• Nenhum resultado encontrado

IV EREEC João Pessoa - PB 19 a 21 de setembro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV EREEC João Pessoa - PB 19 a 21 de setembro de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

19 a 21 de setembro de 2017

PLUGINS PARA SOFTWARE BIM:

INOVAÇÃO E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Nickson Sérgio da Fonsêca Tinôco de Souza Araújo (nickson-souza@hotmail.com)

Gilda Lucia Bakker Batista de Menezes (gilda.menezes@ifrn.edu.br) Victor Hugo de Almeida Araújo (vhugo515@gmail.com)

Sara Dantas Batista (sarinhadbatista@hotmail.com) Renata Luana Barbosa da Silva (renataluana.silva@hotmail.com)

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa na área do BIM (Building Information Modeling, modelagem da informação da construção), que aplicado ao setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), tem mostrado como o esforço integrado dos diferentes profi ssionais que compõem a equipe de projeto e de execução da obra, pode minimizar tempo e desperdícios, aumentando lucros. Uma vez que os softwares BIM podem ser multidimensionais (cada dimensão está associada às informações como tempo, custo, depreciação, etc) e “extensões” ou plugins são aplicações que ampliam as suas potencialidades, esta análise foi realizada, e ocorreu durante a execução de um projeto do Núcleo de Pesquisa em BIM (NP-BIM), do Campus Natal Central (CNAT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Este projeto reuniu professores e estudantes de engenharia civil e de cursos técnicos de nível médio, sendo seu objetivo a elaboração de um plugin para a dimensão da manutenção predial. Acerca disso, no decorrer do artigo, são apresentados os resultados obtidos, concluindo-se que as extensões para softwares BIM são oportunidades inovadoras e emergentes no mercado de trabalho.

Palavras-chave: BIM. Programas computacionais. Extensões.

Abstract: This article presents a research in the area of BIM (Building Information Modeling), which, applied to the AEC sector (architecture, engineering and construction), has shown how the integrated eff ort of the diff erent professionals who make up the project team and the execution of the work, can minimize time and waste, increasing profi ts. Once BIM softwares can be multidimensional (each dimension is associated with information such as time, cost, depreciation, etc.) and ‘extensions’ or plugins are applications that amplify their potentialities. This analysis was performed, and occurred during the execution of A project of Núcleo de Pesquisa em BIM (NP-BIM), of Campus Natal Central (CNAT) of Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). This project brought together professors and students of civil engineering and technical courses of medium level, being their objective the elaboration of a plugin for the dimension of the building maintenance. Throughout the paper, the results are presented, concluding that extensions to BIM software are innovative and emerging opportunities in the labor market.

INTRODUÇÃO

No Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste, o BIM tem ganhado cada vez mais espaço, sendo utilizado na fase de projeto (no que se refere à sua feição 3D de softwares) para produção automática de do-cumentação 2D (plantas baixas, cortes, fachadas, tabelas), simulações de efi ciência energética e verifi cações de interferências entre disciplinas. Os programas BIM 4D (fases de execução com geração automática de cro-nogramas e animações gráfi cas da construção) e 5D (automatização dos orçamentos), também têm chamado atenção de construtores e projetistas.

A utilização do BIM 6D (gerenciamento da manutenção do modelo construído), contudo, tem começado a atrair as instituições governamentais, que buscam minimizar gastos nas obras públicas e, esse fator, devido às implicações geradas nas licitações, tem impulsionado o mercado de trabalho nessa direção.

(2)

No Reino Unido, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Noruega e no Chile, o BIM se tornou obrigatório nas licitações de edificações públicas. Já no Brasil, esta mesma prática já é utilizada no estado de Santa Cata-rina, com arquivos em formato de intercâmbio de softwares IFC (Industry Fundation Classes) para a fase de anteprojeto[1], e já existem análises na Câmara dos Deputados (Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93) sobre a exigência do BIM nas concorrências de obras públicas acima de sete milhões de reais. Além que está em tramitação no Congresso a Medida Provisória nº 727 (12 de maio 2016), que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o qual inclui a tecnologia BIM como condi-ção obrigatória para participacondi-ção das licitações das empresas contratadas[2].

Várias instituições de ensino[3] ligadas à AEC, também têm dirigido suas atenções para o BIM, em maior escala ainda na dimensão 3D.

Os softwares BIM, por outro lado, estão disponíveis para aquisição pelos usuários nas plataformas Au-todesk (3D Revit, 4D-5D Navisworks), Bentley (3D, 4D e 5D), Graphisoft (3D, 5D), Vico (5D e 6D), entre outras. Além disso, pequenos programas (denominados plugins), e que acrescentam funcionalidades aos pro-gramas existentes, podem ser encontrados na forma gratuita ou paga.

Nesse contexto, o NP-BIM (IFRN) iniciou pesquisas no tema BIM, a partir de 2011, tendo, nos dias atu-ais, projetos vinculados ao 3D e 4D BIM (e parte do 5D), na plataforma Autodesk. A Figura 1, a seguir, exibe a homepage do núcleo de pesquisa, com indicações de algumas iniciativas do mesmo.

Figura 1. Página na internet do NP-BIM

Fonte: http://npbimcnat.ifrn.edu.br/index.html.

(3)

conhecimen-1. METODOLOGIA

A pesquisa continua sendo desenvolvida em um laboratório computacional dedicado (NP-BIM), funcio-nando de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. O laboratório apresenta nove computadores de configuração robusta, onde estão instalados softwares educacionais da Autodesk. Nesta abordagem, em par-ticular, foi utilizado o Revit 2017.

Os métodos utilizados para atingir o objetivo proposto incluíram tanto um estudo teórico, abordando pesquisas bibliográficas a respeito da plataforma BIM, como um estudo prático, voltado para treinamentos no software BIM, Autodesk Revit, através de um curso presencial com tutor no campus e, em multimídias (via videoaulas por DVD e Internet).

Com o embasamento obtido, nos primeiros meses da pesquisa, buscou-se replicar elaboração de plugins disponíveis na internet e, em particular o “my first revit plugin”[9], seguido das tentativas de implementações embasadas pelo próprio help[12] do programa utilizado.

Por se tratar de um universo local de pequena dimensão, as condições experimentais não foram tratadas com análises estatísticas, mas, observadas no seu todo. A fase atual desta pesquisa, busca aperfeiçoar a versão da aplicação desenvolvida.

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em 2014, um primeiro estudo para elaboração de um plugin para Revit foi feito, e objetivou-se imple-mentar uma segunda versão do mesmo, observando-se os seguintes aspectos:

y analisar a API (Application Programming Interface) do Revit;

y implementar um painel na aba anteriormente criada para a aplicação, que realizasse o diagnóstico de manutenção preventiva (sistema elétrico predial) em um dado projeto de edifício modelado.

Por outro lado, a partir da análise da API mencionada anteriormente, elencou-se as atividades que o

plu-gin necessitaria realizar (nesta versão), a saber:

y acessar um banco de dados externos (aqui denominado IFRN 6D DATABASE) e, estando aberto um projeto modelado em Revit, reconhecer aqueles que pertencem a uma lista de componentes pré-estabelecidos (no caso específico, os componentes elétricos do projeto, ex.: fiação, tomadas, interruptores, luminárias, qua-dros de distribuição, etc);

y ao acessar o “IFRN 6D DATABASE”, trazer as informações acerca dos tempos de manutenção dos componentes reconhecidos;

y o plugin deveria ler a data do computador, e, além disso, os componentes deveriam possuir um parâ-metro que informasse a data de instalação (tempo início);

y emitir aviso (sonoro, por caixa de diálogo, alterando a cor do componente, etc) quando a data da manutenção de qualquer dos equipamentos listados estiver próxim (2 meses, 1 mês, 15 dias, 1 semana, o dia exato).

(4)

Figura 2. Sequência de comandos a serem realizados pelo plugin NP-BIM

Fonte: Acervo do grupo.

Dessa forma, implementando-se o plugin através do Microsoft Visual Studio (linguagem de programa-ção C#), chegou-se aos seguintes resultados:

y não foi possível inserir parâmetros com formato de “data”, uma vez que o Autodesk Revit, até a ver-são 2017, não disponibiliza essa opção;

y foi possível inserir um parâmetro “tempo” em famílias de componentes do Revit (data instalação) no formato número;

y foi possível inserir um parâmetro “tempo” em famílias de componentes do Revit (data aviso) no for-mato número;

y foi possível inserir um parâmetro “tempo” em famílias de componentes do Revit (desgaste) no for-mato número;

y foi possível realizar a instalação e testes de plugins gratuitos (BIMOne) para ler e escrever no Micro-soft Excel fazendo interoperabilidade com o Autodesk Revit 2017;

(5)

auto-Figura 3. Aviso de manutenção realizado pelo plugin NP-BIM

Fonte: Os autores.

CONCLUSÕES

Objetivando melhorias no uso de softwares BIM com finalidades específicas, muitas ações, nos dias atuais, estão sendo realizadas, no que se refere às elaborações de plugins para venda e fornecimento gratuito na internet.

As implementações para manutenção predial são raras e ao mesmo tempo de grande utilidade (princi-palmente a manutenção predial preventiva), quando se trata da diminuição de gastos ao longo da vida útil dos edifícios, sejam públicos, corporativos ou residenciais (condomínios, por exemplo). A Figura 4, a seguir, exibe o funcionamento de um aplicativo não gratuito para manutenção predial corretiva.

Figura 4. Aplicativo para manutenção predial corretiva

(6)

Dessa forma, o mercado para a modelagem para plugins é uma excelente oportunidade de negócio, mas requer uma equipe multidisciplinar, que, tanto detenha conhecimento na área da arquitetura e engenharia civil, quanto na de informática (programação).

Os próprios softwares ainda necessitam de aperfeiçoamento a partir das novas versões, facilitando a ela-boração dos plugins, citando-se como exemplo o estudo de caso realizado com o Autodesk Revit 2017, e o for-mato de parâmetros para datas, discutido anteriormente.

Nem todos os fabricantes de softwares têm disponibilizado facilidades de interação usuário/aplicação na interface de programação (interface aberta), o que tem levado a um maior número de plugins produzidos para a Autodesk do que para outros fabricantes.

Para que os plugins produzidos sejam realmente comercializáveis, necessitam ser produzidos, tando pa-ra diversificados softwares, como também, sem o uso deles, mas na forma de aplicativos genéricos que funcio-nem em smartfones, por exemplo.

No que se refere ao plugin NP-BIM, ainda necesita ser consideravelmente melhorado, a partir da ação de pesquisadores da área de programação computacional, envolvidos no projeto de pesquisa que o abriga.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem à Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN pelo apoio financeiro na forma de bolsas, as-sim como à Diretoria de Pesquisa do Campus Natal Central e à Diretoria Acadêmica de Construção Civil pela estrutura física disponibilizada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] 2º Seminário Regional Sul de BIM - Juntos Somos Mais Fortes. Disponível em: http://www.bim.pr.gov.br/ modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=73, em 02/06/2017.

[2] Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/eventos/2016/seminario-bim-de-obras-publicas>. Aces-so em: 02 jun. 2017.

[3] R. C. Ruschel, M. L. V. X. Andrade, M. Morais: BIM teaching in Brazil: where are we? Ambiente

Constru-ído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, abr/jun (2013), p. 151-165.

[4] Disponível em: <https://apps.autodesk.com/RVT/en/List/Search?isAppSearch= True&searchboxstore= RVT&facet=__category%3A%3ABuilding%20Performance%20Analysis&collection=&sort=&query=rev it+>. Acesso em: 09 jun. 2017.

[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Rio de Janeiro, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Continua a constituir uma prioridade prevenir a recorrência da crise que provocou o alívio em primeiro lugar, mas se não conseguirmos isto, o futuro alívio terá de: ser

“Unidade Autônoma”, de nº 21, localizado no 2º andar ou 4º pavimento, do EDIFÍCIO PIAZZA DI SPAGNA II, situado à Rua Esther Maccagnan Mancuso, nº 150 - Bairro Nova

Risk factors for the development of PMPS can be related to the patient or the surgery itself. As for age, the incidence of PMPS is higher in younger patients 36,37,45 ; this can

Aparelho de medição de Pressão Sonora, Decibelímetro digital INSTRUTHERM modelo DEC - 460. Técnica Utilizada:

Este estudo caracterizou-se como um relato de caso, cujo objetivo foi avaliar a contribuição do alongamento passivo na melhora da amplitude de movimento articular

• No momento da avaliação final ao nível nacional na América Latina, o júri receberá os documentos para qualificar em anonimato, para garantir a transparência nesta fase. •

Após essa etapa da pesquisa, nos reunimos com as professoras Tarsila e Guita para refletir sobre a práxis pedagógica no ensino de arte observada em suas salas e elaborar uma ação

RoHSyCE Vistasuperior Medidasenmilímetros Diagramademedidas MR LUMINOSIDAD SÚPERBRILLANTE FRGB CÓDIGO: FF300RGBIA R G B R G B 10 50 16,7 ESPECIFICACIONES