• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

1. Modalidade da Ação

Projeto - Ação Processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Pode ser vinculado a um programa, fazendo parte de uma nucleação de ações, ou não-vinculado a um Programa (projeto isolado).

2. Apresentação do Proponente

Unidade Faculdade de Odontologia

Sub-Unidade Prótese Removível e Materiais Odontológicos

3. Identificação da Proposta

Registro no SIEX 15237 Ano Base 2017

Campus Uberlândia

Título

Reabilitação oral de pacientes em tratamento no Hospital do Câncer da UFU com perdas de estruturas faciais e/ou orais em parceria com o Grupo Luta pela Vida

Área Temática Principal

Linha de Extensão

Saúde Saúde Área do Conhecimento

Área Temática Secundária Programa Vinculado

Ciências da Saúde PEIC 2015

Saúde e proteção no trabalho

Pesquisas mostram que o século XXI, será palco de um aumento significativo no diagnóstico de câncer bucal em todo o mundo. Os profissionais da área da saúde, compreenderam que além da remoção da neoplasia, faz-se necessário reabilitar o paciente de modo a minimizar sequelas do tratamento cirúrgico e reingressar o indivíduo no meio social, que muitas vezes torna-se recluso, constrangido e com autoestima ausente, por sentir-se diferente dos demais. Dentre os profissionais que irão prestar atendimento aos pacientes nessas circunstâncias, o cirurgião-dentista especializado em Prótese Bucomaxilofacial, aliado a profissionais como médicos, nutricionistas e fonoaudiólogos, atua restaurando a harmonia do aparelho estomatognático do indivíduo (Levando em conta as características anatômicas de cada um, para que as mesmas sejam reproduzidas da maneira mais natural e verossimilhante), a estética, a fonética e a função das estruturas comprometidas, tanto por neoplasias malignas quanto por traumas ou malformações congênitas, através da confecção de materiais aloplásticos. No momento do exame clínico, o cirurgião-dentista observa em seus pacientes, a assimetria e o grau de deformidade facial, a desenvoltura da mastigação, do fluxo salivar e da fonação; possui discernimento na escolha de um bom material restaurador e mais acessível; está ciente, também, das técnicas de pigmentação da peça protética, dos materiais empregados na moldagem das cavidades ou dos tecidos remanescentes; além de conhecer as formas de retenção da prótese. Os pacientes são, notavelmente, beneficiados fisicamente e psicologicamente, pois os mesmos estarão mais confiantes, mais dispostos a se relacionarem, pois o bem-estar prevalecerá sobre o indivíduo e sobre os que o rodeiam.

Resumo

Palavras-Chave Reabilitação ; Prótese ; Bucomaxilofacial

Período de Realização Início 07/04/2017 Término 22/12/2017

Não definida

Período de Inscrições Início Não definida Término

Carga Horária Total 200

(2)

200

4. Detalhamento da Proposta

Justificativa

Existem evidências, atualmente, as quais mostram que os cuidados com a estética facial e a busca pelo perfeito já fazia parte do cotidiano, da cultura e da vaidade de alguns povos da antiguidade. Arqueólogos identificaram múmias egípcias com a presença de narizes, globos oculares e orelhas artificiais.

O século XVI foi marcado por avanços na área. Ambroise Paré, foi um cirurgião francês que introduziu diversos aparelhos da especialidade de Prótese bucomaxilofacial, como próteses nasais em ouro e obturadores palatinos em esponjas marinhas. Além de ter recomendado o primeiro aparelho de prótese lingual. Alguns anos depois, o alemão Wilhelm Fabry inventou o primeiro material metálico para fixação de fragmentos mandibulares. Pierre Fouchard, denominado como o pai da Odontologia moderna, incrementou os obturadores de Paré e mostrou muitos aparelhos para a ATM (articulação temporomandibular).

Desde 1835, os cristais começaram a ser utilizados para confecção de próteses oculares por Lidwig Müller-Uri. Entretando, foi durante a Segunda Guerra Mundial que a ascensão das mesmas ocorreu. Os EUA (Estados Unidos da América) estavam incapacitados de receberem olhos artificiais alemães, foi quando um grupo de odontólogos (Stanley Erpf, Vitor Dietz e Milton Wirtz) elaboraram o projeto de olhos de plásticos, iniciando-se os trabalhos de confecção de próteses oculares com o uso de resina acrílica. No Brasil, a especialidade ganhou forças com Monteiro de Barros, o qual retornou de uma viagem à França, no período da Primeira Guerra Mundial, e publicou um trabalho denominado Alta prótese, sendo o primeiro trabalho relacionado à Prótese Bucomaxilofacial no país.

A partir da Revolução Industrial houve a inovação e aperfeiçoamento de técnicas, utilização de novos materiais (biomateriais, resinas, implantes osseointegrados, silicone), auxílio do tratamento protético ao tratamento cirúrgico. Cada vez mais, os profissionais da área buscam novas técnicas de confecção das próteses, fazem o uso de materiais biocompatíveis e que se aproximam das características do indivíduo, promovendo conforto e qualidade de vida ao mesmo.

O número de mutilados na região facial, cresce paralelamente ao aumento de ocorrências de violência doméstica, devido ao uso de armas de fogo e objetos perfurocortantes e ao elevado número de acidentes nas estradas e no trânsito. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se, para o Brasil, no ano de 2014, 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Diante disso, a realização do tratamento reabilitador através das próteses bucomaxilofaciais por este projeto, será de extrema importância para os pacientes que apresentam qualquer tipo de perda das estruturas faciais e/ou orais. Assim como estudos bibliográficos direcionados para o melhor aprimoramento e utilização de técnicas mais avançadas para a confecção destas próteses, proporcionaram o sucesso das reabilitações e o conhecimento mais abrangente dos participantes deste projeto.

Objetivo Geral

Reabilitação oral de pacientes que possuem algum comprometimento facial e oral, onde serão realizados tratamentos reabilitadores com o uso de próteses. Esses pacientes, em sua grande maioria, vivem reclusos e constrangidos, tendo como consequência, o seu ente biopsicossocial desestruturado.

Objetivos Específicos

-Tratamento reabilitador oral de pacientes com deformidades labiopalatais;

-Confecção de próteses bucomaxilofaciais oculares, óculo-palpebrais, nasais, auriculares, mandibulares e obturadoras palatinas;

-Contato com as instituições que visa-se a parceria para que os eventos previstos aconteçam;

-Aprofundamento no conhecimento dos participantes envolvidos, referente ao tema deste projeto, através da participação em congressos, oficinas, minicursos e principalmente, através do estudo bibliográfico.

-Busca de profissionais de diferentes áreas da saúde, que se interessem em contribuir com a reabilitação integrada do paciente;

-Promover oficinas de integração e prevenção, em locais como lares para idosos, Grupo Luta pela Vida do Hospital do Câncer da UFU, Hospital Odontológico da UFU, PROCEDE (Programa de cuidados específicos às doenças estomatológicas da UFU), Hospital de Clínicas da UFU, entre outros;

(3)

Metodologia

Inicialmente serão realizados anamnese e exames clínicos dos pacientes. Estes serão encaminhados pelo PROCEDE/HO (Programa de cuidados específicos às doenças estomatológicas*), Hospital Odontológico*, dentre outros. O tratamento reabilitador mais adequado será realizado de acordo com as necessidades, condições de modo geral e o quadro clínico de cada paciente. Após a escolha do tratamento reabilitador as próteses serão confeccionadas em parceria com o laboratório de próteses particular e demais parceiras se disponíveis, as quais serão empregadas as melhores técnicas para a confecção dessas próteses. Durante todo o tratamento os pacientes serão acompanhados e todos os procedimentos clínicos odontológicos serão realizados de acordo com a necessidade. Haverá a integração entre os discentes do 10º período, do Curso de Graduação em Odontologia da FOUFU, estagiários voluntários, participantes externos, Colaboradores e o Coordenador em todas as atividades realizadas neste projeto.

Os discentes do 10º período, voluntários e participantes também realizarão estudos bibliográficos para a evolução das técnicas empregadas nos tratamentos reabilitadores, visando o melhor resultado alcançado pelos tratamentos. Para complementar o conhecimento dos discentes, a presença em eventos acadêmicos e científicos que abordem o tema deste projeto será programada pelos mesmos.

*Universidade Federal de Uberlândia Classificação

Sem Classificação Metas / Ações

-Confeccionar próteses para pacientes em tratamento no Hospital do Câncer da UFU, com necessidade de próteses em parceria com o Grupo Luta pela Vida (ONG do Hospital do Câncer da UFU);

-Participar de eventos científicos; Avaliação do Projeto

A avaliação se fará mediante reuniões semanais com a equipe envolvida e após a conclusão das próteses reabilitadoras e alta provisória de cada paciente.

Público Atingido

Direto 15 Indireto 45 Total 60

Público Almejado

Pacientes que apresentam falta de estruturas da face e cavidade oral, bem como necessidade de próteses dentárias, cujo o tratamento reabilitador mais adequado seja com o uso de próteses

Local de Realização Hospital Odontológico da UFU (blocos 4T e 4L), no Campus Umuarama

Promoção Interinstitucional Parceiros Internos

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFU

Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia; Hospital do Câncer da Universidade Federal de Uberlândia; Hospital Odontológico da UFU;

Grupo Luta pela Vida

PROCEDE(Programa de cuidados específicos às doenças estomatológicas)/UFU Liga de Odontologia Oncológica da FOUFU

Parceiros Externos

Lares de Repouso e Institucionalização para Idosos; Programa Melhor em Casa (PMU)

Cronograma de Execução

As atividades para a realização do projeto ocorrerão semanalmente, às sextas-feiras das 8:00h às 11h e 30min; --07/04/2017: início do primeiro semestre letivo, publicação do edital para selecionar discentes voluntários; -Reuniões com a equipe de trabalho (coordenadoras, colaboradores, discentes do 10º período, protético

(4)

voluntário); triagem, anamnese e exame clínico dos pacientes em atendimento e tabulação das necessidades reabilitadoras de cada um; levantamento bibliográfico para aprimoramento do projeto; agendamento dos pacientes no Hospital Odontológico;

--28/04/2017: início das clínicas para atendimentos aos pacientes;

--05, 12, 19, e 26/05; 02, 09, 16, 23 e 30/06; 07, 14, 21 e 28/07/2017 : atendimento clínico aos pacientes;

--28/07/2017: avaliação do projeto; encaminhamento dos pacientes para o segundo semestre letivo; avaliação dos estudos bibliográficos;

--25/08/2017: início do 2º semestre letivo; reunião com a equipe de trabalho, seleção de voluntários;

--01, 08, 15, 22 e 29/09; 06, 13, 20 e 27/10; 03, 10, 17 e 24/11; 01, 08, 15 e 22/12/2017: atendimento clínico aos pacientes

--22/12/2017: Avaliação Geral do projeto; Elaboração do Relatório Final. Submissão de artigo científico para Revista de extensão;

Referências Bibliográficas

1. ANTUNES, A. A. Utilização de Implantes Ósseointegrados para Retenção de Próteses Buco-Maxilo-Faciais: Revisão da Literatura. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-fac. da Universidade de Pernambuco, Camaragibe. v.8, n.2, p. 09 - 14, abr./jun. 2008.

2. ALMEIDA, F. C. S. de. Fatores Prognósticos no Câncer de boca. Revista Brasileira de Ciências de Saúde da UFPB. v. 15, n. 4, pag. 471-478, 2011.

3. AGUIAR, L. Obturador palatino: confecção de uma prótese não convencional - relato de caso. Revista da Faculdade de Odontologia (RFO) da Universidade de Passo Fundo (RS). V. 18, n 1, pag. 125-129, jan/abr 2013.

4. BARBOSA, C. M. R. Prótese Auricular em Resina Acrílica Polimerizada com Energia de Microondas. Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial 2003, Curitiba. 5(27): 389-93.

5. BONACHELA, W. C. et al. Tratamento protético pós-cirúrgico de ameloblastoma de maxila. Revista da Faculdade de Odontologia (RFO) da Universidade de Passo Fundo (RS). v. 12, n. 2, p. 68-73, maio/agosto 2007.

6. CARVALHO, V. A. de. Influência das Próteses obturadoras e rebaixadoras de palato na terapia fonoaudiológica. Fundação Oncocentro de São Paulo: Comitê de Fonoaudiologia em Cancerologia, 2000.

7. CARVALHO, A. C. G. de S. et al. Reabilitação bucal imediata após maxilectomia parcial: relato de caso. Rev. Cir. Traumatol Buco-Maxilo-fac. da Universidade de Pernambuco, Camaragibe. v. 9, n. 2, pag. 33-38; abril/junho 2009. 8. CORSETTI, A. Estudo experimental do comportamento tecidual e da adesividade de diferentes adesivos empregados em prótese bucomaxilofacial. Revista da Faculdade de Odontologia (RFO), Passo Fundo, 2011. v. 16, n. 1, p. 75-80, jan./abr. 2011.

9. GERALDINI, C. A. C. et al. Confecção de Prótese Ocular OCA: Nova Proposta. Odontologia Clínico-Científica, Recife, 9 (1) 45-48, jan./ mar., 2010.

10. GOIATO, M. C. Pigmentação de Próteses Bucomaxilofaciais. Resvista Odonto - São Bernardo do Campo, SP, Metodista. N. 31/Ano 16. Jan. Jun. 2008.

11. GRANATO, L. et al. Ameloblastomas de maxilar: apresentação de caso e revisão de literatura. Rev Soc Bras Cir Craniomaxilofaciais, 2008.

12. KUSTERER, L.E. F. L. et al. Reabilitação com obturador da maxilar após cirurgia oncológica: Relato de casos. Rev. Cir. Traumatol Buco-Maxilo-fac. da Universidade de Pernambuco, Camaragibe. v. 12, n. 4, pag. 9-16, out/dez 2012. 13. MIRACCA, R. A. A. et al. Reconstrução com prótese imediata após maxilectomia. Rev. Col. Bras Cir, Rio de Janeiro. Vol. 34, N. 5, set/out 2007.

14. PASTREZ, S. S. B. Confecção de Prótese Total em pacientes com fissura palatina. 2009. Monografia para obtenção do Título de técnico em prótese dentária da Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Netto de São José do Rio Preto. 2009. ClipeOdonto - UNITAU, Taubaté (SP). 5(1):35-41/2013.

15. SERA, E. A. R. Avaliação dos cuidados odontológicos pré e trans tratamento radioterápico. Revista Periodontia (Brazil. J Periodontology). v. 23, setembro 2013.

16. SILVA, D. P. da. Reabilitação protética de pacientes maxilectomizados. Uma contribuição da Odontologia e um convite à reflexão. Pesq. Bras Odontoped Clin Integrad, João Pessoa (PB). v .4, n. 2, p. 125-130, maio/agosto 2004. 17. SILVA, V. de C. T. da. Avaliação de fala de pacientes submetidos à glossectomia após adaptação de prótese rebaixadora de palato. 2007. Tese de Doutorado - Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.

18. SOUZA, et al. Reabilitação protética em pacientes com sarcoma de células dendríticas: relato de caso clínico. Revista de SOBRACIBU (Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. n.3, 2009.

(5)

5.1. Coordenador(a) Responsável

ANDREA GOMES DE OLIVEIRA Nome

951.943.476-34

CPF Matrícula SIAPE 2228162

E-Mail apror@foufu.ufu.br

Unidade Faculdade de Odontologia

Sub-Unidade Prótese Removível e Materiais Odontológicos Categoria Magistério Superior, 1 e 2 graus

Av. Pará, 1720; bloco 4L, Anexo A, sala 29 Telefone (34) 3225-8112

Endereço

Coordenadora do projeto, atendimento clínico aos pacientes, orientação aos alunos voluntários Atribuições

Regime de Trabalho 40 Horas Titulação Acadêmica Ensino Superior

Área de Atuação PROFESSOR 3 GRAU

Attachments na Reabilitação Oral (Turma Única) Ano 2017

Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2017 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2017

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2017 Attachments na Reabilitação Oral (Turma Única) Ano 2016

Attachments na Reabilitação Oral (Turma Única) Ano 2016

Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma Única) Ano 2016 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2016 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2016 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2016

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2016

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2016 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2016 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma Única) Ano 2015 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2015 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2015 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma Única) Ano 2015

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2015 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2015

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2015 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2015 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma OA) Ano 2014 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma OB) Ano 2014 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma OC) Ano 2014 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma OD) Ano 2014 Estágio Supervisionado 10 (Serviços e Programas Específicos) (Turma Única) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OA) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OB) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OC) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OD) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma Única) Ano 2014 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OA) Ano 2014

Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OB) Ano 2014 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OC) Ano 2014 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OD) Ano 2014 Unidade de Conhecimento Humano 1 (Turma OA) Ano 2014

(6)

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma OA) Ano 2014 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma Única) Ano 2014

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2014 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2014 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OC) Ano 2014 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OD) Ano 2014 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma Única) Ano 2014 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OA) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OB) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OC) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OD) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OA) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OB) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OC) Ano 2013 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OD) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OA) Ano 2013

Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OB) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OC) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OD) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OA) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OB) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OC) Ano 2013 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OD) Ano 2013 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma OA) Ano 2013

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma OA) Ano 2013

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OC) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OD) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OC) Ano 2013 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OD) Ano 2013 Estágio Supervisionado 9 (Odontogeriatria ESF) (Turma OC) Ano 2012

Estágio Supervisionado 9 (Odontogeriatria ESF) (Turma OC) Ano 2012

Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OA) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OB) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OC) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OD) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OA) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OB) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OC) Ano 2012 Estágio Supervisionado em Clínica Estomatológica de Referência (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OA) Ano 2012

Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 5 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 7 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 8 (Turma OD) Ano 2012

(7)

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma OA) Ano 2012

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OD) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OC) Ano 2012 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OD) Ano 2012 Fundamentos de Prótese Dentária (Turma XXV) Ano 2011

Prótese Dentária Clinica (Turma XXV) Ano 2011

Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 6 (Turma OA) Ano 2011 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 6 (Turma OB) Ano 2011 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 6 (Turma OC) Ano 2011 Unidade de Clínica Estomatológica Integrada 6 (Turma OD) Ano 2011 Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma A) Ano 2011

Unidade de Odontologia Geriátrica (Turma A) Ano 2011

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2011 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2011 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2011 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OB) Ano 2011

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 4: Endodontia 5, Dentística 5, Cirurgia 7, Prótese Removível 3, Prótese Fixa 4, Prótese Total 3, Periodontia 7 e Oclusão 5 (Turma C) Ano 2010

Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma A) Ano 2010 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma B) Ano 2010 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma C) Ano 2010 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma D) Ano 2010 Unidade de Reabilitação Integral do Aparelho Estomatognático 6 (Turma OA) Ano 2010

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 3: Endodontia 4, Dentística 4, Cirurgia 6, Prótese Removível 2, Prótese Fixa 3, Prótese Total 2, Periodontia 6 e Oclusão 4 (Turma C) Ano 2009

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 3: Endodontia 4, Dentística 4, Cirurgia 6, Prótese Removível 2, Prótese Fixa 3, Prótese Total 2, Periodontia 6 e Oclusão 4 (Turma E) Ano 2009

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 3: Endodontia 4, Dentística 4, Cirurgia 6, Prótese Removível 2, Prótese Fixa 3, Prótese Total 2, Periodontia 6 e Oclusão 4 (Turma A) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OA) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OB) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OC) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OD) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OA) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OC) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OD) Ano 2009

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OB) Ano 2009

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 3: Endodontia 4, Dentística 4, Cirurgia 6, Prótese Removível 2, Prótese Fixa 3, Prótese Total 2, Periodontia 6 e Oclusão 4 (Turma D) Ano 2008

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 4: Endodontia 5, Dentística 5, Cirurgia 7, Prótese Removível 3, Prótese Fixa 4, Prótese Total 3, Periodontia 7 e Oclusão 5 (Turma C) Ano 2008

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OB) Ano 2008

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OC) Ano 2008

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OD) Ano 2008

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OA) Ano 2008

(8)

Unidade de Clínica Odonto-Estomatológica Integrada 3: Endodontia 4, Dentística 4, Cirurgia 6, Prótese Removível 2, Prótese Fixa 3, Prótese Total 2, Periodontia 6 e Oclusão 4 (Turma A) Ano 2007

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OD) Ano 2007

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OA) Ano 2007

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OC) Ano 2007

Unidade Estomatológica Integrada 3: Prótese Total 1, Prótese Parcial Removível 1 e Materiais Dentários 3 (Turma OD) Ano 2007

Experiência em Extensão

Registr Tipo Ação Título Função Linha Extensão Início

-8781

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e Programa de Educação Tutorial Coordenador(a) 20/08/2010 -08/07/2011 HOSPITAIS E CLÍNICAS UNIVERSITÁRIAS Projeto 8781

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e Programa de Educação Tutorial Coordenador(a) Responsável 20/08/2010 -08/07/2011 HOSPITAIS E CLÍNICAS UNIVERSITÁRIAS Projeto 8090 Programa MultidisciplinarIdade na Atenção à Saúde do Idoso -Saúde Bucal e Geral (MASI)

Participante 01/03/2010 -04/12/2010 Terceira Idade Projeto 9433 Programa Programa MultidisciplinarIdade na Atenção à Saúde do Idoso -Saúde Bucal e Geral (MASI)

Sub-coordenador(a) 04/03/2011 -08/07/2011 Terceira Idade Programa 9743 Programa Multidisciplinaridade na Atenção À Saúde do Idoso: bucal e geral- MASI

Colaborador(a) 01/01/2012 -31/12/2012 Terceira Idade

Programa

9841

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da UFU, pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e PET/ODONTO Coordenador(a) Responsável 16/03/2012 -14/12/2012 Saúde Humana Projeto 11083

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Coordenador(a) Responsável 24/05/2013 -14/03/2014 Saúde Humana Projeto

(9)

Registr Tipo Ação Título Função Linha Extensão Início

-11083

Domiciliar do Hospital de Clínicas da UFU, pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e PET/ODONTO Coordenador(a) Responsável 24/05/2013 -14/03/2014 Saúde Humana Projeto 11792

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da UFU, pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e PET/ODONTO Coordenador(a) Responsável 25/04/2014 -20/02/2015 Saúde Humana Projeto 12434 Reabilitação de pacientes com perdas de estruturas faciais e/ou orais com próteses bucomaxilofaciais Coordenador(a) Responsável 01/02/2015 -31/12/2015 Saúde e proteção no trabalho Projeto 12805

Atenção Odontológica aos Pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da UFU, pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e PET/ODONTO Coordenador(a) Responsável 27/03/2015 -18/12/2015 Saúde Humana Projeto 13906

Atenção Odontológica aos Pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital de Clínicas da UFU, pela Faculdade de Odontologia, Hospital Odontológico e PET/ODONTO Coordenador(a) Responsável 04/03/2016 -16/12/2016 Saúde Humana Projeto 13928 Reabilitação oral de pacientes em tratamento no Hospital do Câncer da UFU com perdas de estruturas faciais e/ou orais em parceria com o Grupo Luta pela Vida Coordenador(a) Responsável 04/03/2016 -16/12/2016 Saúde e proteção no trabalho Projeto

5.2. Demais Participantes da Equipe de Trabalho

677.200.566-04 1123256

Forma de Participação Colaborador(a)

Número do SIAPE Nome

ALCIONE RODRIGUES FERREIRA CPF

Caracterização da Função

(10)

Unidade Sub-Unidade

FOUFU - Faculdade de Odontologia

APRMO - Prótese Removível e Materiais Odontológicos Segmento Técnico-administrativo

Categoria Classe D (PCCTAE)

Titulação Ensino Médio

Horas Disponíveis 100

013.280.866-82 2433622

Forma de Participação Coordenador(a)

Número do SIAPE Nome

JULIANA BISINOTTO GOMES CPF

Caracterização da Função

atendimento clínico aos pacientes; orientação e supervisão aos alunos voluntários

Unidade Sub-Unidade

FOUFU - Faculdade de Odontologia

APRMO - Prótese Removível e Materiais Odontológicos Segmento Docente

Categoria Magistério Superior, 1 e 2 graus

Titulação Mestre

Horas Disponíveis 60

255.287.346-49 411586

Forma de Participação Sub-coordenador(a)

Número do SIAPE Nome

MARCIO TEIXEIRA CPF

Caracterização da Função

disponibilizar o espaço físico para o desenvolvimento do projeto e materiais odontológicos

Unidade Sub-Unidade

DIROD - Diretoria Executiva Do Hospital Odontológico DIROD - Diretoria Executiva do Hospital Odontológico Segmento Docente

Categoria Magistério Superior, 1 e 2 graus

Titulação Ensino Superior

(11)

Categoria Magistério Superior, 1 e 2 graus

Titulação Ensino Superior

Horas Disponíveis 60

6. Orçamento Previsto do Projeto

Sem Financiamento - Atividade desenvolvida sem qualquer recurso financeiro. Fonte de Recursos

6.1. Rubricas de Gastos Sem Rúbricas de Gastos.

___________________________________________________________

________________________ , ____ de _____________________ de ________

___________________________________________________________ Assinatura do(a) Coordenador(a) Responsável pelo Projeto

Referências

Documentos relacionados

By registering for access to Manheim Websites and CyberAuction (Online sales channels), the participant agrees to the Terms & Conditions of the local market country, which

a) O pagamento. No último concurso público realizado em um município do Piauí, verificou-se que numa turma que era composta de 35 candidatos com 22 homens e 13 mulheres; na prova

Com a sua instituição, o Estado assumiu a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, assegurado mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do

• Verifique se os seus dados pessoais (nome, RG e data de nascimento) estão corretos no CARTÃO-RESPOSTA óptico. Caso haja algum dado incorreto, solicite ao fiscal o formulário

21. c) SEMI-REBOQUE é o veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação. A troca de luz baixa e alta, de forma

24. Existem países com uma alarmante estatística de acidentes de trânsito, e um deles é o Brasil. As causas principais são: desobediência às regras de

Independente de Bolsonaro e ape- sar do retrocesso de leitura do mesmo Itamaraty chefiado por um terraplanista, (acho que não preciso dizer mais nada) precisamos retomar

A 2ª ação tem por objetivo garantir que o cálculo do valor da GDAEM devido a cada servidor considere a média das últimas 60 (sessenta) pontuações obtidas