• Nenhum resultado encontrado

Conhecimentos Específicos. GUARDA CIVIL METROPOLITANA Município de Campo Grande/MS. Atualizada conforme o edital 01/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecimentos Específicos. GUARDA CIVIL METROPOLITANA Município de Campo Grande/MS. Atualizada conforme o edital 01/2020"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

Conhecimentos Específicos

Aula 00

GUARDA CIVIL METROPOLITANA

Município de Campo Grande/MS

(2)

2 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

Apresentação

Antes de iniciarmos nossa jornada de sucesso, permita-me uma breve apresentação. Meu nome é

Gilson Maciel, servidor público há 15 anos,

professor, coach e escritor, natural de Brasília/DF. Ingressei no Serviço Público em 2005 e de uma trajetória de muitas experiências, atualmente sou servidor na Procuradoria-Geral do Distrito Federal, em exercício no cargo de Diretor de Apoio Operacional e Científico - DIOPE, unidade responsável pelos setores de perícias, pesquisas, cálculos, precatórios e apoio científico à atividade finalística do Órgão. Fui aprovado em diversos concursos, dentre eles: Polícia Federal, Procuradoria-Geral do Distrito Federal, Ibama, TRF 1, MPU, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Professor – Filosofia).

Dentre minhas formações, destaco: Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília. Área de Pesquisa: Ética, Filosofia do Direito e Antropologia Filosófica, dialogando com as ciências humanas e sociais. MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialista em Perícia Judicial.

O interesse pelo exercício da docência me atrai desde o início de minha formação acadêmica e sinto-me extremasinto-mente motivado a ajudar-lhe a conquistar sua vaga. Possuo experiência na docência do Ensino Superior e na formação de professores, além de ser concurseiro de carteirinha. Há 18 anos estou envolvido no universo dos concursos públicos e julgo ter adquirido a experiência necessária para auxiliá-lo a descobrir os melhores caminhos para sua aprovação. Como professor aqui no

Direção Concursos

ministro as disciplinas relacionadas à Legislação Específica, Regimentos, Código de Ética e Estatutos de Servidores Públicos, além de disciplinas afetas às ciências humanas e sociais. Desde já, iremos trabalhar intensamente para sua aprovação neste certame. Vamos alinhar a estrutura e profissionalismo do Direção Concursos, com minha experiência enquanto servidor público, professor e concurseiro, à sua vontade de conquistar uma vaga. Será uma tríplice aliança de sucesso. Com muita motivação e com as técnicas corretas, buscaremos aquele 100% de aproveitamento nesta disciplina.

É como diz o ditado: a fé remove montanhas, mas não flutua afogado. Estamos empenhados em te ajudar, mas você também precisa fazer a sua parte, combinados? Missão dada é missão cumprida. Avante!

(3)

3 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

Neste curso você terá:

Curso completo

teoria e exercícios resolvidos sobre os seguintes pontos:

1. Lei Federal Nº 13.022/2014 - Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Fórum de dúvidas

para que todas as suas dúvidas sejam sanadas diretamente com seu professor. Não leve dúvidas para sua prova.

profgilsonmaciel

@policiataticaoficial

Gilson Maciel

(4)

4 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

Metodologia

Seu edital já foi publicado! Logo, a preparação que você precisa realizar é diferente daquela realizada em pré-edital. Você já tem a data da prova marcada. Nosso objetivo é então, evoluir dia após dia para que você chegue 100% preparado.

Sua prova objetiva consistirá de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta dentre quatro alternativas, na forma do quadro abaixo:

Disciplina N. de questões Pontos por

questão Total de pontos P1 - Língua Portuguesa 15 2 30 P2 - Raciocínio Lógico 10 1 10 P3 -Noções de Informática 10 1 10 P4 - Legislação Municipal 5 2 10 P5 - Conhecimentos Específicos 20 2 40

Total

60

-

100

Percebeu os detalhes? A prova de Conhecimentos Específicos terá um total de 20 questões, valendo 2 pontos cada uma, totalizando 40 pontos de 100, ou seja, 40% de toda a pontuação possível estará em Conhecimentos Específicos. É verdade que você não pode negligenciar nenhuma disciplina, sobretudo por conta do item 9.7 do edital, que informa dois aspectos importantes. 1. Você precisa ter ao menos 50 pontos para não ser eliminado, e; 2. Você não pode tirar zero em nenhuma disciplina. Sabendo disso, agora você precisa estabelecer um planejamento levando em conta todas essas informações.

Você ainda tem alguma dúvida da relevância desta disciplina em sua preparação? São 40 pontos em jogo. Quero propor um desafio a você. Vamos gabaritar este Estatuto? É um desafio bastante factível, e entendo como perfeitamente possível. Vamos trabalhar juntos para sua aprovação.

A banca examinadora do concurso será o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON). Felizmente temos um banco de questões bastante interessante para podermos memorizar tudo que

(5)

5 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

aprendermos. Além de questões da banca SELECON também usaremos questões de outras bancas, que possuem similaridade com o perfil da sua organizadora. Mas não será somente isso, teremos 01 (um) teste de direção, que é uma espécie de simulado para que você tenha a certeza de que seu estudo está na direção correta. Pensa que acabou? No teste de direção, teremos ainda questões inéditas, com temas que serão minhas apostas para sua prova. Faremos um treinamento intensivo, focado e orientado às peculiaridades da organizadora do seu concurso. No que depender de mim, sua preparação será em alto rendimento e você irá chegar “voando baixo”.

O curso abrangerá o estudo do Estatuto Geral das Guardas Municipais, contida em “Conhecimentos Específicos” de forma completa. A meu cargo estará a Lei Federal n° 13.022, de 08 de agosto de 2014 e alterações – (ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS).

Não há fórmula mágica para aprovação em concurso público, o que há é muito trabalho, foco e disciplina, bem como buscar a melhor direção para, desde o início, acelerar o aumento de produtividade, alcançando alto rendimento. Não perderemos tempo com o que não for relevante. Foco na produtividade, para que você obtenha o máximo resultado em sua prova objetiva.

Apresento a você, 5 (cinco) sugestões que podem melhorar seu rendimento em concursos públicos:

I. Estude por ciclos de estudos.

II. Leia este material com a máxima atenção e respeitando seu ciclo de estudos.

III. Faça suas marcações diretamente no pdf. Melhor ainda se você já está usando o pdf 2.0.

IV. Faça suas revisões através de questões. Faça e refaça as questões deste curso várias vezes (Em minha opinião este é o ponto central e chave de uma revisão eficaz. É uma técnica poderosa e capaz de impulsionar seus resultados para o seleto grupo de aprovados. “A repetição é a alma da retenção”, acredite nisso). Sou do grupo que acredita que a revisão por questões é extremamente eficiente, desde que feita da maneira correta. Lembre-se de que você não precisa ser um expert no assunto, mas apenas saber responder se um item está certo ou errado, ou nas questões de múltipla escolha, verificar qual é o gabarito da questão.

V. Não fique com dúvidas, use nosso fórum ativamente. Não confie em fontes duvidosas, estou 100% disponível para responder aos seus questionamentos.

(6)

6 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

A intenção é preparar você de modo a ajudá-lo a alcançar o melhor rendimento possível, nos conhecimentos exigidos nesta disciplina. Sem me esquivar da responsabilidade e do desafio propostos, esta é a minha pretensão e farei meu melhor para vocês, entregando um curso completo e atualizado. Não será mera reprodução de leis comentadas, mas um curso para lhe deixar seguro e confiante para responder as questões da prova.

Tenho a convicção de que seguindo estes passos você estará afiadíssimo no dia de sua prova. Confie em nós e nos acompanhe.

Permita-se chamar sua atenção para questões que julgo importantes e você não pode negligenciar.

- Em se tratando de questões de legislação, as bancas nem sempre cobram a literalidade das leis, é preciso compreender a literalidade das ideias. Vamos aprender a interpretar à maneira da banca examinadora.

- É fácil se perder em questões literais se você apenas “decorou” e não compreendeu as estruturas da lei. Por isso nosso esforço será para lhe ajudar a compreender tais estruturas. Quanto ao decoreba, não dá para fugir dele em alguns pontos, vou indicar cada um deles, então a dica é sempre a mesma: Para decorar é preciso repetir. Mas é fato que existem pontos mais importantes que outros e usaremos mais energias nesses pontos;

Ciclos de

Estudos

Respeite

seus ciclos

pdf como

fonte de

estudos

Revisões

por

questões

fórum de

dúvidas

(7)

7 de 7|

www.direcaoconcursos.com.br

- Cuidado com normas desatualizadas. Mesmo acessando o sítio de órgãos oficiais, vocês encontrarão textos normativos desatualizados. Leve esta lição para sua vida de “concurseiro”. Irei mastigar para você e lhe entregar um curso atualizadíssimo.

Por tudo isso, irei esquematizar e explicar tudo que for importante, a fim de que você compreenda e evolua na disciplina, entendendo os pormenores e as implicações da lei. Memorizar será tarefa menos árdua com esquemas, gráficos e questões, bem como com o direcionamento de energia para o que for mais relevante e com maior potencial de ser cobrado em prova. Tudo isso facilitará a retenção do seu conhecimento. Será um esforço mútuo. Comprometa-se com sua aprovação, pois desde já eu já estou comprometido com você.

Referências

Documentos relacionados

Para os clientes do estado de Santa Catarina, devido ao envio do selo ao TJSC, são solicitados mais dados a serem informados para um cadastro de solicitante, assim

Além de demonstrar seu interesse e admiração por poetas modernos, como Vicente do Rego Monteiro, Manuel Bandeira e Aloísio Magalhães, Paulo Bruscky também ressalta trabalhos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política