• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA ÁREA DA SAÚDE. Sete Lagoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA ÁREA DA SAÚDE. Sete Lagoas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE SETE LAGOAS

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS

DE ENSINO PARA ÁREA DA SAÚDE

Sete Lagoas

(2)

Este regulamento é a principal referência para todas as atividades nos Laboratórios dos CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, FISIOTERAPIA, RADIOLOGIA E PSICOLOGIA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA da Faculdade Sete Lagoas - FACSETE.

O Aluno deverá consultar este regulamento sempre que necessário, de modo a preencher todos os requisitos pré-determinados, da melhor maneira possível. Os tópicos omissos deverão ser esclarecidos com o Coordenador do Curso de Graduação e Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação.

APRESENTAÇÃO

Os laboratórios proporcionam relacionar o processo saúde-doença e seus determinantes/ condicionantes integrando à realidade epidemiológica e profissional. Possibilitam realizar atividades teórico-práticas em escalas moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. A estrutura física contempla as normas de acessibilidade plena e equipamentos de segurança, bem como os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) visando que todos tenham acesso aos serviços oferecidos sem causar qualquer tipo de dano aos usuários, alunos, professores e colaboradores. A FACSETE dispõe de espaços adaptados com placas de sinalização, rampas de acesso, portas e elevador adaptados.

Segue abaixo a descrição física e inventário dos laboratórios de ensino para a área da saúde:

- Laboratório Multidisciplinar I – possui uma área de 54 m2 onde temos 2 ares condicionados, 2 ventiladores, 1 projetor, 1 quadro branco, 4 bancadas, 30 banquetas, 1 mesa para o professor, 3 cadeiras para o professor, 1 mesa adaptada para portadores de necessidades especiais, 3 armários verticais, 2 pias integradas com bancada em granito as comunicando e armários horizontais planejados abaixo, 1 papeleira, 1 dispenser de sabonete, 2 armários planejados horizontais, 2 prateleiras, 1 extintor de incêndio, 1 alarme/sensor de presença, 1 extintor de incêndio. Apresenta um conjunto de 67 peças anatômicas sintéticas, um esqueleto em tamanho real e 2 em tamanho reduzido articulados e 2 esqueletos desarticulados (mantidos dentro dos armários). Comporta atividade prática para até 30 alunos, das Disciplinas de Anatomia Sistêmica, Anatomia do Aparelho Locomotor, Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia aplicada à Radiologia.

(3)

ventiladores, 1 projetor, 1 quadro branco, 3 bancadas, 20 banquetas, 1 mesa para o professor, 2 cadeiras para o professor, 1 mesa adaptada para portadores de necessidades especiais, 4 armários verticais, 1 dispositivo lava olhos e chuveiro de emergência, 1 extintor de incêndio, 1 luz de emergência, 2 pias, sendo 1 com bancada de granito e armário planejado horizontal abaixo, 2 papeleiras, 2 dispenseres de sabonete, 1 suporte para descarpack, 1 capela com fluxo laminar, 02 estufas, 11 microscópios sendo 1 adaptado para projeção, 1 agitador magnético, 1 balança de precisão, 1 balança comum, 1 centrifuga, 1 espectrofotômetro, 1 pHmetro de bancada, 3 bicos de Bunsen, 1 bomba a vácuo, 1 ebulidor, 1 banho maria, 3 termômetros digitais, 1 paquímetro, 17 caixas de lâminas, vidrarias e reagentes. Comporta atividade prática de até 20 alunos das disciplinas de Biologia Celular, Bioquímica, Farmacologia, Genética, Histologia, e Patologia Geral além de poder ser utilizada para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e/ou extensão.

- Laboratório Multidisciplinar III – possui duas bancadas, umA mesa auxiliar, um armário, duas pias, um ar condicionado, dois ventiladores, entrada de rede, suporte para televisão, uma televisão, um projetor, um painel e 18 negatoscópios. Comporta atividade prática de 20 alunos das Disciplinas de Anatomia e Escultura Dental, Diagnóstico por Imagem I e II, e Oclusão;

- Laboratório Multidisciplinar IV – possui uma área de 51,6 m2 onde temos 2 ares condicionados, 2 ventiladores, 1 projetor, 1 quadro branco, 3 bancadas, 24 banquetas, 1 mesa para o professor, 4 cadeiras para o professor, 1 mesa adaptada para portadores de necessidades especiais, 3 armários verticais, 2 microscópios adaptados para projeção, 1 câmera de monitoramento, 1 extintor de incêndio, 1 luz de emergência, 1 dispositivo lava olhos e chuveiro de emergência, 2 pias, sendo 1 com bancada de granito e armário planejado horizontal abaixo, 1 papeleira, 1 dispenser de sabonete, 1 dispenser de álcool gel, 1 suporte para descarpack, 1 capela com fluxo laminar, 1 capela, 2 bicos de Bunsen, 2 estufas, 1 autoclave, 1 geladeira, 1 balança de precisão, 1 pHmetro de bancada, 1 centrifuga, 1 banho maria, 1 ebulidor, 6 termômetros e vidrarias. Comporta atividade prática de até 20 alunos das disciplinas de Biofísica, Embriologia, Fisiologia, Imunologia e Microbiologia, além de ser utilizado para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e/ou extensão.

- Laboratório Pré-clínico I– possui quatro bancadas, um armário, uma mesa auxiliar, uma geladeira, um dispositivo lava olhos, 24 simuladores prodens, 24 mochos, 25 luminárias de bancada, um recortador de gesso, um fogão, duas muflas, cinco fotoativadores, dois vibradores, duas plastificadores de godiva, três plastificadores de cera, um amalgamador, um torno motor, duas prensas manuais, três balanças para gesso, um ar condicionado, dois ventiladores, três pias, entrada de rede,

(4)

um negatoscópio, um projetor e painel. Reservado para atividades práticas de 24 alunos das Disciplinas de Dentística Pré-clínica I e II.

- Laboratórios Pré-clínico II e Neuroanatomia– possui uma área de 45 m2 onde temos 1 ar condicionado, 2 ventiladores, 1 projetor, 1 quadro branco, 1 roteador wi-fi, 2 câmeras de monitoramento, 1 alarme/sensor de presença, 1 luz de emergência, 1 extintor de incêndio, 1 mesa adaptada para portadores de necessidades especiais, 4 bancadas, 24 banquetas, 24 simuladores prodens, 25 luminárias de bancada, 3 armários, 1 mesa para o professor, 2 cadeiras para o professor, 2 pias, sendo 1 com bancada de granito e armário planejado horizontal abaixo, 1 papeleira, 1 dispenser de sabonete, 1 suporte para descarpack e 1 dispositivo lava olhos de emergência. Apresenta um conjunto de 10 crânios, 23 peças anatômicas sintéticas de cabeça, pescoço e coluna vertebral. Reservado para atividades práticas de 24 alunos das Disciplinas de Prótese Fixa Pré-clínica, Endodontia Pré-clínica, Neuroanatomia/Neurofisiologia e Cursos de Pós-Graduação.

OBJETIVOS

Os objetivos deste regimento visam à padronização de regras importantes para o funcionamento adequado dos laboratórios didáticos especializados e para o desenvolvimento de ações propostas pela Comissão de Biossegurança conjuntamente com a diretoria acadêmica da FACSETE.

Esta comissão tem como objetivo principal minimizar a incidência e a gravidade de infecções, proporcionando um ambiente de trabalho seguro para os professores, alunos e colaboradores respeitando as legislações vigentes a nível Federal, Estadual e Municipal.

FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento dos laboratórios é de 08:00h às 12:00h, 13:30h às 18:00h e de 18:30 às 22:30, de segunda a sexta-feira. A reserva dos laboratórios para a utilização aos sábados deve ser agendada, pelo professor, na recepção do prédio e deve ser comunicada ao coordenador de laboratórios.

GESTÃO DAS ATIVIDADES

(5)

Coordenação dos Cursos de Graduação (Odontologia, Fisioterapia, Radiologia e Psicologia), Coordenadores da Pós-Graduação em Odontologia e, por fim, à Direção Acadêmica.

ATRIBUIÇÕES

Coordenação dos Laboratórios

A Coordenação dos Laboratórios é órgão de logística-administrativo, que tem por finalidade administrar e coordenar as atividades relacionadas ao funcionamento e manutenção.

Estarão subordinadas à Coordenação dos Laboratórios os seguintes setores, comissões e coordenações:

- Comissão de biossegurança;

- Gerencia de resíduos de serviços de saúde;

- Laboratórios de Ensino para Área de saúde e Laboratórios de Habilidades (Multidisciplinares I, II, III e IV, Pré-clínico I, Pré-clínico II Neuroanatomia).

São de competência da Coordenação dos Laboratórios:

- Coordenar o funcionamento e as atividades dos setores, coordenações e comissões; - Coordenar a compra, aquisição e estoque de equipamentos e materiais;

- Manter os órgãos institucionais superiores informados sobre o funcionamento dos laboratórios e setores de sua responsabilidade;

- Controlar as questões relacionadas a serviços gerais, manutenção dos equipamentos e outros serviços necessários ao bom funcionamento dos setores sob sua responsabilidade;

- Promover capacitações para os colaboradores visando a melhoria dos serviços prestados.

Técnicos em Laboratórios

Compete aos técnicos, sempre sob a supervisão dos professores dos cursos de graduação e pós-graduação:

- Auxiliar os professores nas atividades laboratoriais;

- Manipular materiais e vidrarias sob solicitação do professor;

- Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo; - Executar limpeza, assepsia, desinfecção dos equipamentos e vidrarias;

(6)

- Estocar o material e vidraria;

- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos.

Auxiliares em Serviços Gerais

Compete aos colaboradores dos serviços gerais executar:

- Trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas dos laboratórios; - Efetuar a limpeza e conservação de utensílios, móveis e equipamentos em geral, para mantê-los em condições de uso;

- Auxiliar na remoção de móveis e equipamentos;

- Separar os materiais recicláveis para descarte (vidraria, papéis, resíduos laboratoriais); - Reabastecer os banheiros e os laboratórios com papel higiênico, toalhas e sabonetes; - Controlar o estoque e sugerir compras de materiais pertinentes de sua área de atuação; - Executar outras atividades de apoio operacional ou correlata;

- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho;

- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho;

- Executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu local de trabalho; - Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu supervisor.

Estes funcionários estão sob a supervisão da Comissão de Biossegurança em conjunto com o setor administrativo e Coordenação Geral dos Laboratórios.

LOGÍSTICA DAS ATIVIDADES

A organização dos materiais ou reagentes de uma aula deverá ser solicitada com 72 horas de antecedência, que será feita após análise com a coordenação técnica dos laboratórios, pois depende da disponibilidade dos materiais e reagentes no estoque, bem como da programação do laboratório.

As atividades dos laboratórios são destinadas as disciplinas em horários previamente determinados pela Coordenação do Curso e disponibilizados no sistema acadweb.

(7)

técnico responsável pela montagem das aulas ou à coordenação de laboratórios. Se houver necessidade de alguma alteração num prazo menor, deverá consultar a coordenação do curso. A reserva dos laboratórios para a utilização aos sábados é agendada na recepção do prédio e deve ser comunicada ao coordenador de laboratórios.

Se o professor deseja um novo material, equipamento, reagente ou vidraria, ele deverá fazer o pedido com a completa especificação e justificativa para a coordenação do laboratório, e essa incluirá no seu planejamento.

OCORRÊNCIA

A coordenação técnica dos laboratórios deverá preencher um formulário de ocorrência no que se refere ao descumprimento das normas apresentadas neste manual.

Condutas e atribuições do professor nos laboratórios

O professor é responsável pelos alunos durante as atividades práticas.

Dar exemplo aos alunos em relação às vestimentas, paramentação e atitudes dentro e fora dos laboratórios.

Orientar e cobrar dos alunos as normas técnicas e de biossegurança específicas do laboratório. Organizar os procedimentos para minimizar a possibilidade de acidentes.

Deixar o laboratório organizado ao final da aula para que os auxiliares de serviços gerais possam apenas limpar o local.

Em relação aos acidentes e primeiros socorros

Conhecer os possíveis acidentes e primeiros socorros envolvidos durante a utilização das substâncias nas aulas práticas.

Conhecer a localização do chuveiro de emergência e do lava-olhos e saber como usá-lo corretamente.

Solicitar com antecedência, junto a Coordenação de Laboratórios, a obtenção dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva necessários.

Nos casos de contato com substâncias químicas, uma vigorosa irrigação ou lavagem com água deverá ser o primeiro tratamento. Feridas, cortes ou arranhões devem ser lavados com água e sabão imediatamente. Queimaduras por contato direto ou por respingo devem ser tratadas por irrigação

(8)

da parte afetada com água fria, por um período de pelo menos 15 minutos e, aplicando em seguida uma gaze estéril. Todos os casos de acidente devem ser encaminhados para avaliação médica e comunicados, imediatamente, ao coordenador técnico responsável, assim como ao coordenador de curso.

Tratar de imediato todas os acidentes por menor que sejam.

Tratar os derramamentos usando métodos e precauções apropriados, para as substâncias perigosas.

Em relação aos incêndios

Conhecer as localizações dos extintores e saídas de incêndio do prédio e dos laboratórios. Aprender a utilização dos diferentes tipos de extintores antes que o incêndio aconteça.

Em caso de incêndio, manter a calma, desligar os aparelhos próximos, iniciar o combate ao fogo, isolar os inflamáveis e chamar rapidamente a administração.

NORMAS GERAIS DE LABORATÓRIOS

Para uma adequada dinâmica e organização dos trabalhos realizados nos Laboratórios é necessário a observação das normas estabelecidas, que são descritas a seguir:

- é importante que as aulas transcorram com tranquilidade, sendo fundamental que não haja conversas e outras atividades paralelas durante as mesmas;

- a divisão de turmas deve obedecer à determinação da Seção de Ensino, sendo que qualquer necessidade da troca de turma entre alunos deve ser realizada no início do semestre letivo, com autorização prévia do professor responsável pela Disciplina;

- apenas os alunos com aula programada para o dia deverão permanecer no laboratório;

- a tolerância máxima de 10 minutos será respeitada para a entrada do aluno no laboratório para a aula prática;

- sugere-se que o aluno personalize os seus materiais e instrumentais, pois o laboratório não se responsabiliza por objetos perdidos;

- o aluno deve verificar, previamente às aulas práticas, todo o instrumental, reagentes e materiais requisitados para a realização das mesmas;

- o aluno deve estar atento à adequada utilização dos materiais e reagentes disponíveis em cada aula prática para evitar desperdícios e deve cuidar adequadamente dos equipamentos, instrumentais,

(9)

vidrarias e utensílios do laboratório;

- não será permitida a saída do laboratório com material, instrumentais, vidrarias e reagentes de consumo ou permanente pertencente ao mesmo;

- ao final de cada aula prática a bancada de trabalho deve ficar devidamente limpa e arrumada; - o aluno deve manter o seu celular no modo silencioso, modo avião, ou ainda desligado durante as aulas, atendendo-o somente em casos de urgência.

DISPOSIÇÃO FINAL

O presente regulamento poderá ser alterado por deliberação.

Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação dos laboratórios conjuntamente com o diretor acadêmico.

Sete Lagoas ______de ________de 2018

___________________________________________________ Diretor Acadêmico

Referências

Documentos relacionados

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

No caso do sistema implantado na Vila São Luiz, Restinga Seca, RS, não há quantificação exata, em termos de comparação entre custos de implantação, no entanto,

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

Ligado (marca de verificação) ou desligado (sem marca de verificação); X-PAND, temperaturas, pressão, tanques, tensões, combustível, ECO, cruzeiro, navegação, registro de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

carcinoma invasivo (Figura 2), auxiliando principalmente na avaliação do componente não calcificado da doença, na avaliação da extensão tumoral, de doença residual, no tu-