2º Pessoa do plural E) 3º Pessoa do plural

QUESTÃO 14 – Assinale o emprego do Pronome de Tratamento que NÃO está de acordo com as Autoridades

A) Vossa Magnificência (Reitores de Universidade) B) Vossa Santidade (Papa)

C) Vossa Excelência (Poder Judiciária)

D) Vossa Excelência Reverendíssima (Para Sacerdotes) E) Excelentíssimo Senhor (Presidente da República)

QUESTÃO 15 – A respeito da redação das correspondências oficiais, segundo o Manual de

Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I – Quanto à sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

II – Quanto à sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

III – Deve-se evitar o uso das formas “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que” e equivalente.

Assinale:

A) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

B) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. C) Se nenhuma afirmativa estiver correta.

(6)

6 E) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

QUESTÃO 16 - Segundo as orientações estabelecidas pelo Manual de Redação da

Presidência da República, documento que rege a redação oficial do Poder Executivo,

é

INCORRETO

afirmar que:

A) por seu caráter impessoal, os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua;

B) não há propriamente um “padrão oficial de linguagem”, e sim o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais;

C) o padrão culto, para fugir da pobreza da linguagem, possibilita o uso de figuras de linguagem próprios da língua literária;

D) o jargão burocrático deve ser evitado por ter sua compreensão limitada;

E) o uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais.

QUESTÃO 17 – O Manual de Correspondência Oficial da Presidência da República orienta que se usem como fecho para as comunicações para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e para autoridades de mesma hierarquia, respectivamente:

A) atenciosamente e cordialmente; B) atenciosamente e respeitosamente; C) cordialmente e respeitosamente; D) respeitosamente e cordialmente; E) respeitosamente e atenciosamente.

QUESTÃO 18 – Assinale a opção INCORRETA. A redação oficial deve caracterizar-se pela:

A) Pessoalidade

B) Uso do padrão culto de linguagem, C) Clareza e concisão,

D) Formalidade E) Uniformidade

QUESTÃO 19 - Julgue se os trechos a seguir estão gramaticalmente corretos e se correspondem a fragmentos do gênero de texto indicado entre parênteses.

1. Vimos esclarecer que a inscrição é a formalização do cadastro na Previdência Social por meio da apresentação de documentos para a comprovação de dados pessoais e outras informações necessárias à caracterização profissional do trabalhador. (Ofício)

2. Os empregados domésticos, contribuintes individuais e facultativos poderão usar o número do PIS/PASEP (caso tenha tido algum vínculo empregatício) para contribuir a

(7)

7 Previdência Social. Dessa forma, o trabalhador é dispensado de fazer novo cadastro, ou seja, nova inscrição. (Relatório)

3. Vimos solicitar informação quanto a necessidade de o contribuinte individual (autônomos, empresários e equiparados) recolher a Previdência Social uma alíquota de 20% do salário recebido no mês. (Parecer)

4. Em resposta a sua consulta esclarecemos que, no caso de prestação de serviços a empresa, o repasse pela empresa empregadora ao INSS terá a alíquota de 1%. (Requerimento)

Assinale a opção CORRETA: A) certo – errado – certo – certo B) errado – certo – certo – errado C) errado – errado – certo – certo D) errado – certo – errado – certo E) certo – errado – errado – errado

QUESTÃO 20 - Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação, EXCETO:

A) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;

B) para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings;

C) Não é obrigatória constar a partir da segunda página o número da página; D) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direta terão as distâncias invertidas nas páginas pares ("margem espelho");

E) o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda;

--- GABARITO DO CANDIDATO

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Além dos cálculos ab initio, a Teoria Funcional de Densidade, conhecida pelo acrônimo Density functional theory (DFT), vem sendo amplamente utilizada para o cálculo de

Depois de fixadas as melhorias nas estima¸c˜ oes dos parˆ ametros referentes aos m´ etodos m´ etodos baseados em verossimilhan¸ca penalizada foi realizado a compara¸c˜ ao entre

Os espaldares encurvados para trás eram mais raros que os retos,.. sendo os assentos

Assim, levando-se em consideração o princípio constitucional da separação de poderes do Estado, a temática do presente artigo é o ativismo judicial praticado pelo Supremo