• Nenhum resultado encontrado

Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar. Guia básico para começar bem no Linkedin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar. Guia básico para começar bem no Linkedin"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Coaching, Mentoring e Desenvolvimento Multidisciplinar.

Guia básico para começar bem no Linkedin

Por: Roberto Vazquez

Contato: contato@neob.com.br

(2)

Olá!

Primeiramente agradeço seu interesse pelo guia. Já foram mais de 2 mil guias enviados desde que o criamos.

Para comemorar essa marca nós da NeoB realizamos uma parceria com o Master Coach e Mentor Eduardo Rocha (http://br.linkedin.com/in/coacheduardorocha), consultor experiente em Desenvolvimento Organizacional, Gerencial e de Pessoas para apresentar à você que recebe este guia uma consultoria personalizada para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Através do Perfil de Valores Individuais no Trabalho (PVI®), desenvolvido e patenteado pelo Eduardo Rocha, você conseguirá identificar seus pontos fortes e fracos e a partir da devolutiva pessoal do Eduardo poderá construir e aprimorar conosco seu perfil Linkedin e currículo, seja você profissional que quer ter mais destaque no mercado de trabalho ou empreendedor que busca parcerias e novos contatos para seu negócio.

Não perca essa chance!

Os atendimentos serão sempre feitos de forma personalizada e individualizada, um trabalho de coaching e consultoria com atendimento real, nada de vídeos ou respostas automáticas.

Então vamos lá! Leia atentamente as dicas e descubra como participar desse processo que trazemos até vocês!

(3)

O Linkedin é hoje uma das maiores ferramentas de conectividade. Você conhece? Sabe tirar o melhor proveito dela?

O Linkedin oferece oportunidades que podem ser exploradas, se bem utilizadas, em prol da sua carreira profissional.

Ter contatos não é nada se eles não sabem quem você é e o que você faz. O Linkedin não é uma rede para ter um amigo adicionado ou um espelho do seu perfil de outra rede social. Com o Linkedin você pode alavancar suas possibilidades. Estar conectado com pessoas da mesma área para troca de experiências por exemplo. Ou explorar outras áreas de conhecimento!

Além disso, te permite fazer parte de diversos grupos de interesse e ter acesso a pessoas das mais diversas áreas de atuação, dentro e fora do país. É ilimitada a busca por informação e conhecimento!

O Linkedin é uma rede específica, voltada ao seu lado profissional. Um espaço para postar e encontrar oportunidades de emprego ou de negócios, ter perguntas respondidas, construir um pensamento de liderança e ao mesmo tempo ajudar a dar visibilidade às pessoas que você confia. O que torna o Linkedin diferente?

Diferentemente das outras redes sociais, o Linkedin é uma rede onde você apresenta o seu lado formal. Não há necessidade de postar as suas fotos de férias ou aquele vídeo engraçado. Mas e aquele seu trabalho de graduação? Aquele projeto que desenvolveu e tem orgulho de contar e expor? O Linkedin é o espaço perfeito para isso!

(4)

7 passos para um bom perfil

Apesar da maioria das pessoas terem uma conta no Linkedin, seu perfil está na maioria das vezes incompleto, tornando-o sem utilidade. Podemos afirmar que, pior que não ter uma conta é ter uma conta com perfil incompleto!

1. Inclua seu nome completo e uma foto.

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas abrem uma conta e a deixam vagando como um fantasma. Ou a pessoa tem uma conta para olhar o perfil dos outros apenas? Colocar nome e sobrenome é uma forma de ser encontrado no Linkedin. Não quer ser encontrado? Não tenha uma conta. Ter uma conta para apenas acompanhar alguém ou um grupo é uma doença, vá se cuidar!

Deixar seu nome abreviado não é recomendado – sobretudo quando um recrutador ou cliente está tentando encontrar seu perfil. Porque a foto? Estudos demonstram que perfis sem fotos são menos vistos e também passam a impressão de serem perfis não utilizados.

Pode ser qualquer foto? Não! Lembre-se que é uma rede profissional e uma boa foto é muito importante. Evite fotos do tipo “selfie” ao volante, fotos com óculos escuros ou fotos que não valorizem o rosto. Evite fotos com roupas de festa com decotes exagerados no caso das mulheres ou de fim de festa quando já estamos mais para lá do que para cá.

Precisa ser uma foto de terno? Não necessariamente. Uma foto que reflita seu momento profissional.

(5)

estimação, uniforme de futebol ou outros times, sem camisa, em momento e férias.

2. Personalize seu título profissional.

Procure manter seu perfil atualizado com a posição atual ou última. Você pode colocar uma posição que seja mais interessante para potenciais clientes ou potenciais empregadores, porém tenha em mente que o sistema de busca utiliza este campo para você ser encontrado. Caso não esteja empregado coloque, por exemplo, sua especialidade (Ex. Especialista em Negócios Internacionais – Comércio Exterior) complementado por em busca de novos desafios.

3. Seu histórico profissional.

Aqui você começa a dar as caras! No espaço Resumo você deve colocar de forma objetiva sua trajetória profissional, habilidades e objetivos. Aqui, quem visualiza seu perfil começa a conhecer você, e você começa a mostrar quem é o profissional que se apresenta. Um bom resumo é curto, direto.

Logo abaixo vem sua Experiência Profissional. Interessante colocar no mínimo as três últimas experiências caso não queira colocar todas (caso as duas últimas já somem 10 anos de experiência, fique com estas). Ah, não tem toda essa experiência? Não se preocupe e trabalhe no seu momento, o seu melhor!

(6)

Em Adicionar Cargo você poderá acrescentar as demais experiênciais:

Dica: Evite colocar todas as posições que ocupou em uma única organização. Se você cresceu na empresa e teve muitas promoções, enfatize essa qualidade no campo de descrições e deixe o campo Cargo para sua última posição. Assim você mantém o perfil mais leve.

4. Formação Acadêmica.

Como no campo de Experiência profissional, aqui você também pode listar toda sua vida acadêmica. Se você fez curso técnico em uma área totalmente diferente do que trabalha hoje não se sinta inibido em colocar. Você é hoje, resultado do que aprendeu ao longo da vida e isso é parte de sua história.

(7)

poderá acrescentar a área de estudos (Humanas, Exatas, Engenharia) e também as participações extracurriculares. Participou do grêmio estudantil? Trabalhou na Empresa Júnior de sua faculdade? Qualquer outra atuação dentro do Campus pode ser colocada em Atividades e Grupos.

5. Personalize seu endereço Linkedin.

O Linkedin permite que você tenha seu próprio endereço personalizado. Interessante especialmente para os profissionais liberais que podem colocar a URL no cartão de visitas por exemplo.

(8)

6. Experiências com trabalhos voluntários e causas.

Algum trabalho voluntário ou causa que ajuda ou tenha ajudado? Compartilhe neste espaço a experiência que você tem ou causas e organizações que você apoia ou possíveis oportunidade que gostaria de participar. Isso tudo ajudará nos mecanismos de busca de seus contatos e poderá ser um canal para conhecer pessoas com os mesmos ideais.

7. Dicas para um bom uso:

Faça conexão com todos seus contatos

Comece buscando pelos contatos que já conhece. Seus contatos de e-mail podem ser um bom inicio. Quanto mais conexões você conseguir, maior será a sua rede secundária de contatos e isso ajudará ter acesso a mais perfis, possibilitando aumentar sua rede profissional. Mas atenção! Busque os contatos que agreguem e que também possuam um bom perfil e contatos de valor. Qualidade é sempre mais importante do que quantidade

Siga as empresas de seu interesse.

Busque as empresas ou organizações que estão profissionalmente ligadas a você, ao seu interesse. Isso permitirá estar atualizado com informações e ter acessos às oportunidades de trabalho por exemplo. Um recrutador pode ver que você já segue a empresa a qual está se candidatando e isso pode ser de interesse a ele na prospecção de candidatos.

Junte-se a grupos

Inscreva-se em grupos de sua área profissional. Isso lhe dará visibilidade e possibilidade de novos contatos. Seja ativo. Participe de discussões as quais você possa contribuir com informações. Use com sabedoria esta ferramenta. Da mesma forma que é interessante dar

(9)

entende nada. Apareça, não seja aparecido!

Monitore quem vê o seu perfil

Você vai se surpreender! É uma grande oportunidade para adicionar alguém que viu seu perfil, mas não enviou convite. Ao convidar alguém que viu seu perfil, apresente-se com uma mensagem pessoal. Dificilmente a pessoa não o aceitará.

Use o Linkedin como ferramenta de prospecção

Procure por pessoas e empresas que queira se conectar. Uma vez que encontrou o perfil certo envie uma mensagem via Linkedin se apresentando e dizendo o porquê gostaria de ter um contato. Não use a frase padrão do Linkedin. Além de muito impessoal, faz a pessoa do outro lado pensar que você disparou centenas de mensagens com o mesmo objetivo.

Seja recomendado por seus colegas e clientes

Recomendações no Linkedin são muito poderosas. Alguém que se propõe a escrever recomendando você é porque realmente acredita e confia no seu trabalho. Ou você recomendaria alguém se não pensasse o mesmo? Evite as recomendações cruzadas. ”Recomende-me que te recomendo”. O ideal é acontecerem de forma espontânea. O melhor da vida é se entregar sem esperar um retorno em troca!

(10)

Parabéns!

Agora você já conhece os passos básicos para ter um bom perfil.

Mas um bom perfil é construído com suas competências, seus conhecimentos e seus resultados ao longo de sua carreira.

Como comentado no inicio, oferecemos uma chance única, diferenciada e com condições especiais apenas para quem recebeu este guia.

Um programa de coaching e consultoria personalizada onde você terá:

 Acesso ao PVI® com devolutiva pessoal do Master Coach e Consultor Eduardo Rocha, uma ferramenta que analisar prioritariamente as Atitudes - Crenças e Valores - e suas consequências nos comportamentos pessoais que impactam na sua empregabilidade ou seus negócios.

 Consultoria personalizada com a equipe NeoB para análise, criação ou adequação de seu Perfil Linkedin de acordo com suas necessidades (carreira ou empreendedorismo), através da metodologia storytelling, onde nós escrevemos o que você tem a expressar ao mercado.

Como funciona?

O atendimento é personalizado e individual, por esse motivo será prioritário aos 100 primeiros que entrarem em contato desejando receber o Link para realização do PVI.

Qual o tempo de conclusão da consultoria?

A consultoria será fornecida em reuniões semanais com duração entre 1 e 2 horas cada, de acordo com a experiência de cada profissional.

A primeira reunião será a devolutiva do PVI® e as demais reuniões serão de suporte para o desenvolvimento do novo perfil / currículo e orientação voltada aos objetivos que tenha, seja você profissional ou empreendedor.

E qual o valor de investimento?

O valor do investimento é de R$ 690,00 podendo ser pago à vista por depósito bancário (com 10% de desconto) ou por cartão de crédito via PAG Seguro UOL em até 6 parcelas.

Envie seu e-mail para contato@neob.com.br e dsg@dsgconsult.com.br e receba os links para acessar o teste.

Referências

Documentos relacionados

Empreender não significa apenas criar novas propostas, inventar novos produtos ou processos, produzir novas teorias, engendrar melhores concepções de representação

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

Pensar a educação a partir desses preceitos implica em considerar a escola como uma instituição em que os indivíduos se reconheçam não nos moldes tradicionais como cidadãos que

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

do valor de frenagem (13.07) e convertido em valores elétricos através da válvula relê proporcional (16.07) e no eixo traseiro para o módulo de comando do comando do freio (BS)

[r]

Ou os recursos poderiam terminar antes do prazo acordado e estendem o trabalho à duração disponível (Lei de Parkson), ou as atividades são deixadas para serem

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito