• Nenhum resultado encontrado

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação stricto sensu e Pesquisa da UNISANTOS. Edital do Processo Seletivo Discente do Programa de Mestrado em Direito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenadoria Geral de Pós-Graduação stricto sensu e Pesquisa da UNISANTOS. Edital do Processo Seletivo Discente do Programa de Mestrado em Direito"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação stricto sensu e Pesquisa da

UNISANTOS

Edital do Processo Seletivo Discente do Programa de Mestrado em Direito

O Reitor da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), professor Me. Marcos Medina Leite, torna públicas as condições de habilitação para 20 (vinte) vagas para o ano de 2011, pela Universidade Católica de Santos, para o Programa de Mestrado em Direito, aprovado pelo Conselho Universitário em 10 de agosto de 1998, com duas Áreas de Concentração: Direito Internacional e Direito Ambiental.

I – Das inscrições

1) As inscrições dos candidatos estão abertas no período de 30 de novembro de 2010 a 12 de fevereiro de 2011, no horário das 8h30 às 11h00, das 14h00 às 16h30 e das 18h30 às 21h30, de 2ª a 6ª feira, na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, Campus Dom David Picão, à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 144, 2º andar, sala 205, Santos, Estado de São Paulo.

2) São aceitas inscrições enviadas por SEDEX, contendo toda a documentação necessária, inclusive comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, desde que postadas até o dia 10 de fevereiro de 2011.

3) As inscrições estão suspensas entre os dias 24 de dezembro de 2010 a 07 de janeiro de 2011, período de férias coletivas.

4) O pedido de inscrição deverá ser dirigido à Coordenação do Programa de Mestrado de Direito, por meio de formulário próprio assinado pelo candidato (anexo), acompanhado da seguinte documentação:

(2)

a) cópia do diploma do curso de graduação, reconhecido na forma da lei, ou certidão de conclusão de curso, expedida pela instituição responsável do curso reconhecido ou credenciado;

b) na hipótese do candidato cursar o último semestre do curso de Direito, a declaração da instituição neste sentido;

c) são aceitas inscrições de candidatos graduados em áreas afins ao Direito, a exemplo das Relações Internacionais, das Ciências Sociais, dentre outras; ou que sejam compatíveis com as Linhas de Pesquisa do Programa de Mestrado em Direito a exemplo da Engenharia Ambiental, da Biologia, dentre outras, desde que comprovada tal relação;

d) curriculum vitae ou Currículo lattes, com os respectivos documentos comprobatórios (cópias simples ou apresentação dos originais no ato da inscrição);

e) cópia do histórico escolar do curso de graduação; f) duas fotos 3x4 (recentes);

g) comprovante da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), cujo boleto deverá ser retirado na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação;

h) duas vias de cópias dos seguintes documentos pessoais: R.G., C.P.F., Título de Eleitor, Certificado de Reservista e Certidão de Nascimento ou Casamento;

i) comprovante de associação a Associação Paulista do Ministério Público (APMP), apenas no caso de associados da entidade; ou outra entidade que tenha convênio oficialmente celebrado com a UNISANTOS que contemple qualquer tipo de benefício ao candidato.

II – Do Processo Seletivo

1) Inicialmente são selecionados até 20 (vinte) candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas.

2) O processo seletivo discente, objeto desse Edital, é conduzido por Comissão Examinadora designada para tal fim, pelo Colegiado do Programa de Mestrado em Direito da UNISANTOS.

3) O processo seletivo compreende as seguintes etapas: a) prova escrita;

(3)

b) entrevista;

c) análise e avaliação do curriculum vitae ou currículo lattes.

4) A prova escrita deve ser realizada em língua nacional e no tempo máximo de três horas de duração.

5) O tema da prova, comum a todos os candidatos, será sorteado, no horário previsto para a sua realização, dentre os temas a seguir:

5.1) Temas de Direito Ambiental:

a) Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado como Direito Fundamental;

b) As Competências Constitucionais sobre Meio Ambiente;

c) A Ordem Econômica Constitucional e a Proteção ao Meio Ambiente; d) Estudo prévio de Impacto Ambiental;

e) Licenciamento Ambiental; f) Princípios do Direito Ambiental;

g) Conceito Jurídico de Desenvolvimento Sustentável; h) Bem e Patrimônio Ambiental;

i) Direito Ambiental Internacional; j) Regime Jurídico das Águas no Brasil.

5.2) Temas de Direito Internacional:

a) Sujeitos e Fontes de Direito Internacional; b) Direito Internacional dos Direitos Humanos;

c) Teoria Geral das Organizações Internacionais: os paradigmas da ONU e da OEA;

d) Cooperação Internacional e Desenvolvimento;

e) Organização Mundial do Comércio – finalidade e objetivos; f) Contratos Internacionais;

g) Direito da Integração;

h) Direito do Mar e Geopolítica do Petróleo e Gás; i) Direito Internacional do Meio Ambiente;

(4)

6) A prova escrita deverá se fundamentar nas seguintes obras a seguir indicadas:

6.1) Obras de Direito Ambiental:

a) DERANI, Cristiane. Direito Ambiental Econômico. 3ª edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2007;

b) DERANI, Cristiane e COSTA, José Augusto Fontoura. Direito Ambiental Internacional. Santos: Leopoldianum, 2001;

c) GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito de Águas – Disciplina Jurídica das Águas Doces. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2006;

d) GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 2009; e) MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 10ª edição. São Paulo: Malheiros, 2002;

f) RIOS, Aurélio Virgílio Veiga e IRIGARAY, Carlos Teodoro Hugueney (org). O Direito e o Desenvolvimento Sustentável: Curso de Direito Ambiental. São Paulo: Peirópolis, 2005.

6.2) Obras de Direito Internacional:

a) ACCIOLLY; Hildebrando; SILVA. G.E.do Nascimento e CASELLA, Paulo B; Manual de Direito Internacional Público. 17 ed., São Paulo: Saraiva, 2009;

b) DERANI, Cristiane e COSTA, José Augusto Fontoura. Direito Ambiental Internacional. Santos: Leopoldianum, 2001;

c) GONÇALVES, Alcindo e RODRIGUES, Gilberto M. A. (org.). Direito do Petróleo e Gás: aspectos ambientais e internacionais. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2007;

d) MERCADANTE, Araminta de Azevedo, CELLI Jr., Umberto e ARAÚJO, Leandro Rocha de (coord). Blocos Econômicos e Integração na América Latina, África e Ásia. Curitiba: Juruá, 2006;

e) LINDGREN ALVES, José Augusto. Arquitetura Internacional dos Direitos Humanos. São Paulo: FTD, 1997;

f) MAGALHÃES, José Carlos de. Direito Econômico Internacional: Tendências e Perspectivas. Curitiba: Juruá, 2005.

(5)

7) Todos as obras indicadas nas bibliografias estão disponíveis na Biblioteca da Pós-Graduação da Universidade Católica de Santos, localizada na rua Carvalho de Mendonça, 144, térreo, Campus Dom David Picão Santos, Estado de São Paulo.

8) O candidato optará, no ato da inscrição, por uma das áreas de concentração, para a realização da prova escrita.

9) A prova escrita será feita à tinta e sem consulta a qualquer material bibliográfico ou a anotações pessoais.

10) A prova escrita é eliminatória, exigindo-se a obtenção de nota mínima igual ou superior a 7 (sete).

11) A entrevista será feita pela Comissão Examinadora, prevista no inciso II, item 02, desse Edital designada para exercer as seguintes funções:

a) obter esclarecimentos a respeito do currículum vitae ou lattes do candidato;

b) verificar a disponibilidade do candidato para participar das atividades acadêmicas oferecidas pelo Programa de Mestrado em Direito, bem como, a disponibilidade para cursar as disciplinas oferecidas.

12) A análise do curriculum vitae ou lattes compreende a avaliação da carreira acadêmica e profissional do candidato.

III – Da Avaliação Final

1) A avaliação final recebida por cada candidato decorre da média ponderada da nota recebida em cada fase do processo seletivo, considerando-se os seguintes valores de ponderação:

a) prova escrita: peso 03 (três); b) entrevista: peso 02 (dois);

c) análise e avaliação do curriculum vitae ou lattes: peso 01 (hum).

2) Em casos de empate entre os candidatos, terá precedência o candidato que obtiver a maior nota na prova escrita e na hipótese de novo empate, o maior valor em conceito das notas obtidas na graduação, durante todo o curso.

(6)

IV – Da Concessão da Bolsa Professor Waldemar do Valle Martins Patrocinada pela UNISANTOS

1) Os alunos que tenham cursado o Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS poderão concorrer à Bolsa Padre Waldemar do Valle Martins.

2) A bolsa será concedida aos dois primeiros alunos classificados no processo seletivo discente, objeto desse Edital, que tenham realizado integralmente o Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS.

3) A bolsa corresponde a um desconto de 40% (quarenta por cento) sobre o valor de cada mensalidade, não sendo aplicada a primeira parcela de cada período letivo.

V – Da Concessão de Bolsas CAPES/PROSUP

1) O Programa de Mestrado em Direito oferecerá aos alunos ingressantes, em 2011, três (03) bolsas de estudo CAPES/PROSUP.

2) Essas bolsas serão concedidas a partir de abril para alunos regularmente matriculados e a seleção será feita mediante processo apropriado, conforme as normas da CAPES e do próprio programa, relativas a matéria.

VI – Do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

1) O exame de proficiência em língua estrangeira consistirá na tradução de um texto jurídico, ou em Inglês, ou em Francês ou em Espanhol, conforme escolha prévia do candidato, esclarecendo-se que os 3 idiomas são de leitura obrigatória nas atividades do Programa de Mestrado de Direito.

2) É proibida a utilização de material de consulta, inclusive dicionários, durante a realização do exame de proficiência.

3) O tempo máximo para a realização do exame de proficiência será de 1 hora e 30 minutos, a contar do horário previamente marcado.

4) O candidato não aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira terá a oportunidade de realizar novamente o exame, ao final do primeiro semestre letivo, em data a ser estipulada pela Coordenação do Programa de Mestrado em Direito.

(7)

5) Na hipótese de uma segunda reprovação do exame de proficiência em língua estrangeira, o candidato será desligado do Programa de Mestrado em Direito.

6) Os alunos estrangeiros, cujos países de origem não tenham a língua portuguesa, como oficial, deverão, além da realização do próprio exame de proficiência em língua estrangeira, realizar exame de proficiência em língua portuguesa em órgãos designados pelo Ministério da Educação.

VII – Informações Adicionais

1) Período de realização do processo seletivo discente: 14 a 17 de fevereiro de 2011. 2) A agenda do processo seletivo discente é a seguinte:

a) prova escrita: 14 de fevereiro de 2011, às 09h00;

b) correção das provas escritas e análise prévia do curriculum vitae ou lattes: 14 de fevereiro de 2011, no período vespertino;

c) entrevista: deve ser agendada com os candidatos selecionados na prova escrita, pela Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2011; d) divulgação da avaliação final: 17 de fevereiro de 2011, pela Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação;

d) exame de proficiência em língua estrangeira: 18 de fevereiro de 2011, às 09h00; e) período de matricula dos candidatos aprovados: 21 a 28 de fevereiro de 2011;

f) início das atividades do programa de mestrado em Direito, com aula de apresentação do programa para os candidatos pretendentes à matrícula: 21 de fevereiro de 2011.

VIII – Disposições Finais

1)

No ato da matrícula, o candidato, ou quem o represente legalmente, deverá apresentar o diploma ou a certidão de conclusão de curso nas hipóteses em que a entrega não foi realizada por ocasião da inscrição para o processo seletivo discente, objeto desse Edital.

2)

As normas do processo seletivo discente são regidas por esse Edital e complementadas pelo Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa UNISANTOS.

(8)

3)

Os prazos máximos para a realização do exame de qualificação e do depósito de dissertação para os alunos do Programa de Mestrado em Direito, ingressantes no ano de 2011, são os seguintes:

a. depósito do projeto de qualificação: 31 de outubro de 2012; b. depósito da dissertação: 31 de março de 2013.

Santos, 29 de novembro de 2010.

Professor Me. Marcos Medina Leite

(9)

ANEXO

FICHA DE INSCRIÇÃO

PARA O MESTRADO EM

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Direito

( ) Ambiental ( ) Internacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

Nome:_______________________________________________________________

Endereço:____________________________________________________________

Cidade:____________________________Bairro:_____________________________

UF:_____________ CEP: ______________________________________________

Telefone: ( )_____________________Celular: ( ) ________________________

Data de Nascimento:_________________ Local:_____________________________

Nacionalidade:______________________Estado Civil: _______________________

RG:_______________________________ Órgão Emissor: ___________________

CPF Nº____________________________ Reservista: _______________________

Título de Eleitor:_____________________ Zona: ___________________________

Ocupação Atual: _____________________________________________________

e-mail :_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES COMERCIAIS

Empresa: ___________________________________________________________

Endereço:____________________________________________________________

Cidade: ____________________________ Bairro:___________________________

(10)

CEP: ______________________________ Tel: ( ) _________________________

INFORMAÇÕES UNIVERSITÁRIAS

Curso de graduação:___________________________________________________

Período em que realizou a graduação (início e término):________________________

Universidade: _________________________________________________________

Localidade:___________________________________________________________

Exame de Proficiência: ( ) Inglês ( ) Francês ( ) Espanhol

É associado da APMP (Associação Paulista do Ministério Público)?

( ) Sim ( ) Não

Santos, ____/____/____

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

We observed the number of eggs per cage, hatchability percentage, pre-oviposition period (in days) and the adult survival proportion for 50 days after oviposition..

Em indivíduos que ingeriram intencionalmente superdoses (relatados de doses de 40 mg a 792 mg por dia) de cloridrato de loperamida foram observados prolongamento

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus