• Nenhum resultado encontrado

ForChat: integrando a dinâmica do chat no conceito de fórum

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ForChat: integrando a dinâmica do chat no conceito de fórum"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ForChat:

integrando a dinâmica do chat no conceito de fórum

Felipe Araújo de Andrade1, Cíntia Boll 2, Margarete Axt3 e Daniel Nehme Müller4

1Instituto de Informática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2Departamento de Estudos Especializados (DEE) - Faculdade de Educação (FACED) -

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

3Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC) - Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 4 Conexum – Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) - Universidade Federal do

Rio Grande do Sul (UFRGS)

felipeandrade85@gmail.com, cintia.boll@ufrgs.br, maaxt@ufrgs.br e

daniel@conexum.com.br

Abstract. ForChat is a learning environment to synchronous and asynchronous

virtual interactions. Its structure is based on simple concepts that try to enhance the accessibility and usage of the environment in a more intuitive way. ForChat compounds simultaneously in the same space the roles of internet chat and forum, keeping the user immerse in the reading text and also producing his own at the same time.

Resumo. ForChat é um ambiente de aprendizagem para interação virtual

síncrona e assíncrona. Sua estrutura baseia-se em conceitos simples que buscam privilegiar o acesso e a utilização do ambiente de modo mais intuitivo. ForChat compõe simultaneamente num mesmo espaço as funções de chat e fórum, mantendo o usuário imerso no texto de leitura ao mesmo tempo em que ele se dedica a produzir seu próprio texto.

1. Introdução

ForChat foi criado pelo Laboratório de Estudos em Linguagem Interação e Cognição (LELIC/UFRGS) para o desenvolvimento de metodologias de interação utilizadas em ambientes virtuais de aprendizagem que favoreçam o aumento da capacidade interativa entre participantes [Axt e Elias 2003]. ForChat é uma ferramenta de comunicação que pode ser utilizada por alunos e professores de vários níveis de ensino, em qualquer área do conhecimento. Para promover a interação dialógica, ForChat possibilita a todos os participantes serem interlocutores por meio da escrita autoral [Francisco et al 2004; Machado e Francisco 2005].

ForChat desenvolve a dinâmica do conceito de CHAT, possibilitando encontros síncronos, suportando o acesso simultâneo de grandes número de usuários, armazenando e deixando visível todas as discussões. Por outro lado, ele também disponibiliza, pelo conceito de FÓRUM, a consulta a todas as mensagens postadas pelos participantes, podendo ser posicionadas de modo a se dirigirem a todos ou a um em particular. Desta forma, ForChat preserva e disponibiliza online todas discussões na íntegra, possibilitando aos seus usuários ler e responder em modo atemporal, respeitando apenas o sistema de organização por semanas, atualmente em vigência [Mutti e Axt 2008].

No ForChat existem diversas salas (Figura 1), cada uma com uma temática diferente – referente a alguma disciplina, seminário, ou mesmo apenas para discussões em geral –

(2)

assim como ocorrem com salas de chat ou mesmo diferentes seções dentro de um grande fórum da internet. A visualização das salas disponíveis é diferente para cada pessoa, dependendo das salas que estejam habilitadas para o usuário em questão.

Figura 1. Listagem das salas disponíveis para o usuário que fez o login

No presente artigo será apresentado o ambiente do ForChat, uma visão da tecnologia empregada nele, descrições de suas diferentes seções, perspectivas futuras e algumas conclusões.

2. O ambiente do ForChat

2.1. A interface

O ForChat1 é um software livre disponível no SourceForge2 que possui uma interface bastante simples, visando facilitar a navegação de seus usuários. Essa interface do ForChat divide-se inicialmente em dois layouts: o da página de abertura, que é visualizado antes de ser feito o login no sistema; e o “principal”, que é visualizado após o usuário entrar no sistema, contendo a listagem das salas. Uma vez dentro da sala, a interação de escrita funciona como chat e leitura como um fórum, uma vez que as mensagens ficam identadas conforme a sequência de respostas. A forma de identação e as demais páginas serão detalhadas na seção a seguir.

2.2. A estrutura interna

O ForChat foi desenvolvido utilizando-se a linguagem PHP, juntamente com HTML e JavaScript em algumas partes. Além disso, o ForChat utiliza também um banco de dados MySQL.

A estrutura interna das páginas do ForChat é apresentada no diagrama UML exibido a seguir (figura 2). Como pode ser observado, estão presentes duas “páginas iniciais”: isso é feito para garantir que tanto aqueles usuários que acessaram a página

1 Atualmente hospedado em http://www.lelic.ufrgs.br/forchat/ 2

(3)

index.htm quanto aqueles que acessaram a index.php sejam redirecionados para a mesma página, da qual derivam todas as demais. A partir da página inicial temos acesso às “seções públicas” (Cadastro, O que é o ForChat?, FAQ, Publicações e Créditos) e também à “parte interna” (disponível após o login) chamada aqui de Portal, na qual temos as diferentes subdivisões presentes no menu principal do ambiente (Salas, Usuário e Sair).

Figura 2. Diagrama UML do ForChat

Para facilitar a visualização do diagrama UML, foram removidas algumas relações entre páginas. Todas as páginas a partir da Portal (parte interna, dentro das

(4)

categorias Salas, Usuário e Sair) referenciam, também, a Página Inicial, caso um usuário tente acessar uma delas sem ter feito previamente o login no sistema. As outras ligações excluídas no diagrama são as que fazem acesso a alguma tabela do banco de dados (isto é, aquelas que não têm a linha “BD: <nenhum>”) apontam para uma página chamada conecta_bd.php, que é a página encarregada de fazer a conexão com o banco de dados (indicando o servidor, a senha e tudo mais).

Conforme pode ser observado no diagrama acima, a sala de chat está dividida em duas seções principais: a lista de usuários e o espaço das mensagens (Figura 3).

Figura 3. Interior de uma Sala de chat

A listagem dos usuários exibe, separadamente, os usuários que estão online naquele momento e os demais, permitindo assim que o usuário saiba se há mais pessoas com quem ele pode conversar em tempo real ou se apenas deixará sua mensagem lá para que os demais a vejam quando entrarem na sala.

Na seção das mensagens, temos – para cada mensagem – o avatar do autor, seguido do texto da mensagem em si. Ao lado desse texto, estão os “ícones de ação”, sendo eles: um balão de mensagem com um símbolo de “mais” através do qual é possível responder à mensagem em questão; e uma “borracha”, que é visível apenas para o autor da mensagem e permite a ele editar o texto que escreveu.

Outra característica importante que foi adicionada ao ForChat é a questão da identação das mensagens, que são exibidas com “margens” diferentes para facilitar a leitura e compreensão do texto. Isso permite visualizar a resposta correspondente das mensagens.

Para cada sala é possível a visualização das estatísticas de uso por seus participantes, como mostrado na Figura 4. Desta forma o criador da sala pode avaliar

(5)

como seus participantes estão interagindo.

Figura 4. Página de estatísticas do ForChat 2.3. As salas de autoria coletiva

Também foi incorporada ao ForChat a possibilidade de se ter salas de “autoria coletiva” nas quais seria desenvolvido um texto colaborativo, em conjunto pelos seus integrantes e de forma assíncrona.

Nestas salas, as mensagens não são divididas individualmente em função de quem as enviou, mas sim em forma de parágrafos, sendo que todos os usuários da sala em questão podem alterar (e adicionar) parágrafos. Isso permite com que verdadeiros textos colaborativos sejam escritos e editados em tempo real, conforme era desejado por alguns professores para as suas disciplinas.

2.4. Compartilhamento de arquivos

Visando fornecer um ambiente ainda mais completo para as atividades em que é utilizado, um outro recurso que foi incorporado ao ForChat foi o de “compartilhamento de arquivos”. Através dele, os usuários podem enviar os mais diversos tipos de arquivos (imagens, vídeos, textos, etc) para que esses sejam compartilhados com os demais usuários.

Além de poder acessar esses arquivos (através do perfil de quem enviou os arquivos) os demais usuários podem também deixar seus comentários para eles, permitindo assim uma maior interatividade e um feedback para seus autores.

2.5. Outras funcionalidades

Além de todos os recursos aqui citados, o sistema conta com diversas outras funcionalidades extremamente úteis, tais como: busca interna (tanto por arquivos compartilhados quanto por conteúdos discutidos nas salas de chat), perfis individuais para os usuários (contendo um avatar personalizado, informações gerais, arquivos

(6)

enviados, etc), tutorial de utilização do ambiente (completamente ilustrado, com descrição de todas as telas/seções presentes no ambiente) e uma área para comentários/críticas/sugestões dos visitantes do site (visando melhorar cada vez mais o ambiente).

3. Conclusões

O ForChat vem crescendo a cada ano e está cada vez mais atingindo, e na maioria das vezes superando, várias das pretensões iniciais. Já puderam ser percebidas diversas vantagens dessa fusão da dinamicidade do chat com a “longa vida” e interação entre membros da comunidade nos mais variados tópicos de um fórum.

ForChat já foi aplicado em turmas de mais de 30 alunos, que utilizaram o sistema para auxilio na prática pedagógica com eles desenvolvida. O uso foi avaliado positivamente por parte dos alunos, que viram o ForChat como uma excelente ferramenta de auxílio na disciplina deles e para relacionamento com os demais colegas da turma.

Entre as melhorias previstas para o ForChat, destacam-se a já iniciada integração com o ambiente “Diários Virtuais” e o aprimoramento da estrutura de comunidade virtual interna do ForChat. O Diários Virtuais3 é um ambiente que permite que seus usuários – em sua maioria alunos de cursos de licenciatura – possam, entre outras coisas, criar e compartilhar com os demais suas estratégias de aula, mantendo assim uma espécie de comunidade que visa o aprendizado e aprimoramento de todos seus integrantes, a partir das vivências e experiências dos demais. Dada a sua natureza, uma ferramenta como o ForChat seria de grande utilidade dentro deste ambiente, e foi por isso que decidiu-se realizar essa “fusão” entre eles. Embora essa integração já tenha sido iniciada, ainda há muito que precisa ser feito, de forma a incluir totalmente as funcionalidades do ForChat para que possam ser utilizadas dentro do “Diários Virtuais”, além de torná-lo cada vez mais um ambiente diversificado e de alta portabilidade. Referências

Axt, M.; Elias, C. R. (2003) “Autoria coletiva, ambientes virtuais e formação: de quando a aprendizagem reverbera o acontecimento”. In Psicologia e Educação: Multiversos, Sentidos, Olhares e Experiências. MARASCHIN, Cleci et all. (orgs.). Porto Alegre : Ed. Ufrgs.

Francisco, D. J.; Machado, G. J. C.; Axt, M. (2004) “Ambientes virtuais de aprendizagem: diálogo e processos de subjetivação”. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd, 2004, Caxambu/MG. Anais da 27ª Reunião Anual da ANPEd.

Machado, G. J. C.; Francisco, D. J. (2005) For-chat: uma possibilidade de ferramenta para o ensino a distância via Internet. Revista Iberoamericana de Educación (Online), Madri, v. 35, n. 2. Disponível online em http://www.rieoei.org/experiencias87.htm Mutti, R. M. V.; Axt, M. (2008) “Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico

mediado por ambientes virtuais de aprendizagem”. Para uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagem. Interface (Botucatu), Jun 2008, vol.12, no.25, p.347-361.

3

Referências

Documentos relacionados

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

invagination; area between subgenitaie and seventh sternite membranous (Fig. Charlwood, female, in the INPA col lection. Geographical Distribution: Amazonas, Campus INPA, Μη,