• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÚMULA CURRICULAR

Docente: Marcos Cezar de Freitas

1. Formação.

Doutor em Educação (PUC-SP), Pós-doutorado em Educação (USP), Livre-Docência em Educação (Unifesp).

2. Histórico profissional.

Dedica-se ao tema da construção social das vulnerabilidades infantis, com ênfase nos aspectos antropológicos do convívio de adultos, especialmente professores, com crianças consideradas mais limitadas que as demais. As orientações incidem sobre os processos de configuração da identidade dessas crianças cujas particularidades do corpo e do intelecto são consideradas limitadoras do convívio e da participação plena em processos coletivos de ensino. Utiliza a perspectiva antropológica para abordar os temas criança e infância. Aborda a interação entre professores e crianças que são marcadas pelas particularidades de seus corpos e intelectos estimulando que, no âmbito das orientações assumidas, predominem pesquisas etnográficas em escolas públicas que desenvolvem as chamadas estratégias de inclusão. As escolas são pesquisadas "por dentro" e as pesquisas orientadas têm conseguido elucidar a construção social das experiências e dos cenários nos quais o corpo ou o intelecto da criança assumem dimensões desafiadoras e conflituosas especialmente para as pessoas que são responsáveis por conduzir o ensino.

3. 10 resultados de pesquisa mais relevantes: Livros:

FREITAS, M.C. & PRADO, R.C.L. O professor e as vulnerabilidades infantis. São Paulo, Cortez Editora, 2016.

FREITAS, M.C. Alunos rústicos, arcaicos e primitivos. São Paulo, Cortez Editora,2008;

FREITAS, M.C. O aluno problema: forma social, ética e inclusão. São Paulo, Cortez Editora, 2011; FREITAS, M.C. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência, São Paulo, Cortez Editora, 2013;

FREITAS, M.C. História, antropologia e a pesquisa educacional: itinerários intelectuais. São Paulo, Cortez Editora, 2005.

FREITAS, M.C. & BICCAS, M.S. História social da educação no Brasil. São Paulo, Cortez Editora, 2009.

(2)

Artigos recentes:

FREITAS, M.C. e SILVA, A.P. Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 680-702, 2015.

FREITAS, M.C. The right hand of the child in the body of the nation: eugenic proposals and fascist culture in Brazil. Bereginya, Moscou, v.26, p. 227-243, 2015.

FREITAS, M.C. “ Desempenho e adaptação da criança pobre à escola: o padrão de pesquisa do CRPE-SP. Educação e Pesquisa (UCRPE-SP. Impresso), v. 40, p. 683-698, 2014.

FREITAS, M. C. ; SILVA, K. C. S. . Crianças desatentas e hiperativas? Controvérsias e a opinião de professores sobre os diagnósticos de TDHA na escola.. Revista Travessias, v. 8, p. 376-412, 2014. FREITAS, M. C. ; MECENA, E. H. . Vulnerabilidades de crianças que nascem e crescem em periferias metropolitanas: notícias do Brasil. Revista Latinoamericana de ciencias sociales, v. 10, p. 195-203, 2012.

Livros organizados:

FREITAS, M.C (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo, Cortez Editora, 2016, edição revista e ampliada;

FREITAS, M.C (org) Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo, Cortez Editora, 2008.

4. Projetos de pesquisa em desenvolvimento.

A adaptação cultural da criança pobre à escola: a contribuição da pesquisa antropológica à educação. Financiamento CNPq.

Descrição: O projeto investiga com perspectiva antropológica momentos de definição das vulnerabilidades de crianças pobres em processo de adaptação à escola, considerando a presença de crianças que são consideradas sujeitos de processos inclusivos.

(3)

Orientações em andamento:

Suzana Maria de Andrade Oliveira. Os bebês como sujeitos na formação do professor. Início: 2016. Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Paulo.

Nathália Venâncio dos Santos. Crianças com deficiências e o brincar na educação infantil. Início: 2015. Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Universidade Federal de São Paulo.

Mariana Parro Lima. Bebês em abrigos: ressignificações da proteção. Início 2015. Tese de doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Universidade Federal de São Paulo.

Mariana Pasqual Marques. Bebês com restrição de mobilidade. Início 2015. Tese de doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Universidade Federal de São Paulo.

Marcus Vinícius Palmeira: Representações do corpo da criança de alta performance em rituais da educação física. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência). Universidade Federal de São Paulo.

Nina Rosa Silva de Araújo. Interação da criança surda no ambiente escolar: um olhar microsociológico sobre a chegada ao ciclo I do ensino fundamental. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

Rosangela Nezeiro da Fonseca Jacob. Atendimento Educacional Especializado: experiência e identidade do aluno com múltipla deficiência sensorial. Tempos e espaços na escola.. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

Últimas orientações concluídas:

Bruna Zaninetti. A criança e sua pele: um estudo etnográfico sobre as estratégias de viver com dermatite atópica.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e

(4)

Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Ana Paula Silva. No hablamos español: crianças bolivianas na educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Patricia da Silva Costa. Crianças e a memória do confinamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Reinaldo Antonio de Carvalho. A internação compulsória para crianças e adolescentes dependentes químicos: a ótica dos atores do sistema de justiça. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Claudia Maria Guarino. As formas de divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a relevância de sua circulação na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Izete Pereira de Sá. O significado do confinamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Kelly Cristina dos Santos. Diagnóstico do TDAH: concepções de professoras de atendimento especializado, outros profissionais da educação e profissionais da saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Janaina Cacia Cavalcante. A construção da pedagogia da infância no Brasil: um novo olhar para a educação da criança pequena. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

(5)

Ivo Dias Alves. O olhar etnográfico e o contato intersubjetivo: uma análise da criança surda como objeto de estudos nas ciências humanas das universidades do Estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Deise Fernandes do Nascimento. Opiniões sobre os direitos da criança e do adolescente no Distrito de Lajeado/São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Elizane Henrique de Mecena. O desempenho escolar de crianças da periferia: elementos para uma etnografia da percepção local do fracasso escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, . Orientador: Marcos Cezar de Freitas.

Link para página do lattes.

Referências

Documentos relacionados

No quadro problemático em que está envolvida a educação no Brasil, destaca-se o debate sobre o papel que os professores têm ocupado na formação dos alunos, principalmente

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Contudo ao decorrer do projeto foi verificado que o motor selecionado não é o ideal para a fresa, pois existe uma grande diferença entre o torque de acionamento e o torque útil,

Para todas as configura¸c˜ oes que utilizam a PMCNS, o limite m´ınimo de valor de dispers˜ ao para que novos indiv´ıduos sejam adicionados ao arquivo ´ e calculado com base na

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de