• Nenhum resultado encontrado

1) Julgue as assertivas abaixo, sobre o funcionamento do Senado Federal: 2) Sobre o funcionamento do Senado Federal, assinale a alternativa correta:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Julgue as assertivas abaixo, sobre o funcionamento do Senado Federal: 2) Sobre o funcionamento do Senado Federal, assinale a alternativa correta:"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

1) Julgue as assertivas abaixo, sobre o funcionamento do Senado Federal:

I – O Senado Federal poderá se reunir, eventualmente, em qualquer outro local fora do Palácio do Congresso Nacional, por determinação da Mesa, a requerimento da maioria dos Senadores, em caso de guerra, comoção intestina, calamidade pública ou ocorrência que impossibilite o funcionamento em sua sede.

II – Haverá quatro sessões legislativas ordinárias em uma legislatura, sendo que as sessões preparatórias deverão preceder a primeira e a terceira delas.

III – A direção dos trabalhos das sessões preparatórias caberá à Mesa anterior, nela permanecendo, inclusive, os Senadores reeleitos para novo mandato de oito anos.

IV – Antes do início da terceira sessão legislativa ordinária da legislatura, a terceira reunião preparatória servirá para eleição dos membros da Mesa, com exceção do Presidente.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta.

b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

2) Sobre o funcionamento do Senado Federal, assinale a alternativa correta:

a) reúne-se de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro, durante as sessões legislativas ordinárias;

b) o Senador é eleito para mandato de duas legislaturas, o que corresponde exatamente ao mesmo período do mandato do Presidente da República, se este for reeleito;

c) as reuniões preparatórias ocorrem apenas no primeiro ano da legislatura, antes do início da primeira sessão legislativa ordinária;

d) a Presidência da reunião preparatória que dá posse aos Senadores caberá ao Senador mais idoso que permaneça no exercício do mandato;

e) a reunião preparatória que dá posse aos Senadores ocorrerá sempre no dia 1º de fevereiro. 3) No tocante às reuniões preparatórias do Senado Federal, julgue:

I – Em cada legislatura, a 1ª e a 3º sessões legislativas ordinárias se iniciam com a realização das reuniões preparatórias.

II – A Mesa do Senado Federal fixa a data para a realização da primeira reunião preparatória, que deverá ocorrer antes do dia 1º de fevereiro.

III – A direção dos trabalhos caberá à Mesa anterior, dela excluídos, no início da legislatura, aqueles cujos mandatos com ela houverem terminado, ainda que reeleitos.

IV – Poderão ter início com o quórum mínimo de um sexto da composição do Senado, mas as deliberações dependem da presença da maioria absoluta dos senadores.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

4) Sobre os Senadores, assinale a alternativa correta:

a) a posse do Senador eleito se dará sempre em Plenário e a do Suplente no Gabinete do Presidente do Senado;

(2)

b) o Senador deve renunciar para que seja investido no cargo de Ministro de Estado, sendo convocado o 1º Suplente para assumir no prazo de sessenta dias, prorrogável por igual período;

c) a licença do Senador por motivo de saúde com prazo superior a cento e vinte dias ensejará a convocação do Suplente, que terá o prazo de trinta dias improrrogáveis para prestar o compromisso;

d) o Senador substituído pelo Suplente continua com o direito de oferecer proposições;

e) nos cento e vinte minutos que antecedem a Ordem do Dia, o Senador poderá fazer uso da palavra por vinte minutos, nas sessões deliberativas.

5) Sobre a posse dos Senadores, julgue os itens abaixo:

I – A posse é sempre um ato público, por meio do qual o Senador se investe no mandato.

II – Se realizada no curso de sessão legislativa ordinária, a posse do Senador deverá ocorrer no plenário durante sessão deliberativa ordinária.

III – É imprescindível, antes da posse, a apresentação do diploma expedido pela Justiça Eleitoral, o qual será publicado no Diário do Senado Federal.

IV – Durante o recesso, a posse será realizada perante o Presidente, em solenidade pública em seu gabinete, sendo o compromisso prestado na primeira sessão deliberativa ordinária subsequente.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

6) Sobre os prazos para posse dos Senadores, marque a alternativa incorreta:

a) O Senador eleito durante a sessão legislativa deverá tomar posse dentro de noventa dias, contados da diplomação, podendo o prazo ser prorrogado, por motivo justificado, a requerimento do interessado, por mais trinta dias.

b) O primeiro Suplente, convocado para a substituição do Senador licenciado, terá o prazo de trinta dias improrrogáveis para prestar o compromisso.

c) O primeiro Suplente, convocado em caso de vaga, terá o prazo de sessenta dias para prestar o compromisso, que poderá ser prorrogado, por motivo justificado, a requerimento do interessado, por mais trinta dias.

d) O primeiro Suplente, convocado em virtude de o Senador titular ter assumido o cargo de Ministro de Estado, terá o prazo de sessenta dias improrrogáveis para prestar o compromisso.

e) O segundo Suplente, se convocado, terá, em qualquer hipótese, trinta dias improrrogáveis para prestar o compromisso.

7) Assinale a circunstância que não enseja a convocação de Suplente:

a) a licença do Senador, por motivo de interesse particular, pelo prazo de 90 dias; b) o falecimento do Senador;

c) o afastamento do exercício do mandato do Senador para investidura no cargo de Secretário de Prefeitura de capital;

d) a renúncia do Senador;

e) a perda de mandato do Senador.

8) Assinale o direito que não é mantido pelo Senador substituído pelo Suplente:

a) frequentar o edifício do Senado e as respectivas dependências, só ou acompanhado, vedado ao acompanhante o ingresso no plenário, durante as sessões, e nos locais privativos dos Senadores;

(3)

c) requisitar, da autoridade competente, por intermédio da Mesa ou diretamente, providências para garantia das suas imunidades e informações para sua defesa;

d) utilizar-se dos diversos serviços do Senado, desde que para os fins relacionados com as suas funções; e) oferecer proposições, discutir, votar e ser votado.

9) Sobre as vagas no Senado, assinale a alternativa correta:

a) A renúncia ao mandato deverá ser sempre expressa, mediante comunicação escrita dirigida à Mesa, com firma reconhecida;

b) A renúncia independe de aprovação do Senado, tornando-se efetiva e irretratável depois de sua leitura no Período do Expediente;

c) A ocorrência de vacância será, em qualquer hipótese, comunicada pelo Presidente ao Plenário;

d) O Suplente que, convocado, não se apresentar para entrar em exercício no prazo estabelecido no Regimento Interno será considerado desistente. Nesse caso, somente poderá ser convocado novamente na sessão legislativa ordinária seguinte;

e) As hipóteses de abertura de vaga são o falecimento, a renúncia, a perda de mandato e o afastamento do Senador para ocupar cargo em órgão do Poder Executivo.

10) Marque, entre as alternativas abaixo, aquela que não corresponde a causa de perda de mandato: a) se o procedimento do Senador for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

b) se o Senador deixar de comparecer a um terço das sessões plenárias do Senado, computadas as sessões deliberativas e as não deliberativas, em cada sessão legislativa anual, salvo licença ou missão autorizada; c) se o Senador perder ou tiver suspensos os seus direitos políticos;

d) quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos na Constituição Federal; e) se o Senador sofrer condenação criminal em sentença definitiva e irrecorrível. 11) Sobre as ausências e licenças, assinale a alternativa incorreta:

a) o Senador em licença, em representação a serviço da Casa, ou em missão política ou cultural de interesse parlamentar, previamente aprovada pela Mesa, não terá sua ausência computada, embora seu nome não conste da lista de comparecimento;

b) haverá lista de comparecimento, para efeito de cômputo de ausências, apenas nas sessões deliberativas ordinárias;

c) o desempenho de missão pelo Senador, no País ou no exterior, deve ser autorizado mediante deliberação do Plenário, se houver ônus para o Senado;

d) os casos de licença serão decididos pela Mesa com recurso para o Plenário;

e) o Senador, embora conste na lista de comparecimento, será considerado ausente se deixar de votar, salvo se declarar que se encontra em obstrução por discordar da orientação do líder partidário em relação à votação da matéria.

12) Sobre a ausência, licença e missões dos Senadores, assinale a alternativa correta:

a) o Senador cujo nome conste da lista de comparecimento das sessões deliberativas ordinárias será considerado ausente se deixar de comparecer às votações, mesmo que esteja em obstrução declarada por seu líder.

b) a ausência do Senador incumbido de missão no exterior deverá ser autorizada mediante deliberação do plenário, após solicitação do interessado, de líder de seu partido ou por proposta da Presidência, devendo, em todos os casos, ser ouvida a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

c) em caso de licença de Senador, somente será convocado o suplente se a sua duração for superior a cento e vinte dias por sessão legislativa.

d) a missão no país proposta pelo líder do partido a que pertencer o interessado será imediatamente deliberada pelo Plenário, independentemente de parecer da Comissão que tiver maior pertinência sobre o assunto.

(4)

e) o Senador poderá, sem perder o mandato, solicitar licença para tratar de interesses particulares, desde que o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.

13) Sobre as licenças, assinale a alternativa correta:

a) os casos de licença serão decididos pelo Presidente do Senado, com recurso para a Mesa;

b) é permitido ao Senador desistir a qualquer tempo de licença que lhe tenha sido concedida, salvo se, em virtude dela, haja sido convocado Suplente, quando a desistência somente poderá ocorrer uma vez decorrido prazo superior a cento e vinte dias;

c) A licença ao adotante não será remunerada e o período será computado para os efeitos do art. 56, II, da Constituição Federal (ausência à terça parte das sessões ordinárias da Casa);

d) considera-se como licença autorizada a ausência às sessões do Senador candidato aos cargos de Presidente da República, Governador ou Prefeito de capital, no período compreendido entre o registro da candidatura na Justiça Eleitoral e a apuração do respectivo pleito;

e) considera-se como licença concedida o não comparecimento às sessões do Senador privado de liberdade em virtude de condenação criminal transitada em julgado.

14) O art. 55, III, da Constituição Federal dispõe que perderá o mandato o Senador “que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”. Para efeito do disposto nesse artigo, julgue os itens abaixo, considerando o que estabelece o Regimento Interno do Senado Federal:

I – Salvo se estiver em licença, missão ou representação da Casa, será considerado ausente o Senador cujo nome não conste das listas de comparecimento das sessões deliberativas ordinárias.

II – Nas sessões deliberativas, embora conste da lista de presença, será considerado ausente o Senador que deixar de comparecer às votações, salvo se em obstrução declarada por líder partidário ou de bloco parlamentar.

III – O Senador poderá requerer licença, instruída com laudo de inspeção de saúde, quando se encontre impossibilitado de comparecer às sessões do Senado por motivo de doença.

IV – O Senador poderá requerer licença para tratar de interesses particulares, desde que o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.

V – Não será considerada a ausência do Senador nos sessenta dias anteriores às eleições gerais. Assinale:

a) se houver 5 afirmativas corretas. b) se houver 4 afirmativas corretas. c) se houver 3 afirmativas corretas. d) se houver 2 afirmativas corretas. e) se houver 1 afirmativa correta.

15) O Senador poderá fazer uso da palavra:

a) nos cento e vinte minutos que antecedem a Ordem do Dia, por até dez minutos, nas sessões não deliberativas.

b) por delegação de sua liderança partidária, por vinte minutos, após a Ordem do Dia, com preferência sobre os oradores inscritos, desde que o líder não use da palavra na mesma fase da sessão.

c) na discussão de qualquer proposição que não esteja em regime de urgência, uma só vez, por dez minutos. d) para comunicação inadiável, manifestação de aplauso ou semelhante, homenagem de pesar, uma só vez, por

dez minutos.

e) para apartear, por três minutos, desde que haja permissão do orador. 16) Sobre o uso da palavra pelos Senadores, julgue os itens a seguir:

(5)

I – Mediante inscrição em livro especial, o Senador poderá fazer uso da palavra, nos cento e vinte minutos que antecedem a Ordem do Dia, por dez minutos, nas sessões deliberativas.

II – O líder poderá fazer uso da palavra, uma vez por sessão, por vinte minutos, após a Ordem do Dia, com preferência sobre os oradores inscritos.

III – O Senador poderá usar da palavra na discussão de qualquer proposição, uma só vez, por cinco minutos; IV – O uso da palavra no encaminhamento da votação, quando admitido, será por dez minutos, uma só vez; V – O líder que acumular lideranças de partido e de bloco parlamentar somente poderá usar da palavra, na

condição de líder, uma única vez numa mesma sessão. Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.

17) Sobre o uso da palavra para apartear, assinale a alternativa correta:

a) o aparte dependerá de permissão do orador depois de ultrapassar dois minutos;

b) a recusa de permissão para apartear poderá aplicar-se a um só Senador, que se dirigir ao orador de forma descortês ou insultuosa;

c) o aparte proferido sem permissão do orador será publicado com o registro expresso dessa condição; d) não serão permitidos apartes a uso da palavra por cinco minutos;

e) ao apartear, o Senador deverá levantar-se e falar ao microfone. 18) Assinale a alternativa incorreta:

a) a Mesa do Senado compõe-se de Presidente, dois Vice-Presidentes e quatro Secretários, sendo estes últimos substituídos, em seus impedimentos, por Suplentes em número de quatro;

b) os membros da Mesa do Senado são eleitos para mandato de quatro anos, vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente;

c) ao Presidente do Senado Federal compete convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional;

d) a eleição para os membros da Mesa é feita em quatro escrutínios, na seguinte ordem: para Presidente; para os Vice-Presidentes; para os Secretários; e para os Suplentes de Secretários;

e) a assunção do cargo de Secretário de Estado implica a renúncia ao cargo que o Senador exerça na Mesa. 19) Julgue as assertivas abaixo, sobre a Mesa do Senado Federal:

I – A eleição dos membros da Mesa será feita em escrutínio secreto, exigida maioria de votos, presente a maioria da composição do Senado e assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado.

II – Compete ao Presidente do Senado determinar o destino do expediente lido e distribuir as matérias às comissões.

III – A assunção de cargo de Ministro de Estado implica renúncia ao cargo que o Senador exerça na Mesa. IV – Compete ao Primeiro-Secretário propor ao Plenário a constituição de comissão para a representação

externa do Senado. Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(6)

20) Sobre as reuniões preparatórias e a eleição dos membros da Mesa do Senado Federal, assinale a alternativa incorreta:

a) as reuniões preparatórias antecederão a primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura.

b) a primeira reunião preparatória será realizada, no início da legislatura, a partir do 1° de fevereiro e, na terceira sessão legislativa, no dia 1° de fevereiro.

c) serão duas as reuniões preparatórias, uma para prestação do compromisso regimental pelos Senadores e outra para eleição dos membros da Mesa.

d) por proposta de um terço dos Senadores ou de líder que represente este número, a eleição para o preenchimento dos cargos de Vice-Presidentes e de Secretários da Mesa poderá ser feita em um único escrutínio.

e) No caso de vaga definitiva de cargo na Mesa, seu preenchimento deverá ocorrer em cinco dias úteis, mediante eleição, salvo se faltarem menos de cento e vinte dias para o término do mandato da Mesa. 21) Sobre as atribuições dos membros da Mesa do Senado Federal, analise as afirmativas abaixo: I – compete ao Presidente proclamar o resultado das votações;

II – compete ao Primeiro-Secretário assinar a correspondência dirigida pelo Senado aos Presidentes dos Tribunais Superiores;

III – compete ao Segundo e Terceiro-Secretários auxiliar o Presidente na apuração das eleições, anotando os nomes dos votados e organizando as listas respectivas.

Assinale:

a) se apenas a alternativa I estiver correta; b) se as alternativas I e II estiverem corretas; c) se as alternativas I e III estiverem corretas; d) se as alternativas II e III estiverem corretas; e) se todas as alternativas estiverem corretas.

22) Sobre os blocos parlamentares, assinale a alternativa correta:

a) O líder do bloco parlamentar será sempre o líder do maior partido que o componha;

b) Os vice-líderes do bloco parlamentar serão os líderes dos partidos que dele participem, na ordem de tamanho de suas bancadas, com exceção do maior partido;

c) Somente será admitida a formação de bloco parlamentar que represente, no mínimo, um décimo da composição do Senado;

d) O cálculo da proporcionalidade partidária para distribuição das vagas nas comissões levará em conta o quantitativo das bancadas de cada partido na data da diplomação, não se considerando a formação de blocos parlamentares durante a legislatura.

e) Ainda que o partido integre bloco parlamentar, será da competência do líder partidário indicar os representantes da agremiação nas comissões.

23) Sobre a maioria e a minoria, julgue os itens a seguir:

I – Se houver bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta da composição do Senado, ele constituirá a maioria.

II – Na hipótese de nenhum bloco parlamentar alcançar maioria absoluta, assume as funções constitucionais e regimentais da maioria o líder do bloco parlamentar ou representação partidária que tiver o maior número de integrantes no Senado Federal.

III – A minoria será constituída pelo bloco parlamentar ou partido político que se seguir à maioria em número de integrantes.

(7)

IV – Os líderes e os vice-líderes da maioria e da minoria serão eleitos, por voto secreto e maioria absoluta, entre quaisquer dos integrantes dos blocos parlamentares ou das representações partidárias que as compõem.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. 24) Sobre as lideranças, assinale a alternativa incorreta:

a) O Presidente da República poderá indicar Senador para exercer a função de líder do governo no Senado; b) O líder do governo poderá indicar vice-líderes dentre os integrantes das representações partidárias que apoiem o governo;

c) As lideranças dos partidos que se coligarem em bloco parlamentar perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais;

d) A indicação dos líderes partidários será feita no início de cada sessão legislativa ordinária e comunicada à Mesa em documento subscrito pela maioria dos membros da respectiva bancada, podendo a mesma maioria substituí-los em qualquer oportunidade;

e) os vice-líderes das representações partidárias serão indicados pelos respectivos líderes, na proporção de um vice-líder para cada grupo de três integrantes de bloco parlamentar ou representação partidária, assegurado pelo menos um vice-líder e não computada a fração inferior a três.

25) Sobre a representação externa, julgue os itens a seguir:

I – A representação externa será feita por comissão temporária constituída para essa finalidade.

II – É lícito ao Presidente avocar a representação do Senado quando se tratar de ato de excepcional relevo. III – Em caso de solenidade de relevante expressão internacional, nacional ou regional, o Presidente do Senado poderá autorizar a representação externa na impossibilidade de o Plenário deliberar sobre a matéria. IV – Não será considerado ausente o Senador cujo nome não conste na lista de comparecimento das sessões deliberativas ordinárias, mas que esteja em representação a serviço da Casa.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas d) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

26) Julgue as assertivas abaixo, sobre as comissões no Senado Federal:

I – O Senado Federal terá comissões permanentes e temporárias, sendo estas últimas classificadas em internas, externas ou parlamentares de inquérito.

II – A comissão temporária, com exceção da parlamentar de inquérito, terá sua duração limitada necessariamente à sessão legislativa ordinária em que for criada, não se admitindo prorrogação;

III – As comissões externas somente serão criadas, mediante deliberação do Plenário, por proposta formulada pelo Presidente do Senado;

IV – Em qualquer hipótese o prazo da comissão parlamentar de inquérito não poderá ultrapassar o período da legislatura em que for criada.

Assinale:

(8)

b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

27) Sobre as comissões no Senado, assinale a alternativa correta:

a) as comissões temporárias do Senado podem ser especiais, externas e parlamentares de inquérito;

b) as comissões externas são previstas no Regimento e destinam-se à averiguação de fatos ocorridos fora do Senado Federal;

c) as comissões temporárias se extinguem sempre ao término da sessão legislativa ordinária;

d) na constituição das comissões permanentes é assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado Federal, considerados os quantitativos de suas bancadas à data da diplomação, salvo os casos de posterior criação, fusão ou incorporação dos partidos;

e) nenhum membro da Comissão Diretora poderá fazer parte de outra comissão permanente. 28) Sobre as comissões no Senado Federal, assinale a alternativa correta:

a) as comissões permanentes e as temporárias poderão criar até quatro subcomissões, de mesma natureza, mediante proposta de qualquer de seus integrantes;

b) o prazo das comissões temporárias é contado a partir da instalação de seus trabalhos, com eleição de seu Presidente e Vice-Presidente, suspendendo-se nos períodos de recesso do Congresso Nacional.

c) cada senador poderá integrar até três comissões como titular e três, como suplente;

d) no início da legislatura, os líderes, uma vez indicados, reunir-se-ão para fixar o número de membros titulares e suplentes de cada comissão permanente, com exceção da Comissão Diretora.

e) Os membros das comissões serão designados pelo Presidente da respectiva comissão, por indicação escrita dos líderes, assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado Federal.

29) Sobre as comissões do Senado Federal, assinale a alternativa incorreta:

a) As comissões permanentes, exceto a Diretora, terão suplentes em número igual ao de titulares. b) A extinção de comissão permanente só ocorrerá por meio de Resolução do Senado Federal.

c) Para fins de proporcionalidade, as representações partidárias são fixadas pelos seus quantitativos à data da diplomação, salvo casos de posterior criação, fusão ou incorporação de partidos.

d) a comissão parlamentar de inquérito terá igual número de titulares e suplentes, indicados pelos líderes partidários e designados pelo Presidente do Senado Federal;

e) O lugar na comissão pertence ao partido ou bloco parlamentar e compete ao respectivo líder pedir, em documento escrito, a substituição, em qualquer circunstância ou oportunidade, de titular ou suplente por ele indicado.

30) Com relação à direção das Comissões, julgue as afirmativas abaixo.

I – No início da legislatura, nos cinco dias úteis que se seguirem à indicação dos líderes, e na terceira sessão legislativa, nos cinco dias úteis que se seguirem à designação de seus membros, cada comissão reunir-se-á para instalar seus trabalhos e eleger, em escrutínio secreto, o seu Presidente e o Vice-Presidente.

II – Importa em renúncia ao cargo de Presidente ou de Vice-Presidente de comissão aceitar assumir cargo de Ministro de Estado, de Governador de Território, de Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou de chefe de missão diplomática temporária.

III – É possível haver a reeleição de Presidente de Comissão na eleição subsequente, dentro da mesma legislatura.

(9)

IV – Compete ao Presidente de comissão solicitar, em virtude de deliberação da comissão, os serviços de funcionários técnicos para estudo de determinado trabalho, sem prejuízo das suas atividades nas repartições a que pertençam.

V – O Presidente de comissão tem a competência de desempatar as votações quando ostensivas. Assinale:

(A) se houver apenas uma afirmativa correta. (B) se houver duas afirmativas corretas. (C) se houver três afirmativas corretas. (D) se houver quatro afirmativas corretas. (E) se todas estiverem corretas.

31) Em razão da matéria de sua competência, cabe às comissões, exceto:

(A) discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa.

(B) propor a sustação dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.

(C) encaminhar pedidos de informação a Ministros de Estado ou a quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas.

(D) exercer a fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta, e quanto às questões relativas à competência privativa do Senado.

(E) convocar Ministros de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.

32) Sobre a apreciação de matérias em caráter terminativo pelas comissões do Senado Federal, analise as afirmativas abaixo:

I – Ouvidas as lideranças, o Presidente do Senado poderá conferir às comissões competência terminativa para apreciar, terminativamente, projetos de lei da Câmara de iniciativa do Presidente da República que tiverem sido aprovados, em decisão terminativa, por comissão daquela Casa.

II – O recurso para apreciação da matéria pelo Plenário do Senado poderá ser interposto no prazo de cinco dias úteis, contado a partir da publicação, no avulso da Ordem do Dia da sessão seguinte, da comunicação da decisão da comissão ao Presidente do Senado, para ciência do Plenário.

III – O Presidente do Senado poderá determinar, se a matéria tiver seu mérito vinculado a mais de uma comissão, que o seu estudo seja feito em reunião conjunta, caso em que as deliberações das comissões serão tomadas separadamente, mas, em todas elas, pelo processo nominal e maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus respectivos membros.

Assinale:

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta; (B) se apenas a afirmativa II estiver correta; (C) se apenas a afirmativa III estiver correta; (D) se as afirmativas I e II estiverem corretas; (E) se as afirmativas II e III estiverem corretas.

33) Qual dos tipos de projetos relacionados nas alternativas abaixo poderá ser apreciado terminativamente pelas comissões, salvo recurso de um décimo dos membros do Senado?

a) projetos de lei ordinária de autoria de comissão;

b) ouvidas as lideranças, projetos de resolução que alterem o Regimento Interno; c) projetos de lei complementar de autoria de Senador;

d) ouvidas as lideranças, projetos de lei ordinária da Câmara de iniciativa parlamentar que tiverem sido aprovados, em decisão terminativa, por comissão daquela Casa;

(10)

e) proposta de emenda à Constituição.

34) Assinale a alternativa que apresenta uma característica incorreta da tramitação dos projetos submetidos à deliberação terminativa das comissões:

a) se a proposição tiver seu mérito vinculado a mais de uma comissão, o Presidente do Senado poderá determinar que o seu estudo seja feito em reunião conjunta das comissões;

b) perante as comissões, poderão ser apresentadas emendas ao projeto por qualquer Senador, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado a partir da publicação da matéria no Diário do Senado Federal;

c) a deliberação terminativa na comissão será tomada pelo processo simbólico e maioria de votos, presente a maioria de seus membros;

d) no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado a partir da publicação da comunicação da decisão da comissão no avulso da Ordem do Dia da sessão seguinte, poderá ser interposto recurso, assinado por um décimo dos membros da Casa, para apreciação da matéria pelo Plenário do Senado Federal;

e) poderá ser apresentada emenda por qualquer Senador, perante a Mesa, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a projeto apreciado pelas comissões com poder terminativo, quando houver interposição de recurso.

35) No que tange às atribuições específicas das comissões permanentes, assinale a alternativa incorreta. (A) Compete à Comissão Diretora propor ao Senado projeto de resolução dispondo sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção de cargos, empregos e funções de seus serviços e a iniciativa de lei para a fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

(B) É de competência da Comissão de Assuntos Econômicos opinar sobre proposições pertinentes a tributos, tarifas, empréstimos compulsórios, finanças públicas, normas gerais de direito tributário, financeiro e econômico.

(C) Opinar sobre sugestões legislativas apresentadas por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos com representação política no Congresso Nacional, é competência da Comissão de Assuntos Sociais.

(D) Compete à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle exercer a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta, podendo, para esse fim, apreciar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe de forma direta ou indireta, bem assim a aplicação de quaisquer recursos repassados mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.

(E) É de competência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional emitir parecer sobre indicação de nome para chefe de missão diplomática de caráter permanente junto a governos estrangeiros e das organizações internacionais de que o Brasil faça parte.

36) Com relação às reuniões das comissões, julgue os itens.

I) Devido ao seu caráter de investigação, com prazo determinado, não há restrições quanto ao horário de realização das reuniões de comissão parlamentar de inquérito, que poderão ocorrer em horário coincidente com o funcionamento das outras comissões.

II) Somente em caso de apreciação de matéria urgente a reunião de comissão permanente ou temporária poderá coincidir com o tempo reservado à Ordem do Dia das sessões deliberativas ordinárias do Senado. III) As deliberações terminativas das comissões serão decididas por votação ostensiva e maioria absoluta dos votos.

IV) A pauta dos trabalhos das comissões, salvo em caso de urgência, será disponibilizada em meio eletrônico no portal do Senado Federal, com antecedência mínima de 24 horas.

Assinale:

(A) se houver apenas uma afirmativa correta. (B) se houver duas afirmativas corretas. (C) se houver três afirmativas corretas.

(11)

(D) se houver quatro afirmativas corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

37) Serão secretas as reuniões das comissões para deliberar sobre:

I – convocação de Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições. II –declaração de guerra ou celebração de paz.

III –trânsito ou permanência temporária de forças estrangeiras no território nacional. IV – solicitação de depoimento de qualquer autoridade ou cidadão perante a comissão. V –escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente.

Assinale:

(A) se houver apenas uma afirmativa correta. (B) se houver duas afirmativas corretas. (C) se houver três afirmativas corretas. (D) se houver quatro afirmativas corretas. (E) se todas forem corretas.

38) A partir da publicação da matéria no Diário do Senado Federal, poderão ser apresentadas emendas por qualquer senador, perante as comissões:

I – aos projetos de código, no prazo de vinte dias úteis;

II – aos projetos de lei complementar, no prazo de cinco dias úteis;

III – aos projetos de iniciativa do Presidente da República com tramitação urgente (art. 64, § 1º, Const.), no prazo de cinco dias úteis;

IV – às propostas de emenda à Constituição, no prazo de dez dias úteis;

V – aos projetos subordinados à apreciação terminativa das comissões, no prazo de cinco dias úteis. Estão corretos apenas os itens:

(A) I, III e V (B) I, II e IV (C) II, III e IV (D) II, III e V (E) III e V

39) Com relação às emendas apresentadas perante as comissões, assinale a alternativa incorreta.

(A) A emenda apresentada por qualquer de seus membros durante a discussão da matéria na comissão será considerada inexistente quando não adotada pela comissão.

(B) A emenda apresentada por qualquer Senador a projeto de código somente será encaminhada à deliberação do Plenário se obtiver parecer favorável da comissão.

(C) No caso de emenda apresentada por qualquer Senador a projeto de iniciativa do Presidente da República com tramitação urgente, será final o pronunciamento da comissão, salvo recurso interposto por um décimo dos membros do Senado no sentido de ser a emenda submetida ao Plenário, sem discussão.

(D) No caso de emenda apresentada por qualquer Senador a projeto de lei submetido à apreciação terminativa das comissões, será final o pronunciamento da comissão, salvo recurso interposto para discussão e votação da proposição principal.

(E) Quando a proposição estiver sujeita, na forma do Regimento, a parecer em Plenário, o relator, ao proferi-lo, poderá oferecer emenda ou subemenda.

40) Sobre os prazos das comissões, julgue os itens a seguir:

I – O prazo para exame sobre os projetos de lei será de vinte dias úteis para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e de quinze dias úteis para as demais comissões.

(12)

II – Se a comissão não puder proferir o parecer no prazo, somente poderá obter sua prorrogação mediante deliberação do Plenário, a requerimento do Presidente da comissão.

III – O prazo da comissão será renovado pela designação de novo relator ou pelo início de uma nova sessão legislativa.

IV – O Presidente da comissão, ex officio ou a requerimento de Senador, poderá mandar incluir, na pauta dos trabalhos, matéria que, distribuída, não tenha sido relatada no prazo regimental, devendo dar conhecimento da decisão ao relator.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. 41) Assinale a alternativa incorreta:

a) Emitir, obrigatoriamente, parecer sobre as proposições que digam respeito ao serviço e ao pessoal da Secretaria do Senado é competência da Comissão Diretora;

b) Propor, por projeto de resolução, a suspensão, no todo ou em parte, de leis declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal é competência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

c) Emitir parecer sobre indicação de nome para chefe de missão diplomática de caráter permanente junto a governos estrangeiros e das organizações internacionais de que o Brasil faça parte é competência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

d) Opinar sobre sugestões legislativas apresentadas por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos com representação política no Congresso Nacional é competência da Comissão de Assuntos Sociais.

e) Opinar sobre proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiências e de proteção à infância, à juventude e aos idosos é competência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

42) Sobre as reuniões e os pareceres nas comissões, assinale a alternativa incorreta:

a) Nas reuniões secretas, o parecer será constituído do relatório, que não será conclusivo, complementado com o resultado da votação realizada em escrutínio secreto, não sendo consignadas restrições, declarações de voto ou votos em separado.

b) Se o relator for vencido, integralmente ou em relação a parte da proposição ou emenda, o Presidente da comissão designará um dos membros que constituiu a maioria para sucedê-lo, devendo o parecer vencedor ser apresentado na reunião ordinária seguinte.

c) Se o relatório, depois de lido, for aprovado pela maioria da comissão, passará a constituir parecer. d) Considera-se pela rejeição o parecer que concluir pelo arquivamento de proposição legislativa. e) O relator tem, para apresentar o relatório, a metade do prazo atribuído à comissão.

43) No que diz respeito aos relatores, julgue.

I) O relator do projeto será o das emendas a este oferecidas em Plenário, salvo se for autor de uma dessas emendas.

II) É possível o autor da proposição funcionar como relator.

III) Há a possibilidade de o Presidente da comissão funcionar como relator.

IV) Vencido o relator, o Presidente da comissão designará um dos membros, em maioria, para suceder-lhe, exceto se o fato ocorrer apenas em relação a parte da proposição ou emenda, quando permanecerá o mesmo relator, consignando-se o vencido, pormenorizadamente, no parecer.

Estão corretos apenas os itens: (A) I e III

(13)

(B) I, II e IV (C) II, III e IV (D) I e IV (E) III e IV

44) Com relação a relatórios e pareceres, assinale a alternativa incorreta.

a) O relator tem a metade do prazo atribuído à comissão para apresentar o relatório por escrito.

b) Se a maioria da comissão se manifestar de acordo com o relator, o relatório lido passará a constituir parecer.

c) O membro da comissão que não concordar com o relatório poderá, entre outras alternativas, dar voto em separado.

d) O voto do Senador que assina o parecer com restrições é computado como contrário.

e) Se a vista ao relatório for requerida por mais de um Senador, os prazos para os requerentes correrão em conjunto.

45) Sobre os prazos de pedidos de vista nas comissões, julgue as seguintes afirmativas:

I – Nas matérias em regime normal de tramitação, o pedido de vista deve ser formulado na oportunidade que for conhecido o voto proferido pelo relator e pode ser aceito por uma única vez e pelo prazo máximo e improrrogável de cinco dias.

II - Se a matéria estiver em regime de urgência, por tratar de tema que envolve perigo para a segurança nacional, a vista poderá ser concedida por uma hora.

III – Quando se tratar de proposição com prazo determinado, a vista, desde que não ultrapasse os últimos dez dias de sua tramitação, poderá ser concedida por vinte e quatro horas.

IV – Se a vista for requerida por mais de um Senador, o prazo será em dobro e correrá em conjunto. Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

46) Todo parecer deve ser conclusivo em relação à matéria a que se referir. Sobre as conclusões do parecer, analise as afirmativas abaixo:

I – Será considerado pela rejeição o parecer pelo arquivamento que se referir a proposição legislativa.

II - O parecer que concluir pela apresentação de requerimento ou emenda, deverá formalizar a proposição correspondente, acompanhada de sua respectiva justificação.

III – O parecer poderá concluir pela apresentação de destaque, para proposição em separado, de parte da proposição principal, quando originária da Câmara dos Deputados, ou de emenda;

IV - Quando o parecer se referir a emendas ou subemendas, é necessário que ofereça conclusão relativamente a cada uma das emendas, sendo desnecessário concluir sobre cada uma das subemendas.

V – O parecer que concluir por pedido de providência será encaminhado à Mesa para deliberação do Plenário quando solicitar audiência de outra comissão.

Assinale:

(A) se houver apenas uma afirmativa correta. (B) se houver duas afirmativas corretas. (C) se houver três afirmativas corretas. (D) se houver quatro afirmativas corretas. (E) se todas as afirmativas forem corretas.

(14)

47) Julgue os itens:

I - Nas reuniões secretas, quando houver parecer a proferir, lido o relatório, que não será conclusivo, a comissão deliberará em escrutínio secreto, completando-se o parecer com o resultado da votação, não sendo consignadas restrições, declarações de voto ou votos em separado.

II - Nas matérias em regime de urgência, o parecer poderá ser proferido oralmente, em Plenário, por relator designado pelo Presidente da Mesa, que disporá do prazo de trinta minutos para emiti-lo.

III - O parecer oral, proferido em Plenário em substituição a comissão, não poderá concluir pela apresentação de requerimento, projeto ou emenda.

Assinale:

(A) se apenas a alternativa I estiver correta; (B) se apenas a alternativa III estiver correta; (C) se as alternativas I e II estiverem corretas; (D) se as alternativas I e III estiverem corretas; (E) se as alternativas II e III estiverem corretas.

48) Quanto às reuniões e documentos de natureza sigilosa no trabalho das comissões, assinale a alternativa incorreta:

a) nas reuniões secretas, além dos membros da comissão, somente será admitida a presença de Senadores, das pessoas a serem ouvidas sobre a matéria em debate e, se a matéria não for de competência privativa do Senado, de Deputados Federais.

b) nas reuniões secretas, servirá como secretário um dos membros da comissão, designado pelo Presidente. c) não será lícito transcrever o documento, no todo ou em parte, nos pareceres e expedientes de curso ostensivo.

d) se o documento se destinar a instruir o estudo de matéria em curso no Senado, será encerrado em sobrecarta, rubricada pelo Presidente da comissão, que acompanhará o processo em toda a sua tramitação. e) se o documento houver sido encaminhado ao Senado em virtude de requerimento formulado perante a comissão, o seu Presidente deverá sempre facultar o conhecimento dele a todos os membros, mediante realização de reunião secreta.

49) Segundo a Constituição Federal e o Regimento Interno do Senado Federal, a Comissão Parlamentar de Inquérito, ao término de seus trabalhos:

a) encaminhará à Mesa as suas conclusões, consubstanciadas em relatório que, se aprovado pelo Plenário, deverá ser remetido ao Ministério Público e às autoridades administrativas e judiciais competentes;

b) oferecerá parecer que apresente as conclusões da investigação, encaminhando-o ao Tribunal de Contas da União, que deverá proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das pessoas físicas e jurídicas objeto do inquérito parlamentar;

c) enviará à Mesa, para conhecimento do Plenário, seu relatório e conclusões, as quais, se for o caso, serão encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil e criminal dos infratores; d) poderá concluir seu relatório por projeto de decreto legislativo se o Senado Federal tiver competência privativa para dispor a respeito do assunto;

e) deverá consolidar suas conclusões em um relatório, mesmo que sejam diversos os fatos objeto do inquérito, pois é vedado tratar de cada um deles em separado antes de finda a investigação dos demais.

50) Sobre as sessões do Senado Federal, julgue os itens a seguir:

I. Serão consideradas para os efeitos de controle de comparecimento dos Senadores (art. 55, III, CF) as sessões deliberativas ordinárias e as sessões deliberativas extraordinárias.

II. As sessões não deliberativas destinam-se a discursos, comunicações, leitura de proposições e outros assuntos de interesse político e parlamentar, e realizar-se-ão sem Ordem do Dia.

(15)

III. A sessão especial realizar-se-á exclusivamente para comemoração ou homenagem e terá a duração máxima de duas horas.

Assinale:

a) se apenas a alternativa I estiver correta; b) se apenas a alternativa II estiver correta; c) se apenas a alternativa III estiver correta; d) se as alternativas I e II estiverem corretas; e) se as alternativas II e III estiverem corretas.

51) Com relação às sessões do Senado, assinale a alternativa correta:

a) As sessões do Senado serão ordinárias ou extraordinárias, sendo as ordinárias classificadas em deliberativas e não-deliberativas, e as extraordinárias, em especiais e secretas.

b) A sessão do Senado somente não se realizará por falta de número ou por motivo de força maior.

c) Durante o Período do Expediente, somente poderão usar da palavra os oradores antecipadamente inscritos em livro especial que haverá sobre a mesa, no plenário.

d) Após a Ordem do Dia, o tempo que restar para o término da sessão será destinado, preferencialmente, ao uso da palavra pelos oradores inscritos e, havendo tempo, pelas lideranças.

e) Ao ser designada a Ordem do Dia, qualquer Senador poderá sugerir ao Presidente a inclusão de matérias em condições de nela figurar.

52) Sobre as sessões do Senado Federal, assinale a alternativa correta:

a) O Período do Expediente das sessões deliberativas, ordinárias ou extraordinárias, terá a duração de cento e vinte minutos.

b) No Período do Expediente, o uso da palavra será assegurado somente aos oradores inscritos e às lideranças, ou a delegações destas.

c) A Ordem do Dia terá início, impreterivelmente, às dezesseis horas, salvo prorrogação do Período do Expediente, que se dará sempre que ainda houver oradores inscritos.

d) As sessões especiais destinam-se a discursos, comunicações, leitura de proposições e outros assuntos de interesse político e parlamentar, e serão realizadas sem Ordem do Dia.

e) As sessões deliberativas extraordinárias terão Ordem do Dia própria, não sendo obrigatória a inclusão nela de matéria não ultimada na sessão anterior, ainda que em regime de urgência ou em curso de votação.

53) Sobre a duração das sessões, marque a alternativa incorreta:

a) Uma das hipóteses para não realização da sessão é a falta de número, pois, para que a sessão tenha início, é necessária a presença, no recinto do plenário, de pelo menos um vigésimo da composição do Senado. b) Apenas nos casos de não realização da sessão por falta de número e de motivo de força maior é que o

Presidente designará a Ordem do Dia para a sessão seguinte e despachará, independentemente de leitura, o expediente que irá integrar a ata da reunião a ser publicada no Diário do Senado Federal.

c) O tempo de duração da sessão somente poderá ser superior a 4 horas e meia se houver sua prorrogação. d) A sessão do Senado Federal não se realizará quando o seu período de duração coincidir, embora

parcialmente, com o de sessão conjunta do Congresso Nacional.

e) A prorrogação da sessão poderá ser concedida pelo Plenário, em votação simbólica, antes do término do tempo regimental, por proposta do Presidente ou a requerimento de qualquer Senador.

54) Sobre o Período do Expediente, nas sessões do Senado Federal, julgue:

I. A apresentação de projeto, indicação, parecer ou requerimento não relacionado com as proposições constantes da Ordem do Dia constituem matéria do Período do Expediente.

(16)

II. No Período do Expediente, o tempo que se seguir à leitura do expediente será destinado aos oradores inscritos, sendo cabível a intercalação destes com as comunicações inadiáveis, o uso da palavra pelas lideranças ou as delegações delas.

III. Poderão ser objeto de deliberação no Período do Expediente os requerimentos que o Regimento determine sejam submetidos em outra fase da sessão, desde que já tenham recebido parecer favorável das comissões.

Assinale:

a) se apenas a alternativa I estiver correta; b) se apenas a alternativa II estiver correta; c) se apenas a alternativa III estiver correta; d) se as alternativas I e II estiverem corretas; e) se as alternativas II e III estiverem corretas.

55) Sobre a Ordem do Dia, nas sessões do Senado Federal, assinale a alternativa correta:

a) Em primeiro lugar na sequência de matérias a serem incluídas em Ordem do Dia, situa-se a medida provisória, a partir de 46° dia de seu recebimento no Senado Federal.

b) A proposição em rito normal poderá ser incluída em Ordem do Dia sem que esteja instruída com os pareceres das comissões, por deliberação do plenário, se a única ou a última comissão a que estiver distribuída não proferir o seu parecer no prazo regimental.

c) Esgotada a Ordem do Dia, o tempo que restar para o término da sessão será destinado ao uso da palavra, preferencialmente, pelos oradores inscritos em livro especial sobre a mesa e, havendo tempo, pelas lideranças.

d) Não se admite a alteração da sequencia dos trabalhos da Ordem do Dia para posse de Senador;

e) A Ordem do Dia da primeira sessão deliberativa de cada sessão legislativa será formada pelas matérias não apreciadas da pauta da última sessão deliberativa da sessão legislativa anterior.

56) Assinale a alternativa incorreta:

a) A sessão deliberativa extraordinária, convocada de ofício pelo Presidente ou por decisão do Senado, terá o mesmo rito e duração da ordinária.

b) A finalidade da sessão secreta deverá figurar expressamente no requerimento que solicitar sua convocação, mas não será divulgada, assim como o nome do requerente.

c) A sessão secreta terá a duração de quatro horas e trinta minutos, salvo prorrogação.

d) Haverá inscrições especiais, em livro próprio sobre a mesa, para o uso da palavra na comemoração que se realizar em sessão especial.

e) Poderão ser admitidos, em sessão especial, convidados à mesa e no plenário. 57) Sobre as sessões do Senado Federal, assinale a alternativa correta:

a) Em sessão deliberativa extraordinária, somente haverá oradores, antes da Ordem do Dia, caso não haja número para as deliberações.

b) É obrigatória a inclusão, na Ordem do Dia da sessão deliberativa extraordinária, de matéria em regime de urgência ou em curso de votação, desde que não ultimada na sessão anterior.

c) Nas sessões públicas, somente serão admitidos em Plenário os Senadores em exercício de mandato e os servidores do Senado em objeto de serviço.

d) A sessão secreta somente poderá convocada após aprovação pelo Plenário de requerimento que deverá conter expressamente a finalidade da sessão, passando o Senado a funcionar secretamente para a sua votação.

e) Somente poderá haver a transformação de uma sessão pública em secreta quando o Senado tiver de se manifestar sobre declaração de guerra, acordo sobre a paz ou escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente.

(17)

58) Sobre os Requerimentos de Informações, analise as afirmativas abaixo:

I – Os Requerimentos de Informações a Ministro de Estado ou a qualquer titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República serão escritos, dependem de decisão da Mesa e não poderão conter pedido de providência, consulta, sugestão, conselho ou interrogação sobre propósito da autoridade a quem se dirija.

II – Caso o Ministro de Estado forneça informações falsas ou não atenda, em trinta dias, ao pedido escrito de informação encaminhado pela Mesa, o Senado Federal, reunir-se-á, dentro de cinco dias, para declarar a ocorrência do fato e adotar as providências dele decorrentes, pois tal conduta importa em crime de responsabilidade.

III – Se a Mesa deferir o Requerimento, as informações serão solicitadas à autoridade competente, ficando interrompida a tramitação da matéria que se pretende esclarecer até que sejam enviadas ao Senado, quando, então, serão incorporadas ao respectivo processo.

IV – O requerimento de remessa de documentos equipara-se ao de pedido de informações. Assinale:

(A) se houver apenas uma afirmativa correta. (B) se houver duas afirmativas corretas. (C) se houver três afirmativas corretas. (D) se houver quatro afirmativas corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

59) Ainda sobre requerimentos, julgue as assertivas:

I – Ocorrendo falecimento de um ex-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), é admissível o requerimento de inserção em ata de voto de pesar.

II – O requerimento de levantamento da sessão, por motivo de pesar, só é permitido em caso de falecimento de Presidente da República, de Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ou de Presidente de uma das Casas do Congresso Nacional.

III – O requerimento de voto de aplauso, regozijo, louvor, solidariedade, congratulações ou semelhante só será admitido quando diga respeito a ato público ou acontecimento de alta significação nacional e internacional. Depois de lido no Período do Expediente, o Requerimento será remetido à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), conforme o caso.

IV – O requerimento de censura será incluído na Ordem do Dia da segunda sessão deliberativa após aquela em que for lido o respectivo parecer.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

60) Com relação a indicações e pareceres, assinale a alternativa incorreta.

(A) Indicação é espécie de proposição que corresponde a sugestão de Senador ou comissão para que o assunto, nela focalizado, seja objeto de providência ou estudo pelo órgão competente da Casa, com a finalidade do seu esclarecimento ou formulação de proposição legislativa.

(B) O Presidente do Senado, ouvidas as lideranças, poderá conferir às comissões competência para apreciar, terminativamente, as indicações.

(C) Depois de lida no Período do Expediente, a indicação será imediatamente discutida e votada pelo Senado. Se aprovada, será encaminhada à comissão competente para emissão de parecer.

(D) Constitui proposição o parecer que deva ser discutido e votado pelo Plenário, quando não concluir pela apresentação de projeto, requerimento ou emenda.

(18)

(E) Se houver mais de um parecer, de conclusões discordantes, sobre a mesma matéria, a ser submetida ao Plenário, será votado, preferencialmente, o da que tiver mais pertinência regimental para se manifestar sobre o tema. Se a competência for concorrente entre as comissões, será votado, preferencialmente, o último, salvo se o Plenário decidir o contrário, a requerimento de qualquer Senador ou comissão.

61) Não se admitirá emenda:

I – sem relação com a matéria da disposição que se pretenda emendar;

II – em sentido contrário à proposição quando se trate de proposta de emenda à Constituição, projeto de lei ou de resolução;

III – que diga respeito a mais de um dispositivo, a não ser que se trate de modificações correlatas, de sorte que a aprovação, relativamente a um dispositivo, envolva a necessidade de se alterarem outros;

IV – que importe aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa do Presidente da República, como no projeto de lei de diretrizes orçamentárias e no projeto de lei orçamentária anual;

V – que importe aumento da despesa nos projetos sobre organização dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos tribunais federais e do Ministério Público.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se houver apenas uma afirmativa correta. (C) se houver duas afirmativas corretas. (D) se houver três afirmativas corretas. (E) se houver quatro afirmativas corretas.

62) Com relação à apresentação, publicação e leitura das proposições, julgue os itens:

I – Os projetos serão apresentados em Plenário, no Período do Expediente ou após a Ordem do Dia. II – Ao serem apresentadas, todas as proposições devem ser acompanhadas de justificação oral ou escrita. III – As proposições apresentadas devem ser lidas e publicadas na íntegra, constando, no Diário do Senado Federal e em avulsos, o seu texto, a justificação e a legislação citada.

IV – A matéria de um projeto de lei rejeitado não poderá ser objeto de um novo projeto apresentado pelo Presidente da República em uma sessão legislativa extraordinária realizada no início do ano seguinte, antes do início da sessão legislativa ordinária seguinte.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se houver apenas uma afirmativa correta. (C) se houver duas afirmativas corretas. (D) se houver três afirmativas corretas. (E) se houver quatro afirmativas corretas.

63) Sobre a autoria e o apoiamento das proposições, assinale a alternativa incorreta:

a) Todos os Senadores que assinaram, sem observações, a proposta de emenda à Constituição são considerados seus autores.

b) Considera-se autor de um projeto de lei ordinária assinado por dez Senadores apenas o seu primeiro signatário.

c) Entregue à Mesa uma proposta de emenda à Constituição com trinta Senadores subscritores, sendo que cinco deles registraram suas assinaturas como apoiamento, não pode ser considerado atingido o requisito de iniciativa para sua tramitação.

d) Por proposta do Presidente do Senado ou solicitação de qualquer Senador, a proposição apresentada em plenário poderá ser submetida a apoiamento, cujo quórum de aprovação é de um décimo da composição do Senado.

e) Somente poderá ser considerada como de iniciativa de comissão a proposição que for apresentada com assinatura do seu Presidente e da maioria da sua composição.

(19)

64) Com relação à tramitação das proposições, julgue as afirmativas abaixo.

I – Cada proposição em tramitação no Senado, salvo emenda e parecer, terá curso próprio.

II – Os requerimentos de sobrestamento do estudo de proposições deverão ser submetidos à apreciação das comissões.

III – Os requerimentos que solicitem a realização de sessão deliberativa extraordinária, especial ou secreta serão deliberados após a matéria constante da Ordem do Dia.

IV – Os projetos que receberem pareceres contrários, quando ao mérito, serão tidos como rejeitados e arquivados definitivamente, salvo recurso de um décimo dos Senadores no sentido de sua tramitação, podendo ser apresentado no prazo de cinco dias úteis contado da comunicação do arquivamento em Plenário.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

65) Dos requerimentos a seguir listados, qual(is) deve(m) ser submetido(s) à apreciação das comissões, antes de sua votação pelo Plenário?

I – Requerimento de homenagem de pesar.

II – Requerimento de voto de censura, de aplauso ou semelhante. III – Requerimento de sobrestamento do estudo de proposição. IV – Requerimento de retirada de proposição.

Assinale:

a) os dos itens I e II; b) apenas o do item III; c) os dos itens II e IV; d) os dos itens III e IV; e) apenas o do item IV.

66) Sobre a retirada das proposições, assinale a alternativa correta:

a) A retirada de proposição de autoria de mais de um Senador deverá ser solicitada por requerimento da maioria dos signatários.

b) A retirada de proposição de autoria de comissão poderá ser solicitada mediante requerimento de seu Presidente ou do Relator da matéria, com a declaração expressa de que assim procede devidamente autorizado.

c) Não será admitido o requerimento de retirada de proposição que conste da Ordem do Dia.

d) Lido, o requerimento de retirada de proposição que ainda não tenha recebido parecer de comissão poderá ser imediatamente deliberado pelo Plenário, independentemente de sua inclusão em Ordem do Dia.

e) Se o relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania se pronunciar pela inconstitucionalidade ou injuridicidade da proposição, é permitida sua retirada mediante requerimento do autor ao Presidente do Senado Federal, que comunicará de imediato a Comissão.

67) A propósito da tramitação em conjunto das proposições, julgue as afirmativas abaixo.

I – O requerimento para tramitação em conjunto, formulado por comissão ou por Senador, será deliberado pela Mesa, salvo se a matéria já tiver parecer aprovado em comissão ou já constar da Ordem do Dia, hipóteses nas quais deverá ser submetido à deliberação do Plenário.

(20)

II – Na tramitação em conjunto, terá precedência o projeto do Senado sobre o da Câmara e, se originários da mesma Casa, o mais antigo sobre o mais recente.

III – Em caso de tramitação conjunta, deverá haver pronunciamento da comissão sobre cada matéria mediante parecer individualizado, que apresentará conclusão em relação à respectiva proposição e sua conexão material com as demais.

IV – As proposições que tramitem em conjunto serão incluídas na Ordem do Dia da mesma sessão, em série iniciada pela proposição preferida pela comissão competente, de maneira que a decisão do Plenário sobre esta prejulgue as demais.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

68) Sobre a apreciação das proposições, julgue as seguintes afirmativas:

I – No Senado Federal, as proposições serão subordinadas, em sua apreciação, a um único turno constituído de discussão e votação.

II – Nos projetos, o interstício entre a distribuição de avulsos dos pareceres das comissões e o início da discussão ou votação correspondente é de três dias úteis. Poderá ser concedida a dispensa de interstício e prévia distribuição dos avulsos por deliberação do Plenário, a requerimento de qualquer Senador, desde que a proposição esteja há mais de cinco dias em tramitação no Senado Federal.

III – Havendo substitutivo integral, aprovado pelo Plenário no turno único, o projeto será submetido a turno suplementar, no qual poderão ser apresentadas emendas durante a discussão, vedada a apresentação de novo substitutivo integral.

IV – No turno suplementar, se forem apresentadas emendas, o projeto irá às comissões competentes. Não sendo oferecidas emendas na discussão suplementar, o substitutivo será submetido de imediato à votação, com qualquer número.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

69) Julgue as afirmativas abaixo, sobre a apreciação das proposições:

I – Os projetos de lei de autoria de senador ou de comissão do Senado serão apreciados em um único turno, constituído de discussão e votação.

II – As proposições com pareceres favoráveis das comissões poderão ter a discussão dispensada por deliberação do Plenário, mediante requerimento de qualquer Senador, depois que já tiverem falado, pelo menos, três Senadores a favor e três contra.

III – Sempre que for aprovado substitutivo integral a projeto de lei, de decreto legislativo ou de resolução em turno único, ele será submetido a turno suplementar.

IV – O adiamento da votação obedecerá aos mesmos princípios estabelecidos para o adiamento da discussão, vedado, porém, o requerimento para audiência de comissão que não tenha se manifestado sobre a matéria. Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Referências

Documentos relacionados

información sobre este producto e para consultar a versão mais recente deste manual do utilizador, visite nuestra página www.perel.eu. Podem alterarse as especificações e o

A amoxicilina + clavulanato de potássio para administração oral, duas vezes ao dia, é um antibiótico indicado para tratamento de infecções bacterianas (causadas por

“Para que essa norma seja aplicada, é necessário que tenha havido atitude abusiva do funcionário....Trata-se de um dos temas de maior relevância na Justiça

﹥ Não dirigir o jato de alta pressão contra terceiros ou contra si próprio para a limpeza de roupa ou sapatos.. ﹥ Não projetar jatos de água contra objetos, que contenham

A ORDEM procede ao reconhecimento dos seus membros que reúnam as condições necessárias para a elaboração dos projetos e medidas de autoproteção de SCIE referentes a

Em outro momento, mais exatamente no artigo “Pós verdade, ficção, fake news ” (2019) defendi três pontos de diferenciação entre um e outro: a internet e suas redes sociais, como

Em relação ao diagnóstico médico, a maioria da população (65,47%) apresentou algum tipo de tontura de origem periférica como causa da tontura o que está de acordo

Com isso, o presente estudo tem como objetivo geral levantar as percepções de alunos do ensino regular quanto a presença de alunos com Paralisia Cerebral nas