• Nenhum resultado encontrado

Se é Assim para o Justo o que Será do Ímpio?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Se é Assim para o Justo o que Será do Ímpio?"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Se é Assim para o Justo o que Será do Ímpio?

Sermão nº 3047

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mar/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Se é assim para o justo o que será então do ímpio? / Charles H. Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

28p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?” (1 Pedro 4:18)

Algumas pessoas supõem que é algo muito fácil ser salvo, mas nosso Senhor disse:

“Esforce-se (“Agonize” é a palavra original) para entrar no portão estreito, pois muitos, eu digo a você, procurarão entrar e não poderão.” Quando os homens ouvirem um simples sermão sobre o evangelho, no qual a medula é a grande mensagem que salva a alma: “Acreditem e vivam”, eles dizem: “Se for uma questão tão simples, nem todos crerão?” Mas o profeta Isaías não falava, pois sua triste indagação era:

“Quem acreditou em nosso testemunho (“nossa doutrina” é a leitura marginal)?” A fé parece tão fácil que alguém poderia perguntar: “Onde não será encontrada? Mas nosso Salvador não pensou assim, pois perguntou: “Quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Quem sabe onde procurá-lo e quem tem os olhos mais rápidos para discernir isso, pergunta se Ele será capaz de encontrar, em qualquer parte da terra, aquela coisa escassa chamada fé - “a fé dos eleitos de Deus”. Acredite em mim, embora “o caminho da santidade” seja tão claro que “os viajantes, embora tolos, não erram nele”. No entanto, devido à dureza de nossos corações,

(4)

4

não é fácil para qualquer um de nós entrar nesse caminho e continuar nele até que nos leve ao nosso Lar eterno acima.

Não pretendo me limitar estritamente ao meu texto, mas dar-lhe o significado desse modo.

Primeiro, aqui está um fato declarado: "Os justos dificilmente são salvos". Em segundo lugar, há uma inferência extraída desse fato - se eles são verdadeiramente salvos com grande dificuldade, "onde aparecerão os ímpios e os pecadores?" Considerando essa inferência, tomamos a liberdade de extrair duas outras inferências que podem nos dar instrução adicional.

I. Primeiro, então, AQUI ESTÁ O FATO - “são poucos os justos que se salvam”. Isto é, eles são salvos com grande dificuldade. Isto não é porque há alguma deficiência em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, ou qualquer falta de eficácia em Seu sacrifício expiatório, ou em Sua intercessão por transgressores. Deus seja agradecido que não há dificuldade lá! Não é por falta de poder para salvar da parte do Espírito Santo. Nem é por qualquer falha da fidelidade de Deus que “os justos” são salvos com grande dificuldade. Mas é por duas razões que agora lhes darei. A primeira razão é por causa do rigor do governo divino. Leia a primeira cláusula do

(5)

5

versículo que precede nosso texto: “Chegou a hora em que o julgamento deve começar na casa de Deus”. E esse julgamento é tão severo que até

“os justos são salvos com dificuldade”. Ele vem para purificá-los. O profeta Malaquias escreveu a respeito de Sua primeira vinda: “Ele é como o fogo de um fundidor e como o sabão de lavandeiros; e ele se assentará como refinador e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi e os purificará como ouro e prata, a fim de oferecerem ao Senhor uma oferta em justiça.”

João Batista disse a respeito de Cristo: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”

O julgamento deve sempre “começar na casa de Deus” e há, como diz muito bem o Arcebispo Leighton, “equidade e congruência em tal arranjo”. Isto, porque os cristãos professam ser melhores que outros e assim deveriam ser. Eles dizem que eles são regenerados, então eles deveriam ser regenerados. Eles dizem que eles são um povo santo, separados para Cristo, então eles devem ser santos e separados dos

(6)

6

pecadores, como Ele era. É certo que onde há um alto chamado e um nome honrado, deve haver uma vida que prove a exatidão dessas duas coisas. Então, quando Deus começa a testar aquilo que professa ser ouro e prata, quem pode dizer que Ele não começa Seus testes no lugar certo e com o material certo? Há também uma congruência ou adequação nesse arranjo. A Igreja de Deus é a Sua casa - e onde um homem começa a limpeza e a reforma? Na sua própria casa, claro! Talvez ele ache que deve ter alguma sujeira no quintal, mas não em sua própria sala de estar! Há algo que pode ser muito maléfico no exterior e não pode ser removido, mas ele pode começar a limpar em casa. Se quisermos fazer algum bem em reformar o mundo, o primeiro dever para cada um de nós é começar a reformar em casa - e o Senhor, quando Ele quer limpar as impurezas, começa em casa estabelecendo Seu “fogo em Sião e Sua fornalha em Jerusalém”. Os testes aos quais Deus sujeita aqueles que professam ser Seu povo não são fáceis. Quando o Sua pá está em Suas mãos, ai daqueles que são “como a palha que o vento arrasta”. O Senhor diz, pela boca do profeta Amós: “Eu vou peneirar a casa de Israel entre todas as nações, como o trigo é peneirado em uma peneira, ainda assim não cairá o menor grão sobre a terra.” Nem um átomo de palha será deixado na peneira. Quando a onipotência e

(7)

7

a onisciência se unem para separar o joio do trigo, você pode ter a certeza de que a peneiração seja feita completamente!

Há também o teste pelo fogo. E se alguém não for capaz de suportar esse teste, “de prata reprovável os chamará, porque o Senhor os rejeitou”.

Então Deus nos pesará - seremos colocados nas balanças do santuário e, se formos achados em falta, como terrível será!

Muitas vezes julgamos pelas aparências, mas Deus olha para o coração. Podemos ser enganados pela profissão exterior, mas Deus vê o que está dentro. Ele procura a verdade em nossas partes interiores e em nossas partes ocultas deve haver a verdadeira Sabedoria ou então não seremos salvos. Agora, queridos amigos, como os testes são tão severos, você vê como os justos são salvos com dificuldade. Oh, se eu puder sair dessa balança, se eu puder sair desse fogo como puro ouro, se eu puder ficar com o trigo naquela peneira e não ser levado pelo joio, eu bendirei a Deus para sempre e sempre que eu fui salvo, mesmo que tenha sido com grande dificuldade!

(8)

8

Além disso, a experiência de todos os cristãos prova que a obra da graça em seus corações não é facilmente realizada e que sua peregrinação ao céu está cheia de dificuldades. No começo da vida cristã, alguns acham difícil agarrar-se a Cristo. Nós realmente cantamos ou dizemos:

“Há vida por se dar uma olhada no Crucificado”.

No entanto, houve um tempo em que senti que daria de bom grado a minha vida em troca desse olhar! Por mais fácil que pareça ser nos lançarmos nos braços do Salvador, há dúvidas satânicas, questionamentos malignos e tentações ferozes que fazem com que até mesmo esse simples ato seja realizado com grande dificuldade. De fato, onde quer que seja realizado, é um milagre da misericórdia divina e em todos os casos a fé salvadora é “o dom de Deus”.

Então, quão difícil é vencer a carne! Você é um crente no Senhor Jesus Cristo? Então eu não preciso perguntar se você acha isso. Você ama a santidade, mas a falta de santidade tenta dificilmente torná-lo seu escravo. Talvez seja um temperamento ardente que é o seu "espinho na carne", ou algum pecado constitucional, ou alguma luxúria que você acha que foi subjugada.

Você pode ter dito com Davi: “quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.” E eu sei que se a

(9)

9

sua vida é a de um verdadeiro filho de Deus, você tem que lutar muito para “se despojar do velho homem com seus feitos” e levar uma vida piedosa. no meio desta geração ímpia.

As tentações que o atacam de fora são igualmente difíceis de superar. Há tentações de riqueza e tentações de pobreza - tentações de se desviar para a direita ou para a esquerda - e não é fácil ficar no meio da estrada do rei e andar nas pegadas de Jesus, que nos deixou um exemplo que devemos seguir seus passos.

Quando o mundo, a carne e o diabo se combinam para nos atacar - se o Senhor não cobre nossa cabeça no dia da batalha, como podemos obter a vitória? Para alguns cristãos, é uma luta muito difícil do dia a dia, e até mesmo de hora em hora - e então somos como o Sr.

Stand Fast que, quando ele estava no que Bunyan chama de Campo Encantado, foi assaltado por Madame Bubble e que nada poderia fazer senão cair de joelhos e pedir ajuda a Deus! Há muitos de nós que se sentiram assim e que, na amargura de nossa agonia, tiveram que clamar a Deus para nos ajudar, pois é apenas com dificuldade que somos salvos. Posso dizer, com o bom John Fawcett:

“As tentações em todos os lugares incomodam,

(10)

10

E os pecados e as ciladas, minha paz, destroem.

Minhas alegrias terrenas são de mim rasgadas, E a um Deus ausente eu clamo.

Minha alma, jogada por várias tempestades, Suas esperanças viraram, seus projetos se cruzaram,

Vem todos os dias novas dificuldades E se pergunta onde a cena terminará.

É isto, querido Senhor, aquela estrada espinhosa que nos leva ao Monte de Deus?

São estes os labores que Seu povo conhece, Enquanto no deserto aqui embaixo?

Mesmo assim, Seu amor fiel

Faz Seus filhos provarem a graça assim:

Portanto, nosso orgulho e ego devem cair, Para que Jesus possa ser tudo em todos.”

(11)

11

Quão difícil é para um verdadeiro cristão, até executar os deveres necessários em um espírito humilde e santo! É uma questão simples orar - é apenas ir, como uma criança, dizer a Deus tudo o que você sente e tudo o que precisa. No entanto, pergunto-lhe, cristão, se às vezes não acha que é difícil orar? Quando você está de joelhos, todos os tipos de cuidados vêm zumbindo sobre você, como muitas vespas.

Você quer lutar com Deus como Jacó fez, mas você acha que o seu combate tem que ser com o diabo! Eu sei o que é desejar orar quando não consigo encontrar uma oração em minha alma!

Eu faço essa confissão porque acredito que há muitas pessoas de Deus que entram nesse estado. E, além disso, sei que muitas vezes oramos melhor quando pensamos que não estamos orando. Talvez aqueles gemidos que vêm das maiores profundezas do nosso espírito quando pensamos que não estamos gemendo são apenas as mais poderosas orações que chegam ao trono de Deus!

Mas há épocas em que só se pode dizer: “Que o Espírito Santo sinta por mim o que não posso sentir, e pronuncie por mim o que não posso falar e faça por mim o que não posso realizar!” E se tais atos comuns de devoção são tão difíceis, quanto mais difícil é alcançar realizações graciosas na vida divina! Se alguma de suas

(12)

12

graças vier a você com muita facilidade, suspeite se elas são genuínas, pois na vida cristã, tudo o que vale a pena ter deve ser combatido em severo conflito. São tão determinados os poderes das trevas para impedir que o peregrino cristão entre na Cidade Celestial que até o céu será mais ou menos um Morro da Dificuldade.

Você terá que andar muitas vezes de joelhos porque a estrada é tão acidentada e a subida é tão íngreme que você não pode avançar de outra maneira.

Seríamos santos como Deus é santo, mas há outra lei em nossos membros guerreando contra a lei de nossas mentes renovadas. Deus sabe que nós ansiamos pela perfeição, mas, infelizmente, como o pássaro que alegremente voaria, há algo que nos prende! Muitos de vocês viram uma águia em uma gaiola e sabem como ela olha para cima com aqueles olhos brilhantes que foram feitos para contemplar o sol! Se ela estica suas asas e tenta voar, ela só se fere contra as barras de sua gaiola e, oh, que feridas alguns de nós tivemos quando em nossas aspirações por coisas melhores, a vontade esteve presente conosco, mas como executar o que nós queríamos, nós não pudemos! Muitas vezes tive que clamar com Paulo: “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

Sim, é um trabalho árduo para qualquer um de

(13)

13

nós chegar ao céu. Deus, o Espírito Eterno, nos ajuda a superar nossas fraquezas, mas muitas vezes somos levados a sentir essas fraquezas e a confessar que nossa fraqueza não é páreo para a força do pecado - e admitir que se não fosse pelo próprio Deus, deveríamos certamente perecer depois de tudo. Eu gosto muito de cantar com o santo John Newton –

“Além da dúvida, tenho a certeza de que Você é o Cristo de Deus!

Quem tem a vida eterna

assegurada pela promessa e pelo sangue.

A ajuda de homens e anjos unidos Nunca poderia alcançar meu caso, Nem posso esperar encontrar alívio Senão em sua infinita graça!”

Você, queridos irmãos e irmãs em Cristo, às vezes não sentem como é difícil para você ser salvo quando você coloca sua alma diante do tribunal de sua própria consciência iluminada?

Nossa própria consciência, na melhor das hipóteses, é um juiz parcial pobre em

(14)

14

comparação com o juiz imparcial e infalível que, por ora, sentará no Grande Trono Branco. No entanto, pergunto a qualquer cristão aqui que esteja realmente ciente de suas próprias fragilidades e enfermidades - quando ele leva a sério a avaliação de si mesmo, se ele encontra alguma razão em si mesmo para se gloriar? Eu entreguei meus sermões e meus muitos trabalhos para o Senhor, mas dificilmente há um deles que eu ousaria pensar sem lágrimas - eles são todos arruinados pelo pecado e pela imperfeição! Quando penso em todos os atos que já fiz para Deus, só posso chorar: “Ó Deus, perdoa a iniquidade das minhas coisas sagradas!” Mas e quanto às nossas coisas profanas? Irmãos e irmãs, olhem bem para as evidências do seu novo nascimento. E ao examiná-las, veja se você não tem que dizer com o profeta: “Somos todos como coisas impuras, e todas as nossas justiças são como trapos imundos; e todos nós desaparecemos como uma folha; e nossas iniquidades, como o vento, nos levaram embora.” Se for assim, então cada um de nós ore com Davi penitentemente:

“Purifica-me com hissopo e ficarei limpo. Lava- me e serei mais branco do que a neve.” Se somos realmente povo de Deus, é um grande consolo sabermos que, apesar de nossas muitas fraquezas e iniquidades, nossas muitas ansiedades e dúvidas e temores se, afinal, fomos

(15)

15

enganados por nós mesmos ou enganados pelo diabo - Deus nunca nos abandonará!

II. Isso deve ser suficiente em relação ao fato de que os cristãos são salvos com grande dificuldade. Agora, em segundo lugar, vamos considerar a INFERÊNCIA DESTE FATO. Pedro diz: “Se os justos são salvos com dificuldade, onde aparecerão os ímpios e os pecadores?” Por que ele quer dizer, primeiro, que se os justos são tão severamente provados, que trabalho curto Deus fará com os injustos. Se o trigo deve ser assim peneirado, quão certamente o joio será destruído - se o ouro tiver que atravessar o fogo, com que certeza a escória será consumida! O Deus que tenta e testa o melhor certamente não piscará no pior.

Ele quer dizer, em seguida, que se “os justos”

apenas alcançam a felicidade com grande dificuldade, “os ímpios e os pecadores” nunca podem alcançá-la. Suponha que tenha havido uma tempestade terrível em uma costa rochosa.

A embarcação salva-vidas se apagou e os homens cumpriram seu dever com nobreza e salvaram muitas vidas preciosas. Mas quando cada homem pula em terra, ele diz: “Eu nunca estive antes em tamanha tempestade. Foi somente pela misericordiosa providência de Deus que conseguimos voltar.” Quando as

(16)

16

pessoas na margem veem que até mesmo o bote salva-vidas escapou por pouco da destruição, naturalmente perguntam: “O que deve ser daqueles pobres barcos que vazam e que dificilmente estão em condições de estar em um lago de moinho?” Ou imagine um rio cheio de bancos de areia, com um canal que gira e gira de forma tortuosa - e há um navio nele com um piloto experiente a bordo - e mesmo ele é muito ansioso e está constantemente levantando a liderança, e frequentemente indo a meia velocidade, ou parando completamente! Agora, se um navio com um bom piloto a bordo dificilmente pode subir o rio, o que acontecerá com um pequeno veleiro, a cargo de um bêbado imprudente, que quase não dirige, mas deixa o barco flutuar onde quer que ele vá? Ora, deve estar perdido! Então, se “os vasos de misericórdia ... antes preparados para a glória”, sobre os quais Cristo é o Piloto, mal escapam das rochas e da areia movediça, qual deve ser o fim dos “vasos de ira preparados para a destruição”

que não têm piloto. a bordo e deriva aqui e ali à mercê dos ventos e ondas? Se há uma grande conflagração na cidade e há uma estrutura de pedra maciça com vigas de ferro que os bombeiros só podem salvar da destruição com grande dificuldade, qual será o destino de uma casa de madeira, coberta com piche e alcatrão e cheia de óleo? Se um homem que construiu

(17)

17

para a eternidade em Cristo, a única verdadeira fundação - e que construiu não com ouro, prata e pedras preciosas, mas com madeira, feno e palha - se tal homem “será salvo, mas assim como por fogo”, o que será do pecador que é apenas como um tronco seco preparado para o fogo eterno? Meu texto não nos diz onde “o ímpio e o pecador” aparecerão. Essa é uma das perguntas não respondidas da Escritura - “Onde aparecerão os ímpios e os pecadores?” Assim, mal falarei daquele lugar terrível onde nosso Salvador diz: “Ali haverá choro e ranger de dentes”, “onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga.” Essas metáforas, por mais terríveis que sejam em sua sugestão sombria, são apenas imagens fracas da terrível realidade!

E eu novamente lembro a vocês que são as palavras dAquele a Quem ensinamos nossos filhos a orar - “Gentil Jesus, manso e humilde, contemple uma criancinha.” No Salmo 50:22 há esse terrível aviso divino, “Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre.”

Se é difícil para um cristão ser salvo - e eu lhe mostrei que é - onde estará você não é do povo de Deus? Você que não tem Cristo, você que não tem Espírito Santo para guiá-lo - onde você deve aparecer? O apóstolo Paulo escreveu: “Eu mantenho meu corpo e o submeto: para que, quando eu pregar aos outros, eu mesmo não

(18)

18

seja rejeitado.” Se Paulo entrou no céu com dificuldade, onde você estará?

A biografia de Martinho Lutero nos diz que ele foi objeto de pesadas dúvidas, depressões e ansiedades da alma. Então, se ele só alcançou o céu como um pecador salvo pela graça, onde estará você que não conhece nada experimentalmente da graça de Deus?

Se John Knox, depois de servir seu Deus com tanta fidelidade que seu epitáfio realmente diz:

“Aqui jaz um homem que em sua vida nunca temeu a face do homem” - se ele, em seu leito de morte, achou difícil ter uma esperança do céu - o que fará você que despreza a misericórdia de Cristo e se revolta no pecado? Antes de fechar, quero descrever duas outras inferências. A primeira é a seguinte: SE OS JUSTOS SÃO SOMENTE SALVOS COM DIFICULDADE, E QUAIS AS PESSOAS QUE SÃO "SALVAS" TÃO FACILMENTE? Parece que eles não eram justos, não é verdade? Talvez haja um homem aqui que seja como o personagem Formalista de Bunyan.

Esta é a sua esperança - “Eu fui batizado quando era criança, fui confirmado quando jovem, frequento a minha igreja e tomo o “sacramento”

regularmente”. Ou ele pode dizer: “Eu frequento regularmente a capela”. diz: "Não fale comigo sobre ansiedades quanto ao meu estado

(19)

19

- eu não tenho tais ansiedades." Não, eu espero que você não tenha, mas se você não tem dúvidas sobre si mesmo, permita-me ter minhas dúvidas sobre você! E deixe-me ir muito mais longe do que ter dúvidas e solenemente lhes dizem que uma esperança fundada em cerimônias levará à sua “destruição eterna da presença do Senhor e da glória de Seu poder.”

Pode haver outro que diga: “Eu fiz uma profissão de religião, mas nunca tenho dúvidas sobre se estou salvo ou não. Eu oro – à minha maneira.

Quanto a louvar a Deus, sempre pude cantar e acredito que estou tão certo quanto posso estar.

Eu não vejo nenhum motivo para me angustiar.”

Sim, amigo, mas deixe-me lembrá-lo de que existe uma grande diferença entre presunção e

“plena certeza de fé”. Há também uma grande diferença entre acreditar que você é salvo e ser realmente salvo! Possivelmente há outro que diz: "Creio que sou um dos eleitos de Deus e que estou bem seguro". Bem, amigo, se é assim, ninguém é mais grato do que eu. Mas se essa é a sua única esperança de salvação e você nunca nasceu de novo e não sabe nada da nova vida com suas ansiedades e alegrias, eu não daria um alfinete pela sua esperança do céu! E quanto mais cedo você se livrar disso, melhor. Um peixe morto não encontra dificuldade em flutuar pela correnteza - é apenas o peixe vivo que pode

(20)

20

nadar contra a correnteza. O caminho largo é muito suave e há muita companhia nele - mas leva à destruição. Há poucos no caminho estreito e muitas dificuldades lá - mas leva à vida eterna. Você diz que nunca conhece mudanças.

Não, nem as estátuas na Catedral de São Paulo.

Lá estão elas, ano após ano, sobre seus pedestais de mármore porque estão mortos - e você é o mesmo. “Mas eu nunca tenho que lutar aquela batalha da qual você tem falado”. Não, claro que não, porque o mundo e você são amigos! E porque você é do mundo, o mundo ama o que é seu. Se você fosse um estranho e um estrangeiro neste mundo, você seria tratado como estrangeiro e os estrangeiros em um país inóspito.

Vou tirar mais uma inferência do nosso texto e isso é muito reconfortante. OS JUSTOS SÃO SOMENTE SALVOS COM DIFICULDADE - POIS AS ALMAS TESTADAS PODEM SER SALVAS.

Essa verdade de Deus me deu consolo quando pensei: “Bem, é difícil para mim ser salvo, então parece que estou contado com os justos e que estou no caminho certo.” “Oh, Senhor”, diz um pobre pecador aqui, “estou feliz que você tenha dito isso. Espero ter me lançado totalmente sobre o Senhor Jesus Cristo e pensei que teria paz sempre, mas, em vez disso, desde que acreditei, ou pensei que tivesse acreditado, tive

(21)

21

mais brigas em minha alma do que eu já tive antes.” Bem, os justos só são salvos com dificuldade, por isso não fique deprimido. “Mas eu fui mais tentado do que antes e parece, senhor, como se todos estivessem contra mim e tentassem me levar de volta. Achei que deveria encontrar companheiros alegres que me ajudassem na estrada para o céu, mas pareço estar sozinho na terra de um inimigo.” Meu querido irmão, é sempre assim com os justos - nada de estranho aconteceu com você. “Mas, senhor”, diz um, “pensamentos horríveis e terríveis blasfêmias surgem em minha mente, mesmo quando tento orar. E eu digo a mim mesmo: “Se eu fosse um filho de Deus, poderia ser assim comigo?” Querido amigo, seja consolado! Satanás tem medo de perder você, então ele está colocando toda sua força para tentar segurar você. Agora que você é um cristão, você é um alvo para todos os dardos inflamados do diabo, então não fique surpreso - esse é o destino do povo de Deus! Quando um homem está se afogando, tenho ouvido dizer que suas sensações têm sido muitas vezes agradáveis, mas quando a circulação do sangue começa novamente, a dor começa imediatamente e quanto mais dor ele sofre, mais certamente ele está sendo restaurado para a vida! É exatamente assim com o sangue espiritual que está circulando em sua alma.

(22)

22

Você não está morto, então você é atribulado e sofre porque está vivo. Se você imagina que no momento em que crê, sua batalha acabou, você cometeu um grande erro - sua batalha apenas começou e porque, apesar de realmente confiar em Jesus, você tem batalhas, contendas, e dificuldades, conclua que, portanto, você é filho de Deus! Lembre-se disto, se os justos são salvos somente com grande dificuldade, eles nunca seriam salvos se não olhassem imediatamente de si mesmos para o Senhor Jesus Cristo. Lá está a única esperança para pecadores e santos - na obra consumada do abençoado Redentor! "Eu sei em que você está", disse um homem de confiança que estava duvidando: "Cristo terminou a obra da salvação, mas você não está contente com o que Ele fez, então você quer consertá-lo com algo de sua própria invenção.”

Venham pecadores e venham santos, de volta ao pé daquela querida cruz onde Jesus comprou com Seu próprio sangue as almas de todos que creem nele! Vamos nos prostrar diante dele e dizer: “Você é toda a nossa confiança, nossa única esperança e nossa plena salvação para todo o sempre. Salve-nos, ó salvador! Nós somos pecadores e Você é o amigo dos pecadores - salve-nos agora e seremos salvos para sempre!”

Amém, assim seja!

(23)

23

Zacarías – 8

1 Veio a mim a palavra do SENHOR dos Exércitos, dizendo:

2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tenho grandes zelos de Sião e com grande indignação tenho zelos dela.

3 Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; Jerusalém chamar-se-á a cidade fiel, e o monte do SENHOR dos Exércitos, monte santo.

4 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu arrimo, por causa da sua muita idade.

5 As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.

6 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? – diz o SENHOR dos Exércitos.

7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo, tirando-o da terra do Oriente e da terra do Ocidente;

(24)

24

8 eu os trarei, e habitarão em Jerusalém; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça.

9 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Sejam fortes as mãos de todos vós que nestes dias ouvis estas palavras da boca dos profetas, a saber, nos dias em que foram postos os fundamentos da Casa do SENHOR dos Exércitos, para que o templo fosse edificado.

10 Porque, antes daqueles dias, não havia salário para homens, nem os animais lhes davam ganho, não havia paz para o que entrava, nem para o que saía, por causa do inimigo, porque eu incitei todos os homens, cada um contra o seu próximo.

11 Mas, agora, não serei para com o restante deste povo como nos primeiros dias, diz o SENHOR dos Exércitos.

12 Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.

13 E há de acontecer, ó casa de Judá, ó casa de Israel, que, assim como fostes maldição entre as

(25)

25

nações, assim vos salvarei, e sereis bênção; não temais, e sejam fortes as vossas mãos.

14 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos:

Como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o SENHOR dos Exércitos, e não me arrependi,

15 assim pensei de novo em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá nestes dias; não temais.

16 Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz;

17 nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR.

18 A palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo:

19 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: O jejum do quarto mês, e o do quinto, e o do sétimo, e o do décimo serão para a casa de Judá regozijo, alegria e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz.

(26)

26

20 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;

21 e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar ao SENHOR dos Exércitos; eu também irei.

22 Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao SENHOR dos Exércitos e suplicar o favor do SENHOR.

23 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Nota do Tradutor:

A iniquidade tem se multiplicado.

A longanimidade de Deus continua aguardando.

A crueldade humana é vista em toda a parte.

A dispensação da graça ainda está vigorando.

(27)

27

Adultérios, fornicação, impurezas exibindo-se publicamente.

O sangue de Jesus não perdeu seu poder purificador.

Transgressão e ódio abertos aos mandamentos santos de Deus.

A paciência e o perdão divinos ainda estão sendo oferecidos.

Mas vem a hora, e está muito próxima, Que se pedirá contas em juízo de tudo isto.

Pouco nos damos conta que já passaram por este mundo dezenas e dezenas de gerações e que em todas elas a grande maioria da humanidade sempre foi composta por pessoas não tementes a Deus, e que eram inimigas de Deus e de toda a Sua vontade.

Não é de se admirar portanto, que a continuidade da vida humana na Terra deve ser tributada exclusivamente à grande longanimidade de Deus, pois nenhum mortal suportaria tudo o que Deus suportou e ainda tem suportado do pecado daqueles o têm afrontado ao longo dos séculos.

(28)

28

É simplesmente por causa daqueles que O amam e que O temem que o Senhor permite que a vida continue na Terra, não mais fazendo a aplicação imediata da Sua justiça condenatória tal como fizera nos dias de Noé, com o dilúvio, que foi um monumento erigido por Ele, para nos alertar que todos aqueles que vivem na impiedade serão por fim destruídos tal como eles haviam sido no passado, caso não se arrependam e se convertam a Ele.

Ele sabe e sempre soube, até mesmo antes da fundação do mundo, que sempre existiriam em maior número estes que levantam contra Ele e a Sua vontade, mas os tem suportado por amor daqueles que foram, são e serão trazidos à existência neste mundo, para serem Sua propriedade exclusiva, em santidade perante Ele.

Referências

Documentos relacionados

Điều này được lòng phần lớn cán bộ, công nhân, viên chức nhưng lại bị nhiều vị lãnh đạo phê bình là làm ảnh hưởng tới công tác, vì những buổi

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

No local onde forem instalados os monitores deverá ter pelo menos 2 (dois) painéis estruturais confeccionado em chapa de aço com espessura mínima de 1 mm, possuindo cada painel

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo