• Nenhum resultado encontrado

CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA PROFESSOR PII - HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA PROFESSOR PII - HISTÓRIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1 Leia atentamente o texto abaixo:

Erros de ortografia, acentuação e concordância em anúncios e placas informativas revelam o descaso do poder público e de comerciantes com o Português.

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off, escritas em letras garrafais em shoppings e lojas sofisticadas de Belo Horizonte, anunciando queima de estoque e descontos, os comerciantes afixam carta-zes nas vitrines que ferem os olhos mais atentos e liqui-dam também a gramática. O destaque “preços a partir de...” é grafado de todas as formas, quase nunca da ma-neira certa: tem “apartir, à partir, àpartir” e tudo o mais que a má criatividade permitir. “Vou corrigir assim que a minha funcionária chegar. Nem tinha visto a crase”, co-mentou a comerciante Guaraci Godoy, dona de uma loja na Rua do Ouro, bairro da Serra, região centro-sul, dian-te do cartaz em cartolina com o erro.

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa-da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos comerciais, outras agressões ao idioma de Camões. Na Rua Itajubá, na Floresta, um salão de beleza faz serviços variados, tanto nas “sombrancelhas”, com a letra eme sobrando, como nos cabelos, mediante “alizamento” com zê. Na Avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça, região Nordeste, uma pizzaria que faz entrega em domi-cílio, mas prefere recorrer ao inglês e usar delivery,

(2)

2 vulga a sua massa como “a mineira mais gostosa”. Nin-guém duvida não fosse por um detalhe. No painel colori-do e chamativo, gostosa vira “gostoza” com zê de zebra. O estudante do ensino médio Diego Henrique de Medeiros, de 15 anos, notou o erro ao passar pela Cristi-ano Machado. “Tem que ser mudado, pois é absurdo escrever assim. As pessoas passam e podem guardar na memória, e depois, claro, escrever errado”, afirmou. Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se encomendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edifício, “ven-de-se apartamentos”, em vez de vendem-se.

(Gustavo Werneck, Estado de Minas, 22 de abril de 2006 ). 1 - De acordo com o texto, as liquidações apresentam alguns pontos negativos para a língua pátria. Confirma o teor do texto:

a) Os comerciantes inserem cartazes bem evidentes com palavras em inglês atraindo a atenção dos clientes. Mesmo em português, os lojistas acreditam em uma es-tratégia plausível de marketing que acaba, simultanea-mente, ferindo a modalidade padrão da língua que fica afetada pelos erros gritantes nas placas informativas e anúncios.

b) O português não é melhor nem pior do que o inglês, pois ambas as línguas satisfazem as necessidades de interação dos seus falantes.

c) Gustavo Werneck considera desprezível a utilização de outro idioma para anunciar as queimas de estoque e descontos.

d) O texto mostra o uso inadequado da efetivação do código. A linguagem verbal-escrita fica comprometida.

(3)

3 2 - “Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se enco-mendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edi-fício, “vende-se apartamentos”, em vez de vendem-se”. Considere as frases abaixo e em seguida assinale a in-correta.

I- Precisa-se de motoristas II- Precisam-se de cozinheiros

III- Informou-se o resultado aos alunos

a) “O resultado” na frase III, além de objeto direto é tam-bém predicativo.

b) As modalidades da língua são evidenciadas nas fra-ses I, II e III.

c) Na frase III “informou” é um verbo transitivo direto e indireto.

d) O “se” presente na frase III é uma partícula apassiva-dora.

3 - Na frase “O não é um advérbio”, pode-se dizer que, morfologicamente, a palavra em destaque é:

a) Locução adverbial b) Advérbio

c) Um atrativo para o verbo de ligação d) Substantivo

4 - “Pierre que joga bola, marcou quatro gols, porém es-tava sonhando”. Considere o termo em destaque e mar-que a opção incorreta.

a) Na função morfológica ele é um pronome relativo.

(4)

4 b) O “que” evidenciado substitui todas as referencias feitas ao sujeito Pierre.

c) Na função sintática ele é uma conjunção atrativa. d) Na função sintática ele é sujeito.

5 - Um dos erros em anúncios e placas informativas que revelam o descaso do poder público e de comerciantes com o Português é o de concordância.

Leia as frases que seguem e considere a resposta erra-da.

I- Mais ou menos um terço dos passageiros ficou mara-vilhado.

II- Um sexto dos bens cabe aos avós.

III- Três quartos da propriedade do governo sobrevivem de taxas pagas.

a) As frases I, II e III são contempladas pela norma culta da Língua Portuguesa.

b) A concordância do verbo efetua-se com o numerador. c) A regra aplicada nas três frases foi a concordância com numerais fracionários.

d) Na frase III existe um número cardinal e um fracioná-rio respectivamente.

6- Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO a opção:

a) A Proposta Pedagógica nasce do movimento de ação-reflexão-ação que nunca estará pronto e acabado.

b) A Proposta Pedagógica é um trabalho construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvi-dos no processo educativo da escola.

(5)

5 c) A Proposta Pedagógica é um documento muito impor-tante e deve ser construído pelos supervisores pedagó-gicos, vice-diretores e diretores.

d) A Proposta Pedagógica deverá contribuir para o forta-lecimento da escola e para a construção de sua identi-dade e de sua autonomia.

7- Marque a alternativa que contradiz a idéia de trans-versalidade:

a) Os temas transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e entre diferentes membros da comunidade escolar.

b) Os temas transversais constituem novas áreas, pres-supondo um tratamento diferenciado para cada um. c) A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.

d) A inclusão dos temas transversais implica a necessi-dade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade.

8- Por Pluralidade Cultural, entende-se: a) A cultura no seu sentido mais amplo.

b) a cultura plural existente em todo território nacional: artesanatos, cultura lingüística, cultura religiosa, etc. c) Ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais do diferentes grupos sociais que con-vivem no território nacional, às desigualdades socioeco-nômicas e à crítica às relações discriminatórias.

d) Todas as alternativas estão corretas.

(6)

6 9- São procedimentos que favorecem a construção de noções históricas no Ensino Fundamental, EXCETO: a) Realizar comparações depreciativas entre culturas diversas a fim de construir uma consciência crítica nos alunos.

b) Buscar informações em diferentes tipos de fontes. c) Trocar informações sobre os objetos de estudo. d) Analisar documentos de diferentes naturezas. 10- Assinale a alternativa CORRETA:

a) O “estudo de meio” não é um bom recurso didático para favorecer a compreensão de que os documentos não falam por si mesmos.

b) Em um “estudo de meio”, o estudante depara com a composição dos conceitos em forma de enunciados já classificados a partir de conceituações.

c) Para favorecer o “estudo de meio” é muito importante que o professor organize atividades que envolvem saí-das da sala ou da escola.

d) O “estudo de meio” é um recurso privilegiado, mas não possibilita aos estudantes adquirirem, progressiva-mente, o olhar indagador sobre o mundo de que fazem parte.

11- Observe a imagem abaixo:

(7)

7 O artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas. Em destacou-seu famo-so painel de Guerníca (1937) registrou:

a) Bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.

b) Republicanos espanhóis apoiados pela União soviéti-ca durante a Guerra Civil.

c) Tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.

d) Ataque das tropas nazistas durante a segunda Guerra Mundial.

12- O Império Asteca se desenvolveu na região do atual México, e seu principal centro político e econômico esta-va junto ao lago Texcoco. Os Astecas daesta-vam o nome de Chinampas:

a) às habitações feitas de adobe, localizadas sobre plata-formas para maior proteção em relação aos animais sel-vagens.

b) aos terraços sustentados por paredes de pedra que visavam evitar a erosão.

c) aos canais de água utilizados para irrigar a terra nas regiões desérticas.

d) "jangadas" de madeira formadas com lama amontoa-da, forrada com relvas e arbustos que flutuavam nas á-guas e sobre as quais se realizava a plantação.

13- Leia o texto a seguir:

(8)

8 “A partir de Chernobyl (da explosão do reator dessa u-sina nuclear, ocorrida em abril de 1986), o muro de Berlim deixa de existir. Simbolicamente é, no fundo, a fusão nuclear que preside a confusão política, transpolítica, dos blocos. A-través do acidente suicida de Chernobyl a ex-União Soviética confessa sua impotência”.

Baudrillard, Jean. A Ilusão do Fim, Ou a Greve dos Acontecimentos, Lisboa: Terramar Em relação ao texto de Baudrillard é correto afirmar: a) O autor toma a explosão da usina de Chernobyl como metáfora da explosão do comunismo mostrando que, a partir da demonstração de fraqueza da ex-URSS, esse regime pôde alastrar-se.

b) Os blocos capitalista e socialista apoiaram-se na tec-nologia nuclear, durante a Guerra Fria, e ameaçava usa-la caso fosse necessário mas, a explosão na usina de Chernobyl expôs a incompetência soviética nesse setor. c) Constatada a impotência da antiga União Soviética, restava à Alemanha a reunificação de suas partes les-te/oeste para ocupar o espaço político aberto com essa derrocada.

d) O muro de Berlim foi símbolo da confusão política que se abatera sobre todos os regimes adotados após a Se-gunda Guerra, o que apenas se intensificou com sua queda.

14- Sobre a Lei de Terras, decretada em 1850, é correto afirmar:

a)dificultava o acesso dos ex-escravos à propriedade da terra, estabelecendo o critério da compra e venda.

(9)

9 b) Estava associada a uma concepção de distribuição de terras para estimular a produção agrícola.

c) Facilitava a aquisição de terras pelos ex-escravos, ao associar terra livre e trabalho livre.

d)Estava vinculada à necessidade de expansão da fron-teira agrícola e aquisição de terras na Amazônia.

15- Muitas colônias da América, tendo como influência as idéias iluministas e a Revolução Americana, lutaram pela sua liberdade e tornaram-se independentes ao lon-go das duas primeiras décadas do século XIX. O Haiti, antiga colônia francesa, trás em sua história, em relação a independência, uma singularidade porque:

a) o país adotou o sistema de monarquia constitucional, diferentemente do restante dos novos países que adota-ram o sistema republicano.

b) levou à criação de um país que adotou a monarquia absoluta como forma de governo

c) o movimento foi feito pelos escravos que, ao mesmo tempo proclamaram a independência e aboliram a escra-vidão.

d) instituiu o primeiro governo socialista na América. 16- Sobre o Estado Novo (1937 - 1945) é incorreto afir-mar que:

a) O poder é centralizado no Executivo e cresce a ação intervencionista do Estado.

b) exercia um grande controle sobre os sindicatos, tanto de trabalhadores quanto patronais.

c) apoiava-se num discurso nacionalista.

(10)

10 d) prisões arbitrárias, torturas e assassinatos de presos políticos e deportação de estrangeiros eram constantes. 17- O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26 de março de 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai, sendo assinado pelos chefes de Estado da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com os seguintes objetivos, EXCETO:

a) criação de uma tarifa e política comercial comum em relação a outros países ou agrupamento de países, vi-sando a atender aos interesses do bloco;

b) a livre circulação de bens, serviços e fatores de pro-dução entre os membros, com a eliminação das barreiras alfandegárias ou de outro tipo;

c) combater as investidas da NAFTA, tratado de livre comércio assinado pelos EUA, Canadá e México e que prevê a extensão da zona de livre comércio a todo o con-tinente;

d) fortalecimento da integração através de políticas de comércio exterior, industrial, fiscal, monetária, cambial, de capitais, de serviços, alfandegária, de transportes, de comunicações e outras que possam afetar o comércio entre os membros.

18- Leia o texto abaixo com atenção:

"Reconheço ter prendido mercadores de Langres que passa-vam pelo meu domínio. Arrebatei-lhes as mercadorias e guar-dei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny vieram procurar-me para exigir reparações".

(Castelão do século XI)

(11)

11 O texto anterior confirma:

a) que a Igreja exercia além do poder religioso o poder temporal.

b) o clero era responsável pela distribuição das mercado-rias.

c) que os senhores feudais eram a autoridade máxima tanto no âmbito religioso como no temporal.

d) o poder do clero era limitado pelos senhores feudais. 19- O trono inglês durante o séc. XIX foi ocupado pela rainha Vitória

(1837 a 1901). Seu governo caracterizou-se:

a) pela ostentação e luxo observado nas grandiosas construções e festas realizadas na corte inglesa.

b) pela grande popularidade da rainha apesar dos pode-res concedidos pelo poder monárquico absolutista.

c) por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com a acentuada desigualdade social.

d) pelas constantes crises políticas internas, que resultou na estagnação da economia e empobrecimento da popu-lação.

20- Em 1845, o parlamento britânico aprovou o Bill Aber-deen que foi:

a) Um tratado que beneficiava o governo brasileiro na importação dos produtos britânicos.

b) Uma lei que proibia a importação de produtos brasilei-ros para que não houvesse concorrência com os das colônias inglesas antilhanas.

(12)

12 c) Uma lei que declarava de condição livre os filhos de mulher escrava que nascessem desde a data de 28/09/1871.

d) Uma lei que autorizava a Marinha do Reino Unido a interceptar os navios negreiros brasileiros e submetia suas tripulações a tribunais ingleses.

21- Leia atentamente o texto abaixo:

Estilo que traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e ter-ra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cris-tianismo; espírito e matéria.

A arte (...) originou-se no séc. XVII, na Itália, mas ir-radiou-se por outros países da Europa, como também no continente americano, trazida pelos colonizadores portu-gueses e espanhóis.

As obras rompem o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência que os artistas renas-centistas procuram realizar de forma muito consciente. O texto acima refere-se ao estilo:

a) barroco b) gótico

c) renascentista d) bizantino

(13)

13 22- Observe a charge a seguir:

(NOVAIS & LOBO. História do Brasil para principiantes – de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática.p.187) O fato histórico que está sendo satirizado na charge é: a) A Lei Euzébio de Queirós e a falta de bom senso por parte dos senhores de engenho em não permitir mais a permanência de filhos de escravas em suas proprieda-des.

b) A Lei do Ventre Livre e a falta de uma política para integrar o negro na sociedade.

c) A Lei Áurea e a falta de uma política para integrar o negro na sociedade.

d) O Bill Aberdeen, decreto que defendia a liberdade dos filhos de escrava e a falta de estrutura da sociedade para receber estes libertos.

(14)

14 23- A Constituição dos Estados Unidos sofreu a sua 13ª emenda ao final da Guerra de Secessão. Essa abolia a escravidão e os brancos sulistas:

a) tiveram suas terras, depois de submetidas a uma re-forma agrária, distribuídas aos ex-escravos.

b) Emigraram em massa para não conviver com os ne-gros em condições de igualdade política e social.

c) Revoltados com a concessão aos negros criaram so-ciedades secretas para persegui-los e desenvolveram a segregação racial.

d) Substituíram as plantações de algodão por café e passaram a contratar seus ex-escravos como assalaria-dos.

24- A constituição brasileira de 1891 representa a vitória dos interesses das oligarquias estaduais, uma vez que: a) Instituiu o sistema presidencialista de governo no país. b) Ampliou o direito de participação política dos cidadãos brasileiros.

c) Estabeleceu eleições diretas para todos os níveis de poder no Brasil.

d) Consagrou o federalismo como sistema político admi-nistrativo do país.

25- A Revolução Francesa (1789) é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais na França, pro-clamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Influenciou no Brasil a Inconfidência Mi-neira e a Inconfidência Baiana, pois:

(15)

15 a) Apesar de expressar os ideais de uma minoria, aqui foi adaptado pelos positivistas aos objetivos militares. b) Satisfazia os interesses brasileiros e portugueses de forma que conseguiram conciliar seus interesses políti-cos e econômipolíti-cos.

c) Contribuiu para o interesse de intelectuais estrangei-ros que desejavam divulgar suas obras no Brasil.

d) Foi adotado por proprietários, profissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertos e escravos como justificativa para sua oposição ao sistema colonial e ao absolutismo.

Referências

Documentos relacionados

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off,

Sendo assim, assinale a alternativa que contenha pelo menos 01 ( um ) procedimento dental em que não se recomenda a profilaxia antimicrobiana para pacientes com

www.estrategiaconcursos.com.br.. 8 costuma chamar de “furor terapêutico”. Com esse termo, pretende-se criticar as condutas médicas de sedar em excesso com vistas a abreviar o tempo

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

d) As sulfas apresentam boa eficácia contra anaeróbios e cocos Gram positivos, sendo os Gram negativos rara- mente sensíveis... 18- A causa mais comum de Infecção Respiratória é:

10- È correto afirma sobre Aleitamento Materno, exceto: a) O leite materno é rico em caseína quando comparado ao leite de vaca;. b) Existem maiores concentrações de Taurina e Cristina

19- No intuito de melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, o gestor terá como alternativa apresentar idéias inovadoras e projetos