• Nenhum resultado encontrado

IMED. Escola de Saúde Curso de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Dissertação de Mestrado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMED. Escola de Saúde Curso de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Dissertação de Mestrado"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

IMED

Escola de Saúde | Curso de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Dissertação de Mestrado

Impacto do Treinamento no Trabalho: Avaliação da Efetividade de Treinamento Corporativo Híbrido

Lucimara Verzeri dos Santos

Passo Fundo 2018

(2)

LUCIMARA VERZERI DOS SANTOS

Impacto do Treinamento no Trabalho: Avaliação da Efetividade de Treinamento Corporativo Híbrido

Dissertação de Mestrado apresentada para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da IMED, sob Orientação da Prof.ª Dr.ª Lara Barros Martins.

Passo Fundo 2018

(3)

3

AGRADECIMENTOS

À minha orientadora, Lara Barros Martins, pelo constante incentivo e pelo carinho que sempre me dedicou. Extremamente comprometida e atenta às minhas necessidades como pesquisadora e docente em formação. Agradeço pelos ensinamentos, orientações e paciência que contribuíram com meu amadurecimento acadêmico, profissional e pessoal. Obrigada pela confiança e pelo acompanhamento próximo no desenvolvimento da pesquisa.

À banca examinadora, pelo aceite em contribuir com o aprimoramento deste trabalho, pela leitura rigorosa e pelas sugestões. É uma honra ter profissionais como vocês, obrigada.

À organização parceira, representada pelos colaboradores do setor de Treinamento e Desenvolvimento e aos funcionários que responderam à pesquisa. Em especial a Luana Amaral, Priscila Melo e Vera Estrasulas pela confiança, apoio e incentivo.

Aos colegas do programa e do grupo de pesquisa. Grata pela parceria, incentivo, disponibilidade em ajudar e troca de experiências. Vocês são especiais.

À minha família, em especial meu filho amado, meu pai, minha mãe e meu esposo, que inúmeras vezes os deixei para me dedicar aos meus sonhos. Vocês, que sempre me apoiaram e incentivaram em cada escolha, são também fonte de inspiração, carinho, compreensão e motivação. Aos meus amigos pela presença e torcida por meu sucesso.

E à Deus, que sempre esteve comigo, me deu forças nas diversas dificuldades que passei, renovando a minha fé, quando achava que não mais conseguiria. E por sempre colocar pessoas especiais no meu caminho.

(4)

SUMÁRIO Resumo... 5 Abstract... 6 Apresentação... 7 Conclusões... 10 Referências... 16

(5)

5

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a efetividade de um treinamento corporativo híbrido sobre o desempenho dos egressos, ao identificar preditores do impacto do

treinamento no trabalho em amplitude, entre as variáveis: motivação para transferir, suporte à transferência de treinamento, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho em

profundidade. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, correlacional e de corte transversal. A coleta de dados ocorreu a distância e presencialmente, com a aplicação de instrumentos aos egressos do “Treinamento de Gestão”, curso híbrido oferecido aos colaboradores de uma grande rede varejista de medicamentos brasileira situada no sul do país. Foi construído e validado um instrumento de medida específico capaz de medir os efeitos diretos do treinamento avaliado. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e de consistência interna, visando verificar as evidências de validade e a confiabilidade do

instrumento construído, além de análises descritivas e regressões múltiplas, para possibilitar a investigação das relações entre as variáveis de interesse presentes no modelo proposto. Os resultados indicam bons índices psicométricos para a medida construída e apontam a motivação para transferir e os fatores de impacto em profundidade, competências organizacionais e afetivas, como preditores de impacto do treinamento no trabalho em amplitude.

Palavras-chave: treinamento, desenvolvimento e educação, aprendizagem, impacto do treinamento no trabalho, avaliação, efetividade.

(6)

Abstract

The current research evaluated the effectiveness of a hybrid corporate training on the graduates’ performance, to identify predictors of training transfer (job performance) among the following variables: motivation to transfer, support to transfer, learning, and behavioral transfer. This is a quantitative, descriptive, and cross-sectional correlation study. In order to collect the data, questionnaires were applied equally online and in person to the participants of the “Management Training”, a hybrid course offered to employees at a large Brazilian medicines retailer in the south of the country. It was designed and validated a specific instrument capable of measuring the direct effects of the assessed training program.

Exploratory factor analysis and internal consistency were conducted to verify the instrument evidence of validity and reliability; moreover, descriptive analysis and multiple regressions were applied to enable the investigation of the relationship beetween the variables presented in the proposed model. The results suggested good psychometric indices to the built measure and pointed the motivation to transfer and behavioral transfer factors, organizational and affective skills, as predictors of job performance.

Keywords: training, development and education, learning, training transfer, evaluation, effectiveness.

(7)

7

Apresentação

Os altos investimentos em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) representam quantias consideráveis de recursos despendidos pelas organizações com o objetivo de qualificar continuamente seu quadro de colaboradores, melhorando o seu

desempenho no trabalho (Salas, Tannenbaum, Kraiger, & Smith-Jentsch, 2012). Porém, esse esforço resulta em vantagens competitivas quando os funcionários efetivamente transferem o conteúdo aprendido para a prática, trazendo benefícios para a sua produtividade e incidindo sobre os resultados organizacionais (Aguinis & Kraiger, 2009; Grossman & Salas, 2011).

A avaliação da efetividade de treinamentos, foco do presente estudo, possibilita identificar os fatores que podem explicar o processo de transferência de treinamento para o contexto de trabalho, bem como fornece informações importantes acerca do planejamento e desenvolvimento dessas ações educacionais (Meneses, Zerbini, & Abbad, 2010). Com o advento das novas tecnologias, as formas de oferecimento das ações de TD&E tem se

diversificado, possibilitando às organizações oferecer treinamentos a seus membros dispersos geograficamente. A forte tendência dessa modalidade de ensino tem mobilizado

pesquisadores a investigar os impactos da entrega de conteúdo mediado por tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e posterior aplicação das competências no trabalho (Bell, Tannenbaum, Ford, Noe, & Kraiger, 2017; Mourão, Abbad, & Zerbini, 2014; Neves, Centeno, Bonat, & Antunes, 2016). Entretanto, ainda são necessárias mais investigações acerca dessa modalidade, principalmente em contextos corporativos. Assim, o interesse de pesquisa na área de avaliação de treinamentos híbridos, que combinam ensino presencial e a distância, acompanha as transformações e inovações dos cursos ofertados em ambientes de trabalho.

Este estudo de cunho quantitativo, descritivo e correlacional, de corte transversal, visa atender a agendas de pesquisas da área de TD&E (Aguinis & Kraiger, 2009; Bell et al., 2017;

(8)

Burke & Hutchins, 2007) quanto à investigação de variáveis pertinentes na explicação da ocorrência do fenômeno do resultado do treinamento no comportamento dos egressos, considerando um contexto corporativo híbrido. Portanto, teve como objetivo geral avaliar a efetividade de um treinamento corporativo híbrido sobre o desempenho dos egressos, ao identificar preditores do impacto do treinamento no trabalho em amplitude, entre as variáveis: motivação para transferir, suporte à transferência de treinamento, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho em profundidade. Foi construído e validado um instrumento de medida específico capaz de medir os efeitos diretos do treinamento avaliado.

Os instrumentos utilizados neste estudo foram aplicados a colaboradores da organização parceira que responderam à pesquisa, uma grande rede varejista de

medicamentos com mais de 10 mil colaboradores, localizada nos três estados sulistas no Brasil, que haviam participado do “Treinamento de Gestão”, que se adequavam aos critérios estabelecidos para a seleção da amostra. Trata-se de um curso interno, de média duração (120 horas), ofertado no formato híbrido, com o objetivo de fornecer subsídios, informações e oportunizar atividades práticas e reflexivas que habilitem os candidatos a futuras vagas na organização para a atividade de gestão. A organização parceira tem uma política de promoção interna que é a de formar novos gestores e para isso oferece o curso avaliado. A escolha do formato híbrido, ao combinar etapas de aprendizagem presencial e a distância, viabilizou a oferta desse treinamento, visto que os colaboradores estão dispersos em lojas nos três estados do sul do Brasil.

Apresentam-se o método, os resultados e a discussão dos dados obtidos em formato de artigos científicos, confeccionados segundo às normas de revistas indexadas brasileiras. O primeiro, intitulado “Escala de impacto em profundidade: Construção e validação” apresenta as etapas de construção e verificação de evidências de validade e confiabilidade da escala de avaliação de impacto do treinamento no trabalho em profundidade. O segundo artigo

(9)

intitula-9 se “Avaliação da efetividade de curso corporativo híbrido: Preditores de impacto do

treinamento no trabalho” e objetiva apresentar o teste do modelo de investigação proposto. Por fim, na última seção apresentam-se as principais conclusões da pesquisa, em termos de suas contribuições, implicações práticas, limitações e proposição de uma agenda de pesquisa.

(10)

Conclusões

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um treinamento corporativo híbrido sobre o desempenho dos egressos. Como objetivos específicos, estão: i) construir e verificar evidências de validade de um instrumento de medida sobre o impacto do

treinamento no trabalho em profundidade do “Treinamento de Gestão”; ii) propor um modelo sistemático de avaliação e identificar preditores do impacto do treinamento no trabalho em amplitude, entre as variáveis: motivação para transferir, suporte à transferência de

treinamento, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho em profundidade. Foram alcançados os objetivos propostos neste estudo e os seus resultados foram descritos e discutidos no formato de dois artigos.

O primeiro, denominado “Escala de impacto em profundidade: Construção e

validação” objetivou a construção e verificação de evidências de validade e confiabilidade do instrumento de impacto do treinamento no trabalho em profundidade. Os achados indicam que a escala apresenta evidências de validade de construto e bons índices de consistência interna, podendo ser considerada adequada para mensurar os resultados específicos

relacionados aos objetivos instrucionais do curso “Treinamento de Gestão” no desempenho dos egressos.

O segundo, intitulado “Avaliação da efetividade de curso corporativo híbrido:

Preditores de impacto do treinamento no trabalho”, resulta da testagem do modelo proposto e da identificação de preditores de impacto do treinamento no trabalho em amplitude. Os principais resultados evidenciam o poder preditivo moderado da motivação para transferir e dos fatores relativos às competências organizacionais e afetivas, da escala do impacto do treinamento no trabalho em profundidade, sobre o impacto do treinamento no trabalho em amplitude. Contudo, a aprendizagem e o suporte à transferência de treinamento não entraram

(11)

11

como preditores significativos, contrariando estudos prévios (Dermol & Cater, 2013; Homklin, Takahashi, & Techakanont, 2014).

A modalidade híbrida, uma tendência crescente em empresas e já bastante presente em ambientes educacionais, representa um diferencial desta pesquisa, pois é ainda pouco estudada em termos empíricos em ambientes corporativos de natureza privada, considerando as conhecidas dificuldades em firmar parcerias de pesquisa em contextos organizacionais (Burke & Hutchins, 2007; Martins & Zerbini, 2016; Noe, Clarke, & Klein, 2014). Portanto, dentre as contribuições de ordem metodológica desta investigação para a área de TD&E está a realização da avaliação de um treinamento de gestão oferecido na modalidade híbrida em ambiente corporativo privado.

Outra contribuição refere-se à inclusão da variável motivação para transferir no modelo, recomendada em agendas de pesquisas como possível ampliadora dos efeitos preditivos em modelos de investigação (Burke & Hutchins, 2007), e que, no entanto, nos últimos anos vem sendo negligenciada nas pesquisas brasileiras. Por outro lado, em estudos internacionais, esta variável motivacional tem sido investigada, inclusive em mecanismos além dos de predição, como mediadores e moderadores da sua influência sobre a

transferência de treinamento (Grohmann, Beller, & Kauffeld, 2014; Huang, Blume, Ford, & Baldwin, 2016; Krishnamani & Haider, 2016).

Havia a previsão, neste estudo, de realizar análises mais robustas entre as variáveis, como a investigação do papel mediador da motivação para transferir na explicação do

impacto do treinamento no trabalho e seus efeitos indiretos sobre o desempenho dos egressos, atendendo a recomendações sobre a importância de se investigar mediadores e moderadores nas pesquisas da área (Aguinis & Kraiger, 2009; Bell et al., 2017; Ford, Baldwin, & Prasad, 2018). No entanto, o tamanho amostral inviabilizou essa análise.

(12)

No mesmo sentido, a inclusão da variável aprendizagem no modelo de investigação busca atender às agendas de pesquisa da área (Martins & Zerbini, 2016; Noe et al., 2014), pois, anteriormente à aplicação das competências no trabalho, é condição necessária embora não suficiente, que o indivíduo as tenha aprendido (Meneses et al., 2010). Também, este estudo possibilitou a discussão sobre as diferentes medidas utilizadas para avaliar essa

variável, não estando restrita apenas à prova de conhecimentos ou às notas obtidas na mesma. A composição da medida de aprendizagem se deu por diferentes atividades avaliativas ao longo do curso, que combinam a avaliação técnica e comportamental decorrente da participação no treinamento de gestão.

O esforço de pesquisa na construção e validação de um instrumento específico para avaliar o impacto do treinamento no trabalho em profundidade constitui outra contribuição deste estudo, uma vez que poucas são as pesquisas que se dedicam a criar e validar

instrumentos de medida específicos para mensurar o impacto do treinamento no trabalho relacionado aos objetivos educacionais previamente estabelecidos. A construção de

instrumentos exclusivos, com foco nos objetivos instrucionais, traz resultados mais precisos sobre os efeitos da ação educacional sob análise e das suas relações com o desempenho geral - impacto do treinamento no trabalho em amplitude.

A apresentação das etapas de construção e verificação de validade e confiabilidade de instrumentos, para avaliar treinamentos específicos, oferece repercussões práticas aos

programas de treinamento nas organizações e trabalho, podendo guiar outras empresas a elaborar medidas específicas para avaliar os cursos oferecidos a seus membros, bem como auxiliar a que pesquisas sejam desenvolvidas com vistas a produzir resultados empíricos sobre o impacto do treinamento no trabalho em profundidade e desempenhos diretos no cargo.

(13)

13

Percebe-se neste estudo a importância de se desenvolver nas organizações uma cultura de avaliação dos efeitos provocados por ações instrucionais. A área de TD&E, ao fazer uso de medidas que avaliam treinamentos específicos, consegue mensurar os ganhos resultantes com tais investimentos, realizar diagnóstico da efetividade do curso avaliado, propondo intervenções mais adequadas e, assim, retroalimentar o próprio sistema de TD&E.

Outras implicações práticas referem-se às informações levantadas nesta pesquisa e ao uso das mesmas pelos profissionais de TD&E nas organizações. Os profissionais de gestão de pessoas e responsáveis pela área nas empresas podem usar os resultados obtidos para

aprimorar o planejamento de suas ações educacionais, por exemplo. Considerando que a motivação para transferir é uma das variáveis importantes na explicação do impacto em amplitude, ou seja, influencia no desempenho geral pós-treinamento, deve-se garantir que ela ocorra. Mas como intervir em uma variável motivacional? Como garantir que ela aconteça? Por ser uma variável individual, de mais difícil intervenção externa, deve-se atentar para a garantia das condições e oportunidades de transferir o aprendido em treinamento no trabalho, contando com a explicitação do que se espera do egresso (aplicação no trabalho das novas habilidades) e proporcionando um meio adequado para tanto.

Quanto às variáveis suporte à transferência de treinamento e a aprendizagem, que embora não tenham entrado como preditoras neste estudo, certamente, são importantes para apoiar o desempenho posterior no trabalho, devendo-se continuar estudando-as e suas relações com o fenômeno de aplicação do aprendido e a modificação dos comportamentos (desempenho) de participantes de ações educacionais.

O tamanho reduzido da amostra e o uso de apenas uma fonte de informação (egressos do treinamento) estão entre as limitações deste estudo. Pretendia-se realizar, além da

autoavaliação, a heteroavaliação do treinamento; no entanto, o índice de retorno obtido dos superiores imediatos dos treinandos foi muito reduzido, não sendo suficiente para realizar as

(14)

análises previstas. Assim como também era esperado, inicialmente, ter à disposição uma população potencial maior de treinandos, porém, no período da coleta de dados, os

treinamentos sofreram uma drástica redução na sua oferta e, em consequência, habilitou um menor número de possíveis respondentes. Apesar desse cenário desfavorável, obteve-se um ótimo índice de retorno (78%) dentre a população disponível para participar da pesquisa, que foi decisivo para que se pudesse testar o modelo de predição e validar o instrumento

construído, pois um número menor de respondentes poderia inviabilizar as análises previstas por insuficiência do tamanho amostral.

Como agenda de pesquisa, incentiva-se que medidas de impacto do treinamento no trabalho em profundidade possam ser elaboradas para medir treinamentos específicos e seus efeitos no desempenho dos egressos; sugere-se a reaplicação do instrumento construído e validado em futuras edições do mesmo treinamento na organização parceira para sua

avaliação; recomenda-se continuar investigando variáveis do indivíduo (e.g., motivacionais); a inclusão da variável aprendizagem nos modelos de avaliação; a utilização de outros tipos de análises mais robustas como modelagem de equações estruturais e modelos mistos (quanti e qualitativos), e uso de múltiplas fontes de informação (e.g., egressos e superiores imediatos) como forma de triangular e validar os resultados obtidos. Outra recomendação, seria a realização de estudos longitudinais, avaliar o pré e o pós-treinamento e incluir outras variáveis de contexto e do treinamento.

Considerando a forte tendência da utilização do ensino híbrido no âmbito

organizacional, estudos empíricos, como este, trazem contribuições significativas, tanto ao planejamento, à implementação e à avaliação dessa modalidade. Por fim, espera-se que a presente investigação tenha contribuído com a área de avaliação de programas de TD&E ao propor a construção e validação de um instrumento para medir impacto do treinamento no trabalho em profundidade e a testagem de um modelo sistemático de avaliação de impacto do

(15)

15

treinamento no trabalho, incluindo variáveis importantes na explicação do fenômeno estudado (e.g., motivacionais e aprendizagem) em contexto corporativo, atendendo aos objetivos, bem como as recomendações e agendas de pesquisas anteriormente propostos.

(16)

Referências

Aguinis, H., & Kraiger, K. (2009). Benefits of training and development for individuals 25 and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. doi:10.1146/annurev.psych.60.110707.163505

Bell, B. S., Tannenbaum, S. I., Ford, J. K., Noe, R. A., & Kraiger, K. (2017). 100 Years of Training and Development Research: What We Know and Where We Should Go. Journal of Applied Psychology, 102(3), 305-323. doi:10.1037/apl0000142

Burke, L. A., & Hutchins, H. M. (2007). Training transfer: An integrative literature review. Human Resource Development Review, 6(3), 263-297. doi:10.1177/1534484307303035 Dermol, V., & Cater, T. (2013). The influence of training and training transfer factors on

organizational learning and performance. Personnel Review, 42(3), 324-348. doi:10.1108/00483481311320435

Ford, J. K., Baldwin, T., & Prasad, J. (2018). Transfer of Training: The Known and the Unknown. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5:201-25. doi:10.1146/annurev-orgpsych-032117-104443

Grohmann, A., Beller, J., & Kauffeld, S. (2014). Exploring the critical role of motivation to transfer in the training transfer process. International Journal of Training and Development, 18(2), 84-103. doi:10.1111/ijtd.12030

Grossman, R., & Salas, E. (2011). The transfer of training: What really matters. International Journal of Training and Development, 15(2), 103-120.

doi:10.1111/j.1468-2419.2011.00373.x

Homklin, T., Takahashi, Y. & Techakanont, K. (2014). The influence of social and organizational support on transfer of training: Evidence from Thailand. International Journal of Training and Development, 18(2), 116-131. doi:10.1111/ijtd.12031

(17)

17

Huang, J. L., Blume, B. D., Ford, J. K., Baldwin, T.T. (2016). A Tale of two transfers: Disentangling maximum and typical transfer and their respective predictors. Journal of Business and Psychology, 30(4), 709-732. doi:10.1007/s10869-014-9394-1

Krishnamani, S., & Haider, Y. (2016). Transfer of learning from executive education programs in developing economies: the key role of motivation. Development and Learning in Organizations: An International Journal, 30(1), 15-18.

doi:10.1108/DLO-05-2015-0051

Martins, L. B., & Zerbini, T. (2016). Fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários em ações educacionais a distância. Estudos de Psicologia (Natal), 21(3), 317-327. doi:10.5935/1678-4669.20160030

Meneses, P. P. M., Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Manual de treinamento organizacional. Porto Alegre: Artmed.

Mourão, L., Abbad, G., & Zerbini, T. (2014). Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. RAUSP-Revista de Administração, 49(3), 534-548. doi:10.5700/rausp1166

Neves, M., Centeno, C., Bonat, A. P., & Antunes, M. H. (2016). Design educacional em educação a distância: conceitos, função e criatividade. Trabalho apresentado no SIED EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (pp.1-10). São Carlos, SP.

Noe, R. A., Clarke, A. D. M., & Klein, H. J. (2014). Learning in the twenty-first-century workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(4), 245-275. doi:10.1146/annurev-orgpsych-031413-091321

Salas, E., Tannenbaum, S. I., Kraiger, K., & Smith-Jentsch, K. A. (2012). The science of training and development in organizations: What matters in practice. Psychological Science in the Public Interest, 13(2), 74-101. doi:10.1177/1529100612436661

Referências

Documentos relacionados

[r]

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis pressóricos de adultos jovens masculinos, integrantes de um serviço militar obrigatório na cidade de

A variabilidade genética com base no coeficiente de herdabilidade individual foi baixa para número de cachos (0,09), mediana para produção de frutos (0,23) e altas para peso médio

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Órgão de lotação: IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba Cargo/Função a ser substituída: Chefe de Gabinete – FG 01 Ato da designação da substituição: Port. Processo

2º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela