• Nenhum resultado encontrado

Alimentando-se da Palavra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Alimentando-se da Palavra"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Alimentando-se da Palavra

Sermão nº 2278

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mai/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 Alimentando-se da Palavra / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

28p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Ouça-me diligentemente e come o que é bom, e deixa a tua alma deleitar-se em gordura.”

(Isaías 55: 2)

Quão importante é que nós devemos ouvir a Deus, que devemos ter um ouvido atento à Sua Palavra, a qual deve, através dos nossos ouvidos, alcançar nossa alma e se tornar para nós, conscientemente, a Palavra viva do Deus vivo!

O grande portão de comércio entre o céu e a cidade de Mansoul é o Portal dos Ouvidos.

Podemos ver pouco das coisas do reino de Deus, mas podemos ouvir muito sobre elas. Dizem- nos, não apenas para “ouvir” a Deus, mas para

“ouvir com diligência”. Você não pode ter muita audição do tipo certo de verdade, nem muito do tipo certo de audição. Algumas pessoas gostam de poucos sermões e aqueles muito curtos, mas, quando uma alma está com fome de Deus e da vida eterna, ela coloca outro significado nesta exortação: “Ouça diligentemente”. Não pode ouvir muito! Não pode ouvir com muita frequência! Não pode ouvir muito intensamente. A fé vem pelo ouvir e, portanto, Satanás tenta bloquear o portal da misericórdia.

Se ele pode persuadir os homens a não ouvir, então ele pode mantê-los fora do caminho da graça. Mas a exortação de nosso texto abre

(4)

4

amplamente esta porta de salvação na qual o próprio Senhor se levanta e grita: “Ouça-me diligentemente”. Vocês, queridos amigos, adoram ouvir a Palavra do Senhor, portanto, não preciso discorrer sobre essa exortação. Mas eu oro para que ninguém possa ouvir em vão.

“Cuidado com o que você ouve” e “observe como você ouve”. Não se contente apenas em abrir o Portal do Ouvido, mas não descanse satisfeito até que o próprio Rei venha cavalgando por aquele portão até a própria cidadela do cidade de Mansoul e tome posse do castelo do seu coração!

Com esta breve introdução, chegaremos à consideração de nosso texto principal que segue a exortação. Devemos “ouvir diligentemente”

essa mensagem dos lábios do Senhor - “Coma o que é bom e deixe que sua alma se deleite com a gordura”. Aqui estão quatro coisas. Primeiro, a comida; em seguida, a alimentação; então, as boas vindas; e, finalmente, o prazer.

I. Primeiro, aqui está o ALIMENTO - “Coma o que é bom”. Eu pergunto sobre essa comida, primeiro, como ela é apresentada a nós? É apresentada a nós livremente. O convite é:

“Venha comer”. Houve uma palavra sobre a compra, mas, como eu disse na leitura, logo foi encoberto com “compre sem dinheiro e sem

(5)

5

preço”. Outros estão tentando obter a salvação pelos próprios esforços. O homem rico gasta seu dinheiro. O homem pobre gasta seu trabalho.

Mas ambos os caminhos vêm do ego e significam autossalvação - cada homem seu próprio salvador. Este não é o método para o qual você é chamado - você está, de fato, enganado por esse caminho. “Por que você gasta dinheiro naquilo que não é pão? E por que trabalhar para aquilo que não satisfaz?” Você é chamado simplesmente para ouvir, para que suas almas possam viver! E, tendo ouvido, você é livre para participar daquilo que é bom e do que é rico, que Deus providenciou. Ainda precisamos dizer que a graça de Deus é livre.

Nenhum mérito é pedido, nada para ajustá-lo à sua recepção, nada como compensação a Deus pelo dom recebido. A graça é livre como o ar que você respira! A salvação eterna vem sem um centavo de custo para cada alma faminta, necessitada e falida que está disposta a recebê- la!

Além disso, embora seja assim apresentado livremente quanto a qualquer trabalho com o qual adquiri-lo, também é apresentado livremente quanto à sua qualidade, sua mais alta qualidade. Você não tem permissão para beber livremente e depois comprar vinho. Você não é convidado a vir e comer livremente aquilo que é

(6)

6

bom e, depois, a gastar o seu trabalho naquilo que é gordo. Não, as mais ricas guloseimas da casa de Deus são tão livres quanto o pão que Ele dá às almas famintas! Você acha que será muito favorecido se tiver permissão para participar das migalhas que caírem no chão, da mesa e, na verdade, você terá os mais deliciosos pedaços na mesa que são tão grátis para você quanto aquelas migalhas! A santificação é tanto um dom de Deus quanto a justificação, e a mais alta perfeição no céu é tanto o dom da graça quanto o primeiro clamor de “Deus, seja misericordioso para comigo um pecador”. Tudo é dado graciosamente e você é convidado a vir não só às águas, mas beber vinho e leite, comer o que é bom e deleitar-se na gordura! Esta generosidade real é dada livremente e livremente dada aos mais indignos. A única limitação não é limitação alguma! “Oh, todos os que têm sede!” Todos vocês que estão insatisfeitos ou descontentes; todos vocês que não obtiveram o que vocês querem; todos vocês que anseiam por algo, dificilmente sabem pelo que anseiam; todos vocês que têm uma sede insaciável, mas são indescritíveis. Todos vocês que vieram aqui esta noite, dizendo: “Eu gostaria de ter isto. Outros que eu conheço têm.

Eu mal sei o que é que eles têm, mas oh, que eu possa tê-lo!” Todos vocês descobrirão o que é quando vocês o receberem! Você mal sabe o que

(7)

7

o sabor do vinho e do leite pode ser. Você mal sabe o que as coisas gordas cheias de medula, que fazem parte da grande festa do evangelho de Cristo, podem ser! Você deve conhecê-los, passo a passo, mas seja quem você possa ser, venha e receba, pecador, venha! Se você não tem nada, Cristo é tudo. Embora você seja indigno, Ele é infinitamente digno e assim Ele apresenta a você comida, esta noite, nos termos mais livres possíveis - ou, na verdade, sem quaisquer termos ou condições, pois Ele coloca assim: “Coma o que é bom, e deixa a tua alma deleitar-se em gordura.”

Eu pergunto, em seguida, o que é esta comida?

Eu respondo primeiro, é a Palavra de Deus. A alma nunca pode alimentar a satisfação do entendimento, da consciência, do coração, exceto nas verdades divinamente reveladas de Deus. Você deve saber o que Deus quer que você saiba. Portanto, atenda e ouça diligentemente, para que a verdade de Deus possa tornar-se alimento para o seu espírito. Melhor ainda, a comida é a Palavra Encarnada de Deus, pois Cristo Jesus, o Filho do Homem, o Filho de Deus, é a Palavra! Se os homens se alimentam dEle, eles descobrirão que Sua carne é comida, de fato, e Seu sangue é bebida, de fato. Lembre-se de Suas próprias palavras: “Este é o pão que desce do céu, para que o homem possa comer

(8)

8

dele e não morrer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der será a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” Pão dado a você, Seu Filho Unigênito, vestido em carne humana, vivendo e morrendo pelos filhos dos homens! Felizes são aqueles que se alimentam deste maná celestial. O que é esse pão? Bem, é a graça de Deus. Ao ler este capítulo, você descobre que o Senhor se refere, primeiro, à Sua Palavra, e pede que você ouça.

Em seguida, Ele fala de Seu Filho, a quem Ele deu para ser uma Testemunha para Seu povo.

Mais adiante, Ele magnifica Sua graça e fala de maravilhosas mudanças que essa graça opera naqueles a quem é dada. Oh, quão gratificante é a graça de Deus! "Ele dá mais graça." Nós vivemos sob graça! É o nosso pão de cada dia.

Graça para toda provação, graça para todo dever, graça para todo pecado e graça para toda graça! "Da Sua plenitude, recebemos todos e graça sobre graça." Esta é a comida para você.

Sedento com o pecado, seu pecado é extinto com a graça divina! Que Deus nos conceda graça para alimentar-nos da graça, vivermos sobre a Sua Palavra e banquetear-nos com o Seu Filho!

Eu ainda faço outra pergunta: Qual é a natureza desse alimento? É boa. É boa em todos os

(9)

9

sentidos da palavra "bom". É satisfatório. É puro.

Nenhum dano pode vir por comê-lo. Este alimento celestial é bom para você - bom para você, esta noite, bom para você a qualquer hora - bom para você viver, bom para você morrer.

Todos os outros alimentos que os homens procuram são insubstanciais. Eles podem ser exagerados, mas não podem satisfazer. Eles podem estragar, mas eles não podem contentar- nos, senão a comida que desceu do céu, se um homem fizer isso, será a melhor comida que Ele já comeu. Além disso, este alimento é descrito, aqui, como sendo gordura - "Deixe sua alma deleitar-se com a gordura". Dentro da Palavra de Deus, há certas verdades especiais. Em Cristo há certas alegrias especiais. Na graça, há certas experiências especiais que os homens, a princípio, percebem. Não é meramente pão e comida, mas é medula e gordura! Existem

“petiscos” para os filhos do Senhor. “Deixa a tua alma deleitar-se em gordura.” “Neste monte o Senhor dos Exércitos fará a todos os povos uma festa de coisas gordas, uma festa de vinhos sobre as borras, de coisas gordas cheias de medula, de vinhos nas borras bem refinado.”

Espero que antes de termos concluído, nesta noite, teremos introduzido alguma pobre alma na gordura, as partes especiais da santa Palavra de Deus!

(10)

10

Não é carne magra que Deus lhe dá - não raspa de um osso. Ele nos alimenta regiamente! Ele nos dá o melhor que Ele tem e muito disso. “Ele nos carrega diariamente com benefícios.” Ele nos dá alimento para comer, do qual nem os anjos conhecem - “Nunca os anjos provaram acima, graça redentora e amor de quem morreu na cruz.” Essas coisas são o alimento diário de nossa alma.

II. Mas agora, em segundo lugar, aqui está o ATO DE COMER. Uma das palavras mais importantes em nosso texto é essa pequena palavra “Coma”.

O alimento é inútil até ser comido e aqui, muitas vezes, está a questão crucial com a busca de almas. “Eu vejo que Cristo é o Pão da vida que eu preciso, mas como posso comê-lo?” Bem, agora, realmente, você não deveria precisar de nenhuma instrução sobre este ponto. Nós pegamos muitos órfãos no Orfanato e alguns deles são muito ignorantes. E nós temos que ensinar-lhes muitas coisas, mas não temos nenhuma classe para ensiná-los a comer! Todos eles sabem como fazer isso - e sabem fazer isso muito bem também! Se os homens estivessem com fome, eles saberiam como comer se tivessem o pão. É porque os homens não estão realmente com fome por causa do pecado que eles vêm e nos perguntam: “O que você quer dizer com comer isso?” No entanto, pode ser

(11)

11

que alguns sejam sinceros em fazer a pergunta, então eu responderei. Comer é, primeiro, acreditar. Para “comer” uma verdade de Deus, você deve acreditar que seja verdade. Para

“comer” Cristo, você deve acreditar que Ele é o Cristo de Deus. Para “comer” a graça de Deus, você deve crer que é “a graça de Deus, que traz a salvação”. “Dúvidas e raciocínios engenhosos sejam pregados com Jesus na cruz”. Terei prazer em lhe emprestar um prego ou dois. - e o uso de um martelo também - porque não gosto dessas dúvidas. Elas estão no ar como mosquitos - elas voam por toda parte e certos irmãos e irmãs se esforçam para multiplicar as pragas. Mas, oh, você, pobre pecador, deveria acabar com dúvidas e simplesmente acreditar! Acredite no que é certamente verdade, pois Deus não pode mentir e o que Ele revela é infalivelmente certo.

Acredite! Bem, depois de ter feito isso, comer é principalmente apropriado.

Um homem leva um pedaço de pão em sua mão, mas ele não o comeu até que o tenha colocado em sua boca e o tenha engolido - e ele desceu às partes secretas de si mesmo e se tornou seu.

Quando uma coisa é comida e digerida, não pode ser restaurada. Você pode tirar minha casa. Você pode tirar meu dinheiro. Mas você não pode tirar o jantar de ontem de mim. Você deve tomar Cristo da mesma forma que come a

(12)

12

sua comida, isto é, aproprie-se dEle. Diga: “Ele é meu. Eu o levo a ser totalmente meu. Este Cristo, essa graça, esse perdão, essa salvação - eu acredito nisso e agora confio nela, descanso nela, aproprio-me dela e aceito que ela seja minha.”

“Suponha que eu deveria cometer um erro ao tomá-la”. Alguém pergunta? Ninguém nunca o fez. Se você puder, Deus deu a você. Se você tem graça para agarrar a Cristo, apesar de se achar um ladrão fazendo isso, não há mal nisso. O que Deus coloca diante de você, tome e não faça perguntas! Oh, que bênção é quando uma alma é capacitada a se alimentar da Palavra de Deus, a se alimentar do Cristo de Deus, a se alimentar da graça de Deus! Você não pode errar ao fazer isso.

Está escrito: "Aquele que vem a mim, de modo algum o lançarei fora." "Aquele que tem sede venha. E quem quiser, beba a água da vida livremente”. Isso é comer – apropriar-se.

Mas depois de ter comido, você sabe, o processo completo de comer inclui a digestão. Como digerir a Palavra de Deus? Eu sei o que é ler, marcar e aprender - mas como digerir internamente? Quando você meditar sobre isso!

Oh, que obra abençoada é aquela da meditação sagrada - ruminar a verdade de Deus de novo e de novo e de novo na mente, lançando-a no lagar

(13)

13

da memória, e pisando com os pés do pensamento até que o suco de rubi flua para fora e você bebe e fica satisfeito!

Medite sobre a Palavra! Pense muito no que Deus fez por você! Pense sobre Seus pensamentos! Digira Suas palavras e assim sua alma crescerá forte! Alimentar também significa confiar-se inteiramente a Cristo. O homem que come seu desjejum dedica-se a seus negócios confiando na força que aquela refeição matinal lhe proporcionará. E quando o meio-dia chega e ele se sente fraco, ele come de novo, sem dúvida de que o que ele come o nutrirá. E ele volta ao seu trabalho e usa músculos e tendões, confiando em sua comida para supri-lo de poder. É o mesmo com Cristo. Aceite-O e acredite que Ele o ajudará a cuidar de seus negócios, a carregar seus problemas, a encontrar-se com seu adversário, a servir sem cansaço e a correr sem desmaiar! Isto é comer aquilo que é bom - é tomar livremente em seu próprio ser, Cristo, Sua graça, Sua Palavra - e viver nele, para que você possa crescer assim!

Gostaria de deixar isso claro para todos vocês, mas não posso deixar isso mais claro do que isso.

Você tem Cristo diante de você - aceite-O. "Ah, mas não estou em forma", diz um deles. Um homem que está com muita fome pode dizer que ele não está "apto" para o jantar, mas, se ele

(14)

14

é um homem sensato, ele simplesmente come.

Então deixe isto estar com você: qualquer que seja a sua inaptidão, você é bem-vindo pelos convites deste capítulo! Venha, entre na sala de banquetes de uma vez e aproveite ao máximo!

III. Minha terceira cabeça é SER BEM-VINDO. O que o Senhor diz? “Coma o que é bom, e deixe sua alma deleitar-se com a gordura.” Você vê, aqui está, primeiro, sem limite? “Coma, coma, coma, coma e deixe sua alma deleitar-se com a gordura.” Não se diz: “Aqui está um par de escamas. Aqui está um prato. Aqui está uma faca. A lei permite tantas partes de carne para você. Muito pouco e você não deve ter mais de meio quilo.” Nada do tipo! Você acabou de ser levado para a mesa e a exortação é: “Coma para o contentamento do seu coração. Deixe sua alma deleitar-se em gordura.” Não há limite.

Como não há limite, então não há reserva. Não é dito: “Agora você pode comer essas duas coisas, mas não deve tocar aquele bom pedaço de gordura ali. Isso é para José - isso é para o favorito em particular, não para você.” Não, pobre alma, quando Deus convida você para a mesa dEle, você pode ter qualquer coisa na mesa! Não importa que seja a vida eterna;

embora seja comunhão com Cristo; embora seja amor imutável, você pode comê-lo. Pegue, pegue! Você não é chamado a sentar-se, como

(15)

15

costumava tê-lo, "abaixo do sal", entre o povo inferior - você é chamado a sentar-se à mesa como qualquer um dos príncipes! E o próprio Grande Rei diz: “Coma o que é bom, e deixe a sua alma deleitar-se em gordura”. Assim, também, não há fim para a festa. "Coma! Continue comendo. Delicie-se com a gordura! Continue se deliciando com a gordura. Você nunca vai usar tudo isso!”

Eu li sobre um país, uma vez, embora quase não acreditasse na descrição dele, pois foi dito que a grama crescia mais rápido do que as vacas poderiam comê-la. Bem, existe um país que eu conheço onde a grama cresce mais rápido do que a ovelha possa comer! Você pode comer tudo o que quiser da Palavra divina, mas descobrirá que há mais do que você tomou. E parece que houve mais depois que você a tomou, como se a grama crescesse mais profundamente enquanto você se alimentava mais vorazmente dela! Você vai encontrá-lo assim. Deus não reserva o tempo. De manhã, se alimenta da Sua Palavra; no meio-dia, beba para fortalecer sua vida com as Sagradas Escrituras e, à noite, alimente seu coração, mais uma vez, com sua porção da noite!

Eu quero falar com você um pouco sobre essa alimentação e especialmente em referência à

(16)

16

gordura da verdade divina. Há alguns do povo de Deus que não vivem nos alimentos mais ricos da Sua Palavra. Pobres almas, alguns deles nunca conseguem sentir o gosto deles. Talvez eles assistam a um ministério onde o alimento mais rico nunca é trazido. Os "torrões" do evangelho eles receberão, mas não as articulações principais - não as melhores partes do evangelho. Bem, bem, se isso é tudo o que os seus ministros têm para lhes dar, é bom que lhes dê isso, mas se algum homem aprendeu por experiência a alimentar-se das coisas profundas de Deus e do alimento que sustenta a alma, que ele não deixe de colocá-lo, na devida época, sobre a mesa das crianças.

Por que alguns de vocês não ousam fazer uma boa refeição sobre a doutrina da eleição? Se o fizéssemos, você a encontraria contendo

“coisas gordas cheias de medula”. A doutrina da perseverança dos santos, a doutrina do amor imutável de Deus, a doutrina da união do crente com Cristo, a doutrina da fé, o eterno propósito que nunca pode falhar - porque, eu tenho visto muitos filhos de Deus cheirarem essas coisas!

Bem, bem, bem, não devemos encontrar falhas neles. Bebês, é claro, não gostam de carne.

Criaturas pobres, elas ainda não têm dentes suficientes para morder carne, por isso devemos dar-lhes leite. Só não deixe os bebês

(17)

17

nos chutarem quando podem comer carne! Nós devemos comer a carne forte, pois é a comida apropriada de nossas almas. Comidas diferentes são para crescimentos diferentes da graça, mas é uma pena que os filhos de Deus habitualmente negligenciem as juntas mais ricas do evangelho.

Há alguns deles que se medem por outros. Eu acredito que alguns do povo de Deus têm medo de ser muito santos - que o medo nunca precisa assombrá-los muito. Alguns deles têm medo de ser muito felizes, porque conhecem uma alma querida que é uma espécie de ventosa para eles, e ela nem sempre é feliz - e por isso temem que não devam ser. Quantas pessoas criaram o Sr.

Pequena Fé para ser seu modelo, ou o Sr. Pronto a Cair, com suas muletas, para ser uma espécie de padrão para ele! Agora, Pronto a Cair era um homem muito sensato. Ele não aconselharia outras pessoas a usar muletas. Elas eram boas para ele, mas ele desejava nunca ter precisado delas. Assim é com um filho de Deus triste - há alguns dos melhores que são de um espírito triste - mas eu não recomendaria que você fosse como eles. Se aquele homem do outro lado da mesa não ousar comer a medula e a gordura;

isso não é motivo para você não ter a sua parte, se você pode aproveitar! Há algumas pessoas (não vou julgá-las), que sempre querem saber, quando vão à festa de Deus, quão pouco alimento será suficiente - qual é o mínimo com

(18)

18

o qual uma pessoa poderia viver. Querido, querido, nunca tentei esse plano; e eu não recomendo que você vá, hoje à noite, e consulte um médico sobre o que é a menor quantidade de alimento com a qual um homem poderia viver.

Temo que muitos de vocês resolvam esse problema em relação às suas almas. Você diz:

“Bem, agora, você não acha que um sermão no domingo é o suficiente?” Então há a reunião de oração, e você diz: “É apenas uma reunião de oração, nós não iremos a isso”. Você vai de domingo a domingo, às vezes, pessoas de um sermão por semana, e você diz: “Eu me sinto infeliz. Eu tenho muitas dúvidas e medos ”. Eu acho que você tem! Se você tivesse apenas uma refeição por semana, você se sentiria um pouco oco aqui e ali. E se você receber apenas uma refeição espiritual por semana, não é de admirar que você seja fraco. O texto diz: “Coma o que é bom e deixe a sua alma deleitar-se com a gordura”. Ele não coloca a você essa estranha proposta de experimentar com quão pouca comida espiritual você pode viver!

Há outros que são muito sinceros, que sempre perguntam quanto podem levar. “Posso reivindicar uma promessa? Pobre alma que sou;

posso ousar chamar Jesus de meu? Ora, eu sou o mais humilde do povo de Deus, posso ousar pensar sobre o amor eterno?” Quando você vai a

(19)

19

um banquete, a questão não é o que você é, mas o que o anfitrião é e, se ele espalhou o mesa e convidou você, não pegue "ossos" sobre isso, como dizem os homens, mas coma o que ele coloca diante de você. Ah queridos corações! Se não tivéssemos mais do que merecemos, não deveríamos nem estar vivos na terra da misericórdia! Tudo o que Deus dá é de graça, não de mérito, portanto, ainda que indigno, aceite!

"Oh, mas", diz alguém, "tenho medo de ser presunçoso". Ah, sim, eu sei! Há muitos, que têm medo da presunção e cometem um erro sobre o que é a presunção. Acho que um dia eu disse a vocês sobre dois menininhos a quem sua mãe disse: “Agora, John e Thomas, vou levar vocês na próxima segunda-feira para um dia de férias.” Bem, era quinta ou sexta e um deles começou a falar sobre isso com todas as suas forças - “Vou sair de férias na próxima segunda!

Sei quem eu sou! Vou sair de férias na próxima segunda-feira!” Seu irmão mais novo estava

“com medo de presumir”. Então ele disse que achava que talvez pudesse sair para um feriado na próxima segunda-feira, mas tinha medo de presumir. O outro rapazinho, quando se levantou no sábado de manhã, disse: “Mãe, já é segunda-feira?” E ele ficou tão feliz quanto uma brincadeira com a ideia de que a segunda-feira

(20)

20

deve chegar muito em breve. Agora, qual dos dois era presunçoso? Não creio que o menino que acreditou na promessa de sua mãe fosse presunçoso - acho que ele era uma criança boa, humilde e crente. Mas acho que o outro garoto, que argumentou: “Bem, veja você, mamãe não pode se dar ao luxo de nos tirar daqui. Talvez esteja chovendo e mamãe, talvez, não cumpra sua palavra. Ela vai esquecer isso.” Eu digo que ele era presunçoso e não merecia ir de jeito nenhum! Você que duvida é muito mais presunçoso do que seria se simplesmente acreditasse. Deixe-me encorajá-los, queridos amigos, a colocar meu texto em prática: “Coma o que é bom e deixe sua alma deleitar-se com a gordura”. Alimente suas almas com preciosas verdades de Deus. Não diga: “Oh, isto é uma doutrina elevada!” Meu querido amigo, você não tem nada a dizer sobre doutrina alta ou baixa. Se está na Palavra de Deus, acredite e viva nela! “Oh, mas essas são coisas profundas!

Algumas pessoas até dizem que são "calvinistas".

Não importa se forem - elas não vão lhe machucar. Eu sou da mente da velha senhora que disse, quando ouviu um certo pregador: “Eu gosto de ouvir esse tipo de ministro. Ele é um pregador do Calvário.” Isso foi um bom erro para cometer! Eu gostaria de ser um “pregador do alto calvário” e pregar Jesus Cristo e Ele crucificado com todas as minhas forças! Não

(21)

21

tenha medo de se alimentar de qualquer coisa que Cristo é, prometeu ou fez! Venha com um apetite glorioso, “e coma o que é bom, e deixe sua alma deleitar-se com a gordura”. Se houver prazeres elevados, arrebatamentos, êxtases, prazeres - se você penetrar no céu que começa aqui embaixo - se puder sentir o Senhor muito perto de você, bem, esteja pronto para dançar de alegria! “Que a sua alma se deleite com a gordura”. Mas, quanto aos santos exercícios, como a oração, a oração forte e poderosa, e também o louvor - semelhante à música do céu – não se abstenha deles ! Vá para eles com todas as suas forças. "Deixa a tua alma deleitar-se em gordura." Oh, os nossos cultos pobres e famintos! Nossos estados fracos e impotentes perto de Deus! Que sejamos libertos deles e que possamos entrar na medula e na gordura da verdadeira comunhão com o Altíssimo! Acima de tudo, não negligencie se alimentar daquilo que você ainda não recebeu, mas que é seu nas mãos de Cristo. Sobre a glória ainda a ser revelada, sobre as glórias do Segundo Advento, especialmente, habite frequentemente nelas. E deixe seu coração pegar fogo enquanto você pensa nelas! E deixe seu espírito crescer forte com um deleite intenso porque ELE está chegando. Ele está vindo rapidamente e quem sabe quando ele pode aparecer? Viva a promessa de sua vinda e regozije-se nela. “Coma

(22)

22

o que é bom e deixe a sua alma deleitar-se com a gordura.”

IV. Agora, meu tempo se foi e, portanto, eu não vou pregar sobre a quarta cabeça, que deveria ter sido SOBRE O QUE É DELEITAR-SE. Mas vou apenas dizer estas poucas palavras nesta parte do meu tema. Não há perigo em santa alegria, em se deleitar com a Palavra de Deus e se deleitar em Cristo. Você pode estar tão feliz como sempre e não haverá perigo nisso, pois “a alegria do Senhor é a sua força”. A alegria do Senhor é a sua segurança. A alegria do Senhor será sua restauração se você se afastar dEle. Não haverá ociosidade ou egoísmo produzido por essa alimentação gordurosa. Quanto mais você se alimentar da Palavra de Deus, mais você trabalhará para o bem dos outros. Você não dirá:

"Eu estou salvo e, portanto, vou deixar que outros morram". Oh, não! Você terá um desejo intenso e ardente de trazer os outros para se alimentarem da “graça gratuita e do amor de Jesus”. Não há ninguém que ame as almas dos homens tanto quanto os que amam muito a seu Senhor! Quando eles mesmos perdoaram muito e eles sabem disso, eles vão e procuram seus companheiros pecadores e tentam trazê-los aos pés do Salvador. Queridos amigos, você pode obter tais refeições sobre as coisas ricas da Palavra de Deus que você pode vir a um

(23)

23

contentamento santo até que você não diga, como Esaú: "Eu tenho o suficiente", mas dirão, como Jacó, "eu tenho todas as coisas"! Que você não possa desejar mais nada! Que você seja tão completo em Cristo, tão completamente suprido nEle, que possa dizer: “O Senhor é meu Pastor; nada me faltará”!

Que você também alcance uma sensação de segurança santa - não de segurança carnal, pois aquilo que é ruinoso, é perigoso - mas santa segurança, de modo que você possa dizer: “Eu sei em quem tenho acreditado e estou persuadido de que Ele é capaz. para guardar o que eu tenho confiado a Ele até aquele dia.”

“De que persuasão você é?”, perguntou um homem a outro. “De que persuasão sou eu? Eu sou desta persuasão, que Ele é capaz de guardar aquilo que eu confiei a Ele.” Esta é uma persuasão abençoada! Que você a tenha e guarde todos os seus dias!

Então, em seguida, você pode entrar em um estado de descanso perfeito! “Descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele.” “Nós que acreditamos, entramos no descanso.”

“Portanto, resta um descanso para o povo de Deus.” Mas há um descanso que eles desfrutam mesmo agora - que você pode conseguir! Que

(24)

24

você também entre em estado de completa resignação à vontade de Deus! Se cantássemos com nosso coração esse lindo hino (número 691) agora mesmo, podemos deixar tudo com Deus e deixar que Ele faça o que lhe agrade conosco. Que você sinta que sua vontade é o que a vontade de Deus quer que seja - e que a vontade de Deus será a sua vontade! E então, pela graça de Deus, você permitirá que sua alma se deleite com a gordura! Por último, você pode ser preenchido com uma expectativa feliz!

Que você possa dizer com o nosso poeta:

“Meu coração está com Ele no Seu trono, e o mal pode tolerar o atraso.

Cada momento escutando a voz:

"Levante-se e saia".

Oh, morar nos subúrbios do céu!

Entrar no vestíbulo do grande palácio de Deus e ficar lá e ouvir o canto dos serafins

dentro das muralhas!

Há algo como sentir, na Colina Beula,

(25)

25

a brisa da distante Cidade Celestial.

Quando o vento sopra do jeito certo, você pode cheirar com frequência as especiarias da Terra da glória, onde Emmanuel é o Rei

e sua amada repousa em seu peito para sempre!”

Eu oro para que todos vocês possam ter isto. Não diga: "Nós não podemos." Não tema que você não possa, mas sim ouvir o texto e realizá-lo - "Coma o que é bom, e deixe sua alma deleitar-se com a gordura." Oh, que alguma pobre alma faria Receba sua primeira garfada de Cristo hoje à noite! Pegue-o!

Eu vi uma criança faminta enviada por sua mãe para o padeiro. Há um pequeno pedaço de pão colocado como uma amostra, e a pobre criança come-o a caminho de casa. Eu te dou licença para fazer isso hoje à noite! Leve a verdade de Deus contigo e guarda-a! Mas coma um pouco enquanto vai para casa. Apegue-se a Cristo hoje à noite - agora - antes de sair do Tabernáculo.

Que Sua graça permita que você faça isso! E depois sente-se e coma, coma e coma para

(26)

26

sempre esta preciosa e inesgotável provisão do infinito amor de Deus - e para Ele será a glória para todo o sempre! Amém.

Isaías – 55

1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?

Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.

4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.

5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.

(27)

27

6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

11 assim será a palavra que sair da minha boca:

não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos

(28)

28

diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

13 Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Avaliar a preocupação dos cadetes com o planejamento financeiro e a busca de conhecimento sobre este assunto para buscar semelhanças com um universo de oficiais

Os resultados obtidos são analisados em relação à energia elétrica anual consumida pela edificação em termos de calor latente e sensível e comparando-se as

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Lembre-se disto, se os justos são salvos somente com grande dificuldade, eles nunca seriam salvos se não olhassem imediatamente de si mesmos para o Senhor Jesus Cristo..

E. Ou seja, quanto mais próximo de zero for o resultado do teste mais expressiva é a diferença entre o uso das estratégias. Nesse caso, não houve nenhuma

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada