• Nenhum resultado encontrado

Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto Ruschi PLANO DE AULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto Ruschi PLANO DE AULA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto Ruschi

PLANO DE AULA

Professor:

Marcelo Garbin

Santa Maria – RS. Brasil.

2009

(2)

INTRODUÇÃO

Destaca-se ao longo deste pequeno relatório de planejamento das aulas de filosofia realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Augusto Ruschi localizado no Bairro Juscelino Kubisteck, COHAB Santa Marta na cidade de Santa Maria-RS, com a terceira série do Ensino Médio, no período de agosto a dezembro de dois mil e nove (2009) uma explanação dos objetivos, conteúdos, carga horária das aulas semanais, resultados dessas aulas, e por fim dos recursos utilizados para elaboração de cada aula, de cada planejamento.

(3)

PLANO DE AULA

Aula: 01

Data: 18/08/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 80 minutos Conteúdo:

Introdução à Filosofia Política

Objetivos:

Expor aos alunos a disciplina de filosofia, mais especificamente o ensino de filosofia política tendo por objetivos tornar o aluno, mais crítico, mais refletivo em relação às organizações sociais e políticas de cada cidade-estado, demonstrando desse modo, ao aluno a importância, a competência e as habilidades de um cidadão na compreensão da política e do pensamento político na sociedade em convive.

Resumo da aula:

Os alunos estavam em sua grande maioria participativos, no entanto, deve um pequeno número de alunos que não estavam interessados na disciplina de filosofia, demonstravam certa insegurança em relação ao novo professor que ali ministrava a aula de filosofia.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

FRUET, Geraldo: A Filosofia no contexto dos saberes: Ética, Política e Cidadania. Ed: Totem LTDA. 2° ed. Santa Maria. 2008.

TRUC, Gonzague. História da Filosofia “O Drama do Pensamento através dos

Séculos”. Ed. Globo. 1° ed. Porto Alegre. 1968. Aula:02

Data: 25/08/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 45 minutos Objetivo:

Realização da prova de OBMAT

Conteúdo:

Neste dia não houve aula de filosofia, pois ocorreu a 5° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2009.

Resumo da aula:

Trabalhei como fiscal da OBMEP – 2009, no qual percebei ao longo da realização da prova de matemática um grau de dificuldade enorme dos alunos, tendo uma má

(4)

compreensão do enunciado proposto nas questões de matemática e o pouco estímulo (importância) dos alunos frente às questões da OBMAT.

Recursos: Não realizado.: Referências Bibliográficas: Não realizado.: Aula: 03 Data: 01/09/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 60 minutos Conteúdo:

Uma exposição da compreensão de Política e de Politicagem na sociedade em que vivemos.

Objetivo:

Realizar uma retomada da compreensão em relação à termologia política e politicagem ao longo da história da sociedade brasileira, num contexto amplo e completo em relação ao histórico de ensino de cada aluno, e para essa compreensão de política e politicagem dos alunos, elaborar um trabalho com questões, na qual os alunos devem responder de forma dissertativa sobre a sua compreensão de política e politicagem a partir das discussões em sala de aula.

Resumo da aula:

Os alunos que compareceram em sala de aula eram em torno de seis alunos, dos quais o restante dos alunos não compareceram devido ao temporal ocorrido na região, contanto a aula com os seis alunos houve boa participação, com uma grande adesão ao conteúdo proposto pelo professor da disciplina.

Recursos:

- Apoio do quadro.

Referências Bibliográficas:

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed; Ática. 12° ed. São Paulo. 2002.

MARCONDES, Danilo. Iniciação a Historia da filosofia “Dos Pré-socráticos a

Wittgenstein”. Jorge Zahar Editor. 10° ed. Rio de Janeiro. 2006. Aula: 04

Data: 08/09/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 70 minutos Conteúdo:

(5)

Objetivos:

Expor aos alunos a concepção de política em Platão, no qual entende como um indivíduo político àquele que tem uma consciência e uma clareza do que seja realmente a política. O ensino de filosofia política tem por objetivo tornar o aluno mais crítico e refletivo em relação à organização social e política de cada polis. Demonstrando desse modo o aluno a competência e a habilidade da política e do pensamento político na sociedade em convive, decorrente essa habilidade e competência através da leitura dos textos platônicos sobre política.

Resumo da aula:

Os alunos estavam em sua grande maioria participativos, no entanto, deve alguns alunos que estavam totalmente desinteressado frente o assunto proposto em sala de aula. Percebei que alguns alunos não estavam interessados na aula de filosofia como também em outras disciplinas que realizaram ao longo de sua vida estudantil, isso talvez decorre de uma falta de perspectiva de realização pessoal frente o futuro que espera depois de formados.

Recursos:

- Apoio do quadro.

Referências Bibliográficas:

COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia “História e Grandes Temas”. Ed:

Saraiva. 15° ed. São Paulo. 2000.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed; Ática. 12° ed. São Paulo. 2002.

Aula: 05

Data: 15/09/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: Conteúdo: Objetivos: Resumo da aula: Recursos: Referências Bibliográficas: Aula:06 Data: 22/09/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 40 minutos Conteúdo:

Neste dia “não houve” aula de filosofia, por motivo de conselho de classe para todas series do Ensino Fundamental e Médio da Escola Augusto Ruschi.

Objetivos:

O objetivo do conselho de classe é a discussão de propostas e idéias para o melhoramento do comportamento dos alunos, dos funcionários, dos professores e principalmente um diálogo entre os alunos, professores, e funcionários da Escola Augusto Ruschi, para que

(6)

desse modo se construa uma escola e um cidadão capacitado para encarar a realidade fora dos muros de sua escola.

Resumo da aula:

Participei da reunião do conselho de classe da turma 302 noturno, a qual realizo estágio. A reunião começo com dificuldade de comunicação, decorrente da exposição e discussão de vários alunos, o motivo da discussão deve-se a “intrica” existente na turma 302, a qual esta dividida em pequenos grupos de alunos, tendo desse modo uma relação perturbada entre os colegas (alunos). Contanto, no momento da exposição dos professores, os alunos se acalmaram dando-lhes atenção a fala dos professores. Os professores foram enfáticos quanto essa relação conflitante existente na turma 302, dizendo-lhes que os mesmo não deveriam dar-lhes tanta importância a “fofoquinha” existente na sala de aula e sim, partir para o estudo serio e competente, a quais devem os alunos se comportar numa escola pública.

Por fim, os professores enfatizaram a importância da presença em sala de aula e da preparação (estudo) dos alunos para os exames realizados na Escola ao longo do trimestre... Recursos: Não realizado.: Referências Bibliográficas: Não realizado.: Aula:07 Data: 29/09/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 70 minutos Conteúdo:

Gallipolis “Cidade Bela” em Platão

Objetivos:

Dar-lhes uma compreensão do que seja realmente a “Gallipollis” (cidade perfeita) de Platão, explanando aos alunos desse modo uma compreensão de política em Platão.

Resumo da aula:

A aula teve alguns inconvenientes nos quais alguns alunos não compareceram em sala de aula, tendo neste dia um número bem menor de alunos em aula, entretanto a disciplina transcorreu normalmente.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

(7)

Aula: 08

Data: 06/10/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 75 minutos Conteúdo:

Introdução ao pensamento político em Aristóteles.

Objetivos:

Mostrar aos alunos os pressupostos aristotélicos da política e do estado político nesse período histórico, dando-lhes uma compreensão da famosa frase de Aristóteles no qual o “o homem é naturalmente um animal político”.

Resumo da aula:

A aula transcorreu com tranqüilidade, tendo a participação da grande maioria da turma 302, no entanto, alguns alunos, ficaram desinteressados sobre o tema proposto neste dia, talvez seja pela má vontade frente aos estudos. Percebei também alguns alunos que não estavam nem interessados nos assuntos da disciplina de filosofia, como também em outras disciplinas, principalmente com as disciplinas de química e matemática, pois questionei alguns professores sob certos alunos se era somente em minha disciplina ocorresse esse desinteresse ou também ocorreria em outras disciplinas.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

FLORIDO, Janice. Aristóteles “Vida e Obra”. Trad: Álvaro Cabral. Ed: Nova Cultura. São Paulo. 1999.

Aula: 09

Data: 13/10/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 65 minutos Conteúdo:

Formas de Governo em Aristóteles

Objetivos: Resumo da aula: Recursos: - Apoio do quadro. - Resumo de texto. Referências Bibliográficas:

FLORIDO, Janice. Aristóteles “Vida e Obra”. Trad: Álvaro Cabral. Ed: Nova Cultura. São Paulo. 1999.

(8)

Aula 10:

Data: 20/10/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 75 minutos Conteúdo:

Introdução ao pensamento Político – Filosófico no século IV a XV d. C.

Objetivos:

Realizar a introdução do pensamento político e filosófico do período medieval aos alunos da terceira série do Ensino Médio, realizando-lhes assim uma compreensão crítica histórica e filosófica do período tão conturbado por crenças religiosas, princípios metafísicos e supertições criadas na sua grande maioria pela Igreja católica – romana do século V d.C ao século XV d.C no continente Europeu. Pensamento no qual se estendeu ao longo de dez séculos da humanidade.

Resumo da aula:

A participação da aula de filosofia realizada neste dia ocorreu surpresas não cabíveis ao estudante de filosofia, pois a proposta nesta aula é a introdução do pensamento político – filosófico da Idade Média, no entanto eu professor estagiário tive que assumir a posição de professor de história, pois percebi nos alunos enormes dificuldades de compreensão desse período da história. Tive então que realizar a retomada da história medieval dando-lhes a explicação e introdução das causas da queda do Império Romano e das causas do surgimento do período Medieval.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

FRUET, Geraldo: A Filosofia no contexto dos saberes: Ética, Política e Cidadania. Ed: TOTEM LTDA. 2° ed. Santa Maria. 2008.

GILSON, Étienne: A Filosofia na Idade Média. Trad: Eduardo Brandão. Ed: Martins Fontes. São Paulo. 2007.

Aula:11

Data: 27/10/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 70 minutos Conteúdo:

Introdução ao Pensamento Político de santo Agostinho (Aurélio Agostinho).

Objetivos:

Expor aos alunos a concepção medieval, em especial a concepção agostiniana de política e de Estado, tendo esse pensamento político uma suma importância para compreensão da história da filosofia medieval. Agostinho é um dos maiores pensadores da Igreja cristã em

(9)

especial da Igreja Católica Apostólica Romana desse período e um dos percussores do pensamento filosófico-teológico da Idade Média, tendo desenvolvido inúmeras obras teológicas e teorias filosóficas em favor da Igreja Católica Apostólica Romana, destacando dentre elas: “A Cidade de Deus”, “Confessionum Libri XIII” e a “De Immortalitate Animae”.

Resumo da aula:

Ao introduzir o pensamento político em santo Agostinho, o que mais chamou atenção dos alunos foi à semelhança e a comparação que os alunos fizeram ao que diz respeito à retórica e as discussões de Agostinho com alguns padres e pastores de Santa Maria. Ao final, a aula transcorreu tranqüilamente se muito imprevistos.

Recursos:

- Apoio do quadro.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

GILSON, Étienne: A Filosofia na Idade Média. Trad: Eduardo Brandão. Ed: Martins Fontes. São Paulo. 2007.

Aula: 12

Data: 03/11/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 60 minutos Conteúdo:

Política em santo Agostinho (Aurélio Agostinho)

Objetivos:

Realizar a leitura da concepção em política em santo Agostinho, tanto ênfase a concepção da finalidade do indivíduo na polis (cidade-Estado). Na qual esse agrupamento de pessoas na polis existe para tornar a vida dos seus cidadãos um pouco mais amena, e para a busca do “bem comum” entre os mesmos, entretanto esse “bem comum” terá sua eficácia no momento que tiver a iluminação da sabedoria de Deus, pois esse estado é composto por homens e esses homens carregam a marca da concupsicência de nossos primeiros pais “Adão e Eva”.

Metodologia de Exposição das Aulas: Resumo da aula:

Neste dia a aula de filosofia transcorreu de modo bastante participativo, por parte de alguns alunos. Os alunos Wylly, Ederson, Jéssica, Eliseu e Maria foram os alunos que mais participaram em sala de aula. No momento da apresentação do conteúdo deste dia, eu planejei de modo que os alunos lêem-se antes um texto que eu entreguei a eles e depois eles colocassem em exposição as principais ideias do texto, deste modo os alunos se interessavam mais pelo conteúdo proposto.

(10)

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia “História e Grandes Temas”. Ed:

Saraiva. 15° ed. São Paulo. 2000.

GILSON, Étienne: A Filosofia na Idade Média. Trad: Eduardo Brandão. Ed: Martins Fontes. São Paulo. 2007

Aula: 13

Data: 10/11/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 65 minutos Conteúdo:

Introdução ao pensamento de Tomás de Aquino.

Objetivos:

Realizar a introdução do pensamento político em santo tomas de Aquino, ao qual os alunos tenham uma compreensão do seja a política em santo Tomás de Aquino, ampliando desse modo os horizontes da compreensão de política neste período do século XII e XIII d. C.

Metodologia de Ensino:

Primeiramente pretendo realizar a exposição da parte histórica do autor, com a exposição de datas e temas sobre o autor, depois entregarei aos alunos uma folha que estará exposta uma compreensão da ideia de política e estado em santo Tomás de Aquino.

Por fim, realizarei a revisão do conteúdo trabalho ao longo do trimestre, para a próxima aula realizar uma avaliação com os alunos da turma 302 do Colégio Estadual Augusto Ruschi.

Resumo da aula:

A aula iniciou com (15 min) minutos de atraso devido à chegada dos alunos em sala de aula. Contanto a aula de filosofia transcorreu tranqüilamente, havendo a participação da maioria dos alunos com diversas perguntas e dúvidas em relação ao período medieval, em especial ao filósofo medieval Tomás de Aquino.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Resumo de texto.

Referências Bibliográficas:

ECO, Umberto. Elogio de santo Tomás de Aquino. In: Viagem na Irrealidade

(11)

Aula:14

Data: 17/11/2009. Turma: 302/Noturno.

Carga Horária Semanal: 60 minutos Conteúdo:

Trabalho em sala de aula

Objetivos:

Avaliar a compreensão e interpretação dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Metodologia de Ensino:

Primeiramente pretendo realizar a revisão dos conceitos de política e governo em Tomás de Aquino. E depois entregar aos alunos a atividade (trabalho) proposta a eles em sala de aula, estipularei um tempo de sessenta (60 min) minutos para realização da tarefa, caso os alunos não conseguirem realizar a tarefa em sessenta (60 min) minutos permitirei que os mesmos possam levar para casa e entregarem na próxima semana.

Resumo da aula:

A aula transcorreu tranqüila, com a participação da maioria dos alunos aos quais tiveram interesse sob a atividade proposta neste dia. Quanto à realização e entrega do trabalho proposto neste dia, não ocorreu por motivo de tempo, decorrido do atraso por parte do regente da aula na exposição do filósofo medieval Tomás de Aquino. Por fim, a entrega dos trabalhos ficou para a próxima terça feira dia 24/11/2009, aos quais deverão entregar sem falta de dúvida.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Folha rascunho.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia “História e Grandes Temas”. Ed: Saraiva. 15° ed. São Paulo. 2000.

DUTRA, Luciane P. História Geral Comentada “Uma breve história do mundo e a

situação do Brasil diante destes fatos”. Ed: Pallotti. Santa Maria 1997.

ECO, Umberto. Elogio de santo Tomás de Aquino. In: Viagem na Irrealidade

cotidiana. Ed; Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 1984.

GILSON, Étienne: A Filosofia na Idade Média. Trad: Eduardo Brandão. Ed: Martins Fontes. São Paulo. 2007.

Aula:15

Data: 24/11/2009. Turma: 302/Noturno. Carga Horária Semanal:

(12)

Não realizado.:

Objetivos:

Não realizado.:

Resumo da aula:

Não houve aula de filosofia por motivo de saúde do estagiário em filosofia...

Recursos: Não realizado.: Referências Bibliográficas: Não realizado.: Aula: 16 Data: 01/12/2009. Turma: 302/Noturno. Carga Horária Semanal: 40 Conteúdo:

Prova Final

Objetivos:

Avaliar nos alunos a compreensão e a interpretação em relação aos conteúdos expostos em sala de aula e os textos trabalhados com os mesmos.

Metodologia de Ensino:

Primeiramente pretendo realizar uma pequena avaliação de estágio e um agradecimento pelo ano que passou, a oportunidade da realização do estágio e esperar que sabe pela maioria no dia da formatura que ocorrerá dia 26 de dezembro de 2009. Depois desse momento de agradecimento pretendo entregar a prova aos alunos da turma 302 noturno.

Resumo da aula:

O período de aula ocorreu tranqüilamente sem nenhuma preocupação que pudesse atrapalha o andamento da prova. A avaliação dos alunos contou com a grande maioria faltando-lhes apenas três (03) alunos que não realizaram a prova neste dia.

Recursos:

- Apoio do quadro. - Folha rascunho.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria L. A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando “Introdução à Filosofia”. Ed; Moderna. 2° ed. São Paulo. 1998.

COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia “História e Grandes Temas”. Ed: Saraiva. 15° ed. São Paulo. 2000.

ECO, Umberto. Elogio de santo Tomás de Aquino. In: Viagem na Irrealidade

cotidiana. Ed; Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 1984.

FRUET, Geraldo: A Filosofia no contexto dos saberes: Ética, Política e Cidadania. Ed: TOTEM LTDA. 2° ed. Santa Maria. 2008.

GILSON, Étienne: A Filosofia na Idade Média. Trad: Eduardo Brandão. Ed: Martins Fontes. São Paulo. 2007.

(13)

Aula: 17

Data: 15/12/2009. Turma: 302/Noturno. Carga Horária Semanal: Conteúdo:

Referências

Documentos relacionados

Essas fases elaboradas podem ser compreendidas comumente em: resgate do histórico e do contexto organizacional, análise do ambiente interno e externo, definição da visão e missão

Por essa perspectiva, ao tomarmos as reflexões sobre o ensino das produ- ções literárias de expressão portuguesa, advindas das culturas africanas, pode- mos delinear como norte

O trabalho buscou também, pesquisar como é trabalhada atu- almente a leitura na educação infantil, de acordo com a legislação vigente e o PPP - Projeto Político Pedagógico da

A referida pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o uso do vídeo na sala de aula e os aspectos cognitivos e dificuldades de

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

O estudo consiste no gerenciamento da construção de um barracão industrial em estrutura metálica, com mais de 5.000 m², localizado em São José dos Pinhais - PR. A empresa que

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda