• Nenhum resultado encontrado

Devocionário de São Miguel Arcanjo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Devocionário de São Miguel Arcanjo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Devocionário de

São Miguel Arcanjo

EDITORA

(2)

Introdução

Ao longo do Antigo Testamento se atesta a existência de seres espirituais, não corpo rais, que serão designados, no final do segun do sé-culo de nossa era, pelo termo “Anjo” (Angelus). Tal termo, de início, exprime não a natureza deles, o que ocorrerá no quarto século, mas a função que eles exercem, a de mensageiros de Deus. Os espíritos maus serão chamados de-mônios.

Numerosas são as testemunhas, desde a Igreja Primitiva, que falam dos anjos como corte celeste, adoradores eternos, ministros de Cristo, protetores dos fiéis e dos povos, mo-delos de união íntima com Deus.

Nesse sentido, desejamos que por estas orações aos anjos você alcance a interces são deles e que eles sejam bons modelos de co-munhão com Deus e protetores contra todos os males e os espíritos malignos.

(3)

Saiba quem são e qual

a missão dos anjos

1. Os anjos são servidores e mensagei ros de Deus, são seres espirituais que ado ram e amam a Deus e cumprem as suas or dens. São as mais perfeitas das criaturas es pirituais.

2. Os Anjos da Guarda nos protegem con-tra os perigos do corpo e da alma; rogam por nós e nos exortam para o bem. “Cada fiel é la-deado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (São Basílio). No livro do Êxo-do, a palavra de Deus diz: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no ca minho e para te conduzir ao lugar que te pre parei” (Ex 23,20).

3. Na Sagrada Escritura os anjos estão presentes desde a criação até o Apocalipse. No Antigo Testamento algumas vezes se con-fundem com o próprio Deus, manifestando-se como seus mensageiros. No livro de Tobias, o Arcanjo Rafael fala: “Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Se nhor” (Tb 12,15).

(4)

4. A missão dos anjos junto de Deus é ren-der-lhe louvor e glória contemplando sua face, como o manifesta as passagens do livro Isaías e do evangelho de Mateus: “Os Serafins se manti-nham junto de Deus. Suas vozes se revezavam e diziam: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira pro clama a sua gló-ria’ (Cf.: Is 6, 2-3); ‘Guardai -vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus’” (Mt 18, 10).

5. Santo Agostinho fala dos anjos: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho unigênito (Jo 3,16); por que não mandaria dos céus seus anjos a serviço de seus filhos? Com grande zelo os anjos ficam ao nosso lado em todas as horas e em todos os lugares. Eles movem-se apressadamente entre Deus e os homens exercitando sua grande missão”.

São Jerônimo diz: “Desde o nascimento temos um Anjo da Guarda ao nosso lado para nos proteger. Ele anda conosco durante toda nossa vida, até a hora de nossa morte; fica ao nosso lado também na hora do nosso julga-mento. No céu vamos ter a grande felicidade

(5)

de poder ver toda beleza e grandeza desse príncipe celeste, que foi nosso guia e amigo durante toda a nossa vida terrestre”.

O Papa Paulo VI fala a respeito dos an jos: “O ressurgimento de uma fé profunda no ex-traordinário poder dos anjos é sinal espe cial da providência divina para nossa época”.

Nas batalhas da vida, contar com a força dos anjos, nossos amigos, é fator fundamen tal para obtermos vitória contra o poder do mal.

(6)

Oração para escolher São Miguel

como protetor especial

São Miguel, arcanjo, guardião da Igreja, eu... apresento-me perante vós e, confian-do na vossa bondade perante toconfian-dos os anjos do céu, escolho-vos hoje para meu protetor e meu particular advogado e proponho hon-rar-vos fiel mente. Assisti-me durante toda minha vida a fim de que jamais ofenda ao Se-nhor Deus, em obras, em palavras, em pensa-mentos e em omissões. Defendei-nos contra as tentações do maligno e alcançai-me uma morte serena e a pátria eterna.

(7)

I

Rosário de São Miguel Arcanjo

Modo de rezar o rosário de São Miguel Sobre a medalha, diz-se:

• Vinde, ó Deus, em meu auxílio. • Socorrei-me sem demora.

• Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

• Como era no princípio, agora e sem pre. Amém.

Em seguida toma-se a primeira conta gran de do rosário e reza-se da primeira à nona saudação. No final, reza-se, com as contas que se guem à medalha, um Pai-Nosso para cada anjo: Miguel, Gabriel, Rafael e Anjo da Guarda.

Saudações 1a saudação

Saudamos o primeiro coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Serafins, que o Senhor nos tor ne ardentes de caridade. Amém.

(8)

2a saudação

Saudamos o segundo coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Querubins, que o Senhor nos con-ceda a graça de vencermos todas as ten tações e empenharmo-nos na vida cristã. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

3a saudação

Saudamos o terceiro coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Tronos, que o Senhor nos con ceda a gra-ça de vivermos a verdadeira humil dade. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

4a saudação:

Saudamos o quarto coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro das Dominações, que o Senhor nos conceda a graça de descobrir o sentido da vida e educar nossos instintos. Amém.

(9)

5a saudação

Saudamos o quinto coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro das Potestades, que o Senhor nos proteja contra todo o mal. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

6a saudação

Saudamos o sexto coro dos Anjos.

Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro das Virtudes, que o Senhor nos ani-me com o seu Santo Espírito. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

7a saudação

Saudamos o sétimo coro dos Anjos. Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Principados, que o Senhor nos ensine a conhecer sua vontade e a cumpri-la de coração sincero. Amém.

(10)

8a saudação

Saudamos o oitavo coro dos Anjos.

Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Arcanjos, que o Senhor nos con-ceda o dom da fidelidade à fé cristã e a perse-verança até o fim. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

9a saudação

Saudamos o nono coro dos Anjos.

Pedimos, pela intercessão de São Miguel e do coro dos Anjos, que o Senhor nos conce-da o paraíso celeste. Amém.

1 pai-nosso, 3 ave-marias, 1 glória ao pai

Saudação final

São Miguel Arcanjo, rogai por nós. São Gabriel, rogai por nós.

São Rafael, rogai por nós.

Santo Anjo da Guarda, rogai por nós.

Oremos

São Miguel, chefe e príncipe dos exérci-tos celestes, vencedor dos espíriexérci-tos rebeldes,

(11)

nos so guia, dignai-vos livrar-nos de todos os ma les abertos ou ocultos, físicos ou espiri-tuais de qualquer origem e poder, e fazei que consiga mos viver fielmente a Palavra do Senhor e servi-lo de coração sincero e feliz.

Versículo: Rogai por nós, São Miguel. Resposta: Para que sejamos dignos das

promes sas de Cristo.

Invocações

– Rogai por nós, São Miguel e assisti a Santa Igreja.

– Dai-lhe vitória sobre todos os seus ini migos. – Ó coros dos anjos que servis a Deus

oni-potente:

– Fazei que o bem triunfe em todos os países do mundo.

– Bendizei ao Senhor, vós, todos os seus Anjos. – Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim.

Referências

Documentos relacionados

Ainda, em outras espécies vegetais, os genes da família DREB também aumentaram a tolerância a outros estresses ambientais, como em batata GM que apresentou maior tolerância à

MARCELO RIBEIRO AGUIAR]: Colocamos em única discussão e votação o requerimento nº 16/2020, de autoria do vereador João Gilberto Sales Albach.. Está em única

O presente Projeto de Lei verte sobre a autorização e realização de abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de no valor total de

2º O cartão-alimentação não integrará a remuneração ou salário, nem se incorporará aos vencimentos ou proventos para quaisquer efeitos, bem como sobre ele não incidirá

1º Fica denominada Waldemar do Espírito Santo o trecho de 450 metros da Rua Projetada que inicia próximo ao Campo de Futebol localizado no Bairro Capão Rico no Município

Quando pensamos o imaginário coletivo como manifestações simbólicas de subjetividades grupais que conformam ambientes humanos, configurando.. 52 verdadeiros mundos em

IV - Submeter o(s) veículo(s) de responsabilidade do associado a riscos desnecessários ou atos imprudentes antes, durante e após o acidente, bem como agravar os danos ou expor- se a

• Hospedagem: O associado cadastrado na Soluções Mais Assistência & Benefícios, estando em dia com as suas obrigações, terá direito a este benefício em casos de roubo,