• Nenhum resultado encontrado

Item 4. ECA - Estudo de Conformidade Ambiental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Item 4. ECA - Estudo de Conformidade Ambiental"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Serviço

Elaboração de Estudo de Conformidade

Ambiental - ECA

Local

Massaranduba - SC

TERMODECONFIDENCIALIDADE

O acesso ao presente documento é restrito aos interlocutores Metaquímica Ambiental e Abatedouro Rio Bonito Ltda. A disponibilização ou utilização total ou parcial para qualquer finalidade está sujeita à autorização expressa destas instituições.

(2)

1. OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Estudo de Conformidade Ambiental – ECA referente a operação de atividade industrial do tipo Abate de Animais de Grande

Porte em Abatedouros, localizada na Estrada Geral Rio Bonito, SN , Bairro Rio Bonito,

Massaranduba – SC, a fim de atender a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FATMA, bem como cumprimento do Art. 6º da Resolução CONSEMA 03/08, uma das exigências necessárias para a obtenção da Licença Ambiental de Operação (LAO).

(3)

2. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDIMENTO/ATIVIDADE

2.1 IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO:

Razão Social/Nome: Abatedouro Rio Bonito Ltda

CNPJ: 83.639.534/0001-90

Endereço: Estrada Geral Rio Bonito, SN

E-mail: mario@metaquimica.com.br

Fone: (47) 3275-4472

2.2 IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE:

Atividade Frigorífico - abate de bovinos

Código/CNAE 10.11-2-01

Descrição do CNAE Frigorífico - abate de bovinos

Classificação

CONSEMA 03/2008 26.50.40

Descrição

CONSEMA 03/2008

Abate de animais de grande porte (bovinos, equinos, bubalinos, muares) em abatedouros, frigoríficos e charqueadas, com ou sem industrialização de produtos de origem animal.

2.3 INSTALAÇÕES FÍSICAS:

Desde a última Licença, forma realizadas melhorias e ampliações e as áreas atuais da empresa estão apresentadas na tabela abaixo:

Área do Terreno 20.792,70 m²

Área Construída 617,31 m²

Área Útil 3.301,78 m²

2.4 REGIME DE FUNCIONAMENTO:

(4)

Sábado 7:00 às 12:00 horas 2.5 QUADRO FUNCIONAL:

Número de Funcionários Administração 02 TOTAL 04

Produção 02

2.6 FONTE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

 Água

Fornecedor Poço Semi-Artesiano

Consumo 25 m³/mês

2.7 FONTE DE ABASTECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA:

Fornecedor Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC

Consumo 1.030 kWh/mês

2.8 PRINCIPAIS MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS NOS PROCESSOS UTILIZADOS:

Matérias-Primas/Insumos Quantidade/Unidade/Semana

Animais (Bovinos) 5 Unidades/Semana

2.9 PRINCIPAIS PRODUTOS E SUBPRODUTOS:

Produtos Quantidade/ Unidade/ Mês

Carne in natura 5000 kg/mês

Defumados 200 kg/mês

(5)

3.1 CARACTERIZAÇÃO GERAL:

Características do Solo

Na região de Massaranduba, podem ser encontradas quatro classes de solo: PVLa – Podzólico Vermelho-Amarelo Latossólico álico; Ca – Cambissolo álico; Cd – Cambissolo distrófico e HGPd – Glei Húmico distrófico. São basicamente arenitos (médios a finos), com intercalações de folhelho e siltito.

Topografia

Pequenos vales em ‘V’ fechado; Encostas íngremes, ocorrendo nos terços médio e inferior sendo retilíneas ou côncavas raramente convexas; Morros com cristas alongadas;

Declividade entre 30º e 70º. Porém a região onde a empresa se encontra é de topografia plana.

Suscetibilidade a Erosão Área com baixa susceptibilidade a erosão.

Recursos Hídricos O terreno da empresa é cortado por um Curso de Água tubulado.

Cobertura Vegetal Não possui vegetação na área utilizada para o empreendimento.

Feições da Área Área não suscetível a alagamentos/ inundações.

Uso do Solo no Entorno Seu entorno dispõe por um aglomerado de propriedades rurais.

Bacia Hidrográfica Rio Bonito

Corpo Receptor Rio Luiz Alves Classe II

Unidades de Conservação

A empresa não está instalada dentro ou no entorno de unidades de conservação.

Áreas de Preservação

Permanentes – APP A empresa possui uma fração da área construída em área de APP. Municípios Afetados pelo

empreendimento Somente Massaranduba Sistema de

Posicionamento Global – GPS

Coordenadas

(6)

3.2 DIAGNÓSTICO DO MEIO FÍSICO

A área onde a empresa está instalada localiza-se no município de Massaranduba no estado de Santa Catarina, na localidade do Vale do Itapocú. A empresa está localizada entre as latitudes 26° 44' 53,1"S e 49° 2' 30,4"W, na região norte de Santa Catarina.

Está inserido entre as cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul, São João do Itaperiú, Luiz Alves e Blumenau, e o principal acesso se dá pela rodovia SC-108 e SC-474, conforme Figura 01.

Figura 01 – Localização da empresa.

3.3 CARACTERIZAÇÕES CLIMÁTICAS

Massaranduba está localizada a aproximadamente 26 metros acima do nível do mar, portanto está em uma área de Clima Temperado, podendo ter temperaturas variando entre 18°C a 30°C.

(7)

4.1 DESCRIÇÃO:

A empresa caracteriza-se pelo abatedouro e industrialização de produtos oriundos de bovinos, como carnes in natura e defumados, feitos a partir da utilização de bovinos devidamente inspecionados por médico veterinário.

O abate dos animais ocorre em dia determinado da semana, conforme Memorial Econômico Sanitário de Operação, sendo abatidos em média 5 animais, podendo ser aumentado de acordo com a demanda do mercado. Os produtos que fabricam são carnes in natura e defumados.

A higienização do empreendimento e dos equipamentos, ocorrem periodicamente de forma diária, seguida ao abate dos animais, utilizando-se de materiais apropriados para a limpeza e esterilização do empreendimento e equipamentos, garantindo assim, produtos de qualidade e sem contaminação.

A água consumida na empresa é fornecida por poço semi-artesiano com consumo aproximado de 25m³ por mês. Estas águas servidas são destinadas através de ralos em todos os setores da empresa para a Estação de Tratamento de Efluentes, o objetivo principal Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais é a separação de sólidos e gordura, oxidação da matéria orgânica, precipitação e remoção das substâncias indesejáveis presentes e a consequente adequação das características do efluente lançado às legislações ambientais vigentes.

O sistema existente para o tratamento dos efluentes é composto por tratamento preliminar (gradeamento e caixa de gordura), tratamento secundário (tanque séptico e sistema de zona de raízes) e desinfecção. O efluente oriundo dos processos de abate é coletado através de tubulação, passa por um gradeamento de barras paralelas, com objetivo de separar sólidos grosseiros, e é conduzido para a caixa de gordura. Da caixa de gordura, o efluente segue por gravidade para o tanque de séptico. Deste tanque, o efluente segue por gravidade para o sistema de zona de raízes, que é a principal etapa do sistema de tratamento. Após o tempo de permanência nestes tanques, o efluente segue por gravidade para o sistema de desinfecção, realizado através do contato dos efluentes com pastilhas de cloro e, posteriormente, para o corpo receptor.

(8)

4.2 DESCRIÇÃO DE RESÍDUOS, EFLUENTES E EMISSÕES GERADAS NO PROCESSO PRODUTIVO.

4.2.1. Os resíduos sólidos e sistemas de controle.

Os resíduos sólidos gerados pela empresa, bem como, sua destinação final/ tratamento são os seguintes:

Resíduos orgânicos de processo (sebo, ossos, sangue e vísceras) - são coletados e acondicionados em sacos plásticos na câmara fria, para posterior envio a destinação final adequada (venda a terceiros).

Resíduos recicláveis (papel, papelão, plásticos e lâmpadas) – são coletados e acondicionados em sacos plásticos, para posterior envio a destinação final adequada (Coleta Seletiva Municipal).

Resíduos gerados fora do processo industrial (sanitários) – são coletados e acondicionados em sacos plásticos, para posteriormente serem encaminhados para destinação final (Aterro Sanitário Municipal).

Resíduos processo de tratamento dos efluentes industrial e sanitários – são coletados com caminhões tanques, para serem encaminhados para destinação final (Tratamento Terceirizado).

Observações:

1 – Os resíduos gerados nesta unidade fabril são acondicionados e armazenados adequadamente, para posterior envio a destinação final adequada (reciclagem, reprocessamento externo, aterro industrial controlado e/ ou aterro sanitário – dependendo do tipo de resíduo).

2 – Toda a logística destes resíduos sólidos é realizada por empresa devidamente habilitada e licenciada.

(9)

4.2.2. Os resíduos líquidos e sistemas de controle.

Os resíduos líquidos gerados pela empresa, bem como, sua destinação final/ tratamento são os seguintes:

Esgoto Sanitário – tratado sistema de fossa e filtro anaeróbico, em fase de aprovação pela Vigilância Sanitária Municipal.

Efluentes Líquidos Industriais - nos processos utilizados pela empresa há a geração de efluentes líquidos industriais que são encaminhados à Estação de Tratamento de Efluentes.

4.2.3. As emissões atmosféricas e seus controles.

Os poluentes atmosféricos gerados pela empresa são os seguintes:

No sistema de produção utilizado pela empresa não há emissões de poluentes atmosféricos acima dos permitidos pela legislação.

5. IMPACTOS AMBIENTAIS

(10)

5.1.1. Meio Físico:

5.1.1.1 Possibilidade de alteração da qualidade do solo e das águas superficiais/ subterrâneas.

Caso ocorram vazamentos acidentais dos resíduos armazenados na empresa, ou até mesmo das próprias matérias primas e insumos utilizados, poderá haver infiltrações e consequentemente, contaminação do solo e das águas subterrâneas e superficiais por compostos químicos;

5.1.1.2 Possibilidade de alteração da qualidade do ar:

Pelo tipo de atividade e dos equipamentos utilizados, não há possibilidade de emissão de poluentes atmosféricos acima dos permitidos pela legislação vigente, devido à inexistência de equipamentos e processos que necessitem de sistema de exaustão.

5.1.2. Meio Antrópico:

5.1.2.1 Aumento da oferta de trabalho:

Com o empreendimento, há a necessidade da manutenção de equipamentos, bem como, da sua estrutura física em si. Para isto, é feita a contratação de mão-de-obra adequada, proporcionando oportunidade de trabalho para prestadores de serviços.

Além disso, mesmo em função da operação do empreendimento e aumento da demanda no processo produtivo, acarretará na possibilidade de trabalho para os setores desta indústria, sendo necessária a contratação de novos funcionários.

5.1.2.2 Aumento na Arrecadação Tributária:

A operação do empreendimento acarreta em alíquotas de impostos, gerando desta forma, receita municipal, estadual e federal.

(11)

6. MEDIDAS MITIGADORAS, COMPENSATÓRIAS E DE CONTROLE PARA OS IMPACTOS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS.

A atividade e funcionamento da empresa apresentam impactos negativos e também apresenta impactos positivos. A seguir são apresentadas as medidas mitigadoras dos impactos negativos que são assumidas pelo empreendedor, e as medidas de impacto positivas adotadas na operacionalização da empresa.

6.1 MEIO FÍSICO:

6.1.1. Possibilidade de alteração da qualidade do solo e das águas superficiais/ subterrâneas:

O armazenamento dos resíduos gerados, bem como, matérias primas e insumos são mantidos em locais cobertos, impermeabilizados, e quando necessário, com bacias de contenção. O transporte e a destinação dos resíduos sólidos são realizados com empresas habilitadas e devidamente licenciadas.

6.1.2. Possibilidade de alteração da qualidade do ar:

Pelo tipo de atividade e dos equipamentos utilizados, não há possibilidade de emissão de poluentes atmosféricos acima dos permitidos pela legislação vigente, devido à inexistência de equipamentos e processos que necessitem de sistema de exaustão.

6.2 MEIO ANTRÓPICO

6.2.1. Aumento da oferta de trabalho:

Priorização, se possível, da contratação de mão de obra local, buscando incentivar a micro região do empreendimento ao crescimento.

(12)

6.2.2. Aumento da arrecadação tributaria:

Dar preferência sempre que possível, pela utilização e insumos do local no sentido de aumentar a arrecadação de imposto, taxas e favorecer as empresas locais.

(13)

7. PROGRAMAS AMBIENTAIS.

7.1 POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO NA QUALIDADE DO AR.

Pelo tipo de atividade e dos equipamentos utilizados, não há possibilidade de emissão de poluentes atmosféricos acima dos permitidos pela legislação vigente, devido à inexistência de equipamentos e processos que necessitem de sistema de exaustão.

7.2 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Para o controle e o devido monitoramento dos resíduos sólidos, serão apresentados mensalmente registros da destinação destes.

7.3 POSSIBILIDADES DE ALTERAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO E DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS.

Efluentes Industriais: Ocorrem análises para monitoramento da Estação de Tratamento de Efluentes e o devido acompanhamento técnico para a verificação da eficiência, bem como, manutenção preventiva.

Efluentes Sanitários: Serão realizadas análises na saída do sistema fossa/filtro. Periodicamente serão apresentados registros da limpeza deste sistema.

(14)

8. RESPONSABILIDADE SOBRE O TRABALHO

Eu, Mario André Belini de Araujo, abaixo qualificado declaro para os devidos fins e efeitos legais, que as informações prestadas neste estudo representam a real situação “in loco”.

Mario André Belini de Araujo

Eng° Químico e de Segurança do Trabalho CREA/SC 080289-0

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa demonstrou a participação ativa dos coletores de material reciclado e o reconhecimento do Poder Público local com o trabalho de parceria,

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

To test the hypothesis of the model and reach the objectives of this study, which are (1) determining the antecedents of Satisfaction, both Economic and Non-Economic, in

Este modelo permite estimar a temperatura da água no depósito e a massa de gelo, para isso são utilizadas as equações 2.5 e 2.6 , apresentadas no capítulo 2 , sendo assim

Inicialmente foi analisada a estratégia utilizada para parar de fumar e os participantes descreveram como foi feita à parada de fumar, se por via de algum

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

pertussis, não conferem proteção contra a tosse convulsa para toda a vida (33), estando esta restrita a um período de 4-12 anos após a imunização e 4-20 anos após